Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual o melhor treino de subidas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual o melhor treino de subidas?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dre.biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
São Caetano
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dre.biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual o melhor treino de subidas?
    Postado: 27 Jul 2010 as 00:06
Primeiramente enfatizo que não tenho muita experiência com bikes. Pedalo há quase 2 anos (MTB), mas de speed há apenas 3 meses.

Tenho treinado subidas de formas diferentes, e sinceramente não sei qual o melhor estilo/modo para treinar.

Vocês preferem subidas longas (serras) ou subidas mais curtas (ruas)?

Sinto que as subidas mais curtas podem ser feitas com maior explosão, com alcance do VO2 MAX, e percebo tb que essas subidas podem ser utilizadas inclusive para treinar o aumento do VO2 MAX, como se fosse um "treino intervalado", pois há condição de subir várias vezes a mesma rua em alta velocidade e depois recuperar na descida.

Ando treinando dessa forma em quarteirões, subindo a rua de um lado, e descendo do outro, por exemplo.

Vocês acham que esse tipo de treino (ruas) pode substituir os treinos em serras??? Pois não é fácil o deslocamento para as serras com muita frequencia...

Opinem por favor!!

Abraços!
André De Grossi
EQUIPE NAFTA - GERSON BIKE
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 00:31
Esse treino te ajuda sim  ! Também pode escolher uma subida não muito ingreme e colocar uma marcha bem pesada .
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 03:23
Dré, na minha opiniao, o melhor treino será definido de acordo com seu objetivo.

Se é uma prova com uma serra, logo o treino numa cisrcunstancia semelhante vai lhe dar condicoes de supera-la com maior facilidade. Os treinos de subida que cita como "intervalados" vao lhe ajudar a melhorar a capacidade cardio-pulmonar e logo tbem serao válidos para melhor subida da serra alvo.

Insisto que nesse caso o melhor é definir o treino de acordo com o objetivo.

O ideal mesmo, ainda na minha opiniao, seria consultar um bom treinador, fazer os exames e testes, definir o(s) objetivo(s) e seguir um planejamento para tanto. 

Aqui tem gente que manja muuuito e devemos ter opinioes de muita qualidade.

Abraco!
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
dre.biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
São Caetano
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dre.biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 18:10
Tb penso em treinos com diferentes relações, por exemplo, uma relação pesada e uma pedalada extremamente lenta, com muita força; ou, uma relação leve e “explosiva”. Acho que todo o tipo de treino tem o seu resultado, e é importante pensar no que o Ricardo disse: “o alvo”!!

Abraços e obrigado pelos comentários!
André De Grossi
EQUIPE NAFTA - GERSON BIKE
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 18:22
Quem mora nos grandes centros tem dificuldade de treinar em serras. Por isso, o treino em ladeiras é o que sobra. Eu costumo ir variando. Dentro do mesmo treino, subo girando, depois mais travado, depois sentado fazendo força, depois em pé, depois o mais rápido que der e assim por diante. Subo várias vezes até dizer chega. 
Calculo a quantidade de subidas para dar, pelo menos, 1000, 1500 metros de ganho. Não sigo planilhas e não tenho treinador, mas acho que esse tipo de coisa é muito importante. Não tenho por 2 motivos: 1- sofro de pobridão erétil (pobre e duro) e 2- Disciplina de mais é o primeiro passo para alguma coisa me encher o saco. 

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 18:42
Ladeiras quebram o galho, mas não promovem o mesmo ganho que subidas de verdade.
Eu pego um monte de subidas todo dia vindo para o trabalho, mas mesmo assim sofro quando pego uma subida de serra. Uma ladeira, por mais longa que seja, nunca vai exigir 20, 30 minutos, 1 hora de subida ininterrupta.

Uma vez por semana pelo menos pego uma serra de verdade para "sentir o gostinho".
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 18:46
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Ladeiras quebram o galho, mas não promovem o mesmo ganho que subidas de verdade.
Eu pego um monte de subidas todo dia vindo para o trabalho, mas mesmo assim sofro quando pego uma subida de serra. Uma ladeira, por mais longa que seja, nunca vai exigir 20, 30 minutos, 1 hora de subida ininterrupta.

Uma vez por semana pelo menos pego uma serra de verdade para "sentir o gostinho".

O amigo tem toda razão. Quando fico muito tempo sem subir uma serra de verdade acabo sofrendo. Por isso to pensando em comprar um Tacx e subir o Mortirolo uma vez por semana. LOL


Editado por Cebo - 29 Jul 2010 as 18:49
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 19:38
Tudo depende do seu nivel de treino, so assim pra definir o treino correto para melhorar nas subidas... Eu estou usando o Jaragua como termometro, e ja consegui reduzir meu tempo de 31 para pouco mais de 20min com treinos de 2x20 em lthr... Ate o fim do ano abaixa de 20... Nos Pirineus, fizemos bem todas as montanhas, com certeza foi resultado dos treinos que estamos (eu e a patroa) fazendo... Mas nao tem receita pronta... Outra ponto: uma coisa eh treinar pra subir o Pico do Jaragua, outra coisa eh subir o Tourmalet... Quanto mais especifico o treino, melhor sera o resultado...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 20:59
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

O ideal mesmo, ainda na minha opiniao, seria consultar um bom treinador, fazer os exames e testes, definir o(s) objetivo(s) e seguir um planejamento para tanto.  Aqui tem gente que manja muuuito e devemos ter opinioes de muita qualidade.Abraco!


Só posso endossar essa opinião do Ricardo.

Tenho vários amigos que treinam de modo mais científico, seguindo planilhas específicas, acompanhados por treinadores e sempre fazendo exames complementares. E do outro lado estou eu, que até curto treinar mas não tenho muito saco pra seguir planilhas e não posso gastar com o ciclismo mais do que a manutenção da bike, então treino "por conta".

Os dois métodos funcionam mas o primeiro traz melhores resultados, e muito mais rápido. E quanto à especificidade, já cheguei a treinar subidas numa "semi serrinha" que temos aqui (cerca de 7km a aproximadamente 4% de média) subindo e descendo várias vezes, e consegui uma melhora considerável (aferida justamente nesse trajeto).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 22:16
Treinos de 2 ou 3x20' no limiar do lactato, no plano. Melhor maneira de melhorar o condicionamento geral, inclusive para Serra(subidas longas). Tenho conseguido melhorar meu tempo na serra aqui sem ter que ir toda semana na subida propriamente dita.

Subida curta geralmente você entra no anaeróbio e não é o ideal.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 02:59
Corretas as sugestões.
2 x 20 afogado é o canal.
Tem que ser ritmo intenso, mas não forte demais no início.
Tem que ficar difícil no primeiro terço - 6 ou 7 minutos rodados.
E muito difícil lá pelos 15 minutos.
Não é para sair queimando de cara, não, senão vai se arrastar no final dos 20 minutos, e não cumpre o objetivo.
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 04:05
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:


Tenho vários amigos que treinam de modo mais científico, seguindo planilhas específicas, acompanhados por treinadores e sempre fazendo exames complementares. E do outro lado estou eu, que até curto treinar mas não tenho muito saco pra seguir planilhas e não posso gastar com o ciclismo mais do que a manutenção da bike, então treino "por conta".


Pois é Cepa! Estou numa fase intermediaria. Hoje treino tbem "por conta", mas me apoio muito na experiencia de ter treinado com um profissional de EF. Se observar bem os planejamentos realizados com acompanhamento, acabamos "pegando o jeito" e entendendo como é a estratégia para alcancar o objetivo.

Tbem nao ando com saco pra voltar pras planilhas e feed backs, mas ando bem propenso, pois cada vez que pedalo com a galera daqui eu tomo sarrafadas maiores!LOL

O dono desse tópico aqui mesmo era um que eu "sarrafava" com facilidade, mas hoje eu sofro muito pra conseguir mante-lo até onde a vista alcanca...Confused E o pior??? Percebi que ele quer subir ainda melhor! Shocked LOL


Editado por Ricardo - Cotia SP - 30 Jul 2010 as 04:06
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Jose_Carlos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose_Carlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 12:19
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Corretas as sugestões.
2 x 20 afogado é o canal.
Tem que ser ritmo intenso, mas não forte demais no início.
Tem que ficar difícil no primeiro terço - 6 ou 7 minutos rodados.
E muito difícil lá pelos 15 minutos.
Não é para sair queimando de cara, não, senão vai se arrastar no final dos 20 minutos, e não cumpre o objetivo.

Li em algum lugar que este tipo de treino seria muito bom para perda de peso, na sua opnião procede essa informação? e quantas vezes por semana seria ideal esse treino haja visto que seria um treino com pouco tempo e seria ideal para quem tem pouco tempo.

Abraços

Jose Carlos
Campo Largo
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 12:56
José, não é só uma questão de treino X ou Y para perda de peso, a perda de peso ta mais relacionada ao balanço calórico diário. 

O que eu tenho observado desde que comecei é que como esses treinos de 2x20 são bem pesados, o gasto calórico final acaba sendo maior que os treinos "comuns" e mais longos. Então meu percentual de gordura tem caido mesmo eu comendo mais. 

Agora como é pesado requer tb um intervalo maior de descanso, eu faço só 1x por semana, pois deixo outro dia pra Vo2Max, outro pra sprint e o fim de semana pros longões de fartlek. 
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 13:14
 O que gosto de fazer antes das provas de montanha é pegar subidas curtas mas bastante inclinadas, de 1 a 2 km, e subir a 100%.  Nesses treinos eu me acostumo com as marchas mais leves, cadencia na subida, posicionamento na bike e essas coisinhas que fazem toda a diferença. Mas não é treino p/ começo de temporada ou iniciantes, o risco de "apagar" ao chegar em cima da subida eh grande.
 
Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:19
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 O que gosto de fazer antes das provas de montanha é pegar subidas curtas mas bastante inclinadas, de 1 a 2 km, e subir a 100%.  Nesses treinos eu me acostumo com as marchas mais leves, cadencia na subida, posicionamento na bike e essas coisinhas que fazem toda a diferença. Mas não é treino p/ começo de temporada ou iniciantes, o risco de "apagar" ao chegar em cima da subida eh grande.
 
Abraço!


RaulRockSeixas, essas subidas são na cidade? Onde exatamente tem ruas assim?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:23
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

...e o fim de semana pros longões de fartlek. 


Que é essa parada de Flatulex? Vem depois da buchada de bode do sabadão, é?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:41
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 O que gosto de fazer antes das provas de montanha é pegar subidas curtas mas bastante inclinadas, de 1 a 2 km, e subir a 100%.  Nesses treinos eu me acostumo com as marchas mais leves, cadencia na subida, posicionamento na bike e essas coisinhas que fazem toda a diferença. Mas não é treino p/ começo de temporada ou iniciantes, o risco de "apagar" ao chegar em cima da subida eh grande.
 
Abraço!


RaulRockSeixas, essas subidas são na cidade? Onde exatamente tem ruas assim?
 
Graciosa, do começo do asfalto até o mirante da uns 2km +/-. Vai por cima, da uns 40km, ja chega lah aquecido. E se for não esqueça de postar o tempo depois.
 
Abraço!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 14:44
Ah tá, pensei que como fazia um treino forte, especifico de subida, já fazia mais perto da cidade.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 15:48
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 O que gosto de fazer antes das provas de montanha é pegar subidas curtas mas bastante inclinadas, de 1 a 2 km, e subir a 100%.  Nesses treinos eu me acostumo com as marchas mais leves, cadencia na subida, posicionamento na bike e essas coisinhas que fazem toda a diferença. Mas não é treino p/ começo de temporada ou iniciantes, o risco de "apagar" ao chegar em cima da subida eh grande.
 
Abraço!

Na verdade pro que o colega quer, subidas longas(mais de 15~20 minutos) esse treino ai não ajuda muito, ele bom pra aqueles trechos nas subidas onde inclina demais e vc usa o anaeróbico. Mas pra subida em si, tipo serra de Campos, é focar no limiar mesmo. 

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 15:53
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 
Graciosa, do começo do asfalto até o mirante da uns 2km +/-. Vai por cima, da uns 40km, ja chega lah aquecido. E se for não esqueça de postar o tempo depois.


Como é que tá a BR até a entrada da Graciosa, Paulo? Acho que vou arriscar esse treino no domingo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 16:34
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 O que gosto de fazer antes das provas de montanha é pegar subidas curtas mas bastante inclinadas, de 1 a 2 km, e subir a 100%.  Nesses treinos eu me acostumo com as marchas mais leves, cadencia na subida, posicionamento na bike e essas coisinhas que fazem toda a diferença. Mas não é treino p/ começo de temporada ou iniciantes, o risco de "apagar" ao chegar em cima da subida eh grande.
 
Abraço!

Na verdade pro que o colega quer, subidas longas(mais de 15~20 minutos) esse treino ai não ajuda muito, ele bom pra aqueles trechos nas subidas onde inclina demais e vc usa o anaeróbico. Mas pra subida em si, tipo serra de Campos, é focar no limiar mesmo. 

 
 
Com certeza, esse tipo de treino é 100% anaeróbico, é só pra sobreviver o kick inicial e as acelerações. Ou seja, uso pra "afinar" e como indicador tb.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 16:37
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

 
Graciosa, do começo do asfalto até o mirante da uns 2km +/-. Vai por cima, da uns 40km, ja chega lah aquecido. E se for não esqueça de postar o tempo depois.


Como é que tá a BR até a entrada da Graciosa, Paulo? Acho que vou arriscar esse treino no domingo.
 
Cara, o acostamento ali é sempre um pouco sujo, não muito mais do que a 277 ultimamente. O movimento assusta um pouco mais principalmente nos encurtamentos e acessos, mas nada que vc já não esteja acostumado.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
dre.biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
São Caetano
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dre.biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 17:29
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:



Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Tenho vários amigos que treinam de modo mais científico, seguindo planilhas específicas, acompanhados por treinadores e sempre fazendo exames complementares. E do outro lado estou eu, que até curto treinar mas não tenho muito saco pra seguir planilhas e não posso gastar com o ciclismo mais do que a manutenção da bike, então treino "por conta".
Pois é Cepa! Estou numa fase intermediaria. Hoje treino tbem "por conta", mas me apoio muito na experiencia de ter treinado com um profissional de EF. Se observar bem os planejamentos realizados com acompanhamento, acabamos "pegando o jeito" e entendendo como é a estratégia para alcancar o objetivo. Tbem nao ando com saco pra voltar pras planilhas e feed backs, mas ando bem propenso, pois cada vez que pedalo com a galera daqui eu tomo sarrafadas maiores!LOLO dono desse tópico aqui mesmo era um que eu "sarrafava" com facilidade, mas hoje eu sofro muito pra conseguir mante-lo até onde a vista alcanca...Confused E o pior??? Percebi que ele quer subir ainda melhor! Shocked LOL


Fala primo!!! kkkk!!! Azar o seu que me apresentou o ciclismo!!!
Eu falo em subidas porque é uma coisa que eu gosto de fazer. Sei lá, andar no plano todo mundo sabe (povão, no geral, é claro), mas admiro muito quem tem talendo para subidas. Sou um pangarezão ainda, mas a vontade de melhorar cada vez mais está aguçada!
Acredito que o Jaraguá é a serra mais próxima de casa, e estou doido para fazer um treino por lá. Depois posto o tempo...
Pelo menos agora tenho várias dicas para pôr em prática!
Forte abraço a todos!
André De Grossi
EQUIPE NAFTA - GERSON BIKE
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 17:45
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:


Mas pra subida em si, tipo serra de Campos, é focar no limiar mesmo.


Landim

Quando vc cita o foco no limiar, vc quer dizer acima dele ou "encostado" nele?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 18:15
Encostado, em cima ou logo acima. É o limite que vc consegue pedalar por ~1h sem entrar no vermelho. A questão é que subidas longas são feitas no aeróbico, então o treino deve focar no desenvolvimento do sistema aeróbico: o máximo de força (ou velocidade, potência, etc.) que vc consegue gerar no seu limite determina sua habilidade em montanhas.

Mas tem um detalhe: esse treino serve pra melhorar o ritmo nas subidas, mas não a aceleração. Qualquer variação no ritmo e vc explode. Ex.: vc está subindo com alguém na Serra de Campos, ambos num ritmo similar. Se o outro ciclista atacar, vc pode responder uma ou duas vezes. Depois ele vai embora. Acelerações e variações bruscas no ritmo exigem outro tipo de treino.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 18:24
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Encostado, em cima ou logo acima. É o limite que vc consegue pedalar por ~1h sem entrar no vermelho. A questão é que subidas longas são feitas no aeróbico, então o treino deve focar no desenvolvimento do sistema aeróbico: o máximo de força (ou velocidade, potência, etc.) que vc consegue gerar no seu limite determina sua habilidade em montanhas.Mas tem um detalhe: esse treino serve pra melhorar o ritmo nas subidas, mas não a aceleração. Qualquer variação no ritmo e vc explode. Ex.: vc está subindo com alguém na Serra de Campos, ambos num ritmo similar. Se o outro ciclista atacar, vc pode responder uma ou duas vezes. Depois ele vai embora. Acelerações e variações bruscas no ritmo exigem outro tipo de treino.


Treino tipo criterium? Ou seria algo sempre em subidas, do tipo quanto mais específico melhor?
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 22:53
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Encostado, em cima ou logo acima. É o limite que vc consegue pedalar por ~1h sem entrar no vermelho. A questão é que subidas longas são feitas no aeróbico, então o treino deve focar no desenvolvimento do sistema aeróbico: o máximo de força (ou velocidade, potência, etc.) que vc consegue gerar no seu limite determina sua habilidade em montanhas.

Mas tem um detalhe: esse treino serve pra melhorar o ritmo nas subidas, mas não a aceleração. Qualquer variação no ritmo e vc explode. Ex.: vc está subindo com alguém na Serra de Campos, ambos num ritmo similar. Se o outro ciclista atacar, vc pode responder uma ou duas vezes. Depois ele vai embora. Acelerações e variações bruscas no ritmo exigem outro tipo de treino.


Quais Alex ?
Você vai falar do princípio da especificidade e blá blá blá. Entendo tudo isso.
Mas como seria um GENÈRICO para este tipo de treinoi ?
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 23:16
Treinar no plano para melhorar na subida???
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 23:42
Por incrível que pareça.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2010 as 23:57
Qualquer treino que aumente a potência susntentável no VO²máx (ou LT, etc.) serve pra melhorar subidas longas. Só que de fato, é diferente treinar subidas no plano e em subidas. Mesmo que o ciclista consiga manter o esforço na faixa certa pelo tempo prescrito, a postura é diferente e isso conta. Quanto mais específico, melhor - mas tb ninguém aqui é corredor do ProTour, então...
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 00:34
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

José, não é só uma questão de treino X ou Y para perda de peso, a perda de peso ta mais relacionada ao balanço calórico diário. 

O que eu tenho observado desde que comecei é que como esses treinos de 2x20 são bem pesados, o gasto calórico final acaba sendo maior que os treinos "comuns" e mais longos. Então meu percentual de gordura tem caido mesmo eu comendo mais. 

Agora como é pesado requer tb um intervalo maior de descanso, eu faço só 1x por semana, pois deixo outro dia pra Vo2Max, outro pra sprint e o fim de semana pros longões de fartlek. 


Caramba, Landim, é a minha receita, também.
Faço o sprint, ou força, se for no ínicio da temporada, no sábado, porque precisa de 48 horas para recuperar, ou seja, no domingo não vou ter capacidade aeróbica disponível, mas não terei fadiga central, e daí fica fácil fazer as duas horas aeróbicas, ou em pelotão, de roda.
O dia de VO2max, com tiros de 6 x 4 min ou 7 x 3 min, no meu caso, é substituido por intervalado no LT, mesmo, com intervalos de 3 x 5 min ou 3 x 6 minutos.
O interessante é que sem força, e sem fazer antes algumas sessões de VO2, não adianta nem tentar fazer as de Limiar de Lactato.. se fizer, não vai conseguir manter a intensidade correta.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 00:37
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Qualquer treino que aumente a potência susntentável no VO²máx (ou LT, etc.) serve pra melhorar subidas longas. Só que de fato, é diferente treinar subidas no plano e em subidas. Mesmo que o ciclista consiga manter o esforço na faixa certa pelo tempo prescrito, a postura é diferente e isso conta. Quanto mais específico, melhor - mas tb ninguém aqui é corredor do ProTour, então...

Pois é, tudo nas devidas proporções. Isso é quebra galho pra quem, como o Dre.Biker, não tem como ta se deslocando pra serra com facilidade. 

Editado por Landim - 31 Jul 2010 as 00:39
Voltar ao Topo
Augusto_Marson Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2008
SBC
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto_Marson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 16:00
Esse de treino que vcs falam de limiar de lactato seria o mesmo que o limiar anaeróbio(entre 80 e 90% da FCMáx)? e o treino para melhorar o Vo2 o de limiar aeróbico(entre 70 e 80% da FCMáx)?


até mais
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2010 as 22:03
Sim, treinei muito tempo com Polar 710, mas com o PowerTap, dá para ver que em dois tiros de potencia identica, se mantida a faixa de potencia, o HR vai subindo, por exemplo, no primeiro, de 140 até 170 bpm, com média 155, por exemplo, e no segundo tiro (mesma potencia) o final é acima de 175 e a média acima de 160. Ou seja, se me guiasse pelo HR constante, teria feito dois tiros de potencia decrescente, com o início mais forte para colocar o HR na faixa "desejada" e o final bem mais fraco, para não estourar a faixa.
Treino "por potencia" é diferente do "por HR".
Mas tudo prepara você para esforços maiores, claro.
Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 15:16
Sobe o Jaragua toda semana - sab ou dom - te garanto que em um ano fazendo isso, vc vai melhorar bastante.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 15:35
Fiquei com esse tópico na cabeça e me obriguei a ir pra Aldeia da Serra no domingo fazer treino de subida. Pela primeira vez subi a Serra com cassete de 12-23 e coroa de 32 dentes na MTB. Meus joelhos não gostaram. HAuAHuAHuAha
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
dre.biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
São Caetano
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dre.biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 15:47
Originalmente postado por Aerotech Tour Aerotech Tour escreveu:

Sobe o Jaragua toda semana - sab ou dom - te garanto que em um ano fazendo isso, vc vai melhorar bastante.


Exatamente. Vou fazer um "mix" de vários toques dados, e já penso em subir o Jaragua uma vez por semana há algum tempo. Vou fazer o Desafio Serra de Campos em novembro, e neste mês já vou começar a subir o Pico como treinamento. Serão 3 meses e pouco para me habituar com subidas mais longas. .
Quero incluir alguns roteiros do Circuito do Vinho tb, em São Roque, pra variar um pouco, mas o Jaragua será prioridade, pela subida ser mais contínua.
Faltando uns 2 meses, ou até uns 30 dias antes da prova, vou cuidar bastante da alimentação, cortando bebidas alcoólicas, doces, refris, etc., pois perder uns 2 ou 3 quilinhos faz muita diferença. Não sou gordo, tenho 1,78 e peso 75kg. Se estiver com uns 72kg no dia da prova, pode ajudar bastante. Mas sem fazer "regime", pra não ficar fraco!!!
Abraços!
André De Grossi
EQUIPE NAFTA - GERSON BIKE
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 15:53
Originalmente postado por Aerotech Tour Aerotech Tour escreveu:

Sobe o Jaragua toda semana - sab ou dom - te garanto que em um ano fazendo isso, vc vai melhorar bastante.

É seguro treinar sozinho no Jaraguá ?
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 15:55
de sabado e domingo de manhão acho que não tem muito problema não... o LTSOU sempre tá lá de sabado e nunca relatou problemas...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X