Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade - por onde começar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade - por onde começar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ivoafreitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2014
Recife
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivoafreitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade - por onde começar?
    Postado: 01 Out 2014 as 11:22
Pessoal, bom dia.

Tenho uma Vikingx montada e queria ir fazendo upgrade dela aos poucos (foi a forma que encontrei para pedalar já e conciliar com a falta de grana).

Naturalmente, as peças que vêm nessas bikes são bem ruins e eu prefiro vender antes de darem quaisquer tipos de problemas, mas quero saber o que eu posso "esticar" e segurar para quando tiver mais grana.

Meu uso é para casa-trabalho e pretendo fazer trilha leve eventualmente (num futuro, com uns 4 ou 5 meses).

Tenho 145kg. Por isso a minha urgência com a magrela. A primeira coisa que providenciei foi trocar aros e raios (o que veio nela foi um Belumi escape que empenou) por um Vzan Deeper que, creio, não precise trocar nem tão cedo porque aguenta muita porrada.

Pergunto: e agora? Por onde continuo?

A suspenão é uma Mode e o grupo é misto Shunfeng e Shimano básico.

Se eu trocar os cubos, provavelmente vai o resto junto, porque é catraca de rosca e o grupo que eu queria era algo como um Shimano Acera. Comprando os cubos, tenho dois problemas:

1. Sai mais caro comprar cubos + resto do grupo;
2. Mesmo que eu compre agora, o cubo é para 8 velocidades, no mínimo, mas catraca de rosca não pega espaçador (até onde sei) e a minha é de 7. Comprando cubo + catraca, mesmo que eu não comprasse um novo passador, vi que poderia ser necessário trocar corrente, porque elas costumam ter dentes mais finos. Com isso, vai pedivela. Para encurtar a história, vai o grupo todo.

Estou certo quanto ao raciocício do grupo?

A minha suspensão é frágil a ponto de eu dever começar por ela? (Lembrando que ainda estou na cidade e não fiz trilhas)? Ou devo ir primeiro para o grupo?

Agradeço aos que puderem ajudar.
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2014 as 11:48
Ivoafreitas,

Quanto aos cubos você pode sim fazer a troca e manter seu grupo, como ele é de 7 velocidades você pode comprar cubos + Cassete de 7 ou 8V (Catraca de rosca exige cubo específico e o espaçador somente é necessário no cassete de 7V sendo que com cassete de 8V você regula o câmbio traseiro para não usar uma das catracas, seja a menor ou a maior).

Como você trocou os aros e os raios, teria que ver se com a troca de cubo você consegue manter os raios novos ou teria que comprar outros (O que ia encarecer ainda mais a brincadeira).

De resto você pode ir trocando conforme for "quebrando" / ocorrendo desgaste excessivo dos componentes, claro que fazer por partes encarece o upgrade, mas por outro lado permite que você faça conforme o seu bolso permite.

Mas vale a pesquisa e comprar peças pela internet, você costuma encontrar preço muito bons seja no Brasil ou fora (Apesar que pelo atual preço do dólar não está valendo muito a pena).

Como você pretende fazer por partes saiba que câmbios de 9 velocidades funcionam em sistemas com 7 e 8 velocidades, o que permite vc deixar passadores, corrente e pedevela para trocar por último.

Bom pedal,

Pulsus
Voltar ao Topo
ivoafreitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2014
Recife
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivoafreitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2014 as 11:51
Pulsus,

Então o que você me recomendaria para a próxima troca? Cubo ou suspensão?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2014 as 12:03
ivoafreitas,

Isso depende muito. Essa suspensão por exemplo, pelo pouco que conheço e já li no fórum, serve mais de âncora do que como suspensão... Rs.

Se você só pedala em asfalto liso e quando você cita trilha leve você quer dizer estradões de terra, nem suspensão você precisaria, um garfo rígido seria suficiente.

Então acho que a escolha recai no seu uso e principalmente na condição dos seus cubos, se eles estiverem ruins é troca certa, se estiverem bons e para você a suspensão é indispensável, então pesquise bastante mas invista já em uma boa suspensão, com trava no gudião e etc... para não investir duas vezes.

Bom pedal,

Pulsus


Editado por Pulsus - 01 Out 2014 as 12:04
Voltar ao Topo
D.Campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar D.Campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2014 as 16:09
Se eu fosse vc , começaria pelo item mais crítico, ou seja a suspensão, como no seu caso está um pouco mais "pesado" ela seria importante, compra uma de boa qualidade como o colega citou acima, depois passe para a transmissão, porque com o que vc possui, para andar no asfaltao e talvez um estradão essa transmissão dá conta, agora a suspensão está sendo um peso morto. se comprar o garfo rígido vc ficará condicionado a não enfrentar novos desafios caso tenha vontade de encarar uma trilha, e terá que gastar 2x.  Bom, ess é minha opnião né, boa sorte e bom pedal.
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2014 as 01:59
para lhe fazer as indicações adequadas seria bom vc dizer quanto é seu orçamento disponível $$
Voltar ao Topo
williancardosodasilv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2013
santa helena pr
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar williancardosodasilv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2014 as 13:11
o que voce pode fazer é comprar aos poucos um grupo melhor junto com os cubos, e quanto estiver com tudo em mãos pode montar
O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm
Voltar ao Topo
ivoafreitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2014
Recife
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivoafreitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2014 as 14:26
De antemão, já agradeço aos colegas que responderam.

Bem, comecei, de fato, pelo item mais crítico: a suspensão. Não me sentia nem um pouco confortável com ela, psicologicamente falando. Comprei uma RST Blaze. Apesar de aqui estar mais caro que na net (comprei por R$ 307,50), foi o que meu dinheiro conseguiu pagar no momento e estou gostando bastante. Deixei um pouco mais rígida para evitar afundar comigo, mas a diferença é notória. Troquei antes para evitar quebrar, pois quero ver se consigo passar a outra adiante.

Descobri outros dois problemas (nada grave, pelo menos ate agora), mas gostaria de saber da opinião de vocês:

1. Ao pedalar, de vez em quando coisa de uns 500m, sinto um estalo vindo da parte da pedivela. Sei que isto não deveria estar acontecendo. O que pode ser? Pedivela, movimento central ou simplesmente meu peso fazendo força?

2. Percebo um estalo semelhante vindo da catraca/passador traseiro (não descobri ainda) quando deixo a roda livre, ou seja, me movendo sem pedalar.

Nada disso ocorre sem mim na bike. Algo pode estar quebrado ou pode ser meu peso mesmo?


Obrigado.
Voltar ao Topo
leonardosegaua Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Set 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardosegaua Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 13:48
Boa tarde

Um upgrade legal seria eliminar o peso das rodas.
Isso melhora o rolamento e a eficiencia da pedalada.
Parece q não eh nada.....mas um bom conjunto de rodas e pneus eliminam em media 1,5 kg.....isso em força centrifuga eh absurdo.

Bom pedal a todos
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X