Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transformar MTB em Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transformar MTB em Speed

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transformar MTB em Speed
    Postado: 20 Jan 2010 as 11:01
Salve galera do pedal...

Eu e um companheiro do pedal da daqui da minha cidade estamos pensando em começar a andar de speed também.

A idéia seria a seguinte, utilizar 2 quadros de MTB de aço carbono, ambos caloi aspen acho que 21 ou 22, é grande pra caramba, em 2 quadros de speed, existe essa possibilidade ou seria melhor montar uma híbrida mesmo?

Existe alguma maneira de modificar a geometria de MTB para speed? Seria necessário quais adaptações?

Desde já informo que temos acesso a soldas mig, tig, plasma e elétrica, meu amigo tem uma boa noção da geometria das bikes e dos cálculos que são necessários fazer, mas como nunca fizemos nada do tipo é melhor tirar as dúvidas com quem entende melhor pra não estragar 2 quadros bons (na minha opinião pois sempre gostei dos aspen da caloi).

Quem puder dar uma luz eu agradeço...
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:06
Eita, só o trabalho e o custo pra modificar não compensam. Confused Fora o risco que se corre caso ocorra um erro de cálculo aí. Compraria logo quadros próprios pra speed.
Se for para fins de experiência até acho válido, mas pelo seu comentário de ter pena de estragar os quadros, vejo que não é o caso.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:08
Vale mais a pena ir em busca de quadros speed do que mexer nesses que vc tem, é como o satoshi falou, num eventual erro de calculo voce mata dois quadros. 
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:11
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Eita, só o trabalho e o custo pra modificar não compensam. Confused Fora o risco que se corre caso ocorra um erro de cálculo aí. Compraria logo quadros próprios pra speed.
Se for para fins de experiência até acho válido, mas pelo seu comentário de ter pena de estragar os quadros, vejo que não é o caso.


Na verdade a pena é que este quadro me acompanha a um bom tempo e me deu muitas alegrias, essa foi uma maneira de manter ele na família ehehehehehe

Confio bastante no meu amigo pois ele ja fez alguns consertos em quadros rachados e encurtamento em algumas C10 e até hoje estão rodando.
Como essa modificação ele nunca fez é preferível tirar todas as possíveis dúvidas e o que se deve modificar para não ficar naquela de tentativa e erro né.
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:13
Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:

Vale mais a pena ir em busca de quadros speed do que mexer nesses que vc tem, é como o satoshi falou, num eventual erro de calculo voce mata dois quadros. 


E se montar uma híbrida com eles? Pra ter uma idéia de como é uma Speed vale a esperiência ou é comparar fusca com ferrari?
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:31
A titulo de experiencia vale sim, ja te adianto que tera alguns problemas a resolver logo de cara:
aros: se for usar aros 700 deverá verificar se  o seu quadro e seu garfo comportam esse tamanho maior. Muito cuidado se tiver suspensao, pois a mesma pode baixar e pegar no pneu te levando a um tombo feio.
freios: se for usar freios v-brake precisará de adaptações pois os bosses nao conseguirao acompanhar o novo tamanho dos aros, e seus freios nao funcionarao, requerendo instalação de bosses mais altos ou alguma outra adaptação. SE for usar disco terá que trocar o garfo pra um que  tenha suporte para disco e terá que adaptar um suporte para disco traseiro ja que o quadro aspem nao o possui. nesse caso ja existem alguns adaptadores prontos por ai.
pneus: provavelmente conseguira colocar apenas pneus ate medida 23, se nao for problema pra vc manda brasa.
No mais se surgir algum outro problema será bem mais facil resolver.

Eu to bem loco pra fuçar na minha MTB pra deixar ela mais "speed" mas vou fazer algo mais simples, vou so trocar os pneus 26x1,90 por 26x1,00 e trocar o pedivela por um speed.



Editado por euesmago - 20 Jan 2010 as 11:32
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:37
Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:

A titulo de experiencia vale sim, ja te adianto que tera alguns problemas a resolver logo de cara:
aros: se for usar aros 700 deverá verificar se  o seu quadro e seu garfo comportam esse tamanho maior. Muito cuidado se tiver suspensao, pois a mesma pode baixar e pegar no pneu te levando a um tombo feio.
freios: se for usar freios v-brake precisará de adaptações pois os bosses nao conseguirao acompanhar o novo tamanho dos aros, e seus freios nao funcionarao, requerendo instalação de bosses mais altos ou alguma outra adaptação. SE for usar disco terá que trocar o garfo pra um que  tenha suporte para disco e terá que adaptar um suporte para disco traseiro ja que o quadro aspem nao o possui. nesse caso ja existem alguns adaptadores prontos por ai.
pneus: provavelmente conseguira colocar apenas pneus ate medida 23, se nao for problema pra vc manda brasa.
No mais se surgir algum outro problema será bem mais facil resolver.

Eu to bem loco pra fuçar na minha MTB pra deixar ela mais "speed" mas vou fazer algo mais simples, vou so trocar os pneus 26x1,90 por 26x1,00 e trocar o pedivela por um speed.



Não vai ter suspensão não, vou deixar o mais speed possível, a intenção é se gostar trocar o quadro e garfo por um de speed mesmo.

Os freios atuais de speed mesmo dá de colocar nesse quadro ou é impossível?
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:42
Originalmente postado por horusf horusf escreveu:

Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:

A titulo de experiencia vale sim, ja te adianto que tera alguns problemas a resolver logo de cara:
aros: se for usar aros 700 deverá verificar se  o seu quadro e seu garfo comportam esse tamanho maior. Muito cuidado se tiver suspensao, pois a mesma pode baixar e pegar no pneu te levando a um tombo feio.
freios: se for usar freios v-brake precisará de adaptações pois os bosses nao conseguirao acompanhar o novo tamanho dos aros, e seus freios nao funcionarao, requerendo instalação de bosses mais altos ou alguma outra adaptação. SE for usar disco terá que trocar o garfo pra um que  tenha suporte para disco e terá que adaptar um suporte para disco traseiro ja que o quadro aspem nao o possui. nesse caso ja existem alguns adaptadores prontos por ai.
pneus: provavelmente conseguira colocar apenas pneus ate medida 23, se nao for problema pra vc manda brasa.
No mais se surgir algum outro problema será bem mais facil resolver.

Eu to bem loco pra fuçar na minha MTB pra deixar ela mais "speed" mas vou fazer algo mais simples, vou so trocar os pneus 26x1,90 por 26x1,00 e trocar o pedivela por um speed.



Não vai ter suspensão não, vou deixar o mais speed possível, a intenção é se gostar trocar o quadro e garfo por um de speed mesmo.

Os freios atuais de speed mesmo dá de colocar nesse quadro ou é impossível?


Essa dos freios speed ate nem me atrevi a te indicar porque realmente nao sei como funcionam e se realmente tem como instalalos na bike sem maiores adaptações. Uma coisa que sei é que eles nao funcionam com manetes v-brake. tenta dar uma olhada no forum de cicloturismo, la tem altos projetos tesao de transformaçoes em mtb para hibridas, tem cada espetaculo de bike e cada exemplo de adaptações de babar.

Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:52
Gostar de speed é relativo. Antes de eu migrar para uma speed, transformei minha velha mtb numa híbrida. Garfo rígido, mesa mais baixa, guidão reto, pneus 1.5.
Para treinar no asfalto era muito bom, daí decidi comprar uma speed. De cara já se vê a diferença para uma híbrida. As relações de marcha são beeem mais pesadas e você tem que aprender a cadenciar melhor as pedaladas. Os pneus muito mais estreitos exigem de você atenção mais que redobrada. Qualquer erro de trajetória é difícil de corrigir. Buracos e olhos de gato então, mais atenção ainda. A postura também muda o seu comportamento sobre a bike. Os freios têm uma pegada diferente.
No final das contas, vendi a speed. Não me adaptei mesmo com alterações que eu tinha feito (pedivela compacto, cassete com mais dentes). É muito sofrimente e exigência para um ciclista que só quer diversão. Voltei pra híbrida.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 11:58
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Gostar de speed é relativo. Antes de eu migrar para uma speed, transformei minha velha mtb numa híbrida. Garfo rígido, mesa mais baixa, guidão reto, pneus 1.5.
Para treinar no asfalto era muito bom, daí decidi comprar uma speed. De cara já se vê a diferença para uma híbrida. As relações de marcha são beeem mais pesadas e você tem que aprender a cadenciar melhor as pedaladas. Os pneus muito mais estreitos exigem de você atenção mais que redobrada. Qualquer erro de trajetória é difícil de corrigir. Buracos e olhos de gato então, mais atenção ainda. A postura também muda o seu comportamento sobre a bike. Os freios têm uma pegada diferente.
No final das contas, vendi a speed. Não me adaptei mesmo com alterações que eu tinha feito (pedivela compacto, cassete com mais dentes). É muito sofrimente e exigência para um ciclista que só quer diversão. Voltei pra híbrida.


Tava falando com meu amigo, vamos tentar as duas hipóteses, ele vai adaptar o quadro dele e montar a speed e eu vou fazer uma híbrida, a princípio mesma configuração em ambas e vamos trocar de vez em quando, assim vou saber se a adaptação vale a pena, ele não liga para o quadro mesmo então podemos unir o útil ao agradável.

Quanto ao grupo, qual é o mais barato?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 12:09
transformar quadro de MTB em speed???
 
é facil..   tira todas as soldas do quadro de MTB, deixa só os tubos..  pega as medidas de geometria de uma speed e solda tudo denovo sguindo a nova geometria..   pois de MTB pra Speed muda apenas: TUDO.
 
angulos e comprimentos são todos diferentes.. 
 
uma hibrida vai ficar parecida com uma Speed..  até certo ponto vai..   mas é o mesmo q achar q um Land Rover com suspensão rebaixada e pneus slick vai andar igual uma ferrari..  ou q uma Ferrari com pneus lameiros e suspa levantada vai andar igual a um Jeep..     cada um na sua área.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 12:19
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

transformar quadro de MTB em speed???
 
é facil..   tira todas as soldas do quadro de MTB, deixa só os tubos..  pega as medidas de geometria de uma speed e solda tudo denovo sguindo a nova geometria..   pois de MTB pra Speed muda apenas: TUDO.
 
angulos e comprimentos são todos diferentes.. 
 
uma hibrida vai ficar parecida com uma Speed..  até certo ponto vai..   mas é o mesmo q achar q um Land Rover com suspensão rebaixada e pneus slick vai andar igual uma ferrari..  ou q uma Ferrari com pneus lameiros e suspa levantada vai andar igual a um Jeep..     cada um na sua área.


Pega leve cara.

Justamente por isso esse tópico, se eu achasse que dava ja tinha feito. De geometria eu so entendo o que tem na internet. A minha dúvida era se dava ou não.

Apesar da crítica pesada a sua idéia de dessoldar todos os tubos e ressoldar na geometria nova não acho um absurdo se for um cara que entenda fazer. Amadores como eu e meu amigo se divertem em inventar coisas que podem dar certo.

Afinal se Franklin não fosse tão retardado em empinar pipa numa tempestade a gente poderia não estar conversando hoje aqui não é mesmo?

Mas valeu a idéia mesmo assim, meu amigo também gostou eheheheh, se o frankstein dele ficar bonito eu bato uma foto e ponho no post, mas se não der certo eu bato também e posto eheheheheh, pelo menos ninguém mais vai se arriscar.

Pra muita gente isso é meio que um tapa na cara essa história toda, mas também era quando o pessoal começou com as híbridas, sei que vai aparecer um monte de gente criticando mas não dá nada, quando fix o post já sabia que isso ia acontecer.

Mantendo o respeito toda crítica é bem vinda...
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 12:39
horusf,
 
não me entenda mal, em nehum momento quiz "pegar pesado".
 
mas o q eu disse é real..  se quer uma speed..  ou compra uma, ou faz uma..  se vc tem um quadro de MTB e quer adaptar ele..  o melhor e usar só os tubos e fazer tudo do zero mesmo..  ai sim vc vai ter uma speed como deve ser. 
 
hibrida é uma coisa "meio estranha"..  tem um pouco de cada coisa, mas não é nem uma nem outra...   tem um pouco do conforto da MTB com um pouco do desempenho da speed....   
 
digo isso por experiência propria..  montei uma MTB com pneus 1.0 e relação de speed pra treinar na estrada...  era melhor q girar de MTB, mas o desempenho não chega nem perto de uma speed... e o posicionamento tb é outro.
 
se vc e seu amigo tem ferramentas e disposição pra fabricar a speed usando os tubos do quadro da MTB..  ótimo..  dou total apoio e acredito q o resultado final vai ser bem melhor tb..  só mantenha a atenção no alinhamento dos tubos durante a soldagem.
 
Abs 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 12:50
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

horusf,
 
não me entenda mal, em nehum momento quiz "pegar pesado".
 
mas o q eu disse é real..  se quer uma speed..  ou compra uma, ou faz uma..  se vc tem um quadro de MTB e quer adaptar ele..  o melhor e usar só os tubos e fazer tudo do zero mesmo..  ai sim vc vai ter uma speed como deve ser. 
 
hibrida é uma coisa "meio estranha"..  tem um pouco de cada coisa, mas não é nem uma nem outra...   tem um pouco do conforto da MTB com um pouco do desempenho da speed....   
 
digo isso por experiência propria..  montei uma MTB com pneus 1.0 e relação de speed pra treinar na estrada...  era melhor q girar de MTB, mas o desempenho não chega nem perto de uma speed... e o posicionamento tb é outro.
 
se vc e seu amigo tem ferramentas e disposição pra fabricar a speed usando os tubos do quadro da MTB..  ótimo..  dou total apoio e acredito q o resultado final vai ser bem melhor tb..  só mantenha a atenção no alinhamento dos tubos durante a soldagem.
 
Abs 


Fica frio, são de críticas que saem as boas idéias.

Sim meu amigo tem todo o ferramental necessário, inclusive uma mesa de nivelação ou nível sei lá o nome, ele conserta quadros de moto batidas e algumas bikes também, por isso digo que ele tem uma boa noção.

Ele vai fazer no quadro dele pra teste, se funcionar e dependendo do custo faço no meu também, mas acredito que alinhamento e soldas não vão ser problema, o que me preocupa mais é a geometria e o restante das adaptações, freios direção e etc.

A caixa de direção e o movimento central da speed tem diâmetros internos diferentes da MTB ou o standart da MTB é o mesmo da Speed e o Over da MTB é o mesmo da Speed?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 13:05
caixa de direção é a mesma..  std é 1" e over é 1 1/8", tanto pra speed qto pra MTB.
 
cental tb acho q sejam os mesmo..  mas não tenho certeza.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 14:01
horusf,

Uma dúvida: já pedalou em uma speed? Nem que tenha sido emprestada de um conhecido?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 14:08
ja sim, em uma monark super 10. Achei legal, principalmente pq ando sempre a mil com a MTB.
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 15:36
trocar o pedevela de mtbk pra speed é besteira pois toda geometria e aerodinamica dos qudros de mtbk são para os pedevelas mtbk. Vamos supor:  com uma relação K7 11/34 e PDVL 53/39 vc não vai ter pernas pra girar no 53X11 em um qdro mtbk  e rodas 26. A unica vantagem é nas descidas e mesmo assim qdo estiver pedalando pois qdo parar a aerodinamica do qdro mtbk vai frear.
Eu uso uma "speeder" que é uma DiamondBack 1994 Axis com garfo rigido e K7 11/34 com pdvl 44/32 (2X9).Tirei a coroinha e coloquei pneus 1.0. Fica o bicho e posso garantir que anda muito, tanto pra baixo qto pra cima, e não perdeu a caracteristica Mtbk.
Mtbk é Mtbk e Speed é Speed.



Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:07

          Salve horusf.
          Vou ficar de olho nesse tópico pois tbm tenho uma antiga trek 830 q to a fim de deixar melhor p asfalto.
          Acho q é por aí o q se consegue, transformar uma mtb em speed não é fácil, mas melhorar muito o desempenho de uma mtb p asfalto (híbrida)  é bem mais fácil e possível. Monark super 10 tbm é beeeem diferente de uma speed atual, mas já dá p ir sentindo o gostinho... acho q os quadros vc escolheu bem, mas eles não são tão grandes assim, se não estou enganado na época esses quadros só eram fabricados no tamanho 18.
          Onde conseguiu referencias das geometrias dos diferentes tipos de quadros?
          Abraço.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:11
fuba,
 
53x11 com roda 26 é mais leve q 53x11 com roda 700.   qto maior a roda, mais pesada a relação final e maior a velocidade alcançada.
 
e se comparar um quadro de TT super aerodinamico com um de MTB..  até concordo q o de MTB vai ter maior arrasto..  mas um de speed normal com um de MTB normal..  não vai ser o quadro q vai prejudicar a aerodinamica.. 
 
o posicionamento do ciclista sobre a bike é q vai ter grande influencia na aerodinamica..  e na speed com o guidão curvo é possivel ficar numa posição bem mais aerodinamica q numa MTB.. ai sim tem bastante diferença entre speed e MTB.. mas devido ao posicionamento do ciclista e não ao quadro em si.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:14
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:


          Salve horusf.
          Vou ficar de olho nesse tópico pois tbm tenho uma antiga trek 830 q to a fim de deixar melhor p asfalto.
          Acho q é por aí o q se consegue, transformar uma mtb em speed não é fácil, mas melhorar muito o desempenho de uma mtb p asfalto (híbrida)  é bem mais fácil e possível. Monark super 10 tbm é beeeem diferente de uma speed atual, mas já dá p ir sentindo o gostinho... acho q os quadros vc escolheu bem, mas eles não são tão grandes assim, se não estou enganado na época esses quadros só eram fabricados no tamanho 18.
          Onde conseguiu referencias das geometrias dos diferentes tipos de quadros?
          Abraço.


Na verdade a parte de geometria os sites dos fabricantes fornecem, quem vai cuidar disso é meu amigo que vai fazer a remontagem, a princípio ele vai basear a geometria na scott addict, como ele vai fazer não sei, mas esse cara é o bixo ja vi ele fazer muito milagre.
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:16
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

fuba,
 
53x11 com roda 26 é mais leve q 53x11 com roda 700.   qto maior a roda, mais pesada a relação final e maior a velocidade alcançada.
 
e se comparar um quadro de TT super aerodinamico com um de MTB..  até concordo q o de MTB vai ter maior arrasto..  mas um de speed normal com um de MTB normal..  não vai ser o quadro q vai prejudicar a aerodinamica.. 
 
o posicionamento do ciclista sobre a bike é q vai ter grande influencia na aerodinamica..  e na speed com o guidão curvo é possivel ficar numa posição bem mais aerodinamica q numa MTB.. ai sim tem bastante diferença entre speed e MTB.. mas devido ao posicionamento do ciclista e não ao quadro em si.


HUMM,

Cara não sei quanto a vocês mas essa história maluca ta me rendendo bastante informação...
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:41
Royo,
Então uma mtbk com tubos de cromo, daqueles com diametro classico, guidon de speed, pneus 1.0, 53/39 por 11/34, mesmo pesando 10 kg é "quase" a mesma coisa que uma speed?

Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 16:53
fubá,
 
espero q estejemos falando da mesma coisa..   vc falou em aerodinamica do quadro.  ai tem q se avaliar apenas e exclusivamente o quadro..   e não o ciclista + quadro 
 
e em termos de aerodinamica, o  peso não tem nenhum influencia... tanto faz se o tubo é de carbono extra leve ou de aço maçico super pesado..  pra aerodinamica o q vale é o formato do tubo e não o seu peso.
 
como o q vai afetar a aerodinamica é o formato dos tubos..   ai se vc pegar uma MTB com tubos redondos e uma speed tb com tubos redondos.. as duas bikes com tubos de diametros iguais,   a aerodinamica do quadro da bike de speed vai ser praticamente a mesma da MTB.
 
como falei o q muda é o posicionamento do ciclista sobre a bike..  isso sim tem influencia..  mas apenas o quadro não.
 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:03
Sim Royo, estamos falano da mesma coisa.
Justamente por isto coloquei a possibilidade do guidon speed em mtbk, pois assim a posição do piloto ficaria mais aero. O exemplo do tubo foi para comparar os tubos "finos" de cromo das mtbks antigas com os tubos de cromo das speeds antigas. Então levando em cosideração a aerodinamica praticamente igual, vale a pena, nas categorias de mtbk em provas de speed correr com guidon de speed e PDVL 53.
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:06
Interessante, logo então a mudança aerodinâmica no quadro no meu caso não se faz necessária? Somente adequar pneus freios e grupo?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:23
Fubá,
 
não sei se é permitido usar guidão de speed em prova de mtb de asfalto.. acredito q não deva ser, justamente pelo ganho aerodinamico q vc teria pelo uso do guidão mais baixo e mais estreito.
 
 pedevela eu sei q pode.. 
 
Horusf,
 
aerodimanica dos tubos do quadro é uma coisa..  medidas de geometria e o posicionamento do ciclista sobre a bike é outra coisa..   não dá pra pensar apenas na aerodinamica do quadro, pois a bike não anda sozinha.. precisa de alguem em cima dela né.
 
ai as alterações de geometria ( angulos e comprimentos) do quadro de mtb pra um de speed vão mudar e muito o rendimento final do conjunto bike + ciclista.  se vai mecher no quadro.. ja meche em tudo e faz tudo igual speed mesmo.  não precisa fazer tubos aerodinamicos não..  deixa tudo redondo mesmo.. mas siga a geometria dos quadros de speed.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:25
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Fubá,
 
não sei se é permitido usar guidão de speed em prova de mtb de asfalto.. acredito q não deva ser, justamente pelo ganho aerodinamico q vc teria pelo uso do guidão mais baixo e mais estreito.
 
 pedevela eu sei q pode.. 
 
Horusf,
 
aerodimanica dos tubos do quadro é uma coisa..  medidas de geometria e o posicionamento do ciclista sobre a bike é outra coisa..   não dá pra pensar apenas na aerodinamica do quadro, pois a bike não anda sozinha.. precisa de alguem em cima dela né.
 
ai as alterações de geometria ( angulos e comprimentos) do quadro de mtb pra um de speed vão mudar e muito o rendimento final do conjunto bike + ciclista.  se vai mecher no quadro.. ja meche em tudo e faz tudo igual speed mesmo.  não precisa fazer tubos aerodinamicos não..  deixa tudo redondo mesmo.. mas siga a geometria dos quadros de speed.


Bele...

Agora ja temos uma ideia do que fazer...
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:29
Royo,
aqui no RJ acho que é permitido sim. De qualquer forma um avanço invertido + um guidon serrado curto ja fariam uma diferença. Reparou na edição deste ano da LeadVille 100 que o LA ganhou? La tem um cara, não me lembro exatamente quem, mas de ponta que ta usando um guidon speed na mtbk.
Abraço e obrigado pelas dicas.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:36
hehehe..  se não puder usar guidão de speed..  põe a mesa com inclinação pra baixo e usa um guidão riser..  mas invertido tb.Wacko
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 17:42
vai ficar pitorescoLOL
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 00:00
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

hehehe..  se não puder usar guidão de speed..  põe a mesa com inclinação pra baixo e usa um guidão riser..  mas invertido tb.Wacko


Sabe que me deu ima idéia?

estava pensando em comprar uma mesa mais baixa ou um gudão reto, já que nem tirando o último espaçador eu fiquei totalmente satisfeito com a posição. É que a frente ficou um pouco mais alta depois de colocar uma suspensão nova.
Se eu inverter a mesa pode ser que dê. Fica esquisito mas a posição pode melhorar
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 10:14
Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

hehehe..  se não puder usar guidão de speed..  põe a mesa com inclinação pra baixo e usa um guidão riser..  mas invertido tb.Wacko


Sabe que me deu ima idéia?

estava pensando em comprar uma mesa mais baixa ou um gudão reto, já que nem tirando o último espaçador eu fiquei totalmente satisfeito com a posição. É que a frente ficou um pouco mais alta depois de colocar uma suspensão nova.
Se eu inverter a mesa pode ser que dê. Fica esquisito mas a posição pode melhorar


Esquesito não, aqui eu e meus amigos sempre usamos invertida, fica mais racing a posição, todo mundo aqui vive fazendo racha um com o outro, a hora que migrarmos pra speed a gente se mata ahahahahhahahah
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 14:13
é so reparar que a maioria dos avanços de boa marca tem os nomes escritos nas duas posições. Ja é pensando na inversão.
Voltar ao Topo
miguelmaam Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Dez 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miguelmaam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 12:34
Horusf meu chapa! Eu acho uma speed muito louca, então apoio totalmente a idéia! Porém defendo também que pegar um quadro com a respectiva geometria "nativa" é melhor do que adaptações... não acho o fim da picada se tiver tempo para dedicar e fazer a adaptação, é certo que ganhará experiência e economizará os passos de muita gente aqui.. Ermm
Na Europa é mais comum essa coisa de fabricação "sob medida" e a habilidade do profissional aumenta a cada novo desafio... pegar um quadro pronto não tem essa etapa, seja ela chamada de diversão ou dor de cabeça..

Minhas magrelas estão ficando prontas, pesquisei bastante na internet para inspirar novas idéiasLamp, se precisar alguma coisa, pode contar comigoThumbs Up
Voltar ao Topo
fhms39 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
TUPA-SP
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhms39 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 15:30
NA MINHA OPINIAO É COMPLICADO, PQ AS SPEED É ESPECIFICA PARA ALTAS VELOCIDAS SUA AERODINAMICA JÁ A MTB É FEITA DE FORMA DIFERENTE. ABRAÇO.
Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 10:23
Originalmente postado por MAAM MAAM escreveu:

Horusf meu chapa! Eu acho uma speed muito louca, então apoio totalmente a idéia! Porém defendo também que pegar um quadro com a respectiva geometria "nativa" é melhor do que adaptações... não acho o fim da picada se tiver tempo para dedicar e fazer a adaptação, é certo que ganhará experiência e economizará os passos de muita gente aqui.. Ermm
Na Europa é mais comum essa coisa de fabricação "sob medida" e a habilidade do profissional aumenta a cada novo desafio... pegar um quadro pronto não tem essa etapa, seja ela chamada de diversão ou dor de cabeça..

Minhas magrelas estão ficando prontas, pesquisei bastante na internet para inspirar novas idéiasLamp, se precisar alguma coisa, pode contar comigoThumbs Up


Valeu pelo apoio, sempre tive fascínio por speeds, um dos quadros já está todo desmontado, esse fim de semana vou bater umas fotos pra mostrar o processo, a princípio acho que vai dar certo sim...
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 11:05
bom, muita gente falou muita coisa, mas não falou o essencial.

1. uma mtb tem chain stays longos pr aumentar o conforto. uma speed tem os chain stays curtos pra melhorar o desempenho e as tourings tão no meio termo. em tempo: caloi 10 antiga e monark 10 não são speeds, sua geometria é touring.

2. uma mtb tem ângulo do seat tube em torno de 70 graus. aumenta o conforto, permite um aposição mais ereta, usa mais os músuculos da coxa pra fazer força. caixa dopedivela mais alta pra não bater no chão, nos obstáculos.

3. speeds (e algums tourings) têm o ângulo do seat tube entre 73,5 e 74 graus. em relação tb à linha dos eixos, a caixa do pedivela é mais baixa, aumenta o conforto em longas pedaladas. o ângulo do seat tube permite usar bem os músculos da perna e tb ter o corpo mais projetado à frente, melhorando a aerodinâmica.

4. speeds de TT e triathlon têm seat tube em torno de 78 graus. poupa os músculos da perna que serão usados na corrida depois da pedalada. e colocam o ciclista numa posição bem projetada à frente, pra se apoiar sobre os cotovelos no guidão clip, melhorando a aerodinâmica. o conforto é nulo, quase zero, o desempenho - já que se pedala sem vácuo - é priorizado.

5. em tese, fazer a dessolda do quadro e a ressolda dos tubos mudando a geometria é possível. mas terá que se mudar não apenas os ângulos de soldagem, mas tb o comprimento dos tubos. a balança traseira, formada pleos dois seta stays e chain stays muda completamente. é preciso tb mudar o ângulo do tubo frontal onde vai o garfo, muda o ângulo tb. esse tubo é importante. menores ângulos dão bikes mais estáveis, confortáveis. ângulos maiores dão bikes mais ágeis.

6. eu acho um trabalhão gigantesco. vai ficar um quadro pesado. pois os tubos usados em quadros de MTB normalmente são muito mais grossos que os usados em speeds, mesmo quando se copara o mesmo material: cromo com cromo, aço carbono com aço carbono, alumínio com alumínio.

7. horusf, tente andar numa speed de verdade, não na monark, 10 que tem geometria touring. eu tenho mtb, caloi 10 antiga e speed. são 3 bichos muito diferentes entre si. as caloi 10 antigas são um primor de conforto, e as speeds atuais muitas vezes parecem feitas pra fazer o cidadão sofrer... tente tb ver um quadro de speed de perto, colocar do lado dos quadros de mtb, pra verificar como os ângulos são diferentes. isso com qq speed, pq entre speeds  tb há diferenças, pequenas no visual, mas que mudam muito o desempenho.

8. e se vc tem intimidade com solda, eu recomendo tb fuçar bastante o mundo das reclinadas. se eu soubese soldar, acho que passaria meus dias montando reclinadas. são mais confortáveis que speeds, e mais rápidas. alguns modelos com carenagem passam dos 100 kms hora. no plano...
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 14:26
Ogum,
 
Sou compleatamente ignorante nesse tem "reclinadas", que bikes são essas ? tem algum site para indicar para mais infos ?
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 16:14
Originalmente postado por dagombb dagombb escreveu:

Ogum,
 
Sou compleatamente ignorante nesse tem "reclinadas", que bikes são essas ? tem algum site para indicar para mais infos ?

http://www.zohrer.com.br/
esse é um fabricante brasileiro
http://alain_jannuzzi.sites.uol.com.br/
esse faz artesanalmente
http://bicicletasreclinadas.vilabol.uol.com.br/paginas/ernani.htm
esse artigo é bem didático
http://biciinsana.blogspot.com/2009/01/recumbent-bikes-bicis-reclinadas.html
aqui tem três ilustrações com diversos modelos.

tem muito mais info em inglês. se digitar "recumbent bike" no google imagens, entre aspas mesmo, sai um zilhão de modelos.

podem ter tração trseira, tração dianteira. podem ter guidão por cima, guidãopor baixo. duas ou 3 rodas.

dependendo da geometria são muito velozes. fora proibidas pela UCI em 1934, pq um cilista, o f. fauré, em 1933 papou todos os records da UCI com uma bike assim. a vantagem aerodinâmica é brutal em relação às bikes "normais".



na foto acima, vc tem uma comparação relativa à aeordinâmica frontal.
nas 4 imagens da esquerda vc tem uma speed com as 4 possibildiades básicas de posicionamento: mãos em cima do guidão, nos stis, na parte baixa do guidão e com guidão clip.
ao lado, uma reclianda mais alta, dá pra perceber que embora o ciclista esteja lá em cima, com a cabeça bem em pé, as pernas tão altas e a silhueta que resiste ao vento é menor.
na última imagem, da direita, temos uma reclinada "low racer" - corredora baixa.

aí a silhueta apresentada pra resistir ao vento é a menor possível.

se ainda por cima vc colocar uma carenagem, pra melhorar ainda mais aerodinâmcia, vc pode passar de 100  kms por hora no plano.

nesse vídeo, uma reclinada acima dos 115 kms hr:


preste atenção no míssil  marrom.


no vídeo a velocidade tá em milhas por hora. acima dos 132 kms/h


aqui dá pra ver a bike sem carenagem. ela tem tração dianteira.

mas esse é um outro mundo, em relação às bikes.  a organização que cuida dos records e competiçãoes é a IHPVA, não a UCI.









asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X