Imprimir Página | Fechar Janela

Óculos com lente amarela de dia?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Acessórios para bicicleta e ciclista
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre acessórios: faróis, lanternas, trancas, vestuários, capacetes, bombas, ciclocomputadores, rastreadores, GPS, câmeras, aplicativos/softwares e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=46184
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 16:41
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Óculos com lente amarela de dia?
Postado Por: Marco Leal
Assunto: Óculos com lente amarela de dia?
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 10:37
Galera, meu nome é Marco Leal, e tenho uma dúvida: há prejuízo para a vista, se utilizarmos óculos com lentes amarelas com dia claro e sol forte? Um amigo disse que sim, mas gostaria da opinião de quem entende do assunto. Desde já, um abraço dos amigos do pedal, de Recife-PE. 

-------------
Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br



Respostas:
Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 10:51
Não se as lentes possuírem proteção para raios UV. Eu costumo usar lentes amarelas durante o dia, meu óculos é um Pro-Lite.

O problema está em lentes tabajaras que não possuem proteção UV. Aí as pupilas abrem mais e seus olhos ficam expostos à radiação nociva.

-------------
PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 10:51
O amarelo é indicado para usar em dias nublados ou com pouca iluminação. Ele tem um efeito de "aumentar" a claridade, não sei se prejudicaria a visão em sol e claridade normal, mas incomoda demais usar nestas condições, pelo menos a mim.

Eu tinha um óculos com par de lentes amarelas e só usava a noite, porque sentia que dava uma quebrada nos farois dos carros que vinham de encontro. Mas acabei abandonando o uso, as transparentes não cansam a vista.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Carvalho_BR
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 16:29
eu uso lentes amarelas direto, no escuro ou no claro
elas nao "aumentam" a claridade nao - elas apenas dao MAIS CONTRASTE qdo ta ficando escuro, tu consegue definir melhor o contorno dos objetos
nao prejudicam em nada a visao, nisso é como se estivesse com lentes totalmente transparentes (ou sem oculos)
como o voodoo disse, faca questao apenas q as lentes possuam protecao UV




Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 16:30
Uma dúvida, existe algum exame rapido em opticas que comprovem que uma lente tem proteção UV?

-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: Carvalho_BR
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 16:34
boa pergunta...



Postado Por: brunoleite
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 16:54
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Uma dúvida, existe algum exame rapido em opticas que comprovem que uma lente tem proteção UV?


Se você for nas lojas da Chilli Beans, eles tem um testador. Já vi isso na loja do shopping Barigui. Acho que óticas também devem ter.


Postado Por: biebarros
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 18:15
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:


Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Uma dúvida, existe algum exame rapido em opticas que comprovem que uma lente tem proteção UV?




Se você for nas lojas da Chilli Beans, eles tem um testador. Já vi isso na loja do shopping Barigui. Acho que óticas também devem ter.


boa questão. comprei um óculos desses xing ling no ebay e fala que tem proteção UV. Mas vai saber, qualquer dia vou até a ótica pra confirmar.


Postado Por: Tekapo
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 18:44
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:


Eu tinha um óculos com par de lentes amarelas e só usava a noite, porque sentia que dava uma quebrada nos farois dos carros que vinham de encontro. Mas acabei abandonando o uso, as transparentes não cansam a vista.



Exatamente isto, as lentes amarelas são indicadas para uso noturno, para suavisar a intensidade dos farois em sentido contrário.

O uso durante o dia não é recomendado, até onde sei teria o efeito contrário, o que poderia gerar um certo cansaço

letes amarelas, uso a noite e durante o dia, mesmo quando esta nublado, uso lentes escuras mesmo.




Postado Por: Fly
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 19:02
Lentes amarelas são como o Carvalho citou, apenas aumentam o contraste.
Pode usar de dia ou de noite sem problemas, como o Voodoo disse desde que tenham proteção UV.

Agora uns se adaptam com elas outros não.



-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: FelipeSantos
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 19:06
Pra madrugada, quando quase não tem carros, sinto que a amarela "escurece" e ambiente... prefiro usar as transparentes mesmo. Mas pra dias nublados não há nada melhor... parece que tá naquele solão de meio dia, hehe.
As marrons uso pra quando tá um sol marrom-menos (desculpe a piadinhaLOL) e as fumê espelhadas, quando tá solzao


-------------
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.


Postado Por: 30455
Data de Publicação: 08 Fev 2012 as 21:05
Tenho um Optic Nerve (aliás, excelentes óculos) com três (pares de) lentes, sendo uma delas lranja. Esta é ótima para uso em dias nublados / claros e para de manhã cedo.

abr


-------------
Pedalo bicicletas, não piloto espaçonaves.

blog:

quantasmarchas.blogspot.com


Postado Por: CleberLenine
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 02:27
Pra mim, usar lentes amarelas em dia ensolarado é como usar maguito e pernito no calor...


Postado Por: Hands
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 03:12
Tenho um jawbone com um par extra de lentes amarelas. Até hoje não consegui um pretexto pra usa-las. Talvez falte criatividade pra mim.


Postado Por: Carvalho_BR
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 11:57
pois eu SO uso as amarelas, pois nao atrapalham no sol e funcionam bem qdo o dia ta amanhecendo e tb qdo o sol ta se pondo

preguiiiiiiica danada de ficar trocando lentes... as amarelas sao pau pra toda obra...



Postado Por: edduds
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 12:15
Ontem pedalei entre 19 e 20:30h em rodovia. Nesse horário de transição escuro/claro e vice-versa as lentes amarelas fazem a diferença, quando tirava um pouco o óculos parecia que estava muito mais escuro do que com os óculos.

Acho que depois de escurecer mesmo a diferença não é tão evidente, mas ainda assim prefiro as amarelas.

Uso transparente (um pouco espelhadas) em dias nublados. No sol, escuras (obrigado, senhor óbvio).


Postado Por: rodrigomaduro
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 14:18

Marco se você puder investir num oculos de qualidade (oakley, ray ban, speedo) acredito que não terá problemas. Mais indicado é procurar uma oftalmo e tirar a dúvida 100%. Eu para bater lata no dia-dia (treinar, vir protrabalho e etc...) prefiro usar transaprente. Para treinos, provas em dias de sol tenho um oakley polarizado que não troco por nada.



Postado Por: Worf
Data de Publicação: 09 Fev 2012 as 14:34
Originalmente postado por Carvalho_BR Carvalho_BR escreveu:

pois eu SO uso as amarelas, pois nao atrapalham no sol e funcionam bem qdo o dia ta amanhecendo e tb qdo o sol ta se pondo

preguiiiiiiica danada de ficar trocando lentes... as amarelas sao pau pra toda obra...

 
Mas de fato aumenta o contraste, de modo que, necessariamente vc tem de se adaptar.
Como vc disse nao vai fazer mal, mas o que ocorre eh que suas pupilas estao se contraindo para se adptar ao contraste anormal.
Mas, de novo, de fato, tens razao, se tiver protecao UV, nao faz mal e adaptacao eh possivel como vc e outros sao provas vivas.
A mim da dor de cabeca...acabo correndo outro risco. Tbm tenho preguissa de trocar e quando esta escurecendo (final da tarde) tendo a ficar de lentes escuras, as pupilas se dilatam e acabo nao percebendo, mas tenho conciencia de que a visibilidade nessas condicoes diminui o que, obviamente, nao eh muito bom.
 


-------------
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti


Postado Por: Salese
Data de Publicação: 10 Fev 2012 as 03:11
Meus treinos são entre 19:30 - 21:30, utilizo óculos com lentes amarelas, melhora o contraste no ambiente.

Além de proteger contra o ataque fulminante dos insetos, como tem um trecho que passamos perto a um rio/córrego, nessa hora é só mosquito, pernilongo e sabe-se mais o que lá que bate nas lentes, ainda pode acontecer de objetos serem lançados do chão pelo ciclista da frente, eu particularmente não saio sem.



Postado Por: Papillon
Data de Publicação: 10 Fev 2012 as 11:34

Eu usava lentes amarelas para pratica de tênis a noite com lentes UV e tudo, o oftalmo recomendou uso somente a partir do entardecer, disse que o alto contraste poderia causar fadiga e aumento da pressão ocular (já tive períodos de pressão alta ocular).


Então minha recomendação é consulte um oftalmologista.



Postado Por: Hands
Data de Publicação: 10 Fev 2012 as 11:47
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:


Eu usava lentes amarelas para pratica de tênis a noite com lentes UV e tudo, o oftalmo recomendou uso somente a partir do entardecer, disse que o alto contraste poderia causar fadiga e aumento da pressão ocular (já tive períodos de pressão alta ocular).



Então minha recomendação é consulte um oftalmologista.



Embora nunca tenha usado as lentes amarelas, esse lance do aumento da pressão intraocular me preocupou pq tenho tendência a ter a pressão alta nos olhos (faço acompanhamento semestral). Na próxima consulta vou perguntar a minha oftalmologista sobre isso tb.
A respeito do cansaço (ou fadiga) na vista, faz sentido. Obviamente depende da propensão da pessoa a ter.


Postado Por: Salese
Data de Publicação: 10 Fev 2012 as 12:23
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Então minha recomendação é consulte um oftalmologista.


X2


Postado Por: Worf
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 00:10
Originalmente postado por Hands Hands escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:


Eu usava lentes amarelas para pratica de tênis a noite com lentes UV e tudo, o oftalmo recomendou uso somente a partir do entardecer, disse que o alto contraste poderia causar fadiga e aumento da pressão ocular (já tive períodos de pressão alta ocular).



Então minha recomendação é consulte um oftalmologista.



Embora nunca tenha usado as lentes amarelas, esse lance do aumento da pressão intraocular me preocupou pq tenho tendência a ter a pressão alta nos olhos (faço acompanhamento semestral). Na próxima consulta vou perguntar a minha oftalmologista sobre isso tb.
A respeito do cansaço (ou fadiga) na vista, faz sentido. Obviamente depende da propensão da pessoa a ter.
 
 
Indicacao classica da canabis terapeutica. Altamente eficaz na reducao da pressao intraocular. Em diversos paises europeus e muitos estados americanos vc poderia conseguir uma receita e comprar em um local adequado.
 


-------------
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 00:31
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Uma dúvida, existe algum exame rapido em opticas que comprovem que uma lente tem proteção UV?


Se você for nas lojas da Chilli Beans, eles tem um testador. Já vi isso na loja do shopping Barigui. Acho que óticas também devem ter.


Fui hoje lá e realmente tem o teste, é feito na hora e de graça, o óculos que estava usando foi aprovado. Pena que não levei o meu que uso para o ciclismo.  Mas a próxima vez que for lá levarei até o que uso a noite.


-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 01:45
Uso um baratinho da Decathlon e recomendo. Lentes amarelas em dias nublados ou em horários menos iluminados são bem legais.

Que eu saiba a proteção UV não depende da cor dos óculos, e sim de um revestimento que é aplicado, bem como do material de que são feitos.

Outra coisa, o efeito de "aumento de contraste" não vai necessariamente aumentar a luminosidade. É um "engano visual", o que o amarelo faz é bloquear a cor complementar (no caso o azul) e deixar passar a mesma cor (o amarelo). Podem reparar que o amarelo e cores próximas ficam aparentemente mais luminosas, digo aparentemente porque não é que o óculos amarelo torne essa cor mais luminosa, mas sim ao bloquear azuis os torne mais escuros e por comparação o resto parece mais luminoso, principalmente o amarelo.


Postado Por: Leandrinho
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 02:56
Originalmente postado por Salese Salese escreveu:

Meus treinos são entre 19:30 - 21:30, utilizo óculos com lentes amarelas, melhora o contraste no ambiente.

Além de proteger contra o ataque fulminante dos insetos, como tem um trecho que passamos perto a um rio/córrego, nessa hora é só mosquito, pernilongo e sabe-se mais o que lá que bate nas lentes, ainda pode acontecer de objetos serem lançados do chão pelo ciclista da frente, eu particularmente não saio sem.


Você treina na base aérea em Cumbica?


-------------
CAAD 9


Postado Por: Vash77
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 03:37
Uso um óculos com lentes amarelas Fotocromáticas, elas ficam mais escuras na claridade do dia, e amarelas normal durante a noite.

Preferi um óculos assim para quando começar a pedalar de tardinha e chegar até a noite não precisar ficar trocando as lentes, isso era um contra-tempo. 



Edit: Claro que elas não são Tão escuras quanto uma lente preta, mas o  fato de ser fotocromática suaviza bem a claridade do dia.

É um óculos da TIFOSI, não sei o modelo de cór. 



Postado Por: Neilson
Data de Publicação: 12 Fev 2012 as 13:22
Eu vou ser obrigado a comprar um com lentes amarelas , pois não estou conseguindo fazer treinos longos pela manhã. Mesmo saindo 7h da manhã estou sofrendo muito com o calor (36/40 graus de média ) e o vento forte na volta. Esta semana fiz os treinos a noite e foi muitoooo melhor, mas está fazendo muita falta um óculos por conta do vento .


Postado Por: Xis-biker
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 18:52
Alguém recomenda algum óculos de ciclismo de baixo custo para o dia a dia e que seja de boa qualidade? Eu gostaria de algum que viesse com três cores de lente: amarelo, transparente e fumê. Não pretendo pagar muito caro. No máximo, uns R$ 250,00.

-------------
http://migre.me/aLSPK" rel="nofollow - ABAIXO-ASSINADO!
http://migre.me/aLSTq" rel="nofollow - TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!


Postado Por: StefanoFloripa
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:06
Mesmo que o óculos possua proteção UV, não é recomendado utilizar a lente amarela no sol, pois ele ressalta a luminosidade, e intensifica a luz (no caso, solar). Pode ocasionar queima de retina pelo uso, daí é bye bye pra visão. O uso adequado são dias nublados, por do sol, ambientes com pouca luz, ambientes em que se quer ressaltar a luz.

abraços.


Postado Por: StefanoFloripa
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:06
Xis-biker, há óculos da Shimano pro esse preço. São ótimos.




Postado Por: Xis-biker
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:33
Originalmente postado por StefanoFloripa StefanoFloripa escreveu:

Xis-biker, há óculos da Shimano pro esse preço. São ótimos.

Veleu, eu não sabia que eram mais baratos. Vou pesquisar...


-------------
http://migre.me/aLSPK" rel="nofollow - ABAIXO-ASSINADO!
http://migre.me/aLSTq" rel="nofollow - TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!


Postado Por: Vash77
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:45

Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:

Alguém recomenda algum óculos de ciclismo de baixo custo para o dia a dia e que seja de boa qualidade? Eu gostaria de algum que viesse com três cores de lente: amarelo, transparente e fumê. Não pretendo pagar muito caro. No máximo, uns R$ 250,00.


A melhor coisa é ir numa loja e experimentar. Aonde eu moro existem 2 lojas de grande porte com imensa variedade em óculos, diversas marcas.

É melhor experimentar para ver se o óculos se adequa bem ao teu rosto. Fora que, comprando em dinheiro na loja, tu ainda chora um desconto a vista!




Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net