Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - rotor 180mm ou rotor 160mm?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


rotor 180mm ou rotor 160mm?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: rotor 180mm ou rotor 160mm?
    Postado: 09 Abr 2010 as 16:58

vcs acham q vale a pena eu trocar o rotor diant. de 180mm do meu freio elixir, original da minha Scale 50 por um rotor de 160mm?

Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2010 as 17:06
depende, pq vc quer fazer a troca? o freio vai ficar com menos potencia se vc está achando ele muito potente e esse for o problema mudar o disco pra um menor resolverá ou pelo menos ficará melhor, mas só se esse for a sua queixa sobre o freio.
Voltar ao Topo
RenatoXc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Valadares
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenatoXc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 02:00
Caso vc queira "baixar" o peso da bike seria uma ba tambem... mas nao se esqueça que o freio perdera um pouco de potencia...
Voltar ao Topo
JulioX Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2010
CTBA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 07:17
uso atualmente 160 D/T notei muita perda de potencia quando troquei o dianteiro
 
antes com os de 180 eram muito mais eficazes
 
troquei por questão estética mesmo , mas me arrpendo pela mudança ser tão notável
 
perde-se muito na frenagem
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 12:50
Tudo depende de quanto vc usa o freio dianteiro e se ele está atendendo suas necessidades ou não.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
retokunaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Set 2009
Maringa
Offline
Mensagens:487
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar retokunaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 13:12

Acho que o único benefíco da troca é baixar peso e se for este o caso é melhor deixar o de 160 dianteiro e colocar 140 no traseiro, porém você vai notar diferença em algumas frenagens, coisa que dá para acostumar dependendo do uso da bike.

Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 17:45
pra por 140 na traseira tem que fazer o que? É um adaptador especial?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 18:29
pra usar 140mm na traseira bastar usar um adpatador dianteiro de 160mm..  
 
a minha bike veio original de fabrica com 180mm na frente e 160mm atrás..  eu troquei pra 160mm pra baixar peso. 
 
perde um pouco de poder de frenagem sim..  mas acho q não chega a faltar freio com o de 160mm não..    a intenção agora é por um de 140m na traseira tb.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 20:23
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

pra usar 140mm na traseira bastar usar um adpatador dianteiro de 160mm..  
depende do tipo do adaptor, se for IS pra PM OK!
Voltar ao Topo
Absalon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2009
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Absalon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 23:53

Minha bike tambem veio com 180mm na dianteira e 160mm na traseira, coloquei 160mm na dianteira para reduzir peso e pq quando pedalava em pé o disco de 180 estava fazendo uns barulhos (torcendo), porém não senti perda de frenagem.

obs: troquei os discos avid por alligator (com os 6 parafusos de titaneo) e achei que o poder de frenagem melhorou consideravelmente, além de tirar um peso e tanto (90gr)






Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 02:04
eu trocaria por 160. A diferença de potencia compensa no dedo rsrsrs
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 02:27
igual pra usar o de 180 na dianteira que coloca o de 160 traseiro... entendi...!!!
Voltar ao Topo
sillas_mtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2005
Formosa - Goias
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sillas_mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 02:37
To e querendo joga 140 nas duas, sera que fica ruim?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 02:41
O dificil vai ser arrumar adaptador pra 140mm na frente..  

acho q nem exista..  pois em suspa PM e disco de 160mm, o caliper vai direto na suspa sem adaptador nenhum..  ai não tem como por disco menor q 160mm.. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 03:09
Silas, 140mm nas duas não dá não. Não sei se dá pra fabricar um adaptador, mas duvido que tenha espaço.
Também quero usar 140mm atras, mas 160mm com meu hayes 9 as vezes fica meio fraco. Com um elixir não deve ser problema.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 14:48
A estetica que o 140 da é ##&¨(a)(a)%!!!!
Eu acho manero e vou colocar com certeza, o duro será achar o disco pra comprar...
Voltar ao Topo
linhares Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Mar 2004
São Bento do Sul - SC
Offline
Mensagens:379
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar linhares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 14:53
os freios de renome e atuais tem potencia de sobra... pro xc nao precisa mais que 160... até alguns downhilleiros usavam 160 na WC...Shocked

Linhares
Voltar ao Topo
masssau Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 04 Mai 2008
niteroi
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar masssau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2011 as 23:40
pessoal, nunca tive freio a disco, agora peguei uma bike full de 13,5kg  e coloquei disco 160 winter cout alligator na traseira e dianteira esta com 203mm .e esse dianteiro nem esquenta muito ja o traseiro fica vermelho e sai fumaça. e sai cheiro de queimado. nao sei se vai pegar fogo. a mangueira de oleo perto da pinça ate que nao esquentou muito nao.sera que devo passar pra 180mm na traseira? ou posso andar asim mesmo que nao tem problema? fui colocar o dedo no disco pra ver se estava quente.rsrs ta a marca do disco aqui no dedo faz uma semana.o freio traseiro precisa fazer sangria a manete esta meio fofa.ai faço mais força pra freiar. alem disso, quando esta frio freia mais. e quando esquenta perco o freio e normal? continuo  com freio shimano mineral ou pulo pra avids dot4 em questao de frenagem a quente?
Voltar ao Topo
JulioCWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2011 as 01:42
Minha bike veio com 203 na dianteira e 185 na traseira, Avid. Troquei os dois por 160 para reduzir peso e colocar um disquinho mais "pimp my ride". Me arrependi, perde-se muito na frenagem, antes eu só me preocupava com as curvas bem próximo a elas, já que o dianteiro segurava sossegado, agora tenho que começar a frear bem antes, o que não achei legal. Vou colocar 180 na dianteira pra ver se ameniza um pouco. 
    Nenhum ganho de peso compensa quando a segurança fica comprometida.
   Mas se você é uma cara que anda devagar e é estilo chassis de grilo vai fundo!


Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2011 as 01:47
Discos maiores não tem risco maior de empenar, devido ao constante aumento e dminuição de temperatura por conta da frenagem?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
renatosram Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Jan 2010
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:182
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatosram Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2011 as 01:55
disco maior = mais alavanca na frenagem, menos exigencia do freio, menos pressao da pastilha, maior durabilidade da mesma. por ser maior, mais facil empenar, mais pesado e se o cubo nao for bom, pode quebrar onde aperta o parafuso.

disco menor = mais leve, mais dificil para empenar. esquenta mais pois precisa de mais potencia do freio para freiar.

eu uso 185/160 para xc, trilhas leves... tenho 70kg.
Voltar ao Topo
Dinamarco Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Fev 2014
Taubate
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dinamarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 12:12
Amigos, tenho 95 kg e a bicicleta nova veio com rotor de 160 mm em abas as rodas. Um amigo aconselhou trocar o dianteiro por 180mm. Vcs acham que é valido? Qual modelo funciona melhor? O cubo tem 6 parafusos e os freios são Avid. O que tenho que observar?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 13:56
Originalmente postado por Dinamarco Dinamarco escreveu:

Amigos, tenho 95 kg e a bicicleta nova veio com rotor de 160 mm em abas as rodas. Um amigo aconselhou trocar o dianteiro por 180mm. Vcs acham que é valido? Qual modelo funciona melhor? O cubo tem 6 parafusos e os freios são Avid. O que tenho que observar?

Parceiro você nem se deu ao trabalho de ler o tópico no qual postou né...

A galera acima já respondeu sua pergunta: sim, rotor 180mm na dianteira da um poder de frenagem consideravelmente maior para a bike.

Na traseira é besteira pois um de 160mm já trava, mas na dianteira, ele da uma boa diferença.

No entanto, certifique-se que sua suspensão (ou garfo) suportem rotor de 180mm, normalmente no manual deles diz até quantos mm suportam.
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
Dinamarco Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Fev 2014
Taubate
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dinamarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 14:19
Obrigado amigo! Li sim,  mas a dúvida é se existe uma relação entre o peso do ciclista e o diâmetro do rotor! 
Voltar ao Topo
wilhi sou eu Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2014
Aracaju\SE
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilhi sou eu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 20:37
sou eu. tenho freio a disco BB7 avid com disco de 160mm frente e trazeiro com manete logan de aluminium(precisa de muita força para cabota e para canta pneu).
se eu nao troca o manete logan e troca os disco de 160mm para 180mm(eu terei mais frenagem para cabota e canta pneu usando menos força).
cite pelo menos 5 vantagem e 5 desvantagem para disco de 180mm frente e trazeiro usado manete logan e freio a disco BB7(sem conta peso). ok.
     sou eu 
 
Voltar ao Topo
pedro_bh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2013
BH/MG
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedro_bh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2014 as 01:17
Uso Freio SHimano Deore e uma vez meu freio falhou em uma descida com muita chuva e lama, depois disso coloquei freio de 180mm nas duas rodas.

Graças a Deus a descida terminava em uma subidinha, então a bike desacelerou e não era uma descida com muito obstáculos então deu pra terminar tudo bem
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2014 as 09:16
Uso Avid 203/160mm peso 79KG e freia bagaray :D
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 22:29
tenho bike "nivel" competicão XC, e como o preço de 180/180 era o mesmo que 160/140 oi 160/160  foi o que fiz.

algumas poucas gramas a mais, mas nunca vou ficar sem freio - é questão de segurança em qualquer situação!


e é algo que não abro mão!
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2014 as 22:44
DownHill:D203mm/T180mm
AM:D180mm/T180mm
XC:D160mm/T160mm
CX(ciclocross):D160mm/T140mm

Craro,isto EU to estipulando/chutando/sugerindo.Tem pessoas(aqui no forum)qdiz q usa 160/140 na sua XC,egente q usa 203/180 na XC.
Por base no que eu fiz esta "tabela"?
No peso a bike,ele ficara maior no momento da frenagem qto mais ladeira abaixo(ou seja,aior velocidade),mai poder de frenagem precisara.
Mas.Como j foi dito,um disco simples e barato de 203mm x disco "top"de 160mm,no inicio um freia mais,mas depois q esquenta,ai a coisaa se inverte
Isto,por exemplo,é empecilho q ainda mantem freios a disco longe das Road/Speed bike(nas speeds o aro é disco e a pastilha é de borracha,ou seja,nao tem nen comparaçao,stipng power menor,mas continuo)
Como foi dito tbm,um disco mairo dissipa calor melhor,um freiar com mais eficiencia q outro,implica pinça mais potente+pastilhas metalicas boas.
Voltar ao Topo
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2014 as 10:45
Esse lance de mudar do rotor de 180mm para rotor de 160mm para diminuir peso pode ser um tiro no pé. De nada adianta tirar um rotor Ashima 180mm A-Rotor para colocar um Shimano 160mm RT-56, que é mais pesado, apesar do diâmetro.
Voltar ao Topo
pedro_bh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2013
BH/MG
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedro_bh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2014 as 10:52
Lembrando que condições climaticas e do ambiente também influenciam. Tipo chuva, muita lama...
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 11:53
Pessoal , sábado eu fiz uma trilha com uma descida batida de terra , bem ingreme ... praticamente uma parede , de uns 4km ... a velocidade foi ficando tão insana ... que eu comecei a controlar a bike com o freio de trás , só pra não embalar muito e dosando o dianteiro(203) ... resultado ... com 2/3 da descida ... o traseiro esquentou ... perdi o freio traseiro por algum tempo ... e o dianteiro lá ... firme e forte ... a questão do disco maior ... é ter folga de equipamento ... refrigera melhor ... assim como citaram ali em cima , bike speed freia muito pq o disco de freio ( aro ) é enorme ... Ferraris, Lambo's , audis ... todo usam freios enormes ... por conta disso ... quanto maior a circunferencia do disco ... mais poder de frenagem ... desde que as pinças tenham power pra morder elas ... superbikes tambem praticam do mesmo conceito físico ... eu recomendo que quanto maior usarem .. melhor ... e acho que hoje o novo padrão  pra bikes e bikers de passeio , seja 180/160 ... 
Voltar ao Topo
Zarfinkaig Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zarfinkaig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 14:15
Pessoal, retomando a conversa.

Tenho uma Scott Scale 970 XL 2013, com disco de freio de 180mm na frente e 160mm na traseira.
Pedalando um dia desses, me deram uma sugestão de mudar o tamanho do disco da traseira, passando a ser 180mm, devido ao meu peso (peso cerca de 130kg). Com isso, o potencial de frenagem (é assim que se fala??) poderia ser maior.

Pergunta: essa dica vale mesmo?

Obrigado!Wink
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 14:28
não, não vale. 

se quer aumentar o poder de frenagem da sua bike..  mude o disco dianteiro pra 203mm... caso a suspa permita.

90% do poder de frenagem da bike é do disco dianteiro... qdo vc freia, todo seu peso é deslocado pra frente da bike e com isso a roda traseira fica com menor atrito com o chão e vai acabar travando com uma força de frenagem muito menor...   aumentar o disco traseiro só vai fazer com que a roda trave mais facilmente.. e a roda travada tem menor capacidade de frenagem do que ela sem estar travada. 


MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 14:35

Vai ajudar mas pode ser pouca pois a maior parte da frenagem é conseguida com os freios dianteiros.

A suspensão dianteira deve ser a Suntour XCR 29 LO que suporta no máximo rotor de 185 mm mas eu arriscaria testar um rotor de 203 mm com o cuidado de usar suavemente.
Voltar ao Topo
Zarfinkaig Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zarfinkaig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 16:07
legais as explicações!!
então, seria mais aconselhável, devido ao meu peso, alterar a dianteira para 203mm e manter 160mm na traseira?

existe alguma relação entre tamanho de disco de freio e peso?
tipo, se uma pessoa pesa 100kg (30kg de diferença), ela precisaria desses 203mm na frente?


Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 18:05
Na minha Scott Scale 710, troquei o dianteiro para 160mm. Não percebi a mínima perda de frenagem e estou muito satisfeito.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 19:34
A maioria das bikes usa 180/160. As fracas usam 160/160. Agora se fosse para eu aumentar o poder, eu preferia ir de 203/160 do que de 180/180.
 
Antes que falem que 160/160 é fraco, é só ver que até review das novas Top Fuel com XTR 160/160 falam que são muito fracos.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 23:00
Na verdade essa diferença entre os tamanhos de rotores, no que se refere à potência do freio, só é realmente notada em condições mais extremas.

Rotores menores podem apresentar aquecimento elevado em frenagens mais fortes por períodos prolongados e isso afeta a potência do freio.

Também dá pra sentir isso em condições de frenagem mais agressiva, onde a resposta do rotor maior aparece de maneira mais pronunciada.

Então, na prática, se você não pretende passar dos 40 km/h em descidas íngremes e nem pretende encarar descidões com muita inclinação, não vai precisar de rotores maiores que 160mm.

E um recado: o rotor maior força bastante o arco da suspensão devido à torção. É justamente devido à isso que existe a recomendação de fábrica para a medida máxima de rotor a ser usado.
O excesso de forças gerado pelo rotor maior pode ir a trincar ou partir o arco da suspensão.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2016 as 08:31
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Na verdade essa diferença entre os tamanhos de rotores, no que se refere à potência do freio, só é realmente notada em condições mais extremas.

Rotores menores podem apresentar aquecimento elevado em frenagens mais fortes por períodos prolongados e isso afeta a potência do freio.

Também dá pra sentir isso em condições de frenagem mais agressiva, onde a resposta do rotor maior aparece de maneira mais pronunciada.

Então, na prática, se você não pretende passar dos 40 km/h em descidas íngremes e nem pretende encarar descidões com muita inclinação, não vai precisar de rotores maiores que 160mm.

E um recado: o rotor maior força bastante o arco da suspensão devido à torção. É justamente devido à isso que existe a recomendação de fábrica para a medida máxima de rotor a ser usado.
O excesso de forças gerado pelo rotor maior pode ir a trincar ou partir o arco da suspensão.

Vou ter q discordar... 

um disco maior tem maior poder de frenagem em qualquer condição...   seja andando devagar ou rápido. 

andando devagar esse maior poder de frenagem pode não ser necessário e o disco menor pode dar conta, mas independente da velocidade, qdo o freio for acionado um disco maior vai gerar maior torque..  

Justamente por isso é que existe a limitação de tamanho maximo de disco em algumas suspas..  pois o torque é maior sempre... não apenas em altas velocidades. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X