Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Entendendo sobre pneus
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Entendendo sobre pneus

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
AialaBR Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Set 2008
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (5) Agradecimentos(5)   Citar AialaBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Entendendo sobre pneus
    Postado: 02 Set 2008 as 12:01
Galera esse texto é de um tópico antigo de outubro de 2006, criado se eu nao me engano pelo membro AlexSP, pra mim , um dos que mais contribuíram para esse fórum até então. Espero que tirem muita dúvida da galera ae. Aí vai:

Entendendo sobre pneus:

 

 

Tenho visto muitas discussões aqui sobre pneus de mountain bikes e, sem querer ser o "dono da verdade", coloco algumas informações:

- Existem pneus comuns e os de kevlar. Na verdade, o pneu nãó é feito "de kevlar", como já ouvi dizerem. Nestes, o arame existente na banda para fixação do pneu ao aro é substituído por um fio grosso de kevlar, que torna o pneu "dobrável" e mais leve, pois o fio de aramida (kevlar) é mais leve que o de metal. Normalmente os pneus "de kevlar" pesam cerca de 15 a 20% menos do que seus irmãos de arame.

-O TPI, ou threads per inch, nada tem a ver com o pneu ser ou não de kevlar. Um pneu é formado pela reunião de fios de nylon em sua carcaça, entrelaçados, que depois recebem uma camada de borracha. Pensem nos lençois de sua casa. Não existem aqueles com 100 fios, 180 fios e até 200 fios? Nos lençois, isto quer dizer que, a cada centímetro quadrado, 200 ou menos fios estão se entrelaçando (e quanto mais fios, mais caro o lençol). No pneu é a mesma coisa. TPI é o número de fios de nylon que se entrelaçam na carcaça do pneu a cada polegada quadrada.
Os pneus "de nylon" (na verdade todos são), melhor dizendo, comuns, não de kevlar, normalmente possuem 66 tpi; os de kevlar, normalmente 120 tpi. É possível que um pneu sem ser de kevlar também possua 120 tpi, mas isso não é normal. Na verdade, as fábricas deixam o maior número de tpis para seus pneus de alto nível, que já são caros por natureza, pela adoção do Kevlar no encaixe da banda. Voltemos, pois, aos tpi. O maior número de tpis, assim como nos lençóis, aumenta o preço do pneu, pela maior utilização de material e dificuldade na fabricação. Como o pneu com menos tpi tem a mesma banda de rodagem daquele com mais tpi, fica fácil imaginar que o espaço que, no de alto tpi, é preenchido com um maior número de fios de nylon, no de menor tpi será preenchido com outra coisa. Que coisa é essa? Borracha. Os pneus com menos tpi, portanto, são mais "borrachudos" e, consequentemente, mais resistentes a furos e cortes. Afinal, onde existe um frágil fio de nylon nos de alto tpi, nos de pouco existe borracha.
Não é de se estranhar, pois, que pessoas reclamem que o Maxxis de Kevlar, por exemplo, fure mais que o comum. Os pneus "de Kevlar" são menos resistentes a furos e rasgos. Não é por outro motivo que algumas fábricas, entenda-se, Specialized, crie penus de kevlar, mas onde o kevlar está não apenas no "arame" da banda, mas na banda em si, para melhor resistência a furos (a linha chama-se Armadillo). Qual a vantagem, então, do uso de um pneu de alto tpi (normalmente os que são de kevlar)? O peso menor, já ressaltado, é uma grande vantagem (pelo kevlar), mas não a maior delas. Na verdade, como o pneu de alto tpi possui mais fios e menos borracha em sua composição, ele é mais flexível. Sendo mais flexível, ele tem um ride completamente diferente do comum, entenda-se, muito mais confortável, já que ele se amolda melhor ao terreno. Outra vantagem, também, é a melhor tração, justamente pelo melhor amolde ao terreno.
- Por falar em tração, tpi e kevlar também não tem nada a ver com "durometer" ou dureza da borracha. Quanto mais dura a borracha, mais o pneu dura, desculpem o trocadilho; quanto mais mole, menos dura, mas mais traciona. Antigamente todos os pneus usavam borrachas duras. A Specialized, no início dos anos 90, colocou no mercado pneus muito bons, com borrachas muito moles, mas que acabavam mais rápido que um piscar de olhos (chamavam-se Umma Gumma). Hoje, nos pneus top de linhas, fábricas costumam usar borracha mais dura no centro, para melhor durabilidade, e mole nas laterais, para melhor grip em curvas (exemplo: Bontrager Jones XR TR. Aliás, o Bontrager Jones XR TR é um exemplo de pneu que, comparado com sua versão comum, o Jones XR, tem tudo que eu falei. Enquanto o comum tem borracha dura, 66 tpi e fios de arame, o TR possui fios de kevlar, 120 tpi e borrachas de duas densidades diferentes na sua carcaça. Claro, o comum custa 18 dólares, o TR 40).
- Por falar em Jones, vai outra informação. Não acreditem nas larguras indicadas pelos fabricantes, pois cada um mede de um modo diferente, assim como tamanho de bicicleta. Um bom site para descobrir o real tamanho dos pneus é o mtbtire.com. Lá irão desbobrir, por exemplo, que o Jones XR, apesar de designado pelo fabricante como 2,2, é 2,0, assim como o Tioga Factory Extreme 2,1 é, na verdade, 1,98.
- Por falar em tamanhos, saibam também que a largura do aro influencia no tamanho do pneu. O aro com parede mais larga faz com que o pneu fique mais "quadrado", tornando-o, também, mais largo. Um Maxxis 1,95 num aro, portanto, pode virar 2.0
em outro.
- Pressão
nos pneus. É fato que uma maior pressão aumenta a rolagem, pois a área de contato com o solo se torna menor. Fato inquestionável? Bem, há um artigo no site da Shwallbe que diz que isso só é verdade em estradões, pois na trilha, a maior área de contato permite um menor desperdício e energia, fazendo com que o ciclista produza mais watts.
- Pneus de tamanhos diferentes, como indicado no tópico anterior. Já perceberam que, numa trilha técnica, enquanto sua roda da frente estiver na linha, a de trás pode assumir qualquer uma que não faz diferença? Isso ocorre porque - parece óbvio - o controle está todo na frente. Ou seja, pneu maior é na frente, não atrás, pois na frente o pneu não te "agarrará" pela maior rolagem, mas te dará maior controle e, de quebra, absorção de impactos.
- Por falar em absorção de impactos, está virando uma moda ultimamente os pneus de grande volume. O grande volume é grande volume de ar mesmo, não tem nada a ver com a largura do pneu. Normalmente esses pneus são mais altos, não mais largos. A vantagem, dizem os fabricantes, é possibilitar o uso de menores pressões sem correr o risco do "snake bite", ou mordida de câmara.
- Por falar em câmara, também virou moda os pneus sem. A vatagem não está no peso, mas na menor pressão que se usa, o que aumenta a tração. Ah, existe também a vatagem de ele ser menos propenso a furos! Meia verdade. Na verdade, os pneus tubeless costumam ser mais pesados e mais "borrachudos" e, consequentemente, furam menos. Meia veradade porque virou uma moda usar o "no tubes" em pneus de kevlar levíssimos que se rasgam muito facilmente. E para rasgos, não tem stan dentro do pneu que segure. Eu, sinceramente, ainda não me convenci das vantagens do pneu sem câmara...Por precaução, rolo com pneus de kevlar com câmaras ultraleves e, na roda traseira, inclusive com mr tuffy. Afinal, o que irá te deixar para trás, 100 gramas a menos na roda, que devem ter roubar, sei lá, 1 watt, ou um pneu furado?

Voltar ao Topo
Victor Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2007
SP - SAO PAULO
Offline
Mensagens:398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Victor Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 13:07
Nossa,  muito bom esse texto!!
Parabens...
muito explicativo.
Voltar ao Topo
Benito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2008
Offline
Mensagens:368
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Benito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 14:54
Muito bom seu texto.
Interessante, sempre pensei que o pneu de kevlar teria sua malha de nylon substituida total ou parcialmente pela malha de kevlar ( assim como os coletes a prova de bala)assim como a ausência de arame.Inclusive, os fabricantes usam este argumento para afirmar sua maior resistência contra furos(?).Também imaginei que o que segurava os furos era a malha de nylon, e que quanto mais densa mais resistente( inclusive mais cara). Seria como aquela faixa de proteção colocada entre a câmara e o pneu, e que a borracha , exceto as muito duras e grossas, seriam frágeis a furos com uma malha porosa.Pois é, vivendo e aprendendo.
boas pedaladas
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 16:08
Aiala, vc devia postar isso no tópico: Vamos falar sobre pneus.
Muito bom o texto, é do alex? Essa coisa de camara ultraleve com fita anti furo é meio estranha, pois vc tira 80g(em média) e coloca fita de 100g pra compensar a propenção a furos. Sei lá né.
Voltar ao Topo
saturn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2007
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar saturn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 17:56
Excelente texto. Parabéns ao autor.

E eu que achava que kevlar nunca furava porque é o material usado em coletes à prova de balas... LOL

Voltar ao Topo
AialaBR Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Set 2008
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AialaBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2008 as 04:25
FRanciscok, eu tenho quase certeza que quem criou esse texto foi o membro AlexSP. Eu salvei esse texto em word no meu computador para futuras consultas e esqueci de colocar o nome do autor. Pior que eu me lembro foi ele mesmo hehehTongue.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2008 as 10:12
Faltou dizer:

Sheldon "Put de Good One in the Front" Brown.

Ou seja,
O pneu bom e novo vai na frente. O gasto ou careca, se for o caso, coloque atrás.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 11:04
Gostaria de saber se é mito ou não tem nada a ver inverter a posição de rolagem de um pneu posto na frente, causa algum problema, quais seriamQuestion
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 11:12
Originalmente postado por Pedrão Gaúcho Pedrão Gaúcho escreveu:

Gostaria de saber se é mito ou não tem nada a ver inverter a posição de rolagem de um pneu posto na frente, causa algum problema, quais seriamQuestion
 
Pedrão explica aí porque tô meio burro hoje. Tu estás falando de rodízio de pneus ou manter o pneu na posição e mudar o sentido de rotação?
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:22
Não causa problema nenhum, mas se ele é feito pra rolar num sentido deixe assim.
 
Por exemplo o larsen (tanto mimo quanto tt), usado invertido ele fica pior de rolagem e frenagem, mas melhora na tração. Assim não faz sentido inverter ele na dianteira, mas na traseira depende do terreno e estilo de pilotagem.
Voltar ao Topo
Rodrigo_1980 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Dez 2007
Porto Seguro
Offline
Mensagens:1075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_1980 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:41
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Não causa problema nenhum, mas se ele é feito pra rolar num sentido deixe assim.
 
Por exemplo o larsen (tanto mimo quanto tt), usado invertido ele fica pior de rolagem e frenagem, mas melhora na tração. Assim não faz sentido inverter ele na dianteira, mas na traseira depende do terreno e estilo de pilotagem.


Exemplo assim tenho na minha bike, os pneus tem uma seta que manda inverter quando usado atrás.

AH, o texto está ótimo, muito esclarecedor, o AlexSP tem uns posts ótimos, lembro sobre um de fibra de carbono, AH rolou aquela polemica de sempre.....mais gosto de ler aprendo muito.


Editado por Rodrigo_1980 - 25 Set 2008 as 12:44
MTB - Scott Scale 29er



Voltar ao Topo
Ivan Santin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2007
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:663
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivan Santin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 14:29
ótimo texto
Ivan Santin
Trek 4300(2008)
Piracicaba-SP
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 11:53
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por Pedrão Gaúcho Pedrão Gaúcho escreveu:

Gostaria de saber se é mito ou não tem nada a ver inverter a posição de rolagem de um pneu posto na frente, causa algum problema, quais seriamQuestion
 
Pedrão explica aí porque tô meio burro hoje. Tu estás falando de rodízio de pneus ou manter o pneu na posição e mudar o sentido de rotação?
MN, a questão se resume em trocar o sentido da rotação do pneu dianteiro, pode causar algum acidente? espero que tenha melhorado da burrice de ontem (citação própria)...ehehehLOL
Somente para esclarecer, estou usando um pneu CST Caballero 26 x 2.40 . Grato a todos.Clap


Editado por Pedrão Gaúcho - 26 Set 2008 as 11:57
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 14:46
Não, mas prejudica a performance do pneu. Use na dianteira com o sentido correto.
Voltar ao Topo
Fábio C Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 11 Jun 2007
Florianópolis
Offline
Mensagens:874
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fábio C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 04:55
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Aiala, vc devia postar isso no tópico: Vamos falar sobre pneus.
Muito bom o texto, é do alex? Essa coisa de camara ultraleve com fita anti furo é meio estranha, pois vc tira 80g(em média) e coloca fita de 100g pra compensar a propenção a furos. Sei lá né.
 
Essa contradição levantada de usar camaras ultraleves e Mr Tuff não tem nada ha ver.
 
Não é uma camara mais grossa e consequentemente mais pesada que vai te livrar de furos. Quem dera. Não tem milagre, se pegar algum "objeto" perfurante, vc corre sérios riscos de furar o pneu, seja com camara SPZ turbo de 110g ou uma Pirelli de 280g (eu mesmo pesei).
 
Levando ao extremo, radicalizando mesmo só vc deixar claro... se fosse assim, as pessoas não usariam tubeless, usariam as camaras de ar da Pirelli, que são umas das mais grossas do mercado, pois ela nunca furariam.
 
Como não é bem assim, pra reduzir a chance de furar mesmo usamos Mr Tuff, e pq diabos usariamos com camaras de Pirelli que são pelo menos duas vezes mais pesados do que as Ultralight? Já que o trabalho é feito pelo Mr Tuff e não pelas camaras?


Editado por Fábio C - 27 Set 2008 as 04:57
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 06:08
Tem razão fabio, é que tava com pressa e não completei o raciocinio.
 
Eu ia falar do liquido selante, 20g de liquilo selante dentro da camara são mais eficientes que um Mr Tuffy. Eu usava camara kenda comum, com 230g, e se algo passava pelo pneu furava do mesmo jeito que uma flyweight de 90g. Aí acho melhor colocar 20ml de liquido e ficar com uma camara de 110g que não fura do que uma fita bem mais pesada só em uma roda e que só protege de espinhos na faixa central do pneu.
 
Estou com 1 kenda e uma ultralight 126g, a kenda esta com liquido e a ultralight ainda não, pq to esperando chegar mais, tirei 4 espinhos do pneu de uma vez, e a camara continua lá, cheia.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 05:30
Originalmente postado por Pedrão Gaúcho Pedrão Gaúcho escreveu:

, a questão se resume em trocar o sentido da rotação do pneu dianteiro, pode causar algum acidente?
Somente para esclarecer, estou usando um pneu CST Caballero 26 x 2.40 . Grato a todos.Clap
 
Olha, nesse caso o acidente vai ser por falha humana...rs rs rs rs
 
Mas aí fica a grande pergunta: o fabricante gasta uma p*t@ grana para desenvolver um pneu para ter a melhor performance possível; e aí o gaudério vai lá e bota o pneu invertido...Big%20smile
 
Vai ter apenas performance comum e não ótima. Talvez um desgaste prematuro.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 08:40
Pneus de bike não são "radiais", isto é, a malha não é radial, então vc pode inverter o sentido de rotação, trocar de roda, etc. sem problemas. Pneus de carro radiais não pode, pq uma vez que a malha rodou numa direção, ela estraga se trocar de lado ou de sentido da rotação. Mas no MTB muitos pneus são direcionais, então pode afetar o desempenho se mudar a direção dele. No speed não faz diferença.

Hj eu faria algumas alterações nesse texto, por exemplo a tecnologia tubeless e No Tubes evoluíram mto e funcionam bem. A maior vantagem é poder usar menos pressão (maior conforto e controle) e não sofre furos snake bite. De qualquer forma, precisa levar uma câmara, em caso de emergência.

Várias marcas tb evoluíram a proteção contra furos de seus pneus, e lançaram novos compostos de borracha que valeria a pena falar. Tb não uso mais Mr. Tuffy, nem na speed nem na MTB (na verdade, deixei de usar até bem antes de escrever esse texto). Hj de vez em qdo eu uso o SpinSkinz, que é um Mr. Tuffy ultra-leve e bem mais fino. Mas só nas rodas de treino, pq na de competição eu uso o No Tubes mesmo.
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 09:42
Alex, tem como ficar trocando de pneu com o notubes? Eu queria usar, mas vivo trocando pneu, pegando emprestado pra testar, pneu pra prova...
 
O notubes que vc usa é gambiarra ou é com a fita certa? Tentei fazer com camara aro 20 e não deu certo, cortei torto.
 
Essa do pneu radial eu não sabia, então se o cara montar o pneu do teu carro invertido vc tem que usar invertido até o fim, não pode mudar?
Voltar ao Topo
rj48 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Ago 2007
Campos-RJ
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rj48 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 15:35
Alex
 
Onde eu posso comprar o SpinSkinz ? Qual a diferença de peso entre a Mr Tuffy e a SpinSkinz?
 
Maurício
Campos dos Goytacazes
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2008 as 06:42
Galera, uma dúvida...Costumo trocar de pneu direto, durante a semana uso uns cravudões pra treino, mais pesados, e nos fins de semana de pedal em trilhas coloco uns mais leves e novos; agora, tem uma coisa que ainda não entendi: Dá pra fazer isso com pneus UST (sem câmara) usando selante líquido? Quero dizer, da pra ficar trocando de pneu o quanto a gente quiser? Como fica o selante ao retirar o pneu do aro e guardá-lo pra usar outro dia?
Abrs a todos...
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
flávio Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2005
-
Offline
Mensagens:1062
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flávio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2009 as 21:05
Gente, eu não postava no Pedal há mais de um ano, somente postando no mountainbikebh, por ser conhecido dos caras pessoalmente (nasci e fui criado em BH). Mas quem é das antigas aqui se lembra que eu postava demais, artigos voltados sobretudo para treinamento esportivo. Mas estava ficando trabalhoso (e meus posts sempre foram longos) postar em dois fóruns ao mesmo tempo, optei por só postar na mtbbh.

Este texto, na verdade, não foi escrito pelo Alex, e ele pode confirmar isso, foi escrito por mim.

Só este adendo.

Valeu galera.


Flávio The Page
Voltar ao Topo
flávio Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2005
-
Offline
Mensagens:1062
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flávio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2009 as 21:11
Ah, e esqueci de dizer. Parei de andar de bike de forma séria e, sim, continuo usando as câmaras ultra-leves e mr tuffy. Mas no texto, eu esqueci de dizer: não qualquer tuffy. Eu, por exemplo, uso o Spin Skin, de Kevlar, que pesa exatamente 20 gramas (40 o par) e só na roda traseira. Ou seja, meu setup atual é assim, na roda traseira: Maxxis Ignitor 1,95, que pesa 520 gramas (pneu muito mais ou menos, aliás...), câmara Maxxis também, de 115 e o spinskin, de 20. Façam as contas aí.


Flávio
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2009 as 13:17

Muito leve mesmo o o tal Spinkim e acho que preço similar ao Tufi.

Resta saber se é fácil encontrar. Vou verificar, pois compensa.
Space> Pra trocar pneu com  o liquido selante, só esvaziar em sentido oposto ao local onde ele se encontra
De resto o texto é bom, e inclusive me tirou a dúvida sobre a diferença de uso dos pneus dianteiro/traseiro. Nesse sentido, já troquei o pneu cravudo traseiro e coloquei o Bontrager dianteiro de ótima rolagem, que estava na outra bike, e vice-versa, e assim mantenho boa pegada na frente e boa rolagem atraz nas duas bikes
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kekeroseberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 23:54
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Tem razão fabio, é que tava com pressa e não completei o raciocinio.
 
Eu ia falar do liquido selante, 20g de liquilo selante dentro da camara são mais eficientes que um Mr Tuffy. Eu usava camara kenda comum, com 230g, e se algo passava pelo pneu furava do mesmo jeito que uma flyweight de 90g. Aí acho melhor colocar 20ml de liquido e ficar com uma camara de 110g que não fura do que uma fita bem mais pesada só em uma roda e que só protege de espinhos na faixa central do pneu.
 
Estou com 1 kenda e uma ultralight 126g, a kenda esta com liquido e a ultralight ainda não, pq to esperando chegar mais, tirei 4 espinhos do pneu de uma vez, e a camara continua lá, cheia.


Prezado Franciscok,

Tenho vontade de colocar Notubes na camara para substituir o Mr. Tuffy, mas tenho algumas dúvidas:

1 - Já vi alguns bikers mais experientes aqui no fórum falando que o Notubes da camara ao invés de converter o pneu não é legal porque o líquido pode vazar da camara e pregá-la na parede interna do pneu. Isso já aconteceu com você?
2 - Uso camara com válvula "bico fino". Qual o tipo de camara você usa?
3 - Atualmente uso camaras convencionais da Kenda e pneus Rocket Ron 2.1

Desde já agradeço.

Flw.
Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
grbo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2010
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar grbo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2010 as 19:14
Galera, eu li tudo, mas ficou uma dúvida.
 
Vi que minha Caloi Elite 2.4 está com o pneu da frente montado ao contrário.
 
Devo pedir pra loja arrumar, ou não faz diferença e vou dar uma de bobão se pedir isso?
 
Obrigado!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2010 as 00:22
Originalmente postado por Benito Benito escreveu:

Muito bom seu texto.
Interessante, sempre pensei que o pneu de kevlar teria sua malha de nylon substituida total ou parcialmente pela malha de kevlar ( assim como os coletes a prova de bala)assim como a ausência de arame.Inclusive, os fabricantes usam este argumento para afirmar sua maior resistência contra furos(?).Também imaginei que o que segurava os furos era a malha de nylon, e que quanto mais densa mais resistente( inclusive mais cara). Seria como aquela faixa de proteção colocada entre a câmara e o pneu, e que a borracha , exceto as muito duras e grossas, seriam frágeis a furos com uma malha porosa.Pois é, vivendo e aprendendo.
boas pedaladas
 
Mas parece que o Specialized Armadillo é asim, usa kevlar no lugar do nylon. É assim mesmo?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2010 as 17:51
Originalmente postado por grbo grbo escreveu:

Galera, eu li tudo, mas ficou uma dúvida.
 
Vi que minha Caloi Elite 2.4 está com o pneu da frente montado ao contrário.
 
Devo pedir pra loja arrumar, ou não faz diferença e vou dar uma de bobão se pedir isso?
 
Obrigado!


grbo,

Tire a RODA e coloque ao contrário, assim você altera o sentido de rotação do pneu. Mais simples que isso impossível. Wink
Voltar ao Topo
vigorola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigorola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2010 as 17:24
agora sei tudo sobre pneus, ótima aula, parabéns.
Victor Hugo - Rio de Janeiro
Voltar ao Topo
grbo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2010
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar grbo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2010 as 18:28
hug0.dts,
 
Obrigado pela resposta!!
 
Por mais simples que seja inverter... em se tratando de rodar no asfalto com pneu de cravo... faz muita diferença o sentido da rotação?? Embarrassed
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2010 as 02:37
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por Pedrão Gaúcho Pedrão Gaúcho escreveu:

, a questão se resume em trocar o sentido da rotação do pneu dianteiro, pode causar algum acidente?
Somente para esclarecer, estou usando um pneu CST Caballero 26 x 2.40 . Grato a todos.Clap
 
Olha, nesse caso o acidente vai ser por falha humana...rs rs rs rs
 
Mas aí fica a grande pergunta: o fabricante gasta uma p*t(a) grana para desenvolver um pneu para ter a melhor performance possível; e aí o gaudério vai lá e bota o pneu invertido...Big%20smile
 
Vai ter apenas performance comum e não ótima. Talvez um desgaste prematuro.

Sobre esse tema já li algumas matérias sobre veículos militares , onde os pneus tinham sua montagem invertida, um desenho offroad que tem tendência a ser um "\/", e olhando o pneu pela frente do carro veria exatamente o V no sentido de leitura.
Mas então pensaram em inverter os pneus das rodas dianteiras, onde em teoria, o padrão desenhado no solo pelos pneus dianteiros sendo diferente dos traseiros, iriam promover um base mais estável e menos sujeita a perda de tração das rodas traseiras, pois haveria um cruzamento dos \/

Pensando em bikes, que são 2 pneus, menor peso, ou seja, muita variáveis diferentes creio que não há vantagem nenhuma, mesmo porque os pneus de bikes não utilizavam os padrões em "V". e tem sua indicação de rotação informada pelo fabricante


Voltar ao Topo
JVMD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JVMD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2011 as 23:37
otimo texto
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 11:25
Muito bom... ! Clap
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 13:47
Os pneus que tendem a ter cravos em V são os dianteiros. Se estes pneus por acaso forem usados na traseira devem ser invertidos para melhor tração.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 23:52

Li aqui mesmo no fórum (http://www.pedal.com.br/forum/60-tpi-ou-120-tpi_topic48872.html) que não é que o pneu de baixo TPI tenha mais borracha porque tenha borracha nos furos da malha de nylon com menos fios e sim justamente o contrário. Como o de menos TPI tem menos resistência a furos isso é compensado com mais borracho na banda como forma de aumentar a resistência contra furos e não que isso aconteceu porque entra mais borracha na malha. Afinal qual o correto?

 

Já no site da Michelin eles falam que menores TPIs são usados em pneus mais baratos e também em pneus de DH onde se precisa de mais resistência. E dizem que no de menor TPI, os fios da malha de nylon são mais grossos e por isso mais pesados. Pensando assim não existe “vãos” maiores nos de pouco TPI já que os fios são mais grossos.

 

Se não existem vãos em nenhuma malha de nylon, nem de alto TPI como de baixo TPI já que a espessura dos fios compensam isso, então a resistência a furos é igual em ambas as malhas e isso só muda devido a borracha e nada tem a ver com a malha. E de maior TPI só fica mais leve pelos fios serem mais finos.

Alguém pode falar sobre isso.

 



Editado por Fabio - 28 Abr 2012 as 23:59
Voltar ao Topo
Hugo Siqueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Resende
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugo Siqueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2013 as 12:52
Muito bom msm, pois estou querendo comprar um par de pneus e isso me ajudou muito..Ainda continuo pesquisando pois quero um pneu ki de pra rodar legal tanto no asfalto como na terra, o que se esta nesse perfil é o rockett ron porem é bem salgadoo preço.

vlw msm.......
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 01:15
Desenterrou
Voltar ao Topo
lcarvalho Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Abr 2013
MG
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 13:29
Excelente post !
Agora, uma dúvida. Porque usar câmaras ultra light com mr.tuff , ao inves de usar uma camara normal , kenda, mais simples mesmo ? O peso que voce retira com a camara, voce ganha com o mr.tuff
Voltar ao Topo
Luciano Xavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2013
Franca
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luciano Xavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 20:01
Muito bom o texto! Parabens
Voltar ao Topo
pmsmiaor Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 25 Mai 2013
Recife
Offline
Mensagens:177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pmsmiaor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 21:48
Mô vei.... muitcho bom o texto mas tô com uma dúvida.

Tenho uma magricela híbrida, com aro 700. Como vou para a Espanha no final do ano, andei vendo umas lojas pra trazer umas cositas na mala. Tava vendo pneus, que a galera lá chama de "cubiertas" (ha ha ha) e a maioria é ou 28 polegadas ou 622. Afinal essas medidas servem para aro 700?

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X