Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pinarello Montello Aço-Cromo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pinarello Montello Aço-Cromo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pinarello Montello Aço-Cromo
    Postado: 08 Dez 2011 as 18:04
Olá amantes do ciclismo,

Preciso de uma ajuda para identificar o ano modelo da minha
Pinarello de Aço-Cromo, comprada de segunda mão na Espanha
acho que no fim dos anos 90 ou começo do novo milênio.





Procurei bastante no google, mas não achei nenhuma com
as mesmas características da minha, achei inclusive os catálogos
de 81, 85, 87, 89 (porém as de 89 seriam feitas com tubos Orium e não Columbus)

Ele veio (usuda) inteira cromada, sem as cores originais (ela era toda
cromada por baixo da pintura). Porém em alguns pontos fica claro a
cor original (azul) e há marcas no quadro onde eram os limites desta
pintura.

Porém o cromado está começando perder a qualidade e estou pensando
em pintá-la conforme lay-out original, porém em cor mais discretra que a azul
(como o cinza original, detalhes em branco e partes cromadas, como essa), ou simplesmente
manter o cromado com uma película de verniz por cima, e sem logos, adesivos e leterins.

Dados básicos:
- Inscrição GP (giovani Pinarello)
- inscrição "TREVISO" em baixo do movimento central não deve se referir ao modelo, mas ao local onde ficava a fábrica.
- feita em aço cromo Columbus
- pintura original em azul, stays cromados e detalhes em branco como foto abaixo,
- garfo cromado com o "T" em azul.
- todos os cabos passam por dentro do quadro, inclusive os cabos de marcha.
- As alavancas de câmbio ficam por cima do downtube (e não ao lado como de costume)



Grifei os 2 últimos pq depois de ver os catálogos da Pinarello de 81, 85, 87 e 89, percebe-se que só os modelos top (Montello) tinham os cabos de freio passando por dentro  do top tube, mesmo assim, os cabos de marcha eram por baixo mesmo. Além disso, em nenhum desses catálogos existe alguma bike com alavancas em cima do downtube (são sempre laterais ao downtube) conforme foto acima.

O único exemplo de alavancas por cima do Downtube que achei são de bikes TT como essa:


Certamente não é um modelo Treviso (Treviso refere-se a cidade da fábrica).

Tenho a informação de que nos anos 90 e empresa começou a fabricar em alumínio.

Olhando o suporte da alavanca do freio ve-se que é original, além disso não há marcas
de que foram retiradas algum suporte lateral. Será que esse modelo foi feito especialmente
para alguma equipe como uma variação do Montello?

Outra coisa estranha, é que não achei em nenhum dos catálogos alguma Pinarello com a
parte de cima do garfo pintada, só encontrei uma na Web dessa forma (aqui)

Se alguém puder me ajudar na empreitada...CryCryCry





Editado por MarcusM - 08 Dez 2011 as 18:07
Voltar ao Topo
Dante Nirvana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Recife, PE
Offline
Mensagens:2266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dante Nirvana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 19:28
Tá vendo? Isso sim é relação pra macho. Aprendam.
"Some people wear Superman pajamas. Superman wears Chuck Norris pajamas. Chuck Norris wears Jens Voigt pajamas."
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 19:32
Originalmente postado por Dante Nirvana Dante Nirvana escreveu:

Tá vendo? Isso sim é relação pra macho. Aprendam.


Qual das duas? 53x42 - 11x21 ou 56 - 11-19? LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 20:03
marcusM, que tamanho é esse quadro?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
edjardes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2009
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:959
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edjardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 20:24
Marcus, aqui em Paulinia/SP, vi hoje uma tal qual esta vermelha aí da foto...bela bike !
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells
Voltar ao Topo
Rafael Oliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2011
Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:755
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 20:58
Marcus,

Você já cogitou pintar ela igual o segundo quadro da esquerda para a direita, com as cores da Itália? Ficaria fantástica.

Abs
Cycling for life! EX C10 Original -----> EX Caloi Sprint -----> EX Trek SLR ----> A pé (por enquanto...)
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 21:11
 Eu deixaria ela toda branquinha... relembrando os bons tempos de Miguel Indurain





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 21:28
A minha era 52-42 11-21 (8 marchas) com cubos originais da Campy. Mas hoje eu tenho 2 pares de rodas 9v e funciona belezinha com ela (12-26)...

Ela era o bicho com os aros para pneus tubulares, quando coloquei aros para clincher mudou completamente a sensação de resposta dela. Já troquei por rodas mais leves, mas nada como pneus tubulares, exceto a meleca e a paciência de descusturar, costurar, colar, descolar (odeio isso)

O tamanho do quadro se não me engano é 57 (top tube e seat tube), mas ainda sim é um tamanho médio... as mesas costumavam ser bem pequenas nessa época. Fiz um comparativo fotográfico entre ela e minha Giant (sloop médio) e tudo está no mesmo lugar (guidão-selim, selim-central)...

Vou medi-la daqui a pouco...
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 00:08
É isso mesmo meu qudro é 57cm top tube e seat tube.

Dêem uma olhada nessa Pinarello vintage, show de bola é pouco:
http://italiaanseracefietsen.wordpress.com/2011/04/19/mooie-pinarello-montello/










Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 00:26
Puts que bike linda... olha Marcus... achei espetacular o seu quadro... você já chegou a perguntar pro Alquezar pra saber se ele conhece o seu quadro??
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 00:34
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

Puts que bike linda... olha Marcus... achei espetacular o seu quadro... você já chegou a perguntar pro Alquezar pra saber se ele conhece o seu quadro??


Putz, é vero... agora ela está toda desmontada... ainda vou pensar no que fazer.

Clayton vc conhece alguém que faz pintura de bikes aqui em Sorocaba?
(e que entenda de pintura em aço, acho que hoje em dia só se pinta quadros de alumínio e compósitos).

Será que é melhor ir num funileiro???Ouch


Editado por MarcusM - 09 Dez 2011 as 00:34
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 00:37
Poxa aqui em Sorocaba só conheço o Alquezar mesmo... gosto das pinturas deles e ele trabalha muito com restauração... Não sei se você gosta dele, mas acho que é o único que conheço aqui...
Voltar ao Topo
Dante Nirvana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Recife, PE
Offline
Mensagens:2266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dante Nirvana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 00:42
Véi... sem comparação. Old School não tem comparação. É simplesmente foda, não tem bike nenhuma hoje em dia que chegue perto do tesão que é uma pina dessas.
"Some people wear Superman pajamas. Superman wears Chuck Norris pajamas. Chuck Norris wears Jens Voigt pajamas."
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 01:20
Che bella. Guarda esse quadro, relíquia, não vende, não troca.
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 01:28
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

Poxa aqui em Sorocaba só conheço o Alquezar mesmo... gosto das pinturas deles e ele trabalha muito com restauração... Não sei se você gosta dele, mas acho que é o único que conheço aqui...


Acho que confundi, não sei quem é o Alquezar. Me passa um telefone ou algo do tipo.

Valeu, abraços
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 01:36
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Che bella. Guarda esse quadro, relíquia, não vende, não troca.


Além de ser relíquia, não gasta, não quebra,... é  para sempre (exceto catástrofes, é claro).

A Giant é de alumínio, não sou forte, nem sprinter, então acho que vai durar um bocado também. Mas quando meu filhote ficar maior, é nela que ele vai pedalar, eu fico na Pinarello,...rsss com câmbio sem index de alavanca.

É de outra época, quando a indústria de bicicletas não tinha percebido que as coisas não podem durar (nem peças, nem quadros). A idéia do modelo do ano vingou, agora é que nem carro, computador, sapato: Tem que ficar trocando sempre, ou as peças não duram, ou o modelo está "defasado"... consumismo total.

O movimento central dela deveria estar funcionando 100% até hoje (funciona ainda, melhor que as caloi 10 novas dos anos 90), mas não dá para abusar.Cry
Cry
...
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 02:07
Originalmente postado por MarcusM MarcusM escreveu:

Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

Poxa aqui em Sorocaba só conheço o Alquezar mesmo... gosto das pinturas deles e ele trabalha muito com restauração... Não sei se você gosta dele, mas acho que é o único que conheço aqui...


Acho que confundi, não sei quem é o Alquezar. Me passa um telefone ou algo do tipo.

Valeu, abraços

Ele tem uma oficina numa travessa da Av. Itavuvu... perto do Ciclo César... eu não tenho telefone dele... mas é fácil de achar a maioria que pedala na castelinho conhece ele... Ele tem uma Colnago de carbono... que por acaso foi ele que pintou...
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 04:19
Tire uma foto dos cachimbos do quadro, da gancheira, do número de série e poste no bikeforums.net, na parte de classics & vintage. Os caras manjam muito mais, pois estão em países com tradição em ciclismo. O Brasil nos anos 70 e 80 só tinha caloi e monark, já eles viam de tudo.

Pesquisando pela internet, achei uma bike com os tais trocadores na mesma posição do seu quadro, pena que ele não fale qual modelo que é, mas dá apra ter uma idéia que são bikes que vieram antes do período dos ergopowers:


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 11:30
Interessante que o seat tube dessa bike que o Poneis postou é aero! Que coisa fantástica.

Tenho que admitir que nunca vi essa posição de trocadores, pra mim é novidade.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 11:40
Grande Poneis, vou fazer o que vc falou. Eu já escrevi para a Pinarello, mas não sei se vão responder... espero que sim.

Essa é a primeira Pinarello que vejo com esses trocadores (fora as time trial), a idéia é que eles estão numa posição mais aerodinâmica. Mas o seattube dúvido que seja aero, eles ainda têm uma estria para aliviar peso.

Mas a pintura é bem diferente, não tem os stays de cromo.

Bem vou postar no bikenet assim que voltar de viagem (seg ou ter)

Abraços e valeu pela dica.
Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 11:48
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Interessante que o seat tube dessa bike que o Poneis postou é aero! Que coisa fantástica.

Tenho que admitir que nunca vi essa posição de trocadores, pra mim é novidade.

Eu também nunca tinha visto alavancas postas em cima do Down tube.Mas que belo quadro tem nas mãos em cara.Parabéns!
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 14:09
Originalmente postado por rafamtb rafamtb escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Interessante que o seat tube dessa bike que o Poneis postou é aero! Que coisa fantástica.

Tenho que admitir que nunca vi essa posição de trocadores, pra mim é novidade.

Eu também nunca tinha visto alavancas postas em cima do Down tube.Mas que belo quadro tem nas mãos em cara.Parabéns!

a peugeot tb tinha quadro assim. um amigo meu e do poneis, o silas, tem um quadro peugeot de 1982 com essa posição de tocadores e seat tube aero. o car ausou essa bike pra tudo, até mtb ela virou.... acho que aidna tá em uso.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X