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Freios Shimano XTR pontuam alto em teste alemão

Avaliação foi feita no laboratório do Instituto Velotech.DE

A Shimano introduziu em 2010 uma tecnologia revolucionária de resfriamento dos freios a disco, chamado "ICE-TECH". Como em qualquer sistema de freio, que existe uma relação direta entre a energia cinética (gerada por força de frenagem) e a energia térmica (calor gerado), a Shimano tem se dedicado em gerenciar a temperatura dos sistemas de freio. Abaixar a temperatura contribui para evitar efeitos negativos sobre o desempenho da frenagem. Com efeito, o resultado do sistema de freio com "Tecnologia ICE" apresentou rendimento com praticamente zero de perda numa utilização normal, aumentando a durabilidade das pastilhas em 100% e reduzindo substancialmente o ruído.

Esta tecnologia consiste basicamente de dois elementos. Primeiro de tudo, os rotores têm estrutura de "sanduíche" formada por 3 camadas: um núcleo de alumínio e duas camadas de aço inoxidável na parte exterior; a fim de dissipar o calor mais elevado do alumínio, reduzindo da temperatura da superfície do rotor em cerca de 100 graus. Em segundo lugar, a tecnologia ICE nas pastilhas de freio destacam-se aletas (superfícies articuladas) de alumínio de refrigeração que visa melhorar a dissipação de calor e reduzir a temperatura da superfície das pastilhas de freios, por mais 50 graus. Por isso, os freio Ice-Tech são recomendados para pilotagens por trilhas exigentes.

O renomado Instituto alemão de teste, "Velotech.de" analisou todos os freios a disco Shimano XTR durante as últimas semanas, obtendo resultados surpreendentes. Eles testaram a versão para Cross Country, assim como a versão para trilhas mais pesadas (Trail), que possuem tamanhos diferentes de rotores, comparando-os com os famosos freios SAINT, além de outros dois modelos top de linha de marcas concorrentes.

Você pode verificar todos detalhes dos resultados deste teste de freios a disco no "Velotech.de" Os certificados e relatórios do teste foram publicados no webiste da Shimano Europa.

Resumo dos resultados

• Todos os freios a disco Shimano XTR testados com combinações de tamanhos de rotores / pastilhas superaram os padrões da empresa Velotech para freio a disco, assim como as normas européias de qualidade: DIN EN14766 e padrão GS.

• Os freios a disco "Ice-Tech" sobressaíram nos testes até mesmo sob condições que são 3 vezes mais pesadas do que o exigido pela norma DIN +.

• Até mesmo no teste para atingir a fadiga total dos equipamentos, os freios Ice-Tech conquistaram resultados bem superiores aos concorrentes, inclusive os freios Ice-Tech suportaram os testes até 1050 Watts, enquanto até o famoso SAINT não pode fazer isso. (A dica para usuários do grupo SAINT nós recomendamos o uso dos rotores Ice-Tech, já que garantem um sistema de rendimento superior!).

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• Os novos freios XTR trabalham num nível de temperatura muito abaixo dos padrões dos sistemas de frenagem a disco e tem praticamente zero de perda de rendimento.

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Nota de rodapé:
* = marcas de freios que não completaram o teste sem falhas
**= freios que não falharam nos teste com 700W

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Conclusão

O sistema de frenagem Ice-Tech contribuiu muito para a vida útil do seu sistema, além da durabilidade, confiança e precisão do desempenho de frenagem.


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