Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Problemas na Caloi Elite 30
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Problemas na Caloi Elite 30

 Responder Página  <1 3456>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cavesome Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Jul 2013
muriaé-mg
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cavesome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2013 as 23:06
É impressão minha ou depois dos testes do Adil os fan boys não defendem mais o indefensável?

Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 00:01
Originalmente postado por cavesome cavesome escreveu:

É impressão minha ou depois dos testes do Adil os fan boys não defendem mais o indefensável?


Adil...quem é Adil...

A E 30 eh top , se vc fala dela é pq vc n pode comprar uma

“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 00:11
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Originalmente postado por cavesome cavesome escreveu:

É impressão minha ou depois dos testes do Adil os fan boys não defendem mais o indefensável?


Adil...quem é Adil...

A E 30 eh top , se vc fala dela é pq vc n pode comprar uma



tu ta brincando, mas vai alí naquele novo tópico das gts, tm gente falando bem isso...
Voltar ao Topo
julinhofilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Concórdia
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinhofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 09:47
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

 
Até certo ponto concordo com vcs.

Quem manja só um pouquinho pode andar a vida toda e nunca cruzar as marchas.

O que me irrita é a Caloi , que com ctz sabe desse erro , não se pronunciar , seja p um recall , seja no mínimo com desculpas pelo erro.

Ser tratado como otário que me irrita , mesmo eu nem tendo a Caloi E30.

Exatamente isso... as vezes eu vejo o povo falar tão mal da Elite 30 (normalmente quem não tem ou andou em uma bem regulada), que parece que é uma carroça, que pode desmontar a qualquer momento matando quem está pedalando. E não por aí. 

A verdade é que muitas lojas entregam a bike sem montar direito, não conferem a regulagem dos câmbios, dos freios, não checam a tensão dos raios, no meu caso até o cassete da bike estava solto. Aí já viu né. Sorte a minha que tenho uma caixa de ferramentas bem completa e algum conhecimento mediano para mexer com todos os componentes da bike. 

Como disse o Adil, a troca do câmbio por um de cage longo é algo desejável, mas não obrigatório. Sabendo usar, este X7 da CE30 é um baita câmbio. Tem trocas rápidas, precisas, dificilmente desregula e é muito firme (não bate no quadro), comparado com os Shimano Deore ou SLX, posso afirmar COM CERTEZA que é melhor, pois já usei ambos. 

De qualquer forma, continuo achando a explicação da Caloi um ABSURDO. 
Vzan Eagle 29 (Grupo XT/SLX, Suspa Manitou Marvel, rodas Vzan Everest MGC).
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 09:58
Mas acontece que eu tive e eu montei. E falo mais, o freio dela não tem o que regular. Só a sensibilidade do manete e fiz tudo. De cara estava vazando no manete dianteiro. Comprei o kit de reparo e sangrei, aliás nunca vi ser tão complicado comparado aos Shimano. No Avid você precisa ter 3 mãos. Ficou perfeito e eu tinha esperanças, mas o problema é o tamanho do disco. A pinça dele não tem força suficiente para segurar a bike/eu com disco de 160mm. E para quem não sabe, quanto menos o disco, maior a probabilidade de entortar a roda para direita também por causa do ponto onde agem as forças. Câmbio errado não tem o que regular. A única coisa que testei as regulagens foi o garfo e de funcionamento achei muito bom, pena ser de 30mm e QR que pode contribuir para a torção da roda da frente, e pena ser uma bigorna pesando mais que um Pike 29" 160mm ou um X-Fusion upside down 29" de 140mm.
Voltar ao Topo
julinhofilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Concórdia
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinhofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 11:42
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas acontece que eu tive e eu montei. E falo mais, o freio dela não tem o que regular. Só a sensibilidade do manete e fiz tudo. De cara estava vazando no manete dianteiro. Comprei o kit de reparo e sangrei, aliás nunca vi ser tão complicado comparado aos Shimano. No Avid você precisa ter 3 mãos. Ficou perfeito e eu tinha esperanças, mas o problema é o tamanho do disco. A pinça dele não tem força suficiente para segurar a bike/eu com disco de 160mm. E para quem não sabe, quanto menos o disco, maior a probabilidade de entortar a roda para direita também por causa do ponto onde agem as forças. Câmbio errado não tem o que regular. A única coisa que testei as regulagens foi o garfo e de funcionamento achei muito bom, pena ser de 30mm e QR que pode contribuir para a torção da roda da frente, e pena ser uma bigorna pesando mais que um Pike 29" 160mm ou um X-Fusion upside down 29" de 140mm.

Meu freio traseiro veio com problema também, mas não adiantou sangrar, ele tinha um probleminha no manete. Aí o lojista substituiu o freio sem custos. Mas esse lance de disco 160mm não é exclusividade da Caloi, muitas outras bikes, de marcas importadas também vem com este mesmo tamanho de rotor. Até agora não me incomodou. De fato, sempre achei os freios Shimano melhores. Desde o modelo mais simples, eles sempre me pareceram melhores em comparação aos Avid de igual preço. 

A única coisa que não gostei na suspa realmente foi o peso. O fato de ser 30mm na real nunca parei pra testar e comparar com uma 32mm, então não posso falar. 
Vzan Eagle 29 (Grupo XT/SLX, Suspa Manitou Marvel, rodas Vzan Everest MGC).
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 12:08
tenho um colega de pedal que tem um elixir 1 desses a mais de 2 anos e nunca incomodou, só ele faz barulho pra caramba (todos escutam quando ele vem se aproximando) e está em uma 26"

e eu tenho um elixir 5 e tbm não gosto, freia demais, qualquer coisinha e ele trava as rodas, achei pior que o deore M596 que eu tinha, ganhava de 10 a 0 em modulação!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 12:37
Mas testei muito uma KHS Tucson e tem o mesmo problema da Elite 30. O freio é fraco e a roda entorta. Logo, realmente disco de 160mm deve ter a ver com as 2 coisas.

Estranho que uso Exilir 3 que eu acho ser a mesma coisa do 1 na Camber e vai de boa, mas os discos são maiores. 
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 13:21
Não gosto de Caloi mas não acho o cage medio um problema nunca cruzei marchas, se fizer isso você perde todo proposito de ter um pedevela 3x. Usar a coroa maior com a relação mais leve do cassete é errado. Rotor de 160M para XC é mais que o suficiente esse não é o problema.

Eu acho absurdo que a bike mais top de alumínio tenha rodas e freios de péssima qualidade, deveriam ter cortado as frescuras como Egg Beater, Fizik, peças cretinas da Crankbrothers e investido um pouco mais em aros, cubos e freio.
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 13:29
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E para quem não sabe, quanto menos o disco, maior a probabilidade de entortar a roda para direita também por causa do ponto onde agem as forças.

Nunca houvi falar nisso e não faz sentido algum, rotor maior da mais alavanca e dissipa melhor o calor. Se a roda entorta é por pouca tensão dos raios ou péssima qualidade do aro.
Voltar ao Topo
cavesome Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Jul 2013
muriaé-mg
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cavesome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 13:31
É o mesmo que construir um navio em fibra de carbono e utilizar pesadíssimas ancoras em ferro e chumbo!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 13:38
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E para quem não sabe, quanto menos o disco, maior a probabilidade de entortar a roda para direita também por causa do ponto onde agem as forças.

Nunca houvi falar nisso e não faz sentido algum, rotor maior da mais alavanca e dissipa melhor o calor. Se a roda entorta é por pouca tensão dos raios ou péssima qualidade do aro.


Eu também nunca tinha ouvido falar nisso, mas li num site alemão que fez inúmeros testes com suspensões para comprar 3 tipos de rigidez. Rigidez na freada, na curva e outra que não elmbro. Tudo para comprar eixos QR, QR15 e 20mm e padronizaram os discos em 180mm para que isso não influenciasse os resultados. Em casa pego o link e coloco aqui.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 13:39
Originalmente postado por cavesome cavesome escreveu:

É o mesmo que construir um navio em fibra de carbono e utilizar pesadíssimas ancoras em ferro e chumbo!

Ou fazer o submarino de de cortiça.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 18:49
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E para quem não sabe, quanto menos o disco, maior a probabilidade de entortar a roda para direita também por causa do ponto onde agem as forças.


Nunca houvi falar nisso e não faz sentido algum, rotor maior da mais alavanca e dissipa melhor o calor. Se a roda entorta é por pouca tensão dos raios ou péssima qualidade do aro.



<span style="line-height: 1.4;">Eu também nunca tinha ouvido falar nisso, mas li num site alemão que fez inúmeros testes com suspensões para comprar 3 tipos de rigidez. Rigidez na freada, na curva e outra que não elmbro. Tudo para comprar eixos QR, QR15 e 20mm e padronizaram os discos em 180mm para que isso não influenciasse os resultados. Em casa pego o link e coloco aqui.</span>





Eu vou colocar os links que sugerem que disco menor é pior para torcer roda. Não traduzi nada para não ficar estranho, mas é só jogar em algum tradutor.

Trechos:
http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?f=20013&t=12770291&sid=2c1b30fea0043687a1277693db36e363
Rotor size brings up even more conundrums. A smaller rotor will actually produce a greater reaction force on the fork dropouts than a smaller one for a given decelleration.



http://www.ne.jp/asahi/julesandjames/home/disk_and_quick_release/
Part 1: The basic problem with disk brakes - a simple calculation
The first basic problem of a disk brake is that the position of the disk calliper means that the frictional force of the brake pads on the disk acts largely to push the wheel downwards, broadly in the direction of the open fork ends. The force that the pads exert on the disk is very large - much much greater than the force from a rim brake (due to the smaller diameter of a disk compared to wheel rim) and it is also at an inappropriate angle. Here's a photo of one of my forks - a Marzocchi Dirt Jumper 1. The geometry is basically standard. This photograph is the 'QR20' version which is a bolt-on arrangement with caps over the open fork ends, but the standard quick release version of all of their forks (and most other manufacturers) has open fork ends aligned parallel to the stanchion, so I use that assumption in my calculation.





The relevant forces and dimensions on the wheel are indicated. We have the braking force B and the ground reaction force R acting at the contact patch. The disk calliper exerts a force D as indicated, tangential to the disc at the point of calliper contact. The radii of the disk and wheel are r1 and r2, and finally the angle of the dropout exit is 'a' in front of vertical. For this fork and calliper, the force D is virtually vertical. If it wasn't, there would be another angle 'b' for the angle the disk force makes behind the vertical.

Now for the simple sums. Let's assume we have a bike + rider weighing 90kg in total, braking hard and decelerating at 0.6g (6m/s^2) with the front brake alone (this is a reasonable estimate for maximal braking). The rearward force is 90 x 0.6 x g = 540N, and the vertical reaction force is 90 x g =900N (all the weight is on the front wheel). Taking moments around the axle, the force D exerted by the disk is given by D = 540 x r2 / r1. Here r2 = 13 x 25.4mm is the radius of the wheel and r1 = 72.5mm is the effective radius of the disk (ie to the centre of the force at the pads, rather than the outer edge = 10mm less than the full radius of 165mm / 2). So D = 2460N, acting vertically downwards. This acts entirely on the left hand side of the wheel, but the ground reaction force and braking forces are split equally between the two sides. So we are left with resultant forces of 2460 - 900/2 = 2010N vertically down and 540/2 = 270N rearward. The sum of those is equivalent to a single force of 2030N acting downwards at an angle of 8 degrees behind vertical. Resolving this parallel to the dropout opening angle (= 18 degrees ahead of vertical for a head tube angle of 72 degrees) leaves a force of 2030N x cos(18+8) = 1825N out of the dropout on the left hand side!








http://tourist.kharkov.ua/phpbb/viewtopic.php?p=6044#6044


http://tourist.kharkov.ua/phpbb/viewtopic.php?t=764



Voltar ao Topo
julinhofilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Concórdia
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinhofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 21:09
Interessante esse lance de entortar a roda, nunca tinha reparado. Nas rodas originais acontece mais do que nas Vzan Everest MGC que comprei há pouco tempo. Mas rotor 180mm não deve ser algo difícil de substituir, basta comprar o rotor e o adaptador pra 180mm, não?
Vzan Eagle 29 (Grupo XT/SLX, Suspa Manitou Marvel, rodas Vzan Everest MGC).
Voltar ao Topo
jciuliano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2013
Foz do Iguaçu-P
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jciuliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 21:52
Acho que "entortar" a roda é consequência de uma característica natural do freio à disco que é criar um esforço lateral, pois a frenagem não está sendo aplicada diretamente na roda, mas sim no cubo. Os raios sofrem o esforço de fazer a roda parar. Os textos que o Fábio postou falam disso.

Acho que o efeito de "entortar" tem mais a ver com a qualidade dos raios e com a montagem que com a roda propriamente dita.

Tanto é que já houve relatos de rodas Everest apresentando o mesmo efeito e também relatos de usuários que disseram que o efeito sumiu (ou pelo menos diminuiu muito) após um reaperto dos raios.

Coloco "entortar" entre aspas por que na realidade seria um deslocamento lateral da roda e não um entortar verdadeiro.

Quando digo que acredito ter mais a ver com a montagem é pelo fato de que eu ainda não consegui perceber isso, mesmo freando em condições que acredito mais favoráveis para a observação (com boa velocidade, em linha reta e no asfalto em descida para exigir mais da frenagem), mesmo estando com as rodas originais da CE30.

Abraços
JC
Voltar ao Topo
jciuliano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2013
Foz do Iguaçu-P
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jciuliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 22:01
Ainda com relação aos freios. A única coisa que me incomoda é o barulho, que já descreveram como se tivesse areia. Realmente acontece, mais pronunciadamente nas primeiras frenagens. Depois diminui, mas não acaba. Fica sempre um chiado.

O disco de 160mm acho que está de bom tamanho. Tenho 130kg e ainda assim nunca tomei susto por falta de capacidade de frenagem.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 22:53
Originalmente postado por julinhofilho julinhofilho escreveu:

Interessante esse lance de entortar a roda, nunca tinha reparado. Nas rodas originais acontece mais do que nas Vzan Everest MGC que comprei há pouco tempo. Mas rotor 180mm não deve ser algo difícil de substituir, basta comprar o rotor e o adaptador pra 180mm, não?



E o importante é o adaptador, nada de colocar arruelas que estoura a pinça com o esforço, já que o suporte assenta na pinça toda.
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 00:34
Fabio isso tem muito mais haver com o eixo e o tamanho das canelas da suspencao do que tamanho do rotor, ter 160mm nao vai ser um problema em uma bike feita para xc.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 01:53
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Fabio isso tem muito mais haver com o eixo e o tamanho das canelas da suspencao do que tamanho do rotor, ter 160mm nao vai ser um problema em uma bike feita para xc.



Mas tirando a equação que menor o disco, maior a torção, é só ver que bikes 29" de XC, usam na grande maioria 180mm. As exceções de 160mm são algumas ultra top que buscam extrema leveza e usam pneus semi-slicks e discos 160mm só para constar a leveza no catálogo, embora essas bikes usem freios muito bons com o disco de 160mm o que dá uma aliviada. Ou então são as bikes de entrada tipo Elite 30. As intermediárias mais sérias que não buscam economizar no orçamento e também não tentam leveza extrema, usam todas 180mm.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 05:19
Fábio, acredito que o primeiro trecho do artigo sugere, na verdade, que um rotor de tamanho menor produz uma força reativa maior na suspensão do que um rotor menor para uma determinada taxa de desaceleração.
O segundo trecho, que é maior um pouco, sugere que freios a disco tendem a exercer mais forças que tencionam a roda no que ele chamou, em uma tradução livre e pobre, de "força para baixo (que é o vetor verde para baixo)", que seria resultado da maior força entre as pastilhas e discos do que entre as sapatas e o aro e, de fato ele afirma que uma porção maior de força se concentra à esquerda, mas em momento algum sugeriu torção da roda em função desta força maior à esquerda, pois as forças tenderiam a se anular no chão. Os textos, na verdade, tentam demonstrar as diferenças de força entre um sistema de freios de fricção no aro e um sistema de freios a disco. Mas não há inferência da ideia de que freio a disco entorta roda. Claro, isso pode acontecer em rodas cuja qualidade e montagem não seja das melhores. Na verdade, o propósito do artigo de 2006 era demonstrar o perigo de se usar blocagens padrão, naquela época, específicas para freios v-brake, com freios a discos, pois elas tendem a abrir, justamente em função da força vetorial ("para baixo") D maior no braço esquerdo da suspensão...
Quanto aos rotores menores em bicicletas top de linha, a Stumpjumper, por exemplo, usa rotores de 160mm com freio Avid Elixir 7SL, que muitos criticam, mas isso não interfere negativamente na reação ou eficiência da frenagem. A bike freia muito bem. Pessoalmente estou muito satisfeito com os freios.

Editado por LucianoBsB - 11 Out 2013 as 05:23
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 09:05
As Specialized que eu lembro só usavam 160mm na versão XTR e MAgura pelo que lembro. Avid eu não lembro. E 2014 é 100% certeza que 160mm só com Magura ou XTR. Ou então quadro P de freio Formula.


Mas pensando por outro lado se um disco de 160mm tem 8cm de raio contra 9 de raio do de 180mm, logo o de 180mm está mais longe do eixo em 12,5%, ou seja, faria mais alavanca do que o disco de 160mm.


Editado por Fabio - 11 Out 2013 as 09:40
Voltar ao Topo
jciuliano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2013
Foz do Iguaçu-P
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jciuliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 19:33
Aleluia... hoje consegui ver o tal efeito na roda.

Aproveitei um descidão no asfalto e freei forte a uns 45 km/h. Consegui ver o deslocamento da roda para a esquerda.

Depois que vi a primeira vez, agora consigo perceber o efeito mesmo em freadas mais moderadas. Mas é bem menos pronunciado.

Abraços
JC
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 20:50
Mas você estava querendo que a sua entortasse também? rs
Voltar ao Topo
jciuliano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2013
Foz do Iguaçu-P
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jciuliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 21:20
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas você estava querendo que a sua entortasse também? rs


Não, eu não estava querendo que entortasse, mas se entortasse eu queria saber. Entorta, mas quase não se percebe em frenagens "normais".

Estava estranhando. Só a minha não faria isso?. Era mais provável que eu que não estivesse vendo.

E eu disse lá atrás que quando alguma coisa desse errado com minha CE30 eu não ficaria na moita. Então está aí a constatação, apesar de não ser novidade para ninguém.

Abraços
JC


Voltar ao Topo
tom_kih Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tom_kih Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 23:44
Galera, eu li todos os posts sobre a Elite 30, pra decidir que bike comprar, agradeço a ajuda! Tem bastante opiniões interessantes, sejam a favor sejam contra a compra.

De forma geral, cheguei à conclusão que o custo-benefício dela não é tão bom quanto parece ser num primeiro momento, mas que a única troca obrigatória para um iniciante é o cambio traseiro mesmo.

Abs
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 23:50
Originalmente postado por jciuliano jciuliano escreveu:

Aleluia... hoje consegui ver o tal efeito na roda.

Aproveitei um descidão no asfalto e freei forte a uns 45 km/h. Consegui ver o deslocamento da roda para a esquerda.

Depois que vi a primeira vez, agora consigo perceber o efeito mesmo em freadas mais moderadas. Mas é bem menos pronunciado.

Abraços
JC




o primeiro que eu vejo que fica faceiro com um defeito na bike!
Voltar ao Topo
jciuliano Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Ago 2013
Foz do Iguaçu-P
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jciuliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2013 as 00:01
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

Originalmente postado por jciuliano jciuliano escreveu:

Aleluia... hoje consegui ver o tal efeito na roda.

Aproveitei um descidão no asfalto e freei forte a uns 45 km/h. Consegui ver o deslocamento da roda para a esquerda.

Depois que vi a primeira vez, agora consigo perceber o efeito mesmo em freadas mais moderadas. Mas é bem menos pronunciado.

Abraços
JC




o primeiro que eu vejo que fica faceiro com um defeito na bike!


Vou desenhar...

Não fiquei satisfeito com o defeito, mas com o fato de que eu consegui perceber algo que todos relatavam e eu não via. Ou seja, o defeito estava em mim e agora não está mais.LOLLOLLOL

Abraços
JC
Voltar ao Topo
tom_kih Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tom_kih Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 12:57
Ae galera,

Como coloquei em outro post, por ser novato, e depois de ler de todos esses problemas, acabei optando pela Soul sl 500 mesmo.

Mas antes disso tinha enviado um e-mail pra Caloi perguntando sobre o defeito do cambio traseiro médio.

Achei que poderia acrescentar algo em colocar aqui para vocês a resposta que me deram.

"Boa tarde!


A Elite 30 é uma bike de alta performance, as configurações foi uma decisão da R&D da Caloi, fundamentada em nossos115 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação de bicicletas e assessorada pelos nossos fornecedores, visando a  melhor performance do conjunto.

 

Informo que o Cage da Elite 30 e do tamanho médio. Com o Cage a Elite 30 permitirá:

Otimização do funcionamento do drivetrain nas combinações de marchas mais eficientes, através das quais a corrente funciona com o mínimo de torção, o que melhorará consideradamente a transferência de potencia para roda.

 

Atenciosamente, 
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Caloi"

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 13:02
Qualquer mano com 115 minutos de experiência faz uma merda dessas:





Ou será que devo trocar meu XTR cage longo por um cage médio para deixar minha bike mais racing?
Voltar ao Topo
MHF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Fev 2013
SP
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 16:20
Sobre o pedivela ainda...

Qual o problema ? Disserem que não é compatível com 10v ? pq ? Só pq não é integrado ?

No meu está escrito no próprio pedivela q se destina para 10v ou estou enganado ?





Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 16:43
Disseram porque no site o mais parecido era de 9V. E como a Caloi não se presta ao trabalho de dizer qual modelo é. E se for 9V os dentes são mais grossos. 
Voltar ao Topo
julinhofilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Concórdia
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinhofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 17:11
Originalmente postado por MHF MHF escreveu:

Sobre o pedivela ainda...

Qual o problema ? Disserem que não é compatível com 10v ? pq ? Só pq não é integrado ?

No meu está escrito no próprio pedivela q se destina para 10v ou estou enganado ?






Exatamente, como não está especificado em lugar algum, muitos deduziram que o pedivela que acompanha a Elite 30 é o S-800 (este sim é mesmo 9v), pois é o mais parecido olhando as fotos. Porém, ninguém se atentou que pode ser uma série produzida especificamente para a Caloi (como acontece com modelos personalizados para outras marcas) de um pedivela não integrado, porém com um jogo de coroas para 10v. 
Vzan Eagle 29 (Grupo XT/SLX, Suspa Manitou Marvel, rodas Vzan Everest MGC).
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 17:22
Personalizado para a Caloi? igual foi o câmbio para ficar com trocas mais rápidas? baseado em mais de 100 anos de experiência? LOL
Voltar ao Topo
cavesome Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Jul 2013
muriaé-mg
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cavesome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 17:55
115 anos e experiência e não aprenderam até hoje!

E pensar que ainda conseguiram vender a marca por milhões....
Voltar ao Topo
MHF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Fev 2013
SP
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2013 as 22:29
Mas a foto acima é da minha Elite 30, isso não indica que o pedivela é pra 10v ?
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2013 as 00:29
Originalmente postado por MHF MHF escreveu:

Mas a foto acima é da minha Elite 30, isso não indica que o pedivela é pra 10v ?
Indica sim

10SPD
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 03:04
Sei que falam mal dos freios Avid, mas só para constar, tenho um Elixir 7SL há dois anos que veio na minha bike e só alegrias. Boa potência, ótima modulação, durabilidade... Alias, isso bem me lembra que na próxima revisão preciso mandar sangrá-los...
Voltar ao Topo
Benito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2008
Offline
Mensagens:368
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Benito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 11:22
Hoje estava olhando este tópico e achei interessante o pessoal falando que nao cruza as marchas . Legal. Acho que eu sou e muito ruim mesmo, pois de vez em quando faço isso, principalmente nas trilhas a noite onde a atenção na trilha tem que ser muito grande. A minha 29 , 30 v nunca me deixou na mão . Parabéns para essa turma.
Sem querer entrar no mérito do conjunto da bike, mas esse negocio do cambio traseiro e a explicação da Caloi nao sao sérios , simples assim.
Voltar ao Topo
julinhofilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Concórdia
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinhofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:23
Originalmente postado por Benito Benito escreveu:

Hoje estava olhando este tópico e achei interessante o pessoal falando que nao cruza as marchas . Legal. Acho que eu sou e muito ruim mesmo, pois de vez em quando faço isso, principalmente nas trilhas a noite onde a atenção na trilha tem que ser muito grande. A minha 29 , 30 v nunca me deixou na mão . Parabéns para essa turma.
Sem querer entrar no mérito do conjunto da bike, mas esse negocio do cambio traseiro e a explicação da Caloi nao sao sérios , simples assim.

É exatamente este o meu receio. Eu fico sempre atento pra nunca cruzar marchas, mas às vezes pode rolar no descuido.
Vzan Eagle 29 (Grupo XT/SLX, Suspa Manitou Marvel, rodas Vzan Everest MGC).
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 3456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X