Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Teste prático para descobrir limiar de lactato
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Teste prático para descobrir limiar de lactato

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Teste prático para descobrir limiar de lactato
    Postado: 21 Jan 2010 as 16:23
Digníssimos ciclistas.

Resolvi começar a treinar de maneira planejada. Minhas ferramentas de aferição serão o monitor cardíaco e a escala de borg*. Para usar o monitor cardíaco satisfatoriamente, é necessário descobrir o limiar de lactato. Estou me testando conforme propõe Friel, medindo a média cardíaca dos últimos vinte minutos de um CRI de trinta. Estou repetindo o teste, e continuarei repetindo-o, para afinar os resultados, entretanto tenho uma dúvida quanto a este refinamento. O limiar mais baixo que já medi foi 170, enquanto o mais alto foi 173. O que seria exatamente refinar? Escolher o mais alto ou fazer uma média de todos eles?

Outra dúvida que tenho é quanto à adaptação do treino conforme hajam alterações no limiar. O treinamento deveria aumentar a frequência cardíaca do meu limiar de lactato. Tendo isso em vista, deveria eu mudar as faixas cardíacas dos meus treinos ou seria correto me prender aos índices obtidos no início da temporada de treinos? Acredito que o correto seja adptar as faixas aos novos índices, já que o plano de treino deve ser algo dinâmico. Entretanto, não custa nada perguntar a quem já tem mais experiência. Tongue

Agradeço desde já,
Luciano.

* Provavelmente acharei que estou usando-a corretamente quando, na verdade, estarei fazendo uma lambança geral.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 16:55
Falando apenas do equipamento, para os monitores cardíacos que trabalham as faixas em termos de porcentagem, creio que a única alteração que você teria de fazer seria informar a FCmáxima (ou qual for a variável de referência) que o aparelho cuida do resto. Se for dos modelos mais simples, que apenas fornecem a FC instantânea, aí sim você deverá saber os novos limites por zona em função das mudanças por conta do treinamento.

Aliás é algo a se levar em conta no momento de adquirir um monitor... Ficar decorando onde começa e onde acaba cada zona é meio mala, pode não valer a economia na aquisição do aparelho.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 18:09
Pq vc não faz um teste ergospirométrico?
Em Curitiba, vc pode fazer o teste ergoespirométrico no Hospital Costantini. Eu faço lá todo ano, o plano de saúde cobre. Dessa maneira vc vai ter todos os valores certinho, e fazendo anualmente fica fácil de ver a sua evolução. O unico contratempo é tem q ser na esteira, eles não tem como fazer o teste na bicicleta.


Abraço!

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 18:34
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Digníssimos ciclistas.

Resolvi começar a treinar de maneira planejada. Minhas ferramentas de aferição serão o monitor cardíaco e a escala de borg*. Para usar o monitor cardíaco satisfatoriamente, é necessário descobrir o limiar de lactato. Estou me testando conforme propõe Friel, medindo a média cardíaca dos últimos vinte minutos de um CRI de trinta. Estou repetindo o teste, e continuarei repetindo-o, para afinar os resultados, entretanto tenho uma dúvida quanto a este refinamento. O limiar mais baixo que já medi foi 170, enquanto o mais alto foi 173. O que seria exatamente refinar? Escolher o mais alto ou fazer uma média de todos eles?


Em relação à escala de Borg, relaxa que leva tempo e experiência para desenvolver essa sensibilidade. E quando vc finalmente se acostuma, acaba não usando na prática, senão intuitivamente, sem perceber.

Em relação à FC, relaxa tb pq não é uma referência absoluta (como a potência) e sim relativa. Além da FC ser afetada por diversos fatores intrínsecos (stress, hidratação, cansaço, etc.) e extrínsecos (temperatura, umidade do ar, etc.), as Zonas não são precisas nem de longe. São apenas um indicativo do nível de esforço do coração, não tem como seguir ao pé da letra.

Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:


Outra dúvida que tenho é quanto à adaptação do treino conforme hajam alterações no limiar. O treinamento deveria aumentar a frequência cardíaca do meu limiar de lactato. Tendo isso em vista, deveria eu mudar as faixas cardíacas dos meus treinos ou seria correto me prender aos índices obtidos no início da temporada de treinos? Acredito que o correto seja adptar as faixas aos novos índices, já que o plano de treino deve ser algo dinâmico. Entretanto, não custa nada perguntar a quem já tem mais experiência. Tongue

Agradeço desde já,
Luciano.

* Provavelmente acharei que estou usando-a corretamente quando, na verdade, estarei fazendo uma lambança geral.


Como o LT não muda significativamente nem mesmo ao longo dos anos, uma vez que vc determine o seu vc pode seguir com as Zonas sem problemas. O treinamento não altera a LT, e portanto não altera as Zonas relacionadas ao LT.

O que muda com o treinamento é a capacidade de pedalar mais forte (com maior potência, que equivale à maior velocidade) por mais tempo, em zonas mais altas, próximas da LT, na LT ou acima dela. Essa é a diferença entre um ciclista treinado e outro destreinado ou um sedentário.

Exemplo: minha LT fica entre 168 e 171bpm, há anos. Eu uso as Zonas como referência, mas minha potência nas Zonas mais altas (Z4, Z5 e acima) aumenta com o treino. E o tempo que eu consigo ficar nessas zonas tb é maior. Esse é o princípio dos intervalos, inclusive.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 20:52
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Pq vc não faz um teste ergospirométrico?
Em Curitiba, vc pode fazer o teste ergoespirométrico no Hospital Costantini. Eu faço lá todo ano, o plano de saúde cobre. Dessa maneira vc vai ter todos os valores certinho, e fazendo anualmente fica fácil de ver a sua evolução. O unico contratempo é tem q ser na esteira, eles não tem como fazer o teste na bicicleta.


Abraço!


Eu consegui fazer esse ano na bicicleta, mas tive que levar a bike e o rolo. É só conversar com o médico que ele "libera".
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 21:08
Opa! Valeu pela ajuda pessoal!

Alessandro. Realmente eu tô precisando arranjar um monitor que tenha as informações das zonas. Gostei do esquema que o Friel sugere pra medir o workload, que é basicamente dar um peso pra cada zona e multiplicá-lo pelos minutos gastos em cada uma delas. Só tenho monitor de medição instantânea, o que não me permite usar tal método. Infelizmente só tô mensurando isso agora, depois de já ter comprado dois monitores! Tongue O primeiro era um Oregon vagabundo.

Eu fiz o teste ergoespirométrico no Constantini há cerca de um ano atrás. Foi para fins ciclísticos, mas eu não entendia muita coisa e foi mais pro cardiologista ver. Levando-se em consideração o que o Alex falou, acredito que dê para eu usá-lo como referência segura, já que a LT muda muito pouco ao longo do tempo. Vou dar uma olhada nos resultados e compará-lo com o obtido nos testes práticos de CRI de meia hora. Nem havia me ocorrido tal idéia.

Paulo, você por acaso tem percebido variações nas aferições anuais de seu LT ao longo dos anos? Ou são outros índices que você compara entre os seus testes? Pergunto para eu saber o que comparar quando fizer meu próximo exame.

Obrigado quanto à dica da escala de Borg, Alex. Eu até tenho certa experiência em perceber o esforço que estou fazendo, é só perceber se o forro da bermuda já tá cheio ou não. Entretanto, nunca havia tentado mensurá-lo dando um valor de 1 a 20. Realmente é um pouco complexo classificá-lo desta maneira. Com o tempo devo pegar as manhas.

Uma pergunta final. Levando-se novamente em consideração a colocação do Alex sobre a pouca variação do LT ao longo dos anos, me bateu uma dúvida. A FC não vai ficando mais baixa conforme a pessoa vai envelhecendo? A LT não baixaria mais ou menos na mesma proporção?

E agora a última pergunta mesmo. Uma curiosidade. Será que minha LT quando eu era sedentário era mais ou menos na mesma faixa que ela é hoje (semi-sedentário Tongue)?

Abraço e obrigado!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 21:30
A FC tende a baixar conforme a pessoa vai envelhecendo, mas em ciclistas ativos e que treinam de forma estruturada, consistente e continuada, acaba compensando e ela varia muito pouco, quando varia.

Tudo depende do grau de sedentarismo prévio, e tudo depende tb do nível de treinamento. Só que a sua FCLT em proporção ao seu VO² é bem menor quando vc era sedentário do que agora, quando vc é semi-sedentário. Um sedentário atinge o LT a 50 ou 60% do seu VO², um ciclista treinado competitivo pedala a 80 ou 90% do seu. Em outras palavras,  quando vc era sedentário, vc chegava na sua LT (ficava sem fôlego) muito mais rápido e não conseguia trabalhar nem perto do seu LT (muito menos no LT e menos ainda acima do LT) por mais do que alguns segundos.

O treinamento serve justamente para que a gente consiga trabalhar forte nas várias Zonas. A diferença entre um pró e um prego não é a potência máxima nem média, e sim o tempo que cada um consegue manter em cada Zona da FC.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 21:42
Bom, o teste ergoespirométrico feito em esteira com certeza não será fidedigno. Este é o princípio da especificidade: o seu corpo possui adaptações centrais (coração/artérias/pulmões/sangue) similares a de um corredor, porém nem de perto suas adaptações periféricas (fibras musculares/mitocôndrias/capilarização/capacidade de produção e remoção do lactato/tamponamento) são parecidas. Devido a isso é necessário que o teste tenha características mais idênticas possíveis à atividade que se deseja treinar para que o comportamento metabólico do seu corpo no teste possa refletir as demandas da atividade em questão.



O segundo ponto diz respeito ao que Alex disse: o limiar anaeróbico muda sim em relação a frequência cardíaca. Na verdade não é a idade do sujeito que vá determinar o seu limiar e sim o nível de treinamento. Quanto mais treinado o sujeito, mais próximo da sua frequência cardíaca máxima se encontrará o limiar anaeróbico. No caso do lgalicki, ao que parece ele iniciará uma rotina de treinamento, o que é bem diferente de pedaladas esporádicas. Partindo-se desse pressuposto acredito que com algum tempo de treino os testes precisaram ser refeitos, já que o limiar anaeróbico será "empurrado" em direção a frequência cardíaca máxima.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 22:05
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

Bom, o teste ergoespirométrico feito em esteira com certeza não será fidedigno. Este é o princípio da especificidade: o seu corpo possui adaptações centrais (coração/artérias/pulmões/sangue) similares a de um corredor, porém nem de perto suas adaptações periféricas (fibras musculares/mitocôndrias/capilarização/capacidade de produção e remoção do lactato/tamponamento) são parecidas. Devido a isso é necessário que o teste tenha características mais idênticas possíveis à atividade que se deseja treinar para que o comportamento metabólico do seu corpo no teste possa refletir as demandas da atividade em questão.


Eu digo que o teste é fidedigno, pq os valores batem. Se tivesse obtido valores muito longe do esperado não indicaria o teste para ninguem. A grande sacada é que voce não dura muito tempo na esteira, em 10 minutos vc está pedindo arrego, não é para correr uma maratona.
Mas é claro, se puder fazer na bike, replicando o seu "ambiente" de trabalho, muito melhor.

Agora que sei que é possivel levar a bike e o rolo, vou fazer o próximo na bike mesmo!

ARUzik: Como vc fez o controle da carga? Largou no máximo e foi descendo as marchas?

Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2010 as 23:53
Acho que você não pode levar em consideração um resultado ou alguns resultados para generalizar suas conclusões. Obviamente que se o indivíduo tiver alguma adaptação a corrida ou pouco tempo de pedal, a tendência é que os valores se tornem mais fidedignos.
Voltar ao Topo
marcelogoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2005
Maringá
Offline
Mensagens:686
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelogoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 01:02
Que tal se os moderadores do forum criasem um tópico fixo sbre treinamento? Acho que facilitaria muito a vida de quem deseja buscar informações a respeito. Hoje tem muita coisa aqui no forum mas espalhados por vários tópicos. O Alex mesmo já escreveu várias vezes sobre os mesmos assuntos e sempre de forma muito clara. Essas coisas são uma contribuição fantástica para quem está começando ou até mesmo para quem já pedala há mais tempo e quer melhorar seu treinamento. Achoq ue um tópico assim só traria vantagens para todos nós. E aí? Topam? Thumbs Up 
Pinarello Dogma2 2012
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 01:34
concordo, mas coitado do alex, vai ter de escrever tudo de novo!!!! haha, tem de dá um jeito de reaproveitar o que já foi escrito....
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 03:09
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:


ARUzik: Como vc fez o controle da carga? Largou no máximo e foi descendo as marchas?


O médico não tinha idéia de como fazer o controle de carga, então travamos o rolo tudo que deu e fui descendo marcha. Eles precisam fazer o teste com 400W. Eu terminei em 52x12 a quase 170 de cadência pra chegar no máximo.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 10:48
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:


ARUzik: Como vc fez o controle da carga? Largou no máximo e foi descendo as marchas?


O médico não tinha idéia de como fazer o controle de carga, então travamos o rolo tudo que deu e fui descendo marcha. Eles precisam fazer o teste com 400W. Eu terminei em 52x12 a quase 170 de cadência pra chegar no máximo.


E o que vc achou do resultado? Vc estava realmente no "máximo" no final do teste?
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
marcelogoes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2005
Maringá
Offline
Mensagens:686
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelogoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 13:21
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

concordo, mas coitado do alex, vai ter de escrever tudo de novo!!!! haha, tem de dá um jeito de reaproveitar o que já foi escrito....

hahahahahha pois é... pode colocar um dos tópicos já criados como fixo.
Pinarello Dogma2 2012
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:53
Se esse teste tiver um tempo total entre 8 e 12 minutos de duração já é sinal que alguma coisa funcionou......Porém o incremento de carga precisa ser padronizado, o que eu acho que não ocorreria no caso de ir descendo marcha. Outra coisa diz respeito a carga inicial, que não pode ser uma carga qualquer......mas isso eu já não saberia dizer quais os parâmetros a serem observados. É devido a esses fatores que recomenda-se a utilização de protocolos validados cientificamente e não um protocolo "inventado". 
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 14:57
Ah, sem falar da cadência que será livre ou estipulada em algum valor. Porem somente em testes que utilizam um cicloergômetro eletromagnético é que se poderia trabalhar com uma cadência livre, já que o aparelho ajusta automaticamente a resistência para que a potência requerida em cada estágio seja atingida.


Editado por kanelafreeride - 22 Jan 2010 as 14:57
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 15:28
Então, a cadência foi controlada até os 16 minutos de teste, quando o médico pediu pra aumentar. Cheguei no limite das pernas, do mesmo modo que chego quando estou correndo, se a cadência estivesse em 115 eu pedalava mais uns 10 minutos.. Cheguei a 191 bpm, não é meu máximo, mas achei bem satisfatório o teste sim.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 15:51
A questão é que você pode ter chegado no limite sim, porém o seu limite pode ser um pouco mais acima, já que foi um tempo muito grande de teste, sem progressões de carga padronizadas. Não necessariamente a frequência cardíaca máxima iria aumentar, isso não é o mais importante. Mas você poderia se surpreender com um maior VO2 max e diferentes taxas metabólicas para cada estágio, o que tornaria um pouco diferente a interpretação dos dados para prescrição do exercício.


Mas é claro, que por algum fator que não podemos dizer, o teste pode também ter funcionado perfeitamente.


Só pra constar, médicos de uma forma geral, não são as pessoas ideais para a realização desse tipo de teste. Obviamente que existem médicos capacitados para tal como existe professor de educação física que num sabe merda nenhuma também.....Mas como geralmente eles tão melhor equipados do que muita universidade por aí........tá certo, é assim mesmo!!! hehe
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 16:26
Concordo com o Kanela, vc levou a bike e usou um protocolo de esteira, não diria que é totalmente impreciso, mas não vejo vantagem. Melhor fazer com um profissional de ciclismo ou mesmo na estrada.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 19:17
Originalmente postado por marcelogoes marcelogoes escreveu:

Que tal se os moderadores do forum criasem um tópico fixo sbre treinamento? Acho que facilitaria muito a vida de quem deseja buscar informações a respeito. Hoje tem muita coisa aqui no forum mas espalhados por vários tópicos. O Alex mesmo já escreveu várias vezes sobre os mesmos assuntos e sempre de forma muito clara. Essas coisas são uma contribuição fantástica para quem está começando ou até mesmo para quem já pedala há mais tempo e quer melhorar seu treinamento. Achoq ue um tópico assim só traria vantagens para todos nós. E aí? Topam? Thumbs Up 
 
Mas graças a mim, muitos tópicos foram restaurados, sobretudo nessa parte de Treicamento, Alimentação.
80% do Forum é sobre peças, etc, e o restante fica espalhado no tempo.
Se separar resove o problema e não terá muitos tópicos
 
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 23:09
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Concordo com o Kanela, vc levou a bike e usou um protocolo de esteira, não diria que é totalmente impreciso, mas não vejo vantagem. Melhor fazer com um profissional de ciclismo ou mesmo na estrada.

Landim, se não fosse a parte do VO2 medido por algum aparelho eu faria tranquilamente na estrada. O problema é achar um profissional de ciclismo que te garanta que se você passar do limite vai ter atendimento médico na hora.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 23:16
Plano de saúde cobre erogoespirométrico??? Até onde sei, cobrem apenas o ergométrico...
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 23:21
ARuzik, qualquer prof de educação física tem capacidade de fazer um teste máximo justamente pq não há maiores riscos a não ser em casos específicos, onde a pessoa tenha algum histórico de doenças coronarianas.
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 23:31
Originalmente postado por kanelafreeride kanelafreeride escreveu:

ARuzik, qualquer prof de educação física tem capacidade de fazer um teste máximo justamente pq não há maiores riscos a não ser em casos específicos, onde a pessoa tenha algum histórico de doenças coronarianas.

Até sei que tem, mas algum deles tem o equipamento? Além disso, a pessoa nem precisa ter histórico de doença, se algum dos avós ela pode ter..
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2010 as 23:53
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Plano de saúde cobre erogoespirométrico??? Até onde sei, cobrem apenas o ergométrico...


A maioria dos planos que conheço cobre, é questão de perguntar e talvez insistir um pouco, pq a maioria dos atendentes desconhece esse exame.

Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 18:58
Perguntei ao Cardio o que é o tal Ergo. Ele disse que é somente para profissionais, etc. E daí nem me preocupei em querer fazer, se o plano cobre...
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2010 as 20:24
2 anos atrás eu fiz o ergoespirometrico pelo plano de saude, por recomendação do Cardiologista... era parte de um check-up geral... vou fazer de novo muito breve, pois faço a cada 2 anos...
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 02:52
Galera, preciso de ajuda!

Fiz pela primeira vez o teste para determinar o LTHR em casa, no rolo. Muito desgastante, putz!
Tudo conforme o recomendado, com aquecimento antes e etc.
Venho fazendo minha preparação há 5 semanas (pré-base) e hj seria o primeiro dia da Base, sendo a recomendação da planilha (Dirk Friel) para hoje o tal teste. Provavelmente vou fazer a base no rolo, segundo os workouts do Dirk Friel.
Nesse período de preparação estava usando como referência meu LTHR anterior, feito em laboratório em junho do ano passado, o qual o resultado foi 159 bpm.
Hoje, feito o teste, o resultado foi 177 bpm. Esse valor foi igual ao meu Ponto de Compensação Respiratória (PCR) no teste que fiz o ano passado, em laboratório.
E agora? Será que esse meu resultado de hj é confiável?

Essa diferença toda em relação ao ano anterior pode indicar alguma melhora no condicionamento ou seria resultado de alguma variável que alterou minha FC no teste? Minha programação é repetir esse teste em 4 semanas apenas.

Eu ficaria muito agradecido de saber a opinião de vocês sobre isso, pois meu conhecimento sobre o assunto é virtualmente zero. Toda e qualquer crítica e apontamento será super bem vinda.

Abraços!
Fábio.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 12:02
Hands, não é sua FC que vai alterar com o treinamento e sim a VELOCIDADE que vc consegue manter numa determinada FC. Esse é um engano comum: a maioria das pessoas procura alterações na FC a cada teste, mas a FC não muda. Na verdade o que muda é a capacidade de suportar maiores esforços. Quem tem medidor de potência percebe isso, mas quem não tem pode usar a velocidade mesmo.

Ex.: So teste de Janeiro vc manteve 32km/h (ou 220W, no caso de potência)a 175bpm, e no de Fevereiro vc conseguiu manter 35km/h (ou 240W) nos mesmos 175bpm, isso significa que seu organismo se adaptou aos esforços do treinamento e evoluiu. O teste serve para avaliar isso, pois a FC não muda.

Outra coisa: fazer a base no rolo é receita pra burnout. Vá pra estrada, até pq além do maior volume possível de fazer, isso ajuda a desenvolver técnicas que não dá pra trabalhar no rolo.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 14:44
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Outra coisa: fazer a base no rolo é receita pra burnout.


Caramba, vou anotar essa frase. Além disso, não conheço ninguem com paciência o suficiente para ficar 2, 3, 4 horas no rolo num ritmo de base. Simplesmente não dá!


Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 14:56
Mesmo que alguém tenha paciência e disciplina de monge budista, vai conseguir no máximo 3 ou 4 sessões de 2, 3 ou 4 horas no rolo. É infernal, e não é nem de longe o ideal. O rolo, ou vomitron como chamam os gringos, é pra sessões curtas e focadas de 1 hora, 1:30 no máximo. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 15:06
Obrigado pelas resposta, Alex SP!

Vou seguir seu conselho e intercalar treinos na estrada também. O rolo tem me servido bastante pela questão da restrição de tempo em alguns dias, mas acho que posso mesclar os ambientes de treino.

Em relação ao resultado do meu teste de LTHR, feito no rolo, fiquei apenas surpreso pela diferença relativamente alta entre este e o último (e único) teste, feito em laboratório. Por isso a dúvida, qual considerar?!

O interessante de se chegar ao valor do LA (ou LT) é para não minorar nem majorar as intensidades nos treinos nas Z1-Z5. No meu caso, até o último domingo, fiz toda a pré-base com o coeficiente de segurança lá em cima, pois estava utilizando um LA adquirido em laboratório que se mostrou bem diferente do teste em casa. Tudo bem que já faz algum tempo, mas levando-se em conta que as alterações na FC seriam mínimas, me surpreendi com o resultado. E minha questão maior seria se deveria me surpreender positivamente ou negativamente, entendes?
Se quiser comentar algo sobre isso eu gostaria de saber.

Abraço!
Fábio
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 16:27
Complementando meu post acima.

Eu entendi sua colocação sobre a velocidade em determinada FC. E o motivo pelo qual o teste pode ser útil, pra comparar a evolução do indivíduo, sob as mesmas condições e FC, com uma nova velocidade alcançada. Assim mensura-se uma evolução qualquer. Na verdade o LA, então, seria uma espécie de bitola.

Abraço!
Fábio
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 16:54
Hands, considere o seguinte: as Zonas de esforço são contínuas, e aproximadas. São referências, não é como no tacômetro do carro quando diz 5000rpm, são 5000rpm ou algo muito próximo disso. Nosso corpo é um pouco diferente, inclusive porque a FC sofre influência de fatores como hidratação, fadiga, stress, temperatura do ambiente, etc. Assim, tem que ser flexível (alguns dirão resiliente) para usar e adaptar isso ao treinamento.

Quero dizer que tanto seu LT feito no rolo ou na rua são válidos. Se deu uma diferença pequena, até uns 5bpm, tá valendo. O número é preciso mas não é 100% exato, e para amadores ele serve mesmo sem ter outros fatores de validação que podem ser medidos (por exemplo, nível da lactato, potência, troca de gases, etc.).

Vc pode usar o menor valor, se preferir ser mais conservador em seus eforços iniciais, até entender melhor do seu corpo e como ele reage aos esforços e treinos. Depois vc ajusta com o tempo, isso tb não é estático, definitivo, imutável. Tem que haver flexibilidade em todas as instâncias, senão vc fica engessado nos números e isso não leva a lugar algum, saca?

Com o tempo, o treinamento e a realização de testes, vc vai afinar sua sensibilidade e vai perceber padrões. O importante são os padrões, até pq eles mostram tendências, revelam deficiências e problemas. E padrão só pode ser detectado ao longo do tempo, repetindo-se os critérios e protocolos. Ou seja, é o dia-a-dia de treinamento e anotação mesmo, tb não precisa pirar e sair testando tudo 200 vezes por ano.

A gente observa a FC, a potência, a PE, a velocidade justamente para o principal: poder avaliar os efeitos do treinamento que faz e corrigir isso para chegar aos resultados que deseja. Vou exemplificar com meu caso para ilustrar o que estou dizendo:

Eu escalo o Pico do Jaraguá em 16 minutos com FC média de 169bpm (próxima do meu LT) hoje. Se eu quiser abaixar meu tempo, vou ter que treinar os sistemas fisiológicos que me permitam andar numa velocidade maior nesses mesmos 168bpm. Aí eu estabeleço uma rotina de treinos e sigo durante um mês. Em março eu volto pro Pico e faço 15 minutos nos mesmos 169bpm. Isso quer dizer que eu melhorei minha potência crítica (para fins práticos, potência = velocidade). Ou seja, que meu treinamento está funcionando.

Se eu chegar lá e nas mesmas condições fizer 18 minutos, quer dizer que eu piorei, e preciso corrigir meu treinamento.

Capice??

Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 17:58
Valeu, Alex SP!

Agora captei a vossa mensagem!

O negócio, como você mesmo disse, é relaxar pra não pirar. Seus exemplos foram bem ilustrativos. Tenho uma idéia melhor do que fazer e para que servem (como usar) algumas dessas informações.

Vou acompanhar minha evolução a médio prazo com os valores obtidos e ficar atento aos sinais do corpo.

Abraço!
Fábio

Voltar ao Topo
Mauro Figueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2007
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Figueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 15:23
Bom tópico!
Bicicleta Sempre!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2010 as 12:46
Originalmente postado por Mauro Figueira Mauro Figueira escreveu:

Bom tópico!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2012 as 12:08
OK
Voltar ao Topo
Camaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:370
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Camaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2012 as 09:26
Como sou leigo no assunto e o mesmo é interessante, alguem poderia explicar o que é o limiar de lactato?
Alias poderiam incluir ai os outros testes explicando o que é cada um e para q serve. Valeu
Abrs;

Camaro
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X