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Treino tecnicas de sprint!!!

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MFarao Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2010
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    Postado: 30 Jan 2010 as 22:58
He ai pessoal, preciso de umas dicas de tecnicas de sprint, pois pra andar longas distancias e subidas encaro de boa mas sprintar nao dá, qual dica voces dao...
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Landim Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Abr 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 23:08
Nascer denovo! Brincadeira cara, to do fone, depois posto algo com mais propriedade!
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André Martins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 23:39
Sacanagem Landim! LOL
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rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 11:10

bem que não é muita sacanagem, se não me engano o friel fala que sprinter é genetico.

felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
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Landim Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 13:53
MFarao, tirando as obviedades de posicionamento, genética etc etc etc. o Huner Allen, passa o seguinte treino para melhorar no sprint:

- 6 x  na corinha pra começar, 50 metros sem troca de marchas, vc tem que terminar com uns 120rpm, focando sempre no movimento, sem balancar demais a bicicleta, sem sair da linha etc. Descansar por uns 2 a 3 minutos entre cada sprint.

- 3 x Coroão com uma mudança de marcha, começando no 53:17 e de uns 32km/h. Descanse uns 3 a 5 minutos entre cada sprint, sempre acima de 110rpm. 

- 3 x coroão, começando no 53:16 e de uns 36km/h com duas mudanças de marcha. Terminando na 53:13(ou se seu cassete tiver a 14 comece na 53:15 e um pouco mais rápido). Esse ultimo pode ser numa leve descida para ajudar a aumentar a velocidade. As mudanças devem ser realizadas sempre que o pedevela estiver espanando (pedalando já sem resistência).

Esse treino 1 ou 2x por semana.

Um dos objetivos é aprender que não precisa pular já na 11 ou 12 pra um sprint. 

O que eu observei, e vem dando certo, é que não é a força bruta que ganha sprint, e sim a arrancada, abrir um gap de 2 ou mais bikes no pulo inicial é mortal para o psicológico de quem vem atrás ou quem ve vc passando do lado, alem do que não poderão pegar teu vácuo. 

Eu não faço esse treino Hunter Allen, tiro um dia pra fazer só treino de sprint de coroinha, uns 10. E quase sempre no final dos meus treinos faço uns sprints mais longos. 


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m1c4o Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 13:56
ae MFarao,

é genética, mas não quer dizer que não possa ser melhorado, treino de sprint senão me engano são feitos dando tiros a partir do repouso ou de velocidade baixa até a velocidade máxima que você conseguir atingir, sem mudar de marcha, e as relação de marcha usada seria de 53x17 pra mais pesada, assim quando você for melhorando use uma marcha mais pesada.
Era mais ou menos isso que dizia no livro de treinamento do Lance, se alguém, que tiver o livro a mão, puder confirmar. É que eu emprestei o livro e não me devolveram ainda :(
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
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rodrigodf Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 15:29
isso é inicial, pra estressar a musculatura, corpo ir aprendendo o que tem que fazer.
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Paulo Pr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Pr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2010 as 23:34
Quanto tempo mais ou menos dura cada sprint desses? Se for de 50 metros vai durar só uns 10 segundos? Não é muito pouco?
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Landim Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Abr 2005
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50m são os de coroinha, vc vai espanar logo entao não vai passar muito disso mesmo.
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Alex SP Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 11:49
O único treino realmente eficiente pra sprint é competir. Vc pode treinar força, explosão, potência, giro, posicionamento, etc. Mas isso é só uns 20 ou 30% de um sprint. O resto é posicionamento (30-40%), sorte (20-30%), determinação (100%).

Opa! Que conta é essa? 30 + 40 + 30 + 100 = 200%!!! Isso tá certo???

Tá, pq sprint não é 100%, é 200% (ou mais) mesmo.  Quem já venceu um sprint sabe que precisa chegar nisso ou ir além pra levar. São 10 ou 15 segundos onde tudo isso - força, gana, sorte e posição - tem que dar certo junto, ou nada feito. Muitos ciclistas perdem sprints ganhos, e muitos vêm da derrota pra cruzar a linha em primeiro.

O posicionamento é muito importante. É fundamental. Nem o Cavendish ganha de um amador se tiver que sair do fundo do pelotão nos últimos 200m antes da chegada. O bom sprinter começa a procurar uma posição vantajosa já na última volta, depois de estudar o circuito, o vento, a concorrência, etc.

O posicionamento tb é importante em relação aos outros cilcistas: conhecendo a capacidade e limitações próprias e dos concorrentes, vc pode se aproveitar da roda certa até o momento certo de sair e ir pro abraço sozinho (ou ficar na sua e pegar um 2° ou 3°). Essas táticas infelizmente só tem como treinar em corrida, ou no mínimo em disputas com o grupo de amigos pelo Campeonato Mundial do Rolê de Domingo.

Treinar ajuda não apenas a melhorar a técnica e a força mas tb a conhecer seus limites. Quem só consegue sprintar 50m pode evoluir e chegar a sprintar 150 ou 200m, mas é importante saber isso pra poder justamente se posicionar de forma favorável e usar no final.

O ciclista tem que se conhecer pra poder aproveitar seus pontos fortes e fracos a seu favor e contra os adversários, e num sprint isso é fundamental. A experiência ajuda demais pq todo sprint tem aquele momento certo de sair pro abraço. A maioria dos caras sai muito cedo (e morre antes) ou muito tarde (e perde o bonde). Mesmo bons sprinters erram esse julgamento de vez em quando, é comum e normal. Isso não deve desanimar, pelo contrário: deve servir de lição.

A sorte não tem muito o que dizer. Dá pra treinar sorte? Não, mas dá pra ajudar a sorte com experiência, treino e um bom posicionamento. Mas existem pessoas azaradas e pessoas sortudas, isso não dá pra mudar muito...

Um pouco de sangue-frio ajuda muito, pq tem cara que é forte e sabe se posicionar mas se desespera quando tá rolando o sprint e erra tudo. Por isso é bom pensar bem antes da última curva pq na hora que entra nos últimos 200-300m, já era. O sangue-frio ajuda no julgamento e na capacidade de aproveitar os momentos, e muitos sprints são vencidos por oportunismo. Quem se desespera não consegue aproveitar nenhuma oportunidade.

Por fim, a determinação e a motivação são talvez o mais importante. O cara tem que ter confiança, fé mesmo, acreditar que pode levar e principalmente, querer levar. Bom, alguém vai dizer que todo mundo sempre quer levar. Eu discordo, pq existem aqueles que querem e blz... e aqueles que QUEEEREM mesmo. Sangue nos olhos, faca na caveira, vencer ou morrer. Faz toda diferença.

Sem isso não adianta ter pernas pra sprintar 500m a 75km/h que não leva, pq um segundo de vacilo e já era: vc cai do 1° pro 6° lugar rapidinho. Durante um sprint não dá pra mudar de faixa, parar de pedalar, frear, nada. Então, tem que acreditar que suas opções e seus músculos têm capacidade pra te levar pra chegada exatamente da forma que vc imaginou e se posicionou, e fazer acontecer.

Aqui no fórum tem uns bons sprintistas, como o Clythio que é PhD na matéria, especialista mesmo. Eu considero tb o Denis (dbiker) um cara que sabe se posicionar e tem capacidades físicas pra se dar bem em sprints, tanto é que ele vive chegando nas cabeças nos crits que a gente corre por aqui. Esses são os que eu conheço mas há outros, talvez eles tenham mais dicas pra ajudar Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 13:32
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


A sorte não tem muito o que dizer. Dá pra treinar sorte? Não, mas dá pra ajudar a sorte com experiência, treino e um bom posicionamento. Mas existem pessoas azaradas e pessoas sortudas, isso não dá pra mudar muito...


Acho que sorte da para definir como "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!"


Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
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Edson Sobreira Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Nov 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Sobreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 14:08
Adicione coragem a tudo isso que o Alex falou, não é todo mundo que tem coragem de ficar disputando melhor posição dentro do pelotão. Então o cara tem que brigar mesmo pela posição.
 
Quanto ao treinamento já fiz alguns, mas muitos eram de me deixar acabado ao final do treino. lembro de uma vez o técnico da equipe me fez fazer um treino que nunca esqueço. Eu queria muito andar no pelotão da USP que tinha de terça e quinta a noite, ai ele me falou: "Você vai andar no pelotão, mas vai fazer oq eu vou te mandar". O pelotão dava de 4 a 5 voltas lá na USP, ele me disse "Quero que vc a cada volta deixe o pelotão abrir 100 metros de vc, quando perceber a distancia que abriu, levante da bike e esprinte até pegar o pelotão novamente, quero isso duas vezes por volta e na última volta você não faz, mas quero você esprintando na frente (quem chegou ir nesse pelotão, sabe que tinha chegada lá). Eu fiz exatamente como ele me pediu e na ultima volta fui pro sprint, mas um detalhe me chamou a atenção, quando eu estava esprintando coloquei 53x12 e no meio do sprint eu procurei mais relação e faltou, eu tinha perna para forçar mais no final, mas faltou relação.
 
Esse treino eu lembro muito bem, infelizmente nunca mais fiz isso, mas lembro que fiquei só o pó quando tudo acabou.
 
 
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
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vigusmao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 18:09
Alex, "posicionamento" ficou em duas parcelas na tua soma inicial. Afinal, dá pra treinar posicionamento ou não? Eu acho que não, só competindo mesmo...

Abraço.
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vigusmao Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Jul 2004
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Uma coisa que eu acho que dá pra treinar é fazer curva. Sim, muita gente nem pensa nisso. Mas, em provas de circuito, onde a decisão, na maioria das vezes, vai para o sprint, é comum a última curva ser próxima à chegada. Se você não faz bem curvas, vai entrar errado, vai perder todo o posicionamento que lutou para conseguir. 

Há três maneiras de se fazer uma cruva: (1) inclinando a bike e o corpo para dentro da curva (bike e corpo alinhados); (2) inclinando mais ainda a bike para dentro, mas contrabalançando com o corpo mais ereto; e (3) inclinando o corpo pra dentro enquanto mantém a bike mais na vertical.

A primeira é a que todo mundo conhece, e a que a maioria faz sempre. A terceira é indicada quando piso está escorregadio, com areia etc. A segunda, no entanto, é negligenciada, apesar de ser quase sempre a mais indicada para esse caso da última curva em 180º antes do sprint. É a que te permite manter o raio de sua trajetória o mais fechado possível, numa dada velocidade. Isso dá pra treinar...
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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2010 as 18:37
Fora a tangencia. Percebi que grande parte dos ciclistas não tem muita noção de pilotagem esportiva e acabam adiantando demais a entrada nas curvas. Ai acontece aquela coisa de passar reto, obrigando você a diminuir a velocidade. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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acunha Ver Drop Down
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Sobre curvas posso dar alguns pitacos, afinal essa minha base aqui deve servir pra alguma coisa :

O principal para fazer boas curvas com segurança é a fluidez... se vc quer treinar curvas, primeiro vc tem que entrar nela sem frear... se vc nao consegue fazer isso, é porque está entrando rapido demais e perdendo a fluidez... conforme vc começa a conseguir entrar com fluidez, vai começar a entender cada tipo de curva : cotovelo, aberta, fechada, off-camber, etc... ai sim vc pode começar a treinar para entrar mais rapido, usar trajetorias diferentes para cada estrategia, mudar o posicionamento na bike, etc...
Escolha uma serra que vc conhece bem para treinar, e que tenha pouco trafego... eu uso o Jaragua e a Serra de Campos... no Jaragua, estou descendo a 5min 30seg com muito limite de segurança ainda pra nao arriscar o pescoço... deve dar pra descer em 4min lá, sem carros é logico... alguem ja fez/mediu esse tempo ?
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Aerotech Tour Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2010 as 18:42
Seguem minhas dicas, nao sou especialista em sprint, mas noto que:

- Ao sprintar em velocidades mais baixas ou em subidas, jogue o corpo mais para tras para evitar que o pneu traseiro patine, va indo com o corpo mais para frente conforme a velocidade aumenta.
- Treine bastante e veja qual a metragem que voce consegue manter o sprint. Em dias de prova, tenha em mente que nao adianta sprintar antes da metragem que voce faz em treinos, porque vai perder folego na chegada.
- Como referencia, em sprints ja embalados, tipo final de reta, pode comecar com 200m usando 53x14 ou 53x13. Uma meta de velocidade seria alcancar 60/h partindo de 40/h (sem vento, plano). Profissionais conseguem atingir 75/h, mas aqui somos todos amadores.
- Pessoalmente, eu nao gosto de sair com tudo no sprint, vou aumentando a forca gradativamente ate chegar o ponto em que descarrego tudo no pedal. Nao sei se o melhor, mas se ja saio dando tudo, morro muito rapido.
- Assim como no giro normal, no sprint execute tambem o movimento de baixar, levantar o pedal. Se necessario, treine pedalada circular em altas rotacoes. (parece obvio, mas no sprint as vezes so socamos a bota e esquecemos do movimento completo)
- A melhor maneira de treinar sprint e em treinos em grupos, sempre tem um que gosta de ir atras. Alem de ser uma boa maneira de descontrair o treino.

No mais, e ver se sprint e sua praia. Se em questao de poucos treinos ver que atinge 65/h mantendo a velocidade por 300m voce tem um diferencial em maos. Pelo seu post voce disse que anda bem em retas e subidas. Talvez sua caracteristica seja de um passista ou escalador, entao a melhor tatica seria de atacar antes do sprint, ou em montanha, para garantir uma boa colocacao.
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Match Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2010 as 18:59
Originalmente postado por Aerotech Tour Aerotech Tour escreveu:

- Assim como no giro normal, no sprint execute tambem o movimento de baixar, levantar o pedal. Se necessario, treine pedalada circular em altas rotacoes. (parece obvio, mas no sprint as vezes so socamos a bota e esquecemos do movimento completo)
 
Acho bem perigoso esse lance de puchar pra cima o pedal o Sprint. Se escapar pode bater o saco no Top Tube
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Landim Ver Drop Down
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Viver é perigoso Má, não existe sprint sem puxar o pedal. 
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WalberCB Ver Drop Down
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e com final subindo? sempre são poucos os escaladores que chegam qual a tática no sprint nessa situação?

Esse ano promete!
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Gabriel Vargas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel Vargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 00:26
Marcha certa é crucial. Já aconteceu comigo, em um treino, de bater um companheiro no sprint no fim da serra só porque eu estava usando (provisioriamente) uma coroa menor de 42 dentes, e não uma de 39, como é comum. Após subir a rampa final, não tínhamos força (nem um câmbio de qualidade) pra jogar para o coroão, e só fomos descendo para as catraquinhas menores.

Também costumo muita sprintar nos fins dos meus treinos em uma subidinha depois de um trevo. Os carros diminuem a velocidade no trevo e têm que reacelerar, e então eu aproveito para brincar de bater os carros. Já me dei mal quando meu pedal soltou e eu encontrei a lateral de uma Cherokee, mas em geral é divertido e dá uma baita sensação de competição! Minha dica vai para o posicionamento sobre a bike: preste atenção onde segura no guidão (eu seguro logo abaixo dos STIs, para puxar o guidão para trás e não para cima), treine bastante o molejo do movimento ao pedalar de pé (faça isso sprintando em marchas um POUCO mais leves que o habitual) e sacuda bastante o capacete!
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por Aerotech Tour Aerotech Tour escreveu:


- Assim como no giro normal, no sprint execute tambem o movimento de baixar, levantar o pedal. Se necessario, treine pedalada circular em altas rotacoes. (parece obvio, mas no sprint as vezes so socamos a bota e esquecemos do movimento completo)

 

Acho bem perigoso esse lance de puchar pra cima o pedal o Sprint. Se escapar pode bater o saco no Top Tube


Tem que confiar no equipamento. Já me aconteceu de soltar o engate do pedal, e apesar de não ser num sprint, estava numa subida em curva e numa marcha pesada, e minha perna subiu tão forte que me desequilibrou, resultando justamente no que você disse, uma sacada no top tube...

Sprintando com tudo, jogando a bike pros lados, se soltar o pedal você tá na roça, no vinagre . Por isso tem que manter tudo reguladinho e funcionando!
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Landim Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 18:41
Eu já cai num sprint pq soltou o pedal, era de mtb, troquei o coro todo, só tive coragem de sprintar fullgas novamente depois de 6 meses. 

Editado por Landim - 24 Fev 2010 as 18:42
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acunha Ver Drop Down
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Tem um pedal da look chamado Keo Sprint que tem as molas mais duras e rolamento duplo para aguentar os sprinters... 
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tmil753 Ver Drop Down
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Não cometa o erro q eu cometi. Isso pq um amigo me alertou. Fui sprintar com o chão molhado. Tinha acabado de chover... a roda traseira dançou e eu tb...srrs tomei um rola me ralei todo... 

Não foi o primeiro e nem será o último, mas estava em condições para q isso acontecesse. Diferente de quando pedalamos e do nada caímos, ou alguém q nos fecha, etc...

Parece obvio não sprintar em chão molhado ou com areia, mas as vezes cometemos erros infantis... rsrsrs
é isso aí...
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kblos.com Ver Drop Down


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ja experimentou dar tiro de 1km e descansar 1k
faz isso 10 vezes
como se fosse uma simulacao de Criterium, ou uma corrida mesmo, q vire em 2 cones
aki em sp a gente faz isso na rua da coca-cola, na zs, onde respectivamente tem corrida

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Match Ver Drop Down


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Mas 1km não é muito? (Considerando que Sprint é tiro curto)
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Clythio Ver Drop Down
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In Memoriam

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Longa conversa.
1 - Para sprintar bem tem que ter boa base aeróbica e também ter treinado o limiar de lactato (o que é isso? é a capacidade de suportar durante tempos entre 2 e 5 minutos, grandes esforços BEM acima do que é o teu nível de esforço contínuo aeróbico).
Caso contrário, o esforço de manter ou obter um posicionamento na última volta ou de suportar a tua própria equipe te embalando, ou de marcar o cara que você sabe que sprinta bem, vão te saturar e te deixar sem reservas para subir nos pedais e explodir nos últimos 200/300 metros.
Em resumo, só sprinto realmente bem em competições depois uns 3 meses de treino - base aero, base muscular, depois treino de VO2 máx (tiros entre 3 e 5 minutos, afogado) e Limiar de lactato (tiros entre 5 e 10 minutos.., também afogado).
 
2 - Disso de cima, a tal base muscular tem valor para o sprint - faço treinos em dias isolados só para sprint. Sábados, por exemplo, são SÓ PARA SPRINT (nunca vou fazer pódium numa fuga, tenho que trabalhar bem o meu fundamento). Domingo, longão aeróbico, 2 h ou mais, sem forçar a musculatura que já está detonada de sábado. Atenção, repito - sábado, treino só sprint! São quase duas horas de treino - 30 minutos mínimo de aquecimento, o treino em si, e depois mais 30 minutos de relaxamento, e reforço a recuperação com shake protéico logo após.
Quais são os meus treinos?
a - no início de temporada - força, musculação na bike, mesmo - 53/12 no plano, ou 53/14 em subida leve, partindo quase parado, SENTADO, REPITO, SENTADO, FAZENDO FORÇA EM TODA O PERCURSO DO PEDAL, INCLUSIVE COM A PERNA DE TRÁS, SUBINDO, durante 12 pedaladas completas, contadas de um lado só, partindo ABAIXO DE 10 KM/H... mínimo 4 a 5 minutos entre os tiros, girando bem levinho, e.. entre 20 a 30 tiros no treino todo! Ou faz os 20 tiros sentado, 12 pedaladas, ou nem sai de casa, OK? Depois de treino, passeio para recuperar - obs, PARECE FÁCIL, MAS VAI DAR SONO DEPOIS... rs..   porque de só 12 pedaladas? não é para afogar e te cansar, é para te treinar, e se for mais longo, ninguém vai conseguir dar 20 ou 30 sprints de 300 metros...
 
b - depois de uns 4 sábados dedicados à tortura acima - 53/17 partindo parado ou quase (abaixo de 10 km/h), sentado umas 10 ou 12 pedaladar fortes, e mais 10 ou 12 pedaladas de pé até o limite. Ideal é ter um local demarcado, com início, transição para arrancada de pé, e "chegada". 15 a 20 repetições, sempre com uns 4 a 5 minutos entre tiros. Se precisar, leve um gel para tomar depois de 10 tiros. Esse eu começo no segundo mês de treino, variando com o C, abaixo, sábado sim, sábado não.
 
c - treino variado com base no vídeo do Carmichael - 9 tiros no total - 3 tiros partindo parado com uns 53/14, só 12 pedaladas, +3 tiros COM 53/19 com apenas 150 metros, partindo de uns 15-20 por hora - esse a gente parte explodindo de pé, mas tem que sentar no meio por conta da perda de giro.. no plano, tem que bater uns 50-52 km/h nos bons sprints, com essa relação - claro que tem que ter boa cadência e por isso, ter boa posição na bike - selim de altura certa, taco no lugar certo para sprintar (uns 2 a 3 mm mais adiante do que a posição normal de passista ou escalador), sapatilha firme e reta, etc. E +3 tiros completos, de 300 metros, partindo preferencialmente embalado por alguém do grupo ou revezando com alguém que esteja fazendo o mesmo treino - não é uma disputa louca, perigosa, descontrolada, é algo combinado, tipo "você embala de 500 m progressivo, nos 300 vamos estar acima dos 45 e eu vou sair pela esquerda, explodindo, você tenta reagir, depois no próximo eu vou embalar, em linha reta, etc.". Entre esses 3 tiros, vale recuperar mais de 5 minutos e tomar gel, se precisar. SE FIZER OS 9 TIROS, VAI DAR SONO, TAMBÉM... rs...
 
3 - No terceiro mês, já não faço mais o treino 1), mas revezo o tal de 53/17 e o de 9 tiros, conforme a disposição ou se estou mantendo ou polindo para competições. Costumo fazer simulações de "3 últimas voltas" com a equipe na semana da prova - na verdade, são 3 ou 4 tiros de 10 minutos MUITO FORTES, com a equipe revezando afogada e embalando para a chegada - se não tiver base aeróbica e limiar de lactato alto, nem adianta ter treinado sprint para caramba - vou afogar na roda e sprintar mal.
 
Nunca saio com marcha pesada da roda do embalador - 12 é para velocidades acima de 60 por hora. Saio das rodas em sprints na faixa dos 55 por hora com 15 engatado, uso Campy e faço cambio no meio - tem muitos que não gostam ou não conseguem. Costumo chegar na faixa de 53/14 ou 13, no máximo, na faixa dos 60-62 por hora - suficiente para ganhar umas 12 provas nos últimos 3 anos. A equipe Master que treinava no Pará, com esses e muitos outros fundamentos, creio que ganhou mais de 30 provas nos últimos 3 anos, cerca de 70% de tudo em que entraram..
 
No mais, só perguntar, vamos conversando. 
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Landim Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 20:27
Cacete de agulha, depois dessa o MFarao desistiu.
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Clythio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 22:18
Ué, Landim, Smile...
É como o cara querer melhorar o saque no volei, ou o arremesso de 3 pontos no basquete, ou batida de penalty no futebol.... não adianta dizer que é só jogar, correto?
O jogo te dá segurança, só o treino nunca simula a realidade, mas se não estiver preparado.. não se aprende nada.
 
Estamos falando de FUNDAMENTOS básicos dos esportes, e o sprint é um fundamento básico do ciclismo, e por isso tem um caminho, um método de otimização do teu potencial.
Claro que tem sempre aquele FDP que não precisa nem treinar e vai atropelar a gente na maior facilidade..
 
abraços,
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kblos.com Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kblos.com Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2010 as 00:33
1km nao e mto nao, levando em consideracao, q vc pare a bike e comece novamente nao e nao

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Landim Ver Drop Down
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Eu sei Clythio, tava sendo irônico pq esse treino é complexo pra caramba e para poucos. Com certeza deve ser super eficiente, mas tem que ter uma puta disciplina. abs
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Alex SP Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2010 as 02:33
É por isso que eu amo o ciclismo. Cada um tira dele exatamente o que investe, e não tem onde se esconder!
Look Good, Feel Good, GO FAST!
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Clythio Ver Drop Down
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Ok, tentando resumir, eu treino FORÇA, depois COORDENAÇÃO, em esforços específicos na faixa de 12 a 15 segundos, porque dessa forma se consegue fazer muitas repetições numa única seção de treino, e só depois da base aeróbica feita e algum trabalho no limiar de lactato é que se pensa mesmo em sprints mais longos, entre 25 e 30 segundos, com explosão nos últimos 15, ou embalados, simulando a aceleração do pelotão na última volta, a tal briga por posicionamento.
A coisa tem que sair automática, a gente treina para poder "ler" o sprint, manter a lucidez, a capacidade de julgamento na hora decisiva - posso garantir que é fantástico sentir o pelote embalando (com uns 3 da tua equipe na frente, e você na roda 4) a mais de 50 kmh faltando um km para a faixa, você sentado, encolhido no vácuo, ainda conversando com o teu último embalador, e o povo afogado, se matando, sprintando do lado apenas para manter posição.. é ciclismo master e amador, mas me fez sentir um pro, diversas vezes, inclusive nas vezes em que, por tática ou decisão de dividir resultados entre amigos, eu era o embalador! Já comemorei de pé muitas vezes a vitória do companheiro, e eu chegando em terceiro, quinto, essas coisas de quem sai de muito longe e abre, afogado, faltando 150 metros... Esqueci - sprinter não pode ser egoísta nem encrenqueiro, porque vai sempre depender da equipe para ter bons resultados (ou da sorte..).
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Match Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 17:23
Eu nunca treinei Sprint.
Vejo os karas levantarem na subida e subir rápido e tento fazer o mesmo, mas falta gas e então tenho que sentar e ficar pra tras...rsrsrs.
É sintoma de flata de treino de pedalar em pé, ok?
Tem relaçao direta com Sprint, que é ritmo ainda mais intenso?
HOP é sinônimo de Sprint puro ou é mais tranquilo, já que a recuperação entre os tiros é em Z3 (sem descançar muito)??
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Clythio Ver Drop Down
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HOP é treino de limiar de lactato - fica-se entrando e saindo da "faixa vermelha" nas acelerações de 15-30 seg, e "descansa-se" no alto da "faixa amarela", ou seja, vai-se "forçando" o limite.
Não tem nada a ver com sprint. Essas forçadinhas do HOP são em potencias da ordem de 25% do pico de um sprint, apesar de ser 50% acima do teu Steady State, ou L2, como queiram.

Arrancadas ou alterações de ritmo nas subidas tbém não tem nada a ver com sprints, apesar de demandarem altas potencias na "partida" - as cadencias são mais baixas, as potencias ligeiramente menores e não se "desliga" depois - tem que manter o passo depois do "ataque".
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kblos.com Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kblos.com Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2012 as 14:23
na boa, se vc estiver em SP pergunta pro chamorro, ele é sprintista nato
ele as vezes ta no pelotao de domingo no jokei, 
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brunospimenta Ver Drop Down
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Na Bíblia do Friel tem alguns exercícios que ele indica apenas para aqueles que já tem 2 anos de treino e, se eu não me engano, treinos de sprint é um deles.

Qual o fundamento dessa recomendação? Ele está pensando especificamente em pessoas que nunca se exercitaram e poderiam se machucar ou serve para todos que são iniciantes no ciclismo?
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Match Ver Drop Down


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Clythio> Que tipo de intervalo sugere nesse Treino de Arrancada em subida, pra depois seguir no passo, como disse?
Inventei um ontem, mas errei na dosagem, na cadencia, no tempo e nao dei sequência, pois afogava a mais ou menos 25".
Depois recuperava na boa bem longo, uns 7' +-. Então foi 17x30". 
Melhor eu manter uns 25" pouco mais leve, pra prosseguir depois em Z4, sem recuperar na moleza??
Seria mais proximo ao Hot do que Sprint


Editado por Match - 15 Jun 2012 as 20:06
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marcoaleite Ver Drop Down
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Match, um treino que eu faço para arrancada em subida é, vindo a uma velocidade de 30 km/h levanto e embalo para subir o giro a uns 100 rpm, coisa de 5 a 6 pedaladas e ai sento e toco por 15 seg, desço 1 marcha e repito, depois desço mais uma e repito sendo que agora tento manter o passo até o final.
Dá 45 seg de treino, faço em torno de 5 series dessa, descanso 3 min entre cada série. Uso uma subida de uns 2 a 3% e 1km de extensão.
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