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Entendendo sobre pneus |
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AialaBR
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Postado: 02 Set 2008 as 12:01 |
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Galera esse texto é de um tópico antigo de outubro de 2006, criado se eu nao me engano pelo membro AlexSP, pra mim , um dos que mais contribuíram para esse fórum até então. Espero que tirem muita dúvida da galera ae. Aí vai:
Entendendo sobre pneus: Tenho visto muitas discussões aqui sobre pneus de mountain bikes e, sem querer ser o "dono da verdade", coloco algumas informações: - Existem pneus comuns e os de kevlar. Na verdade, o pneu nãó é feito "de kevlar", como já ouvi dizerem. Nestes, o arame existente na banda para fixação do pneu ao aro é substituído por um fio grosso de kevlar, que torna o pneu "dobrável" e mais leve, pois o fio de aramida (kevlar) é mais leve que o de metal. Normalmente os pneus "de kevlar" pesam cerca de -O TPI, ou threads per inch, nada tem a ver com o pneu ser ou não de kevlar. Um pneu é formado pela reunião de fios de nylon em sua carcaça, entrelaçados, que depois recebem uma camada de borracha. Pensem nos lençois de sua casa. Não existem aqueles com 100 fios, 180 fios e até 200 fios? Nos lençois, isto quer dizer que, a cada centímetro quadrado, 200 ou menos fios estão se entrelaçando (e quanto mais fios, mais caro o lençol). No pneu é a mesma coisa. TPI é o número de fios de nylon que se entrelaçam na carcaça do pneu a cada polegada quadrada. |
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Victor Martins
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Cadastrado em: 14 Mai 2007 SP - SAO PAULO Offline Mensagens:398 |
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Nossa, muito bom esse texto!!
Parabens... muito explicativo. |
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Benito
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Cadastrado em: 05 Mai 2008 Offline Mensagens:368 |
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Muito bom seu texto.
Interessante, sempre pensei que o pneu de kevlar teria sua malha de nylon substituida total ou parcialmente pela malha de kevlar ( assim como os coletes a prova de bala)assim como a ausência de arame.Inclusive, os fabricantes usam este argumento para afirmar sua maior resistência contra furos(?).Também imaginei que o que segurava os furos era a malha de nylon, e que quanto mais densa mais resistente( inclusive mais cara). Seria como aquela faixa de proteção colocada entre a câmara e o pneu, e que a borracha , exceto as muito duras e grossas, seriam frágeis a furos com uma malha porosa.Pois é, vivendo e aprendendo.
boas pedaladas
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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Aiala, vc devia postar isso no tópico: Vamos falar sobre pneus.
Muito bom o texto, é do alex? Essa coisa de camara ultraleve com fita anti furo é meio estranha, pois vc tira 80g(em média) e coloca fita de 100g pra compensar a propenção a furos. Sei lá né.
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saturn
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Cadastrado em: 12 Jun 2007 Offline Mensagens:299 |
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Excelente texto. Parabéns ao autor.
E eu que achava que kevlar nunca furava porque é o material usado em coletes à prova de balas... |
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AialaBR
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Cadastrado em: 02 Set 2008 Belo Horizonte Offline Mensagens:15 |
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FRanciscok, eu tenho quase certeza que quem criou esse texto foi o membro AlexSP. Eu salvei esse texto em word no meu computador para futuras consultas e esqueci de colocar o nome do autor. Pior que eu me lembro foi ele mesmo heheh.
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Faltou dizer:
Sheldon "Put de Good One in the Front" Brown. Ou seja, O pneu bom e novo vai na frente. O gasto ou careca, se for o caso, coloque atrás. |
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Marcos Netto
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Pedrão Gaúcho
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Restrito Cadastrado em: 05 Nov 2007 Porto Alegre - RS Offline Mensagens:1381 |
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Gostaria de saber se é mito ou não tem nada a ver inverter a posição de rolagem de um pneu posto na frente, causa algum problema, quais seriam
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Pedrão explica aí porque tô meio burro hoje. Tu estás falando de rodízio de pneus ou manter o pneu na posição e mudar o sentido de rotação?
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Marcos Netto
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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Não causa problema nenhum, mas se ele é feito pra rolar num sentido deixe assim.
Por exemplo o larsen (tanto mimo quanto tt), usado invertido ele fica pior de rolagem e frenagem, mas melhora na tração. Assim não faz sentido inverter ele na dianteira, mas na traseira depende do terreno e estilo de pilotagem.
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Rodrigo_1980
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Cadastrado em: 18 Dez 2007 Porto Seguro Offline Mensagens:1075 |
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Exemplo assim tenho na minha bike, os pneus tem uma seta que manda inverter quando usado atrás. AH, o texto está ótimo, muito esclarecedor, o AlexSP tem uns posts ótimos, lembro sobre um de fibra de carbono, AH rolou aquela polemica de sempre.....mais gosto de ler aprendo muito. Editado por Rodrigo_1980 - 25 Set 2008 as 12:44 |
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MTB - Scott Scale 29er
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Ivan Santin
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Cadastrado em: 24 Jun 2007 Piracicaba - SP Offline Mensagens:663 |
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ótimo texto
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Ivan Santin
Trek 4300(2008) Piracicaba-SP |
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Pedrão Gaúcho
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Restrito Cadastrado em: 05 Nov 2007 Porto Alegre - RS Offline Mensagens:1381 |
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MN, a questão se resume em trocar o sentido da rotação do pneu dianteiro, pode causar algum acidente? espero que tenha melhorado da burrice de ontem (citação própria)...eheheh
Somente para esclarecer, estou usando um pneu CST Caballero 26 x 2.40 . Grato a todos. Editado por Pedrão Gaúcho - 26 Set 2008 as 11:57 |
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Franciscok
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Não, mas prejudica a performance do pneu. Use na dianteira com o sentido correto.
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Fábio C
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Restrito Cadastrado em: 11 Jun 2007 Florianópolis Offline Mensagens:874 |
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Essa contradição levantada de usar camaras ultraleves e Mr Tuff não tem nada ha ver.
Não é uma camara mais grossa e consequentemente mais pesada que vai te livrar de furos. Quem dera. Não tem milagre, se pegar algum "objeto" perfurante, vc corre sérios riscos de furar o pneu, seja com camara SPZ turbo de 110g ou uma Pirelli de 280g (eu mesmo pesei).
Levando ao extremo, radicalizando mesmo só vc deixar claro... se fosse assim, as pessoas não usariam tubeless, usariam as camaras de ar da Pirelli, que são umas das mais grossas do mercado, pois ela nunca furariam.
Como não é bem assim, pra reduzir a chance de furar mesmo usamos Mr Tuff, e pq diabos usariamos com camaras de Pirelli que são pelo menos duas vezes mais pesados do que as Ultralight? Já que o trabalho é feito pelo Mr Tuff e não pelas camaras? Editado por Fábio C - 27 Set 2008 as 04:57 |
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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Tem razão fabio, é que tava com pressa e não completei o raciocinio.
Eu ia falar do liquido selante, 20g de liquilo selante dentro da camara são mais eficientes que um Mr Tuffy. Eu usava camara kenda comum, com 230g, e se algo passava pelo pneu furava do mesmo jeito que uma flyweight de 90g. Aí acho melhor colocar 20ml de liquido e ficar com uma camara de 110g que não fura do que uma fita bem mais pesada só em uma roda e que só protege de espinhos na faixa central do pneu.
Estou com 1 kenda e uma ultralight 126g, a kenda esta com liquido e a ultralight ainda não, pq to esperando chegar mais, tirei 4 espinhos do pneu de uma vez, e a camara continua lá, cheia.
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Olha, nesse caso o acidente vai ser por falha humana...rs rs rs rs
Mas aí fica a grande pergunta: o fabricante gasta uma p*t@ grana para desenvolver um pneu para ter a melhor performance possível; e aí o gaudério vai lá e bota o pneu invertido...
Vai ter apenas performance comum e não ótima. Talvez um desgaste prematuro.
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Marcos Netto
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Alex SP
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Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
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Pneus de bike não são "radiais", isto é, a malha não é radial, então vc pode inverter o sentido de rotação, trocar de roda, etc. sem problemas. Pneus de carro radiais não pode, pq uma vez que a malha rodou numa direção, ela estraga se trocar de lado ou de sentido da rotação. Mas no MTB muitos pneus são direcionais, então pode afetar o desempenho se mudar a direção dele. No speed não faz diferença.
Hj eu faria algumas alterações nesse texto, por exemplo a tecnologia tubeless e No Tubes evoluíram mto e funcionam bem. A maior vantagem é poder usar menos pressão (maior conforto e controle) e não sofre furos snake bite. De qualquer forma, precisa levar uma câmara, em caso de emergência. Várias marcas tb evoluíram a proteção contra furos de seus pneus, e lançaram novos compostos de borracha que valeria a pena falar. Tb não uso mais Mr. Tuffy, nem na speed nem na MTB (na verdade, deixei de usar até bem antes de escrever esse texto). Hj de vez em qdo eu uso o SpinSkinz, que é um Mr. Tuffy ultra-leve e bem mais fino. Mas só nas rodas de treino, pq na de competição eu uso o No Tubes mesmo. |
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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Alex, tem como ficar trocando de pneu com o notubes? Eu queria usar, mas vivo trocando pneu, pegando emprestado pra testar, pneu pra prova...
O notubes que vc usa é gambiarra ou é com a fita certa? Tentei fazer com camara aro 20 e não deu certo, cortei torto.
Essa do pneu radial eu não sabia, então se o cara montar o pneu do teu carro invertido vc tem que usar invertido até o fim, não pode mudar?
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rj48
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Cadastrado em: 14 Ago 2007 Campos-RJ Offline Mensagens:117 |
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Alex
Onde eu posso comprar o SpinSkinz ? Qual a diferença de peso entre a Mr Tuffy e a SpinSkinz?
Maurício
Campos dos Goytacazes
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SpaceTrader
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Cadastrado em: 10 Ago 2008 São Paulo, SP Offline Mensagens:907 |
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Galera, uma dúvida...Costumo trocar de pneu direto, durante a semana uso uns cravudões pra treino, mais pesados, e nos fins de semana de pedal em trilhas coloco uns mais leves e novos; agora, tem uma coisa que ainda não entendi: Dá pra fazer isso com pneus UST (sem câmara) usando selante líquido? Quero dizer, da pra ficar trocando de pneu o quanto a gente quiser? Como fica o selante ao retirar o pneu do aro e guardá-lo pra usar outro dia?
Abrs a todos...
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Vamos à luta, filhos da Pátria!
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flávio
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Cadastrado em: 27 Nov 2005 - Offline Mensagens:1062 |
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Gente, eu não postava no Pedal há mais de um ano, somente postando no mountainbikebh, por ser conhecido dos caras pessoalmente (nasci e fui criado em BH). Mas quem é das antigas aqui se lembra que eu postava demais, artigos voltados sobretudo para treinamento esportivo. Mas estava ficando trabalhoso (e meus posts sempre foram longos) postar em dois fóruns ao mesmo tempo, optei por só postar na mtbbh.
Este texto, na verdade, não foi escrito pelo Alex, e ele pode confirmar isso, foi escrito por mim. Só este adendo. Valeu galera. Flávio The Page |
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flávio
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Cadastrado em: 27 Nov 2005 - Offline Mensagens:1062 |
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Ah, e esqueci de dizer. Parei de andar de bike de forma séria e, sim, continuo usando as câmaras ultra-leves e mr tuffy. Mas no texto, eu esqueci de dizer: não qualquer tuffy. Eu, por exemplo, uso o Spin Skin, de Kevlar, que pesa exatamente 20 gramas (40 o par) e só na roda traseira. Ou seja, meu setup atual é assim, na roda traseira: Maxxis Ignitor 1,95, que pesa 520 gramas (pneu muito mais ou menos, aliás...), câmara Maxxis também, de 115 e o spinskin, de 20. Façam as contas aí.
Flávio |
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Muito leve mesmo o o tal Spinkim e acho que preço similar ao Tufi. Resta saber se é fácil encontrar. Vou verificar, pois compensa. Space> Pra trocar pneu com o liquido selante, só esvaziar em sentido oposto ao local onde ele se encontra De resto o texto é bom, e inclusive me tirou a dúvida sobre a diferença de uso dos pneus dianteiro/traseiro. Nesse sentido, já troquei o pneu cravudo traseiro e coloquei o Bontrager dianteiro de ótima rolagem, que estava na outra bike, e vice-versa, e assim mantenho boa pegada na frente e boa rolagem atraz nas duas bikes |
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kekeroseberg
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Cadastrado em: 19 Mar 2010 João Pessoa-PB Offline Mensagens:617 |
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Prezado Franciscok, Tenho vontade de colocar Notubes na camara para substituir o Mr. Tuffy, mas tenho algumas dúvidas: 1 - Já vi alguns bikers mais experientes aqui no fórum falando que o Notubes da camara ao invés de converter o pneu não é legal porque o líquido pode vazar da camara e pregá-la na parede interna do pneu. Isso já aconteceu com você? 2 - Uso camara com válvula "bico fino". Qual o tipo de camara você usa? 3 - Atualmente uso camaras convencionais da Kenda e pneus Rocket Ron 2.1 Desde já agradeço. Flw. |
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Specialized Epic Hardtail 2017
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grbo
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Cadastrado em: 02 Set 2010 Offline Mensagens:15 |
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Galera, eu li tudo, mas ficou uma dúvida.
Vi que minha Caloi Elite 2.4 está com o pneu da frente montado ao contrário.
Devo pedir pra loja arrumar, ou não faz diferença e vou dar uma de bobão se pedir isso?
Obrigado!
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Mas parece que o Specialized Armadillo é asim, usa kevlar no lugar do nylon. É assim mesmo?
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hug0.dts
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Cadastrado em: 21 Nov 2009 DF Offline Mensagens:2400 |
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grbo, Tire a RODA e coloque ao contrário, assim você altera o sentido de rotação do pneu. Mais simples que isso impossível. |
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vigorola
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Cadastrado em: 20 Ago 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:49 |
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agora sei tudo sobre pneus, ótima aula, parabéns.
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Victor Hugo - Rio de Janeiro
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grbo
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Cadastrado em: 02 Set 2010 Offline Mensagens:15 |
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hug0.dts,
Obrigado pela resposta!!
Por mais simples que seja inverter... em se tratando de rodar no asfalto com pneu de cravo... faz muita diferença o sentido da rotação??
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dagombb
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Restrito Cadastrado em: 12 Jun 2009 SBC - SP Offline Mensagens:198 |
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Sobre esse tema já li algumas matérias sobre veículos militares , onde os pneus tinham sua montagem invertida, um desenho offroad que tem tendência a ser um "\/", e olhando o pneu pela frente do carro veria exatamente o V no sentido de leitura. Mas então pensaram em inverter os pneus das rodas dianteiras, onde em teoria, o padrão desenhado no solo pelos pneus dianteiros sendo diferente dos traseiros, iriam promover um base mais estável e menos sujeita a perda de tração das rodas traseiras, pois haveria um cruzamento dos \/ Pensando em bikes, que são 2 pneus, menor peso, ou seja, muita variáveis diferentes creio que não há vantagem nenhuma, mesmo porque os pneus de bikes não utilizavam os padrões em "V". e tem sua indicação de rotação informada pelo fabricante |
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JVMD
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Cadastrado em: 10 Mar 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:194 |
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otimo texto
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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Muito bom... !
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mats
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Cadastrado em: 29 Dez 2009 selim Offline Mensagens:1284 |
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Os pneus que tendem a ter cravos em V são os dianteiros. Se estes pneus por acaso forem usados na traseira devem ser invertidos para melhor tração.
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"Brain before beauty, wear your helmet"
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Li aqui mesmo no fórum (http://www.pedal.com.br/forum/60-tpi-ou-120-tpi_topic48872.html) que não é que o pneu
de baixo TPI tenha mais borracha porque tenha borracha nos furos da malha de nylon
com menos fios e sim justamente o contrário. Como o de menos TPI tem menos
resistência a furos isso é compensado com mais borracho na banda como forma de
aumentar a resistência contra furos e não que isso aconteceu porque entra mais
borracha na malha. Afinal qual o correto? Já no site da Michelin eles falam que
menores TPIs são usados em pneus mais baratos e também em pneus de DH onde se
precisa de mais resistência. E dizem que no de menor TPI, os fios da malha de
nylon são mais grossos e por isso mais pesados. Pensando assim não existe “vãos”
maiores nos de pouco TPI já que os fios são mais grossos. Se não existem vãos em nenhuma malha de nylon, nem de alto
TPI como de baixo TPI já que a espessura dos fios compensam isso, então a resistência
a furos é igual em ambas as malhas e isso só muda devido a borracha e nada tem
a ver com a malha. E de maior TPI só fica mais leve pelos fios serem mais
finos. Alguém pode falar sobre isso. Editado por Fabio - 28 Abr 2012 as 23:59 |
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Hugo Siqueira
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Cadastrado em: 03 Jan 2013 Resende Offline Mensagens:195 |
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Muito bom msm, pois estou querendo comprar um par de pneus e isso me ajudou muito..Ainda continuo pesquisando pois quero um pneu ki de pra rodar legal tanto no asfalto como na terra, o que se esta nesse perfil é o rockett ron porem é bem salgadoo preço.
vlw msm.......
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Desenterrou
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lcarvalho
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Banido Cadastrado em: 05 Abr 2013 MG Offline Mensagens:53 |
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Excelente post !
Agora, uma dúvida. Porque usar câmaras ultra light com mr.tuff , ao inves de usar uma camara normal , kenda, mais simples mesmo ? O peso que voce retira com a camara, voce ganha com o mr.tuff |
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Luciano Xavier
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Cadastrado em: 19 Mai 2013 Franca Offline Mensagens:12 |
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Muito bom o texto! Parabens
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pmsmiaor
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Restrito Cadastrado em: 25 Mai 2013 Recife Offline Mensagens:177 |
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Mô vei.... muitcho bom o texto mas tô com uma dúvida.
Tenho uma magricela híbrida, com aro 700. Como vou para a Espanha no final do ano, andei vendo umas lojas pra trazer umas cositas na mala. Tava vendo pneus, que a galera lá chama de "cubiertas" (ha ha ha) e a maioria é ou 28 polegadas ou 622. Afinal essas medidas servem para aro 700? |
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