Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - TAMANHO DO GUIDOM
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


TAMANHO DO GUIDOM

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: TAMANHO DO GUIDOM
    Postado: 15 Jan 2012 as 12:44
Galera acabei de pegar minha 29er. É uma Trek X-Caliber.
Ela veio com um guidom flat de 69 cm. Achei um absurdo de grande, porque sempre usei um guidon de 58cm na minha MTB 26er, o qual foi ajustado no meu FIT.
Dai a dúvida, nas 29er muda alguma coisa em relação ao tamanho do guidom??
Só para ter uma idéia nas Speed eu uso guidom 44cm!
Já agradeço pela ajuda!
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 14:44
Realmente no início esse guidão causa um grande estranhamento, principalmente porque Trek emprega esse modelo bem diferente. É uma questão de se acostumar, porém se você pretende andar em trechos técnicos (obstáculo vertical) isso vai te atrapalhar muito. O ideal é você ir aproximando a monopla até encontrar um ponto ideal e depois serrar. Veja bem, quanto maior o guidão menor o esforço para controlar a bike, isso vai te ajudar em um trecho técnico com um pavimento cheio de pedras, porém vai dificultar muito em singletracks. Eu realmente achei esse guidão bizarro, e de cara coloquei um crankbrothres...
Voltar ao Topo
streva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
Salvador - BA
Offline
Mensagens:418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar streva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 17:29
hehehe já eu fui no sentido contrário ao seu Lafon. Sempre usei 580mm. Quando montei minha 29er coloquei 680mm. Gostei tanto que troquei logo pelo niner com meros 710mm...
Porém não pego muito single trek com obstaculos verticais. Tirando isso o guidon é sucesso!!


SAGA CAPUCCINO SINGLE SPEED + GARFO NINER
NINER AIR 9 + ROCKSHOX SID XX
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 18:09
Eu uso 580 e estou gostando. Os maiores ficam parecendo ônibus ( ou sou eu que tenho os braços curtos  ????) LOLLOLLOL 
Parachoque de bike é o dente
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 21:02
Originalmente postado por streva streva escreveu:

hehehe já eu fui no sentido contrário ao seu Lafon. Sempre usei 580mm. Quando montei minha 29er coloquei 680mm. Gostei tanto que troquei logo pelo niner com meros 710mm...
Porém não pego muito single trek com obstaculos verticais. Tirando isso o guidon é sucesso!!



Me refiro ao formato do guidão da Trek. Sempre usei 700mm. O que é uma monopla?Dead

Coloquei um reto...e eu apanho bem nos singles mais estreitos...



Voltar ao Topo
manacudo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar manacudo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 22:18
Lafon, essa foto é em Batatais? são os melhores singles que já andei...
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 22:25
Originalmente postado por manacudo manacudo escreveu:

Lafon, essa foto é em Batatais? são os melhores singles que já andei...

Ali realmente é incrível, andei 45km hj, tô zonzo até agora. Levei dois tombos de cinema...um foi justamente culpa do guidão...
Voltar ao Topo
LeoMTBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mar 2008
Rondônia
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoMTBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2012 as 04:47
Tb sempre utilizei guidão grande, desde as aros 26. Geralmente utilizo 680mm, no qual acho a medida ideal. Mas agora comprei um Niner com 710mm e quero logo testa-lo.
Tb ando muito em single-track e aqui é floresta amazônica, é mato de verdade, lugar para enroscar o guidão não falta... hahahahaha


Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2012 as 10:55
Obrigado pelas respostas!
Pelo que percebi não existe uma regra. Eu vou fazer como o amigo sugeriu, vou aproximar o cockpit aos poucos e quando achar uma posição legal serro!!
Valeu galera e, como nunca é demais falar, adorei as 29er!!Big smile
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
LeoMTBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mar 2008
Rondônia
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoMTBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2012 as 03:59
Se tiver na dúvida ainda, compre um guidão de 700mm e teste, se não gostar corte até achar bom.


Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2012 as 09:54
E eu que achava me guidão largo! 660mm, flat, foi o maior que já tive e já andei tb... gosto bastante dessa medida.
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2012 as 11:20
Amigos do Pedal mais uma vez muito obrigado!
Andei muito pouco com a bike (chove demais Cry), mas já deu para perceber que pra mim acho que no máximo 600mm.
Só estou esperando parar a chuva para serrar o "bicho"! Vou aos poucos, mas ... vou chegar nos 600mm.Big smile
Abss!
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2012 as 12:04
Na minha o guidão original era de 680 mm (se bem me recordo), mas estava grande demais. Cortei duas vezes o novo, e ficou ideal quando deixei com 600 mm.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
SilvioSa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Mai 2004
Brasília/DF
Offline
Mensagens:1450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SilvioSa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2012 as 13:13
A minha Camber veio com um guidão de 720 mm. Até agora está original e acho que nem vou cortá-lo.
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2012 as 18:24
Tô usando e gostando bastante do tamanho 710 mm na 29er, os primeiros dias fica meio estranho mas depois, só alegria!

Ando nuns single tracks cheio de arvores mas a receita é não misturar guidões largos flat com barends que fica tudo beleza.

Por que 710 numa 29er? facilita muito em subidas e sprints em pé e te dá muita segurança e conforto na pilotagem...

abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2012 as 18:35
Pessoal comprei uma 29 essa semana passada e gostaria de saber...
1) como calcular a medida correta do guidão?
2) por que é melhor cortá-lo para essa medida?
3) por que não utilizar bar-ends?
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2012 as 22:39
Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:


1) como calcular a medida correta do guidão? 

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

... boa parte dos outros bike fit's que achei por ai, o tamanho do guidão deve ser compatível com a distância entre os "ossinhos" protuberantes no final da clavívula (acromial? São essas bolinhas antes do ombro, é bem facil de ver em algumas pessoas)

Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

 
2) por que é melhor cortá-lo para essa medida?

Proporção = eficiência

Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:


3) por que não utilizar bar-ends?

De acordo com as normas euro-style isso não é permitido. 
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 05:09
Que norma euro-style? tao ficando doidões eh?? kkkkkkk

Uso bar-end sim e desde a primeira vez que usei não consegui ficar sem, tipo, pra subir eh muito eficiente!
Acho que tamanho do guidão e o fato de usar ou não o bar-end eh puro gosto pessoal, usa quem quer, não usa quem não quer e pronto, simples assim!

abraço e bons pedais!
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 13:50
Citar ... boa parte dos outros bike fit's que achei por ai, o tamanho do guidão deve ser compatível com a distância entre os "ossinhos" protuberantes no final da clavívula (acromial? São essas bolinhas antes do ombro, é bem facil de ver em algumas pessoas)


E o guidão deveria ser do tamanho dessa medida? É isso?

Citar Proporção = eficiência


Eficiência? Como assim?
Sei que na speed usamos um guidão da largura do ombro para que "se consiga respirar bem mesmo com muitas horas fazendo força e ainda tentando ser aero".
Seria isso também?

ps: Essa parte do Eurostyle eu não comento pq segundo elas MTBiker não é gente então a regra Euro não se aplica. LOL
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 14:02
Serrei o meu em exatos 600mm! Big smile
Para o meu estilo de pedalada e largura de ombros ficou perfeito!
Penso, assim, que o tamanho do guidom independentemente de ser 26 ou 29er tenha relação com o FIT mesmo!
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
pereiradf Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pereiradf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 00:30
     PRA FICAR MAIS EXATO MESMO , SOMENTE FAZENDO UM BIK FIT.  NA MINHA STUMPJUMPER TAMBEM VEIO GRANDE, ENTAO CORTEI UM POUCO E FICOU MELHOR. 
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 11:41
Originalmente postado por pereiradf pereiradf escreveu:

     PRA FICAR MAIS EXATO MESMO , SOMENTE FAZENDO UM BIK FIT.  NA MINHA STUMPJUMPER TAMBEM VEIO GRANDE, ENTAO CORTEI UM POUCO E FICOU MELHOR. 



Tens "certa" razão!
No meu "bik fit" teria que usar um guidom 58cm.
Mas ele foi feito em uma 26er.
Dai fiquei na dúvida se este "fit" da 26er seria "aproveitável" na 29er, porque pelo que li na net, como ela tem rodas maiores, parece que precisaria de um guidom maior para ajudar nas manobras.
Qual foi então minha solução "caseira": deixei o meu guidom com 60cm! LOL
Por ora está funcionando!



GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
Leandro Alves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2009
Campinas
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Alves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 02:42
Existe alguma fórmula para calcular o tamanho do guidão ideal na 29er? Estou para comprar um e acho esses guidões de 700 mm muito grandes, mas como nunca usei um não sei se é necessário tudo isso ou se pode ser menor.
Voltar ao Topo
pereiradf Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Mai 2011
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pereiradf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 03:44
Originalmente postado por Leandro Alves Leandro Alves escreveu:

Existe alguma fórmula para calcular o tamanho do guidão ideal na 29er? Estou para comprar um e acho esses guidões de 700 mm muito grandes, mas como nunca usei um não sei se é necessário tudo isso ou se pode ser menor.

       Ola Leandro, para saber o tamanho exato do guidao pra voce , so mesmo fazendo um bik fit, para ter a medida exata. Porem o guidao vem com um tamanho maior pra atender a ciclista com ombros mais largos, caso voce tenho um ombro menor poder cortar um pouco. Na minha bike cortei pra ficar com o tamanho de 660 mm.  Porem esta e uma medida pra mim, com minhas medidas individuais.  Um abraco.
Voltar ao Topo
luciocoser Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Abr 2012
Londrina
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciocoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 12:42
Independente do tamanho da bike, o meu guidao ta sempre com 60cm. 
Voltar ao Topo
Luiz Fernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2008
Joinville - SC
Offline
Mensagens:1520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 13:20
Originalmente postado por pereiradf pereiradf escreveu:

Originalmente postado por Leandro Alves Leandro Alves escreveu:

Existe alguma fórmula para calcular o tamanho do guidão ideal na 29er? Estou para comprar um e acho esses guidões de 700 mm muito grandes, mas como nunca usei um não sei se é necessário tudo isso ou se pode ser menor.

       Ola Leandro, para saber o tamanho exato do guidao pra voce , so mesmo fazendo um bik fit, para ter a medida exata. Porem o guidao vem com um tamanho maior pra atender a ciclista com ombros mais largos, caso voce tenho um ombro menor poder cortar um pouco. Na minha bike cortei pra ficar com o tamanho de 660 mm.  Porem esta e uma medida pra mim, com minhas medidas individuais.  Um abraco.
 

Perfeito. 
A Saga esta apenas começando
Voltar ao Topo
Nanzim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2011
Curitiba PR
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nanzim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 13:52
Eu tenho 1.98m de altura e todo mundo pedia pra eu usar guidão mais largo, comprei um 710mm mas não me acostumei, me sentia como se tivesse dirigindo um ônibus LOL

Voltei a usar o guidão antigo 580mm e é só alegria, consigo até fazer curvas em alta velocidade sem borrar as calças.

Acho que a única regra é o guidão não ser menor que a largura dos ombros. Meu ombro tem 50cm de largura e utilizo guidão de 58cm. De resto é tudo preferência pessoal mesmo.


Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 14:32
Usar o guidão compatível com o biotipo não é uma questão de estética, ou se é melhor pra aro 29 ou 26, simplesmente isso influenciará na capacidade pulmonar. Obviamente em um singletrack o guidão curto é indicado, porém para quem curte pedalar estilo maratona, o ideal é um guidão largo.
Voltar ao Topo
veloni Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2007
São Paulo
Offline
Mensagens:574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar veloni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 17:18
Eu uso com 580 ou 600mm, as duas medidas me agradam bastante.
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 18:56
Eu passei dos 580 mm para os 680mm e realmente a melhora foi significativa. Principalmente em curvas de alta velocidade, a maior alavanca ajuda a domar a roda dianteira da 29, que tem uma tendência a "uma certa vontade própria"........
Parachoque de bike é o dente
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALOMBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 00:41

Sempre gostei do singletrack mas como ainda não encontrei o caminho do "mato" estou partindo para 700mm, realmente em altas velocidades no estradão a frente da bike tem vida própria, pneu também influência o que não é o meu caso..... com não Gosto do Bar end fiz essa opção.

Agora é esperar por uma nova mesa e já trocar a caixa da Two niner, bendito saco de grilo isso.
 
abs.
Bom pedal a todos.
Voltar ao Topo
Individuo Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mai 2012
-
Offline
Mensagens:263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Individuo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 21:53
aaa esquece é pequeno... quero um maior ainda lol
Voltar ao Topo
adrianocwb Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 07 Jan 2013
pinhais
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianocwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 22:16

Como eu disse em outro tópico: A minha GT Karakoram 2.0 chegou, e estou terminando de "customizar" hehehe, troquei o banco, já encomendei pneus de 1,9 (não gosto de pneus balão) e já troquei o guidão de 69 por um de 68, e acho que vou cortar 1cm de cada lado, mesmo com 68 achei grande demais, parece que to dirigindo um onibus! não entendo essa tendencia atual de guidões gigantes, (mesmo as 26 estão vindo com guidões assim agora) concordo que um guidão um pouco mais largo dá mais controle, mais isso vai do costume, e fisico de cada um, o tamanho do guidão deve respeitar a largura dos ombros, posição do braço e estilo de pilotagem de cada um, com base num bike fit.

Essa historia de que por ser aro 29 precisa de guidão maior não justifica (existe algum estudo sério, comprovando isso ou é só achismo?), aros 700 (e até alguns maiores) existem a decadas, e nunca ouvi alguem falar que aro maior precisa de guidão maior, isso é um marketing em cima das 29 sem tamanho, é o mercado tentando impor uma tendencia.Vou cortar o meu guidão até um tamanho que eu me sinta confortável e segurança para pilotar.  

Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:35
Muito bom esse tópico. Parabéns aos que nele vêm postando.

Queria dizer uma coisa meio esquisita - sempre curti barends mas não tenho usado muito eles na 29. To quase dispensando, serrando mais 2 cm de cada lado e ficando com 640 mm de guidão. Meu padrão era 600mm na 26.
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 15:30
Originalmente postado por Jorgeantonio Jorgeantonio escreveu:

Muito bom esse tópico. Parabéns aos que nele vêm postando.

Queria dizer uma coisa meio esquisita - sempre curti barends mas não tenho usado muito eles na 29. To quase dispensando, serrando mais 2 cm de cada lado e ficando com 640 mm de guidão. Meu padrão era 600mm na 26.

Bar end saiu de moda LOL
Na verdade se vc pensar bem ele não serve pra praticamente nada a não ser atrapalhar. A única utilidade seria pra dar uma posição a mais para descansar as mãos e braços, mas dá pra fazer iso sem bar end mesmo. Já em single tracks o bar end vai querer levar pra casa todos os cipós e galhos q vc encontrar pelo caminho.

Sobre guidão, é uma escolha pessoal. Se vc tem o tórax mais compacto vai preferir guidões pequenos, senão vai preferir os largos. Acredito que seja algo que vc sinta "naturalmente" quado sobe na bike.

No meu caso quando pedalei numa bike com guidão de 680 tive uma péssima impressão, inclusive levei uma beliscada de arame farpado por causa do guidão. Voltei imediatamente para meu antigo de 600mm e estou muito mais confortável na bike.

Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 17:56
Originalmente postado por ruiz107 ruiz107 escreveu:

Originalmente postado por Jorgeantonio Jorgeantonio escreveu:

Muito bom esse tópico. Parabéns aos que nele vêm postando.

Queria dizer uma coisa meio esquisita - sempre curti barends mas não tenho usado muito eles na 29. To quase dispensando, serrando mais 2 cm de cada lado e ficando com 640 mm de guidão. Meu padrão era 600mm na 26.

Bar end saiu de moda LOL
Na verdade se vc pensar bem ele não serve pra praticamente nada a não ser atrapalhar. A única utilidade seria pra dar uma posição a mais para descansar as mãos e braços, mas dá pra fazer iso sem bar end mesmo. Já em single tracks o bar end vai querer levar pra casa todos os cipós e galhos q vc encontrar pelo caminho.

Sobre guidão, é uma escolha pessoal. Se vc tem o tórax mais compacto vai preferir guidões pequenos, senão vai preferir os largos. Acredito que seja algo que vc sinta "naturalmente" quado sobe na bike.

No meu caso quando pedalei numa bike com guidão de 680 tive uma péssima impressão, inclusive levei uma beliscada de arame farpado por causa do guidão. Voltei imediatamente para meu antigo de 600mm e estou muito mais confortável na bike.


Olha aí Ruiz, boas observações... vou confiar no teu bom senso, seguir meu instinto e ir aproximando as manoplas da mesa até ver aonde a coisa fica melhor. De fato, antigamente eu usava bem mais o barend pra pedalar em pé e pra descansar a posição das mãos. De uns tempos pra cá tenho achado muito mais eficiente "sprintar" pegando o guidão por baixo e puxando pra cima pra dar mais impulso pras pernas. Hehe e é verdade, barend adora um cipó!
Voltar ao Topo
R lincoln Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 20 Jan 2011
belo horizonte
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R lincoln Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 04:16
To usando guidão de aluminio de 660 na minha TREK, vou comprar um de carbono de 700, acho que fica mais confortável. Sempre gostei de guião grande até na aro 26er..Vendo alguns videos de maratonas (Portugal/Espanha) a galera só usa guidão grande, tô curioso para experimentar.
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 13:20
Guidão de 29 é guidão grande 680 pra cima, isso é física básica, roda maior precisa de uma alavanca maior. O Guidão maior proporciona melhor estabilidade e controle da bicicleta. Não é a atoa que no DH os caras usam até 800mm.
Voltar ao Topo
streva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2011
Salvador - BA
Offline
Mensagens:418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar streva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 13:31
Eu usava um de 710mm e troquei por outro de 780mm.
Acho muito bom desde que voce não pegue muitos single tracks.
SAGA CAPUCCINO SINGLE SPEED + GARFO NINER
NINER AIR 9 + ROCKSHOX SID XX
Voltar ao Topo
Leandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2004
Anapolis - GO
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2014 as 13:52
A geometria da bike tb, leva a mudança, eu tb tinha uma 26 e agora to com um 29, e o guidão subiu de 580 para 700, confesso que ao ver fiquei ressabiado, mas ao andar eu vi que agora com o guidão maior, tb não vou precisar de bar ends.. claro que para provas legítimas de XC em circuitos, eu ainda acho q vai dar confusão .. pois a ultrapassagem vai ficar mais complicada... mas d qq forma, para este tipo de prova , o melhor mesmo é uma 26 ou 650B. e um guidão um pouco menor, mas como meus dias de competição já se foram... eu não me preocupo com isso.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X