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Como passar as marchas corretamente?

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Tópico: Como passar as marchas corretamente?
Postado Por: Ravell
Assunto: Como passar as marchas corretamente?
Data de Publicação: 11 Abr 2012 as 13:07
Tenho lido bastante nos últimos dias e um dos pontos que tem me interessado mais é sobre a relação das marchas.

Agora eu entendo sobre a diferença entre utilizar 2x10 e 3x9 ou 3x10 e no meu caso, vou optar por um 3x9 para começar em minha 29er.

O pedivela dela é 44x32x22 e o cassete de 11x32, ambos deore.

A pergunta aqui é: como pedalar corretamente e efetuar as melhores trocas, usando um conjunto como esse de 27v, para evitar um desgaste desnecessário ao equipamento?

Enquanto a bike não chega na loja, estou naquele período de tentar controlar a ansiedade, lendo tudo o que estiver disponível! Até comprei a revista Mount Bike (americana) deste mês que tem umas matérias bem interessantes sobre 29er.

Um abraço!
Alexey



Respostas:
Postado Por: will_bill_br
Data de Publicação: 11 Abr 2012 as 15:17
a melhor maneira de não sacrificar os componentes da relação é nunca cruzar as marcas e procurar aliviar a força no pedal durante as trocas.


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 11 Abr 2012 as 23:34
Will bill, Explica o que é cruzar marchas para o cara, oras!!!! rsrrs
O cruzamento das marchas é, como o nome sugere, trocar as marchas de forma em que a corrente fique em uma posição cruzada em relação ao cassete e as coroas, ocorre quando, por exemplo, você usa Coroão, com catracão ou coroinha com catraquinha...
Ravel, hoje, mais acostumado com minha 29, pessoalmente acredito que a melhor relação pode depender bastante do terreno em que se vai percorrer. Ainda assim, acho também que a relação mais adequada para uma 29er é a de 20 marchas, até porque cruza menos. A relação de giro na 26 é diferente numa 29, o que faz com que a bike, dentre outros fatores, fique muito pesada em uma subida e decepciona muitos dos que migraram de bikes 26 com 27 velocidades.
Muitos dizem que a bike fica mais pesada com 20 marchas mas, pessoalmente, notei até agora que até sobra marchas na subida. Mas não pedalei muito por falta de tempo e preciso de mais alguns pedais para ter uma avaliação comparativa do que achei pessoalmente...


Postado Por: Oliva
Data de Publicação: 11 Abr 2012 as 23:53
essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.




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É nóis que avoa pedalando de boa.


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 00:43
Originalmente postado por will_bill_br will_bill_br escreveu:

a melhor maneira de não sacrificar os componentes da relação é nunca cruzar as marcas e procurar aliviar a força no pedal durante as trocas.

Ajudou na dica de aliviar a força no pedal!




Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 00:43
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

Will bill, Explica o que é cruzar marchas para o cara, oras!!!! rsrrs
O cruzamento das marchas é, como o nome sugere, trocar as marchas de forma em que a corrente fique em uma posição cruzada em relação ao cassete e as coroas, ocorre quando, por exemplo, você usa Coroão, com catracão ou coroinha com catraquinha...
Ravel, hoje, mais acostumado com minha 29, pessoalmente acredito que a melhor relação pode depender bastante do terreno em que se vai percorrer. Ainda assim, acho também que a relação mais adequada para uma 29er é a de 20 marchas, até porque cruza menos. A relação de giro na 26 é diferente numa 29, o que faz com que a bike, dentre outros fatores, fique muito pesada em uma subida e decepciona muitos dos que migraram de bikes 26 com 27 velocidades.
Muitos dizem que a bike fica mais pesada com 20 marchas mas, pessoalmente, notei até agora que até sobra marchas na subida. Mas não pedalei muito por falta de tempo e preciso de mais alguns pedais para ter uma avaliação comparativa do que achei pessoalmente...

Então velho, acho que pra subida não faria falta, mas para decida e estrada, acho que faltaria pedal. Vi num site muito bom ( http://sheldonbrown.com/gears/" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/gears/ ) onde mostra "matematicamente" a diferença de uns 12m/h na relação mais pesada, comparando uma 39x12 (20v) com uma 44x11 (27v).

Como tb farei uso urbano da bike (durante a semana principalmente), tem muito chao pra andar com a relação mais pesada. E finais de semana tem muita ladeira pra subir onde tb já li relatos que uma 20v, deixa essa situação um pouco mais difícil, dependendo de um melhor preparo físico por parte do ciclista.

A grande vantagem do 20v é poder fazer qualquer cruzamento e não se preocupar com isso. E isso é muito tentador, principalmente pra quem está montando a bike agora como eu. Li bastante coisa, incluindo o blog do Adil ( http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html" rel="nofollow - http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html ) onde ele tb defende a utilização desse conjunto.


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 00:45
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.


Bem didática! Mesmo sendo para 8v, dá pra pegar a idéia das trocas possíveis.

Obrigado :)


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 01:06
O pior na verdade é perceber que eu fazia tudo errado na bicicleta, desde subir/descer, freiar até trocar as marchas...

A dura realidade veio após ler os artigos deste link:
http://sheldonbrown.com/beginners/index.html" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/beginners/index.html

Em especial esses dois para correção:
http://sheldonbrown.com/starting.html" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/starting.html  (você realmente sabe como pilotar uma bike?)
http://sheldonbrown.com/brakturn.html" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/brakturn.html  (seja amigo do seu freio dianteiro!)

E as dicas destes:
http://sheldonbrown.com/pain.html" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/pain.html  (esse aqui é bom pra conhecer e evitar as dores)
http://sheldonbrown.com/shoe-pedal.html" rel="nofollow - http://sheldonbrown.com/shoe-pedal.html  (agora eu entendo pra que serve o pedal com clip e pq utilizar um, aproveita mais a pedalada)


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 04:33
ah, e quando a corrente já está meio desgastada e vc muda a marcha fazendo força no pedal, é justamente nesse momento que ela quebra e te deixa na mão... rsrsrsr
E o lance da subida, ou descida, é como eu disse, o tipo de terreno que predomina na sua região também vai ser um indicador do tipo de relação mais adequado para vc e sua bike...


Postado Por: ajunior
Data de Publicação: 04 Fev 2014 as 16:46
Amigos,
Em uma relação 3x10 existe problema de cruzar marcha utilizando a coroa do meio, ou ela pode combinar com qualquer uma do K7?


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 04 Fev 2014 as 17:07
Originalmente postado por ajunior ajunior escreveu:

Amigos,
Em uma relação 3x10 existe problema de cruzar marcha utilizando a coroa do meio, ou ela pode combinar com qualquer uma do K7?

A do meio num sistema triplo é a mais polivalente, consegue chegar em todas as marchas sem maiores problemas. Mas para evitar um desgaste prematuro da relação e ruídos, recomenda-se não utilizar o maior e o menor pinhão com ela. Se você for extremamente cuidadoso, evite os dois menores e os dois maiores.

Eu só evito o maior e o menor e não tenho problema quanto a durabilidade dos componentes.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: Anderson9
Data de Publicação: 04 Fev 2014 as 18:57
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.


Cara..muito top essa sua ajuda, valeu msm por compartilhar seu conhecimento...."a ajuda mutua sem interesses é que nos diferencia dos egoístas incompetentes" John Lennon.


Postado Por: matheuscdr
Data de Publicação: 06 Dez 2014 as 02:11
Pessoal ainda sobre a relação, gostaria de saber qual a melhor relação entre "marcha" x "velocidade" (se for algo óbvio me perdoem) tenho uma teoria de que maior a velocidade mais pesada a marcha, e menor a velocidade mas leve a marcha, gostaria de saber como se da essa troca para melhor aproveitar o "giro"  das pernas, e o "embalo" da bike, sem ter que forçar demais a pernas, tanto em uma marcha pesada com pouca velocidade quanto em uma marcha leve com muita velocidade, em fim melhor momento da troca, melhor marcha pra velocidade mais adequada em fim esse tipo de coisa, e algo mais que vcs possam acrescentar. OBS: Minha bike uma 29er, com 24 velocidades.


Postado Por: dts
Data de Publicação: 06 Dez 2014 as 06:53
A partir das relações de 10v e a partir do grupo Deore o cruzamento pode ocorrer mesmo em sistemas de 3 coroas sem comprometimento e sem que a corrente raspe no câmbio dianteiro.
Mas claro se tudo for montado dentro das indicações técnicas da Shimano.
Fonte: Seminário técnico da Shimano.


Postado Por: morelato
Data de Publicação: 11 Fev 2016 as 15:32
BOM DIA, SOU INICIANTE NO PEDAL ESTOU ATUALMENTE COM UMA CALOI XRT BEM SIMPLES, E DEVIDO MINHA CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AS VELOCIDADES IDEAIS EM CADA MARCHA, PESQUISEI UM POUCO DE ACHEI QUE O IDEAL É QUE O CICLISTA MANTENHA UMA ROTAÇÃO ENTRE 85 E 95 RPM, FUI TESTAR ISSO CONTANDO AS VOLTAS A CADA 10 SEGUNDOS E MULTIPLICANDO COM 6, MUITO TRABALHOSO KKKK ENTÃO LEMBREI DA RELAÇÃO DA VOLTA NA CATRACA DA FRENTE O QUANTO REPRESENTAVA DE VOLTAS NO PNEU PELA RELAÇÃO ENTRE O DA FRENTE E O DE TRÁS. BEM RESUMINDO CRIEI UMA TABELA EM EXCEL QUE COM OS DENTES DAS CATRACAS PUDE ESTIPULAR A FAIXA DE VELOCIDADE QUE MANTÉM ESSA ROTAÇÃO PARA CADA MARCHA, SE ALGUEM QUISER POSSA MANDAR POR EMAIL.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 11 Fev 2016 as 16:09
Originalmente postado por morelato morelato escreveu:

BOM DIA, SOU INICIANTE NO PEDAL ESTOU ATUALMENTE COM UMA CALOI XRT BEM SIMPLES, E DEVIDO MINHA CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AS VELOCIDADES IDEAIS EM CADA MARCHA, PESQUISEI UM POUCO DE ACHEI QUE O IDEAL É QUE O CICLISTA MANTENHA UMA ROTAÇÃO ENTRE 85 E 95 RPM, FUI TESTAR ISSO CONTANDO AS VOLTAS A CADA 10 SEGUNDOS E MULTIPLICANDO COM 6, MUITO TRABALHOSO KKKK ENTÃO LEMBREI DA RELAÇÃO DA VOLTA NA CATRACA DA FRENTE O QUANTO REPRESENTAVA DE VOLTAS NO PNEU PELA RELAÇÃO ENTRE O DA FRENTE E O DE TRÁS. BEM RESUMINDO CRIEI UMA TABELA EM EXCEL QUE COM OS DENTES DAS CATRACAS PUDE ESTIPULAR A FAIXA DE VELOCIDADE QUE MANTÉM ESSA ROTAÇÃO PARA CADA MARCHA, SE ALGUEM QUISER POSSA MANDAR POR EMAIL.


Bacana sua análise. Para mim o que vale é a cadência que é aquela velocidade que a gente gosta de girar nos pedais. Eu tento manter essa minha cadência independente da velocidade da bike e como uso relação 1x10, nem me preocupo mais em qual coroa estou já que agora é só uma Tongue


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: ...DOSTO...
Data de Publicação: 11 Fev 2016 as 16:47
oxoxoxo... homi, eu la faço essas contas nada... o que vai dizer se vc tem que passar a marcha ou nao e suas pernas.. se ta subindo, ficou pesado, passa pra mais leve, e assim vai...

contar rotaçao de pedalada?.. o povo ta viajando de mais..kkkkkk...

o unico segredo é quando for passar a marcha aliviar a força do pedal...so isso, o resto o que diz é suas pernas...






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..TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL !!...


Postado Por: luciano.doche
Data de Publicação: 11 Fev 2016 as 17:39
E pra mim que tenho uma speed com 14v? 2 coroas e 7 catracas? uso o coroão só com a catraca menor? ou posso usar antes? como funciona?


Postado Por: ...DOSTO...
Data de Publicação: 11 Fev 2016 as 22:26
so nao deixar a corrente cruzada....pois agride o sistema...




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..TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL !!...


Postado Por: luciano.doche
Data de Publicação: 12 Fev 2016 as 08:21
Tá jóia.. Valeu Dosto..



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