MENU

Gent-Wevelgem 2016 - Sagan vence depois de fuga de 34km

Hoje, na Gent-Wevelgem 2016, o eslovaco Peter Sagan finalmente quebrou a "maldição da camisa arco-iris", que diz que um campeão mundial sempre terá enormes dificuldades em vencer. Porém, conseguir esta vitória não foi nem um pouco fácil, já que a prova tem em seu trecho final um grande percurso plano, que acaba favorecendo o trabalho da equipe dos sprinters.

imagem
Peter Sagan vence a Gent-Wevelgem. Foto: Bettini Photo


Com 243km de extensão, diversas subidas curtas o dia foi marcado por um forte vento cruzado que acabou reduzindo cada vez mais o pelotão. Durante a prova, algumas fugas tentaram a sorte, porém acabaram sempre neutralizadas pelo grupo principal.

Todavia, a 45km da meta, Viacheslav Kuznetsov (Katusha), lançou uma aceleração e abriu uma vantagem de pouco menos de um minuto para o bloco principal. O russo manteve-se na ponta até cerca de 34km para a chegada, quando na última subida do dia uma aceleração de Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), Peter Sagan (Tinkoff) e Sep Vanmarcke (LottoNL-Jumbo) abriu do pelotão e buscou o líder.

Dai para frente, Sagan e Cancellara trabalharam muito para manter a vantagem em torno de 40 segundos. Atrás, a Etixx-Quick Step ainda tentou organizar uma perseguição para colocar o sprinter Fernando Gaviria em condições de lutar pela vitória. Porém, a combinação de forças de Sagan e Cancellara e uma eventual puxada de Vanmarcke foi o suficiente para inviabilizar qualquer tentativa de recuperação.

Os quatro ficaram na marcação serrada até pouco menos de 500 metros para a meta, quando Kuznetsov, que havia ficado de roda o tempo todo, lançou sua aceleração. Sentindo o perigo, Sagan imediatamente acelerou junto. Claramente o mais forte no momento, o eslovaco superou o russo e ficou com a vitória, com Kuznetsov em segundo, Vanmarcke em terceiro e Cancellara em quarto.

Ao final da competição, Sagan dedicou a vitória para seu sogro. "Estou muito feliz em finalmente ter vencido com a camisa arco-iris", disse ele. "Esta é minha segunda Gent-Wevelgem e dedico a vitória para o pai do meu amor, já que ele está em uma situação difícil", continuou.

Depois, o atleta ainda explicou como foi o fim da prova. "Fabian acelerou na última subida e nós fizemos uma fuga. Acho que os fans viram quem estava na fuga e nós trabalhamos juntos desde o começo. Nós brincamos com o pelotão um pouco e no fim havia um vento forte e havíamos andado forte o dia todo. Perto do fim nós fomos bem devagar já que tínhamos uma grande vantagem. O Fabian consegue ser rápido depois de muitos quilômetros e todos sabem que consigo ser rápido quando me sinto bem. Hoje foi muito, muito bem então consegui a vitória", finalizou o vencedor.

Com a conquista de hoje, Sagan finalmente tira um pouco da pressão de vencer depois de tornar-se campeão mundial. Além disso, certamente foi uma vitória merecida, já que ele trabalhou muito na fuga para evitar a aproximação do pelotão.

Cancellara, por sua vez, também mostrou uma forma impressionante, tento trabalhado até mais do que Sagan. Infelizmente para o suíço, acelerações fortes no final não são sua melhor característica. Como passista, o negócio de Cancellara é acelerar a cerca de 5 ou 10km da chegada, algo praticamente impossível de ser feito na prova de hoje.

Melhores momentos




Resultados finais

1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team
2 Sep Vanmarcke (Bel) Team LottoNl-Jumbo
3 Viacheslav Kuznetsov (Rus) Team Katusha
4 Fabian Cancellara (Swi) Trek-Segafredo
5 Arnaud Demare (Fra) FDJ
6 Fernando Gaviria (Col) Etixx - Quick-Step
7 Jurgen Roelandts (Bel) Lotto Soudal
8 Jacopo Guarnieri (Ita) Team Katusha
9 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
10 Michael Morkov (Den) Team Katusha


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.