Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Relato] Cunha - São Luís do Paraitinga
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Relato] Cunha - São Luís do Paraitinga

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Relato] Cunha - São Luís do Paraitinga
    Postado: 24 Abr 2014 as 00:15
Olases!

Acho que faz um tempo que não escrevo aqui no pedal.com.br. Confesso que foi por pura preguiça de escrever, já que pedalar eu continuo pedalando. LOL

No último feriadão de páscoa + tiradentes eu acabei ficando em casa por forças maiores, assim fiz um pedalzinho curto e que estava querendo fazer a um bom tempo: ir de Cunha até São Luís do Paraitinga pelos bairros de Jericó, Catióca e Catuçaba.

De início não havia planejado nada e só sabia que queria ir para cunha para dar uma pedaladinha. O meu plano inicial era ir de Cunha até São José do Barreiro. Acordei cedo no sábado e fui para a rodoviária do Tietê. Peguei o ônibus das 6:30 para Guaratinguetá.
Cheguei em Guará às 8:50 e tratei de comprar a passagem para Cunha, sendo que embarquei para Cunha às 9:00 e cheguei em ao meu destino final às 10:00.

Chegando na cidade, fiquei pensando na dificuldade que seria pegar o ônibus de volta para Guará lá em São José do Barreiro. Como havia um pessoal de Guará por lá, fiquei jogndo conversa fora e, lá pelas 11:30,  e acabei lembrando que dava para ir de Cunha para SLP. Desta forma resolvi ir para SLP pelos bairros de Jericó, Catióca e Catuçaba.

Para quem não conhece o percurso, o caminho para Jericó é bem montanhoso. Logo de cara há a saída do mirante de cunha, com a sua longa subida e um visual incrível do Vale do Paraíba e das montanhas da Mantiqueira ao Fundo.



Visão do mirante de Cunha


Alguns quilometros à frente, já começam as estradas de terra e, com elas, as pirambeiras.
Com alguns minutos de estrada de terra, há uma bifurcação e acabo escolhendo o  caminho de Jericó. Um percurso muito montanhoso e que há algumas propriedades rurais com pessoas bem receptivas e dispostas a ajudar quem estiver por alí passando.

Após vários morros e algumas descidas bem íngremes, cheguei ao bairro de Jericó.


sadasdasda
Vem pedalar em Jericó!


Por azar, devido ao feriado, o bairro estava abandonado. Fora a vida que há na igreja metodista da comunidade, não vi sinal de vida em lugar nenhum.

Clap
Bati palmas e fiquei um tempo para ver se aparecia alguém e, como não apareceu nincguém, acabei invadindo o quintal da igreja para poder pegar água em uma torneira que estava lá dando sopa.  Shocked

Acabei indo embora...

Algumas descidas insanas passei por uma região de várzea de rio, onde foi possível desenvolver uma boa velocidade. O legal deste trechinho é que de um lado da estrada havia muitas árvores, o que propiciava uma sombra refrescante.


Morros e área de várzeas

Logo eu passaria por um cemitério e depois de alguns quilometros eu descobriria que estava chegando no bairro da Prainha e que estava no caminho errado. Toca voltar para o cemitério e pegar a primeira bifurcação. Cry

Após este cemitério estou na estrada Catuçaba - Cunha. É só seguir pela principal que não tem erro.

Há alguns trechos bem íngremes nesta estrada, tanto que a prefeitura de cunha acabou colocando bloquetes para ajudar os carros e caminhões a subirem os morros.

Em alguns instantes, sem perceber, estou passando pelo bairro da Catióca. Assim como Jericó não há nada para se ver no centro do distrito. Somente uma escola e uma pequena igreja católica. Nenhum bar ou coisa parecida. Conversando com um morador local, ele me informa como se faz para chegar em Catuçaba, que é basicamenete manter sempre à esquerda até chegar em um bar bem movimentado e depois entrar à esquerda no morro do Chapéu. E assim fui.


Fazendas históricas pelo meio do caminho


Passei por uma pequena cachoeira (que não tirei foto pois estava correndo de cachorros), passei por algumas casinhas e depois avistei o bar. Parei para tomar uma tubaína, comer uma coxinha e ver uma galera jogando sinuca.  Pedi mais informações e o dono do bar informou sobre o tal morro do Chapéu e assim fui.

Chegando no morro do Chapéu entendi porque ele tem este nome: o negócio é alto. Imagino que o cabra que deu este nome ao morro deve ter tentado vencê-lo e, lá no meio da subida, tirou o chapéu e falou: Tá dose!

No meio da subida eu deitei e dormi mais ou menos uma hora. LOL


Visão no meio do morro do Chapéu


Passando o morro, começa uma outra área de baixada de rio e aí cheguei ao bairro de Catuçaba.
Fiquei um tempo lá conversando com uma galera animada e depois fui embora para São Luís do Paraitinga.


Descida do Chapéu

Cheguei em SLP às 17:00, peguei o ônibus para taubaté às 18:00 e, de taubaté, retornei para SP.


Bom, foi assim...

tarde divertida com muitos morros e terra batida. Total de 74km pedalados...

Segue o percurso no strava: http://www.strava.com/activities/132013430
Link para fotos, sem comentários: https://picasaweb.google.com/113732869544350305103/CunhaSaoLuisDoParaitinga19042014



Editado por rdias - 24 Abr 2014 as 00:26
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 10:15
Ser feliz ºe simples.

Parabéns pelo relato e pelo pedal!
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 10:20
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Ser feliz ºe simples.

Parabéns pelo relato e pelo pedal!


é isso mesmo, Pantoja. Super simples, o pessoal que complica. Dead
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 11:01
Parabéns, rdias!! Belas fotos no Picasa, hein!? Alegria em forma de pedal!Clap
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 11:28
Bela pedalada! Cê acha que não fiquei com inveja? Fiquei sim, se fiquei...Wink

Daqui duas semanas volto à estrada, vou para o oeste de SP, até Rosana, completar minha rota SP em 2 rodas. Depois pretendo ir de Cunha a SJBarreiro ou Bananal, talvez já engatado. Se alguém quiser ir junto, vai ser muito bom, só que meu ritmo é lento... devo fazer isso no começo de junho.


Voltar ao Topo
Pulsus Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jul 2012
Offline
Mensagens:331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pulsus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 11:30
Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Ser feliz ºe simples.

Parabéns pelo relato e pelo pedal!


é isso mesmo, Pantoja. Super simples, o pessoal que complica. Dead

Parabéns pelo pedal, lindas fotos.

Queria conseguir simplificar a vida assim. Rs

Bom pedal,

Pulsus
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 11:32
Originalmente postado por csrocha csrocha escreveu:

Bela pedalada! Cê acha que não fiquei com inveja? Fiquei sim, se fiquei...Wink

Daqui duas semanas volto à estrada, vou para o oeste de SP, até Rosana, completar minha rota SP em 2 rodas. Depois pretendo ir de Cunha a SJBarreiro ou Bananal, talvez já engatado. Se alguém quiser ir junto, vai ser muito bom, só que meu ritmo é lento... devo fazer isso no começo de junho.


Grande CSRocha!

Quando vier para cá dê um toque. Tenho um caminho bem legal de Cunha para São José do Barreiro cruzando a bocaina. Também quero experimentar um percurso que desenhei para bananal.

Rosana...

Depois quero saber como é para aqueles lados. Estou vendo um  percurso para atravessar o estado de SP de ponta à ponta, por estradas de terra e quero ir de bananal até rosana. Vamos ver o quê vai dar.

Dead


Voltar ao Topo
Carlos Santo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2014
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carlos Santo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2014 as 14:34
Pois é Rafa....é bem assim mesmo....é tudo muito fácil, simples e maravilhoso.....realmente a galera que complica...nada melhor que aproveitar o dia e fazer o que se gosta....Wink

Parabéns mais uma vez.....
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 14:51
Show Rafa, beleza de pedal e fotos! Big smile

Há anos sonho em chegar a S.L. do Paraitinga e nunca dá certo. Angry

Mas, os seus ciclopasseios por aquela região sempre nos serve de inspiração. Um dia eu chego lá, se Deus quiser!

Grande cicloabraço!

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 15:03
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Show Rafa, beleza de pedal e fotos! Big smile

Há anos sonho em chegar a S.L. do Paraitinga e nunca dá certo. Angry

Mas, os seus ciclopasseios por aquela região sempre nos serve de inspiração. Um dia eu chego lá, se Deus quiser!

Grande cicloabraço!



podemos armar um ciclopedal por lá, uai.


Voltar ao Topo
Dinamarco Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Fev 2014
Taubate
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dinamarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 09:08
Mais uma motivação para pedalar em SL do Paraitinga e de quebra assistir aos Shows da Semana da Canção http://www.semanadacancao.com.br/site2014/programacao
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X