Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - XX1 e perda de velocidade nas decidas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


XX1 e perda de velocidade nas decidas

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: XX1 e perda de velocidade nas decidas
    Postado: 21 Abr 2014 as 00:22
Pessoal, estou pensando em ir para um set 1x11 ou 1x10 utilizando o pinhão 42t da Oneup.

Andei pesquisando para entender o que o pessoal vem falando do XX1 e encontrei o seguinte pelos fóruns:

- a mais leve (42t) fica mais pesada do que no set convencional de 36t (2x10)
- a mais pesada (10t) fica mais leve do que no set convencional de 11t (2x10)

Bom, entendo que isso se deve ao tamanho da coroa frontal. Se muito pequena vc perde na pesada, se muito grande, vc perde na leve.

Dai surgiu minha dúvida:

- Se colocar uma coroa de 28t ou 30t fica bom pra subida, mas na descida não vou conseguir ganhar aceleração com uma coroa tão pequena ... vai faltar dente.
- Se colocar uma coroa maior de 38t vai me matar na subida, mas vai ser um foguete na descida ...

Vi os gringos falando de ter uma coroa para terrenos de subida e outra para qdo pedalam em terrenos planos ou decida ... mas pra realidade dos lugares que pedalo isso não faz sentido algum, pq são terrenos montanhosos, ou seja, misto de subida e descida.

Qual é a experiência de vcs que já estão andando de 1x10 ou 1x11 para XC?

E o tamanho da coroa? 

Abraço!

Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 00:38
vai fazer XCO ou XCM?
Voltar ao Topo
edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 00:54
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

vai fazer XCO ou XCM?

Olá Robson.

Em 80% do tempo XCO. De vez em nunca provas com mais de 40km.

Veja seu meu raciocínio está certo:

No meu set atual 2x10
K7: 11-32
coroas: 24-38
Combinação mais leve: 32-24

No 1x10
K7: 11-42
coroa: ????
Combinação mais leve: 42-???

Para determinar a coroa pensei no seguinte:
42-32=10t (diferença da mais leve nos 2 sets)
24+10=34t (soma da minha coroa mais leve e a diferença do pinhão)

Ou seja, para ter um desempenho similar ao que tenho hoje na leve, precisaria de uma coroa de 34t. 

Faz sentido essa conta ou nada haver?

Teoricamente fazendo isso eu resolvo a leve, mas vou perder na pesada que hoje é 11(k7)-38(coroa) e passaria a ser 11(k7)-34(coroa)

Ou eu tenho que estar com a perna muito forte e ai já coloco uma 38t ... vou perder na leve, mas não na pesada ... mas ai precisa de pernaaaa LOL




Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 01:21


o que eu vejo é que andar com 11v é só pra XCO ou um XCM bem plano, onde vc pode por uma coroa dianteira maior.


e mesmo no XCO, vc vai ser obrigado a comprar varias coroas dianteiras de diferentes tamanhos, porque cada prova tem relevo diferente, aí, dependendo da topografia, vai uma coroa mais reduzida ou com mais dentes...

não sei se me entendeu, mas vc terá que ter mais parafernália com uma 1x11, são coroas de diferentes tamanhos, parafusos, jogo de chaves pra trocar e ainda torcer pra acertar bem o setup de acordo com o teu preparo físico e com a pista.
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 07:17
Se sua intenção em migrar para coroa única na dianteira é por peso, a grana que você vai investir não compensa pegar um grupo 2x10 top (xtr ou Sram do mesmo nível)?
Porque é como o Robinho disse sobre as trocas constantes de peças pra ficar de acordo com o terreno.

Se você já tiver um grupo desse que estou falando, ignora meu post. Kkkkk
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 09:34
Até hoje não entendo o porquê dessa moda do 1x10 e 1x11, já que restringe o range da relação em vez de aumentar. 

Aí ficam nessa sinuca de bico entre faltar marcha para descida ou subida....
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 09:41
Eu ando com três coroas, exatamente por considerar ter muito mais opções e ter a bike sempre pronta pra qualquer terreno.

Eu penso que essa relação 1x10 ou 1x11 é só pra tentar baixar peso e dar muita grana para a Sram e Shimano, já que o valor é altíssimo.
Voltar ao Topo
edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 14:26
Na verdade minha ideia era reduzir a troca de marchas, reduzir o problema de câmbio desregulado, já que terei 1 cambio a menos e a questão do peso entra como um bônus.

Acho que ao invés de gastar grana com XX1 ou X01, vou usar o 1x10 com pinhão da oneup e coroa raceface ... o investimento não vai ficar tão pesado, já que vou comprar fora e se não gostar coloco pra vender no mercado livre ... vamos ver no que vai dar.

Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 19:31
na verdade o uso de 1x11 faz todo o sentido somente para XCO onde a troca constante de marcha e necessária.

uma 2x10 ou 3x10 tem o um "range" bem maior, mas tem "buracos" no meio das marchas, quando se tem que baixar ou subir as coroas dianteiras, quase irrelevantes em XCM.

sabemos que a "necessidade" do mercado movimentar, faz com que eles "criem" "necessidades" desnecessárias, mas nesse caso, não acredito nisso, pois antes mesmo da shimano lançar seu grupo 1x11, atletas de ponta no XCO já faziam gambiarras pra adaptar seus grupos em 1x10, Julien Absalon é prova disso.
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 00:06
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Até hoje não entendo o porquê dessa moda do 1x10 e 1x11, já que restringe o range da relação em vez de aumentar. 

Aí ficam nessa sinuca de bico entre faltar marcha para descida ou subida....
2 !

toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
cordeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar cordeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 11:12
Edson83,
a conta que você fez eu acho que não é a correta, vou tentar de ajudar da maneira que aprendi e acredito ser a mais próxima da real.
O nome relação de marchas não é mero mkt. Vou tentar explicar melhor:
pensando em uma relação de 1 x 11, coroa de 36 dentes e cassete de 10-42:
quando se tem uma relação de coroa de 36 dentes e um pinhão de 10, significa que o pinhão (roda traseira) girará 3,6 vezes enquanto a coroa 1 vez. Isso implica em "relação de vezes" que a cora executa uma volta completa para quantidade de voltas do pinhão.
Quanto maior esse índice, maior será a força para a execução e consequentemente maior a velocidade.
Logo, se a outra relação for 36 dentes e pinhão de 42, o índice será de aproximadamente 0,86. Com isso, será necessário menor força e consequentemente a velocidade será menor. (Pensando sempre que a RPM da coroa será a mesma).

pensando em relação de 2x10, coroa de 26-39 e cassete 11-36:
a "maior velocidade" seria com coroa de 39 dentes e cassete de 11 dentes, logo o índice é de aproximadamente 3,55.
a "menor velocidade" seria com coroa de 26 dentes e cassete de 36 dentes, logo o índice é de aproximadamente 0,72.

Esse raciocínio vale para todas as outras relações de marchas, 3x10, 2x9, 3x9 etc, sempre fazendo as contas da relação de dentes da coroa por dentes do pinhão.
O que acontece é que as vezes os índices das relações de marchas (por exemplo 3x10),se repetem dentro das relações de índices de máxima e mínima.

Uma relação 3x10 com coroa de 44-32-22 dentes e pinhão de 36-11 tem o mesmo índice de máximo e mínimo que uma relação 3x9 com coroas de 44-32-22 dentes e pinhão de 36-11, o que muda é a "distância" entre as marchas.
Espero ter ajudado, e com isso, poça fazer as contas e ver qual a melhor relação (de marcha e financeira) para o seu propósito de pedal.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 18:04
Originalmente postado por cordeiro cordeiro escreveu:

Edson83,
a conta que você fez eu acho que não é a correta, vou tentar de ajudar da maneira que aprendi e acredito ser a mais próxima da real.
O nome relação de marchas não é mero mkt. Vou tentar explicar melhor:
pensando em uma relação de 1 x 11, coroa de 36 dentes e cassete de 10-42:
quando se tem uma relação de coroa de 36 dentes e um pinhão de 10, significa que o pinhão (roda traseira) girará 3,6 vezes enquanto a coroa 1 vez. Isso implica em "relação de vezes" que a cora executa uma volta completa para quantidade de voltas do pinhão.
Quanto maior esse índice, maior será a força para a execução e consequentemente maior a velocidade.
Logo, se a outra relação for 36 dentes e pinhão de 42, o índice será de aproximadamente 0,86. Com isso, será necessário menor força e consequentemente a velocidade será menor. (Pensando sempre que a RPM da coroa será a mesma).

pensando em relação de 2x10, coroa de 26-39 e cassete 11-36:
a "maior velocidade" seria com coroa de 39 dentes e cassete de 11 dentes, logo o índice é de aproximadamente 3,55.
a "menor velocidade" seria com coroa de 26 dentes e cassete de 36 dentes, logo o índice é de aproximadamente 0,72.

Esse raciocínio vale para todas as outras relações de marchas, 3x10, 2x9, 3x9 etc, sempre fazendo as contas da relação de dentes da coroa por dentes do pinhão.
O que acontece é que as vezes os índices das relações de marchas (por exemplo 3x10),se repetem dentro das relações de índices de máxima e mínima.

Uma relação 3x10 com coroa de 44-32-22 dentes e pinhão de 36-11 tem o mesmo índice de máximo e mínimo que uma relação 3x9 com coroas de 44-32-22 dentes e pinhão de 36-11, o que muda é a "distância" entre as marchas.
Espero ter ajudado, e com isso, poça fazer as contas e ver qual a melhor relação (de marcha e financeira) para o seu propósito de pedal.

Eu ia escrever exatamente sobre o mesmo raciocínio que Carneiro colocou. A explicação ficou muito boa e indica a forma correta de se calcular a amplitude de uma relação.
Para facilitar a sua vida segue o link do calculador das relações: http://sheldonbrown.com/gears/
Como exemplo, não sei qual a sua bike, mas simulando que seja uma aro 26 com pneu 26/2.1, a 80 RPM relação 38/24 11/34 vc desenvolveria as seguintes velocidades: 

Gear chart using KPH (a) 80 RPM

For 26 X 2.125 / 54-559 / MTB tire with 175 mm cranks

With 10-speed 11-13-15-17-19-21-23-25-28-34 Cassette

3858.3 %24
1134.321.7
18.2 %
1329.018.3
15.4 %
1525.215.9
13.3 %
1722.214.0
11.8 %
1919.912.6
10.5 %
2118.011.4
9.5 %
2316.410.4
8.7 %
2515.19.5
12.0 %
2813.58.5
21.4 %
3411.17.0



Já a mesma bike com 1x11 com relação coroa de 34 e cassete 10/42

Gear chart using KPH (a) 80 RPM

For 26 X 2.125 / 54-559 / MTB tire with 175 mm cranks

With SRAM XX1 11-speed 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42 Cassette

34
1033.8
20.0 %
1228.2
16.7 %
1424.1
14.3 %
1621.1
12.5 %
1818.8
16.7 %
2116.1
14.3 %
2414.1
16.7 %
2812.1
14.3 %
3210.6
12.5 %
369.4
16.7 %
428.0


Ou seja, vc teria uma marcha de subida mais pesada, uma vez que na mesma rotação tem velocidade superior e uma marcha de velocidade mais leve, alcançando velocidade máxima menor. Então tem uma amplitude um pouco menor.


Editado por lemarco - 23 Abr 2014 as 12:15
Voltar ao Topo
viajeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viajeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 18:10
Eu utilizo 1x10 nas minha duas bicicletas e gosto muito. Tenho coroas RF 30T, 32T e 34T... mas não participo de competições para valer... então pra mim, a grande vantagem deste setup é a simplicidade... só existem 10 marchas pra escolher... a pilotagem se torna mais fácil. Vou participar de uma prova de enduro em maio, e a minha full está montada com a 30T... não terei que subir correndo e vou na maciota sem me matar muito. Já a 34T tá montada na bike HT do dia a dia... a relação fica mais longa, mas não chega a prejudicar as subidas.

De qualquer forma, no plano, tenho que me contentar em "passear"... não dá pra acompanhar as bikes montadas com 3 coroas.

Acho que tudo depende do objetivo...

em tempo, o cassete é 11-36 nas duas bikes e gostaria de experimentar um pinhão adaptado 42T e usar uma coroa maior pra ver qual é...
Voltar ao Topo
cordeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2014 as 10:54
Lemarco, Parabéns pelo trocadilho com meu nick!!!!
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2014 as 12:13
kkkkk
O pior é que não foi intencional!
Se vc levou na esportiva, fica a risada, se não fica o pedido de desculpas!Wink
Voltar ao Topo
cordeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Brasil
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cordeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2014 as 13:32
Super na esportiva!!!Dei várias risadas!!!!
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 02:37
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Até hoje não entendo o porquê dessa moda do 1x10 e 1x11, já que restringe o range da relação em vez de aumentar. 

Aí ficam nessa sinuca de bico entre faltar marcha para descida ou subida....
Também não entendo o que faz uma pessoa optar por uma relação dessas. O cara vai sofrer nas subidas e passar raiva nas descidas, só pra satisfazer o fetiche de usar uma relação hardcore igual à dos alienígenas da World Cup.
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 11:07
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Até hoje não entendo o porquê dessa moda do 1x10 e 1x11, já que restringe o range da relação em vez de aumentar. 

Aí ficam nessa sinuca de bico entre faltar marcha para descida ou subida....
Também não entendo o que faz uma pessoa optar por uma relação dessas. O cara vai sofrer nas subidas e passar raiva nas descidas, só pra satisfazer o fetiche de usar uma relação hardcore igual à dos alienígenas da World Cup.


Concordo, e vou além. O colega criador do fórum diz que sofre com desregulagens dos câmbios. Câmbio dianteiro é uma baba de regular e nunca, nunca mesmo, vi desregular. Os traseiros são mais sensíveis, mas se utilizado um bom grupo, demora muito pra desregular e quando acontecer, uma meia volta no tensionador do cabo junto ao shifter normalmente já resolve.

Em outro fórum a galera que vem fazendo AM/Enduro diz que é um botão a menos pra mecher, já que há cambio traseiro, dropper-seatpost, travas, etc... Pô, fala sério, numa trilha quantas vezes ocorrem situações de alterar várias coisas ao mesmo tempo? Um mergulho num DH venenoso que acaba numa piramba nervosa e exige trocar cambio dianteiro/transeiro, travar, subir o selim acontece quantas vezes por trilha? E em todas as trilhas? Em todas as subidas/descidas? Parece até que nosso guidão tem mais botões que o volante de um F1...

Nunca utilizei sistema 1x10/11, mas sempre que penso nos benefícios X sacrifícios, não consigo me convencer a fazer tamanho esforço. E há também a questão custo. Todos os grupos 1x10/11 ou adaptações que vi a respeito, são no mínimo 30% mais caros que um bom grupo XT 2x10.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 12:40
Originalmente postado por viajeiro viajeiro escreveu:

De qualquer forma, no plano, tenho que me contentar em "passear"... não dá pra acompanhar as bikes montadas com 3 coroas.

Acho que tudo depende do objetivo...
Eu acho que o que se ganha em simplicidade perde-se em diversão. Eu que ando de 3x9 coroa 44 já fiz neguinho comer poeira com 2x10 coroa 38. O cara simplesmente não conseguia acompanhar nas descidas, mesmo eu estando de HT e ele de FS.
Voltar ao Topo
viajeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viajeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 13:41
Vai do estilo de cada um e também das trilhas por onde cada um passa, no meu caso, descer pedalando não faz a menor diferença ou sentido, nunca me faltou "relação". No plano, sim, faz falta, mas se divertir no plano, não tem como! :-)
Voltar ao Topo
edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 17:11
Vou fazer um teste em alguma prova com a relação 1x10. 

Ao amigo que falou do 3x9, eu particularmente já acho desnecessário 3 coroas (já pedalei com 3x10).

Essa questão da coroa de 44t vc resolve colocando uma maior no set 2x10 a exemplo dos pedivelas XTR que já vem com opção de coroas de 40, 42 e 44. Masss ai tem que ter perna.

Bom como eu disse, vale a experiência. Se não me adaptar ou achar que faltou marcha, eu volto pro 2x10 e coloco o kit de conversão à venda no mercado livre.

Pinhão Oneup 42t + 16t : R$221
Coroa raceface p/ 1x10 ou 1x11 : R$110
Total: R$311

* preços comprando no exterior
* pelo tamanho dos pacotes e pela minhas experiências comprando de fora (já foram mais de 250 pacotes ufaaaa), não devo pagar imposto.

Abraço!
Voltar ao Topo
arnóbio lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2008
campos - rj
Offline
Mensagens:709
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arnóbio lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 00:41
Realmente acho que 1x11 é feito para XCO onde dificilmente se chega em altas velocidades tocadas no pedal, aí uma coroa 30 ou 32 acho que fica perfeito, agora em si tratando de XCM, a coisa pega pois a coroa tem que ser de 34 pra cima, se não vai faltar dente nos longos planos.
Voltar ao Topo
ulissesperes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Iporá-GO
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ulissesperes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 07:37
Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:

Eu ando com três coroas, exatamente por considerar ter muito mais opções e ter a bike sempre pronta pra qualquer terreno.

Eu penso que essa relação 1x10 ou 1x11 é só pra tentar baixar peso e dar muita grana para a Sram e Shimano, já que o valor é altíssimo.


Falou tudo as mudanças nem sempre são para melhorar para os Ciclistas de fim de semana, relação 1 x 11 é pra quem corre provas de puro xco
Voltar ao Topo
ulissesperes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Iporá-GO
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ulissesperes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 07:40
Originalmente postado por viajeiro viajeiro escreveu:

Vai do estilo de cada um e também das trilhas por onde cada um passa, no meu caso, descer pedalando não faz a menor diferença ou sentido, nunca me faltou "relação". No plano, sim, faz falta, mas se divertir no plano, não tem como! :-)


ta ai uma boa desculpa pra não correr muito na bike em estradas e ainda sofrer um acidente. Tendo somente duas coroas, abrindo mão da coroa de 42 ou 44 dentes vc diminui sua velocidade em xcm, isso pode te ajudar numa situação de risco, menor velocidade...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X