Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Votação - Separação MTB XC e All Mountain
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoVotação - Separação MTB XC e All Mountain

 Responder
Pergunta: Devemos separar o assunto XC e/ou Rodas 29 de All Mountain / Enduro ?
Alternativa Votos Estatísticas
1 [2,56%]
33 [84,62%]
5 [12,82%]
Este tópico está fechado, novos votos não são aceitos

Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Tópico: Votação - Separação MTB XC e All Mountain
    Postado: 12 Mar 2014 as 19:25
Pessoal,

As coisas mudaram um pouco de um tempo pra cá. All Mountain e suas vertentes ganharam muito mais adeptos, mais equipamentos específicos e até campeonatos (de Enduro), inclusive no Brasil.

Me parece bastante bem vinda a separação dos assuntos, até porque existe um perfil diferente dos praticantes. Quem está um pouco por fora do All Mountain, escrevi esse artigo há um tempo atrás: http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html

Outra questão é juntar o fórum de Rodas 29" para dentro do fórum de XC por dois motivos:

- O fórum foi criado quando esse Rodas 29 começaram a se popularizar e existia muita discussão do tema em si. Hoje já virou algo comum.

- No XC a enorme maioria das bikes usadas hoje são 29" mesmo...

O que acham ? Votem!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 21:15
Eu voto a favor da separação. O AM já tem identidade própria bem firmada e distinta do XC. Inclusive quem faz all mountain não gosta muito de ser confundido com praticante de cross country.
Voltar ao Topo
Luiz72 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:102
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 21:32
Pedro,

Concordo com você. São modalidades diferentes, equipamentos diferentes e praticantes distintos.
Em tempo as duas são alucinantes !

Abraços
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 22:19
Pode separar o de AM, Enduro... Pode mover o 29er para o XC, já que 99% dos crosscoutreiros usam...

Afinal nossa necessidade é bem diferente dos crosscoutreiros...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 22:25
Mais uma decisão acertada, o AM/trail é um filho que já cresceu, precisa do seu "quarto separado"... rs! As vertentes já são bem diferentes entre si, com suas características e necessidades distintas...
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 23:14
Acho que falta usuario pra criar essa divisao, teriamos um forum mais vazio.
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 00:38
a parte de anexar o das rodas 29 ao XC, de onde saiu, já devia ter sido feito, por motivo que as 29 engoliram o XC, pelo menos nos XC maraton onde participo, 99% das bikes são 29!


mas sobre separar o AL do XC, vai ser uma coisa temporária, já que o XC caminha a passos largos para o lado do enduro mais hard core, vide o campeonato da UCI. vai acabar virando uma coisa só, de novo!

Editado por RobsonSMO - 13 Mar 2014 as 01:02
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 00:44
acho que realmente deve ser anexado o forum de 29 com XC, porem acho que os 3 são mountain biking, acredito realmente que seria util a criação de topicos como cubos, equipamentos próprios pro All Mountain, MAAAS como praticante da modalidade [AM e Trail], reconheço que podemos tirar muitos ensinamentos úteis do XC [de onde viemos], portanto acho que seria melhor manter como está....
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 09:01
Já descordando do Charlesxavier e RobsonSMO, mas AM, TRAIL e ENDURO é outro segmento, pneus, rodas , geometria do quadro, suspensão, freios e rotores, guidom, mesa, pedais, tênis/sapatilha, vestimenta, capacete, terreno, formato das provas, etc... Fora itens específicos como os dropper seatpost.

No forum mesmo o tópico de pneus, suspensões etc... Tudo para XC.

No de pneu então ninguém fala de pneu resistente ou o lançamento MagicMary.

O de suspensão o papo só vai até 100mm.

A separação é muito bem vinda.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
victormq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2013
Patos de Minas
Offline
Mensagens:101
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 09:03
Se eu pudesse votar, diria pra deixar o tópico das 29 onde está e SIM, criar um separado para o All Mountain.
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 09:11
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Acho que falta usuario pra criar essa divisao, teriamos um forum mais vazio.


Não sei não, muita gente já praticava o trail/AM mas ainda ficava preso aos conceitos de bike leve, pneus mais finos, etc (XC). Aí com a modalidade sendo mais difundida, muitos acabaram se descobrindo e migrando de vez pra modalidade, acho até que a coisa vai ficar bem equilibrada! E não teria problema essa quantidade de usuários no subfórum x ou y, é tudo uma coisa só, um só fórum!

Voltar ao Topo
ForSpeed Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2012
Curitiba - Pr
Offline
Mensagens:100
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 10:32
A separação vai ser bem vinda, fica mais fácil para visualizar e achar oq estamos procurando tanto na parte do AM como XC. As peças de cada modalidade estão cada vez mais distintas, acaba que oq serve para um não serve para outro, como o caso de um cubo com eixo de 15mm ou 20mm não faria sentido discutir sobre eles na área de XC.
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 11:36
A separação seria bem vinda, porem como sub foruns do Cross country, com a respectiva migração de tópico.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 11:54
Acho que já passou da hora de reunificar o XC e 29, afinal nunca foram coisas diferentes, mas podem ter tido um momento que por organização se justificada a separação. Tanto não se justifica que não foi criado uma área para 27,5. 
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 12:12
Lembrando uma coisa que na verdade acabei não deixando clara: Quando falo de XC, to falando XCM e XCO, ou seja o Olímpico e Maratona. 

Tenho que discordar também do Robson... os XCs tão muito mais relacionados a competição e o AM muito mais a "recreação" - Independente de existir XC recreativo e Enduro competição.

Acho bastante improvável o XC ficar parecido com o AM... o equipamento de XC é sempre focado em ganhar competições... é mais leve, é mais frágil muitas vezes é menos confortável e prioriza as subidas. As bikes full são minoria, mesmo no nível que o XCO tá chegando.

Ainda assim, quando falamos do all mountain já existe uma grande diferença entre o trail / all mountain e Enduro... ou melhor dizendo, entre bikes de pouco curso e as de muito curso. No Enduro vai ter gente andando de joelheira e capacete full eventualmente, algo que nunca será visto no XC.  Eu acho mais fácil o downhill migrar pra enduro do que o XC migrar pra Enduro. 

Mas realmente... não sabemos o que vai acontecer!  MTB já foi praticamente uma coisa só... ai separou só o DH, ai veio XCM, agora no XC tb temos pela UCI o Sprint Eliminator (que pode ficar dentro de XC!), e é possível que a UCI  reconheça o Enduro mais pra frente...

Aliás, esqueci de dizer... a grande maioria das marcas de bike de qualidade tem a maior linha na categoria categoria trail / enduro e AM e não no XC e no DH...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 13:04
eu sinceramente acho que o XC está caminhando para o mesmo lado do enduro, é só comparar as pistas que andam hoje no XCO são tão ou mais técnicas que as pistas de dowhill de 10 a 15 anos atras...

pode levar tempo, mas inda acho que as modalidades de enduro e XC vão ficar bem próximas novamente.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 13:16
Concordaria... só que as pistas de downhill de hoje são uma mistura de downhill com rapel...  o XC evoluiu e o DH também. Pra uma bike de enduro as pistas de XC mais técnicas ainda são muito fáceis (nas descidas, claro).
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 13:31
Exemplificando:
ENDURO

http://www.youtube.com/watch?v=F7l8HU5o-JA

VS

XCO

http://www.youtube.com/watch?v=c8igFdSZcZg

Neses rock gardens de XC, as bikes de enduro passariam sem frear e as de downhill voariam por cima de alguns trechos.



Editado por Pedro Cury - 13 Mar 2014 as 13:33
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Coordenador_1 Ver Drop Down
Avatar
Coordenador

Cadastrado em: 24 Jan 2013
Pedal.com.br
Offline
Mensagens:862
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 13:33
Originalmente postado por zeca zeca escreveu:

A separação seria bem vinda, porem como sub foruns do Cross country, com a respectiva migração de tópico.

Zeca,

não se preocupe haverá a migração de tópicos como sempre fazemos na abertura de uma nova seção. 

Os usuários também podem ajudar se durante a migração deixarmos para trás algum tópico mais importante e relevante.

Para isso podem usar a ferramenta report indicando o tópico e fórum mais adequado, atualmente já fazemos esse processo de migração diariamente com tópicos postados fora da área correta e muitos usuários também ajudam reportando quando se deparam com um tópico que não pertence aquela seção.

Nem sempre conseguimos cobrir o fórum todo em um tempo hábil, tendo em vista que somente neste momento temos mais de 61.000 tópicos no fórum, mas com a ajuda de todos é possível organizar.

Desde já agradecemos pela participação e ajuda na organização do nosso Fórum.

Abraços e bom pedal,
Coordenador_1.

Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 13:53
É como o Pedro Cury diz. Aliás, comparando geometria e configuração das bicicletas, o AM está mais aparentado com o DH do que com o XC. Basta lembrar que o Jared Graves pegou a medalha de bronze no mundial de DH com a mesma Yeti SB66 que usou nas competições de enduro. O XC prioriza as subidas, nenhuma bike de all mountain vai subir como uma hardtail de XC, ninguém vai tirar terceiro no mundial de XC com uma bike de AM.
Voltar ao Topo
SSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2008
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:1557
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 16:35
Concordo também com a separação das categorias XC e AllMountain. Creio que com a definição das categorias aqui no fórum, ajudaria até mesmo através dos acessos e postagens avaliarmos qual é e qual será a preferência dos usuários em termos de mountain bike no brasil.
Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 17:05
Acho que já pode encerrar a votação.

Parece já estar muito bem definida a vontade da galera.

[meio que off topic]

Aproveitando o embalo de votação e novas seções, não é válido abrir uma votação dessa pra criar um fórum de mecânica e acessórios em geral?
Assim concentraria toda informação mais específica sobre problemas com mov central, suspensões, cambios, roldanas, correntes, esticadores, gps, faróis, app de celular, cubos, rolamentos, bombas, capacetes etc em uma única seção.

É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 17:53
Obrigado Oliva. Mas vamos manter esse tópico pra essa questão... de qualquer forma, serão pensadas algumas mudanças e vamos abrir outras votações.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2014 as 09:09
Sou totalmente a favor da separação do Enduro/AM do XCO/XCM e a extinção do 29er por que hoje em dia 29er já é uma realidade dentro do XCO e principalmente dentro do XCM e com isso não precisaria de um fórum específico. 
Voltar ao Topo
blessed_atp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2009
Fortaleza-CE
Offline
Mensagens:246
Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2014 as 10:11
Sempre bom separar os assuntos, tanto para pesquisas como por interesse, as 29" são uma realidade que acredito não deixaram de existir, mesmo que as 27,5 cheguem com peso.

Abraços.
"O SENHOR é o meu Pastor e nada me faltará"
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2014 as 20:44
Votação encerrada. Obrigado a todos!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X