Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upando rodas da Allez Elite 2014
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upando rodas da Allez Elite 2014

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upando rodas da Allez Elite 2014
    Postado: 06 Mar 2015 as 10:51
As rodas da Allez são Axis Classic.

Consigo um par de Mavic Aksium Elite por 1500 já com pneus e a Shimano WH-RS31 por uns 850.

Vale a pena o up ou fico com minhas rodas? Que pneu é esse? Qual delas eu escolho? Entendo bufulha de rodas, e tudo que eu acho sobre as rodas aqui no fórum parece derivado de misticismo LOL Peso 86kg e 1,81 de altura, pretendo emagrecer pra uns 80, 82kg. :) Valeu pessoal.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 17:13
O que eu sei - e a ciência comprova - sobre rodas:

- Peso:  Tirar 1 kg em rodas e pneus equivale a tirar (quase) 2 kg das partes fixas da bicicleta (*).  Isso se dá devido ao momento de inércia das rodas, que giram.  As outras partes da bicicleta que giram (pedivela, k7 e etc.) possuem massa (peso) menor e menor velocidade angular.   Usar rodas mais leves deixa a bicicleta mais ágil em acelerações, curvas, retomadas de velocidade e lugares onde há transição e mudança de velocidade.  Então, avalie o peso (roda + pneu) antigo e o novo.

- Rigidez: Uma qualidade importante das rodas é a rigidez.  Quanto mais rígidas, mais precisa é a pilotagem, mais fácil é a entrada e saída de curvas e mais fluida é condução.  Infelizmente, para se conseguir mais rigidez é preciso adicionar mais material (no aro e nos raios) ou usar um material mais rígido (e mais caro).

- Aerodinâmica: Cerca de 70% do esforço que um ciclista faz para se mover é para vencer a resistência do ar.  Assim, rodas mais aerodinâmicas, com perfis Aero, ajudam a alcançar e manter uma maior velocidade. 

Assim, uma roda boa é aquela que é leve, rígida e possui boa aerodinâmica.

(*) Quase 2kg porque a massa da roda não está toda na periferia da mesma, há de se descontar o peso dos raios e dos cubos.  Em geral, 1kg a menos em rodas equivale a 1,75kg a menos em partes fixas.


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 22:37
Ótima explicação pepebike! :) Valeu!

Agora, você tem algo a dizer sobre essas duas rodas? Eu realmente não as conheço assim.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2015 as 16:31
Não conheço essas rodas.  Apenas já usei Vzan 700 (aquelas que vem na Caloi Sprint), Vzan Futura e Shimano WH-R501.
Eu sou apenas um "aprendiz de feiticeiro", e isso é uma "missão" para o Voodoo, o "mestre dos magos" das bicicletas de estrada.Wink
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
JoÉbA Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Set 2005
Balneario Camboriu - Santa
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoÉbA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2015 as 23:47
Tenho uma Allez também e realmente as rodas originais são muito ruins.
Troquei as minhas por um par de Mavic Ksyrium SL
Sobre as opções que voce citou acho que as shimano não seriam um up com bom custo x beneficio, visto que pesam mais de 2kg (foi o que eu achei na internet).
Outra opção, que eu tava em duvida na época em que troquei as minhas, são as shimano ultegra e as shimano rs80-c24
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2015 as 18:53
Só para complementar a informação acima.
Do catálogo Shimano 2015, temos:

Rodas WH-RS31:
- Peso da roda dianteira: 838g
- Peso da roda traseira: 1121g
=> Total: 1959g  

Rodas WH-R501/30 (o modelo mais básico, mais comum e o modelo que eu uso atualmente):
- Peso da roda dianteira: 875g
- Peso da roda traseira: 1126g
=> Total: 2001g

A diferença de peso entre ambas é de apenas 42g (no conjunto), muito pequena. As características técnicas são, também, muito próximas.
  

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X