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Freio a Disco

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    Postado: 21 Out 2011 as 17:38
Considerando que a freagem se restringe ao atrito pneu>solo, que é pequeno e a maioria dos freios VBreak funcionam muito bem e travam, se quiser, onde está a vantagem de usar freio a disco?? Ele funciona com os modernos ABS de veículos, que não travam, etc, o quê justificam??
Pois na melhor das hipóteses, de empatar com o VBreak, são mais caros, exigem cubos específicos e inclusive são mais pesados, o que contraria o princípio de que qto mais leve mais cara a bike, já que todos querem bike leve e pagamos uma fortuna por 100g de peso, por ex.
Talvez pra XC puro, pois estradão, etc, nao vejo a razão. (Não estou nem falalando que tem muitos que usam freio a disco e basicamente só andam em asfasto)
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Vash77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 18:19
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Considerando que a freagem se restringe ao atrito pneu>solo, que é pequeno e a maioria dos freios VBreak funcionam muito bem e travam, se quiser, onde está a vantagem de usar freio a disco?? Ele funciona com os modernos ABS de veículos, que não travam, etc, o quê justificam??
Pois na melhor das hipóteses, de empatar com o VBreak, são mais caros, exigem cubos específicos e inclusive são mais pesados, o que contraria o princípio de que qto mais leve mais cara a bike, já que todos querem bike leve e pagamos uma fortuna por 100g de peso, por ex.
Talvez pra XC puro, pois estradão, etc, nao vejo a razão. (Não estou nem falalando que tem muitos que usam freio a disco e basicamente só andam em asfasto)


Freio a disco tem vantagens na lama, na chuva, não estraga o aro por causa de areia (No caso do v-break, isso come o aro todo), se empenar a roda continua freiando, é mais facil regular, não preciso 'abrir' o freio para tirar a roda e trocar um pneu e nem 'regular' o freio na recolocação da roda e quanto ao peso, existem freios a disco hoje tão leves quanto V-breaks.

Em alguns casos realmente é desnecessario. 


Edit: Lembrando que, muita gente, inclusive que já veio neste forum perguntar, só quer usar freio a disco por causa da 'imagem'.. aí acabam comprando esses 'Shun Feng' 'Winzip' e cia.. aí sim, fica com quase 1kg a mais na bike e com um freio pior que o V-brake que tinha.



Editado por Vash77 - 21 Out 2011 as 18:20
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acfsilva Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acfsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 18:35
Match,
se for usar freio a disco, acho que só compensa se for hidráulico, e principalmente porque a modulação da frenagem fica melhor, os manetes de freios ficam muito mais macios, se for usar com cabo, opte por um bom v-brake. EU acho mais vantagem.

Cuidado com freio a disco, caso a pastilha seja de resina, em tempo de chuva, no ultimo final de semana, pedalei durante umas 5 horas com muita chuva, resultado: 3 pastilhas acabaram (sempre carrego pelo menos um jogo), pois elas derretem em contato com a aguá.

Com tempo seco freia muito e duram muito tempo também.

Como vantagens do freio a disco:
Em caso de aro torto continua funcionando;
Não desgasta o aro;
Melhor modulação;
Caso preciso passar grande período de tempo freando, o cansaço é menor, devido a necessidade de fazer menos força para frear.

MTB = Sense Impact Carbon Comp.
Speed = Emonda ALR 5.
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Oliva Ver Drop Down
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vash, quanto custa (média) aqui no RJ um freio a disco decente?
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mats Ver Drop Down
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selim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 19:09
Originalmente postado por acfsilva acfsilva escreveu:

se for usar freio a disco, acho que só compensa se for hidráulico, e principalmente porque a modulação da frenagem fica melhor, os manetes de freios ficam muito mais macios, se for usar com cabo, opte por um bom v-brake. EU acho mais vantagem.


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JF Ver Drop Down

Restrito

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Himalaia
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Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Edit: Lembrando que, muita gente, inclusive que já veio neste forum perguntar, só quer usar freio a disco por causa da 'imagem'.. aí acabam comprando esses 'Shun Feng' 'Winzip' e cia.. aí sim, fica com quase 1kg a mais na bike e com um freio pior que o V-brake que tinha.



Tive uma bike que era pra uso 'comum' no dia a dia com o tal Winzip e parecia um trator desregulado, barulhento (e ainda fazia um rangido a cada girada da roda pois não tinha o que fizesse ficar bem regulado) e pesado pra caramba. Que diferença um hidráulico de boa marca/funcionamento.
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Vash77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

vash, quanto custa (média) aqui no RJ um freio a disco decente?



Não sei cara, mas posso indicar duas lojas daqui de Niterói, que possuem bastante variedade (de ótima qualidade).


Amazonas Bike - 2707 - 6700


Barcellos Sports - 2710 - 8069  


Telefona, vê se eles tem em estoque ou quais eles tem, e vê o preço. Sem compromisso.


Originalmente postado por acfsilva acfsilva escreveu:

Match,
se for usar freio a disco, acho que só compensa se for hidráulico, e principalmente porque a modulação da frenagem fica melhor, os manetes de freios ficam muito mais macios, se for usar com cabo, opte por um bom v-brake. EU acho mais vantagem. 


Eu uso um par de freios Avid BB7 (Melhores mecânicos do mundo), com rotores Ashima AiRotor e manetes Avid SpeedDial 7, posso dizer que é um conjunto de ótima qualidade.

Claro que não é páreo para freios hidraulicos bons, mas fica pau a pau com freios hidraulicos de entrada, os mais básicos, como Avid Juicy 3.



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SergioRA1 Ver Drop Down
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Uma outra característica do freio a disco é que ele "segura" a roda mais no centro enquanto que o V-break na parte mais externa, então, pela física a força necessária para freiar no centro é menor do que a força necessária na parte mais externa da roda, o que torna o freio a disco mais eficiente, porém como já citado acima, freio a disco só vale a pena se for hidráulico.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:

Uma outra característica do freio a disco é que ele "segura" a roda mais no centro enquanto que o V-break na parte mais externa, então, pela física a força necessária para freiar no centro é menor do que a força necessária na parte mais externa da roda, o que torna o freio a disco mais eficiente, porém como já citado acima, freio a disco só vale a pena se for hidráulico.


Acho que você inverteu as bolas aí heim. Não seria o contrário, na borda da roda o esforço para freiar seria menor?
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:

Uma outra característica do freio a disco é que ele "segura" a roda mais no centro enquanto que o V-break na parte mais externa, então, pela física a força necessária para freiar no centro é menor do que a força necessária na parte mais externa da roda, o que torna o freio a disco mais eficiente, porém como já citado acima, freio a disco só vale a pena se for hidráulico.


Acho que você inverteu as bolas aí heim. Não seria o contrário, na borda da roda o esforço para freiar seria menor?

Hummm... rs talvez, pelo menos me deram essa explicação uma vez. Se eu estiver errado me ignorem por favor. Ouch Embarrassed Wink


Editado por SergioRA1 - 21 Out 2011 as 19:54
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:


Hummm... rs talvez, pelo menos me deram essa explicação uma vez. Se eu estiver errado me ignorem por favor. Ouch Embarrassed Wink


O Bettini (ciclista italiano) citava isso como um dos motivos para não se utilizar freio a disco em bicicletas de estrada. Como quanto mais próximo do eixo mais energia era necessária para a frenagem a utilização de freios mecânicos era deficiente e a solução de freios hidráulicos era exageradamente pesada.
Ele citava também que o fato da roda de estrada ser maior a capacidade de frenagem das ferraduras, menos edificientes, era suficiente para o uso em estrada e a relação de área de contato do pneu com o poder de frenagem (não adianta nada ter muita força para freiar e pouca área de contato para segurar a massa do ciclista mais bicicleta).
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Viciado em sofrimento
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Vash77 Ver Drop Down
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Acho que no aro o esforço é menor mesmo.

Pega o disco do Rotor e a roda. Agora imagina o 'curso' que a pastilha no rotor faz para freiar utilizando um ângulo de 45º.

Agora abre esses mesmos 45º no aro, e repare que a faixa de frenagem é bem maior que a do rotor.



\       x         /

  \             /

    \         /

      \  y /

        \ /



Compara o X e o Y no desenho Técnico que fiz. É só pensar que essa fatia é uma parte da roda, e Y é o rotor, X a faixa do aro. No aro ele terá um Curso beeem mais extenso para freiar no mesmo ponto em que Y, sendo que Y precisaria freiar isso num curso pequenininho.



Se falei besteira, podem corrigir, mas foi o que pensei sobre.




Edit: Fui irônico quando disse 'desenho técnico', antes que alguém me repreenda!



Editado por Vash77 - 21 Out 2011 as 20:10
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SergioRA1 Ver Drop Down
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Reconheço meu erro... Dead
Me venderam esse peixe e eu repassei sem ver se o peixe era bom. Lição aprendida e devidamente registrada.
Embarrassed
 
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Guzansky Ver Drop Down
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Meu irmão me perguntou e fiquei com essa dúvida, aproveitando o tópico: qual a vantagem de se ter um freio a disco hidráulico? pois freio a disco tem suas vantagens, mas qual a vantagem do freio a disco hidráulico em relação ao mecânico?
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Vash77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Guzansky Guzansky escreveu:

Meu irmão me perguntou e fiquei com essa dúvida, aproveitando o tópico: qual a vantagem de se ter um freio a disco hidráulico? pois freio a disco tem suas vantagens, mas qual a vantagem do freio a disco hidráulico em relação ao mecânico?


Modulação.

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wallpim Ver Drop Down


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Eu uso os da Tektro na minha Merida, mesmo sendo mecanicos....acho eles perfeitos. Sei que um bom v-break tb é muito bom, mas me acostumei demais aos discos, depois deles, nunca mais tive diversos problemas que tinha com v-break, sem conta rno poder de frenagem que achei melhor desse modelo.
 
Nada contra, mas pra mim, ao menos em mountain bike, v-break nunca mais...
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Match Ver Drop Down


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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:


Hummm... rs talvez, pelo menos me deram essa explicação uma vez. Se eu estiver errado me ignorem por favor. Ouch Embarrassed Wink

Ele citava também que o fato da roda de estrada ser maior a capacidade de frenagem das ferraduras, menos edificientes, era suficiente para o uso em estrada e a relação de área de contato do pneu com o poder de frenagem (não adianta nada ter muita força para freiar e pouca área de contato para segurar a massa do ciclista mais bicicleta).
É exatamente esse o problema que eu suspeitei sobre a inutilidade do freio a disco: a área de contato é minuscula, de forma que não adianta um super freio, já que não pode travar.
Claro que se o preço VBreak/disco fosse o mesmo, tudo bem, mas custa muiiiiiiiiiiito mais, fora a manutenção complicado e peso extra.
Qto ao ponto de freagem, claro que a força precisa ser maior no centro, por isso  o sistema Disco precisa ser melhor, mais eficiente, no mínimo pra empatar com a VBreak, cuja maioria funciona muito bem
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marcoaleite Ver Drop Down
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Match, a vantagem do disco em relação ao v-break é não travar a roda. Eu usei v-brake e migrei para os discos, também fui relusente, porém agora com discos não me vejo mais em condições de andar numa trilha sem eles.
A segurança na frenagem se torna maior, em muitas descidas eu precisava freiar e o vbrake travava, deixando a bike instável. Freiar com a frente diminuia isto, porém o fato de travar fácil me deixava em risco eminente de cair, então o trabalho de frenagem era muito mais complexo, exigia muito mais modulação e principalmente maior sensibilidade nas mãos para distribuir a frenagem nas duas rodas sem travar. E em descidas você as vzes tem segundos para tomar uma descisão que pode te levar ao chão ou não.
Já com o disco a vida facilitou mais, pois hoje consigo apertar o freio da frente de tal forma que a suspensão chega a afundar parte do seu curso sem travar a roda (isot foi em teste, não reconemdno fazer isto). Na traseira consigo controlar bem sem permitir a roda travar, a segurança aumentou muito. Eu uso o disco Alivio hidráulico e achei suficiente.
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LUW Ver Drop Down
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Sempre fui fã incondicional de V-break.
Até o dia que experimentei um hidráulico. Achei a diferença brutal, tanto em capacidade de modulação e de frenagem também. Já para disco mecânico a diferença é menor, mas mesmo assim o disco é melhor.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
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Wimmer Ver Drop Down
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Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Originalmente postado por Guzansky Guzansky escreveu:

Meu irmão me perguntou e fiquei com essa dúvida, aproveitando o tópico: qual a vantagem de se ter um freio a disco hidráulico? pois freio a disco tem suas vantagens, mas qual a vantagem do freio a disco hidráulico em relação ao mecânico?


Modulação.



Potência também.
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corredor_x Ver Drop Down


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Como já foi dito, na chuva ou em condicoes adversas (neve, lama) nao tem jeito, os freios a disco sao MUITO superiores.

Depois de 4 invernos usando freios convencionais eu fui obrigado a montar uma MTB com freios a disco pra encarar o inverno Alemao. No gelo é que se nota a modulacao, pois se travar é chao na certa, mesmo com spikes.

Nas bikes de minhas filhas e esposa ainda temos v-brakes, mas vou trocar este ano.
Sent from my Road bike
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wsam Ver Drop Down
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SAMPA
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Uma vez o Gunkillah disse que o verdadeiro MTB é freio à disco.
O comentário deu oq falar, os V-Brakers ficaram furiosos. Na época usava V-Brake, mas não me importei.
Hj com freios hidráulicos vejo que o comentário tem MTO fundamento.
Mesmo na cidade os benefícios são gigantescos, cansei de rabear no meio dos carros devidos alguns sustos e a potência dos Avid SD7. Hj não me vejo sem eles.
A segurança passiva que eles proporcionam não é mensurável.
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Originalmente postado por wsam wsam escreveu:

Mesmo na cidade os benefícios são gigantescos, cansei de rabear no meio dos carros devidos alguns sustos e a potência dos Avid SD7. Hj não me vejo sem eles.
A segurança passiva que eles proporcionam não é mensurável.

Apesar de eu concordar com vc, não é o local, seja centro da cidade, BR, trilha ou pista que faz a diferença, mas sim o jeito/estilo de pedalar. Se vc costuma socar a bota, independente de onde seja, freios melhores (= a disco, em especial os hidráulicos) vão lhe trazer mais benefícios. Se só pedala na maciota, sem suar, V-Break é o suficiente.

Apesar de geralmente não andar socando no dia-a-dia, e com isso consequentemente V-Break seria o suficiente para mim, passei a preferir freio a disco só pela segurança de saber que tenho potência de frenagem sobrando. Os meus são a cabo, mas no futuro pretendo passar para hidráulicos na bike peão também.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
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Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Match, a vantagem do disco em relação ao v-break é não travar a roda. Eu usei v-brake e migrei para os discos, também fui relusente, porém agora com discos não me vejo mais em condições de andar numa trilha sem eles.
A segurança na frenagem se torna maior, em muitas descidas eu precisava freiar e o vbrake travava, deixando a bike instável. Freiar com a frente diminuia isto, porém o fato de travar fácil me deixava em risco eminente de cair, então o trabalho de frenagem era muito mais complexo, exigia muito mais modulação e principalmente maior sensibilidade nas mãos para distribuir a frenagem nas duas rodas sem travar. E em descidas você as vzes tem segundos para tomar uma descisão que pode te levar ao chão ou não.
Já com o disco a vida facilitou mais, pois hoje consigo apertar o freio da frente de tal forma que a suspensão chega a afundar parte do seu curso sem travar a roda (isot foi em teste, não reconemdno fazer isto). Na traseira consigo controlar bem sem permitir a roda travar, a segurança aumentou muito. Eu uso o disco Alivio hidráulico e achei suficiente.
Ok
Não sabia desse detalhe, de não travar a roda, ao menos a dianteira, de forma que tem sua vantagem, especificamente pra XC, mas depende muito tb da forma de como se pedala, como foi dito.
É que por aqui XC quase zero, estradão e tb se anda muito em asfalto, onde não haveria  necessidade
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marcoaleite Ver Drop Down
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Originalmente postado por Match Match escreveu:

Ok
Não sabia desse detalhe, de não travar a roda, ao menos a dianteira, de forma que tem sua vantagem, especificamente pra XC, mas depende muito tb da forma de como se pedala, como foi dito.
É que por aqui XC quase zero, estradão e tb se anda muito em asfalto, onde não haveria  necessidade

Aqui na região de Ribeirão Preto tem muita plantação de cana, os pedais acabam girando muito em torno desta região com muitos areiões, descidas e subidas cheias de pedras cravadas no chão para dar tração nos caminhões, enfim, tem muitas variações de terreno.
Apenas acrescentando, com o disco você também trava a dianteira se quiser, porém o controle é muito superior ao v-brake. É bom deixar claro porque vai que alguém lê e acha que pode socar a mão con toda la força no disco, vai capotar bonito. Aí vai colocar a culpa em mim. Tongue E isto de como se pedala se aplica também, o pessoal aqui que pedalamos juntos costuma alisar a coisa sem dó quando é possível.

Você tinha que ver os discos trabalhando na descida da Serra de Santos! Coisa linda!

Abraço! Thumbs Up
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danielscalabrin Ver Drop Down
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galera esqueceu do fade?
freios a disco tem melhor comportamento em temperaturas elevadas.
lógico, que isso não deve ser generalizado, mas em suma, freios a disco tem melhores propriedades de fade e recuperação.
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lafon Ver Drop Down
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Em relação ao uso de freios hidráulicos (vários tópicos), devo destacar que é muito melhor gastar pastilha e disco, do que um aro Mavic ou ZTR, cujo par, custa exatamente o preço do freio hidráulico completo. Dentre tudo o que foi dito, tenho que lembra-los que faz muita diferença o uso de freio hid. em circuitos técnicos de single track, principalmente por que em alguns momentos, literalmente se pedala e freia ao mesmo tempo.

ps: Eu coloquei freio hid. na minha bike anterior por ter tido uma péssima lembrança de cabo de aço estourado por falta de manutenção preventiva. A bike atual só aceita freio a disco...
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Match Ver Drop Down


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Ok
Nao é que não trava a frente, mas sim que dá um controle muito maior.
Pra não travar acho que só com o sistema ABS que tem em veículos
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bmarcell Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2011 as 15:54
Como já foi dito, alguns bikers fazem um uso da bicicleta que não necessita de freio a disco, porém é indiscutível que sistemas de disco hidráulicos são superiores em poder de frenagem, modulação e segurança. E ao contrário do que muitos pensam a manutenção não tem nada de tão extraordinário, meu freio atual por exemplo, está com mais de 1000km rodados, um ano de uso e ZERO manutenção. Num pedal sob chuva, mesmo na cidade, nota-se a diferença na frenagem.
Astro FSS AM (Lagarta)
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109eh Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2012
Piaui
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 109eh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 18:00
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:


Ele citava também que o fato da roda de estrada ser maior a capacidade de frenagem das ferraduras, menos edificientes, era suficiente para o uso em estrada e a relação de área de contato do pneu com o poder de frenagem (não adianta nada ter muita força para freiar e pouca área de contato para segurar a massa do ciclista mais bicicleta).
É exatamente esse o problema que eu suspeitei sobre a inutilidade do freio a disco: a área de contato é minuscula, de forma que não adianta um super freio, já que não pode travar.

Eu não entendi muito bem... Assim a frenagem vai depender da força de atrito, vulgo Fat, entre a roda e o solo e entre:
- no caso do V-brake: a borracha com o aro
- no caso do freio a disco: da pastilha de freio com o disco metálico.

Mas devo advertir que a força de atrito independe da "dimensão",  "extensão" da área de contato. Visto que na fórmula:
Fat = x N
O é decorrente unicamente dos tipos de materiais que estão em contato. Para que a gnt possa entender melhor, vamos ver um exemplo: o entre madeira e madeira será sempre o mesmo independente da área de contato. Já o entre a borracha e o aro será um valor que também independe da área de contato.

Se tiverem falando sobre o atrito entre solo e pneu, num tem mt o q se discutir... visto que independe de ser V-brake ou disco, mas sim pneu/terreno.

Quanto a facilidade de frenagem próximo ou distante do aro. Sabemos que a força de atrito causada pelo freio na roda é quem vai fazer ela parar de rodar. Suponha que a força de atrito do V-brake seja a msma do disco (apenas para demonstração).
Então para fazer a bike parar, elas deixarão a roda girar por alguns centimetros, suponha que ela deixe a roda girar a exata medida do cumprimento do disco de freio. (INFORMAÇÃO 1)
-> para o disco: o pneu terá dado uma volta. Pois a roda e o disco do freio a disco estão centradas (tem o mesmo centro), ou seja, enquanto uma girar 360º a outra fará o msm.
-> para o V-brake: o pneu irá parar antes de completar uma volta. Pois percorrerá somente a distância do cumprimento do disco de freio (do freio a disco) (conforme INFORMAÇÃO 1).

Porém, o desgaste que a areia causa nos aros é preocupante. Pretendo montar uma roda com aro Stan's NoTubes, e a própria dificuldade de achá-los já me causa aquela dor no coração por conta do desgaste que ela irá sofrer.
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BIRA Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 18:49
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:



Originalmente postado por Match Match escreveu:

Considerando que a freagem se restringe ao atrito pneu>solo, que é pequeno e a maioria dos freios VBreak funcionam muito bem e travam, se quiser, onde está a vantagem de usar freio a disco?? Ele funciona com os modernos ABS de veículos, que não travam, etc, o quê justificam??
Pois na melhor das hipóteses, de empatar com o VBreak, são mais caros, exigem cubos específicos e inclusive são mais pesados, o que contraria o princípio de que qto mais leve mais cara a bike, já que todos querem bike leve e pagamos uma fortuna por 100g de peso, por ex.

Talvez pra XC puro, pois estradão, etc, nao vejo a razão. (Não estou nem falalando que tem muitos que usam freio a disco e basicamente só andam em asfasto)



Freio a disco tem vantagens na lama, na chuva, não estraga o aro por causa de areia (No caso do v-break, isso come o aro todo), se empenar a roda continua freiando, é mais facil regular, não preciso 'abrir' o freio para tirar a roda e trocar um pneu e nem 'regular' o freio na recolocação da roda e quanto ao peso, existem freios a disco hoje tão leves quanto V-breaks.

Em alguns casos realmente é desnecessario. 


Edit: Lembrando que, muita gente, inclusive que já veio neste forum perguntar, só quer usar freio a disco por causa da 'imagem'.. aí acabam comprando esses 'Shun Feng' 'Winzip' e cia.. aí sim, fica com quase 1kg a mais na bike e com um freio pior que o V-brake que tinha.




freios a disco bons e levíssimos são os KCNC Bear Bone hidra. Dá uma pesquisada.
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Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 21:17
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lucpedrollo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 00:08
Resumindo minha opinia sobre freio a disco:
Voce consegue ter um controle enorme ao ponto de freiar o maximo que der sem travar as rodas, com vbrake é dificil fazer isso, lembrando que o controle esta em seus dedos, se freiar demais  com certeza trava...
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


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Turbo Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2013
itatiba
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Fiz uma cagada no meu freio a disco !!! Tomei muita chuva e passaei um wd-40 na bike e nem me atentei acabou passando nos disco e agora o freio ta uma merda !! o que eu faço ?? 
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SergioRA1 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2013 as 09:10
Originalmente postado por Turbo Turbo escreveu:

Fiz uma cagada no meu freio a disco !!! Tomei muita chuva e passaei um wd-40 na bike e nem me atentei acabou passando nos disco e agora o freio ta uma merda !! o que eu faço ?? 

O bom nisso é que WD40 é desengripante e não lubrificante... A tendência é que ele seque logo, mas talvez as pastilhas de freio tenham ficado ruins.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
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Turbo Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2013
itatiba
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Ja lavei, melhorou um pouco mais longe do que era vou deixar no sol para ver !
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lcarvalho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Abr 2013
MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2013 as 09:37
O jeito será dar uma lixada nas pastilhas.  Provavelmente foram contaminadas . Só assim mesmo. E passa uma pano com alcool nos discos, pode ser que tenha caído nos rotores tambem.
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