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Rodas de perfil alto |
Responder | Página 123 19> |
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marcoaleite
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Postado: 08 Mai 2013 as 22:30 |
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Boa noite!
Estava eu pensando em arranjar umas rodas de perfil alto para sofrer nas provas por aí. A princípio estava pensando em umas xina carbon clincher mesmo, porque tem muita lombada, asfalto ruim, etc, e como seria a primeira experiência, caso quebre, jogo fora e compro outra ou futuramente se adaptando tentaria algo mais renomado. Estava pensando em utilizar perfil de 50 mm na roda traseira e na dianteira é onde fica a dúvida: andar de 38 mm, pensando na melhor dirigibilidade ou coloco 50 mm também? 50 mm na dianteira não vão atrapalhar demais em caso de vento cruzado? Penso em usar em possíveis provas de estrada também, com subidas, aí fica a questão do que ficaria melhor na dianteira. Quem puder dar um help, agradeço. |
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ftmonjardim
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Cadastrado em: 22 Mai 2012 Bragança Pta Offline Mensagens:1021 |
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Flavio Tuix
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marco, quem sou eu pra te dar conselho, heheh
to até emocionado! acabei de comprar as clincher xina de 60mm. pedalei 3x e falo q faz boa diferença no treino. Ainda nao fiz treino de subida, mas vou testar pra saber como eh o comportamento. Minha ideia inicial era importar as Scirocco, q tem 35mm, mas abracei a causa dos chineses, hehehe.. tb nao posso te falar de durabilidade, acabei de comprar. espero q meu investimento tenha valido ( eh assim mesmo, valido?!?!) a pena. abrax Editado por Flavio Tuix - 09 Mai 2013 as 00:34 |
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marcoaleite
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Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
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É Fabio, eu ouvi (na verdade lí) falar disto. Eu andei pesquisando um pouco e vi que agora tem rodas com basalto na pista de frenagem, o que resolve esta questão de aquecimento, pelo menos diz que resolve. Eu não queria pegar tubular pela dificuldade de troca e manutenção nos pneus, pelo menos no clincher eu não precisaria ficar costurando, colando pneu.
Ihhhh Flavio, sou pangaré! hahahaha É valido mesmo! heheheh Eu penso em usar elas em subida, por serem mais leves e também por eu ser leve. A carcaça hoje mede 64 kg, então é bem provável que não tenha problemas de flexão da roda que iriam atrapalhar. Aí eu fico pensando na dirigibilidade, dependendo do vento já fica ruim com roda baixa, imagino com 50 mm como deva ser. Edit: Valeu pelos relatos! Editado por marcoaleite - 09 Mai 2013 as 07:43 |
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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Eu optei pelas Scirocco 35mm, ou seja, o meio termo.
Não sei qual é a roda que você está usando atualmente, mas se comparar diretamente com a Fulcrum 7, a Scirocco é uns 100g mais leve e tem uma rolagem bem melhor, diria que uns 30% melhor. Mais que a rolagem, a aceleração aumentou bastante. Subida não notei tanta diferença não. Mas vento lateral forte, ainda não peguei com ela. Eu fiquei ressabiado também em comprar uma dessas de carbono mais alto, no dia que conversei com um alemão que tinha um par de Mavic Cosmic Carbone SL e disse que perdeu a roda em um buraco andando em estrada na França - que ele disse que não é muito diferente a qualidade da estrada para aqui no BR. Aí desanimou um pouco, já que ele também tinha voltado para um par de Fulcrum 5, rs. Um par que me chama a atenção: http://www.merlincycles.com/bike-shop/wheels/road-wheels/factory-road-wheels/profile-altair-80-semi-carbon-clincher-front-wheel.html http://www.merlincycles.com/bike-shop/wheels/road-wheels/factory-road-wheels/profile-altair-80-full-carbon-clincher-rear-wheel.html amplexos T. Editado por T-Rodman - 09 Mai 2013 as 09:15 |
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marcoaleite
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Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
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Então T, a minha idéia a princípio era um par de Campagnolo Neutron. Porém como estou com planos de um upgrade de bike a médio prazo, a escolhida já viria com uma par equivalente. Aí não vejo motivos de investir a curto prazo e ficar com 2 pares de rodas similares, então surgiu a idéia de testar estas de perfil alto. Então eu ficaria com as Racing 7 para treinar (já que são excelentes para isso) e estas de perfil alto para criteriums e demais provas por aí.
Eu via Profile Design, porém ainda não tenho dinheiro e pernas para investir 1.000 dilmas em uma roda traseira. rsrsrsrs Fora os impostos... |
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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É, não é fácil não.
Eu comentei pelas Profile Design, pois ainda custam acho que uns R$ 2000 a menos do que um par de Zipp202/101, essas carbon clincher, do mesmo naipe. Já as Scirocco 35 acho que chegou tudo por uns R$1600, daí não ficou tãao cara a brincadeira. |
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sumiridon
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Cadastrado em: 15 Ago 2012 São Paulo Offline Mensagens:108 |
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T. Estava de olho EXATAMENTE nesse par de rodas essa semana! Fui em uma loja que tem elas aqui no BR, e achei a melhor opção a semi-carbon, por ter a banda de frenagem em aluminio. O vendedor me disse que são excelentes rodas, segundo relatos de quem já comprou. Mas é fato que é MUITO mais vantagem, comprar na Merlin, a diferença é grotesca... Abs |
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edbraz
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Restrito Cadastrado em: 20 Ago 2012 São Paulo Offline Mensagens:394 |
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De olho no tópico, um futuro upgrade são rodas de perfil alto também
Sobre a questão do aquecimento das full carbon, tem china com pista de frenagem em alumínio: http://www.aliexpress.com/item/Carbon-Alloy-Wheels-50mm-Clincher-Bike-Bicycle-Wheels-Carbon-Aluminum-Braking-3K-Glossy-Matte-1638g/742446761.html http://www.aliexpress.com/item/Carbon-Alloy-Wheels-Road-Bike-Wheels-Clincher-Wheels-50mm-20-5mm-3K-Matt-Wheelset-with-Black/748489304.html Pelo custo-benefício, dá vontade de arriscar... |
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BrunnoT
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Cadastrado em: 18 Mar 2013 Sao Paulo Offline Mensagens:292 |
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Galera pergunta de amador. Qual a diferenca de rodas perfil alto e rodas perfol baixo? Tbm.vpu fazer um.up nas mhs rodas mes que vem e n qieria escolher errado...
Atualmente uso mh bike para treinos..ainda tenho mt chao p comecar a ficar legalzinho.. mas num futuro penso em participar de alguma comp amadora Editado por BrunnoT - 09 Mai 2013 as 14:13 |
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Lincolnfd
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Cadastrado em: 29 Fev 2012 Volta Redonda Offline Mensagens:709 |
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Qdo chegarem a uma conclusão me avisem. Estou com um par de rodas na "lista de desejos" do aliexpress, mas tenho tb todas essas dúvidas. A roda que penso em comprar, que nao é das mais baratas, é essa:
http://www.aliexpress.com/item/HOT-BladeX-Road-Wheelset-450C-with-Ceramic-Bearings-Hub-and-Basalt-Braking-Surface-50mm-Clincher-Free/579251556.html Tem rolamentos de ceramica, o cara manda uns raios sobressalentes, etc. Mas tb tenho dúvidas quanto a altura do aro. As zipp 404, salvo engano, tem uns 60mm e são rodas mto consagradas. Será que nao seria bom um par de 60mm ou 60 na traseira e 50 na dianteira? |
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Lincoln
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30455
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Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
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...a grana anda sobrando!!! Olha pessoal, vocês joguem as rodas quebradas lá no quintal de casa ok?? ao menos eu recondiciono os cubos!!!
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marcoaleite
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Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
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Estou fazendo umas pesquisas e andei encontrando informações interessantes sobre as xinas carbon wheels. Vou ver se consigo mais informações técnicas e dou um retorno.
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klhada
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Cadastrado em: 30 Set 2008 São Paulo Offline Mensagens:3208 |
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eu tenho feito minhas pesquisas por aqui tbm minha experiência com rodas com perfil mais alto foi com as Campy, e tirando qdo vc estava a 50 por hora na descida e passava um caminhão do lado, nunca tive muitos problemas com o vento. Tá certo que eu peso bons 20kg a mais do que esse seu chassi de borboleta
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BrunnoT
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Cadastrado em: 18 Mar 2013 Sao Paulo Offline Mensagens:292 |
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Ou deem atencao p mim |
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EduGomes
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Cadastrado em: 11 Out 2012 São Paulo Offline Mensagens:419 |
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do meu conhecimento. Aerodinâmica. elas se comportam melhor. mas o que vale são cubos. se for de carbono, leveza e aerodinâmica. alguem mais consegue agregar conhecimento ai?
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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Brunno. Em tese rodas com perfil mais alto tem melhor aceleração e rolagem. Contudo dizem não ser muito boas para subida e para com vento lateral - coisa que o colega klhada mencionou sobre passar o caminhão ao lado ( = vento lateral).
Minha experiência com rodas de perfil médio (Campagnolo Scirocco) até o momento é positiva. Outra coisa que vai contra essas premissas é ver o povo no protour, como essa semana, no Giro d'Italia, que você vê o povo subindo o morro com rodas com perfil alto. Outra coisa que eu acho que o povo imagina (suposição minha, como eu tb suponho), é que roda de carbono de perfil baixo é muito frágil. Então com um aro mair, essas rodas de carbono chinesas, de maior superfície, perfil alto, podem ser mais resistentes. Vai saber. Fato é: um par de rodas chinesas se importar direto chega por aqui por algo em torno de R$2000, enquanto o xing-ling mais barato vendido por essas bandas (tipo a Vicinitech carbono perfil alto) custa por aqui uns R$ 3200. amplexos T. |
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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nao tem nada indo contra as premissas. o q importa morro acima é PESO. nao faz diferenca se o perfil for alto, medio ou baixo - o q faz diferenca é o PESO. um par de ZIPP 404 Firecrest Tubulares de carbono (perfil 60mm) pesa 1250g. um par de Shimano Dura Ace C24 Carbon Clincher de aluminio (perfil 24mm) pesa 1460g. qual das duas o competidor do pro-tour vai escolher pra usar numa prova, independentemente do percurso? basta olhar pro peso: as ZIPP 404, obviamente - pois alem da vantagem aerodinamica nos planos e descidas, ele tem a vantagem do peso menor nas subidas. ou seja, nao é o fato de ter perfil baixo q significa q a roda é mais adequada/indicada para subidas. o q manda é o PESO. |
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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então. essas 'premissas' eu fico lendo nessas revistas aí de bike vendidas no Brasil, e contra elas tem esse detalhezinho que a gente vê em todo protour.
tipo 'pra subir morro, rodas de perfil baixo'. amplexos T. |
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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pois é. tá errado. pra subir morro, rodas LEVES. |
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enkidubr8
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:999 |
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Sim, peso faz a diferença numa subida. Na verdade, é a inércia rotacional da roda que faz toda a diferença.
Note que em uma subida, a velocidade instantânea da bike varia muito (vc pode verificar isso em cenas de competições, quando filmadas a partir de um carro em movimento ao lado). A cada pedalada, a bike/ciclista dá um "pulinho" pra frente. Se traçar um gráfico da velocidade instantanea, o perfil será tipo "dentes de serra". E é nestas descontinuidades que a inércia atua. O mesmo ocorre em acelerações. Edit: Um relato interessante. No plano, sou mais rápido com minha bike 531C (rodas - 1800g clincher, 9,7Kg total) do que com a de carbono (rodas - 1218g perfil alto, 7,2Kg total). A diferença pode ser dos pneus - a 531 eu uso Vittoria Open Corsa Evo clincher, na de carbono, Tufo Carbon tubular. Comprei um par de Vittoria Corsa Evo tubular (o mesmo pneu da versão clincher) e agora vou finalmente ter a mesma base de comparação e tirar as dúvidas deste fato. Mas em subidas, a de carbono sobe que é um foguete. Editado por enkidubr8 - 09 Mai 2013 as 16:50 |
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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e aproveitando pra enriquecer ainda mais:
usando como exemplo ainda as ZIPP, - 404 clincher com pistas de aluminio pesa 1830g o par - 404 clincher full carbon pesa 1560g o par - 404 tubular full carbon pesa 1250g o par entao nao basta ser ZIPP 404 pra ser leve - tem q ser a ZIPP 404 TUBULAR o mesmo vale em relacao as xing-ling de carbono |
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enkidubr8
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:999 |
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Uma regrinha: Em se tratando de rodas de carbono, dê sempre preferencia às tubulares. Pela simplicidade do projeto, elas são mais confiáveis, e também mais leves.
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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edbraz
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Restrito Cadastrado em: 20 Ago 2012 São Paulo Offline Mensagens:394 |
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"Pré-conceitos" indo pro chão... Imaginava que a a vantagem das rodas de perfil alto seria justamente a manutenção do passo no plano, resultando em maior velocidade e economia de watts. Editado por edbraz - 09 Mai 2013 as 17:18 |
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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mas vc nao está enganado - a vantagem é das AROS de perfil alto. se o enkidubr puser uma carenagem de 60mm nas rodas pesadas dele, com certeza vai atingir uma velocidade/distancia maior do q sem a carenagem - nas MESMAS rodas. nao adianta ele comparar no plano um par de rodas perfil baixo pesadas com um par de rodas perfil alto leves, porem diferentes em tudo (pneus, rolamentos, peso rotacional, raiacao e coeficiente de arrasto aerodinamico) |
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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E olha que ele já pedalou com tubular e roda de perfil alto na Band e em estrada de terra com pedra solta !! Esse é macho...Alias, que marca é a sua bike Enkidu ? |
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enkidubr8
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:999 |
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Macho eu ? Uiiiii...
A minha de carbono é uma FM028 customizada da Deng Fu. Rodas 50mm tubulares da Hong Fu. Grupo Campy Record 11v. Mas essa questão de bike + pesada e mais rápida no plano me intriga. Depois que trocar os pneus eu quero divulgar os resultados aqui. Na verdade, a grande vantagem aerodinâmica do perfil alto é quando voce atinge velocidades de 40Km/h ou mais. Os dados que tenho são da ciclovia, em poucos trechos supero essa velocidade por lá. Editado por enkidubr8 - 09 Mai 2013 as 18:12 |
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RaulRockSeixas
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Cadastrado em: 23 Dez 2006 Cwb / Brusque Offline Mensagens:4568 |
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Rodas de corrida, para usar o ano todo em qualquer terreno, perfil médio/alto e clinchers de alu.
Rodas de corrida, para usar de vez em quando em praticamente todo terreno, perfil alto tubular full carbon. Rodas especiais de corrida, para usar 1x por ano naquele evento especial, tubulares full carbon super leves. Começe de cima para baixo. |
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Arrroooocha Pica-Pau!
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rodo2502
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Cadastrado em: 12 Nov 2007 sp - zona oeste Offline Mensagens:152 |
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Edu Gomes vc disse que o que vale mesmo é um cubo bom se eu investir meu dinheiro e pegar um cubo desse: ele é extremamente leve e acho que reduziria o peso da minha roda bastante (shimano r500 - 2kg) isso ajudaria muito ou vale a pena investir mais e pegar uma roda montada de carbono com perfil alto???
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Romanetto
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Banido Cadastrado em: 05 Mar 2013 São Paulo Offline Mensagens:2882 |
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Sim, o peso neste caso conta muito mesmo. Mas apenas pensem comigo: a discussão é sobre a idéia de rodas com perfil alto ou com perfil curto (baixo). Neste sentido, vale a idéia de que a aerodinâmica numa aceleração e em curtas distâncias contam muito. Basta a gente perceber que nestas últimas grandes competições como Tour de France e Giro d´Italia os participantes correram com rodas de perfil médio em trajetos como o de ontem (do Giro), de 246 km de percurso (Uau!), mas nas provas de tiros rápidos, os chamados contra-relógios (Time Trial), os ciclistas utilizam rodas carenadas.
Então, para os analistas diletantes de primeira ordem, para os engenheiros de ocasião, vale: Francesco Moser, ao utilizar a inovação das rodas carenas, se tornou o primeiro homem a bater a casa dos 50 km/h de média num percurso acima de 100 km (51,15 km/h média, precisamente), segundo a engenharia da Bontrager, para cortar o vento. E aí? Alguém me ajuda nessa?
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EduGomes
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Cadastrado em: 11 Out 2012 São Paulo Offline Mensagens:419 |
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Isso ajudaria muito ou vale a pena investir mais e pegar uma roda montada de carbono com perfil alto??? Ajudaria sim. Mas eu acho complicado dizer para você - Sim! compre uma de carbono! ou Não! troque os cubos! Eu!! Eu... to de olho numa fulcrum Zero. Achei muitos reviews na net, gente falando mal, gente falando bem...ela não tem perfil alto, mas tem cubos tem corpo de carbono...sei lá ela é meio mesclada. No final das contas vou ter que pagar pra ver. Bem, o lance aqui é falar sobre rodas de perfil alto. Tem outros tópicos que falam sobre Cubos. Eu faria o seguinte, dá pra montar as rodas com estes cubos!? monte! Aumente os treinos, arregace nas competições...e quando ver que o nível ta legal, compra um china de carbono.
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pugpugpug
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Cadastrado em: 28 Set 2011 Campinas Offline Mensagens:1021 |
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complicado que furo de pneu em roda tubular é R$ 100,00 no mínimo.
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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nada disso.
usando os tubulares ideais, basta uma garrafinha de liquido selante e pronto, furo tapado. uso conti gp4000 tubular e ja tive 3 furos - todos vedaram com liquido, nao precisei nem descolar o pneu. |
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Carvalho_BR
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Restrito Cadastrado em: 04 Jul 2009 Minas Gerais Offline Mensagens:4184 |
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repetindo o post (o anterior saiu sem a minha assinatura)
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pugpugpug
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Cadastrado em: 28 Set 2011 Campinas Offline Mensagens:1021 |
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se é assim sim...
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enkidubr8
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:999 |
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Eu uso selante Tufo extreme. Pra aplicar vc retira a valvula. É um tubinho de 50ml, dá pra consertar 3 furos, ja vem com uma chavinha pra desrosquear a valvula. Sempre levo ele no bolso. Já rodei mais de 4000Km com os tubulares. Furou uma vez so e pra consertar foram 2 minutos, nem descolei o pneu.
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marcoaleite
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Eita, a coisa andou desde a tarde hein...
Bom, pelo que eu andei pesquisando parece que o pessoal aderiu bem as rodas full carbon clincher lá fora. Não sei se melhoraram o projeto, mas muitos relatos de pessoal na gringa optando pelas clincher, vi que tem fornecedor com resina diferente para alta temperatura, com aplicação de basalto para melhorar a frenagem. Nestas fuçadas minhas encontrei alguns fornecedores além da deng fu e hong fu. Vou fazer mais umas perguntas e vamos ver se eles retornam. São o Yishun Bike Stefano, Yoeleo (tem alu/carbon também) e Far Sports. Achei uma empresa de Taiwan, porém preciso ver se eles vendem rodas ou somente os aros. Estes que citei são todos com várias rodas vendidas no fórum roadbikereview e no cyclingforum. Sobre o lance de tubular e clincher, penso que a clincher é mais prática de se resolver um problema. Não sei se estou enganado, mas é a visão que eu tenho em relação a tubular, mesmo o Carvalho e o Enkidubr relatando que é de boas, fico pensando se um corte no pneu não deixaria você na mão grandão, pois nem um manchão dá para fazer de quebra galho. Imagino em um Granfondo, teria que esperar o vassourão. hehehe A dica do Paulo foi bacana também! Vai de encontro ao que eu andava pensando, pensei até nas RS80, mas não vi com freehub Campy para vender. Ai nestas rodas de perfil mais alto de alu sobram a Fulcrum Quattro, Mavic Cosmic, Campy Scirroco, não vejo muitas opções que irão fazer diferença, principalmente no peso. => E sobre a configuração de altura dos perfis? Andar de 38 mm na dianteira e 50 mm na traseira ajuda em alguma coisa, como na dirigibilidade, menos trauma com vento cruzado ou não tem muita diferença de andar com 50 mm na frente também? Bom, eu continuo pesquisando, vou ver se consigo mais informações sobre a qualidade das atuais clinchers full carbon e da reputação destes fornecedores e vou postando por aqui. |
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enkidubr8
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Corte no pneu, seja tubular ou clincher, o procedimento será o mesmo para ambos (manchão com PET, superbonder, substituição etc.). Com relação a vento cruzado, acho que depende mais do seu peso. Eu peso 79, de boa mesmo quando passa uma carreta carenada do seu lado.
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klhada
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Cadastrado em: 30 Set 2008 São Paulo Offline Mensagens:3208 |
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bom, e com tubular se vc ficar com essa neura, pode sempre levar o selante pra eventuais furos E um pneu reserva dobrado. Existe a opção de já passar cola e deixar, ou usar uma fita adesiva na hora. Dizem que a fita é pior, mas pra uma solução no meio da estrada, deve funcionar bem.
Eu quero mas não quero testar uma tubular. Vai que eu gosto?
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