Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de peças na bike // vida útil das peças
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de peças na bike // vida útil das peças

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de peças na bike // vida útil das peças
    Postado: 31 Mar 2015 as 09:18
Em relação as peças da bike quando vocês acham necessário trocar? a ideia é abrir a discussão para o pessoal que gosta de meter a mão na graça, completem com o que vocês acharem necessário.

Corrente = 1000-1500km
cassete = junto com a corrente
Pedivela (integrada ou não) = ?
Pneus = ?
raios = ?
rodas = ?
manetes = ?
passadores = ?
freios (pastilhas e sapatas) =
.
.
.


Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 09:45
isso varia muito com o tipo de pedalada q a pessoa faz e também a qualidade do componente
Voltar ao Topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 10:05
Para se saber o desgaste correto da corrente é necessário um medidor de desgaste. 
Já vi amigos usarem até cinco correntes em um cassete. Tudo depende de trocar a corrente no momento certo.
Não existe uma quilometragem definida pois uma corrente bem lubrificada e sempre limpa irá durar muito mais do que uma usada com acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou lama.
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 10:06
Rodei 3.400 Km com minha corrente deore 10v.
Troquei  pois estava com medo que ela pudesse partir em algum pedal mais longo e rangia pra cacete já... Botei  uma xt, e o resto continua tudo OK! catraca, pedivela..
 
Pastilhas originais ainda Ok, cabos e cambio também. agora com 3.500km
 


Editado por jeanclaude - 31 Mar 2015 as 10:07
Voltar ao Topo
mluciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 10:11
No caso do pedivela, já vi durar até três trocas de cassete. Mas a minha bike atual veio com um Truvativ que montado com um grupo Deore durou apenas duas correntes. Provavelmente iria durar mais em um grupo SRAM. Em fim, usei até acabar e troquei o grupo todo.

Voltar ao Topo
Gibabikemar Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 04 Out 2014
MARILIA SP
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gibabikemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 11:16
muito relativo, vai depender muito das condições de uso e da correta manutenção.
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 14:12
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Em relação as peças da bike quando vocês acham necessário trocar? a ideia é abrir a discussão para o pessoal que gosta de meter a mão na graça, completem com o que vocês acharem necessário.

Corrente = 2000km
cassete =  2500km
Pedivela    11000km ( trocado nessa km)
Pneus =    13382km ( não troquei ainda Continental Traffic 26.2.10)
raios =        3000km ( trocado por causa da maresia)
rodas =       3000km  ( trocado por causa da maresia
manetes = 13382km ( nunca troquei)
cubos= 8000km ( trocado por motivo de desgaste no rolamento
passadores = 14000km nunca troquei
freios (pastilhas e sapatas) = 350km ( média de vida útil) 
suspensão dianteira= 4000km
câmbio traseiro 10.000km ( Shimano Tourney antigo, trocado por folga) 
cambio dianteiro = 15200km ( nunca trocado)
cx de direção = 6.000km ( trocada por desgaste natural) 
velocímetro= três anos, o sol  acaba com o display de lcd
refletores de roda= 3 meses ( o plástico resseca e eles quebram)
freios v brake= 11.218km ( Shimano Altus, quebrou o parafuso de regulagem da mola) 

Tenho um " livro de bordo" onde tenho registrado todas as manutenções e trocas que fiz na minha bike desde 2008 que atualmente conta com 13382km rodados somente em asfalto. A durabilidade dos componentes depende da manutenção que é feita na bike e o uso que se faz dela.




Fernando Messina
Voltar ao Topo
AloPaulo Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AloPaulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 21:14
Belvedere, a idéia de um "livro de bordo" parece bem interessante!

Pensando em adotar.Clap
Voltar ao Topo
leosince83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
Santos/SP
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leosince83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2015 as 23:02
Todo mundo fala em troca de corrente. Ainda não achei nenhuma referência à troca do cassete. Há quem diga que troca-se corrente e cassete junto, outros que um cassete dura 2 trocas de corrente, outros que dura 5 trocas. Óbvio que depende do uso e manutenção, mas como saber quando deve-se trocar o cassete, independente da corrente que, particularmente, conta com uma ferramenta exclusiva para medir seu desgaste?
(Como exemplo o meu caso, que comprei a bike usada, posso muito bem trocar a corrente mas não sei se preciso trocar o cassete).
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 08:34
Originalmente postado por leosince83 leosince83 escreveu:

Todo mundo fala em troca de corrente. Ainda não achei nenhuma referência à troca do cassete. Há quem diga que troca-se corrente e cassete junto, outros que um cassete dura 2 trocas de corrente, outros que dura 5 trocas. Óbvio que depende do uso e manutenção, mas como saber quando deve-se trocar o cassete, independente da corrente que, particularmente, conta com uma ferramenta exclusiva para medir seu desgaste?
(Como exemplo o meu caso, que comprei a bike usada, posso muito bem trocar a corrente mas não sei se preciso trocar o cassete).

 
vc troca o cassete quando ao trocar a corrente ela não quer "casar" mais com ele e fica patinando em determinadas marchas.
eu uso há muitos anos o rodizio de correntes,fazendo assim o cassete durar mais,como estou no terceiro turno das correntes,já começo a sentir essa patinada avisando que o cassete já era.
e o novo já tá esperando a vez dele !

toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
downhillalex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
salvador/ba
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar downhillalex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 00:04
galera bom dia, boa noit, boa tard ,tenha bike pra downhill uma scott voltage 

gostaria de saber uma marca de rolamento bom ,tipo esse q vende por ãi nas cas d alto perça presta ?de 20a 30cont$

Voltar ao Topo
downhillalex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
salvador/ba
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar downhillalex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 00:06
Originalmente postado por downhillalex downhillalex escreveu:

galera bom dia, boa noit, boa tard ,tenha bike pra downhill uma scott voltage 

gostaria de saber uma marca de rolamento bom ,tipo esse q vende por ãi nas cas d alto perça presta ?de 20a 30cont$ ,ou tem uma marca boa pra bike do tip da minha

Voltar ao Topo
jnetto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2015
João pessoa
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jnetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 10:46
Bom dia galera tenho uma gt timberline 2014 e estava querendo mudar o movimento central junto com o pedivela para shimano deore,mais estou na dúvida se vai dar certo pois na descrição dela fala que o movimento é selado,queria saber se posso fazer essa alteração????
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2015 as 15:31
Caras, sempre preferi as correntes KMC às Shimano.

Porém, recentemente (março 2015) fiz um up pra 27v na minha bike de trilha e na hora da compra das peças, a única corrente disponível na loja era Shimano HG53. Tentei dar mais uma chance pra Shimano, mas não deu.

Ontem fui medir a tal corrente, que está com menos de 500km de trilha (média de 50 km por semana) e ela já estava apresentando desgaste, segundo meu medidor de corrente de acrílico. Desconfiando da confiabilidade do medidor (pois como seria possível uma corrente com 1 mês de uso apresentar tal desgaste?) fui atrás de um medidor mais confiável. Hoje na hora do almoço, peguei o tal medidor e passei em casa pra medir a corrente. Não deu outra, a corrente está perto dos 0.75 de desgaste.

O impressionante é que, a corrente que utilizava antigamente na minha relação (24v), atualmente está na minha bike de uso urbano/xc e a corrente não chega nem perto dos 0.50 de desgaste. Detalhe: esta corrente é uma KMC X8 e tem quase 1 ano de uso, o mesmo uso que tive com essa corrente Shimano que já está na capa da gaita.

Corrente Shimano nunca mais e não recomendo a ninguém. E também não arrisco a comprar uma Shimano HG93 ou superior. Não me convenceu.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X