Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual é melhor bike de marchas ou marcha única
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual é melhor bike de marchas ou marcha única

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual é melhor bike de marchas ou marcha única
    Postado: 25 Nov 2015 as 18:09
Olá.. Eu tenho uma bike aro 24 quadro Wendy ( Eu tenho 1,50 de altura)  Ela tem 21V mas é uma bike q uso muito pouco. Fica em uma casa de praia e uso pra passear quando vou lá nos FDS .. Só que dá muito problema, enferruja, o câmbio desregula toda hora, a bike fica travada etc.. As vezes ela fica um mês encostada. Aí pensei em tirar o grupo ( que é de marca vagabunda) e colocar um marcha única . Será uma boa ideia?  Lá não tem lojas boas e as peças vendidas são de baixa qualidade. Eu queria comprar as peças aqui na cidade ou no mercado livre. O que devo comprar? O que vcs recomendam? 
Voltar ao Topo
DiogoNaves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2012
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiogoNaves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2015 as 21:32
O fato de você usar a bike com pouca frequência e ainda ser na praia é que pode ser seu maior problema. A própria brisa do mar vai acelerar e muito o processo de desgaste das peças principalmente por ferrugem. O ideal é que você lave a bike após o uso e guarde em local que não tenha contato com o ambiente externo. Assim você já resolve um problema.
Quanto a troca da transmissão eu sugiro que você leve em uma boa loja para que eles efetuem a troca. Mas não entendo muito sobre qual modelo seria melhor então vou deixar essa parte pra quem entende melhor. Hehe

Boa sorte na escolha! Caso eu encontre algo eu posto aqui
Esporte é Qualidade de Vida.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2015 as 22:02
primeiro a bike tem que ficar protegida da maresia e toda vez que usar passar uma água de leve ou pano encharcado deixar secar e lubrificar corrente ,catraca e coroa.o que vc pode por é um cambio altus ou acera shimano v se precisa trocar a corrente catraca e coroa que pode ser modelo shimano tourney e trocar os cabos de freio e transmisao por cabo de aço inox e lubrificar geral,quando vc for deixar ela parada por muito tempo era bom por um plástico preto daqueles que usam em encosta e enrolar toda pra ficar protejida! boa sorte!Wink
M.CROESY
Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2015 as 22:27
Pois é... eu cuido como posso. Lavo, lubrifico e guardo dentro de casa e mesmo assim a coitada já tá toda capenga. Eu não entendo nada de peças mas acredito q trocando por peças de alumínio seria melhor. Como não preciso de marchas penso q um kit single vai custar menos e atender minha necessidade.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 04:06
Se o local for todo plano, rola sim de colocar uma catraca atrás. Veja quantos dentes tem na coroa. Se tiver 42, coloque uma catraca 22 dentes. E troque a corrente e a mantenha sempre lubrificada.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 08:31
Pra você acho que seria legal um cubo com marchas internas, o Shimano Nexus. O de três marchas seria bem legal pro teu uso. É uma ótima pedida pra quem faz uso da bike na cidade. No YouTube tem vários vídeos mostrando o funcionamento dele.
Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 09:29
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

Pra você acho que seria legal um cubo com marchas internas, o Shimano Nexus. O de três marchas seria bem legal pro teu uso. É uma ótima pedida pra quem faz uso da bike na cidade. No YouTube tem vários vídeos mostrando o funcionamento dele.

Interessante!!!  Mas será q esse cubo serve para qq bike?  Dei uma olhada no mercado livre e vi esse aqui. Não entendo de mecânica mas lá diz 36 furos , eixo 175 mm e pinhão 23 dentes ..não sei exatamente o q isso significa mas ... será que dá na minha roda  aro 24? E a coroa? Vou precisar trocar? Qual coroa seria ideal ?   http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708159848-cubo-shimano-nexus-inter3-contrapedal-_JM
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 12:45
Esse cubo de marchas internas é uma opção ao sistema tradicional, e ainda tem a vantagem de fazer troca de marcha com a bike parada. E ele serve sim na sua bike. Só que precisa se atentar em um detalhe, que é o tipo de gancheira do quadro, devido à versão de cubo que será utilizado. A gancheira é onde vai encaixado o eixo da roda. Esses cubos de marcha interna tem em versões de freio contra pedal e sem freio contra pedal. Vou explicar:
Cubo com freio contra pedal: o freio é integrado no cubo, e ele atua quando se gira o pedivela para trás, frenando a bike. O quadro tem que ter a gancheira em ângulo ou na horizontal para encaixar a roda para assim poder esticar a corrente sem necessidade de um esticador. Muitos usam nessa versão para deixar a bike com um visual mais limpo, livre de cabos.
Cubo para freio v-brake (sem o contra pedal). Para uso em quadros com gancheira vertical (quadros de Mountain bike por exemplo, que acho que seria seu caso) e que usam v-brake. É necessário o uso de um esticador de corrente.
Na troca para esse sistema você vai trocar o cubo, corrente, pedivela, quase certeza o movimento central e o mecânico vai avaliar também a necessidade de troca dos raios da roda. Essa mudança pode ficar um pouco cara, cálculo em torno de uns 600 reais, mas é um sistema que vai deixar você sem dores de cabeça, pois depois de instalado e ajustado, dificilmente vai dar manutenção, vai ser só limpeza da bike e uma boa lubrificação na corrente devido à maresia, ai é guardar-la e a bike estará pronta para o próximo uso. A corrente tem uns modelos da KMC que são tratadas e aguentam bem para uso em locais com maresia. Também são um pouco caras, mas acabam com a dor de cabeça nesses casos. Valem muito pelo benefício.
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 23:18
Tenho 2 bikes "praieiras"
Uma ex mountain bike Caloi e uma ex mountain bike fem. Sundown. Quadro e rodas de alumínio ambas.
Em poucos anos, a maresia fez um belo estrago. Nada funcionava direito,por mais que arrumasse.

Então, tirei os câmbios dianteiro e traseiro, coloquei pedivela Sugino 44 dentes, cubo traseiro Velosteel com freios contrapedal e 22 dentes. Tudo simples e fácil de encontrar em qualquer bicicletaria. 
Substituí todos os raios por novos de inox. 

Na bicicleta tudo ficou alumínio ou inox. E lá se vão 3 anos em que só precisei lubrificar a corrente e consertar eventuais furos de pneu. Estão perfeitas e não exigem quase nenhum cuidado

A bike ficou muito leve e como não há ladeiras, não há necessidade de marchas.  Faço passeios de 20-30 km sem problemas.




Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2015 as 09:16
Eu fiquei interessada nesse cubo de marchas internas mas eu não estou  afim de gastar muito nessa bike pois é uma bike que uso pouco - queria algo mais barato. Pensei em fazer isso que o colega falou.. colocar um cubo contra pedal e um  pedivela sugino. Eu vi um cubo de aluminio q serve tanto para bike  fixa quanto para livre ( aí se eu não gostar de contra pedal não vou precisar comprar outra peça) - Mas esse cubo tem 17 dentes - Será q coroa de 44 vai ficar ruim???
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2015 as 10:08
Contrapedal é diferente de fixa pois a roda fica livre quando você pára de pedalar. 
Quando você pedala p/ trás, ele aciona um sistema de freio interno que funciona bem, e quase nunca precisa de manutenção.

A fixa tem que fazer força p/ parar de pedalar e não tem freio no cubo.

Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2015 as 11:02
Hum...eu achava q era a mesma coisa!
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2015 as 22:43
Deixa ela com marcha unica então!! Leva a bike em uma bicicletaria, ai o mecânico tira todo o sistem de marcha, alinha o chapéu da roda pra colocar catraca unica e troca também o pedivela pra coroa única, coloca uma corrente boa e já era!! Praticamente não da manutenção, fica bem mais barato e como na praia não tem morro, vai ficar muito bom!!
Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2015 as 15:58
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

Deixa ela com marcha unica então!! Leva a bike em uma bicicletaria, ai o mecânico tira todo o sistem de marcha, alinha o chapéu da roda pra colocar catraca unica e troca também o pedivela pra coroa única, coloca uma corrente boa e já era!! Praticamente não da manutenção, fica bem mais barato e como na praia não tem morro, vai ficar muito bom!!

É .. eu tô quase optando por esse cubo Velosteel. Mas  se eu colocar um pedivela sugino 44 será q vou precisar trocar cubo /mov central? Vcs recomendam algum modelo?   Eu vou comprar tudo por aqui na cidade pois lá no interior é mais caro e só tem peça vagabunda!  E tem outro problema,  é q a oficina pertence ao dono da loja aí fico com medo do mecânico querer me "empurrar"  qq peça .
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2015 as 19:02
Pra deixar ela sem marcha, o seu cubo não troca, da pra usar o mesmo, o mecânico precisa realinhar o "chapéu" da roda, ai tira a catraca de marcha e coloca catraca simples. Tira a corrente que é pra marcha e coloca corrente grossa ( recomendo as cromadas da Kmc, são mais caras mas não vai ter problemas devido a maresia), coloca o pedivela coroa única e provavelmente precise trocar o movimento central devido ao comprimento do eixo. Movimento central tem com vários comprimentos de eixo e se não colocar no tamanho correto a corrente pode ficar desalinhada e ficar caindo da coroa. Já aproveita e pede pro mecânico dar uma lubrificação geral. Lembrando ainda que se a gancheira for vertical (gancheira em pé) , ainda vai precisar colocar esticador pra corrente ou como alternativa ao esticador, deixar o próprio cambio traseiro travado para servir de esticador.
Voltar ao Topo
gigi Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2015
rio de janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gigi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2015 as 20:23
Valeu mesmo!!!  Sábado eu vou lá na oficina pro cara dá uma olhada e vê se tá precisando de mais alguma coisa e tb vou na loja sondar o material que eles têm lá . Smile
Voltar ao Topo
vilsonrlima Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Set 2018
praia grande
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vilsonrlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2018 as 12:07
Eu que moro e quero andar na orla da praia não seria util uma bike de 1500,00 reais por exemplo. kit shimano.
O ideal seria comprar qual bike para andar de cidade em cidade aqui na bx?
Quero comprar um bike para andar na praia todos os dias. Qual comoprar?
opiniões, por favor,
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X