Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Técnicas de respiração
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Técnicas de respiração

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
laurent Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2007
France
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurent Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 02:45
Alex,
 
Parabens pela licao, gostei de te ler,
 
Muito legal tuas repostas, tem vez que vc abusa um pouco,
mas esta vez vc foi um deus no assunto
 
valeu~!!!
No Brain = No brakes!!!!Laurent
Voltar ao Topo
alexandrerpo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Bebedouro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandrerpo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2009 as 23:58
Pessoal,
Muito obrigado a todos pelas respostas ao post
Alex, Waldson, Leonardo, mandaram muito bem!
Fiz algumas experiencias sugeridas no topico essa semana, no meu percurso de treino, dentro da cidade e o que pude notar:
- Nao consegui transformar meu motor 1.4 num 2.0,como o comparativo que o Alex faz, mas consegui regular a carburação  com o que foi sujerido no topico (expirar com força, inspirar em etapas).Também alterei a marcha nas subidas, coloquei mais pesada pois estava com "giro demais" acabava atrapalhando.Com isso consegui chegar ao fim da subida sem aquela sensação de falta de energia nas pernas e a dor muscular dentro do suportavel.
Alex, voce tem alguma sugestão de treino para melhorar o preparo fisico?tem algum post relacionado no forum?
No percurso que faço durante a semana, tem uma subida (aproximadamente 2km).A meta é nao cair a velociade abaixo dos 9km e nas retas e falsas retas nao cair abaixo de 18km).
Voltar ao Topo
Átila D.M. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2007
Mogi Mirim - SP
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Átila D.M. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2009 as 00:44
Tópico muito interessante. Este também merecia ser incluso em "Tópicos Frequentes".
Quanto às técnicas de respiração, eu nunca gostei de inspirar rápido e expirar devagar, isso dá tontura em mim. No mais, desmaio. Eu acostumei a inspirar devagar e expirar com tudo, mesmo em situações que eu perco o fôlego.
Voltar ao Topo
alexandrerpo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Bebedouro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandrerpo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2009 as 01:27
Pessoal,
Achei que esse tópico teria relação com o assunto
 
abs
alexandre
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2009 as 01:41
Alexandre,

minha opinião: vc conseguiu controlar sua respiração pq conseguiu controlar seu esforço. Em outras palavras, se tivesse extrapolado seu limite, teria sofrido da mesma forma que sofreu antes. Provavelmente, sua velocidade na subida nesta segunda vez foi menor do que na primeira. Mas realmente, um giro maior (marcha mais leve) costuma exigir mais dos pulmões (FÔLEGO), enquanto uma marcha mais pesada exige mais dos músculos (FORÇA). Essa é a diferença que vc sentiu, na minha humilde opinião não tem muita relação com qualquer exercício ou técnica de respiração.

Como eu expliquei, ajuda tornar consciente a respiração. Estabelecer um RITMO que equilibre o esforço, a cadência e a respiração é uma tecnica de escalada, por exemplo - e funciona. Mas o controle da respiração é automático (e não voluntário, como disseram em algum post lá atrás), determinado por alguns fatores quando estamos em repouso (principalmente a acidez do sangue), por outros quando estamos em exercício leve ou moderado (taxa metabólica e produção de CO²) e finalmente qdo atingimos níveis maiores de esforço, a ventilação é reforçada pelo aumento de acidez causado pelos íons de hidrogênio (todo esse controle é feito no bulbo cerebral através de neurônios e sensores específicos, etc.).

Pra quem não sabe, o aumento dos íons de H é relacionado ao acúmulo de LACTATO, ou ácido láctico, nos músculos. Não é coincidência que esse ponto é exatamente o Limiar Anaeróbico (ou Limiar de Lactato), ou tb LIMIAR... adivinha... VENTILATÓRIO! Wink

Existem vários exercícios pra melhorar o condicionamento, Alexandre. Mas é complicado, mais complicado que esse assunto que estamos debatendo. Tem alguns tópicos por aqui mesmo onde já falamos sobre isso, e existem alguns livros, revistas, textos na net, etc... Mas basicamente, vc precisa forçar seu corpo em "doses" (intervalos) cada vez maiores e/ou mais intensas, balanceadas com descanso e nutrição, pra melhorar seu condicionamento. Mas se estiver no começo, apenas pedalar sua bike com frequência e consistência, sem stress, já vai proporcionar ganhos.


Editado por Alex SP - 28 Mar 2009 as 01:42
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 15:55
Caro Alex - o meu diagnóstico, após uns 2 minutos folheando esse post, é.... você está com tempo sobrando - e muuuuuiiiito!!!!
Faz tempo - uns 30 anos - que já se sabe que isso de volume do pulmão, se 3,5 litros, se 4,5 litros, e de técnica respiratória, etc., que todos do esporte julgavam, no tempo do meu pai (nadou 100m na casa dos 1 min e poucos segundos, em 1930 e tanto, e quase foi a uma olimpíada pelo Brasil, apesar de ter nascido na Bélgica) que o volume de fluxo de ar = oxigenio era um limitante de condicionamento e resultados em modalidades do atletismo, ciclismo, natação, etc...
Quando comecei no esporte mais sério, remo, primeiro, e depois ciclismo, isso em 1976, 1977, alguns menos atualizados ainda falavam disso - técnica respiratória, volume de pulmão, exercícios para fortalecer os músculos respiratórios - mas já eram outdated.. do ponto de vista do desempenho, claro - agora, se estivermos falando de ioga, relaxamento, concentração, etc., é outro papo.
Se o cara não estiver condicionado, no geral, pode botar uma turbina injetando oxigenio puro nos pulmões que a musculatura saturada de lactato não vai funcionar melhor, não.
Grande abraço, monge budista, ícone da pregação no deserto!!
Tá nublado/chuvoso em SP, acordei tarde, e tenho um compromisso com o meu rolo - tou podre, gordo, começando 2010 já, com 60% da capacidade aeróbica que mantive de fevereiro a setembro de 2009 - e uns 5 kg acima - tenho que melhorar para subir o tal Jaraguá sem ter que descer da bike - abs! Fui! 2 x 20 minutos na veia - vai melhorar em menos de 60 dias a minha capacidade pulmonar e técnica respiratórias!!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 13:32

Aproveitando o tópico, aquelas eventuais dores no abdomem em dado momento de maior cansaço creio que tem relação com respiração errada.

É isso?
Qdo isso me ocorre, passa rápido diminuindo o ritmo, mas conheço quem tem maior dificuldade, é mais frequente e não passa fácil
Voltar ao Topo
Pagani Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Nov 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pagani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 16:29
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Aproveitando o tópico, aquelas eventuais dores no abdomem em dado momento de maior cansaço creio que tem relação com respiração errada.

É isso?
Qdo isso me ocorre, passa rápido diminuindo o ritmo, mas conheço quem tem maior dificuldade, é mais frequente e não passa fácil
Essa dor é resultado de respirar pela boca, sendo o correto eh inspirar pelo naris e soltar pela boca...
 
Outra que a tal "bombinha" é um bronco dilatador, que além de viciar em uso prolongado, faz com que os batimentos cardiacos acedelrem de forma perigosa quando somados a pratica de esportes...
 
[]´s
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 16:53
Pô Clythio, vc ressuscitou esse tópico pra me dar uma zuada? LOL Hehehe... E quanto aos seu estado, pára de exagerar... E vc tem meu telefone e meu email, qdo quiser dar um rolê e fazer um treino, conhecer um pico novo por aqui, etc... é só avisar Wink Não pedala mais pq não quer!!! LOL
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 19:47
Originalmente postado por Pagani Pagani escreveu:

Originalmente postado por Match Match escreveu:

Aproveitando o tópico, aquelas eventuais dores no abdomem em dado momento de maior cansaço creio que tem relação com respiração errada.

É isso?
Qdo isso me ocorre, passa rápido diminuindo o ritmo, mas conheço quem tem maior dificuldade, é mais frequente e não passa fácil
Essa dor é resultado de respirar pela boca, sendo o correto eh inspirar pelo naris e soltar pela boca...
 
[]´s


Errado... não tem nada a haver com respirar pela boca/nariz. O que acontece é que a tendência de quem não respira corretamente é inspirar mais do que expirar. Com isso o pulmão se expande,  por causa desse ar residual que não é colocado para fora, causando assim uma compressão do baço ou figado, que são orgãos bem irrigados, levando à dor. Normalmente depois da refeição a dor vai ser no lado direito (figado).

Em corrida, é comum se inspirar durante 2 ou 3 passos, e expirar na mesma medida, 2 ou 3 passos. Façam a experiência, quando sentir a dor, forcem a expiração.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 13:12
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por Pagani Pagani escreveu:

Originalmente postado por Match Match escreveu:

Aproveitando o tópico, aquelas eventuais dores no abdomem em dado momento de maior cansaço creio que tem relação com respiração errada.

É isso?
Qdo isso me ocorre, passa rápido diminuindo o ritmo, mas conheço quem tem maior dificuldade, é mais frequente e não passa fácil
Essa dor é resultado de respirar pela boca, sendo o correto eh inspirar pelo naris e soltar pela boca...
 
[]´s


Errado... não tem nada a haver com respirar pela boca/nariz. O que acontece é que a tendência de quem não respira corretamente é inspirar mais do que expirar. Com isso o pulmão se expande,  por causa desse ar residual que não é colocado para fora, causando assim uma compressão do baço ou figado, que são orgãos bem irrigados, levando à dor. Normalmente depois da refeição a dor vai ser no lado direito (figado).

Em corrida, é comum se inspirar durante 2 ou 3 passos, e expirar na mesma medida, 2 ou 3 passos. Façam a experiência, quando sentir a dor, forcem a expiração.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 13:17
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por Pagani Pagani escreveu:

Originalmente postado por Match Match escreveu:

Aproveitando o tópico, aquelas eventuais dores no abdomem em dado momento de maior cansaço creio que tem relação com respiração errada.

É isso?
Qdo isso me ocorre, passa rápido diminuindo o ritmo, mas conheço quem tem maior dificuldade, é mais frequente e não passa fácil
Essa dor é resultado de respirar pela boca, sendo o correto eh inspirar pelo naris e soltar pela boca...
 
[]´s


Errado... não tem nada a haver com respirar pela boca/nariz. O que acontece é que a tendência de quem não respira corretamente é inspirar mais do que expirar. Com isso o pulmão se expande,  por causa desse ar residual que não é colocado para fora, causando assim uma compressão do baço ou figado, que são orgãos bem irrigados, levando à dor. Normalmente depois da refeição a dor vai ser no lado direito (figado).

Em corrida, é comum se inspirar durante 2 ou 3 passos, e expirar na mesma medida, 2 ou 3 passos. Façam a experiência, quando sentir a dor, forcem a expiração.
 
Faz sentido o que voce disse - estoque de ar em excesso. É que aquela tendência natural de desespero à procura de ar qdo do cansaço e esquecer da troca. Qdo descançado tudo isso é involuntário, nem pensamos na respiração, mas qdo a demanda por ar é maior é outra conversa
Entrando ar pela boca ou nariz não deve fazer diferença a ponto de causar dor.
 
Voltar ao Topo
ChamberLaw´s Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2009
Sumare - SP
Offline
Mensagens:488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ChamberLaw´s Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 13:16
Bom dia
"Mantenham esse tópico!".
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 19:05
Originalmente postado por PauloBSB PauloBSB escreveu:

Em pedais longos, muitas vezes sinto dor no final da costela, na altura do fígado. Em seguida a energia baixa muito.
Me disseram que é respiração incorreta. Alguém sabe se procede?


também sinto dores na lombar no final e após pedais muito longos.
Será algo relacionado a nervo ciático???

Saiba o que é a dor do nervo ciático, quais as causas, os sintomas, o tratamento e a forma de prevenção do problema.

A dor do nervo ciático é causada pela inflamação deste nervo, percorre a região da glútea e a parte posterior das pernas. Pessoas que ficam sentadas durante muito tempo, como motoristas de ônibus e táxi, são alvos preferenciais da dor do nervo ciático. Isso acontece porque o fêmur, osso da coxa, pode comprimir o nervo ciático e provocar dores. Essa dor pode surgir também quando se está em pé ou caminhando e ocorre uma contração muscular que comprime o nervo. Idosos e mulheres que usam salto alto com freqüência também estão mais propensos a ter a inflamação.

Uma das causa da dor do nervo ciático é a hérnia de disco, que é o deslocamento da substância gelatinosa que age como uma “almofada” entre diferentes vértebras que integram a coluna. Os discos formam hérnias por enfraquecimento, sobrecargas ou movimentos bruscos. Além da hérnia o problema também pode ser causado por uma afecção artrítica das vértebras ou um tumor. Dores semelhantes às causa das pelo nervo ciático podem ser sintomas de outras doenças, o que exige consulta médica para o diagnóstico e tratamento adequado.

O primeiro sintoma é uma dor intensa ao longo de toda a extensão do nervo ciático, que, em geral, só desaparece quando a pessoa deita. Quando o ataque é forte, tende-se a contrair a região lombar e a dobrar a perna dolorida.

O repouso é o melhor remédio para a inflamação do nervo ciático. A dor também pode ser atenuada com uma postura que relaxe o nervo, como a flexão dos joelhos, como as costas bem apoiadas em uma superfície plana e moderadamente rígida. Os ataques do nervo ciático devido à hérnia de disco pode prolongar-se por várias semanas e, neste caso, o médico sugere repouso e, de acordo com a intensidade da dor, antiinflamatórios e compostos vitamínicos do grupo B. Nos casos de hérnia de disco, a alternativa é a cirurgia.

Os adultos, especialmente aqueles com problemas nas costas, devem evitar movimentos bruscos e não carregar peso. Os que pertencem a este grupo de risco podem fortalecer a musculatura das costas com exercícios suaves e controlados. Também é recomendável o uso de sapatos confortáveis. O salto alto do calçado feminino tende a acentuar a carga do peso do corpo na região inferior das costas, e, por isso, o seu uso deve ser limitado.


Editado por César Ribeiro - 25 Mar 2010 as 19:22
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 19:20
Originalmente postado por PauloBSB PauloBSB escreveu:

Em pedais longos, muitas vezes sinto dor no final da costela, na altura do fígado. Em seguida a energia baixa muito.
Me disseram que é respiração incorreta. Alguém sabe se procede?


Também pode ser hérnia de disco.
1. HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

A palavra ‘hérnia’ significa deslocamento de algo para fora de seu lugar habitual. Na hérnia de disco, o que ocorre é um deslocamento do núcleo, a parte interna do disco intervertebral, através de uma ruptura do anel fibroso, a parte externa do disco. Isso pode ser comparado ao que acontece quando a capa de uma almofada se rasga e parte da espuma do recheio sai. Geralmente o fragmento de núcleo que escapa de dentro do disco comprime uma das raízes do nervo ciático, provocando dor forte em uma das pernas, o sintoma conhecido como dor ciática. Na maioria dos casos a hérnia de disco pode ser tratada com medicações para reduzir a dor e a inflamação do nervo, repouso relativo e fisioterapia. A cirurgia esta indicada nos casos em que não há melhora com o tratamento, ou quando o sofrimento da raiz nervosa é muito intenso. Existem vários tipos de técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias de disco, devendo-se procurar a mais adequada a cada caso.


Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 19:25
Quiropraxia: Quiropraxia enfatiza a terapia manual incluindo ajustes na espinha e outras manipulações das articulações e tecidos moles. Tradicionalmente a quiropraxia é baseada na premissa que subluxações vertebrais ou disfunções das articulações da espinha podem interferir com o sistema nervoso e resultar em muitos problemas de saúde diferentes.
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 22:37
Esse tópico já completou um ano desde que foi criado e ainda mantenho a mesma técnica de respiração. Tanto nas pedaladas como nas corridas de longa distância.

Editado por Ruberval - 26 Mar 2010 as 02:13
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 01:49
Eu não li todo o tópico, mas vou dar meu pitaco leigo aqui.
Eu aprendi um técnica bastante efetiva de respiração quando estava no Exército.
Durante as corridas, muitos já devem ter percebido, que são cantadas músicas com palavras de ordem.
Nos é ensinado que devemos cantar forte para forçar a respiração, pois expiramos com mais força ao cantar forte.
Pois, bem, na sequência disso, em corridas mais longas, a respiração forçada era feita aspirando em dois tempos e expirando em dois tempos.
Ficava num puxa-puxa, sopra-sopra, forçando o ar para dentro e para fora.
Isso não vai aumentar sua capacidade respiratória, que só virá com treinos aeróbicos, mas vai fazer com que você mantenha um bom ritmo respiratório enchendo ao máximo o pulmão e expelindo também o máximo de gás carbônico, otimizando sua respiração.
Importante que esse puxa-puxa, sopra-sopra seja acelerado de acordo com o ritmo impresso.
No caso da corrida a pé, segue exatamente as passadas, mas no caso da bike precisa ser adaptado porque nem sempre casa com o tempo da pedalada.
Eu sempre uso essa técnica e, por ajudar a manter o ritmo respiratório, sempre consegui resultados muito bons.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 02:16
Mafu,

A técnica que uso de puxar em tres etapas e soltar, também, em tres etapas tem a mesma origem que a sua. No meu caso aprendi quando tirei meu tempo de serviço obrigatório na Aeronáutica - 2ª Turma de 1980 - Base Aérea de São Paulo.

Nunca mais esqueci. A aprimorei e trouxe para o ciclismo de estrada.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 10:36
Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Mafu,
A técnica que uso de puxar em tres etapas e soltar, também, em tres etapas tem a mesma origem que a sua. No meu caso aprendi quando tirei meu tempo de serviço obrigatório na Aeronáutica - 2ª Turma de 1980 - Base Aérea de São Paulo.
Nunca mais esqueci. A aprimorei e trouxe para o ciclismo de estrada.


Aprendi e tomei gosto pela corrida também na Aeronáutica - 2a de 1994, Base Aérea de Brasília. Acho que foi a única coisa útil que aprendi lá. rsrsrsrs
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 12:05
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Eu não li todo o tópico, mas vou dar meu pitaco leigo aqui.
Eu aprendi um técnica bastante efetiva de respiração quando estava no Exército.
Durante as corridas, muitos já devem ter percebido, que são cantadas músicas com palavras de ordem.


Alguns colegas de pedal reclamam que eu falo demais. LOL Mas é resquício dessa técnica do exército. Quando corro sozinho pareço um louco.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 12:09
Mas parece-me dificil se adaptar a extrair todo o ar, ou seja, normalmente me esqueço da respiração profunda ao expelir, e então fica sempre meia inspiração/expiração.
É bem questão de habito
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 13:45
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Mas parece-me dificil se adaptar a extrair todo o ar, ou seja, normalmente me esqueço da respiração profunda ao expelir, e então fica sempre meia inspiração/expiração.
É bem questão de habito


Na verdade, não se trata de questão de hábito, mas sim de treino.
E não falo de treino físico e sim respiratório.
Quem aqui nã sentiu aquela dorzinha na altura do baço durante uma corrida a pé?
Pois é, a respiração forçada evita que aquela dor se manifeste pois ela é causada pela oxigenação deficiente.
Na natação, o treino da respiração é fundamental para você começar, iniciar mesmo, uma preparação física para o nado,, seja de resistência, seja de velocidade.
Então, se você não aprender a usar ao máximo os seus pulmões, vi chegar num ponto em que seu treinamento irá estagnar por falta de oxigenação adequada.
No início, isso fica forçado mesmo, mas com o treino, você começa a fazer naturalmente a respiração em dois tempos para aspirar e dois para expirar.
Deve-se buscar amplitude nos tempos da respiração.
Nada de respiração de grávida no parto.
A respiração curta não ajuda.
Deve ser rápida e buscar encher esvaziar os pulmões ao máximo.
Quem nunca fez, tente e relate aqui depois se sentiu a diferença.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 19:35
Ok
Vou ficar manis atento a isso. É que no dia dia-a-dia, agora, por ex, respiro curto e leve e nem me lembro de respiração. Daí, no treino tb esqueço que existe pulmão, etc.
 
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 04:06
UP!!!
"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 13:51
Eu tinha lido esse tópico a uns meses atrás e hoje voltei a ler de novo. Se fecharmos o tópico hoje tudo o que foi dito é uma aula (e ajuda muito) que ajuda a respirar melhor. Basicamente serei repetitivo mas minha estória é semelhante a de alguns acima. No início sentia dificuldade em respirar em cima da bike, quando comprei minha road (TT) então piorou, ficava me perguntando como respirar ficando todo curvado no clip. O que me ajudou foi lembrar dos 10 anos de TaeKwonDo, e do ano no exército (infantaria) onde a ''corridinha mixuruca'' matava meio mundo:
- manter o ritmo (duas passadas =  duas inspiradas; duas passadas = duas expiradas; ritmo)
- qdo sentia que aquela dorzinha queria aparecer nas costelas fazia o exercício de forçar a saída do ar (cantando mais forte, gritando, etc.)
No pedal no início apliquei a mesma teoria da corrida, deixo meus pés/giro ditar a minha respiração, hoje (seis meses depois) respiro no clip sentando a bota (90% FCM) e faço menos esforço para respirar do que fazia no início, virou algo + normal.
Se aqueles que tiverem ''problemas'' com respirar podem tentar aplicar essas dicas, com o tempo o condicionamento chega e vai ajudar ainda mais. Chegando a hora que respirar mesmo no tiro fica menos ''estressante'' do que é hoje a respiração normal.

ps: Cada esporte tem suas especificidades, eu pensava que nadar iria me ajudar na respiração na hora de correr, confesso que na prática isso não aconteceu, foi correndo mais, treinando tiro, que consegui melhorar meu desempenho e condicionamento na corrida. O mesmo valendo para o ciclismo, é treinando o ciclismo que melhoro o mesmo, no meu caso um esporte pouco tem ajudado na melhoria do outro. Pode parecer estranho mas a ajuda de um no outro é muito pouca.
Minha natação é um lixo. LOL

ps2: Esqueci de mencionar, no início eu seguia essa regra do respirar pelo nariz e expirar pela boca, um dia sai para correr com meu treinador e ele me recomendou aprender a respirar também pela boca do contrário não conseguiria aumentar a velocidade média da corrida. Putz, na hora pensei que ia ser uma droga pq qdo pensei em respirar pela boca me veio logo a idéia de ficar com dores. Treinei, treinei, treinei... hoje só respiro pelo nariz se a corrida/pedal estiver leve, tranquilo de levar, se começar a apertar consigo respirar pelo nariz + boca sem problema algum, sem dores, sem parecer um peixe fora dágua.
Fazendo uma analogia é como um carro com a entrada de ar meio entupida e outro carro com a entrada de ar mais aberta. Não tem como correr se tá entrando pouco ar... e só pelo nariz entra bem menos ar do que pela boca. Vamos treinar! Bons treinos.

Abração.


Editado por glauberlima - 28 Dez 2010 as 16:44
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 16:16
Tópico bacana! Deram uma desenterrada nele, para contribuir vou deixar uma dica de como eu tento fazer.
O maior problema que vejo no pessoal, seja ciclismo ou taekwondo (ambos que mais me envolvo) é a falta de preparo físico. Quando o condicionamento "pega" o cara começa a descompasar a respiração, muitas vezes prendendo o ar para fazer esforço ou começa a puxar o ar pela boca.
O ideal é para mim é sempre puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca. E a frequência eu tento deixar menor que o ritmo, tentando puxar o máximo de ar possível, algo tipo 2 segundos na inspiração e 1 na espiração. O importante é na hora de maior esforço não deixar a respiração cair, é difícil, mas tem que ter concentração.


Editado por marcoaleite - 29 Dez 2010 as 00:47
Voltar ao Topo
fredecl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2010
João Pessoa - P
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fredecl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2011 as 22:45
Tongue Respiração é condicionamento. Treine mais e respire melhor!!!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2011 as 10:45
Originalmente postado por fredecl fredecl escreveu:

Tongue Respiração é condicionamento. Treine mais e respire melhor!!!
Pelo visto, Pulmão e Coração funcionam +- menos pelas mesmas razões: Ambos são escravos dos musculos, pois a FC varia em função do que exige os musculos e respiramos tb em função disso, automaticamente, inconsciente
Voltar ao Topo
guigatz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
SP
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guigatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 02:58
só nao pode fumar...hehehehe
A vida é para quem topa qualquer parada e não para quem pára em qualquer topada - Bob Marley

---
zayat.guilherme(a)gmail.com
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2011 as 03:51
Também não li todo o post. Mas é sabido que 99% das pessoas respiram de forma errada. Isso limita a capacidade pulmonar. Como experimento, respirem o mais fundo que conseguirem e sintam seu tórax e abdomen expandirem até se sentirem totalmente cheios de ar. Depois expirem devagar e em fluxo constante até sentirem que estão totalmente sem ar. Isso apenas demonstra a capacidade pulmonar enorme que temos e que raramente usamos.

Simplificando, existem dois tipos de respiração: a peitoral e a pelo diafragma. Combinando as duas você usa todo o potencial pulmonar que tem. Experimente respirar rapidamente o mais que puder e manter esse ritmo. Somente seu peito irá se inflar. Essa é a respiração peitoral. Muitas pessoas apenas repiram dessa maneira. Respiraração peitoral é limitada uma vez que você só usa um terço(a parte superior dos pulmões) da sua capacidade pulmonar. Respirar pelo diafragma é uma melhora, porém você só usa dois terços(a parte de baixo dos pulmões) da sua capacidade pulmonar.

Entraria em mais detalhes, mas é muito material pra traduzir e não tenho autorização do autor do livro pra fazê-lo.


"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 05:21
Bem, li esta semana em uma revista venezuelana, uma técnica para respiração.
O treino se baseia em você sentar em um local calmo, colocar a sua mão esquerda sobre seu peito e a direita sobre seu abdome, você deve senti que sua mão direita se mexe quando você respira.
Respire fundo pelo nariz e solte pela boca, se você estiver escutando o som da respiração isto indica que você esta respirando com stress.
O objetivo é respirar calmamente até não ouvir mais a sua respiração, neste ponto você sentira que a sua mão direita se mexe e a esquerda fica parada.
Você deve treinar respirar dessa forma o máximo possível.
Nesse tipo de treino você estará treinando o diafragma.


Editado por Fatalblue - 12 Fev 2011 as 05:24
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2011 as 15:23
Originalmente postado por Fatalblue Fatalblue escreveu:

Bem, li esta semana em uma revista venezuelana, uma técnica para respiração.
O treino se baseia em você sentar em um local calmo, colocar a sua mão esquerda sobre seu peito e a direita sobre seu abdome, você deve senti que sua mão direita se mexe quando você respira.
Respire fundo pelo nariz e solte pela boca, se você estiver escutando o som da respiração isto indica que você esta respirando com stress.
O objetivo é respirar calmamente até não ouvir mais a sua respiração, neste ponto você sentira que a sua mão direita se mexe e a esquerda fica parada.
Você deve treinar respirar dessa forma o máximo possível.
Nesse tipo de treino você estará treinando o diafragma.


Se seus ombros levantarem enquanto você inspira, você só está usando  um terço da capacidade pulmonar. Fazendo isso com um livro na barriga e deixato no chão, você tem uma noção melhor de como seus pulmões se expandem, além sde não permitir que seus ombros se elevem, o que é possível em pé e sentado. Outro detalhe, quando se está sentado, você também está comprimindo o diafragama pra cima com os outros órgãos, o que vai limitar o quanto de ar você pode inspirar, mesmo que esteja respirando pelo diafragma.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
gamebike3030 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Dez 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gamebike3030 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 13:15
nossa cara eu concegui ter uma capacidade mair na respiraçao acredite e bem simples
 
pegue uma bexiga e fique treinando enxa e solte pelo nariz repetidamente
 
cara pra eu foi um otimo exercicio.
 
boa sorte ai.
Voltar ao Topo
BSN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2010
Florianopolis
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BSN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 01:42
E ai colegas, blz?



Vou dando minha contribuição tb para o tópico. Sou Fisioterapeuta e trabalho com Pilates. Justamente uma técnica que prioriza o uso correto da respiração.


Não li todo o tópico, mas muito do que foi colocado aqui faz muito sentido, tanto referente ao como respirar como nas técnicas sugeridas por alguns. Por exemplo, o mecânismo respiratório se torna eficiente através do estímulo correto.


E isso se deve através de exercícios específicos, pois toda nossa respiração é dependente de músculos. Cito como fundamental nesse processo o diafragma. Entrando na idéia do Pilates, já menciono pra vcs que o principal detalhe na técnica é a maneira correta de respirar, utilizando uma inspiração profunda suave ( movimento de puxar o ar) e outra de expiração mais firme e igualmente prolongada. E é na expiração que o principal trabalho é realizando, pois o recrutamento dos músculos do tórax, abdomen e do próprio diafragma é solicitado.


Por exemplo, foi citado que a respiração utilizando a região superior do tórax bem como a inferior do abdomen deverá ser  realizada junto. Dentro do Pilates, é isso que deve ser feito (apesar que em técnicas como a Yoga a respiração é predominantemente abdominal), pois só assim conseguimos fazer com que toda nossa musculatura reaja, enchendo o pulmão desde o ápice (pode se dizer que o pulmão começa ali na clavicula) até a base (o final seria o final das costelas). Fora que ainda o abdomen entra nesse mecanismo auxiliando na expiração máxima.



Citaram ai a técnica de colocar um livro na barriga e trabalhar a respiraçao, bem como a técnica de encher o balão. São ótimas técnicas! Usamos (va) bastante isso na fisio na rebilitação cárdio respiratória pois a pessoa que sai de uma cirurgia, principalmente torácica ou que possui um padrão respratório descordenado, precisa de um treinamento respiratório.



Poxa, são muito detalhes sobre o mecanismo respiratório. Mas não posso deixar de citar um fator essencial no processo respiratório que é a postura. Um postura errada, com os ''ombros caidos'' por exemplo, ou que tenham um desvio postural como hipercifose torácica (coluna em ''C'') ou uma hiperlordose ( na parte lombar, forma-se uma curva acentuada) ou escoliose (coluna em''S'') condicionam ao não aproveitamento da respiração.



Se não podem investir em uma técnica de correção postural como Pilates ou RPG por exemplo, invistam na postura de vcs sobre a bike, com bike fit, ou lendo aritgos relacionados a posição correta na bike. Além de prevenir possíveis leoes nos joelhos, cervical, lombar, vcs podem ganhar no rendimento na pedalada, bem mais que aquela super peça de carbono que custou uma fortuna e que não influenciará no resultado final.



Ahh detalhe, se fizerem o uso do balão, trabalhem visando a expiração ( enchendo o balão devagar e de forma profunda, forçando até o limite do abdomen contrair). Quando puxarem o ar ( inspirarem) puxem pelo nariz ( se inspira pelo nariz porque dessa forma o ar vem quente, filtrado e umedecido)  de forma igualmente calma e profunda.



É isso aí, foi uma pincelada no tópico.  Simplifiquei muita coisa, mas espero que contribua pro tópico!




Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2011 as 19:14

Ok, muita infoirmação boa, mas nao entendi como encher o balão:

"pegue uma bexiga e fique treinando enxa e solte pelo nariz repetidamente"
 
Pra encher é Expirar, Inspirando depois pelo nariz, como disse o BNS
Voltar ao Topo
Maurotecmaster Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Mai 2011
s.j. rio preto
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurotecmaster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2011 as 18:34
Faz igual os profisionais e hoje em dia cada vez mais os amadores, pra não sentir falta de ar toma E.P.O., rsrsrsrsrs brincadeira, aumente seus treinos intervalados que vai ajudar.
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2011 as 19:19
Boa tarde Galera,

Eu pedalo a pelo menos 10 anos e estou trabalhando em equipe com alguns profissionais de educação física para criação de um grupo de corrida aqui na fábrica onde trabalho. Então nada mais natural que criar algumas matérias de referência para os atletas, e o primeiro deles Respiração X Corrida.

A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões.

Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Inspire, expire!
Seu corpo revela se você está respirando direito

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia-a-dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
Gabrielsanto01 Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 26 Abr 2011
curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabrielsanto01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 00:18
pra quem tem bronquite com essas dicas foram otimas.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 01:01
pótz, cruel, mesmo.
isso ainda me tira desse fórum...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X