Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma Caloi 10 - 1981
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Reforma Caloi 10 - 1981

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma Caloi 10 - 1981
    Postado: 01 Fev 2015 as 00:08
Olá pessoal! Meu primeiro tópico por aqui. Cool 

Compartilho com vocês a restauração/reforma que estou fazendo em uma Caloi 10 - 1981.
Comprei ela pela internet em Novembro e desde então estou trabalhando nela. Deixei ela com um amigo que fiz nesse período e que fez a pintura do quadro e limpeza das peças com um zelo e cuidado absurdo! Como ele faz por hobby, demorou um pouco para ele me entregar para a montagem. Agora em Janeiro deixei ela em uma oficina em que estão fazendo a montagem das rodas e regulagem.




Peguei ela com Coroa, catraca, selim e câmbios não originais. Câmara de ar furada e pneus totalmente desgastados. A idéia não era fazer uma restauração purista, e sim custom.








Como podem ver o antigo dono pintou algumas partes como mesa, pedais e pedivela.

Abaixo já é a parte da fosfatização, primer e pintura. Mantive o preto original, foram 3 mãos de tinta.





Abaixo o quadro já pintado.



Até cheguei a comprar os adesivos novos, mas depois troquei de idéia e decidi deixar ela só no preto, apenas com um toque "Caloi" que vocês verão abaixo hehe
Algumas peças eu comprei pela internet como garras de freio, proteção da roda traseira, pneus, selim e fita. Esses últimos dois comprei de couro, o tal do toque "custom" que falei kkk


Incrível o estado que encontrei esse câmbio! Esta zerado!


Garras de freio Dia Compe. Aí eu fui purista kkk inclusive comprei os adesivos!





Agora umas imagens dela já pintada, mas ainda sem as rodas.






Proteção da coroa original "Duque". Estava cheia de ferrugem e sujeira, trabalhão deixar assim! O pedivela ainda não está como gostaria, o que vocês me indicam para deixar ele melhor?







Ai está o toque "Caloi" Essa plaqueta dos anos 50/60 creio. Consegui essa réplica no ML com um vendedor que tem outras plaquetas da Caloi, Monark e alguma gringas. Uma mais linda que a outra.

É isso pessoal! Na terça eu busco a menina para a tão esperada primeira volta depois de 2 meses de pesquisas, compras, arruma, troca, limpa, e etc. Sugestões e comentários são sempre bem vindos!

Abraços!
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 01:09
Eu tive uma Sprint 10 e só quem teve uma dessas sabe o que é uma verdadeira bicicleta de qualidade e não essas porcarias que custam quase o preço de um carro e que a turma iludida pensa que é boa.
Minha antiga sprint 10, a única coisa que trocava nela com certa regularidade era os pneus e camaras. Nunca tive problemas com câmbio, freios ( tudo bem, eu trocava os cabos, que antigamente eram uma porcaria mesmo) caixa de direção e pedivela??? nunca precisei trocar nada.
Parabéns pela bike, fez uma ótima aquisição
Fernando Messina
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 01:49
Opa... tá ficando um Luxxx (Luxo) heim!!! heheheh Big smile
Meus parabéns pela iniciativa de botar mais essa C10 na ativa dinovo!
Sobre a restauração em si... insta esclarecer que, nessa época não existia bicicletas pintadas de preto (de fabrica)! Pelo menos, eu não lembro de nenhuma! Bicicletas pintadas de preto, em especial as Caloi 10, só começaram a sair (de fabrica) no final dos anos 80s... 88 ou 89 por ai. Se alguém tiver mais informações sobre esse tema, por favor, ajude-nos, pois minha memória já tá indo pras cucuias!!! kkkkkkkkkkk
As manetes de freio auxiliares (descanso) estão montadas invertidas! A que está no lado direito, na verdade é do lado esquerdo, e vice-versa!!! Wink
Aproveitando, tu podia dar um "talento" naquele suporte dianteiro do cabo de aço do freio, tá com tinta preta ainda... joga ele no thinner que sai tudo!!! heheheheheh
Abração.... parabéns pela bela Caloi 10!
 
Beer Handshake
 
 
Voltar ao Topo
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 12:44
Oi Belvedere! Cara, eu estou muito ansioso em poder enfim pedalar nela rs 
Você citou a Sprint 10, essa minha é uma Sprint10? Se for eu nem sabia rsrs

Black Knight
O lance do preto eu achei que fosse original porque quando raspamos não tinha nenhuma tinta por baixo, e ela veio com os adesivos, logo sugeri que fosse. Quanto as manetes eu vou trocar, nem tinha percebido kkkkk O lance do suporte do cabo de aço eu ia trocar, só que a que comprei não batia com essa, vou dar uma limpeza nela. Posso te perguntar uma coisa? O pedivela, não sei se deu pra ver na foto, estava preto, dai o amigo limpou mas ainda não está 100%, o que me sugere para deixar top?

Abraços pessoal! Cool
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 15:01
Originalmente postado por renanvaladares renanvaladares escreveu:

...Posso te perguntar uma coisa? O pedivela, não sei se deu pra ver na foto, estava preto, dai o amigo limpou mas ainda não está 100%, o que me sugere para deixar top?

Abraços pessoal! Cool
 
Então mew... pra ficar TOP, só mandando recromear mesmo! Procura algum lugar que mexa com cromeação ai na sua cidade, desmonta tudo e leva pra eles fazer um orçamento. Pode ir sem medo... acredito que deva ficar entre 70 e 100 reais pra cromar essas peças ai (os braços do pédivela, as coroas e o protetor)! O eixo e as peças do movimento de centro não é bom cromar, pois pode afetar as roscas!
Qualquer duvida... tamos ai!!! Wink
 
Beer  Handshake
 
Obs: Essa semana mostrei meu "trabalho" pra um cliente, e ele me ofereceu uma C10, zerada, e toda original (o cara é japonês, já viu neah!?), mas eu estou meio relutante em pegar, pois ainda tenho que me recuperar das ultimas duas!!! Dead KKKKKKKKKKKKK
 
 


Editado por Black Knight - 01 Fev 2015 as 15:02
Voltar ao Topo
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 15:15
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Originalmente postado por renanvaladares renanvaladares escreveu:

...Posso te perguntar uma coisa? O pedivela, não sei se deu pra ver na foto, estava preto, dai o amigo limpou mas ainda não está 100%, o que me sugere para deixar top?

Abraços pessoal! Cool
 
Então mew... pra ficar TOP, só mandando recromear mesmo! Procura algum lugar que mexa com cromeação ai na sua cidade, desmonta tudo e leva pra eles fazer um orçamento. Pode ir sem medo... acredito que deva ficar entre 70 e 100 reais pra cromar essas peças ai (os braços do pédivela, as coroas e o protetor)! O eixo e as peças do movimento de centro não é bom cromar, pois pode afetar as roscas!
Qualquer duvida... tamos ai!!! Wink
 
Beer  Handshake
 
Obs: Essa semana mostrei meu "trabalho" pra um cliente, e ele me ofereceu uma C10, zerada, e toda original (o cara é japonês, já viu neah!?), mas eu estou meio relutante em pegar, pois ainda tenho que me recuperar das ultimas duas!!! Dead KKKKKKKKKKKKK
 
 

Show! Vou procurar sobre a cromeação, pra deixar ela top, valeu a dica!
Rapaz, pega logo essa C10! kkkkkk ainda mais toda original!

Cool
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2015 as 19:30
[QUOTE=renanvaladares]Oi Belvedere! Cara, eu estou muito ansioso em poder enfim pedalar nela rs 
Você citou a Sprint 10, essa minha é uma Sprint10? Se for eu nem sabia rsrs

Black Knight
O lance do preto eu achei que fosse original porque quando raspamos não tinha nenhuma tinta por baixo, e ela veio com os adesivos, logo sugeri que fosse. Quanto as manetes eu vou trocar, nem tinha percebido kkkkk O lance do suporte do cabo de aço eu ia trocar, só que a que comprei não batia com essa, vou dar uma limpeza nela. Posso te perguntar uma coisa? O pedivela, não sei se deu pra ver na foto, estava preto, dai o amigo limpou mas ainda não está 100%, o que me sugere para deixar top?

Abraços pessoal! Cool
[/QUOTE

Não, pelas imagens a sua deve ser Caloi 10 mesmo.
A Sprint 10, na verdade era uma versão mais " barata". A minha por exemplo, não tinha freios de alumínio, a sua tem e os cubos da minha eram de ferro o da sua me parece ser de alumínio ( Na época cubos de alumínio era coisa de outro mundo). Mas de qualquer forma, tanto a Caloi 10 quanto a Sprint 10, custavam uma pequena fortuna e ainda havia uma outra versão da Caloi 10 mais cara ainda.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 21:41
Oi pessoal! Enfim a bike ficou pronta! rs
Depois de 2 meses de espera ela chegou! Estou feliz d+!
Dei uma volta nela e deu pra sentir a diferença de andar numa bike dessas. Leve, rápida e chama a atenção por onde passa! Abaixo algumas fotos. Abraços!








Voltar ao Topo
CBDias Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 09 Jan 2015
Sampa
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CBDias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 22:47
Muito legal sua bike restaurada. Essas bikes são show. Tenho uma Peugeot 10 1979 que comprei de um amigo que a estava acabando de restaurar e se mudou para os Estados Unidos. Estou quase terminando o serviço, falta apenas pedais originais, bomba de ar Zefal no quadro e fitas no guidão. Os pneus são originais JetCaju. Ela é mais peça de coleção/decoração, mas de vez em quando a levo para um passeio.






Voltar ao Topo
CBDias Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 09 Jan 2015
Sampa
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CBDias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 22:49
Agora vai a foto ... 




Originalmente postado por CBDias CBDias escreveu:

Muito legal sua bike restaurada. Essas bikes são show. Tenho uma Peugeot 10 1979 que comprei de um amigo que a estava acabando de restaurar e se mudou para os Estados Unidos. Estou quase terminando o serviço, falta apenas pedais originais, bomba de ar Zefal no quadro e fitas no guidão. Os pneus são originais JetCaju. Ela é mais peça de coleção/decoração, mas de vez em quando a levo para um passeio.






Voltar ao Topo
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2015 as 00:03
Obrigado CBDias! Essa sua Peugeot está ficando top hein! Parabéns mesmo.

Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2015 as 18:44
very good!Tongue
Voltar ao Topo
Thi Fernandes Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2015
SP, Interior
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thi Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2015 as 21:10
Caramba ficou showw!! 
tenho muuita vontade de ter uma bike retro/vintage.
parabéns pelo trabalho
Voltar ao Topo
renanvaladares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2014
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renanvaladares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2015 as 00:06
Pessoal, depois de muito tempo e mexidas enfim "terminei" a restauração da minha C10
Coloquei um conjunto de adesivos de 1981 relacionados ao modelo dela. Como uso ela pra dia a dia coloquei as rodas todas novas (pneus, cubos, raios e aros). Ps: ainda quero mudar esse canote pra um polido, pra ficar mais retrô rs




Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 14:54
Acabei de comprar essa por R$ 100,00 não faço ideia do ano. A única coisa que esta mais judiada é o garfo que esta torto, não sei se tem como reaproveitar. Aparentemente as peças são todas originais ainda. Gostaria de dicas de pintura e de onde começar, queria deixa-la o mais original possível, era um sonho meu ter uma dessa.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 17:07
Caraca que achado!!!
$100 pila num conjunto desse foi de graça! kkkkk

Uma pena esse garfo torto, mas encontrar garfo de C10 original é moleza!

Cara, começa desmontando ela e limpando as peças pra ver o que salva. Aparentemente terá que trocar o básico: cabos, catraca, movimento central, corrente, caixa de direção, até ai normal...

Duas perguntas

1. Os freios estão completos? Geralmente vem faltando alguma pecinha...

2. Qual a situação dos aros? Se for ARAYA tenta recuperar! E vale a pena investir nuns raios de inox!    

Depois você parte pra pintura... EU recomendo mandar fazer uma eletrostática; na minha opinião é bem melhor que pintar em casa, a não ser que você seja pintor e tenha o equipamento adequado.
Mas se mesmo assim você quiser fazer em casa procura no youtube o video:
Como pintar uma bike em casa - Pedaleria

Enquanto a bike esta na pintura você passa o seu tempo polindo as peças, se fizer certinho fica novinho em folha! E depois é só montar e pedalar meu amigo!

Sem falar que você vai precisar de um selim! kkkkkkkkkkk
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 17:18
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Caraca que achado!!!
$100 pila num conjunto desse foi de graça! kkkkk

Uma pena esse garfo torto, mas encontrar garfo de C10 original é moleza!

Cara, começa desmontando ela e limpando as peças pra ver o que salva. Aparentemente terá que trocar o básico: cabos, catraca, movimento central, corrente, caixa de direção, até ai normal...

Duas perguntas

1. Os freios estão completos? Geralmente vem faltando alguma pecinha...

2. Qual a situação dos aros? Se for ARAYA tenta recuperar! E vale a pena investir nuns raios de inox!    

Depois você parte pra pintura... EU recomendo mandar fazer uma eletrostática; na minha opinião é bem melhor que pintar em casa, a não ser que você seja pintor e tenha o equipamento adequado.
Mas se mesmo assim você quiser fazer em casa procura no youtube o video:
Como pintar uma bike em casa - Pedaleria

Enquanto a bike esta na pintura você passa o seu tempo polindo as peças, se fizer certinho fica novinho em folha! E depois é só montar e pedalar meu amigo!

Sem falar que você vai precisar de um selim! kkkkkkkkkkk

Vou te falar que eu peguei a bike e nem tive tempo de ver detalhadamente, minha mulher nem sabe pq se não vai falar que eu sou tralheiro e gastei com besteira (ela não entende meu amor pelas bikes), deixei em casa e vim para o trabalho, mas acho que todos os freios estão completos, inclusive eles estão em excelente estado. Os aros tem um pouco de ferrugem, indica algo para limpar? Vou fazer fotos detalhadas amanhã quando estiver desmontando e vou postando.

Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 17:38
Pra tirar ferrugem tem vários truques, mas eu uso o bom e velho limão mesmo! kkkkk
O DW40 funciona também.

1. Tira a ferrugem como vc preferir;
2. Limpa bem com bombril e limpa-aluminio (aqueles de 2,50 do mercado);
3. Faz o polimento com uma lixa d'água grão 1200;
4. Passa massa 2 com retalho de jeans e depois uma estopa pra finalizar;
5. Pra terminar de dar brilho vem uma flanenilha com Brasso ou Sylvio.

Fica um espelho! E dá pra fazer nos aros, cubos, pedivela, TUDO!

Parece fácil mas é difícil - e demorado - mas vale a pena.

Editado por joaoandre1990 - 29 Jun 2018 as 17:39
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 17:43
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Pra tirar ferrugem tem vários truques, mas eu uso o bom e velho limão mesmo! kkkkk
O DW40 funciona também.

1. Tira a ferrugem como vc preferir;
2. Limpa bem com bombril e limpa-aluminio (aqueles de 2,50 do mercado);
3. Faz o polimento com uma lixa d'água grão 1200;
4. Passa massa 2 com retalho de jeans e depois uma estopa pra finalizar;
5. Pra terminar de dar brilho vem uma flanenilha com Brasso ou Sylvio.

Fica um espelho! E dá pra fazer nos aros, cubos, pedivela, TUDO!

Parece fácil mas é difícil - e demorado - mas vale a pena.

Não sei se entendi, faz os processos do 2 ao 5 ou escolhe um deles?
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 18:34
Desculpa, eu me adiantei um pouco... Esse procedimento completo (do 1 ao 5) é o processo de retirada da ferrugem (1) + limpeza da peça (2) + polimento (3 ao 5).

Você pode encontrar mais detalhado aqui:
http://restaurandoeensinando.blogspot.com/2010/06/cansado-de-suas-pecas-anodizadas-por.html

Em relação a retirada da ferrugem: eu utilizo o método de mergulhar a peça no suco puro do limão, consiste em mergulhar a peça enferrujada no suco do limão PURO e deixar ali por 1 dia, ou 1 dia e 1 noite - você vai acompanhando pra ver como tá o andamento da coisa. Depois você retira a peça dessa "solução" e faz o processo de limpeza (passo 2), após isso vem o polimento (passo 3 ao 5).
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 15:48
Boa tarde pessoal, hj foi dia de tentar desmontar mais algumas partes da bike.... o garfo dei como perdido, o que estava na bike estava completamente amassado e torto e acabei por serrado para poder tirar a mesa, após esquentar e umas pancadas consegui tirar o restante que estava praticamente colado. Outra coisa que descobri foi por vbaixo da tinta branca um pedaço que mostra a cor original, ela era aquela dourada mesmo. Agora o que esta me desanimando e muito é o pedivela, não tenha ferramentas ideias para tirar, o parafuso não sai por nada e o que notei que os pedivelas estão desalinhados como pode-se ver na foto. Preciso muito da ajuda para descobrir a melhor forma que tenho para sacar esses parafusos, sacar o pedivela, tirar o movimento central para começar a tirar essa tinta toda.....
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 16:32
As pedivelas desalinhadas não são problema. Pode reparar que as chavetas das pedivelas foram montadas no mesmo sentido, enquanto o certo seria em direções opostas.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 17:01
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

As pedivelas desalinhadas não são problema. Pode reparar que as chavetas das pedivelas foram montadas no mesmo sentido, enquanto o certo seria em direções opostas.

Tem alguma ideia do que eu posso fazer para tentar tirar?
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 20:21
Consegui tirar o pedivela mas acabei detonando os pinos. Alguém pode me dizer o sentido para retirar o movimento central?


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 20:35
Os pinos em si são baratos. Quando comprar compre uns 10. Sai mais caro o frete que os pinos, então vale a pena ter de reserva.

Tem que ver exatamente o que você pretende com essa bike. Se for restauração, talvez você reaproveite essas pedivelas, mas senão, passe para um jogo de ponta quadrada que é melhor que o sistema de pinos.
Peso por peso, tem no Mercado Livre umas pedivelas cromadas de ponta quadrada da Sugino para speeds que ficam lindas. São pesadas, mas empatam com essas originais, que podem estar gastas.

Quanto à desmontagem do movimento central, a tampa do lado esquerdo tem rosca horária. Solta no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios. Já a tampa direita tem rosca anti-horária. Solta no sentido dos ponteiros do relógio.
Dica: use uma chave inglesa grande para soltar essas tampas. A vantagem da chave inglesa é que ela pode ser apertada sobre as "orelhas" das tampas, impedindo que a chave escape quando você fizer força.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2018 as 20:46
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Os pinos em si são baratos. Quando comprar compre uns 10. Sai mais caro o frete que os pinos, então vale a pena ter de reserva.

Tem que ver exatamente o que você pretende com essa bike. Se for restauração, talvez você reaproveite essas pedivelas, mas senão, passe para um jogo de ponta quadrada que é melhor que o sistema de pinos.
Peso por peso, tem no Mercado Livre umas pedivelas cromadas de ponta quadrada da Sugino para speeds que ficam lindas. São pesadas, mas empatam com essas originais, que podem estar gastas.

Quanto à desmontagem do movimento central, a tampa do lado esquerdo tem rosca horária. Solta no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios. Já a tampa direita tem rosca anti-horária. Solta no sentido dos ponteiros do relógio.
Dica: use uma chave inglesa grande para soltar essas tampas. A vantagem da chave inglesa é que ela pode ser apertada sobre as "orelhas" das tampas, impedindo que a chave escape quando você fizer força.

Minha ideia realnente é restaurar e deixar o mais original possível, quero pintar de dourado e arrumar os adesivos da época. Referente a chave inglesa ainda não ví onde vou conseguir apoiar para conseguir rodar, mas vou estudar isso. Valeu pela dica.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2018 as 22:02
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Os pinos em si são baratos. Quando comprar compre uns 10. Sai mais caro o frete que os pinos, então vale a pena ter de reserva.

Tem que ver exatamente o que você pretende com essa bike. Se for restauração, talvez você reaproveite essas pedivelas, mas senão, passe para um jogo de ponta quadrada que é melhor que o sistema de pinos.
Peso por peso, tem no Mercado Livre umas pedivelas cromadas de ponta quadrada da Sugino para speeds que ficam lindas. São pesadas, mas empatam com essas originais, que podem estar gastas.

Quanto à desmontagem do movimento central, a tampa do lado esquerdo tem rosca horária. Solta no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios. Já a tampa direita tem rosca anti-horária. Solta no sentido dos ponteiros do relógio.
Dica: use uma chave inglesa grande para soltar essas tampas. A vantagem da chave inglesa é que ela pode ser apertada sobre as "orelhas" das tampas, impedindo que a chave escape quando você fizer força.

To apanhando para tirar as tampas eim....do lado esquerdo saiu, só que ele sai no sentido contrario ao movimento do pedal, a rosca aperta aperta no sentido anto horário e sai no horário, agora do lado direito tá feia a coisa, as orelhas edtão arredondadas e já não sei o sentido da rosca, mas se seguir a lógica do movimento do pedal sai no sentido antihorário. Pior que a chave não dá pegada pra forçar e tá duro demais, quase quebrei o dedo numa das escapadas da chave.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X