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Rodas - arrasto aerodinâmico em watt. |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Postado: 13 Ago 2009 as 04:07 |
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Muito se fala do assunto, inclusive na esfera do marketing, da moda, etc.
Pouco se testa de verdade. Mas nesse site a coisa é mais séria - http://www.rouesartisanales.com - vejam como foram testadas as rodas nesse link - http://www.rouesartisanales.com/article-15505311.html As condições de teste simulam 50 km/h de velocidade com vários ângulos de ataque, e para que as diferenças apareçam de forma clara e justa, os valores de resistência aerodinâmica foram multiplicados por valores de uma curva de gauss que considera as condições mais prováveis de acontecerem na vida real - os ângulos de ataque entre 0 e 5 graus representam mais de 90% das condições da realidade, ou seja, rodas com excelente desempenho com 45 graus de entrada do vento não contam muito.. foi a forma inteligente de evitar considerar somente a condição de angulo zero, ou seja, vento exatamente de frente. Aqui, a curva de gauss e a explicação, em francês. Dessa forma, foi possível estimar, para os 50 km/h, e condições de vento usuais - de frente ou com pequeno ângulo, a energia em watt que cada roda testada consome - é impressionante a quantidade de rodas testadas - tempo e paciência.. Os resultados são apenas para uma roda, porque o site entende que o ar já entra (e sai) muito perturbado, e os efeitos vão variar com quadro, tamanho e posição do ciclista, etc. Mas claro que vai sempre haver alguma relação de desempenho entre o observado na dianteira com o que vai acontecer na traseira. Aqui, o gráfico resumo dos resultados. Vale a pena observar: 1 - O excelente desempenho das 808, mesmo comparado com as TriSpoke da HED - mais comuns de serem vistas nos TT de grandes voltas - será por serem mais guiáveis nos ventos cruzados, para os ciclistas leves, ou são usadas pelas equipes que não são patrocinadas pela Zipp? Ano passado, até o Sastre usou 808 na dianteira. Afinal, as 808 são rodas que podem rodar em tudo, inclusive estrada, se o ciclista não for muito leve - o Cancelara ganhou MSR com elas, se não me engano. 2 - Algumas rodas de uso geral vão muito bem, como as 404 e outras de carbono ou alumínio entre os 35 e 50 mm, ou seja, não adianta usar uma roda altíssima para ganhar 2 watt. 3 - Algumas consagradas com desenho quadrado ou muito usinadas, em especial algumas Mavic, vão mal, com destaque para as consagradas Ksyrium, indicando que são rodas que provavelmente focam outras vantagens, como peso, inércia rotacional e rigidez (rigidez não é o forte das Zipp de perfil algo, definitivamente). Para comparar dois fetiches típicos e caros no nosso mercado, a diferença entre a 404 e a KsyriumES é superior a 13 watt! Se na traseira aparecerem mais uns 7 (metade disso) são 20 watt de diferença! Parece muito - depois da base feita, eu suei 2 meses para ganhar 20 w na minha potencia máxima de 1 hora! Mas na verdade, essa premissa minha é mentirosa, falsa, porque o teste foi feito a 50 km/h, justamente para ampliar o efeito aerodinâmico. Na potencia de 1 hora, eu ando somente a 35 km/h, e as diferenças aerodinâmicas seriam muito menores - se considerarmos as perdas proporcionais a V ao quadrado, os tais 20 watt a 50 km/h seriam apenas 10 watt nos meus 35 km/h - o que continua sendo uma enormidade! Com esses 10 watt de perda, ao invés de 35 por hora eu andaria a 34,4 km/h - 0,6 km/h a menos! Eu acho muito. Num TT de uma hora, daria 600 metros, ou seja, ~60 segundos = 1 minuto!! Para mim, reles mortal, das KsyriumES para as 404, 1 minuto de economia por hora (calma, isso é teórico, cara pro vento, sozinho - não vale para circuitos, pelotões, etc...) Nos 50 km/h, eu teria que despejar uns 625 watt.. e os tais 20 watt perdidos nas rodas iam me dar apenas 49,4 km/h de velocidade - 0,6 km/h a menos, de novo. Num TT de uma hora (a 50 por hora e a 625 watt... sonho...) seriam uns 43 segundos a mais. Mas eu sou pesado e grande, um ciclista mais leve, faz 50 por hora com muito menos potencia, e os 20 watt iriam fazer enorme diferença. Ué? Quanto mais rápido, num TT de uma hora, as rodas aero fazem menos diferença? Sim, é porque tem o ciclista e a bike em cima, aborvendo muito mais energia do que as rodas, claro.. Quem quiser estimar, e bem, a potencia para determinada velocidade, ou vice versa, nas condições de estrada ou na posição de TT, sugiro usar esse calculador aqui. É o melhor de todos, bastante próximo dos valores reais obtidos em Power Meters. Coisa de no máximo 5% fora, as vezes menos. Faça a opção pelas unidades métricas (se não quiser converter seus dados), e mesmo sem as unidades mostradas do lado. O site original está fora do ar, mas o calculador sobrevive no web-archive. Bem, está aí o post, para análise e comentários. Peço desculpas pelo texto grande, mas o assunto é complexo. Existem outros estudos por aí, mas esse parece bem técnico e consistente, além de razoavelmente atualizado, e não consta ser comprometido com marca alguma. Editado por Clythio - 13 Ago 2009 as 15:27 |
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roddrigo
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show de tópico clythio, mas vc falou:
"...um ciclista mais leve, faz 50 por hora com muito menos potencia..."
em um percurso plano a diferença de peso é quase despresível, a não ser se tiver muita retomada de velocidade, não?
outra coisa. qual seria o resultado de uma roda disco num teste desses? pena que eles não testaram nenhuma (ta certo que ninguem usaria um disco na dianteira, mas valeria só pra comparar). Editado por roddrigo - 13 Ago 2009 as 14:37 |
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PEDRO SPD
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Parabéns pelo tópico Clythio!
Esse site é um ótimo padrão de análise!
Ainda não uso SRM, 404, 808, Mavic (rrssss..), mas é um bom estudo para vendas ao menos!!
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EQUIPE FW ENGENHARIA
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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A diferença de peso implica em diferença de volume, e de área frontal, e portanto, de potencia, mesmo no plano. E a diferença é grande. Queria eu que os meus 86kg não fizessem diferença no plano... rs... Entre no calculador e sem mexer em nada, brinque de variar só o peso, e veja como cai a velocidade obtida para a mesma potencia. Tem testes no site da Zipp dando valores bastante parecidos para as rodas tipo 808 ou rodas com mais de 100 mm de altura no aro, se comparados aos de roda fechada, para vento frontal - a fechada mostra valores muito melhores para o caso de vento cruzado, que é pouco comum. E mesmo aí, teríamos problema de dirigibilidade, estabilidade, mesmo - na dianteira, nem pensar. Corro TT aqui num circuito que as vezes venta muito, e não tenho coragem, mesmo com o meu peso, de usar as BlackWell 100 mm na frente - uso mesmo a TriSpoke - com ela, não se sente puxar quase nada, e por isso acho que é a favorita nos TT. |
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Lonx
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Em primeiro lugar, Clythio, parabéns por sua valorosa contribuição, tópico interessantíssimo.
Tópico Dura-Ace! Achei interessante a Shimano WH-R550 superar as Ksyrium e Aksyum(bem mais caras) no teste. A pior de todas é ALX-440 (some crappy wheels) e a melhor custa só 2090 Euros cada uma. Nó! Em outra parte do teste das rodas, eles medem a inércia das rodas, através da medição da energia gasta para acelerar de 0 a 30km/h em 10 segundos. Neste teste, a diferença entre a Lew Racing Pro VT-1 (melhor roda no teste) e a Aksium Race foi de 7W. Editado por Lonx - 13 Ago 2009 as 17:42 |
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roddrigo
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Lonx. Este teste só leva em conta a aerodinâmica. Pode ver que segundo o teste a pior de todas é a mavic R-Sys, mas isso não é problema pois é uma roda feita pra ser leve e rígida e não aerodinâmica. Não é pq uma determinada roda foi melhor no teste que ela é necessariamente a melhor roda pra qq. ciclista.....
É interessante notar que a pag. que o Clytio postou é apenas a parte que se refere ao teste de vento de um artigo maior sobre rodas. Vejam no pé da página o link para os testes de rigidez lateral.
A Rsys, por exemplo, que se sai tão mal no túnel de vento esta entre as 5 mais rígidas...
Pra complicar a vida ainda mais existe tb o teste de inércia, que leva em conta a energia necessária pra acelerar a roda, e aí as rodas de perfil mais alto costumam tb sair perdendo.
Resumindo, pra comprar uma roda o ciclista deve levar em conta o seu biotipo e o tipo de uso que vai fazer da roda. Não existe uma roda que seja boa em todos os quesitos, e portanto não existe a melhor roda, e sim uma melhor roda pra um determinado ciclista e pra um deteminado uso. Editado por roddrigo - 13 Ago 2009 as 18:04 |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Com certeza, a coisa aqui é só aerodinâmica - roda é sempre uma solução de compromisso, e depende do uso, prova, ciclista, terreno, vento, tudo.
E até mesmo de gosto ou adaptação pessoal - porque o sprinter Tom Boonem, no período em que foi campeão mundial e ganhou um monte de prova grande, usava (e acho que ainda usa) rodas Ambrosio tubular, perfil baixo, quadrada, e com 36 raios?!! Exatamente a roda que eu tinha na minha Lazzaretti 1980!!? Pela rigidez, pelo conforto, pela confiabilidade de não quebrar raios, porque ele anda de roda o tempo todo com exceção dos últimos 250 metros, e prefere gastar menos energia durante as provas longas com as acelerações e mudançãs de direção, ou simplesmente porque se sente melhor com elas?... Sei lá, só perguntando, eu adoraria uma chance de perguntar exatamente isso! Não existe a roda aero, leve, rígida, baixa inércia rotacional, que suporte altíssimas pressões na versão clincher... e barata! Só quis apontar alguma luz técnica sobre um tema bastante debatido, valorizado, onde a gente acaba gastando dinheiro, enfim. Quantos aos outros tópicos sobre rodas - inércia e rigidez lateral, também pretendia postar específico e comentado, além de outro ponto que considero bem mais importante do que esses, porque faz muito mais diferença - atrito de rolamento de pneus, clinchers e tubulares, inclusive considerando a pressão adotada. |
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rodrigodf
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então roddrigo pra gente entender melhor dá um exemplo. Tipo: sou um ciclista baixo, 1.69 com 68kg, qual roda seria a ideal pra um percurso predominante plano, gosto de andar na frente, dar uns ataques? |
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felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
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roddrigo
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então só pensando no seu exemplo:
Vc é um ciclista relativamente leve, então a flexão lateral não é tanto problema. Vc é bom de sprint ou de passo? Se vc for mais passo pode focar mais na aerodinâmica do que rigidez e inércia. Uma Zipp 404 pode ser uma boa pedida.
Ja se vc gosta de sprintar a zipp pode ser meio mole pro seu gosto.... e por aí vai...
Clythio
Parabens pela iniciativa de trazer informação de qualidade pro forum! Vc é um cara que eu considero um excelente forista! sempre participando dos tópicos XTR (aqui é Record..he he he...), ficando fora dos bate-bocas, e mantendo o nível!!! continue assim!
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Lobo
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Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:21 |
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romessilva
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Aprendi mais um pouco sobre ciclismo.
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Romes Silva
Se não treinar, não anda!!!! |
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Jcesark
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Banido Cadastrado em: 25 Nov 2008 Mafra-SC Offline Mensagens:2074 |
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Parabéns, mas isso aí é papo de engenheiro, não de ciclista.
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rodrigodf
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roddrigo
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O lance da 404 é a versatilidade. da pra usar em qq prova. Ja a 808 ganha um pouco na aerodinâmica e perde um pouco em peso (ambas as diferenças são pequenas), mas ja fica mais complicado de usar com vento lateral.
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rodrigodf
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aqui venta bastante :(.
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T.C.
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Uma pergunta meio boba, mas, muita gente corre atrás de gramas então sempre me vem esse pensamento.
O que acontece se encher um pneu com gás hélio? A bicicleta sai voando? |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Com certeza, mas ocorre que sou ambos! E como no nosso esporte entra essa coisa da técnica, do equipamento, e do gasto da grana, acho que ambos são compatíveis - a engenharia e a prática do ciclismo competitivo. abraços, |
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roddrigo
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Quem tem que entender de equipamento é engenheiro
Quem tem que entender de fisiologia é médico
Quem tem que entender de treinamento é prof. de Ed. Física
Ciclista tem que ter perna e pulmão...cerebro pra que?????
É só não dar bola pro Julio que ele vai assombrar outro tópico....
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Landim
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Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
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Vem passar uns dias aqui no CE, pra vc ver o que é vento, mas não esqueçe a vela. |
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Branco
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Cadastrado em: 26 Nov 2007 CWB Offline Mensagens:2098 |
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Muito fera o tópico. Parabéns Clythio.
Fiquei com uma curiosidade. Se fosse possível cruzar dois dados como a aerodinâmica e rigidêz, o resultado seria uma roda intermediária correto? Talvez não tão leve, com um perfil próximo de 40mm.
Pergunto isso porque existe um vídeo no youtube no qual alguém explica sobre a bike do Cavendish. Mesa diferente, garfo diferente e advinhem, rodas diferentes do resto da equipe: traseira Zipp 404 e dianteira HED Stinger 6 (Não consegui entender bem)...
Porém, esta roda da HED é voltada para TT, não conheço, mas imagino que não seja tão rígida. A não ser que as 404 sejam muito moles mesmo.
A dianteira geralmente é que faz a maior diferença em termos de rigidêz, ainda mais da forma como o Cavendish sprita, colando o peito na mesa. No Tour de france parecia que a montagem era diferente, uma roda maior na traseira, mas não sei dizer qual era. Só sei que ele não usa as Dura-Ace provavelmente pela falta de rigidez destas.
Seria bem interessante cruzar estes dois dados, ou com o peso, e ver o que sairia. Seria a roda mais versátil possível .
Vai o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=naWYQK-QF1k&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorkut%2Ecom%2Ebr%2FFavoriteVideos%2Easpx%3Fuid%3D18340151956403395321%26na%3D3%26nst%3D6%26nid%3DdWlkXzU2NjEwODUzfGZ0X3ZpZCxud18wfGFkXzEyNDg2&feature=player_embedded Editado por Branco - 14 Ago 2009 as 23:56 |
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BMC SR02.
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FAB1000
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Cadastrado em: 06 Jan 2004 Rio de Janeiro Offline Mensagens:13019 |
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Acho que o problema ao fazer isso Branco é saber qual valor/peso adotar pra cada item.
O que vale mais, rigidez ou aerodinâmica? Isso já fazemos ao escolher um modelo específico para cada caso, como o Roddrigo lá em cima já havia mencionado. |
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Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Branco
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Cadastrado em: 26 Nov 2007 CWB Offline Mensagens:2098 |
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Quem sabe essa própria relação valor/peso possa ser uma constante para diferentes tipos de terreno, e este valor seria o que otimizaria a relação e a escolha da roda... to pirando aqui heim .
Imagino que foi isso que o Cavendish fez quando optou por não usar as rodas D.A. e faZer aquele mix entre HED e ZIPP. No tour, me parece que ele usa na última etapa um par de HEDs.
Entendo que são muitas variáveis, principalmente se acrescentarmos o peso... Mas seria legal.
PS: Lembrem-se que não sou engenheiro heim, to só pirando aqui...
Abraço.
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BMC SR02.
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uphill
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Cadastrado em: 23 Jul 2008 porto alegre l Offline Mensagens:1106 |
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Editado por uphill - 15 Ago 2009 as 03:12 |
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luciano
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Marino
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Cadastrado em: 24 Abr 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:5191 |
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Tópico bem legal.
Roddrigo, tem louco para tudo: Editado por Marino - 15 Ago 2009 as 20:19 |
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vinigrando
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Cadastrado em: 17 Jan 2007 Ijui/RS Offline Mensagens:2021 |
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roddrigo
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Não apareceu a foto!!! ahhh consegui ver é o Fignon com disco nas 2 rodas... E lá no Ventoux que eu vi um cara com uma Orbea de triathlon com disco e 1080?!?!? se estivesse ventando o cara ia chegar no pico voando...he he he
Editado por roddrigo - 15 Ago 2009 as 21:45 |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Acho que esse vídeo é herança de quando a HighRoad estava uma salada só, em transição de patrocinador, e cada um usava o que bem entendia, mixavam um monte de coisa, usavam rodas pessoais, tudo sem adesivo do fabricante, etc. Esse mix nem faz muito sentido, não deve ter uma razão especial, são só duas rodas altas, uso geral, boa qualidade, baixo peso, já que o Cav precisa sobreviver nas rampas para chegar na faixa. Uso Zipp, mas pelo método construtivo, desconfio que as Hed modernas sejam mais rígidas. Nem sei o que está usando hoje, sei que só os super top podem fugir do que é imposto pelos patrocínios - Cippo fez isso, Boonem fez isso - com certeza, os Ambrosio box de 36 raios não vão virar top sellers... |
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PEDRO SPD
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Cadastrado em: 26 Abr 2005 Niterói - RJ Offline Mensagens:799 |
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Que rodas cavendish usou em Paris?
404+808
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EQUIPE FW ENGENHARIA
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Cav repetiu essa fórmula essa semana, vencendo chegada de provas por etapa.
Acho que vai virar padrão de uso dele. |
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rodrigodf
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Cadastrado em: 02 Dez 2008 Gama - DF Offline Mensagens:2035 |
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o cara não sobe nada bem, então melhor ganhar um pouco mais de aerodinamica nas retas.
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sassota
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salva esse!
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Fabricio_Antunes
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Advertência Cadastrado em: 11 Mai 2009 Itu Offline Mensagens:971 |
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show o tópico...valeu Clythio e continue dividindo seu conhecimento com os foristas...abraço
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Putz, esse Jcesark é um mala. Como esse cara nunca tomou ban? Só fala asneira nos tópicos.
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gugadepb
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Cadastrado em: 15 Out 2009 Mossoro/RN Offline Mensagens:430 |
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Dando uma de coveiro..........
Tentando aprender um pouco sobre rodas, e depois de ler este tópico, eis que temos dados atualizados!!! Mesmo site citado por Clythio. Mas este ano eles não fizeram teste no tunel de vento.... Mas ta valendo pelos demais dados apresentados. http://www.rouesartisanales.com/article-53429041.html?lang=en http://www.rouesartisanales.com/article-53429055.html No final desta pagina tem mais links para o restante dos teste já realizados. |
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Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam. Vamos treinar!!! |
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cancelado01
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Um complemento com relação às Zipp, que vale para 303, 404 e 808: em termos de sensibilidade à ventos laterais, o comportamento das Firecrest (atuais) em relação às convencionais (até 2011/12) é bem diferente.
Resumindo, o formato do aro das Firecrest faz com que o centro de pressão da roda seja deslocado para trás do eixo dianteiro, enquanto que nas rodas "normais" esse centro fica à frente do eixo - causando o conhecido efeito vela sob condições de vento lateral. Não sei qual das duas Zipp foram usadas no teste, mas segundo um engenheiro da fábrica que dava explicações sobre as rodas em uma feira da industria, o comportamento da 808 Fcrest em ventos laterais é similar ao da 404 convencional. Por conta disso, mesmo um ciclista relativamente leve (60kg) poderia usar a 808 na dianteira sem grandes problemas com ventos cruzados. Para concluir: um engenheiro da Felt (que não tem nada a ver com a Zipp, e portanto pode ser considerado neutro) afirmou que de todas as rodas testadas pela própria Felt em túneis de vento - e eles testam várias - a 808 Firecrest foi, de longe, a que apresentou os melhores resultados - inclusive que outros perfis da própria Zipp.
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betto1965
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Cadastrado em: 30 Dez 2016 Araçatuba Offline Mensagens:100 |
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Muito bom esse tópico. Tudo que envolve a roda, pneus,etc, é o que mais influencia na questão de peso, além da questão aero.
Pura física
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