Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Zonas de Treino - POLAR
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Zonas de Treino - POLAR

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tiarlei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
Fpolis
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiarlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Zonas de Treino - POLAR
    Postado: 21 Abr 2010 as 16:51
Olá pessoal, criei uma conta no site da Polar e estou realizando o cronograma de treino, porém me deparei com as tais zonas de treino e fiquei na mão, alguém poderia me ajudar nisso?

O diário estabeleceu que eu faça o seguinte treino:

Após um aquecimento de 3 min na zona 2, fazer intervalos: 5 minutos na zona 3 e recuperar 2 minutos na zona 2. Repetir 6 vezes.

Alguém poderia me ajudar a traduzir essas zonas?
Voltar ao Topo
diogooute Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2010
Salvador
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogooute Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2010 as 18:20
Da uma olhada aqui...
http://iesdiegovelazquez.org/efisica/frecuenciacardiaca.htm
Eu acho que existem melhores cálculos de FCMaxima do que este do site, tem alguns que usam a FC em repouso no meio. Mas a parte da zona é interessante.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2010 as 05:36
Z1 é aquecimento, relaxamento, recuperação ativa. Não há noção de esforço, em termos de ciclismo, é passeio.
Z2 é ENDURANCE, AERÓBICO, coisa que você consegue manter por mais de uma hora, respirando de forma longa e profunda, e ainda conversando.
Z3 é TEMPO, algo em que você já sente o esforço e sabe que não vai conseguir manter muito tempo, e à beira do limiar de ventilação, ou seja, quase ofegante, e as respirações ficam mais curtas, já não pode conversar longamente. Mas não é nada como Z4, já no limiar de lactato, onde a musculatura tende a falhar ou se recusar a performar.
No meu caso, Z1 é até 140 bpm, Z2 é até uns 155 bpm, Z3 até 167, dependendo do nível de condicionamento, Z4 entre 168 e 176, e Z5 acima disso, considerando o meu máximo histórico em condições normais de temperatura na faixa de 190 (número que dificilmente atinjo em treinos abaixo de 1 hora, mesmo nos spritns - só passo de 190 caso o tempo for maior, e estiver muito quente). Em tempo, tenho 52 anos, esqueça totalmente aquela história de faixas cardíacas pela idade - cada um tem suas características próprias.
O Friel determina 5a, 5b, 5c, para essa faixa, onde o nível de esforço sobe exponencialmente - no meu caso, seria 177-182, 183-188, a acima..
Com temperatura alta, e provas ou treinos mais longos, já fiz chegada acima dos 195 bpm, na verdade, já bati 202, 204 em chegadas, já no limite total, e com visão de túnel.. por isso considero 190 meu limite para determinar as zonas - é muito raro andar acima disso, e só por poucos segundos (5, 10, 15 segundos).
Procure rodar um pouco COM o Polar, antes de treinar PELO Polar. Dessa forma, você vai naturalmente ver, depois dos treinos, ou durante, em função da tua percepção de nível de esforço, quais são as tuas zonas.


Editado por Clythio - 22 Abr 2010 as 05:38
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2010 as 12:14
No livro do Friel tem uma tabela muito interessante, onde ele define as zonas de treino a partir da frequencia do seu limiar de lactato (LTHR)... estou usando essa tabela e o resultado está sendo muito bom...
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2010 as 20:41
Coloca aí pra nós a tabela.
No caso do Cintiu pode mesmo rasgar aquela formula 220.
Em princípio, pela FC que falava, imaginava que ele tivesse 15 anos (Z1 a 140bmp)
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2010 as 00:34
Voltar ao Topo
celuroots Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Fev 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar celuroots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2010 as 00:40
procura um profissional que é mais garantido, cada um vai te falar algo diferente, nada melhor que alguem qualificado pra te ajudar nessa situação!!!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2011 as 19:28
Updow
Voltar ao Topo
josiasvd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Cabo Frio-RJ
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josiasvd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 15:05
Grande Clytion, excelentes comentarios como sempre.

Gostaria de acrescentar que a percepcao de esforco sofre alteracoes significantes quando falamos de fatores psicologicos (aquele dia que a basal esta alta nao em funcao dos tiros de ontem, mas das contas para pagar!rs) como muitas das vezes nao temos o controle adequado para sabermos se e hora do giro ou se temos pernas para mais alguns tiros!rsr

Cabe ressaltar os fatores climaticos como frio, calor e condicoes de vento, onde vc pedala com uma relacao mais confortavel (teoricamente) porem esta forcando mais do que deveria para aquele dia, pois esta tentando andar naquela media de sempre!rsrs....

Finalizando (ufa!rs) credito que o fator mais importante de todos na questao quantificar e qualificar os treinos, e o fator "recuperacao", que pelo que parece e um dos maiores problemas de quem treina sozinho. (hoje tenho pernas para mais alguns tiros..............). Sugiro exame de expirometria ou teste de esforco como uma das formas mais fidedignas de mensurar as zonas alvo para o treinamento individualizado baseado na frequencia cardiaca.

Espero ter ajudado.

    josiasvd(a)hotmail.com
       +55(22)99265-3324
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2011 as 03:17
Obrigado, é isso mesmo como falou - acho que vale a pena comentar que isso tudo não é ciencia exata, que nosso bpm é fortemente afetado por muitos fatores, as zonas, níveis, etc., são guias, orientações, e não trilhos alinhados milimetricamente. Cada dia é um dia diferente, principalmente dependendo de como estamos afetados pelos estímulos de treino recentes, se estamos recuperados, ou não, estressados, alimentados, quanto dormimos, temperatura, etc., etc.,
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X