Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Spz Rockhooper cônica não aceita suspa cônica! Pq?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Spz Rockhooper cônica não aceita suspa cônica! Pq?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Spz Rockhooper cônica não aceita suspa cônica! Pq?
    Postado: 18 Out 2014 as 14:10
Galera!

Tenho uma Specialized Rockhooper Pro 2013, quadro com caixa de direção cônica, e fiz um up, peguei uma suspa Reba cônica, e retirei a minha RS XC30 que vinha instalada. Na hora que retirei, que fui perceber que a suspa original não era cõnica, e vinha com um adaptador. 
Fui colocar a nova, e foi apenas até um trecho da espiga, pois a parte cônica não aceita. 
O que há de errado?Caixa de direção não é a correta, tenho que adquirir uma nova?

Grande abraço a todos!

Pablo
Voltar ao Topo
apfnet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2012
GOVAL/MG
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apfnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2014 as 17:06
Olá!

Será que você pode postar fotos por favor?
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2014 as 19:56
Apenas ne segunda! Não estou na cidade agora! :-(
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2014 as 20:27
Encontrei na net as especificaçoes da minha bike: Caixa de Direção: Integrada, estilo Campagnolo 1-1/8? com redutor do rolamento inferior e rolamentos tipo cartucho selados.

É esse redutor do rolamento inferior que trava o acesso da suspa. Como retiro? E retirando, tenho que comprar que caixa de direção? Integrada ou semi integrada?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 03:00
Acho q este redutor fica na propria suspa,mas como a sua "veio de fabrica",pode ser sim,de eles puserao no propro quadro.Estes redutores para usar suspa comum em quadro tapered sao comuns,existe tbm o contrario,adaptador pra usa suspa tapered em quadros nao-tapered(neste caso precisa ser um quadro mega-over)de uma boa olhada antes e pensar em meter a mareta...e pelo jeito tbm sim,tera q compra um kit de caixa de direçao Tapered(a q tirou deve servir a parte de cima,mas acredito q a de baixo nao)

http://forums.mtbr.com/specialized/whats-needed-integrated-1-5-steerer-1-5-integrated-frame-830049.html

COmosempre,recomendo levar a uma oficina.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 03:02
Integrada,semi-integrada e tapered sao diferentes(o rolamento de cima é o mesmo,mas os copos nao)
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 06:32
Cara, pesquisei um pouco sobre o seu caso, e pelo que vi, sua direção não é cônica...Se fosse teria em algum lugar "tapered" ou 1.1/2...
Comparando, na sua a especificação no próprio site da spz é:
Integrated 1-1/8" w/ lower bearing reducer, Campy-style, full cartridge bearings


Quando se trata de uma direção cônica consta assim:
1-1/8" upper, 1-1/2" lower, Campy style, integrated sealed cartridge bearings
ou
1-1/8" and 1-1/2" threadless, Campy style upper with 1-1/2" lower, cartridge bearings


Quando é direção semi-integrada, existe uma que faz esta tarefa de "transformar" uma direção normal em cônica, mas integrada eu nunca vi. Não custa procurar, quem sabe acha, mas eu desconheço se existe.
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 10:15
Tux, Devair!
Obrigado pela ajuda gurizada. Vou comprar uma caixa integrada cônica e depois posto aqui o resultado!
Abração!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 19:56
Meça com uma trena mesmo os bocais de baixo e de cima(se for tapered,em baixo,44mm,em cima,38mm),se der 42mm em cima e baixo,sera integrada,se der 44m em cima e em baixo,semi-integrada...
Nao compre nada ainda.Tapered e conica sao a mesma coisa,integrada e semi integrada nao servirao.
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 20:58
Valeu Devair!
Vou fazer isso apenas amanha e aí adquirir a caixa exata. Quase certo que ela é tapered mesmo! Essas medidas que me mandou agora serão de grande valia. Estava bem confuso, agora ficou tudo mais claro!
Abraço!
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 21:00
Devair!
Da uma olhada nesse link!

http://www.pedal.com.br/forum/caixa-de-direcao-para-specialized-sworks-2011_topic70022.html

Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2014 as 23:06
A questão não depende só da caixa de direção, o quadro deve ser preparado para isso, no seu caso trata-se de um quadro para direção integrada 1.1/8, uma caixa de direção cônica não vai servir nele.

Talvez você encontre um adaptador, para caixa de direção semi-integrada eu sei que existe, mas não sei se tem para caixa integrada, mas não custa procurar.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 00:40
Vou erra nas medidas exatas,mas a grosso modo existem estes tipos de caixas dedireçao:
_Standard=Monark Barra Circular a afins,pode ser presa com rosca ou sem rosca)
_Oversized=1e1/8 de uma polegada(este é bem difundido aqui pelas MTB,e é uma medida bem velha tbm,tbm pode ser presa com ou sem rosca)
_Megaover semi-integrado=1 e 1/2 de polegada(este nasceu nas BMX,migrou para o DownHill e agoa equipa 100% dos quadros de MTB)
_Megaover integrado(quase mesma medida,poremum pouco menor,se difere visivelmente justamente pelos copos de rolamento ficarem totalmente internos no quadro)
_Tapered sterrer:over em cima,mas 1 e 1/2em baixo(tbm se le 1.5polegadas)
_Cannondale sterrer:1.5(uma poelgada e meia)de fora a fora.

Vale lembrar q o garfo éo item de mais importancia no quesito segurança,isto explica a tapered,normal em cima,mais grossa em baixo,is aarte de baixo da espiga é o lugar q mais força em uma bike(e se quebra e chao,chao chao,descendo ate chao...de cara)
Neste item,ha 4tipos de espigas,Standard,Over,Tapered e Canondale 1.5"
Voltar ao Topo
RodrigoVGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2014
Varginha - MG
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoVGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 08:06
Que eu saiba são essas:

Standart 1"

oversize 1 1/8"


mega oversize 1.5"


tappered 1.5" embaixo e 1 1/8" por cima.


Abs!

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 09:16
olbap,

aconselho a você desmontar a caixa de direção de sua SPZ Rockhopper Pro 2013 (ou pedir para um mecânico de sua confiança) e conferir o tamanho dos rolamentos.

Uma caixa de direção integrada tapered normalmente usa rolamentos de diferentes diâmetros: 41 mm na parte superior e 52 mm na parte inferior. Nas minhas bikes SPZ Carve 2012 e Crave 2014, o rolamento inferior é FSA 1.5" 45°x45° CAMPY compatível.

Eu usava uma suspensão reta 1 1/8" Manitou Tower Expert com adaptador para encaixar no rolamento inferior 1.5". Fiz um upgrade de suspensão, instalei uma RockShox Reba RL29 tapered facilmente na minha SPZ Crave 2014 e também poderia instalar na Carve 2012 caso quisesse.

Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 14:45
Boa tarde!
Levei a bike num mecanico daqui, para fazer a retirada da caixa redutora que veio instalada na bike. Estou esperando retorno de Santa Maria, que foi onde eu comprei a bike e a suspa, igual a do Furukawa, uma RockShox RL 29!
O X da questao é: qual jogo de direçao eu adquiro: integrada ou tapered.

Abraço!
Voltar ao Topo
altex Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Out 2010
Manaus
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar altex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 14:51
Basta comprar apenas a parte de baixo da suspa. Pode ser interna ou externa, depende do quadro e do tamanho da espiga. Geralmente ela mede 56mm
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 15:11
A caixa de direção é INTEGRADA:

http://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/archive/2013/rockhopper/rockhopperpro29#specs

Com a foto é possível fazer algum comentário pois este "estilo Campagnolo" pode ser diferente do normal Campy:



Se o diâmetro for igual ao da foto, então a caixa de direção é INTEGRADA TAPERED (ou cônica, ou seja, diâmetros diferentes: 1 1/8" superior e 1 1/2" inferior).

Editado por furukawa - 20 Out 2014 as 15:18
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2014 as 15:55
Olhando pela foto da bike em questão no site oficial da SPZ, a caixa é do tipo Zero Stack (de acordo com a nomenclatura oficial adotada pelos fabricantes). Só há a necessidade de trocar a parte de baixo da caixa. Pra não ter dúvidas retire a parte de baixo de caixa original, pegue um paquímetro e siga as instruções no site da cane creek(https://www.canecreek.com/headset-fit-finder). No final será gerado um código da caixa que vc precisa (tipo ZS56/40 por ex. Sabendo o que significa estes  números(https://www.canecreek.com/resources/products/headsets/PDFs/canecreek-shis-poster.pdf)vc pode comprar a caixa.
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 12:05
Boa tarde!
Me mandaram a peça Cane Creek ZS56/40/H4, e o copo não entrou no quadro. Sem chance!
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 12:18
A foto que o Furukawa postou do paquimetro com o rolamento, deu certo,eu coloquei essa parte no quadro e ficou encaixado, problema é que o copo não encaixa, pois tem o mesmo diametro do quadro.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 12:51
Quando a caixa de direção tem um copo de encaixe do rolamento, ela é do tipo SEMI-INTEGRADA.

Toda suspensão tapered é montada diretamente sobre o rolamento que postei, é preciso somente colocar um novo colar (crown race em inglês) na suspensão e montar normalmente. O colar da FSA é montado sem pressão pois ele não é fechado (é recortado).




Editado por furukawa - 22 Out 2014 as 12:57
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 13:54
Desculpa a ignorância Furukawa, mas com as peças que possuo, eu descarto o copo, coloco direto no quadro o rolamento, depois o crown race e tá feito?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 14:40
Originalmente postado por olbap olbap escreveu:

Desculpa a ignorância Furukawa, mas com as peças que possuo, eu descarto o copo, coloco direto no quadro o rolamento, depois o crown race e tá feito?


Esta caixa da Cane Creek não vai servir por ser semi-integrada.

O rolamento de 52 mm pode ser montada com a mão dentro do tubo de direção do quadro. Limpe o local e use graxa. O lado com o chanfro interno de 45° (como pus na foto para cima) deve estar PARA BAIXO pois é nela que o crown race irá se encaixar.

Se o crown race for um colar fechado, é preciso levar num mecânico para montar na base da suspensão pois precisa de uma ferramenta certa para a montagem com pressão. O da FSA é aberta e é facilmente montada na suspensão.

http://www.singletracks.com/blog/mtb-gear/cane-creek-40-integrated-headset-review/

Apesar deste vídeo ser de um patinete, a montagem da caixa de direção integrada é igual ao de uma bike (com excessão da montagem do crown race):

https://www.youtube.com/watch?v=6qrWiYZs6dQ

Editado por furukawa - 22 Out 2014 as 14:45
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 16:18
Furukawa!!!!!
Puta que pariu! Deu certo! Hahahdahahahshaua!
Perfeito tche! Nota 10 caramba! Instalei como tu escreveu, testei! Sensacional!
Acabou a novela!
Grande abraço bro!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 16:22

Legal, o fórum serve para isto, trocas de ideias e dúvidas.

Abraços e bom proveito da bike com suspensão nova!
Voltar ao Topo
roots_sp Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mai 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roots_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 07:32
Originalmente postado por olbap olbap escreveu:

Furukawa!!!!!
Puta que pariu! Deu certo! Hahahdahahahshaua!
Perfeito tche! Nota 10 caramba! Instalei como tu escreveu, testei! Sensacional!
Acabou a novela!
Grande abraço bro!

Olbap, pode tirar uma dúvida, você precisou trocar a caixa de direção da sua Rockhopper para instalar a a suspensão Tapered? 
Voltar ao Topo
olbap Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Veranópolis- RS
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar olbap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2015 as 14:30
Boa tarde Roots!
Tive que trocar apenas a parte inferior da caixa!
Abraço

Voltar ao Topo
roots_sp Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mai 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roots_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2015 as 14:41
Originalmente postado por olbap olbap escreveu:

Boa tarde Roots!
Tive que trocar apenas a parte inferior da caixa!
Abraço


Obrigado!  Na última segunda encomendei o rolamento inferior, agora estou esperandoa  entrega.


Voltar ao Topo
halemaotm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2015
Três de Maio
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar halemaotm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2015 as 14:00
Boa tarde, Pessoal, só precisa então da parte inferior da caixa? qual modelo?
onde conseguiram somente a parte inferior?

desde já obrigado
Voltar ao Topo
roots_sp Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mai 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roots_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2015 as 14:37
Originalmente postado por halemaotm halemaotm escreveu:

Boa tarde, Pessoal, só precisa então da parte inferior da caixa? qual modelo?
onde conseguiram somente a parte inferior?

desde já obrigado

Amigo, comprei uma caixa de direção da NECO (H373 Cônica Integrada), e usei apenas o rolamento inferior.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X