Imprimir Página | Fechar Janela

Ajuda Regular Shock Fox RP23

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=49111
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 08:05
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Ajuda Regular Shock Fox RP23
Postado Por: Carlos Thomaz
Assunto: Ajuda Regular Shock Fox RP23
Data de Publicação: 11 Abr 2012 as 23:30
Tudo bom !!!

Sou um iniciante no mundo das Fulls , sempre tive HT Cannondales e agora estou me aventurando em uma Trek Top Fuel , no momento estou montando a mesma e gostaria de receber ajudas de como regular de forma correta a Suspensão traseira que é um Shock da Fox Modelo RP23 !!

Andei olhando alguns videos mas ainda tive dificuldades pois meu inglês is bad !! Gostaria de saber quanto de pressão preciso colocar para meu peso e toda a capacidade operacional deste Float 

Informações
Quadro 15.5 
Shock Fox RP23
http://www.foxracingshox.com/product.php?m=bike&t=shocks&p=99101&ref=filter" rel="nofollow - http://www.foxracingshox.com/product.php?m=bike&t=shocks&p=99101&ref=filter

Meu peso: "Peso pena" 50klgs !!!

Aguardo ajuda !!

Abraço





Respostas:
Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 01:46
Esquece a pressão e faz a regulagem pelo sag. Põe a regulagem no modo completamente ativo (o mais "macio", sem o ProPedal) daí murcha ela, coloca um zip-tie (braçadeira de plástico, enforca gato, etc) na haste dela (a parte mais fina) bem juntinho ao retentor, e afunda o shock até o final para ver até onde ela vai. Deixa ela quietinha lá, e calibra o shock com 150 libras, coloca um segundo zip-tie junto do retentor e suba na bike devagar, sem deixar o shock afundar mais do que o seu corpo vai forçar ele - mas tem que tirar os pés do chão, se equilibrando por um segundo. Depois desce cuidadosamente, pega uma régua e mede a distância do retentor até o zip-tie mais distante, em seguida medindo a distância até o zip-tie mais próximo; o certo é a distância desse último ser no máximo 20% da distância do outro, e no mínimo 15% (para encontrar essas porcentagens facilmente, divida a distância maior por 10 e depois multiplique por 2 (20%) pu por 1,5 (15%). Por exemplo, se o zip-tie mais distante estiver a 5cm do retentor, o zip-tie mais próximo deve estar entre 0,75 e 1cm do retentor.
Se estiver menos de 15%, tira umas 5lb da calibragem do shock, cola o zip-tie mais próximo no retentor e repete o procedimento de subir na bike. Se tiver passado dos 20%, enche mais um pouco, e assim vai até ficar dentro da margem ideal.

Valeu


-------------
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 02:13
Uso RP23 2012 e também sou gordo (54kg)

Faça o que o Marcelo falou: se preocupe em calibrar a pressão para um SAG em torno de 15 a 20%. Aquele oring no êmbolo serve para checar o SAG.

Eu deixo mais para os 15% porque é suficiente para aumentar bastante o conforto da bike em relação à HT e evita bob. Se não me engano a pressão que uso é algo em torno de 100lbs


Postado Por: Carlos Thomaz
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 18:07
Legal Wolverine !!! vou providenciar as medidas , na duvida pergunto novamente !!!

Baleu Mauro, vou fazer as medidas utilizando um enforca gato, pois o float veio sem o oring ;-( 

Desde já valeu !!!


Postado Por: retokunaga
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:44
Carlos .
Eu iniciei o ajuste tanto da suspa dianteira quanto trazeira pelo site da Trek, serve como parâmetro inicial e depois vc faz o ajuste fino .Wink

http://www.trekbikes.com/us/en/resources/suspension_setup


Postado Por: ASSF
Data de Publicação: 05 Mai 2013 as 11:26
Tambem estou c a mesma duvida. Compre uma cannondale rush sl c a msm suspa. Depois de feito isso como regulo o retorno( anel vermelho) ou aquelEs 3 estagios em cima da trava?


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 05 Mai 2013 as 23:21
Aliado as dicas acima, segue uma ajuda visual:






-------------
Imposto é Roubo


Postado Por: carlos junior
Data de Publicação: 18 Jan 2014 as 19:17
A minha esta dando muito bob e estou usando 200lbs, peso 80kg achei meio confuso esse lance da porcentagem!


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 18 Jan 2014 as 20:05
Originalmente postado por carlos junior carlos junior escreveu:

A minha esta dando muito bob e estou usando 200lbs, peso 80kg achei meio confuso esse lance da porcentagem!


1 - Coloque 150 no shock
2 - Mova o O-Ring de forma a encostar no shock, se não tiver o O-Ring, use um ziptie.
3 - Sente na bike com o equipamento e roupa que vc costuma usar,
4 - levante da bike, com cuidado para não desposicionar sua marcação  
5 - Meça a diferenca entre o shock e a marcação.

Com isso voce tera um valor em mm.

Veja a recomendação do fabricante do seu shock, normalmente é entre 20 e 30% do curso do shock.

Se for uma suspensão de 100mm, o sag de 20% seriam 20mm. 

Com isso sua medição deve ser de 20mm, para isso repita os passos adicionando e removendo ar de 5 em 5 psi até acertar.


BOB pode ser o ajuste de retorno, coloque no mais lento pule um meio fio e vá aumentando a velocidade do retono e pulando meio fio até achar o que vc gosta mais.


-------------
Imposto é Roubo


Postado Por: EduNakiri
Data de Publicação: 18 Jan 2014 as 20:40
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Se for uma suspensão de 100mm, o sag de 20% seriam 20mm. 
Com isso sua medição deve ser de 20mm, para isso repita os passos adicionando e removendo ar de 5 em 5 psi até acertar.

BOB pode ser o ajuste de retorno, coloque no mais lento pule um meio fio e vá aumentando a velocidade do retono e pulando meio fio até achar o que vc gosta mais.

Essa afirmação dos 20% serem 20mm não é exatamente assim... Vale para suspensão (dianteira), mas para o Shock (traseiro) pode não ser.

Digo isso porque na minha bike, o curso da suspa traseira é de 120mm, mas o curso do shock não passa de 60mm. Existe um fator que permite que o amortecedor não tenha o mesmo curso da roda.

O correto é ver o ano e modelo do seu shock para descobrir o curso total dele (não da roda). Aí sim faz a conta que o Gustavo passou, mas considerando os valores do fabricante.

Se não me engano, o meu tem um curso de 59mm (não tenho certeza), então os 20% do SAG seria de fazer o amortecedor ceder 12mm quando eu subir nela.


De resto é isso aí !


Abraço,

Edu


Postado Por: dupedal
Data de Publicação: 18 Jan 2014 as 21:23
Originalmente postado por carlos junior carlos junior escreveu:

A minha esta dando muito bob e estou usando 200lbs, peso 80kg achei meio confuso esse lance da porcentagem!
ué,não tinha acabado o bob ??? kkkkk




-------------
toninho du pedal

manaus-amazonas!


Postado Por: carlos junior
Data de Publicação: 23 Jan 2014 as 23:13
Ainda não acabou Du Pedal. kkkkkk



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net