Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Single Speed (filosofia)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoSingle Speed (filosofia)

 Responder Página  <1 910111213 104>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 22:55
Essa empresa produz coroas e outras pecas para fixas, o link e':
 
 
http://fyxomatosis.com/images/stories/photography/bikes/daisy_duke/785.jpg
 
Tem outras fotos muito bonitas com essa otima combinacao: fixa e beldades.
 
Esse e'o melhor link:
 --{910E7899-10F2-4C7A-8425-B02F58D41ECB}
Content-type: Text/HTML;charset=UTF-8
 
 
 


Editado por Louisc1 - 02 Dez 2009 as 23:03
Louisc1
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 23:10
Originalmente postado por digolino digolino escreveu:

To me preparando pra montar a fixa! Vou arrumar um quadro com gancheira horizontal e mandar ver na fixa!! O Gil Morato tá me auxiliando a montar bike! heh! Alguém já usou esse pedal? Na fixa deve ficar bacana, pois da pra usar com clip quando for treinar e de tênis quando for buscar pão na padaria :P É meio pesadinho mas deve quebrar um galho!!

 
Digolino,
 
Esse tipo de pedal e'muito usado pelo pessoal que faz "touring" de bike, dada a sua versatilidade, se o clip da'  problema voce continua pedalando. E' uma boa opcao. Eu tenho ele na MTB, em que fiz "touring".
Louisc1
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 00:20
Originalmente postado por Louisc1 Louisc1 escreveu:

Originalmente postado por digolino digolino escreveu:

To me preparando pra montar a fixa! Vou arrumar um quadro com gancheira horizontal e mandar ver na fixa!! O Gil Morato tá me auxiliando a montar bike! heh! Alguém já usou esse pedal? Na fixa deve ficar bacana, pois da pra usar com clip quando for treinar e de tênis quando for buscar pão na padaria :P É meio pesadinho mas deve quebrar um galho!!

 
Digolino,
 
Esse tipo de pedal e'muito usado pelo pessoal que faz "touring" de bike, dada a sua versatilidade, se o clip da'  problema voce continua pedalando. E' uma boa opcao. Eu tenho ele na MTB, em que fiz "touring".

Louisc1, esse pedal tem encaixe em ambos os lados ou só dá pra encaixar num dos lados? To namorando esse pedal tem um tempão, hah! Costumo ir jogar futebol todo domingo, e vou até a quadra de bike. Ficar trocando sapatilha nessas horas é um saco. Esse pedal ia me salvar demais! heh. Abraços 
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 02:25
[[/QUOTE]

Louisc1, esse pedal tem encaixe em ambos os lados ou só dá pra encaixar num dos lados? To namorando esse pedal tem um tempão, hah! Costumo ir jogar futebol todo domingo, e vou até a quadra de bike. Ficar trocando sapatilha nessas horas é um saco. Esse pedal ia me salvar demais! heh. Abraços 
[/QUOTE]
 
Digolino,
 
Esse pedal (Shimano M424) tem SPD/encaixe nos dois lados. O Shimano M324 tem so' de um lado veja a foto abaixo:
 
Shimano M324 SPD Pedals
 
Similar a esse  (marca Forte'), e' usado na bike da minha mulher e e' mais versatil. Acho que a Wellgo tem um parecido e deve custar menos que esse da Shimano M324. Existe um outro modelo da Shimano, tambem SPD, mas que vem com uma plataforma de plastico que e' encaixada no SPD, ou seja o efeito e' o mesmo que o Shimano M324.
Louisc1
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 02:35

Fixa postada no site da Brooks:

Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 13:57


Originalmente postado por Louisc1 Louisc1 escreveu:

Caue_r,
 
Os garfos de Peugeot Touring tem um "rake" grande, muito maior que o teu e pode ser uma alternativa barata. Voce precisa verificar se a rosca do garfo e' inglesa (standard - 25,4mm ou 1"), caso contrario e' fria (rosca francesa - 25mm). Parece pouca diferenca, mas não e', uma caixa de direcão com rosca inglesa nunca dara' aperto em garfo com rosca francesa.


Obrigado pela dica e pelas informações! Vou procurar por esse garfo. Parece ser uma ótima alternativa.

Deve ser esse aqui:




Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

Caue r,  eu não diminuiria o pédivela, perde-se muito torque na pedalada e 5mm é muito pouco... e parabéns, a bike ficou beeeem legal!
          Diga-me, que cubos vc usou?
          Abraço.


Obrigado pelo elogio! Acho que vou tentar modificar o garfo ou o clip, o pedivela já está descartado. Os cubos usados são os Formula para pista, tem rosca em ambos os lados, sendo uma delas própria para pinhão fixo, pois há duas roscas paralelas só que em sentidos diferentes.

E aproveitando... para quem gosta de fixas e beldades, como disse o Louisc1, segue o link:

http://www.thefixfixfix.com/fix/index.php/category/galleries/



Editado por Caue r - 03 Dez 2009 as 14:08
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 14:14
Caue_r
 
E' esse na foto da Peugeot. Talvez voce ache no Mercado Livre, mas o pessoal as vezes exagera no preco de peca antiga.  Tambem pode ser de Caloi tipo "beach" ou similar ao "touring", leva o o teu para voce comparar, assim voce verifica se a roda fica mais pra frente. Boa Sorte na busca.
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 14:18
Opa! Valeu Louisc1!
Assim que encontrar algo posto as novidades!
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 21:48
Sobre pedais para fixas - bike forums, vejam o link:
 
 
"If you ride with no hand brake on the streets get clips and straps. It is a lot safer.
Clipless pedals/shoes will sooner or later accidentally unclip and it will suck."

Ele fala que sem freios, e' mais seguro o firma-pe' , pois e' mais dificil de desencaixar acidentalmente, como pode acontecer com o de encaixe..
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 15:39
Depois de pesquisar sobre alguns tipos de straps, descobri uma marca chamada Power Grips, que produz um tipo de firma-pé que fica em diagonal no pedal, permitindo encaixar com um movimento natural de rotação dos pés. Pensando nisso, comprei um pedaço de couro de barriga e construi um firma-pé com esse mesmo princípio. O resultado me agradou bastante, pois além de uma maior firmeza na pedalada, o encaixe e desencaixe ficou simples e funcional.


 
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 15:50
Caue_r
 
Ficou muito bom. Em couro esta melhor que o original (nylon/poliester). Outra alternativa e' usar fita de alpinista, pois sao extremamente resistentes.  Em couro esta otimo. Voce ja andou na fixa com esses?
 
 
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 16:18
Valeu Louisc1, realmente em couro ficou bem melhor do que eu imaginava, esse tipo de couro só amolece quando molhado e mesmo assim tende a ficar mais duro quando secar, adquirindo a forma em que for deixado. A alternativa da fita de alpinista não tinha ouvido falar, mas pelo nome já imagino a resistência. E aproveitando, testei a fixa outro dia (infelizmente não estava com esses straps) e a relação está um pouco pesada mesmo, e agora vou em busca de um pinhão de 17 ou 19 dentes, devido aos pontos de derrapagem serem maiores. 

Editado por Caue r - 14 Dez 2009 as 17:30
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 20:35
Caue_r,
 
Qual a relação que voce esta usando? Como e' a topografia da região que voce pedala?
 
Eu uso 42 x16 (2.63) , as vezes 44 x 17 ( 2.60) ou 44 x 18 (2.44). Eu pedalo na regiao da Consolação / Higienopolis, e' possivel pedalar apesar das subidas, pois vou seguindo as curvas de nivel ( e com isso evito subidas abruptas) e muitas vezes pedalo em pe'.
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 20:41
Opa, estou usando 44x15 no pinhão fixo e 18 na roda livre.
A roda livre não está pesada para a maioria das subidas que enfrento, o problema mesmo é o pinhão fixo.
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 21:30
Caue_r,
 
Eu usaria um pinhão de 18, para ficar compativel com a roda-livre, obtendo o mesmo posicionamento da roda na gancheira, assim não precisa de um eventual ajuste de freio.
 
Essa relacão 44 x15 , resulta em 2,93 enquanto que a 44 x 18 resulta em 2.44 ou seja se voce multiplicar pelo diametro da roda ( 27" polegadas - Caloi)  da' um "gear ratio" de respectivamente de 79,2 versus 66,0. Essa discussão de "gear ratio"  adequada esta no site do Sheldon Brown.
 
Em competicoes alguns usam 50 x 15 que resulta em 3.33 e isso multiplicado pelo diametro da roda (no caso 27") da' um "gear ratio" de 90. Uma roda 700c tem de diametro 26,77 polegadas, o "gear ratio" e' menor apesar da relacão ser igual, no meu caso 44 x 18 , da' um "gear ratio" de 65.44 , o que e' razoavelmente leve quando existem subidas, mas inadequado quando a topografia e' muito plana.
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2009 as 22:28
Opa, valeu pelas informações Louisc1, pesquisei um pouco esse assunto sobre "gear ratio" e é bem interessante mesmo.
Quanto ao pinhão fixo, essa questão do freio é bem relevante, mas a escolha de um pinhão de 17 seria pelos skid spots, em maior número nessa configuração.
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 03:01

Esses cubos Campagnolo Chorus Vintage são excelentes para uma singlespeed, basta re-espaçar o cubo traseiro para acertar a linha da corrente, vejam a foto do Mercado Livre:

 

Ou o link: [URL=http://img42.imageshack.us/i/mlr1.jpg/][IMG]http://img42.imageshack.us/img42/3750/mlr1.jpg[/IMG][/URL]


Editado por Louisc1 - 15 Dez 2009 as 03:06
Louisc1
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 19:29
Pessoal, o cubo formula flip flop é esse aqui? Esse preço é o dianteiro mais o traseiro? Abraços

Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 19:46
Digolino, é isso mesmo, esse preço é pelo par.
Se vc se interessou, posso te passar uma MP de um conhecido que está vendendo a um preço mais em conta.
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2009 as 20:02
Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Digolino, é isso mesmo, esse preço é pelo par.
Se vc se interessou, posso te passar uma MP de um conhecido que está vendendo a um preço mais em conta.

Pode passar sim!! Valeu!
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2009 as 19:54
Interessante esse site pois vende muita coisa de pista/ roda-fixa, tem uns pedivelas muito interessantes:
 
http://njs-keirin.blogspot.com/2007/11/njs-cranks.html
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2009 as 21:50
Belas peças Louisc1, principalmente os Suginos. O curioso é um Dura-Ace que tem três furos nos eixos.

Para quem está montando uma fixa e não escolheu uma relação ainda ou para quem quer experimentar novas combinações, tem esse ótimo site aqui:

http://www.surplace.fr/ffgc/




Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2009 as 01:05
Caue_r,
 
Eu acho que os furos no Dura Ace nao e' original dele, alguem fez para reduzir peso (???), mas a reducao e' irrelevante na minha opiniao.
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2009 as 22:22
Louisc1, além de irrelevante é também perigosa!Imagina esse pedivela quebrando durante um sprint!


Editado por Caue r - 19 Dez 2009 as 22:22
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2009 as 15:43
Pessoal,

Coloquei um pinhão fixo ontem na minha C10... é muiiiito diferente pedalar com fixa... até pra conseguir iniciar a pedalada é estranho heheehe encaixar o fima-pé com o pedal em movimento chega a ser engraçado... fico pedalando com uma perna só até conseguir pegar o tempo certo eauheuahuaheuahah. Pretendo utilizar a invenção do Caue r (tira de couro)
Lembra um pouco andar de velotrol... Por enquanto to utilizando um pinhão de 20 (44x20) ficou super gostosa de pedalar (ainda não tenho coragem de correr com ela)
Fiquei tentando o TrackStand... mas acho que ainda vai levar um tempinho pra dominar a técnica...
é isso, testada e recomendada... aprender é sempre bom!
abs!
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 02:05
Afjourdan,
 
Isso e' muito normal. Todos passam por isso. O pessoal que compete em velodromo talvez tenham esquecido do inicio com pinhao fixo.  Eu ainda gasto uns 10 - 15 metros para colocar o pe' direito no firma-pe'.
 
Essa relacao 44 x 20 (Gear Ratio = 59.4 (= 44 / 22 x 27")) e' muito baixa para uma topografia  plana, isso e' bom para pirambeira. Uma relacao de 44 x 16 tem um Gear Ratio de 74.25 (= 44 /16 x 27"(diametro da roda)).
 


Editado por Louisc1 - 21 Dez 2009 as 02:11
Louisc1
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 14:21
Pessoal, talvez eu monte minha fixa com quadro de MTB..

Essas duas opções funcionariam em quadros de MTB?

1- Adaptador 9-1 MOB:


2- Cubo flip flop formula


Qual das duas opções é mais segura? Abraços
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 15:40
Originalmente postado por digolino digolino escreveu:

Pessoal, talvez eu monte minha fixa com quadro de MTB..

Essas duas opções funcionariam em quadros de MTB?

1- Adaptador 9-1 MOB:


2- Cubo flip flop formula


Qual das duas opções é mais segura? Abraços
 
Digolino,
 
Com o adaptador daBomb vc não consegue fazer uma fixa... ele é pra cubo de K7, ele serve pra converter uma bike de marcha pra uma single speed.
Se seu objetivo é uma fixa, vai de cubo flip-flop mesmo
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 17:20
Afjourdan, deve ter ficado bem leve essa relação, como o Louisc1 disse.
E parabéns, mais um afixionado para o forum! Quando pedalei a fixa pela primeira vez também estranhei, como você disse, é algo novo.
Quanto ao firma-pé de couro, gostei tanto da idéia que até fiz outro para minha MTB, pois como não pretendo colocar clip nela, essa "invenção" me agradou muito.




Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 17:45
Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:

 
Digolino,
 
Com o adaptador daBomb vc não consegue fazer uma fixa... ele é pra cubo de K7, ele serve pra converter uma bike de marcha pra uma single speed.
Se seu objetivo é uma fixa, vai de cubo flip-flop mesmo

Então, mas esse não é o da daBomb. Lá na descrição do produto ta falando que é pra fixa, mas fiquei meio cabreiro! To pendendo mais pro flipflop... alguém já viu ou usou esse cubo em quadro de MTB? To com medo de comprar e não dar certo!


Será que a relação 46 x 16 fica pesada? Tenho uma coroa aqui 46, e queria fazer algo proximo da 48 x 18, que pelo visto é a que a maioria usa né?
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 18:03

Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Afjourdan, deve ter ficado bem leve essa relação, como o Louisc1 disse.
E parabéns, mais um afixionado para o forum! Quando pedalei a fixa pela primeira vez também estranhei, como você disse, é algo novo.
Quanto ao firma-pé de couro, gostei tanto da idéia que até fiz outro para minha MTB, pois como não pretendo colocar clip nela, essa "invenção" me agradou muito.

Ficou leve sim, em breve eu mudo... vou a sampa essa semana e vou procurar um pinhão de 18 e um de 16 dentes.
Já estou a procura do couro... pensei em ir em estofaria que faz banco de couro pra carro e pedir umas sobras... da pra achar de todas as cores. Quando eu conseguir eu te mando uma MP pra gete trocar figurinhas desse "firma-pé"


Originalmente postado por digolino digolino escreveu:


Então, mas esse não é o da daBomb. Lá na descrição do produto ta falando que é pra fixa, mas fiquei meio cabreiro! To pendendo mais pro flipflop... alguém já viu ou usou esse cubo em quadro de MTB? To com medo de comprar e não dar certo!
Será que a relação 46 x 16 fica pesada? Tenho uma coroa aqui 46, e queria fazer algo proximo da 48 x 18, que pelo visto é a que a maioria usa né?

Muita gente confunde SingleSpeed com Fixa... seria assim: Toda fixa é singlespeed mas nem toda singlespeed é fixa. Fixa é quando tem um pinhão fixo (sem roda-livre) e Single Speed é toda bike que não possui marchas...
As relações que gostei bastante foi a 44x18 ou 44x16 . Mas tudo é questão de costume,a perna vai fortalecendo e vc vai querendo uma bike mais rápida. Como vc já tem uma coroa de 46, eu tentaria 46x18 pra começar... Quanto ao cubo, vc vai ter que verificar o comprimento do eixo, compara com um cubo que vc tenha certeza que cabe no seu quadro.

 
EDIT: Digolino, entendi o pq da sua dúvida. No site ele fala "Trata-se de um "kit" que já vem com "02-espaçadores" e "01-catraca-fixa de 16-dentes" já inclusos." Quer dizer que tem uma catraca fixa (ou seja, um pinhão), porém ele serve para cubo de k7, que já vem com uma roda-livre no próprio cubo. No caso do cubo flip-flop, ele tem ROSCA dos dois lados, permitindo vc montar um roda-livre de um lado e um pinhão fixo do outro.
 
Na esquerda um cubo de rosca, na direita um cubo de k7. O adaptador é pro da direita... as fixas normalmente são feitas com o cubo da esquerda. abraços


Editado por afjourdan - 21 Dez 2009 as 18:17
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 18:10
Digolino, o cubo traseiro Formula tem 120 mm de comprimento no eixo, com base nisso você pode medir a distância entre as gancheiras. Se é um pouco maior (1 cm) como é o caso da Caloi 10 é só preencher a diferença. Numa MTB acho que a medida do eixo traseiro geralmente é 135 mm.
Acho que é isso, me corrijam se eu estiver errado galera.



Originalmente postado por Afjourdan Afjourdan escreveu:

Ficou leve sim, em breve eu mudo... vou a sampa essa semana e vou procurar um pinhão de 18 e um de 16 dentes.
Já estou a procura do couro... pensei em ir em estofaria que faz banco de couro pra carro e pedir umas sobras... da pra achar de todas as cores. Quando eu conseguir eu te mando uma MP pra gete trocar figurinhas desse "firma-pé"


O couro que eu utilizei é chamado de couro de barriga, encontrei ele em uma loja que vende produtos para sapateiros. Ele é diferente de outros tipos de couro por ser bem resistente e só dobrar com facilidade quando molhado. Boa sorte na busca e assim que encontrar é só avisar.


Editado por Caue r - 21 Dez 2009 as 18:17
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 18:46
Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:


Muita gente confunde SingleSpeed com Fixa... seria assim: Toda fixa é singlespeed mas nem toda singlespeed é fixa. Fixa é quando tem um pinhão fixo (sem roda-livre) e Single Speed é toda bike que não possui marchas...
As relações que gostei bastante foi a 44x18 ou 44x16 . Mas tudo é questão de costume,a perna vai fortalecendo e vc vai querendo uma bike mais rápida. Como vc já tem uma coroa de 46, eu tentaria 46x18 pra começar... Quanto ao cubo, vc vai ter que verificar o comprimento do eixo, compara com um cubo que vc tenha certeza que cabe no seu quadro.

 
EDIT: Digolino, entendi o pq da sua dúvida. No site ele fala "Trata-se de um "kit" que já vem com "02-espaçadores" e "01-catraca-fixa de 16-dentes" já inclusos." Quer dizer que tem uma catraca fixa (ou seja, um pinhão), porém ele serve para cubo de k7, que já vem com uma roda-livre no próprio cubo. No caso do cubo flip-flop, ele tem ROSCA dos dois lados, permitindo vc montar um roda-livre de um lado e um pinhão fixo do outro.
 
Na esquerda um cubo de rosca, na direita um cubo de k7. O adaptador é pro da direita... as fixas normalmente são feitas com o cubo da esquerda. abraços

Entendi! E no caso do flipflop, eu teria que usar a cola trava rosca e a contra porca do mesmo jeito que num cubo de rosca normal ne? 
No caso de eu ir num torneiro mecanico pra furar um pinhao e parafusar num cubo de disco, que tipo de pinhão eu deveria comprar?
To com medo desse negócio de usar trava rosca e ter problemas quando for descer algum morro mais íngrime.
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 18:49
Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Digolino, o cubo traseiro Formula tem 120 mm de comprimento no eixo, com base nisso você pode medir a distância entre as gancheiras. Se é um pouco maior (1 cm) como é o caso da Caloi 10 é só preencher a diferença. Numa MTB acho que a medida do eixo traseiro geralmente é 135 mm.
Acho que é isso, me corrijam se eu estiver errado galera.

Vou medir a distancia e vejo se dá certo. Mas to começando a pensar em usar um cubo de freio a disco, acho que sai mais barato e é mais seguro. Valeu!
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 19:00
Originalmente postado por digolino digolino escreveu:

Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Digolino, o cubo traseiro Formula tem 120 mm de comprimento no eixo, com base nisso você pode medir a distância entre as gancheiras. Se é um pouco maior (1 cm) como é o caso da Caloi 10 é só preencher a diferença. Numa MTB acho que a medida do eixo traseiro geralmente é 135 mm.
Acho que é isso, me corrijam se eu estiver errado galera.

Vou medir a distancia e vejo se dá certo. Mas to começando a pensar em usar um cubo de freio a disco, acho que sai mais barato e é mais seguro. Valeu!
 
To usando sem trava rosca, apenas com a contra-porca. Utilizei a técnica da corrente para apertar o pinhão (alguem tinha postado o link aqui nesse tópico). Parece que resolveu... dei uns rolês, fiz umas descidas e tá tranquilo. Mas de qualquer forma eu continuo com os dois freios. Se por um acaso o pinhão soltar, mão nos freios heheheh!!!!!
 
PS: Eu tenho minhas dúvidas quanto a eficiência do trava-rosca, mesmo pq tenho visto que a quantidade de torque que ele suporta não é tão grande assim... ele não foi desenvolvido pra esse tipo de aplicação. Retirado do Loctite médio torque..
 
"Impede vazamentos e o afrouxamento de elementos de fixação rosqueado devido à vibração. Aplicações típicas abrangem a trava e a vedação de parafusos e prisioneiros de grandes dimensões (M25 e maiores). "
 
PS2: Tem uns sites que dizem que utilizando a técnica da corrente pra apertar o pinhão, nem precisa de contra-porca (LockRing)... cada um com sua doidera heheh!!!
 
PS3: Tem um cara vendendo um cubo dianteiro a disco "Quando" no mercadolivre por 15 reais... pra testar acho que vale a pena...


Editado por afjourdan - 21 Dez 2009 as 19:14
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 19:22
Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:


To usando sem trava rosca, apenas com a contra-porca. Utilizei a técnica da corrente para apertar o pinhão (alguem tinha postado o link aqui nesse tópico). Parece que resolveu... dei uns rolês, fiz umas descidas e tá tranquilo. Mas de qualquer forma eu continuo com os dois freios. Se por um acaso o pinhão soltar, mão nos freios heheheh!!!!!
 
PS: Eu tenho minhas dúvidas quanto a eficiência do trava-rosca, mesmo pq tenho visto que a quantidade de torque que ele suporta não é tão grande assim... ele não foi desenvolvido pra esse tipo de aplicação. Retirado do Loctite médio torque..
 
"Impede vazamentos e o afrouxamento de elementos de fixação rosqueado devido à vibração. Aplicações típicas abrangem a trava e a vedação de parafusos e prisioneiros de grandes dimensões (M25 e maiores). "
 
PS2: Tem uns sites que dizem que utilizando a técnica da corrente pra apertar o pinhão, nem precisa de contra-porca (LockRing)... cada um com sua doidera heheh!!!
 
PS3: Tem um cara vendendo um cubo dianteiro a disco "Quando" no mercadolivre por 15 reais... pra testar acho que vale a pena...

Afjourdan, quantos kms você já rodou com ela? Tá bem firme?

No caso de usar cubo de freio a disco o certo é usar o cubo dianteiro? Pelo que entendi, usando o traseiro daria pra transforma-lo num cubo flip flop.. ou estou errado?

Esse cubo de 15 reais será que presta? Se esse negócio resolver quebrar numa descida o estrago ia ser bacana! auhauh


Editado por digolino - 21 Dez 2009 as 19:24
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 19:22
Originalmente postado por Digolino Digolino escreveu:

Entendi! E no caso do flipflop, eu teria que usar a cola trava rosca e a contra porca do mesmo jeito que num cubo de rosca normal ne? 
No caso de eu ir num torneiro mecanico pra furar um pinhao e parafusar num cubo de disco, que tipo de pinhão eu deveria comprar?
To com medo desse negócio de usar trava rosca e ter problemas quando for descer algum morro mais íngrime.


Num cubo como o Formula que é específico para pista, não precisa usar a cola, pois ele tem duas roscas em sentidos contrários, uma ao lado da outra, em um dos lados. Assim, quando o pinhão fixo tenta sair, a contra-porca faz um movimento contrário, apertando.
Quanto a usar cubo de freio a disco, conheço um cara que usou e pelo que sei funcionou, mas é preciso encontrar alguém que saiba furar a peça, pois o resultado pode comprometer a segurança.

Digolino, nesse link tem uma discussão num forum sobre esse assunto:

http://www.bicicletadacuritiba.org/forum/viewtopic.php?f=25&t=1187

Nesse, o cara de quem lhe falei que montou num cubo p/ disco:

http://fixasampa.wordpress.com/2008/12/27/pinhao-fixo-de-verdade/



Editado por Caue r - 21 Dez 2009 as 19:31
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 19:41
Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Originalmente postado por Digolino Digolino escreveu:

Entendi! E no caso do flipflop, eu teria que usar a cola trava rosca e a contra porca do mesmo jeito que num cubo de rosca normal ne? 
No caso de eu ir num torneiro mecanico pra furar um pinhao e parafusar num cubo de disco, que tipo de pinhão eu deveria comprar?
To com medo desse negócio de usar trava rosca e ter problemas quando for descer algum morro mais íngrime.


Num cubo como o Formula que é específico para pista, não precisa usar a cola, pois ele tem duas roscas em sentidos contrários, uma ao lado da outra, em um dos lados. Assim, quando o pinhão fixo tenta sair, a contra-porca faz um movimento contrário, apertando.
Quanto a usar cubo de freio a disco, conheço um cara que usou e pelo que sei funcionou, mas é preciso encontrar alguém que saiba furar a peça, pois o resultado pode comprometer a segurança.

Digolino, nesse link tem uma discussão num forum sobre esse assunto:

http://www.bicicletadacuritiba.org/forum/viewtopic.php?f=25&t=1187

Nesse, o cara de quem lhe falei que montou num cubo p/ disco:

http://fixasampa.wordpress.com/2008/12/27/pinhao-fixo-de-verdade/


Valeu Caue r! Li a discussão lá! Parece que pra quadro de MTB é melhor o cubo pra disco mesmo. Só não entendi se é melhor usar o cubo dianteiro ou o traseiro. Conheço um torneiro mecânico muito bom aqui em BH. Ele furou o cubo de rodas do meu carro, de modo que eu pude colocar rodas de 5 furos num carro com rodas de 4 furos. E o serviço dele ficou nota mil. Acho que furar o pinhão vai ser brincadeira de criança pra ele. Pelo que vi nas fotos, o pinhão pra ser parafusado no cubo é desses simples que a gente encontra em lojas de bairro ne?
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2009 as 20:21
Originalmente postado por digolino digolino escreveu:

Afjourdan, quantos kms você já rodou com ela? Tá bem firme?


Andei pouco, uns 20km... por isso não posso te garantir que está 100%

Originalmente postado por digolino digolino escreveu:


No caso de usar cubo de freio a disco o certo é usar o cubo dianteiro? Pelo que entendi, usando o traseiro daria pra transforma-lo num cubo flip flop.. ou estou errado?

Pelo que sei, o pessoal usa o cubo dianteiro e troca o eixo. Não tinha pensado nessa possibilidade do flip-flop hehehe. Pode até dar certo... mas acho que complica deixar os dois lados alinhados com a corrente.

Originalmente postado por digolino digolino escreveu:


Esse cubo de 15 reais será que presta? Se esse negócio resolver quebrar numa descida o estrago ia ser bacana! auhauh

Acho que presta sim...é o mesmo que vem na linha Team da sundown (pelo menos o mesmo fabricante). Pra quebrar um cubo o cara tem que ser muito monstro hehehehe


PS: o link que fala como prender o pinhão
http://fixasampa.wordpress.com/2009/09/30/como-travar-o-pinhao/



Editado por afjourdan - 21 Dez 2009 as 20:46
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
digolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:80
Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2009 as 17:22
Originalmente postado por digolino digolino escreveu:


No caso de usar cubo de freio a disco o certo é usar o cubo dianteiro? Pelo que entendi, usando o traseiro daria pra transforma-lo num cubo flip flop.. ou estou errado?

Pelo que sei, o pessoal usa o cubo dianteiro e troca o eixo. Não tinha pensado nessa possibilidade do flip-flop hehehe. Pode até dar certo... mas acho que complica deixar os dois lados alinhados com a corrente.

Originalmente postado por digolino digolino escreveu:


Esse cubo de 15 reais será que presta? Se esse negócio resolver quebrar numa descida o estrago ia ser bacana! auhauh

Acho que presta sim...é o mesmo que vem na linha Team da sundown (pelo menos o mesmo fabricante). Pra quebrar um cubo o cara tem que ser muito monstro hehehehe


PS: o link que fala como prender o pinhão 
http://fixasampa.wordpress.com/2009/09/30/como-travar-o-pinhao/

[/QUOTE]

Então, mas acho que a questão do alinhamento não tem tanto problema, pois pelo que eu imagino, uma SS de roda livre não precisa estar tão alinhada quanto a fixa. Então quando for usar como SS livre não deve ter problema.

To encomendando algumas peças... agora to na dúvida se coloco guidon de MTB ou de speed. Mandei pintar um quadro velho de MTB que ganhei de um amigo e vamos ver se fica legal. Alguém conhece alguma loja que venda aro de MTB branco? Ou eu teria que pintar? Eu tva vendo em algumas fotos, e tem gente que usa uns freios que parecem os sti sora, porém sem marcha. Onde eu acho pra vender?

Ps: Uma dúvida talvez meio idiota: numa bike fixa é necessário lubrificar a corrente? Se sim, a periodicidade é a mesma de uma bike com marchas?

Abraços


Editado por digolino - 22 Dez 2009 as 17:28
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 910111213 104>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X