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Salitre from hell

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Angelus Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Mar 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Salitre from hell
    Postado: 05 Fev 2016 as 22:02
Abri esse tópico aqui para trocar algumas ideias para conservação das bikes contra a ação do salitre. Quem mora no litoral, sabe que o tempo não perdoa o metal.
Tenho usado WD e como moro em prédio, a lavagem fica complicada pois não há permissão do condomínio e nem espaço apropriado para isso. Mas apenas o WD não está resolvendo. O salitre ataca principalmente a cabeça dos parafusos, reguladores dos cabos de marcha e freio e os cabos em si.
Quem já tem um pouco mais de experiência, recomenda quais tipos de cuidados? Será que uma lavagem a seco,semanal, com um pano úmido com água e pouco de detergente seria ideal para amenizar a corrosão?
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Mockoso Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 22:13
Originalmente postado por Angelus Angelus escreveu:

Abri esse tópico aqui para trocar algumas ideias para conservação das bikes contra a ação do salitre. Quem mora no litoral, sabe que o tempo não perdoa o metal.
Tenho usado WD e como moro em prédio, a lavagem fica complicada pois não há permissão do condomínio e nem espaço apropriado para isso. Mas apenas o WD não está resolvendo. O salitre ataca principalmente a cabeça dos parafusos, reguladores dos cabos de marcha e freio e os cabos em si.
Quem já tem um pouco mais de experiência, recomenda quais tipos de cuidados? Será que uma lavagem a seco,semanal, com um pano úmido com água e pouco de detergente seria ideal para amenizar a corrosão?


Dá um banho na magrela no banheiro, é uma solução.

O excesso de sal, tem que ser retirado.
Dá pra apelar em colocar a magrela em um local longe das janelas, ou em um local mais seco. Dá até pra apelar pra silíca em gel.
Lava a bike, deixa secar bem ao sol, cobre ela com um plástico (estilo capa de carro) mas antes de cobrir ela, espalhe um pouco de silica em saquinhos (de pano ou similar, que deixe ela absorver a umidade) em volta da bike. A silíca absorve bem a umidade e dá pra reutilizar, basta aquecer no fogo, até voltar a cor normal.
Onde se acha silíca?
Em lojas de equipamentos fotográficos ;).

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Angelus Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 22:29
Lavar no banheiro é uma boa. Mas o box não cabe nem eu direito. Quanto mais a bike.
Já pensei em lavar no posto. Mas acho tiração. Fora o custo elevado já que o cara quis cobrar o preço de lavagem de moto.
Mas anotei a dica da sílica em gel.
Valeu.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2016 as 22:58
Tenho pensado em comprar um pulverizador. Acho que 8 litros dá e sobra. Você usa a água do seu apto e lava nas áreas comuns ou na calçada.
Para proteger, talvez valha a pena usar cera de carro.

Editado por ltadeu70 - 05 Fev 2016 as 23:00
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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Mockoso Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 11:50
Originalmente postado por Angelus Angelus escreveu:

Lavar no banheiro é uma boa. Mas o box não cabe nem eu direito. Quanto mais a bike.
Já pensei em lavar no posto. Mas acho tiração. Fora o custo elevado já que o cara quis cobrar o preço de lavagem de moto.
Mas anotei a dica da sílica em gel.
Valeu.


Mas, mesmo se tirar as rodas da bike, e lavar elas separadas?

O Itadeu deu uma dica legal, usar um pulverizador, também funciona.
Mas vou deixar uma dica sobre o pulverizador. Procurem algum que tenha peças de reposição, tipo kits de reparo, Geralmente os de costas (ficam nas costas e são acionados por uma alavanca na lateral) e os que tem aquele sistema de acionamento porcima (tipo aqueles de dinamite que se vê nos desenhos) devem ter. O que o sistema fica todo na mangueira praticamente, é o mais simples, e mais fácil de manter, mas não sei se tem peças de reposição.
Geralmente são o-rings e outras vedações.
Mas com o tempo ressecam e começam a vazar, então, verifiquem se tem peças de reposição pra eles, ou se acha peças similares que dê pra fazer o conserto.

Cera de carro eu não sei, mas silicone deve ajudar ;).

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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 10:20
Valeu Mokoso. Não sabia que existia peça de reposição para isso.
Esses de costas são caros e os com a bomba en cima teên nelhor preço.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Dei um pulo na Leroy e achei aqueles com compressão previa, os pequenos de até 5 litros, sem pressão para tirar barro.
Não testei os costais pois não tinha nenhum aberto.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Achei um vídeo com um cara lavando a bike. A bomba é, obviamente, melhor do que essas pulverizadoras:
https://youtu.be/CwPVJeBXb7I
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Roberto Nogueira Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Mar 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2016 as 13:11
Angelus,
Eu utilizo para lavar as minhas bikes apenas dois pulverizadores deste modelo, sendo um com água e outro com óleo diesel (para a transmissão).

Este tipo de Pulverizador (Compressão Prévia) tem as paredes bem espessas e suporta uma grande pressão, mais que suficiente para lavar qualquer bike.
Junte a isto uma esponja com detergente e uma escova velha de dentes e terá uma bike limpa em instantes, podendo fazer o trabalho na calçada ou em qualquer lugar externo.
Nunca utilize compressor de posto ou wap residencial, elas vão jogar toda a sujeira para dentro de cabos, cubo e mc.
[]s
 
 
Originalmente postado por Angelus Angelus escreveu:

Lavar no banheiro é uma boa. Mas o box não cabe nem eu direito. Quanto mais a bike.
Já pensei em lavar no posto. Mas acho tiração. Fora o custo elevado já que o cara quis cobrar o preço de lavagem de moto.
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Valeu.
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caolhobr Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Jul 2012
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vou passear na praia mesmo por 2 dias numa viagem no meio do ano, pretendo revisar e lavar só depois de 2 ou 3 dias depois quando chegar na minha cidade, vai enferrujar muito ou melhor revisar logo quando sair da praia? Não sei se no local tenha bicicletaria que faça isso.
Meu objetivo é primeiro fazer Ilha Comprida-SP e depois Praia do Casino-RS.
abraços
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Angelus Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Mar 2009
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Mockoso, Itadeu e Roberto: valeu pelas dicas.

Caolho, não sei qual é o material do seu quadro, mas acho interessante você lavar a sua magrela antes da viagem e adotar uma dica que descobri recentemente: passar vaselina em pasta nas partes mais sujeitas à ferrugem (parafusos e peças de aço em geral). Alguns lugares chamam de gelatina de petróleo. Também funciona como lubrificante caso não queira usar graxa na corrente, por exemplo. Se seu quadro for de aço, tente ao menos fazer uma lavagem a seco ou com o que dispuser na hora para não deixar a bike dormir com excesso de sal. Não convém passar vaselina no quadro porque fica uma meleca depois. Passei mesmo só nos parafusos porque não tenho contato direto. Só se for fazer uma manutenção.
Na última vez que fui à praia, fiz isso: limpei bem a bike para tirar o sal e passei vaselina em pasta em todos os parafusos e peças de aço em geral.
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