Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roda dianteira usando como Roda traseira?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roda dianteira usando como Roda traseira?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
milodon Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar milodon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roda dianteira usando como Roda traseira?
    Postado: 19 Ago 2014 as 18:31
Pessoal,

Já vi adaptarem rodas com cubos dianteiros de MTB (110mm) serem usadas como rodas traseiras de fixas trocando o eixo e colocando espaçadores (~130mm), principalmente para quadros antigos que pedem cubos de 126mm.
Entendo que isto é um tipo de adaptação, mas me pergunto:
Da para se usar a mesma técnica para uso em quadros de MTB? A ideia é usar aquela roda sobrando dianteira, com cubos de 110mm e adaptar para 135mm e colocar atrás.
Tem algum impacto significativo ou é aceitável? No caso para quem usa freios a disco acredito que possa afetar em algo, mas penso mesmo para quadros com cantilever/v-brake, principalmente para que usa este tipo de bike como urbana.

Desculpem se já trataram este assunto, mas não achei nada específico nos fóruns.
Voltar ao Topo
milodon Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar milodon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 18:37
Originalmente postado por milodon milodon escreveu:

Pessoal,

Já vi adaptarem rodas com cubos dianteiros de MTB (110mm) serem usadas como rodas traseiras de fixas trocando o eixo e colocando espaçadores (~130mm), principalmente para quadros antigos que pedem cubos de 126mm.
Entendo que isto é um tipo de adaptação, mas me pergunto:
Da para se usar a mesma técnica para uso em quadros de MTB? A ideia é usar aquela roda sobrando dianteira, com cubos de 110mm e adaptar para 135mm e colocar atrás.
Tem algum impacto significativo ou é aceitável? No caso para quem usa freios a disco acredito que possa afetar em algo, mas penso mesmo para quadros com cantilever/v-brake, principalmente para que usa este tipo de bike como urbana.

Desculpem se já trataram este assunto, mas não achei nada específico nos fóruns.


Só para deixar claro: Usando cubos dianteiro à disco, claro, prendendo um pinhão fixo, mas em MTB.
Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 18:38
Tem que postar no topico de fixas. Se o quadro tiver gancheira horizontal ou semi é possível usar cubo dianteiro para freio a disco 6 furos com pinhão aparafusado no lugar do disco. Não dá pra usar freio a disco neste cubo por motivos lógicos, apenas freios de aro (cantilever, caliper ou v-brake), mas normalmente quem anda de fixa não usa freio traseiro, o freio é nas coxas (meu joelho me xingava).
Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 18:39
Se a gancheira for horizontal ou semi é mole.

Editado por Stcunha - 19 Ago 2014 as 18:39
Voltar ao Topo
milodon Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar milodon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 19:01
Originalmente postado por Stcunha Stcunha escreveu:

Tem que postar no topico de fixas. Se o quadro tiver gancheira horizontal ou semi é possível usar cubo dianteiro para freio a disco 6 furos com pinhão aparafusado no lugar do disco. Não dá pra usar freio a disco neste cubo por motivos lógicos, apenas freios de aro (cantilever, caliper ou v-brake), mas normalmente quem anda de fixa não usa freio traseiro, o freio é nas coxas (meu joelho me xingava).


Tem razão, me desculpe, este tópico só se aplica para fixas. Como posso direcionar para lá para dar continuidade? Infelizmente não posso editar minhas mensagens.

Mas então, a técnica seria a mesma usada para as bikes 27 antigas, e seria aceitável e resistente em MTB? Outra coisa que fiquei confuso, e que mantendo o pedivela triplo (por exemplo) e movimento central, apenas trocando a corrente, vai ficar tudo alinhado? Casaria com qualquer uma das 3 coroas? Pois as adaptações que eu vi trocaram o pedivela e colocaram movimento central bem curto 100-110mm.


Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 19:10
Só vai alinhar com uma, e possivelmente a menor. A linha da corrente (chainline) é o pior das fixas, tem que estar alinhado. Quanto ao mc é isso aí, usam os menores. 103, 107, 110mm. E o tipo do quadro é indiferente, serve qualquer um com aquelas gancheiras.

Ah, o cubo tem que ser com rolamento de esferas soltas, tipo shimano.

Editado por Stcunha - 19 Ago 2014 as 19:11
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X