Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suporte para manutenção por menos de R$10,00
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suporte para manutenção por menos de R$10,00

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ppompei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ppompei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suporte para manutenção por menos de R$10,00
    Postado: 12 Fev 2010 as 13:33
Pessoal,

a muito tempo eu venho procurando um suporte, que fosse prático e barato para realizar as manutenções de minha bike.

Li muito a respeito, tentei desenvolver alguns, com tubo de PVC, tubos de ferro, suportes de bike e afins, mas todos ou não correspondiam ao que eu queria, ou ficavam muito caros.

Então eu li num forum (acho que foi aqui...) sobre um suporte em que o usuário pendurou a bike num suporte bem prático, e depois eu vi numa bicicletaria o mesmo suporte, só que usando corrente em vez de cordeletes.

Resultado, coloquei a mão na massa e resolvi meu problema: gastei aproximadamente R$ 10,00 e montei o suporte -- dentro do meu apartamento--!!!

Estou postando as fotos e a lista de materiais que usei, para que fique de sugestão para quem se interessar.

Material:
5,5 m. de corda (corda fina comprada em casa de material de construção) - R$ 1,50 o metro;
2 ganchos de prender planta no teto - esses eu tinha em casa, mas deve custar R$ 1,50 cada;

Montagem:
Bom, primeiro eu medi a distância entre o guidão e o selim das minhas bikes, tendo obtido mais ou menos 60 cm. Então calculei que 1m de distância entre os ganchos seriam uma medida razoável.

Marquei os pontos de fixação dos ganchos no teto, e fixei os mesmos com bucha n° 7. (tenho que admitir que até aqui eu não sabia se os ganchos aguentariam o peso da magrela...).

Medi a altura do teto do meu ap, achando 3m. Calculei que 1,5m a partir do teto colocaria a bike numa posição confortável para as manutenções, inclusive do movimento central e dos passadores. então cortei dois padaços de corda com 1,70m e dei um nó nas pontas, formado uma alça para prender no gancho e uma alça para prender nos mosquetôes (estes mosquetões eu tinha em casa, por ser tb escalador, mas eles não são necessários, podendo fazer as alças maiores para prender no selim e no guidão).

Com o restante da corda eu fiz duas alças para facilitar a ancoragem da bike (detalhe nas fotos).

Impressões:
- Fácil de usar;
- Pode ser desmontado após o uso, ficando apenas os ganchos no teto (ninguém vai perceber os ganchos no teto);
- Mantém a bike perfeitamente equilibrada;
- Permite acesso a ambos os lados da bike;
- Ocupa pouco espaço quando em uso;

Sugestões:
Com um pouco de criatividade, pode ser usado tento como suporte de manutenção, quanto como para guardar a bike.
É só trocar os ganchos do teto por roldanas, tipo aquelas que se usa em varal de teto, só que mais resistente. O cordelete pode ser um pouco mais fino, que também resiste ao peso.

Fotos:
















Bom, é isso galera!
Meu primeiro post. Espero que tenham curtido.

Abraços
PPompei
 



Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 16:28
Criativo o nosso amigo recém chegado, seja bem vindo. Há pessoas que a gente ve de cara que respiram bike... tanto que ficam imaginado como tratar bem delas... uma boa idéia especialmente com roldanas... independente do peso da bike, aquelas cordinhas brancas de varal suportam com facilidade 15 kg cada cordinha... tem uma de alpinismo com 5 mm de diâmetro que suporta até 25! Com 4 fios dá prá levantar o biker junto...
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
FOCA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2010
Campinas SP
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FOCA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 16:50
Legal um amigo tem um parecido , ele usa umas camaras velhas  no lugar da corda
Voltar ao Topo
ppompei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppompei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 04:22
up
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 18:42
Só que no meu caso o espaço onde eu poderia fazer a gambiarra é um local vazio, onte tem varal de roupa. Já pensei nesse skema, e seria até mais simples, só que nao sei se a estrutura do varal aguenta
Voltar ao Topo
ppompei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppompei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 20:23
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Só que no meu caso o espaço onde eu poderia fazer a gambiarra é um local vazio, onte tem varal de roupa. Já pensei nesse skema, e seria até mais simples, só que nao sei se a estrutura do varal aguenta


Match,

se vc tá falando dos ganchos que seguram o varal eles aguentam sim. Inclusive são ganchos deste tipo que estou usando.

abração

PPompei
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 00:44
Match, uso esse esquema em casa já há mais de 5 anos...

Prendi dois ganchos numa vigota do telhado e lá penduro a bike. Essencialmente, dois ganchos, uma corda de 10mm com cerca de 3 a 4 metros, uma "forca" na ponta que laça o bico do selim.

O pulo do gato é colocar os ganchos mais espaçados, de modo que a corda, ao laçar o bico do selim, fique puxada para trás, evitando escapar.

Você simplesmente puxa a ponta sem nó, prende na mesa da bike (com o nó que preferir - eu uso um que desfaz com uma simples puxada na ponta certa, mas que sob tensão na outra ponta fica bem preso), aí suspende a bike com um braço e com o outro laça o bico do selim. Pronto...
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 01:19
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Match, uso esse esquema em casa já há mais de 5 anos...

Prendi dois ganchos numa vigota do telhado e lá penduro a bike. Essencialmente, dois ganchos, uma corda de 10mm com cerca de 3 a 4 metros, uma "forca" na ponta que laça o bico do selim.

O pulo do gato é colocar os ganchos mais espaçados, de modo que a corda, ao laçar o bico do selim, fique puxada para trás, evitando escapar.

Você simplesmente puxa a ponta sem nó, prende na mesa da bike (com o nó que preferir - eu uso um que desfaz com uma simples puxada na ponta certa, mas que sob tensão na outra ponta fica bem preso), aí suspende a bike com um braço e com o outro laça o bico do selim. Pronto...


... sem falar que com os ganchos espaçados a bike fica mais estavel. Esse sistema é perfeitamente eficaz na maioria das situações, mas na montagem completa de uma bike ele mostra suas limitações. Aí o suporte pelo canote é imbatível... ma$....

Sinceramente não sei porque esses suportes são tão caros aqui no Brasil. Mesmo os fabricados aqui, não sao nada baratos. A Altmayer, em SC, faz esses suportes, dentre outros...

http://www.complexyhost.com.br/clientes/altmayer/default.php?pg=produtos/detalhe.php&id=47&cliente=


#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
ppompei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppompei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 17:27
Fala Gustavão,

seguinte, eu tb gostaria muito de um suporte deste feito pelo canote. A facilidade de uso em qualquer lugar seria o principal motivo pela aquisição, uma vez que esse de teto só pode ser usado onde foi instalado. Mas como vc falou, os preços são absurdos.

O de teto, pra mim, cumpriu bem o fim a que se destina. Tenho feito as manutenções de minha bike com ele sem problema. Também já montei 2 bikes a partir do zero com ele. E estou me preparando para montar uma terceira, de um amigo no trabalho.

Em tempos de vacas magras... a gente se vira como pode. Hauhauha

Abração

PPompei
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 18:27
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Match, uso esse esquema em casa já há mais de 5 anos...

Prendi dois ganchos numa vigota do telhado e lá penduro a bike. Essencialmente, dois ganchos, uma corda de 10mm com cerca de 3 a 4 metros, uma "forca" na ponta que laça o bico do selim.

O pulo do gato é colocar os ganchos mais espaçados, de modo que a corda, ao laçar o bico do selim, fique puxada para trás, evitando escapar.

Você simplesmente puxa a ponta sem nó, prende na mesa da bike (com o nó que preferir - eu uso um que desfaz com uma simples puxada na ponta certa, mas que sob tensão na outra ponta fica bem preso), aí suspende a bike com um braço e com o outro laça o bico do selim. Pronto...
Tá, mas como eu disse, aqui é no ar livre, ou seja, não tem vigota e nada acima da bike, exceto o arame do varal, o qual é amarrado nas duas extremidades numa barra embutida na parece com cimento.
Assim, o skema seria literalmente pendurar a bike nesse arame, assim como penduro uma cueca. Acho que a barra da parece aguenta, mas o arame...não se.  Se esticar demais, coloco um arame duplo, ou mais grosso.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:15
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:21
Alá Match, é justamente esse tópico.

Qual a distância entre as barras de sustentação do varal? Conforme for vc pode aproveitar...

Pendurar no "arame" acho uma furada. Você pode fazer um furo extra em cada barra e passar um cabo de aço com esticadores ali, e pendurar nesse cabo, mas acho que vai ficar "bambo"...

Ou vc aproveita, digamos, a laje da garagem e coloca os ganchos no teto, num local que não atrapalhe e usando buchas de expansão de boa qualidade. Qualquer teto dá pra fazer, basta você escolher um cômodo que não vá te trazer transtornos...

Editado por Alessandro_sp - 31 Mar 2010 as 19:23
Voltar ao Topo
Gustavão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:870
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 21:28
Originalmente postado por ppompei ppompei escreveu:

Fala Gustavão,

seguinte, eu tb gostaria muito de um suporte deste feito pelo canote. A facilidade de uso em qualquer lugar seria o principal motivo pela aquisição, uma vez que esse de teto só pode ser usado onde foi instalado. Mas como vc falou, os preços são absurdos.

O de teto, pra mim, cumpriu bem o fim a que se destina. Tenho feito as manutenções de minha bike com ele sem problema. Também já montei 2 bikes a partir do zero com ele. E estou me preparando para montar uma terceira, de um amigo no trabalho.

Em tempos de vacas magras... a gente se vira como pode. Hauhauha

Abração

PPompei
 
É... como falei... resolve em 98% das situações... fácil, rápido e barato...
Eu tenho uma gambi dessa, "portátil", costuma ficar na minha mala de ferramentas de bike.
Nada mais que dois pedaços de corda dobrados, cheios de nós, com dois ganchos móveis em forma de "s". Esse gancho eu corro ao longo da corda prendendo em um dos nós, dependendo do local onde será preso o suporte, se muito ou pouco afastado da bike. Na outra ponta fica uma "forca fixa", em virtude da dobra da corda. Numa delas encaixo o selim. Na outra laço a mesa.
Penduro uma bike em qualquer lugar, desde que haja onde prender os ganchos.
 
#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ
Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X