logo_pedal
| + | HOME | ARTIGOS | BIKES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FÓRUM | FOTOS | VÍDEOS | NOTÍCIAS | TRILHAS | SERVIÇOS | CONTATO | + |

Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Relação correta (Câmbio)
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Relação correta (Câmbio)

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fpiccinin Ver Drop Down

Campinas/SP
Pontos: 388
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fpiccinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Relação correta (Câmbio)
    Enviado: 25 Fev 2010 as 11:07

Bom dia;

Tenho muita dúvida sobre a relação de marcha, por exemplo estou girando a 80~90rpm em um trecho plano, inicio um trecho longo de subida (estou na coroa maior e na menor no k7) e conforme minha rotação vai caindo eu vou subindo aos poucos uma a uma no k7 até a 5a engrenagem aí eu desço na coroa (Nao sei se fui didatico...rsssssssss)

Porém muitas vezes eu perco um "caminhão" de rendimento quando reduzo na coroa.

Minha pergunta é: Onde está o erro nessa história, será que preciso forçar um pouco mais a perna e manter na coroa grande?

Abraço
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar para o topo
Fly Ver Drop Down

Içara
Pontos: 4645
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fly Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 12:49
Acredito que vc deve "descer" pra coroa menor antes da 5 la no cassete, antes mesmo da sua rotação cair, acho que a ideia e não deixar cair a rotação.
Se a rotação cair e pior. Na minha opinião de pangaré.
Voltar para o topo
Aerotech Tour Ver Drop Down

São Paulo
Pontos: 3199
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Aerotech Tour Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 13:05
Se quiser diminuir so um pouco a rotacao, pare de pedalar, de dois ou tres cliques para descer o k7 e ai desca a coroinha.
Voltar para o topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Restrito

Minas Gerais
Pontos: 4719
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carvalho_BR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 13:09
tu tem q treinar - logo antes de começar a subida -  a descer pra coroinha e rapidamente em seguida (quase simultaneamente) descer umas 3 ou 4 catraquinhas - isso vai te aproximar da relacao q tu vinha qdo comecou a subir

ai é so ir botando catraquinha mais leve enquanto sobe

Voltar para o topo
satoshi Ver Drop Down

Campinas - SP
Pontos: 7957
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de satoshi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 13:48
O esquema é treinar troca simultânea de marchas (coroas e cassete).
No seu caso eu subiria uns 3 pinhões e desceria pra coroa menor ao mesmo tempo.

No mountain biking isso é crucial, pois a mudança de topografia é constante. Um erro nas trocas e você já perde o embalo pra subir.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar para o topo
fpiccinin Ver Drop Down

Campinas/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fpiccinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 19:07

Entendi!!! Mas alguem sabe como calcular a equivalencia das relações (Claro baseado na relação instalada na minha bike)? por exemplo em quais posições as 'marchas" se equivalem? Existe isso??? Ou é coisa de nerd mesmo!

Abraço
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar para o topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Restrito

Minas Gerais
Pontos: 4719
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carvalho_BR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 21:16
basta dividir a quantidade de dentes de cada coroa pela quantidade de dentes de cada catraca - e ai colocar os resultados em ordem crescente (ou decrescente, como preferir)

Voltar para o topo
betobiker Ver Drop Down

são paulo
Pontos: 576
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de betobiker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Fev 2010 as 22:59
Originalmente Postado por fpiccinin fpiccinin Escreveu:

Entendi!!! Mas alguem sabe como calcular a equivalencia das relações (Claro baseado na relação instalada na minha bike)? por exemplo em quais posições as 'marchas" se equivalem? Existe isso??? Ou é coisa de nerd mesmo!

Abraço
http://www.tribodopedalselvagem.com.br/o_biker/tecnicas/marchas.htm
"A vida é pra quem topa qualquer parada
e não pra quem pára em qualquer topada."
Voltar para o topo
fpiccinin Ver Drop Down

Campinas/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fpiccinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2010 as 11:57
Bom dia!!!
Muito Obrigado pelas informações!!!
Vou fazer essas contas ou ver pela tabela enviada no link pelo Betobiker.
Obrigadao!
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar para o topo
satoshi Ver Drop Down

Campinas - SP
Pontos: 7957
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de satoshi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2010 as 14:30
O link abaixo calcula para vc a equivalência entre marchas de forma personalizada:
http://www.sheldonbrown.com/gears/
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar para o topo
vladbarra Ver Drop Down

B. do Piraí- RJ
Pontos: 757
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vladbarra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2010 as 17:53
Poxa!! valeu mesmo galera! Eu procurei saber isso a semana inteira, mas tive receio em postar um tópico... agora me ajudou muito, valeu valeu, valeu!
O mundo é bão Sebastião
Voltar para o topo
luizcarlosbed Ver Drop Down

esp.sto pinhal
Pontos: 13
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luizcarlosbed Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2010 as 18:36
c o seu objetivo é girar só girar nao tem nada demais descer pra coroinha. mas c vc esta afim de andar rapido nem mecha na coroa deixe na maior e arraste  este coroao ate o final da subida. mesmo que qdo baixar para coroinha e baixar mais duas ou tres catracas vai perder tempo velocidade e giro do mesmo jeito. sem contar q ao meu ver. particularmente a mesma relação com a coroinha e o coroao parece q quando estou de coroao o negocio rende mais nao sei c é impressao mas o coroao vai que vai.
Voltar para o topo
jcsk8 Ver Drop Down

Breu Branco/PA
Pontos: 688
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jcsk8 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2010 as 05:01
Originalmente Postado por fpiccinin fpiccinin Escreveu:

Abraço

Nesse site do Sheldon Brown vc calcula. Mas duvido que consiga usar isso na prática mesmo. Você vai sentir isso é nas pernas rsrs. Treine fazer como a galera falou, descer pra coroa menor e ao mesmo tempo descer duas ou três catracas. Você terminará numa relação semelhante.
Voltar para o topo
fpiccinin Ver Drop Down

Campinas/SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fpiccinin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2010 as 23:15
Boa Noite!!!
Muito bacana, vou por curiosidade testar a planilha e pelo feeling como sugerido...Se parar de chover aqui em Campinas, amanha cedo vou tentar!
Abraço e muito obrigado a todos
Flávio Piccinin

Campinas/SP
Voltar para o topo
tchuski Ver Drop Down
Advertência

- RS
Pontos: 961
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tchuski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mar 2010 as 00:31
se eu estou usando coroão e 4 e começa a pesar baixo pra coroinha e 5 ou 6 dependendo do passo e do ponto da subida que vou fazer a troca minha relação é shimano 52/39  23/12 ja no mtb atrás tenho que passar 2 ou mais pra achar o ponto.
Voltar para o topo
 Responder Responder
  Compartilhar   

PUBLICIDADE

OFERTAS DE PARCEIROS

Sapatilha Scot...

: : : R$ 399 : : :
Bicicleta Scot...

: : : R$ 4999,9 : : :
Bicicleta Scot...

: : : R$ 2999,99 : : :
Selim FiziK Ar...