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Freio a Disco |
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Match
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Postado: 21 Out 2011 as 17:38 |
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Considerando que a freagem se restringe ao atrito pneu>solo, que é pequeno e a maioria dos freios VBreak funcionam muito bem e travam, se quiser, onde está a vantagem de usar freio a disco?? Ele funciona com os modernos ABS de veículos, que não travam, etc, o quê justificam??
Pois na melhor das hipóteses, de empatar com o VBreak, são mais caros, exigem cubos específicos e inclusive são mais pesados, o que contraria o princípio de que qto mais leve mais cara a bike, já que todos querem bike leve e pagamos uma fortuna por 100g de peso, por ex.
Talvez pra XC puro, pois estradão, etc, nao vejo a razão. (Não estou nem falalando que tem muitos que usam freio a disco e basicamente só andam em asfasto)
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Vash77
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Freio a disco tem vantagens na lama, na chuva, não estraga o aro por causa de areia (No caso do v-break, isso come o aro todo), se empenar a roda continua freiando, é mais facil regular, não preciso 'abrir' o freio para tirar a roda e trocar um pneu e nem 'regular' o freio na recolocação da roda e quanto ao peso, existem freios a disco hoje tão leves quanto V-breaks. Em alguns casos realmente é desnecessario. Edit: Lembrando que, muita gente, inclusive que já veio neste forum perguntar, só quer usar freio a disco por causa da 'imagem'.. aí acabam comprando esses 'Shun Feng' 'Winzip' e cia.. aí sim, fica com quase 1kg a mais na bike e com um freio pior que o V-brake que tinha. Editado por Vash77 - 21 Out 2011 as 18:20 |
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acfsilva
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Cadastrado em: 18 Nov 2010 Londrina - Pr Offline Mensagens:277 |
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Match,
se for usar freio a disco, acho que só compensa se for hidráulico, e principalmente porque a modulação da frenagem fica melhor, os manetes de freios ficam muito mais macios, se for usar com cabo, opte por um bom v-brake. EU acho mais vantagem. Cuidado com freio a disco, caso a pastilha seja de resina, em tempo de chuva, no ultimo final de semana, pedalei durante umas 5 horas com muita chuva, resultado: 3 pastilhas acabaram (sempre carrego pelo menos um jogo), pois elas derretem em contato com a aguá. Com tempo seco freia muito e duram muito tempo também. Como vantagens do freio a disco: Em caso de aro torto continua funcionando; Não desgasta o aro; Melhor modulação; Caso preciso passar grande período de tempo freando, o cansaço é menor, devido a necessidade de fazer menos força para frear. |
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MTB = Sense Impact Carbon Comp.
Speed = Emonda ALR 5. |
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Oliva
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Cadastrado em: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2670 |
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vash, quanto custa (média) aqui no RJ um freio a disco decente?
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mats
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Cadastrado em: 29 Dez 2009 selim Offline Mensagens:1284 |
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2X |
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"Brain before beauty, wear your helmet"
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JF
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Restrito Cadastrado em: 29 Jul 2009 Himalaia Offline Mensagens:151 |
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Tive uma bike que era pra uso 'comum' no dia a dia com o tal Winzip e parecia um trator desregulado, barulhento (e ainda fazia um rangido a cada girada da roda pois não tinha o que fizesse ficar bem regulado) e pesado pra caramba. Que diferença um hidráulico de boa marca/funcionamento. |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Não sei cara, mas posso indicar duas lojas daqui de Niterói, que possuem bastante variedade (de ótima qualidade). Amazonas Bike - 2707 - 6700 Barcellos Sports - 2710 - 8069 Telefona, vê se eles tem em estoque ou quais eles tem, e vê o preço. Sem compromisso.
Eu uso um par de freios Avid BB7 (Melhores mecânicos do mundo), com rotores Ashima AiRotor e manetes Avid SpeedDial 7, posso dizer que é um conjunto de ótima qualidade. Claro que não é páreo para freios hidraulicos bons, mas fica pau a pau com freios hidraulicos de entrada, os mais básicos, como Avid Juicy 3. |
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SergioRA1
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Uma outra característica do freio a disco é que ele "segura" a roda mais no centro enquanto que o V-break na parte mais externa, então, pela física a força necessária para freiar no centro é menor do que a força necessária na parte mais externa da roda, o que torna o freio a disco mais eficiente, porém como já citado acima, freio a disco só vale a pena se for hidráulico.
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Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Voodoo
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Acho que você inverteu as bolas aí heim. Não seria o contrário, na borda da roda o esforço para freiar seria menor? |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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SergioRA1
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Cadastrado em: 08 Ago 2011 Pindamonhangaba Offline Mensagens:3618 |
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Hummm... rs talvez, pelo menos me deram essa explicação uma vez. Se eu estiver errado me ignorem por favor.
Editado por SergioRA1 - 21 Out 2011 as 19:54 |
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Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Voodoo
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O Bettini (ciclista italiano) citava isso como um dos motivos para não se utilizar freio a disco em bicicletas de estrada. Como quanto mais próximo do eixo mais energia era necessária para a frenagem a utilização de freios mecânicos era deficiente e a solução de freios hidráulicos era exageradamente pesada. Ele citava também que o fato da roda de estrada ser maior a capacidade de frenagem das ferraduras, menos edificientes, era suficiente para o uso em estrada e a relação de área de contato do pneu com o poder de frenagem (não adianta nada ter muita força para freiar e pouca área de contato para segurar a massa do ciclista mais bicicleta). |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Vash77
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Acho que no aro o esforço é menor mesmo.
Pega o disco do Rotor e a roda. Agora imagina o 'curso' que a pastilha no rotor faz para freiar utilizando um ângulo de 45º. Agora abre esses mesmos 45º no aro, e repare que a faixa de frenagem é bem maior que a do rotor. \ x / \ / \ / \ y / \ / Compara o X e o Y no desenho Técnico que fiz. É só pensar que essa fatia é uma parte da roda, e Y é o rotor, X a faixa do aro. No aro ele terá um Curso beeem mais extenso para freiar no mesmo ponto em que Y, sendo que Y precisaria freiar isso num curso pequenininho. Se falei besteira, podem corrigir, mas foi o que pensei sobre. Edit: Fui irônico quando disse 'desenho técnico', antes que alguém me repreenda! Editado por Vash77 - 21 Out 2011 as 20:10 |
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SergioRA1
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Reconheço meu erro...
Me venderam esse peixe e eu repassei sem ver se o peixe era bom. Lição aprendida e devidamente registrada. |
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Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Guzansky
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Meu irmão me perguntou e fiquei com essa dúvida, aproveitando o tópico: qual a vantagem de se ter um freio a disco hidráulico? pois freio a disco tem suas vantagens, mas qual a vantagem do freio a disco hidráulico em relação ao mecânico?
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Modulação. |
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wallpim
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Cadastrado em: 26 Fev 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:98 |
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Eu uso os da Tektro na minha Merida, mesmo sendo mecanicos....acho eles perfeitos. Sei que um bom v-break tb é muito bom, mas me acostumei demais aos discos, depois deles, nunca mais tive diversos problemas que tinha com v-break, sem conta rno poder de frenagem que achei melhor desse modelo.
Nada contra, mas pra mim, ao menos em mountain bike, v-break nunca mais...
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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É exatamente esse o problema que eu suspeitei sobre a inutilidade do freio a disco: a área de contato é minuscula, de forma que não adianta um super freio, já que não pode travar.
Claro que se o preço VBreak/disco fosse o mesmo, tudo bem, mas custa muiiiiiiiiiiito mais, fora a manutenção complicado e peso extra.
Qto ao ponto de freagem, claro que a força precisa ser maior no centro, por isso o sistema Disco precisa ser melhor, mais eficiente, no mínimo pra empatar com a VBreak, cuja maioria funciona muito bem
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marcoaleite
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Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
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Match, a vantagem do disco em relação ao v-break é não travar a roda. Eu usei v-brake e migrei para os discos, também fui relusente, porém agora com discos não me vejo mais em condições de andar numa trilha sem eles.
A segurança na frenagem se torna maior, em muitas descidas eu precisava freiar e o vbrake travava, deixando a bike instável. Freiar com a frente diminuia isto, porém o fato de travar fácil me deixava em risco eminente de cair, então o trabalho de frenagem era muito mais complexo, exigia muito mais modulação e principalmente maior sensibilidade nas mãos para distribuir a frenagem nas duas rodas sem travar. E em descidas você as vzes tem segundos para tomar uma descisão que pode te levar ao chão ou não. Já com o disco a vida facilitou mais, pois hoje consigo apertar o freio da frente de tal forma que a suspensão chega a afundar parte do seu curso sem travar a roda (isot foi em teste, não reconemdno fazer isto). Na traseira consigo controlar bem sem permitir a roda travar, a segurança aumentou muito. Eu uso o disco Alivio hidráulico e achei suficiente. |
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LUW
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Advertência Cadastrado em: 15 Jun 2010 Campo Largo, PR Offline Mensagens:1502 |
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Sempre fui fã incondicional de V-break.
Até o dia que experimentei um hidráulico. Achei a diferença brutal, tanto em capacidade de modulação e de frenagem também. Já para disco mecânico a diferença é menor, mas mesmo assim o disco é melhor. |
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[ ]s
Luciano Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom! |
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Wimmer
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Cadastrado em: 07 Nov 2007 Paraná Offline Mensagens:657 |
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Potência também. |
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Specialized Camber
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corredor_x
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Cadastrado em: 01 Mai 2006 - Offline Mensagens:1525 |
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Como já foi dito, na chuva ou em condicoes adversas (neve, lama) nao tem jeito, os freios a disco sao MUITO superiores.
Depois de 4 invernos usando freios convencionais eu fui obrigado a montar uma MTB com freios a disco pra encarar o inverno Alemao. No gelo é que se nota a modulacao, pois se travar é chao na certa, mesmo com spikes. Nas bikes de minhas filhas e esposa ainda temos v-brakes, mas vou trocar este ano. |
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Sent from my Road bike
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wsam
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Cadastrado em: 09 Abr 2009 SAMPA Offline Mensagens:909 |
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Uma vez o Gunkillah disse que o verdadeiro MTB é freio à disco.
O comentário deu oq falar, os V-Brakers ficaram furiosos. Na época usava V-Brake, mas não me importei. Hj com freios hidráulicos vejo que o comentário tem MTO fundamento. Mesmo na cidade os benefícios são gigantescos, cansei de rabear no meio dos carros devidos alguns sustos e a potência dos Avid SD7. Hj não me vejo sem eles. A segurança passiva que eles proporcionam não é mensurável. |
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LUW
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Advertência Cadastrado em: 15 Jun 2010 Campo Largo, PR Offline Mensagens:1502 |
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Apesar de eu concordar com vc, não é o local, seja centro da cidade, BR, trilha ou pista que faz a diferença, mas sim o jeito/estilo de pedalar. Se vc costuma socar a bota, independente de onde seja, freios melhores (= a disco, em especial os hidráulicos) vão lhe trazer mais benefícios. Se só pedala na maciota, sem suar, V-Break é o suficiente. Apesar de geralmente não andar socando no dia-a-dia, e com isso consequentemente V-Break seria o suficiente para mim, passei a preferir freio a disco só pela segurança de saber que tenho potência de frenagem sobrando. Os meus são a cabo, mas no futuro pretendo passar para hidráulicos na bike peão também. |
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[ ]s
Luciano Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom! |
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Não sabia desse detalhe, de não travar a roda, ao menos a dianteira, de forma que tem sua vantagem, especificamente pra XC, mas depende muito tb da forma de como se pedala, como foi dito.
É que por aqui XC quase zero, estradão e tb se anda muito em asfalto, onde não haveria necessidade
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marcoaleite
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Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
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Aqui na região de Ribeirão Preto tem muita plantação de cana, os pedais acabam girando muito em torno desta região com muitos areiões, descidas e subidas cheias de pedras cravadas no chão para dar tração nos caminhões, enfim, tem muitas variações de terreno. Apenas acrescentando, com o disco você também trava a dianteira se quiser, porém o controle é muito superior ao v-brake. É bom deixar claro porque vai que alguém lê e acha que pode socar a mão con toda la força no disco, vai capotar bonito. Aí vai colocar a culpa em mim. E isto de como se pedala se aplica também, o pessoal aqui que pedalamos juntos costuma alisar a coisa sem dó quando é possível. Você tinha que ver os discos trabalhando na descida da Serra de Santos! Coisa linda! Abraço! |
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danielscalabrin
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Cadastrado em: 20 Mai 2011 fpolis-sc Offline Mensagens:111 |
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galera esqueceu do fade?
freios a disco tem melhor comportamento em temperaturas elevadas. lógico, que isso não deve ser generalizado, mas em suma, freios a disco tem melhores propriedades de fade e recuperação.
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lafon
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Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
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Em relação ao uso de freios hidráulicos (vários tópicos), devo destacar que é muito melhor gastar pastilha e disco, do que um aro Mavic ou ZTR, cujo par, custa exatamente o preço do freio hidráulico completo. Dentre tudo o que foi dito, tenho que lembra-los que faz muita diferença o uso de freio hid. em circuitos técnicos de single track, principalmente por que em alguns momentos, literalmente se pedala e freia ao mesmo tempo.
ps: Eu coloquei freio hid. na minha bike anterior por ter tido uma péssima lembrança de cabo de aço estourado por falta de manutenção preventiva. A bike atual só aceita freio a disco...
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Ok
Nao é que não trava a frente, mas sim que dá um controle muito maior.
Pra não travar acho que só com o sistema ABS que tem em veículos
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bmarcell
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Cadastrado em: 23 Jul 2009 Campina Grande Offline Mensagens:179 |
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Como já foi dito, alguns bikers fazem um uso da bicicleta que não necessita de freio a disco, porém é indiscutível que sistemas de disco hidráulicos são superiores em poder de frenagem, modulação e segurança. E ao contrário do que muitos pensam a manutenção não tem nada de tão extraordinário, meu freio atual por exemplo, está com mais de 1000km rodados, um ano de uso e ZERO manutenção. Num pedal sob chuva, mesmo na cidade, nota-se a diferença na frenagem.
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Astro FSS AM (Lagarta)
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109eh
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Cadastrado em: 25 Jan 2012 Piaui Offline Mensagens:10 |
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Eu não entendi muito bem... Assim a frenagem vai depender da força de atrito, vulgo Fat, entre a roda e o solo e entre: - no caso do V-brake: a borracha com o aro - no caso do freio a disco: da pastilha de freio com o disco metálico. Mas devo advertir que a força de atrito independe da "dimensão", "extensão" da área de contato. Visto que na fórmula: Fat = x N O é decorrente unicamente dos tipos de materiais que estão em contato. Para que a gnt possa entender melhor, vamos ver um exemplo: o entre madeira e madeira será sempre o mesmo independente da área de contato. Já o entre a borracha e o aro será um valor que também independe da área de contato. Se tiverem falando sobre o atrito entre solo e pneu, num tem mt o q se discutir... visto que independe de ser V-brake ou disco, mas sim pneu/terreno. Quanto a facilidade de frenagem próximo ou distante do aro. Sabemos que a força de atrito causada pelo freio na roda é quem vai fazer ela parar de rodar. Suponha que a força de atrito do V-brake seja a msma do disco (apenas para demonstração). Então para fazer a bike parar, elas deixarão a roda girar por alguns centimetros, suponha que ela deixe a roda girar a exata medida do cumprimento do disco de freio. (INFORMAÇÃO 1) -> para o disco: o pneu terá dado uma volta. Pois a roda e o disco do freio a disco estão centradas (tem o mesmo centro), ou seja, enquanto uma girar 360º a outra fará o msm. -> para o V-brake: o pneu irá parar antes de completar uma volta. Pois percorrerá somente a distância do cumprimento do disco de freio (do freio a disco) (conforme INFORMAÇÃO 1). Porém, o desgaste que a areia causa nos aros é preocupante. Pretendo montar uma roda com aro Stan's NoTubes, e a própria dificuldade de achá-los já me causa aquela dor no coração por conta do desgaste que ela irá sofrer. |
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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freios a disco bons e levíssimos são os KCNC Bear Bone hidra. Dá uma pesquisada. |
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Ok
Tem mesmo tb o tal Squirt, que não é muito barato
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lucpedrollo
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Cadastrado em: 25 Mar 2012 MEDIANEIRA Offline Mensagens:618 |
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Resumindo minha opinia sobre freio a disco:
Voce consegue ter um controle enorme ao ponto de freiar o maximo que der sem travar as rodas, com vbrake é dificil fazer isso, lembrando que o controle esta em seus dedos, se freiar demais com certeza trava... |
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Obrigado a todos do fórum -
GIANT FATHOM 2 2017 29ER |
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Turbo
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Cadastrado em: 11 Mar 2013 itatiba Offline Mensagens:123 |
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Fiz uma cagada no meu freio a disco !!! Tomei muita chuva e passaei um wd-40 na bike e nem me atentei acabou passando nos disco e agora o freio ta uma merda !! o que eu faço ??
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SergioRA1
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Cadastrado em: 08 Ago 2011 Pindamonhangaba Offline Mensagens:3618 |
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O bom nisso é que WD40 é desengripante e não lubrificante... A tendência é que ele seque logo, mas talvez as pastilhas de freio tenham ficado ruins.
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Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Turbo
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Cadastrado em: 11 Mar 2013 itatiba Offline Mensagens:123 |
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Ja lavei, melhorou um pouco mais longe do que era vou deixar no sol para ver !
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lcarvalho
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Banido Cadastrado em: 05 Abr 2013 MG Offline Mensagens:53 |
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O jeito será dar uma lixada nas pastilhas. Provavelmente foram contaminadas . Só assim mesmo. E passa uma pano com alcool nos discos, pode ser que tenha caído nos rotores tambem.
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