Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano 2x10... Dúvidas e idéias?!?!?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano 2x10... Dúvidas e idéias?!?!?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano 2x10... Dúvidas e idéias?!?!?
    Postado: 29 Jun 2010 as 16:54
Pessoal,

Boa parte do que escreverei aqui pode parecer de grande conhecimento e já testado por muitos, mas quero compartilhar e ter a opinião de vocês nessa linha de raciocínio. Andei estudando a combinação de relação 3x9 (22/32/44 e 11-34) e 2x10 (28/40 e 11-36) e estou convencido de que poderia aproveitar melhor as marchas com um conjunto 2x10. Coloco até aqui o porque desse "convencimento". Usei o site http://www.sheldonbrown.com/gears/ para calcular os ganhos das engrenagens considerando pedivela com braço de 175mm e pneu 26x2. E tive o seguinte resultado:

3 x 9

11 1.2
12 1.4
13 1.6
14 1.8
21 1.8

22 2.0
15 2.1
23 2.3
16 2.4
31 2.4

24 2.6
17 2.8
32 2.8

25 3.0
18 3.2
33 3.2

26 3.5
34 3.6
19 3.8
27 4.0
35 4.1
28 4.6
36 4.9
29 5.5
37 5.5

38 6.4
39 7.5

2 x 10

11 1.5
12 1.6
13 1.9
21 2.1
14 2.2
22 2.4
15 2.5
23 2.7
16 2.8
17 3.1
24 3.1

18 3.5
25 3.6
26 4.0
19 4.1
27 4.4
110 4.8
28 5.0
29 5.8
210 6.8

Na combinação 3 x 9 tem-se a perda de 5 marchas, resultando numa relação real de 22 marchas, contra uma relação real de 19 para 2 x10. Também há dois pontos de perda para o 2 x 10: a falta de uma marcha leve e uma pesada, só que a leve se resolve com um pouco mais de perna, e a pesada é uma opinião contraditória, quanto tempo precisamos de uma relação 44-11 numa trilha ou numa competição? Acho que o ganho nas marchas intermediárias, dando um melhor giro e escalonamento de mudanças compensa essas perdas.

Só que me "chateia" nessa história é a vinda de mais um novo padrão de peças, e a dificuldade de informações sobre como compor as peças 3x9 com peças 2x10. Para os fabricantes é uma boa, abre um novo mercado... E para os consumidores? E para os padrões? E para o grupo fora do meio SRAM e Shimano? E a intercambiabilidade entre SRAM e Shimano onde usamos câmbio dianterio Shimano e traseiro SRAM, ou cassete Shimano com corrente SRAM e assim vai...

Eu uso o grupo Shimano XT completo, e quero entrar no mundo 2x10. Só que a minha bike de prova, ainda é a de treino e a de passeio. E vou comprar no ano que vem uma full. Por isso quero fazer os meus testes aproveitando o que tenho, para depois meter a cara de vez num grupo completo 2x10.

A minha idéia é aproveitar o máximo o que eu tenho, mas o que dá para aproveitar?

Estava pensando:
1 - Trocar as coroas do pedivela XT por um par 28/40;
2 - Trocar os passadores pelos novos XT Dyna-Sys;
3 - Trocar a cassete para a de 10 velocidades;
4 - Trocar a corrente para uma de 10 velocidades.

Dúvidas:

1 - O câmbio traseiro XT Shadow suporta 10 velocidades?
2 - As coroas são compatíveis com 10 velocidades?
3 - Eu terei problemas com o câmbio dianteiro?

Enfim, o que acham? Esse é o meu primeiro post, esse é um fórum mais focado em idéias leves para bikes, só que aqui eu sei que tem muitos feras para me ajudar nessa...

Abraços,

Vinicius

*postei essa mensagem também no fórum do Weight Weenies
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2010 as 18:04
Bom,isso já se discute em muitos lugares...quanto as suas dúvidas,eu já vi câmbio XT de 9 funcionando com 10v,agora se funciona a 100% não sei,facto é que o XT de 10v é diferente do de 9v,nomeadamente na entrada do cabo,é muito mais comprido....como o XT 9v lida com a corrente mais estreita também não sei...
A mesma coisa com o pedivela XT de 9v,funcionar funciona,mas a chance de ter chain suck me disseram que aumenta muito,vai ser preciso "menos sujeira" pra acontecer...
Eu ainda não testei nenhuma dessas combinações,falo por depoimentos de amigos,por isso não estou afirmando cabalmente nada disso acima,apenas entrando na discussão...
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2010 as 23:20
parece q a shimano tambem vai ter seu grupo 20v:


ai é só comprar o cambio de 10 e ta feito


Editado por danielbns - 29 Jun 2010 as 23:26
Voltar ao Topo
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2010 as 23:41
Bem, não era bem essa opção que estava pensando, eu vi esse lançamento da linha XTR, eu prefiro a linha XT, é mais robusta e dura mais.

Não vai dar para aproveitar muito o que tenho não, vou comprar o grupo XT Dyna-sys. E depois ver formas de mudar as coroas para 26/40 ou 28/42... Coisa assim.

A discussão é mesmo sofre eficiência do grupo, e da opção 3 x 10 ou 2 x 10.

Abraços,

Vinicius
Voltar ao Topo
NIldoobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Osas
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NIldoobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2010 as 23:56
Pq Não 30 velocidades?
Não é somente uma marcha a mais;
É uma relação de marchas equivalentes para uma troca mais suave e uma transfêrencia de força dinâmica;
É uma pedalada otimizada, com combinações de marchas que melhoram a eficiência e a durabilidade;
É tudo sobre a performance: Dyna-Sys oferece um sistema de transmissão mais estável para qualquer tipo de ciclista

Aumento na eficiência


A ampla opção de marchas com 10 velocidades significa que o ciclista poderá utilizar por mais tempo a coroa de 32 dentes, e quando há a necessidade de diminuir para marcha mais leve, será suave e rápido graças a coroa menor de 24 dentes. A coroa maior de 42 dentes também é mais facil de pedalar e suave, o que fará com que os ciclistas a utilizem com mais frequência.
Tradicionalmente, os ciclistas tinham que fazer duas ou três recuperações de marchas toda a vez em que a mudavam para a coroa de 22 dentes. Com o Dyna-Sys é somente uma recuperação e a sua necessidade é bem menor.
Dyna-Sys faz a transição de redução de marchas com um “tranco” menor, fazendo com que o ciclista empenhe constantemente a eficiência da força enquanto mantêm a cadência.


Notável estabilidade
A totalmente nova corrente de MTB de 10 velocidades direcionada, significa troca de marchas suaves, leveza e grande performance.
Relação de marchas mais próximas significam pequenos “saltos” entre as marchas, movimentação mais eficiente da corrente e menos chances de derrubá-la em condições mais extremas.
A rota mais estreita do cabo e o conduíte mais curto do câmbio traseiro fazem com que o sistema seja mais imune a contaminações e aos movimentos da suspensão traseira nas bikes full.
Voltar ao Topo
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 02:10
Olá NIldoobiker,

Esse texto descritivo da Shimano eu já tinha lido, mas não me convenceu... Sou muito mais a efetividade das mudanças do que ter mais três opções de marchas em relação ao 3 x 9.

Assim que eu tiver a opção de comprar o Dyna-Sys, eu vou comprar, mas eu quero 2 x 10, e não 3 x 10... Só que provavelmente o XTR vai estar bem proibitivo, muito caro nesse começo. Talvez valha a pena mesmo embarcar na linha X.0 ou X.9.

ABraços,

Vinicius


Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 05:26
eu prefiro o 20v pq acho uma droga a passagem de marcha do cambio dianteiro, qnto menos ele tiver q trabalhar ali melhor.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 13:05
30 marchas pra MTB é desperdicio..  no MTB o terreno tem variações muito maiores e mais rapidas q no speed..  ai não faz sentido ter 30 marchas pra ter uma cadencia mais constante se o terreno não te permite ter essa progressividade de cadencia..
 
com 30 marchas o q vai acontecer é q o biker vai precisar fazer mais trocas pra conseguir chegar na marcha ideal.. e mais trocas demoram mais tempo e trazem um desgaste maior pra corrente.. q é mais fina.
 
pra mim 30 marchas em MTB é um baita tiro no pé.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 13:07
vmartins,
 
qto a valores..   shimano vai ter o SLX de 10v e a SRAM tb tem o X.7 de 10v..    inclusive alguns itens ja estão a venda nas lojas gringas.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 13:55
Olá Royo,

Eu já achei o grupo completo XT Dyna-sys para comprar com $550, só que o cara está em falta com cassette 11-36 e cambio dianteiro down swing.  Só que é 3 x 10... Se eu consegui trocar as coroas, para ficar 2 x 10, aí seria o ideal!

Você usa 2 x 10?

Abraço,

Vinicius
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 14:09
eu uso 2x9...
 
verifique ao certo antes de tentar fazer a mudança de 3x10 pra 2x10..  pois no pedevela XTR novo a furação das coroas não é a padrão 104/64mm   é uma unica furação com 88mm..     ai só servem as coroas especificas da propria shimano.. 
 
naõ sei qual a furação do pedevela de 03 coroas Dyna-Sys..     mas mesmo q seja o padrão 104/64 e vc va adaptar coroas diferentes..   não conheço no mercado coroas avulsas pra 10v..  ai teria q usar as de 9v. . mas a chance de vc ter chain suck é bem maior.   pois as coroas de 9v são mais largas q as de 10v...  e coroa mais larga com corrente mais fina é pedir pra ter problemas em breve.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 15:35
Royo,

Foi diretamente a um ponto que concordo, não sei como vai ser a flexibilidade da solução Shimano 3 x 10 do XT e SLX, o XTR está claro que vai ter as duas, mas não estou querendo gastar os tubos com XTR, ainda mais logo após o lançamento.

A SRAM, na minha opinião, saiu muito na frente da Shimano, e tem muito mais flexibilidade com outros fabricantes de pedivela como FSA e mesmo as coroas que já estão por aí para pedivelas proprietários, como os da Specialized.

Acho que vou apostar na linha X.0 e X.9 mesmo... Vou ter mais flexibilidade... E quero a opção de brincar com as minhas coroas... Só trocando elas quando for conveniente, é muito mais fácil.

Valeu!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2010 as 16:31
só tome cuidado com a tal brincadeira de troca de coroas..  pois como disse..  até o momento ainda não vi nenhum fabricante q faça coroas de 10v avulsas pra MTB..    com exceção das coraos do XX é claro.
mas as do XX tb tem furação especifica e só servem no pedevela XX tb.

Editado por Royo - 30 Jun 2010 as 16:32
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
acbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2009
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2010 as 05:00
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

eu uso 2x9...
 

verifique ao certo antes de tentar fazer a mudança de 3x10 pra 2x10..  pois no pedevela XTR novo a furação das coroas não é a padrão 104/64mm   é uma unica furação com 88mm..     ai só servem as coroas especificas da propria shimano.. 

 

naõ sei qual a furação do pedevela de 03 coroas Dyna-Sys..     mas mesmo q seja o padrão 104/64 e vc va adaptar coroas diferentes..   não conheço no mercado coroas avulsas pra 10v..  ai teria q usar as de 9v. . mas a chance de vc ter chain suck é bem maior.   pois as coroas de 9v são mais largas q as de 10v...  e coroa mais larga com corrente mais fina é pedir pra ter problemas em breve.


Olá amigo, você diz que usa 2X9, poderia, por favor, passar mais informações da combinação de coroas e cassette que usou?
Meu pedevela é um XT com as coroas originais 22-32-44, cambio dianteiro XT braçadeira alta, cassette 11-32, cambio traseiro XT Shadow com braço longo e alavancas XT, sinceramente não estou satisfeito com meu conjunto e pretendo mudar urgente, porem os kits 2X10 estão com preços muito altos, então estava pensando em colocar alavancas e cambio traseiro X9 e somente duas novas coroas e cassette e montar um 2X9.
O que sugere?
Desde já muito obrigado!
Voltar ao Topo
vmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2010 as 17:05
Olá acbiker,

Qualquer ajuda é mais do que bem vinda. Estou trocando informações com um português que está usando 2 x 9. Ele me falou que vários pontos de atenção, principalmente relacionado ao espaço entre a coroa e o quadro, que pode ser muito próximo ou até raspar se usar coroa 42 dentes. E ainda tem casos de ser necessário colocar espaçadores no parafuso das coroas.

Eu também vou colocar num pedivela XT, me manda um mensagem para trocarmos idéias por e-mail e irmos compartilhando aqui no post. O que acha?

Abraço,

Vinicius
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2010 as 17:31
eu to usando 2x8 eu ando pouco com essa bike e to usando k7 de speed ta bem pesada a relação, ta meio tenso nas subidas, mas ta indo.
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2010 as 14:26
Com relação a peso dos grupos, alguém sabe me dizer os pesos dos grupos:

- Sram XO 2x10;

- Shimano XT Dyna-Sys 3x10;

e  

- Shimano XT (2009) 3x9;


isso sem incluir os freios, cubos etc... apenas pedivela e transmissão completa.



Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2010 as 14:53
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

só tome cuidado com a tal brincadeira de troca de coroas..  pois como disse..  até o momento ainda não vi nenhum fabricante q faça coroas de 10v avulsas pra MTB..    com exceção das coraos do XX é claro.
mas as do XX tb tem furação especifica e só servem no pedevela XX tb.
 
Royo, não é mais assim.... as coroas SRAM/Truvativ 2X10 S1400 (pedivela do grupo X7), X9, X0 e XX são compatíveis entre si, inclusive com as mesmas tecnologias de indexação e alinhamento de dentes (X-glide)
 
A mesma coisa acontece com os pedivelas 3X10, X7, X9 e X0, que também tem a tecnologia X-glide e usam a relação 22-33-44.
 
O que ele ta sugerindo é que como um pedivela SRAM/Truvativ ele pode ter um par de coroas 26-39 e um par 28-42, para trocar quando achar necessário e ter uma bike ainda mais versátil... otimizando para cada situação ou uso.
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2010 as 14:44
Citar Com relação a peso dos grupos, alguém sabe me dizer os pesos dos grupos:

- Sram XO 2x10;

- Shimano XT Dyna-Sys 3x10;

e  

- Shimano XT (2009) 3x9;


isso sem incluir os freios, cubos etc... apenas pedivela e transmissão completa.

Bom... pelo que andei pesquisando, os pesos ficaram assim:

- XT 2010 (3x9) = 2050g -- R$1800

- XT 2011 Dyna-Sys (3x10) = 2130g -- R$2000

- X9 2011 (2x10) = 2169g -- R$2200

- X0 2011 (2x10) = 1740g -- R$3300

- XX (2x10) = 1732g -- R$4000

Só ficou faltando as infs sobre o novo XTR 2x10. Esses preços já estão sendo praticados por lojista aqui no Brasil mesmo. Achei estranho o XT Dyna-Sys estar mais pesado que o XT comum. Outra ponto interessante foi a diferença de peso entre o X0 (2x10) para o XT novo, pois ambos estão na mesma posição hierárquica nas duas empresas. Resta saber se vale a pena pagar R$1300 a mais no X0 ou ficar mesmo com o XT 2011.


Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2010 as 16:33
Vejam o que dizem os engenheiros da Shimano, que defendem com unhas e dentes a configuração 3x10, contra a 2x10
" As razões são óbvias: a configuração 2x10 só faz sentido para o uso profissional e nem sempre aplicado em todos os tipos de competições. Desta forma a Shimano oferecerá apenas na versão XTR a opção 2x10. Trata-se de um grupo específico para pilotos profissionais.
No restante de sua linha, do XT para baixo, a Shimano decidiu oferecer somente a configuração 3x10, já que uma coroa a mais significa um aumento mínimo no peso total da transmissão. Em contrapartida, oferece um leque mais amplo de relações na transmissão, para todo tipo de ciclista e uso."






Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2010 as 16:51
Vale dar uma lida e assistir o video da matéria que o Pedro Cury fez sobre a tecnologia SRAM 2X10 no Eurobike.
Pra quem acha que é simplesmente economia de peso...
Voltar ao Topo
Ravek Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2010
campos RJ
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravek Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2010 as 17:09
não sei...
não vou usar o sistema de am que é geralmente 36-22 ou 38-24 pq se não fica dificil de acompanhar nos estradoes de terra... não tenho coragem de usar 2 coroas maiores pq não tenho perna pra subir em alguns lugares sem a coroinha... essa relação das 2 coroas maiores acreditoque fica restrito a quem já tem alguma experiencia e um bom condicionamento.
pra mim foi bom pq os precos das pecas de 9 deram uma caida boa...
Cansei das coisas inúteis!

JUST RIDE...
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2010 as 02:04
As empresas estão blindando o mercado...Assim essa caída de preço nas peças de 9 velocidades daqui a pouco estarão sem valor algum caso queira vender tb. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo.
Voltar ao Topo
glauciots Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Volta Redonda
Offline
Mensagens:1414
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauciots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2010 as 16:25
Pessoal, gostaria de aproveitar o tópico e tirar algumas dúvidas, principalmente com quem passou a usar relação 2x9. Quero muito fazer isso na minha bike mas tenho um pouco de receio sobre os detalhes que tenho que conhecer, pois não quero (e não posso) correr o risco de comprar peça errada.
Creio que minhas dúvidas também são as dúvidas de outras pessoas.

É o seguinte, minha MTB usa uma pedivela LX (44/32/22) e cassete Tiagra 9s (12-25). O uso do cassete de speed foi proposital pois eu quase nunca usava a opção 22/28 da outra bike, e dessa forma fiquei muito satisfeito com o resultado.

Sei que passando para 2 coroas apenas, será melhor eu substituir o k7 que estou usando por um de MTB, então esse detalhe não precisa ser discutido.

O que eu quero saber é o seguinte:

1) É possível aproveitar a coroa maior de 44 dentes da minha pedivela e substituir apenas as outras por uma de 26 ou 28 dentes?

2) Ou eu terei que tirar as 3 coroas originais e colocar outras 2 novas?

3) Sei que a furação padrão é 104/64mm. Além disso, tenho que verificar alguma outra coisa?

4) Existe alguma diferença entre as coroas da pedivela tripla para a dupla, que as tornem específicas para esse fim?

5) Quais as melhores lojas para se comprar?

6) Quais marcas e modelos?

Desculpem a quantidade de perguntas!

Abraço a todos.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2010 as 16:43
olha,

existe mais compatibilidade de peças do que se imagina. as empresas batem na tecla que pra pular de 9 pra 10 atrás vc precisa trocar o câmbio traseiro. é mentira. na prática, já o câmbio de 7 funciona. mas o marketing trabalha pra vender mais peças. a gente percebe isso quando olha documentos técnicos e percebe o intercâmbio de peças, pelo número de série do modelo de peças.

no caso da shimano, pra câmbios traseiros, existe compatibilidade total entre trocadores  e câmbios traseiros, a partir de 7 velocidades (desde que não seja o dura ace de 7 velocidades). eventualmente pode haver algué que estejausando roldainhas compoblemas, mas basta trocar as roldanas por mais modernas.

a turma do ciclocross vai além, junto com a turma de cicloturismo, e achou formas de compatibilidade entre peças sram, campagnolo, shimano, entre peças de mtb e speed. é só procurar em inglês no google, usando junto a expressão "mix ´n´match", tem um zilhão de formas, de jeitos, às vezes basta vc mudar a trajetória do cabo pra permitir um câmbio ter outro movimento.

quem quer pular de 9v atrás pra 10, não precisa trocar câmbio, se usa shimano. basta trocar cassete e trocador. eventualmente a corrente tb.

agora, a questão das duas coroas na frente, como bem lembraram acima, tem que se levar em conta o quadro. há quadros que raspam se usamos pedivelas com "Q factor" menor, ou seja, com menor espaço lateral entre um pedal e outro, mais "apertados", como são as pedivelas duplas em relação a pedivelas triplas. aí tem que testar, não tem jeito.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2010 as 14:45
Vamos lá:

1 - O câmbio traseiro XT Shadow suporta 10 velocidades?
Não - No XT 10v a puxada do passador é diferente (Baseio-me no XTR 9 V que não funciona como XTR 10 V). 

2 - As coroas são compatíveis com 10 velocidades?
Não - São mais grossas o que aumenta o desgaste e chainsuck (Acho qie escreve assim).

3 - Eu terei problemas com o câmbio dianteiro?
Teoricamente não (Não testei ainda).
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2010 as 19:55
Eu tb ando 2x9, Uso tudo XT com um pedivela SLX 36x22 (cassete 11x32).

Pra mim ficou perfeito. Mas as pernas " cortam o giro" em 45km/h.  Acima disso não consigo andar
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2010 as 09:44
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2010 as 12:53
Originalmente postado por dts dts escreveu:


2 - As coroas são compatíveis com 10 velocidades?
Não - São mais grossas o que aumenta o desgaste e chainsuck (Acho qie escreve assim).



Eu estou usando transmissão Dynasys de 10v (k7, corrente, trocador e câmbio traseiro) com pedivela de 9v (pedivela Xt e câmbio dianteiro xt de 9V) e funciona perfeitamente.

As coroas de 9v e 10v têm a mesma espessura. O que muda é o espaçamento entre elas. Daí tem que casar o pedivela com o câmbio.


Voltar ao Topo
jeanleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2009
Manhuaçu - MG
Offline
Mensagens:440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2010 as 18:26
Juro que queria ver um "macho" subir as pirambeiras da minha regiao aqui com uma relaçao de 2x10! Acho que só os de nivel mundial.
TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma
Voltar ao Topo
Guilas Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 12 Jun 2009
V da Conquista
Offline
Mensagens:338
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2010 as 19:59
Opa. Comecei o ano com relação 2x9, sendo Pedivela 175mm de 42x29 e Cassete 11-34, excelente para retas, descidas e subidas de todos os níveis. Só que eu gosto de giro alto, então pensei em mudar para 2x10, ví que iria gastar muita grana para trocar praticamente tudo. Fui pesquisar e encontrei algo que mudou a minha concepção sobre as marcas e suas necessidades de lucratividade. Descobri algumas peçinhas que Bikers de todo mundo usam a tempos e que fazem o mesmissimo serviços das Srams e Shimanos. Olha o que fiz:

1-comprei um câmbio dianteiro Dura-Ace de duas velocidades e uma peça chamada Speen ou Pull, que adapta o cambio a puxada do cabo por cima (o cambio é de estrada e tem puxada original do cabo por baixo). O cambio é mais barato que os tops de 2x10 e pesa cerca de 40 gramas a menos.
2-comprei uma catraca de 36 dentes (é apenas uma peça, uma catraca de 36 dentes individual, não um cassete) com adaptadores. Retirei uma das catracas menores do cassete. O cassete então ficou com as mesmas 9 velocidades, só que com a maior de 36 dentes. Ficou perfeito e nunca tive nenhum tipo de problema.

Enfim, hoje rodo com 2x9, sendo 42-29 e 11-36 e com essa relação garanto que da pra subir até em parede. Apenas uma observação, uso cambio traseiro de haste longa, seja qual for a marca e de 9 velocidades pois os demais não fazem a transmissão chegar na 36t.

Editado por Guilas - 14 Dez 2010 as 20:06
Voltar ao Topo
FOCA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2010
Campinas SP
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FOCA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2010 as 18:42
Originalmente postado por Guilas Guilas escreveu:

Opa. Comecei o ano com relação 2x9, sendo Pedivela 175mm de 42x29 e Cassete 11-34, excelente para retas, descidas e subidas de todos os níveis. Só que eu gosto de giro alto, então pensei em mudar para 2x10, ví que iria gastar muita grana para trocar praticamente tudo. Fui pesquisar e encontrei algo que mudou a minha concepção sobre as marcas e suas necessidades de lucratividade. Descobri algumas peçinhas que Bikers de todo mundo usam a tempos e que fazem o mesmissimo serviços das Srams e Shimanos. Olha o que fiz:

1-comprei um câmbio dianteiro Dura-Ace de duas velocidades e uma peça chamada Speen ou Pull, que adapta o cambio a puxada do cabo por cima (o cambio é de estrada e tem puxada original do cabo por baixo). O cambio é mais barato que os tops de 2x10 e pesa cerca de 40 gramas a menos.
2-comprei uma catraca de 36 dentes (é apenas uma peça, uma catraca de 36 dentes individual, não um cassete) com adaptadores. Retirei uma das catracas menores do cassete. O cassete então ficou com as mesmas 9 velocidades, só que com a maior de 36 dentes. Ficou perfeito e nunca tive nenhum tipo de problema.

Enfim, hoje rodo com 2x9, sendo 42-29 e 11-36 e com essa relação garanto que da pra subir até em parede. Apenas uma observação, uso cambio traseiro de haste longa, seja qual for a marca e de 9 velocidades pois os demais não fazem a transmissão chegar na 36t.
Fala blz , onde vc comprou está catraca ? quanto custa? manda uma foto da bike montada
www.ecosbikers.com.br
PANGA PRÓ BIKERS
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2010 as 22:19
rmfs66, está enganado já medi uma e outra com paquimetro e a de 10v é mais estreita nos dentes.
Quando nova até funciona mais vai durar pouco, pois o desgaste vai ser grande na coroa e na corrente e logo perceberá chainsuck.  
Recomendo que troque.
Voltar ao Topo
C.leandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2008
rio de janeiro - rio de jan
Offline
Mensagens:572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar C.leandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2010 as 03:04
Fala !
O amigo DTS está correto nas medições, também comprovei com cranksets dos amigos(XX/XTR de 10v).
Uso há mais de 2 meses, sem problema algum ( Chainsuck/falha na transmissão/etc...) com coroas de 9v(TA = 42/26), câmbio traseiro XTR 2011, rapid-fire XTR 10v, corrente KMC 10v.
Para quem tiver interesse nas "peçinhas" que o Guilas citou, vejam as fotos para saber o que é falado... funcionam perfeitamente !
- Speen( na foto, para dois modelos shimano):
 
 
 
 
- Cassete de 36:
 
 
 
 
 
 
Obs: para se usar este, deve-se ter o modelo(XTR de 11/32) de cassete especificado no manual. Mas a "tampa", que é colocada no local do cassete de 11, assim ficamos com 12/36. Como eu não tinha o XTR de 11/32, utilizei um XT de 11/32, mas limando os "rebites"que se encontram atrás do cassete 32. Não fica leve, mas resolve a questão de se poder usar o de 36 dentes. Está na bike de treino atualmente. Depois coloco fotos.
Valeu !
"GTbicycles: The ride of your life!"
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2010 as 16:14
Originalmente postado por dts dts escreveu:

rmfs66, está enganado já medi uma e outra com paquimetro e a de 10v é mais estreita nos dentes.
Quando nova até funciona mais vai durar pouco, pois o desgaste vai ser grande na coroa e na corrente e logo perceberá chainsuck.  
Recomendo que troque.


Pode até  ser que sejam diferentes, mas para mim está tudo funcionando perfeitamente (pedivela 9v com corrente 10v), e mesmo com desgaste não estou tendo problemas de chainsuck. Por ora vou manter assim mesmo, pois estou satisfeito.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2010 as 19:28
Originalmente postado por FOCA FOCA escreveu:

Originalmente postado por Guilas Guilas escreveu:

Opa. Comecei o ano com relação 2x9, sendo Pedivela 175mm de 42x29 e Cassete 11-34, excelente para retas, descidas e subidas de todos os níveis. Só que eu gosto de giro alto, então pensei em mudar para 2x10, ví que iria gastar muita grana para trocar praticamente tudo. Fui pesquisar e encontrei algo que mudou a minha concepção sobre as marcas e suas necessidades de lucratividade. Descobri algumas peçinhas que Bikers de todo mundo usam a tempos e que fazem o mesmissimo serviços das Srams e Shimanos. Olha o que fiz:

1-comprei um câmbio dianteiro Dura-Ace de duas velocidades e uma peça chamada Speen ou Pull, que adapta o cambio a puxada do cabo por cima (o cambio é de estrada e tem puxada original do cabo por baixo). O cambio é mais barato que os tops de 2x10 e pesa cerca de 40 gramas a menos.
2-comprei uma catraca de 36 dentes (é apenas uma peça, uma catraca de 36 dentes individual, não um cassete) com adaptadores. Retirei uma das catracas menores do cassete. O cassete então ficou com as mesmas 9 velocidades, só que com a maior de 36 dentes. Ficou perfeito e nunca tive nenhum tipo de problema.

Enfim, hoje rodo com 2x9, sendo 42-29 e 11-36 e com essa relação garanto que da pra subir até em parede. Apenas uma observação, uso cambio traseiro de haste longa, seja qual for a marca e de 9 velocidades pois os demais não fazem a transmissão chegar na 36t.
Fala blz , onde vc comprou está catraca ? quanto custa? manda uma foto da bike montada
Foca, vi uma catraca de 36t igual a que o C. Leandro postou acima lá na Ikenfix em BH. A loja é de confiança e o Ike é gente fina. Não tá no site, mas entra em contato com eles: http://www.ikenfix.com.br 
Voltar ao Topo
Decanha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2004
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:353
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Decanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 13:22
senhores
estou usando um pedivela XTR 9v com duas coroas, sendo 42 - 26.
cassete XT 11-34.
to gostando.
mas verdade seja dita, tem que ta treinadinho e com o peso em dia senao sofre em algumas subidas.
so to querendo comprar essas coroas de novo pra deixar de reserva. depois posto fotos pra nego ver.
Voltar ao Topo
Decanha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2004
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:353
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Decanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2011 as 19:56
Sao coroas FRM ! alguem sabe onde vende ?
Voltar ao Topo
PauloChaves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2010
MG
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloChaves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 03:09
Bacana o tópico! Tenho uma dúvida parecida. Usar Sram X.9 2x10 ou Shimano XT 3x10??

Não sou muito fã de adaptações, tipo colocar o grupo XT 3x10 e deixar só com duas coroas em tamanhos próximos às coroas das relações 2x10. Acredito que os sistemas são projetados por engenheiros para serem usados daquela forma. Sair do original é correr risco de perder eficiência e ter desgaste maior que o normal. Será que estou certo??

Outra coisa, e pra mim o mais importante!! Na hora de pedalar e escalar uma subida cabulosa... No grupo 2x10, o pinhão 36 dentes faz a diferença?? Ou tem que ter muito mais perna por não ter a coroa 24.

Meu medo é não ter perna pra subir certos lugares usando 2x10... e ter que empurrar. hehehe

Abraços
Tira a mão do freio e vaaaai!!!
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 03:59
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

só tome cuidado com a tal brincadeira de troca de coroas..  pois como disse..  até o momento ainda não vi nenhum fabricante q faça coroas de 10v avulsas pra MTB..    com exceção das coraos do XX é claro.
mas as do XX tb tem furação especifica e só servem no pedevela XX tb.


O SLX tem isso assim como o XTR.

Pedivela SLX de duas coroas, 36/22
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019

Pedivela XTR "race" com duas coroas, relações: 40/28, 42/30 e 44/30
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=54866

Uma coisa estranha é o XT não ter essas opções, uma vez que ele é o grupo intermediário entre o SLX e o XTR.

Uma coisa "ruim" é que nesse caso, cada relação do pedivela tem que cobrir 5 marchas. Isso simplifica a troca de marcha, mas algumas situações vão precisar de uma coroa intermediária. Como a pra perceber, o 2x10 não é bem a eliminação da relação menor, mas da relação do meio do pedivela e a transformação da relação menor numa espécie de meio termo entre a coroa mediana e a menor, ou nem isso no caso do pedivela 36/22 do SLX, que seria uma mistura da segunda relação do pedivela 48/36/26 com a "granny gear" do 44/32/22.






Editado por MR4Y - 14 Mar 2011 as 04:14
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X