Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roda Mavic Ksyrium SL x K7 Shimano105 10v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roda Mavic Ksyrium SL x K7 Shimano105 10v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RFSouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2007
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RFSouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roda Mavic Ksyrium SL x K7 Shimano105 10v
    Postado: 15 Jan 2012 as 13:42
Salve galera!
Estou com um problema e queria compartilhar com vocês.
Fui montar meu K7 105 10v ontem na mavic e apesar de colocar todos os espaçadores e aquela arrumelinha no final entre o "cache" (?)  e o K7, está com uma folga.. parece que está faltando algum espaçador ou mais uma arruelinha dessas...

Alguém jé teve esse tipo de problema? Sabe como posso resolver isso e/ou comprar esse bendito "espaçador" aqui no Brasil?

Abç

OS: Dei uma fuçada no Ebay e achei esse aqui... será que resolve?
http://www.ebay.com/itm/Mavic-Road-Mountain-Bike-Free-Hub-Body-Spacer-1-75mm-M10-Shimano-Sram-M40417-/360408284698?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item53ea01fe1a


Editado por RFSouza - 15 Jan 2012 as 13:52
Voltar ao Topo
BSN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2010
Florianopolis
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BSN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2012 as 20:56
Cara, tenho uma ksyrium elite e quando comprei enfrentei o mesmo problema. Mas conversei com mecânicos de confiança da bicicletaria que frequento e eles afirmaram que as mavics necessitavam desse espaçador. Resolvi com eles mesmo, pois tinham vários desses com eles. Custo zero


Dá uma olhada nas bicicletarias ai da sua região. Devem ter algum sobrando   
RES FIRMA MITESCERE NESCIT - Uma vez em pé, mantenha-se de pé
Voltar ao Topo
Acpires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:156
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Acpires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 14:07
Pessoal, enfrentei o mesmo problema, trouxe um par de Aksium dos EUA, mas não veio com o tal do espaçador, os caras da oficina que mandei vão fazer uma adaptação. De qualquer maneira já localizei o tal adaptador e pedi, deve chegar em 2 semanas ai coloco ele no lugar. Então um alerta, que for comprar rodas Mavic, atente ao espaçadpr necessário, principalmente se trouxer de fora, pois segundo me disseram a maioria vem sem mesmo.
http://www.jensonusa.com/Mavic-M10-Rear-Hub-Spacer-175mm-For-M10-Freehub-Bodies - http://www.jensonusa.com/Mavic-M10-Rear-Hub-Spacer-175mm-For-M10-Freehub-Bodies
 
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 14:31
Aproveito o tópico e peço auxílio:

as rodas easton, no caso o modelo ec 90 slx, não aceita k7 ultegra 6700 de jeito nenhum??? (força, jeito, marreta :))

Já com o dura ace 7800 encaixa corretamente, mas com o ultegra não, fica "meio bambo"o k7 e pulando marchas.

O dura ace tem um pqno ressalto na parte que encaixa no free rub, que o ultegra não tem. Não sei se outros modelos (7900, ultegra 6600, 105, sram tbm tem estes detalhes) existe alguma arruela especial?

Não encaixa no free hub a arruela (ela é estreita) que vem junto com os k7 shimano.

Abs e obrigado.

Obs: O Paulo Haas, comentou via MP algo de um colega dele conseguir encaixar, se puder detalhar agradeço.
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 20:13
Lucinar, tive o mesmo problema, com umas rodas Azonic:



Minha roda veio com o freehub da esquerda e o cassette Tiagra 10v não passava daquele rebaixo. A solução foi encomendar um freehub da direita. No caso, descobri que os cubos eram Novatech e achei uma loja online que vendia.

Pelo que eu tinha pesquisado na época, a Shimano tinha mudado o freehub pro DA7800 pra esse modelo do rebaixo, mas de tanta reclamação de consumidores e empresas que tb fazem produtos compatíveis, eles voltaram pro padrão de sempre (8,9,10v).



Originalmente postado por Lucinar Lucinar escreveu:

Aproveito o tópico e peço auxílio:

as rodas easton, no caso o modelo ec 90 slx, não aceita k7 ultegra 6700 de jeito nenhum??? (força, jeito, marreta :))

Já com o dura ace 7800 encaixa corretamente, mas com o ultegra não, fica "meio bambo"o k7 e pulando marchas.

O dura ace tem um pqno ressalto na parte que encaixa no free rub, que o ultegra não tem. Não sei se outros modelos (7900, ultegra 6600, 105, sram tbm tem estes detalhes) existe alguma arruela especial?

Não encaixa no free hub a arruela (ela é estreita) que vem junto com os k7 shimano.

Abs e obrigado.

Obs: O Paulo Haas, comentou via MP algo de um colega dele conseguir encaixar, se puder detalhar agradeço.
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 21:24
Td bom Bruno,

valeu pela dica.

Mas na roda easton o k7 ultegra tbm encaixa até o "final praticamente", a única diferença que percebi é o tal ressalto q tem no k7 dura ace 7800 q diferencia. Vou tentar conseguir as fotos.

Não imaginava ter q trocar o free hub... mas talvez seja a solução a longo prazo, pois ainda tenho um k7.

Obrigado e vou lendo as dicas
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 21:45
Hmm, acho que não entendi qual era o problema, achei que o cassette não entrava no freehub que nem aconteceu comigo. O seu entra, mas fica folgado?

Dei uma olhada no site da Easton e tem esse quadro de compatibilidade de cassettes:

http://www.eastoncycling.com/bike/wp-content/uploads/2010/04/2011-Easton-Cassette-Body-Chart.pdf

Será que sua roda não tem o freehub SRAM/SHIMANO9/SHIMANO10 mas tá faltando o espaçador de 1 mm?

Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 00:47
Se o espaçador não entra força um pouco eu tinha uma roda assim tb... E pelo oq eu me lembre vagamente o cassete ultegra tem o mesmo padrão do DA... Mas eu acho não lembro direito...
Mas coloca umas fotos aí para nos situarmos melhor...
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:35
Esta ai a foto do k7 dura ace 7800 que eu uso e encaixa perfeito na roda easton citada:


Uploaded with ImageShack.us
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:41
O ressalto que tem no dura ace 7800 (nao sei se tem em outros dura ace e tbm não sei se tem em SRAM- gostaria de saber??) é este que eu tentei sinalizar com os pontilhados e a seta.
O k7 ultegra 6700 e 6600 não tem esta pqna borda-ressalto. E a arruela que vem junto com os k7s, q poderia auxiliar no encaixe, é muito estreita e não entra no free hub.

aqui foto do free hub q tenho.


Uploaded with ImageShack.us


Editado por Lucinar - 05 Fev 2013 as 12:41
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 05:43
se vc usar espaçadores iguais aos q vem no k7  resolve o problema,tenho uma sl uma rsys e uma ultimate,comprei junto com um amigo a rsys ,a dele veio com espaçador original a minha não kk ,tem q arrumar calço pra colocar ai ,ou pedir o calço original deve dar uns 3 mm mais ou menos se quiser posso até medir um 
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 12:17
Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

se vc usar espaçadores iguais aos q vem no k7  resolve o problema,tenho uma sl uma rsys e uma ultimate,comprei junto com um amigo a rsys ,a dele veio com espaçador original a minha não kk ,tem q arrumar calço pra colocar ai ,ou pedir o calço original deve dar uns 3 mm mais ou menos se quiser posso até medir um 

Bom dia,

se vc puder medir ficarei grato, pois vou levar pro torno, pois as originais que vem no k7 ultegra são estreitos (diâmetro msm) e não passam pela entrada do Free hub.

Obrigado.

http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 13:06
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Lucinar, tive o mesmo problema, com umas rodas Azonic:



Minha roda veio com o freehub da esquerda e o cassette Tiagra 10v não passava daquele rebaixo. A solução foi encomendar um freehub da direita. No caso, descobri que os cubos eram Novatech e achei uma loja online que vendia.


Shimano tem cassettes próprios para hubs que tem essa ranhura aí. Não serve o Tiagra 10v nele. Não me lembro qual é o cassette mais barato que serve nele, mas existe (tipo R$ 80 no BR). E cassette Ultegra, certeza que funciona.
Nos cassettes de 10v, tem um anelzinho que vai embaixo do cassette pra tirar a folga. Sem esse anelzinho, sempre vai ficar a folga. O anel vem junto com o cassette, geralmente.
No meu caso, a roda que eu tenho é a WH-601 (Ultegra). Foi a primeira roda que comprei com o hub com essa ranhura, e esses dias atrás eu fui trocar o cassette e esqueci o anel/espaçador na roda antiga. Ficou com folga o cassette na outra roda. Foi aí que vi que só por causa desse anelzinho que era o que tirava a folga do cassette de 10v. Já um cassete Tiagra de 9v não precisa desse anel embaixo dele. E não sobra folga.
Voltar ao Topo
levoratobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2009
Barra Bonita SP
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar levoratobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 13:07
Originalmente postado por Lucinar Lucinar escreveu:

Originalmente postado por levoratobike levoratobike escreveu:

se vc usar espaçadores iguais aos q vem no k7  resolve o problema,tenho uma sl uma rsys e uma ultimate,comprei junto com um amigo a rsys ,a dele veio com espaçador original a minha não kk ,tem q arrumar calço pra colocar ai ,ou pedir o calço original deve dar uns 3 mm mais ou menos se quiser posso até medir um 

Bom dia,

se vc puder medir ficarei grato, pois vou levar pro torno, pois as originais que vem no k7 ultegra são estreitos (diâmetro msm) e não passam pela entrada do Free hub.

Obrigado.

  que eu citei acima foi em relação a rodas mavic usar os espaçadores para ajustar a profundidade do k7 e dar aperto na tampa

No núcleo da roda easton existe esse problema ,se não me engano no manual é recomendado DA e Sran red ,mas vms la existe um quebra cabeça vc pra vc montar o ultegra ai , difícil de explicar,mais fácil fazer ,mas vms la ---- não segue a mesma seqüência que um núcleo shimano onde  a canaleta mais fina do k7 encaixa na estria mais fina do núcleo ,no núcleo easton vc encaixa a primeira parte do k7 de um jeito q ele fica reto e firme ,pq tem um jeito ai q  ele fica jambrado,não encaixa ,a segunda parte de coroas não vai seguir a mesma estria fina da primeira parte e é ai q vira um quebra cabeça, tem q ir por tentativa q da certo ,montei pra um amigo um ultegra ele usou tempo dpois tirou e não conseguiu montar trouxe aqui montei de novo ficou mais fácil de acertar a posição ,vou dizer pra vc a mesma coisa q disse a ele dpois de montada vc teria q fazer uma arruela pra juntar com aquela arruela fininha q vem na tampa pra dar uma pressão no aperto,dpois disso chegou um nucleo e um k7 DA que ele comprou ,pois, a primeira vez q ele montou e ficou andado danificou o nucleo e o k7 
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 13:42
Falando em cubos...

Domingo lavei a bike e acabei jogando água no cassete. Com isso ficou um barulho estranho que o pessoal do bike shop disse ser água. Fui pegar e conseguiram tirar, mas disseram que o cubo tá com defeito e não abre o núcleo (eu tô escrevendo o que eu ouvi pq nao faco a menor ideia do que é isso).

Enfim, falaram pra eu entrar em contato com a loja que comprei pra acionar a garantia da Specialized. Alguém sabe informar se a garantia da Specialized é enjoada ou vão trocar isso sem muito lenga lenga?
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2013 as 22:25
com fotos agora:
Eis a roda WH-R601 que tem também a ranhura igual ao da Easton:


tem vários cassettes que cabem nessa roda - a partir dos de 10v somente.

O mais barato é esse:


E esse é o ultegra:



O ultegra cabe certinho. Mas o outro, necessita de espaçador, que é uma argolinha bem simplória, mas que sem ela, dá folga no cassette:


--- edit ----
1. O cassete 'barato', CS-5600 é o cassete do grupo 105.
2. Ele apesar de eu ter achado que paguei algo em torno de R$ 80 (que eu acho que paguei esse valor mesmo) - na verdade é vendido por quase R$ 250 aqui no BR.



Editado por T-Rodman - 07 Fev 2013 as 22:41
Voltar ao Topo
Lucinar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2009
Santa Helena-PR
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucinar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 12:30
Obrigado pelas informações ai pessoal.

T-rodman: obrigado- o espaçador que veio no ultegra não "entra"no free hub - em relação a diâmetro o espaçador é estreito.
Com isto, vou fazer um - um pouco mais largo. É isto msm que está faltando pra encaixar o k7.

Levoratobike: obrigado - tbm tentei encaixar desta forma o k7 ultegra- na hora ficou aparentemente melhor, mas ao girar- ficava com uma pequena "torção no k7" que o dura ace não faz.

Valeu pessoal e assim q conseguir  retorno.

abs
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 14:44
T-Rodman tentei te agradecer no outro tópico mas já está fechado. De qualquer forma, MUITO OBRIGADO!
Mas me resta uma dúvida: com cassetes de 9v existe algum compatível com as rodas WH R-601? Ou realmente somente com cassetes de 10V?
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 14:50
só 10v mesmo. A WH R601 é uma roda 'ultegra' - apesar de ser um pouco antiga já. Não sei, sinceramente, se caberia um cassete antigo ultegra de 9v nessa roda. Pode ser a alternativa - ainda que por tentativa.

amplexos

T.


--- edit ---
provavelmente, não cabe nem cassete ultegra 9v.
Eis a questão:
http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/road/ultegra_6700/product.-code-WH-R601.-type-.wh_road.html

Cassette Compatibility 10-speed



Editado por T-Rodman - 08 Fev 2013 as 14:56
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 14:55
É... estou um pouco pessimista com esta possibilidade.
Vamos tentar com ultegra de 9v, mas acho que não vai dar mesmo!!
Uma pena!
Mais uma vez, OBRIGADO!!!
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 14:59
Kadu, receio que não vai caber mesmo. Uma roda shimano que cabe cassete de 9v ou 10v eles mencionam nos spec docs dela.
Por exemplo, o mesmo cassete 105, que eu comprei pela primeira vez para usar nessa roda WH R601, hoje em dia está sendo usada em uma roda RS-10, sem nenhum problema. Mas o cassete do Tiagra 9v, não cabe por nada na R601.

Voltar ao Topo
BrunnoT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:292
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunnoT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2013 as 17:46
galera aproveitando este topico esta roda easton EA90 SLX aceita kc7 de 8v? no caso o meu é um 2300
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2013 as 20:40
espaçador de caixa de centro tem o mesmo diâmetro do k7 lá. Vai que deve dar...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X