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2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?

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Categoria: Assuntos Gerais
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Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 05:53
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Tópico: 2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?
Postado Por: Portoga
Assunto: 2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 15:33
Olá amigos,

vou partir para uma relação 2x10 e estou em dúvida quanto ao pedivela a ser utilizado. 

A Shimano produz 26-38 e a Sram 26-39 e a nova opção 24-38.

Estou tendendo mais para Sram, pois 26-38 (Shimano) parece ter o pior dos dois mundos: a coroinha é maior (26) e o volantão é menor (38), isto é, marcha mais leve é "pesada" e marcha mais pesada é "leve", quando comparado às opções da Sram.

Pedalo, na maioria das vezes, na Serra do Japi e Aldeia da Serra. O que vocês acham? Pego um 24-38 perdendo um pouquinho na marcha mais pesada ou pego um 26-39 perdendo um pouquinho na marcha mais leve?  

Gosto de girar bastante, portanto meu medo é que uma coroa de 26 dentes seja um pouco pesada numa 29er.

Abraço!

 



Respostas:
Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 15:40
Eu uso 24/38 e gosto muito , mas relação tbm é questão de gosto , adaptação pessoal e condição fisica , como sou pangaré peguei a mais leve.

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Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: paulo marcel
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 15:54
Bom na minha bike eu uso 42x32 e só tenho um pouco de problemas em subidas longas. Agora do resto ando tranquilo, isso porque estou pangaré ainda pois diminui muito meu ritmo pois antes usava 48x38x38 na frente com 11-28 atrás e não tinha problemas.


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 16:15
Vai de 38/24, nessa região tem muita inclinação brava!


Postado Por: paulo marcel
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 16:41
Pow acho 38x24 muito leve!!! isso no caso vc vai usar cassete 11-36? pra ficar mais forte um pouco treine de speed pra "pegar força" e resistência!


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 17:57
Originalmente postado por paulo marcel paulo marcel escreveu:

Pow acho 38x24 muito leve!!! isso no caso vc vai usar cassete 11-36? pra ficar mais forte um pouco treine de speed pra "pegar força" e resistência!
Paulo marcel,esta região que ele anda e de paredões e não subidas!!


Postado Por: paulo marcel
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 18:24
Então não seria melhor ele colocar um pedivela triplo? tipo 42x32x22? com cassete 11-34? acho muito mais vantagem do que 38x26 ou 24x38 e ainda por cima vai ter mais opções de marchas! Lembrando que 2x10 é mais indicado para XCO competitivo, já 3x9 ou 3x10 é indicado tanto para XCO quanto para XCM!


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 22:53
Eu uso 38-24. Não é leve... é quase a mesma coisa que 44/12 na 26.
Pessoal... tem que parar de levar em conta só o número de dentes... 29er muda a relação pelo tamanho da roda... só PARECE pouco...


Postado Por: Mauro Pedal Tere
Data de Publicação: 02 Jan 2012 as 23:04
O que deve ser levado em conta é o giro aplicado aos pedais. Se você tem uma pedalada com mais giro, opte por 39x26, mas se tem um giro mais travado, vá de 38x24.


Postado Por: Portoga
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 01:13
Mauro,

não é o contrário?


Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 01:48
Minha antiga aro 26 tinha relação 3x9 com pedivela 22/32/42 e cassete 11-34. Minha aro 29 utiliza pedivela Sram 24/38 com cassete 11-36 e a diferença é perceptível, tenho que fazer mais força nas subidas do que com a relação antiga. 
    Pelo que o pessoal fala a região onde vc pedala é bem montanhosa, então eu iria de 24/38 mesmo.


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 10:59
eu pedado na regiao,e estava com 9v com 44/32/22 com cassete 11/32,passei para 10v com 39/26 com 11/36 mas estou com vontade de compra um par de coroas 38/24 para o pedivela,nesta região e facil encontrar subidas com + de 30% de inclinação!


Postado Por: paulo marcel
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 11:10
Faz o seguinte então! coloque 36/22 e 11/36 no cassete! se ficar pesado encomende cassete xrt 11-38! pois se eu não estou enganado a shimano criou um cassete para 29ers com 38 dentes! não sei se é verdade,pois eu tinha visto isso em uma revista no lançamento do XRT DYNASYS.


Postado Por: JoaoPauloSaraiva
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 13:52
Vai de cassete 11-36 com coroas 24/38 e vc vai ver que é o certo. A relação das 29er é mais pesada e precisa de coroas menores, no maximo use 26/39


Postado Por: paulo marcel
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 14:02
como falei anteriormente, vc pode usar pedivela com coroas de 36-22, até tem um pedivela stylo que já vem com essa configuração, e te garanto é muito boa pois já testei um na trance de um amigo meu.


Postado Por: betojg
Data de Publicação: 03 Jan 2012 as 15:56
Também acho que 36/24 com cassete 11-36 é o ideal.


Postado Por: Mauro Pedal Tere
Data de Publicação: 04 Jan 2012 as 01:06
Portoga, Ops! desculpe, o inverso é melhor!


Postado Por: Gibafreeride
Data de Publicação: 04 Jan 2012 as 17:10
O maior cassete da Shimano é 36

A KCNC está para lançar um 11-38, contudo nenhum cambio de nenhuma marca foi projetado para isso.

eu uso 39/26 e 11/36, ainda não tive problemas, porém minha 29 tá abaixo dos 10 quilos.

abs


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Uowwww q beleza


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 04 Jan 2012 as 20:21
Originalmente postado por Gibafreeride Gibafreeride escreveu:

O maior cassete da Shimano é 36

A KCNC está para lançar um 11-38, contudo nenhum cambio de nenhuma marca foi projetado para isso.

eu uso 39/26 e 11/36, ainda não tive problemas, porém minha 29 tá abaixo dos 10 quilos.

abs

Que exagero...rs
Ja vi uma coroa de 20 dentes no blog do Adil, e no site que ele adquiriu tinha k7 de até 11-39.

http://www.actiontec.us/prices.htm - http://www.actiontec.us/prices.htm

http://www.29er.com.br/2009/05/p29br-news-36-dentes-prontos-para-as.html - http://www.29er.com.br/2009/05/p29br-news-36-dentes-prontos-para-as.html

http://www.29er.com.br/2009/02/p29br-test-29er-em-busca-da-relacao.html - http://www.29er.com.br/2009/02/p29br-test-29er-em-busca-da-relacao.html

http://www.29er.com.br/2008/12/p29br-teste-em-busca-da-relao-perfeita.html - http://www.29er.com.br/2008/12/p29br-teste-em-busca-da-relao-perfeita.html


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A Saga esta apenas começando


Postado Por: rafaqs
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 11:14
Caros, faço Triathlon mas há algum tempo pedalava de MTB! No Triathlon sempre pedalo com cadências baixas relação bem pesada (sempre pedalo "amolando"o 11 do K7). 
Agora estou querendo pegar uma MTB com relação 2 X 10 (já usei uma vez e adorei). Penso que como MTB será lazer e ganhar "técnica" de giro e cadência alta. O melhor seria uma relação 38-24 já que usaria a bike apenas para "subir' muito e alguns estradões entre uma subida e outra. Mas tenho medo de achar a relação  MUITO leve, já que 38 é a coroa menor da minha Road rs. Alguém tem alguma experiência parecida ?

Obrigado !


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Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973


Postado Por: ruiz107
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 13:54
Uso 24/38 em uma 29r com cassete 36-11 e não é leve demais não! Acho que com coroinha 26 ficaria pesado demais pra mim.


Postado Por: ruiz107
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 13:57
Originalmente postado por rafaqs rafaqs escreveu:

Caros, faço Triathlon mas há algum tempo pedalava de MTB! No Triathlon sempre pedalo com cadências baixas relação bem pesada (sempre pedalo "amolando"o 11 do K7). 
Agora estou querendo pegar uma MTB com relação 2 X 10 (já usei uma vez e adorei). Penso que como MTB será lazer e ganhar "técnica" de giro e cadência alta. O melhor seria uma relação 38-24 já que usaria a bike apenas para "subir' muito e alguns estradões entre uma subida e outra. Mas tenho medo de achar a relação  MUITO leve, já que 38 é a coroa menor da minha Road rs. Alguém tem alguma experiência parecida ?

Obrigado !

Pra estradões de terra e trilhas não é leve demais não! Já pra pedalar em rodovia talvez falte marcha dependendo do seu preparo físico.


Postado Por: rafaqs
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 15:06
Será esclusivamente para andar no barro ! Asfalto já chega o que pedalo na road treinando para triathlon :)
Talvez o mais leve será estradões de barro, mas o objetivo será realmente desenvolver um giro mais alto. Meu RPM médio na road no asfalto fica entre 80 e 84.


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Postado Por: Edulopes
Data de Publicação: 27 Jan 2013 as 20:39
Tenho usado a relação 40x24 e não tenho tido problema.
O cambio dianteiro trabalha direito. Até agora tem valido a pena.
Sobe bem e também pega uma boa velocidade.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 27 Jan 2013 as 20:50
Ola, Edulopes,

gostaria de saber, se possível, detalhes sobre o pedivela, marca das coroas e qual câmbio usados nesse sistema 40x24 que me interessa!

Abraços,
Furukawa.


Postado Por: marcelogil2001
Data de Publicação: 28 Jan 2013 as 15:38
ao meu ver 26 - 38 é o melhor das combinações mas isso vai de cada um!


Postado Por: bandrade
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 09:17
Possuo um pedivela deore 22/32/44. Gostaria de mudar para 2x10. Ja comprei o cassete 11-36.

Pensei em usar 22/36 no inicio... mas não tenho ideia de como comprar! entao... duvidas:
1 - posso manter minha coroa de 22d?
2 - preciso comprar uma coroa de 36d com 104mm (bcd)?
3 - vejo coroas lá fora (de 36d) indicando uso para single speed ou bmx. Existem coroas com tipos de "indexação" diferente para melhora na troca entre as coroas?

Alguem ai pode me dar uma força!?

Abraços!


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29er!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 10:14
Ola, bandrade,

não conheço um pedivela pronto com coroas 36-22 mas você pode comprar somente uma coroa 36 com BCD 104 mm, substituir a 32 pela 36 e retirar a maior de 44.

Vai precisar uma dessas três opções, ou comprar parafusos de fixação mais estreito ou usar espaçador/arruela para compensar a ausência da coroa maior ou usar um bash guard.

Confira no meu tópico:
http://www.pedal.com.br/FORUM/mudanca-de-coroa-em-pedivela-shimano-m590_topic58845.html

Abraços,
Furukawa.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 20:57
para quem queira pedivela duplo de 36-22, existe o Shimano SLX M665 Double Chainset:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019


Postado Por: Betopro
Data de Publicação: 31 Jan 2013 as 01:15
Meu pedivela original é 38-24, mas troquei a coroa menor por uma 22 e está funcionando bem, tem uns paredões aqui que com 24 ficava duro de subir, outras pessoas que conheço também fizeram essa mesma modificação.


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 31 Jan 2013 as 10:41
Estive parado da bike por alguns anos, estou negociando uma 26 3x9 para voltar agora, mas na metade do ano quero montar uma 29 2x10. Como sempre fui de girar muito, mesmo no melhor da minha forma usava bastante a coroinha nos pedais no RS, geralmente abria vantagem na subida! Tenho o mesmo receio dos demais, de pelo fato do diametro da roda maior e coroa menor maior, ficar muito pesado pra algumas pirambeira! Acho que vou para 24/38! Será que fica ruim colocar uma de 22 no pedivela 24/38? O cambio dianteiro consegue fazer a troca?


Postado Por: rmfs66
Data de Publicação: 31 Jan 2013 as 17:28
Sugiro experimentar antes a coroinha 24. Logo você se acostuma e não vai sentir falta da 22


Postado Por: JordaozinhoMTB
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 19:24
hummm a dois dias rodando...42/32/22 e K7 deore 9v de 12/36,  ficou show girar isto ai paredes acima, consegui o giro que tinha antes com as 26" usando 22coroa e 34 pinhão, ficou 10 estou bem contente e talvez faça um deste de 2 coroas só, 38/22 e se der 40/22, não abro mão da coroa 22 em minha região...

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Abçs Jordaozinho, caloi elite 2.7 voadora 95.5km/h SLX/XT/PROSHOCK ULTRA XC


Postado Por: JOSE MARCOS
Data de Publicação: 08 Mar 2013 as 15:21
38x24 é show

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JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .


Postado Por: marcelogil2001
Data de Publicação: 08 Mar 2013 as 15:46
eu uso 26-38 os dois pedais que fiz gostei e aprovei mas vai sentir um pouco nas subidas!


Postado Por: Diegolira9
Data de Publicação: 08 Mar 2013 as 21:36
Cara eu uso 36-26 e estou com 1 semana pedalando desta forma e ate agora esta muito boa a relacao!


Postado Por: L_Godoy
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 11:43
38x24 seria melhor para sentir menos o efeito das subidas.

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Stumpjumper HT
Allez


Postado Por: ciclomaniaco
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 17:24
Semana retrasada peguei mina Soul Sl200 29 e nunca havia imaginado que eu pensaria que 20v seriam suficientes. Pois pior que hj, após poucos 130km com ela estou certo que é upgrade com certeza. Incrível como anda bem uma bike 29.


Postado Por: Mfvicari
Data de Publicação: 29 Jun 2013 as 10:26
Alguma opinião sobre um Pe de Vela 28X42 pra bike 29??? Ficaria muito pesada???



Postado Por: Filipe sj
Data de Publicação: 29 Jun 2013 as 12:49
Originalmente postado por Mfvicari Mfvicari escreveu:

Alguma opinião sobre um Pe de Vela 28X42 pra bike 29??? Ficaria muito pesada???


Se a bike não for tão pesada, acho que pra 95% das situações vai bem de 42/28, mas o grande problema são os outros 5%. Particularmente acho que se fosse pensar em usar qualquer coisa acima do 40/26 partiria logo para o pedivela triplo.
OBS: uso 40/26 e aprovei.


Postado Por: Soul29
Data de Publicação: 29 Jun 2013 as 15:25
eu particularmente uso 38x24, já usei 38/26 e se vc nao tiver bem preparado vai sofrer um pouco nas subidas mais inclinadas.
mas se onde vc mora nao tem mt morro nem serra, uma relação mais pesada atende mt bem.


Postado Por: dzanco
Data de Publicação: 12 Jul 2013 as 19:10
Isso vai depender muito da ocndição atlética do biker. Sem dúvida ter um range maior como 24 x 38 dará mais facilidade para subidas pesadas. Não deixe de avaliar isso no pedevela também e pensar no conjunto todo !!!!


Postado Por: JOSE MARCOS
Data de Publicação: 12 Jul 2013 as 19:32
Estou no termino do projeto 29 , tenho bike 26 que uso pedivela Xt com coroas FSA relação 40 x 26 , como a grana está curta para aduiqir coroas 38 x 24 vou transferir todo conjunto para a 29 ( cambio traseiro e passador X9, dianteiro XT , cassete XT), a pergunta é se vai ficar bem o pedivela 40 x 26 ??

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JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .


Postado Por: Mfvicari
Data de Publicação: 13 Jul 2013 as 01:42
O que vai pegar mesmo e o preparo físico nas subidas se nao tiver bem vai sofrer um pouco mas nada que um bom treino nao resolva...


Postado Por: BrunoAgostini
Data de Publicação: 17 Jul 2013 as 16:19
Originalmente postado por Edulopes Edulopes escreveu:

Tenho usado a relação 40x24 e não tenho tido problema.
O cambio dianteiro trabalha direito. Até agora tem valido a pena.
Sobe bem e também pega uma boa velocidade.


Gostaria de saber como esta a troca de marchas, troca tranquilo, desregula mais fácil.
Coloquei uma relação 40x24 essa semana e gostaria de saber suas impressões para poder comparar.

Se mais alguem estiver usando essa relação por favor comente.
Ja usai 38x26, 40x26 vou testar essa semana 40x24, e ainda tenho a possibilidade de testar 38x24, pois estou com 4 coroas aqui, 24D, 26D, 38D e 40D.
Assim que testar todas vou decidir qual vou manter.
   

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Voltando a pedalar...


Postado Por: ruiz107
Data de Publicação: 17 Jul 2013 as 19:55
Não acho que uma MTB 29r precise de um coroão maior que 38. A relação 38-11 rende até uns 45-50km/h (depende do pneu), então acho difícil alguém precisar mais que isso.

A não ser que você pretenda colocar pneus slick, pq a circunferência da roda diminui e a relação fica mais leve.


Postado Por: JariBiker
Data de Publicação: 18 Jul 2013 as 09:57
Eu passei de 3x10 para 2x10 na minha 29er.... antes tinha pedivela triplo Sram X9 de 22-33-44 dentes... isso mesmo... 44 dentes de coroão, vê se pode uma coisa dessas!!!

Passei para pedivela duplo Sram X9 26-39 utilizando k7 11-36.... minha região não é diferente ao do dono do tópico e inicialmente fiquei preocupado com as subidas, pois antes eu tinha a opção de engrenar 22 no pedivela + 36 no k7..... e o lance foi o seguinte:

Com 26 no pedivela + 36 no k7 pesou um pouco, mas superei, ganhei mais condicionamento físico e agora é meter a bota no pedal sem dó!!!

E com relação a velocidade final, consigo por em reta facilmente, sem esforço 45km/h na relação 39 do pedivela + 11 do k7.

Com o pedivela triplo, nunca precisei por a última marcha no k7, já que o coroão do pedivela tripo era de 44 dentes


Postado Por: heldercg
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 08:08
To muito na dúvida se pego 38/24 ou 36/22.

Vou subir muito morro e tenho pouca resistência, to inclinando pra pegar a 36/22.(o cassete é 11-36)

A primeira marcha de uma 38/24 é bem mais pesada q a primeira de uma bike "normal" 3x10??


Postado Por: BrunoAgostini
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 11:33
Originalmente postado por heldercg heldercg escreveu:

To muito na dúvida se pego 38/24 ou 36/22.

Vou subir muito morro e tenho pouca resistência, to inclinando pra pegar a 36/22.(o cassete é 11-36)

A primeira marcha de uma 38/24 é bem mais pesada q a primeira de uma bike "normal" 3x10??


Na verdade depende do pedivela e do cassete. Como você disse, considerando o cassete 11-36.
e considerando que usara na mesma bike, mantendo a configuração de roda/pneu e todo o resto. apenas trocando o pedivela, podemos fazer uma Comparação percentual das relações.
Pedivela duplo 38x24
Mais leve: 24/36=0,66666
Mais pesada 38/11=3,45454

Pedivela triplo PDV(01) 44x32x22
Mais leve: 22/36=0,61111
Mais pesada 44/11=4,00000

Pedivela triplo PDV(02) 42x32x24
Mais leve: 24/36=0,66666
Mais pesada 42/11=3,81818

ou seja comparação percentual:
PDV 01 x Duplo
Mais leve
Diferença de aproximadamente 9% mais pesada.
Mais pesada
Diferença de aproximadamente 14% mais leve.
PDV 02 x Duplo
Mais leve
Iguais
Mais pesada
Diferença de aproximadamente 10% mais leve.

Particularmente uso na minha 29er, um PDV 40-24, e tenho gostado muito, a troca é um pouco mais lenta, mas de permite uma relação com maior amplitude, se tivesse que escolher apenas um tipo de relação iria ficar com a 38x24 se tiver muito morro, e como no seu caso, com pouca resistência. Se achar que ainda esta pesado, pode diminuir para 38x22, que ficara mais leve. menor que 38, só se tiver morro pra cara***. pois perde muita final, e em estradão de terra vai ter que girar muito se quiser fazer uma media alta.

Estou pensando seriamente em voltar para a relação 40x26. Pois apesar de ser mais pesada, melhora meu condicionamento/força. estou apenas esperando pra fazer um ultimo teste, que é subir uma serra aqui da região que tem 10km.

      


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Voltando a pedalar...


Postado Por: BrunoAgostini
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 11:39
Esqueci de dizer que a minha configuração relação completa XT, com PDV 40x24 K7 11x36.
Com já tinha citado em outro post, tenho varias coroas e testei todas elas. 24,26,38,40, para pedivela XT, e além disso tenho uma coroa 22 e 36 de um Deore de outra bike.



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Voltando a pedalar...


Postado Por: heldercg
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 13:38
Valeu ae BrunoAgostini, vou de 38/24!!



Postado Por: IntenseEddie
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 16:32
Pedivela 38/24 e cassete 11/36 é perfeito para as 29er.


Postado Por: klunker
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 19:05

Sou adepto de longas distâncias, e aqui na Serra da Cantareira o negócio é subir paredes. Portanto, andar no giro sem exagerar na força é a melhor pedida. Uso 22-32-42 x 12-36.



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Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!


Postado Por: smoke
Data de Publicação: 22 Nov 2013 as 00:57
comprei minha 29er a 10 dias........pelo q vejo o pessoal falar da relação, coloquei na cabeça que seria pesada (alivio 44x32x22)

acontece que agora que estou com ela e testei na pratica, não acho NADA pesada, não tenho preparo fisico ótimo não

talvez seja porque uso ela para ir trabalhar, então plano e descida é coroa 44 o tempo todo, muitas vezes com o 11 no cassete

portanto tenho vontade de colocar um duplo porém acho que vou achar leve demais, devido meu uso na cidade além das trilhas


Postado Por: ivanmatucita1
Data de Publicação: 22 Nov 2013 as 13:41
Estou usando 40x24. na minha região de um lado tem muito morro e do outro é praticamente plano, então eu uso tanto coroa grande e coroa pequena nos treinos. a subida da marcha, é um pouco mais lenta, porem tem uma distancia grande.. estou esperando chegar a 38t para saber se no estradão vou precisar de mais marcha.. caso nao ficarei com 40t sem nenhum problema.


Postado Por: fersa
Data de Publicação: 09 Dez 2013 as 00:21
Pelo que li, acho que vou sofrer um pouco com minha relação 28x40 e 11x36 até atingir um melhor condicionamento físico, mas acho que vai valer a pena, é certo que na primeira subida a Campos do Jordão eu vou ter a prova de que pernas são necessárias para um relação 2x10. 


Postado Por: vitosouza
Data de Publicação: 10 Dez 2013 as 13:59
eu uso pedivela 36x22 com cassete 10v 11x36 numa 29er... da pra subir parede! Mas perco no estradão, o giro vai lá pra cima...


Postado Por: xandaumgv
Data de Publicação: 10 Dez 2013 as 21:25
Originalmente postado por smoke smoke escreveu:

comprei minha 29er a 10 dias........pelo q vejo o pessoal falar da relação, coloquei na cabeça que seria pesada (alivio 44x32x22)

acontece que agora que estou com ela e testei na pratica, não acho NADA pesada, não tenho preparo fisico ótimo não

talvez seja porque uso ela para ir trabalhar, então plano e descida é coroa 44 o tempo todo, muitas vezes com o 11 no cassete

portanto tenho vontade de colocar um duplo porém acho que vou achar leve demais, devido meu uso na cidade além das trilhas

Utilizar a 29 na cidade e em plano e decida é comum que só use a coroa maior, porem, se estiver utilizando todo o range da mesma, está é utilizando de forma errada...
Sair com a bike com 44x36 dá? ... dá .... é recomendavel? nao ... querer comparar o uso em asfalto com terra batida, ou lama, terreno molhado tambem nao dá ...
O uso da coroa 22 no asfalto vai ser muito incomum mesmo...

Abraços.


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Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Dez 2013 as 23:17
Originalmente postado por vitosouza vitosouza escreveu:

eu uso pedivela 36x22 com cassete 10v 11x36 numa 29er... da pra subir parede! Mas perco no estradão, o giro vai lá pra cima...





A Shimano tá bobeando que ainda não lançou essa opção para 29. E olha que tinham essa opção no SLX para 9V.


Postado Por: brunocorvo
Data de Publicação: 11 Dez 2013 as 11:17
Uso 38x24 a 2 anos e gosto muito


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Dez 2013 as 11:23
38x24 é perfeito para 26.


Postado Por: Absalon
Data de Publicação: 30 Jan 2014 as 20:53
Uso pedevela XT 38x26, perfeito!

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Postado Por: victormq
Data de Publicação: 31 Jan 2014 as 11:49
Estou utilizando 36/22 com k67 Sram PG 1030, 10v, 11-36 e o pedivela é Sram S-1255 customizado (specialized crave 29).

Antes de adquirir a bike estava com muito receio, tanto pelo que li aqui no forum, quanto pelo que foi me dito por amigos e vendedores, por causa da minha falta de preparo, sobrepeso leve, muito tempo afastado de bikes...

Ainda é muito cedo pra afirmar, principalmente pq não fui pra terra ainda, mas acho que as 20v não serão problema em momento nenhum. Na minha região tem boas subidas, mas desconheço paredões, apesar que não quero me limitar à minha região. Estou gostando demais!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 31 Jan 2014 as 16:52
Com essa relação você tem a mais leve em 22/36 (a)29" que equivale a 24/36 (a)26". É a original de fábrica mais leve que tem para 29".


Postado Por: Mfvicari
Data de Publicação: 31 Jan 2014 as 23:13
Estou muito satisfeito com 38x24


Postado Por: m46c10
Data de Publicação: 01 Fev 2014 as 11:07
Eu usava 36 x 22, achava legal, mas não rendia muito no asfalto, agora estou usando 38 x 24, e ficou ótimo, rende no asfalto, e encara qualquer subida.

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BMC TE01 26er - Toda XTR


Postado Por: brunospd
Data de Publicação: 05 Fev 2014 as 11:47
Vi essa discussão e resolvi deixar minha opnião a respeito da relação. Eu comprei um pedivela DEORE 38x24, um cambio dianteiro XT 2vel , um cambio traseiro DEORE shadow plus, trocadores DEORE 2x10 e cassete 36x11. Enfim, a bike ficou pronta ontem e já fui dar o meu primeiro pedal. Já que não tive muito tempo só consegui rodar uns 40km com algumas subidas fracas e posso dizer que ficou SHOW. Ainda falta fazer um teste longo e umas subidas violentas. hehe
Antes com o pedivela triplo eu usava pouquíssimo a coroa de 42 dentes, por isso optei pela troca para o de 38x24. Vale lembrar que eu sou mais spinner do que smasher, ou seja, rodo em cadências mais altas ao invés de ficar moendo o pedal com força.
Enfim, recomendo que você pergunte para outras pessoas que já utilizam essa relação e observe o perfil do terreno onde você anda.

Em relação ao funcionamento, nem preciso dizer. Trocas mais precisas e suaves.
Vou deixar algumas fotos aqui
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/844/3zpq.jpg/][IMG=http://img844.imageshack.us/img844/2218/3zpq.jpg][/IMG][/URL]

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Postado Por: FLIMA
Data de Publicação: 07 Fev 2014 as 08:12
Uso 24x38 (sram XO) com cassete 11x36 sram. Câmbios sram XO. Sinto falta de maior velocidade em estradão usando a 38...

A dúvida é saber se o câmbio aguenta uma coroa de 40 dentes.. alguém sabe?

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Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015


Postado Por: luciano_oz
Data de Publicação: 07 Fev 2014 as 10:59
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Uso 24x38 (sram XO) com cassete 11x36 sram. Câmbios sram XO. Sinto falta de maior velocidade em estradão usando a 38...

A dúvida é saber se o câmbio aguenta uma coroa de 40 dentes.. alguém sabe?

Flima, acredito que funciona sim, pois no link abaixo consta que existe pedivela 42x28
link:  http://cdn.sram.com/cdn/farfuture/LJH1vaSvuSBBt_2FVIDwRbfJHuO0kaLua0Kk5NdI_jw/mtime:1372788174/sites/default/files/techdocs/gen.0000000004184_rev_a_compatibility_map_my13_mtb_components_0.pdf" rel="nofollow - http://cdn.sram.com/cdn/farfuture/LJH1vaSvuSBBt_2FVIDwRbfJHuO0kaLua0Kk5NdI_jw/mtime:1372788174/sites/default/files/techdocs/gen.0000000004184_rev_a_compatibility_map_my13_mtb_components_0.pdf


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 07 Fev 2014 as 12:54
A Shimano não sei, mas a Sram tem 2 modelos de câmbio dianteiro para 2 coroas. Um para 2 coroas menores e outro para 2 coroas maiores.


Postado Por: pharma
Data de Publicação: 07 Fev 2014 as 21:48
Olá pessoal! Tenho usado uma relação 36/29 coroas e K7 12/36 e gostei. Perde um pouco no estradão, mas não se perde tanto, pois parece que os rodões (29er) embalam muito e acabam compensando! Nas subidas mais íngremes não necessitei mais do que a relação 29-36 que já é bem leve. Claro que depende do condicionamento de cada um...mas essa relação me agradou bastante.




Postado Por: campinense
Data de Publicação: 08 Fev 2014 as 18:05
tenho um pedivela fsa k-force light que veio com as coroas 27x40 e estou achando bem pesado em algumas ladeiras, procurei, mas não encontrei coroas do modelo dele pra vender aqui no br, como o bcd de 64 e 104 das coroas segue o padrão da shimano, posso utilizar as coroas shimano sem problema? to pensando em comprar 24x36 o que vocês me indicam?


Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 09 Abr 2014 as 19:04
Pessoal, boa noite!

Estou querendo migrar a minha MTB que atualmente esta usando uma relação 3x10 (PDV 24-32-42 / K7 11-36) para uma relação 2x10. A minha dúvida é: posso mudar a configuração do meu PDV para 28-42 com o meu K7 11-36? Meus câmbios são Deore (dianteiro, traseiro e passadores - linha 2013).

A corrente ficaria muito cruzada quando utilizado uma combinação 42-36 ou 28-11? Seria necessário trocar o câmbio dianteiro ou o passador? Afinal, dá pra fazer essa configuração que citei?

Abraços pessoal! E bom pedal a todos!


Postado Por: paulo ferreira
Data de Publicação: 09 Abr 2014 as 19:23


Olá fzpereira, em 2010 já usei essa configuração(passar de 3 para 2 coroas), usava 42x26 e 11-34(9v), só precisa colocar um espaçador de 5mm no lado das coroas para centralizar as duas coroas, funcionava normal.





Postado Por: dts
Data de Publicação: 09 Abr 2014 as 20:13
Se for 29 é 24x38, assim sobe relativamente bem como uma 26 ou 27.5.


Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 09 Abr 2014 as 20:13
Boa noite paulo ferreira!

Obrigado por sua contribuição! Este tipo de espaçador que você citou, como ele é? Eu li tb que é necessário trocar os parafusos do PDV, ou usar umas arruelas, pois os parafusos do PDV 3x10 eh de 8mm, certo?

Abraços!


Postado Por: fzpereira
Data de Publicação: 09 Abr 2014 as 20:14
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Se for 29 é 24x38, assim sobe relativamente bem como uma 26 ou 27.5.


A minha bike eh 26!


Postado Por: dts
Data de Publicação: 10 Abr 2014 as 07:09
Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Se for 29 é 24x38, assim sobe relativamente bem como uma 26 ou 27.5.


A minha bike eh 26!

Então vá de 26x39 ou algo próximo com 11x36.
Dá para subir tudo com isto.


Postado Por: se7en
Data de Publicação: 10 Abr 2014 as 11:33
Galera eu uso 38-24 e particularmente gosto muito. Vcs tem que levar em conta que numa bike 29er a relação não tem nada a ver com as aro 26... pelo tamanho das rodas! Tongue


Postado Por: wwcaldas
Data de Publicação: 28 Abr 2014 as 23:56
Galera, estou montando a primeira 29 e a coroa que veio no grupo sram x5 é 28-42 e 11-36 alguém já usou essa relação, pode opinar se vai ser bacana? Obs. sou novo e tenho perna no pedal rs.


Postado Por: Advogado
Data de Publicação: 29 Abr 2014 as 09:00
se tem perna, vai fundo..

agora, se tiver mta pirambeira, vai fazer força,.. 


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 29 Abr 2014 as 09:35
Dependendo do seu peso, do tempo das trilhas e das inclinações eu não usaria, não.


Postado Por: Soul29
Data de Publicação: 29 Abr 2014 as 09:57
Como o pessoal falou, tem q fazer força. Mas vc ganhar em velocidade final dependendo do relevo onde vc pedala.
Vc tem q experimentar antes pra saber como vc vai se sentir com essa relação, e em quais tipos de terreno vai pedalar.( pra asfalto está ideal)


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 09:25
Estou comprando as peças para a montagem da minha 29er e tive muita dúvida em qual combinação de coroas seria ideal pra mim. Uso muito a "vovozinha" em subidas longas, mesmo quando estava no auge do meu desempenho, usando uma cadencia mais alta, pois não consigo manter cadencia baixa fazendo força durante muito tempo, e ainda sim passava muita gente na subida! =]
Usei o calculador do Sheldon Brown para comparar com as relações da 26" com a futura 29er.
Na 26": 44 x 11 -> 7.5; 22 x 34 -> 1.2
Na 29er: 36 x 11 -> 6.6; 22 x 36 -> 1.2
Conclusão: Usando um pedivela 22x36 e cassete 11x36 na 29er, só perco a marcha "mais pesada" em comparação com a 26", mantendo a mesma razão para a "mais leve", que pra mim é mais importante. A "mais pesada" da 29er é um pouco mais "pesada" que a relação 44 x 13 da 26" (6.4), então acredito ficar mais fiel com a minha atual 26".
Agora só vou saber mesmo quando terminar minha 29er e testar! Wink


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 09:49
Essa é exatamente a que eu uso.

Mas o que percebo é que as mudanças entre as coroas não são tão rápidas quanto um sistema triplo onde a variação entre elas é menor. Fora isso tem que mudar o jeito de pilotar. No triplo dá para ficar mais tempo sem por na coroa pequena de 22, já no duplo 36/22 tem que se antecipar e colocar logo a 22 antes das subias, pois subir de 36/36 é bem mais complicado do que 30/36 (triplo). Embora tenha a vantagem de sempre já estar na pequena e não correr o risco de ter que trocar da coroa do meio para coroinha no meio da subida (triplo). Se bem que é possível, mas na aliviada da troca perde-se um pouco o embalo e a cadência no duplo é quebrada mais abruptamente.

Agora quanto a relação mais leve, com certeza o que mais influência são fatores como:
-relação peso/torque ciclista+bike+equipamentos
-inclinação
-tipo de solo

Tem situações terríveis, como pegar uma super inclinação, com piso de pedrisco ou areia ou lama e ainda com o ciclista sendo pesado.


Já vi garoto de 14 anos com uns 40kg com 29" que sobe normalmente com coroa 32 e pinhão 21, 24 ou 28, onde adultos só sobem com 24/36 ou 22/36 ou 22/34. Para cima peso do conjunto conta demais e, por isso, não é essa diferença toda aliviar 2kg de uma bike, se o ciclista é pesado. Embora quanto mais leve melhor e isso não se discute.

Agora nesse exemplo do garoto, quando pega uma reta que é a relação aerodinâmica/potência que conta, ele fica atrás de todo mundo, não consegue manter. Aí leva vantagem os maiores que levavam desvantagem nas subidas.

O negócio é que numa subida ele ganha 40 segundos de vantagem e na reta perde 30 segundos. No geral é bom para ele.


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 16:52
O que não consigo entender é pq a Shimano agora faz pedivelas 24-32-42, reduzindo os extremos da relação! 22-32-44 é perfeito para 26", não consigo entender como esse novo padrão pode ser melhor para 26". Para 29er o coroão de 42 até justifica, mas sacrificar a vovózinha não tem pq! =]


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 16:54
Outra, é bem dificil achar pedivelas 22-36! Até onde sei, Shimano não faz e Sram é bem raro nos modelos mais de entrada. Consegui comprar um S1400 GXP 22-36 na Bikewagon por $90, dei sorte!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 17:15
42/32/24 foi feito para 26", pois antes na 44/32/22 se usava cassete 11-34 e usando 11-36 com 42/32/24 dá na mesma na relação mais leve. Quanto ao fato de usarem 42 no lugar da 44, simplesmente voltaram aos primórdios do Compact Drive de 94 do XT onde pararam com o 46/36/24 e 12/32 do XTR, pois começaram a usar cassete 11-28. E 44/11 é bem pouco usada. É só ver as coroas de DH da atualidade que começam em 30 no X01DH e terminam em 38 no Saint e X01DH. Afinal com o MTB cada vez mais técnico, ninguém pedala em certas situações e velocidades. 

E ao usar 24/36 no lugar de 22/34, ainda forçam menos a corrente, sem falar que as coroas 24/32/42 ficam próximas entre si do que as 44/32/22de antes.

Mas quanto ao pedivela 22/36, realmente só a Sram faz para 10V, pois a Shimano só faz 24/38, embora antes fizesse 22/36 no SLX e extinto Hope só que 9V e eu nunca vi do SLX.


Postado Por: mhobold
Data de Publicação: 14 Jun 2014 as 22:23
Ai pessoal...
Tenho uma 29 com pedevela deore.
Depois de alguns testes com varios tipos de engrenagens, optei por usar 32/26 e k7 10v 11/36.
Faço 50 km em menos de 2 horas. Subo qualquer pirambeira.
Quero adiantar que meu estilo de pedal é do tipo exploração.
Estou me libertando do vicio de competir, sabe, deminuir peso, medias, metas...
Penso que um k7 11/40 seria bem vindo.


Postado Por: Advogado
Data de Publicação: 16 Jun 2014 as 09:06
tem tanta cerra ai assim?

não falta marcha pesada qndo pega asfalto? 32x11 deve ficar leve, girando igual ventilador.


Postado Por: Advogado
Data de Publicação: 16 Jun 2014 as 09:06
ops, "serra"


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 16 Jun 2014 as 09:24
Originalmente postado por mhobold mhobold escreveu:

Ai pessoal...
Tenho uma 29 com pedevela deore.
Depois de alguns testes com varios tipos de engrenagens, optei por usar 32/26 e k7 10v 11/36.
Faço 50 km em menos de 2 horas. Subo qualquer pirambeira.
Quero adiantar que meu estilo de pedal é do tipo exploração.
Estou me libertando do vicio de competir, sabe, deminuir peso, medias, metas...
Penso que um k7 11/40 seria bem vindo.

Estranha essa configuração 32/26. Se usa realmente isso, usar um pedivela 36/22 diminuiria a teu desejo de 11/40.


Postado Por: mhobold
Data de Publicação: 16 Jun 2014 as 22:58
Realmente parece estranho, mas funciona muito bem. A opçao 36/22 é muito boa principalmente se vc procura velocidades mais altas.
Depois de muitos testes vi que era agradavel girar 32-13 em uma cadencia boa (95 rpm) a 28 km/h. Falta marcha nas ladeiras? Falta! So que pra mim, se a bike esta a 30 por hora sem pedalar esta otimo. E so curtir!
Ja a engrenagem de 26 dentes é desafiadora. Vc tem uma capacidade de escalar muito boa, mas precisa fazer força.

forç


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 08:47
Talvez uma Sram 33-22 customizada.


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 09:01
Pra que essa relação louca, vai repetir varias das marchas! Se 32 é grande o suficiente, usa 36/22 e aumenta as opções!


Postado Por: mhobold
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 12:17
Não é loucura. é apenas uma cobinação possivel.
Pensei na coroa de 33 dentes ma faz pouca diferença.
Quanto a repetir marcha na combinação 32/26 so ha uma repetição: 32-21 e 26-17.
Imaginem... uma relação 1x10, (32x11/36), certo, quando falta marcha na 32-36 vc tem um "folego" com a 26-36.
Porem tenho a opinião que a melhor relação para pedivela duplo, que abrange uma amplitude de pedal muito grande seja a 38/26 ou 38/24.
Uma observação particular: As 29er exigem um maior giro comparando com as aro 26.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 12:52
Mas esse papo de repetição vai muito além das continhas, afinal ninguém vai ficar subindo e descendo coroa toda hora que sobe e desce pinhão para manter a sequencia que fez no Excel. Na prática é inviável.

O máximo que se faz é usar uma coroa até onde pode e depois que troca de coroa fazer as devidas recuperações atrás.


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 12:59
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas esse papo de repetição vai muito além das continhas, afinal ninguém vai ficar subindo e descendo coroa toda hora que sobe e desce pinhão para manter a sequencia que fez no Excel. Na prática é inviável.

O máximo que se faz é usar uma coroa até onde pode e depois que troca de coroa fazer as devidas recuperações atrás.

Concordo contigo Fabio! A questão que me mais me refiro da opção de pedivela 26/32 fica com um envelope muito estreito, perdendo marchas leves e pesadas. Não quero criticar a opção do amigo, se para ele ficou perfeito, bom demais! Só digo que comigo não daria certo! Acho muito legal o conceito de só ter uma coroa tipo Sram XX1, mas para meu tipo de pedal, infelizmente falta "range".


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 13:40
Realmente 32/26, quando li, achei que tinha escrito errado e que era 36/22. Aliás eu uso 36/22 e acho muito bom o range, embora a troca de coroa dê bastante diferença na cadência.


Postado Por: mhobold
Data de Publicação: 17 Jun 2014 as 13:48
Sabe... durante mais de dez anos, ficamos usando a mesma relação 22/32/44. k7 9v 11/34. Vejam, hoje podemos configurar a relação de nossas bikes como queremos. Escolhemos a quantidade de marchas, o tamanho das engrenagens do pedivela conforme o nosso gosto e nessesidade. Isso é muito bom!

Os calculos vão muito alem da planilha do excel LOL e funcionam!



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