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Dúvida Limpeza de corrente, cassete e lubrificação

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
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Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 22:27
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Tópico: Dúvida Limpeza de corrente, cassete e lubrificação
Postado Por: joseibio
Assunto: Dúvida Limpeza de corrente, cassete e lubrificação
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 03:59
Galera do pedal,
 
Estou com minha bike com 130km e uso ela apenas na cidade, com o tempo virado pra chuva estou andando mesmo assim, e notei que a corrente já tem umas sujeiras e umas terrinhas e estou com receio quero fazer ela durar muito e estou em duvida quanto a sua limpeza e lubrificação! vi varios topicos aqui no proprio forum mais são tantos, que resolvi fazer mais um!
estou pesando eu mesmo limpar a relação toda e tava vendo um kit de limpeza park tool que aqui é uma fortuna mas la fora é mais em conta! Embarrassed
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360303497375&ssPageName=STRK:MEWAX:IT" rel="nofollow - http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360303497375&ssPageName=STRK:MEWAX:IT
e estou pensando na lubrificação e pelo que vi o Finish Line é um dos mais usados só que estou em dúvida qual usar, pois tenho uma mtb que uso como road e agora? tampa verde, vermelha ou dourada??? Confused me ajudem! e se alguem mais tiver alguma dica de como fazer a limpeza fico agradecido!
Valew galera! Clap



 


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Vendo Specialized S works Deore XT com 8,960g



Respostas:
Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 05:23
Eu não gastaria grana nisso. Eu costumo tirar a corrente (power link, missing link nessas horas vale cada centavo), coloco a corrente num pote plástico com querosene e esfrego com uma broxinha (essas de pintar parede mesmo. Na mesma hora a sujeira começa a sair, com a mesma broxinha e querosene limpo o cassete e pedivela. Depois joga água e lubrifica. Fica tudo como novo.

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: joseibio
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 05:25
ahn a minha corrente é xtr cn077 acho que é isso não sei se tem o power link...
ahn esse park tool é tão pratico cara!
e os oleos finish line qual me recomenda?


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Vendo Specialized S works Deore XT com 8,960g


Postado Por: SSampaio
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 11:55

Joseibio meu amigo,

O powerlink é uma trava emenda que se utiliza nas correntes e serve para retirar a corrente quando você quiser fazer uma limpeza ou manutenção. Se sua corrente não tiver, você acha para comprar em lojas de bikes. Procure comprar o powerlink da sram. Outra coisa, antigamente eu usava o querosene para a limpeza da corrente como o nosso amigo Hamud. Mas o querosene bezuntava o chão onde eu fazia a limpeza e ficava aquele mal cheiro o resto do dia, sem falar que a mão da gente ficava uma m*. Hoje eu faço a limpeza da corrente com o desengordurante de cozinha. (Veja ou qualquer outra marca). Eu quando vou lavar a bike, primeiramente eu retiro a corrente, enrolo ela e coloco em um prato fundo e coloco junto o desengordurante até cobrir a corrente. Faço a limpeza dos câmbios com o desengordurante também para retirar qualquer particula de sujeira impregnada com óleo. Depois lavo tudo de novo com sabão neutro para tirar o desengordurante e jogo bastante água. Depois da bike limpa, vem a vez da corrente. Pego aquelas escovas de dente usadas e uso para a limpeza da corrente. Nesse meio tempo você vai verificar que o recipiente onde estava a corrente já está cheio de sujeira que saiu dela.  Esfregue a escova por toda a corrente com o desengordurante (Nas laterais, entre os elos). Depois de bem esfregado jogue bastante água e lave a corrente com o sabão neutro para também retirar o desengordurante, aí é só jogar água e deixar no varal para secar.

Depois dessa limpeza lubrificar cada elo da corrente com uma gota de óleo lubrificante. Eu já usei o finish line tanto o verdinho quanto o vermelhinho. Mas passei a usar durante o período de seca o Muc-Off para estação seca. Ele é um líquido branco meio leitoso e tem o mesmo efeito do finishline vermelho com a vantagem de não poluir o meio ambiente. E outra coisa o desengordurante usado para a limpeza também não polui o meio ambiente. Já o querosene vai acabar poluindo.

É isso meu amigo.

 



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Postado Por: Jamanta
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 12:11
Joseibio...

Comprei meu limpador de relação na www.nitrobike.com.ar
"Achei" que seria uma beleza de limpar.... enganei-me completamente, não funciona direito... a corrente enrosca na engrenagem que puxa ela pro sistema interno de limpeza, vaza o liquido muito facil, lambuza todo o chão... enfim se tivesse experimentado o produto antes da compra, não compraria. Isso é minha experiencia ok, tambem não sei se foi porque era a primeira vez com aquela ferramenta, vou tentar outra vez daqui uns dias, se não resolver vou pro power link mesmo.

Comprei tambem nesta loja o lubrificante da finish line base de teflon o tampa vermelha, pode comprar tranquilo, na hora do uso ele fica parecido com agua, bem liquido mesmo, mas depois de alguns minutos ele fica igual a outros lubrificantes.

Gostaria de perguntar aos que ja usaram power link, se cada corrente tem algum modelo especifico??? Uso uma corrente HG73...




Postado Por: mtb-ctba
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 12:28
E daí  biker

Realmente esses produtos especifico p/ limpesa da bike são ótimos  das (Marcas  MUc OFF,Weldit, Park too  Finish Line  etc)s mas o preço não é nada agradavel  rsrsrs  .
Tem gente que não gosta mas eu uso diesel  para limpar correntes,k7,nucleos,esferas e tals  .Limpo bem as peças com ele e depois deixo secar naturalmente .
Quanto ao lubrificante p/ corrente e K7 com certeza não tem como não ser o  Cross Contry    da Finish line  aquele que a embalagem tem um rotulo verde é muito bom mesmo até mesmo depois de uma chuva ele não te deixa na mão.


abs
  Gilberto.


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Monark Trail
mesa de aço guidão de aço
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deore,acera, alivio


Postado Por: jeanleite
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 13:24
Kit p/ limpeza: Power link, desengordurante, agua, sabao biodegradavel(do mais barato)e escovas usadas. E tudo mais que o pessoal disse ajuda, tento nao usar derivados de petroleo, as vezes consigo.

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TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma


Postado Por: lucaspalhares
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 13:57
Amigo, o mais importante é não rodar com a relação suja de terra, porque acaba com a vida util da relação. Se vc não trocar a corrente vc pode comprar um extrator para tira-la na hora da limpeza. Quanto a lubrificação, ja usei varios tipos de produtos, e muitos custam uma nota. Agora, como esta chuvendo na minha cidade, estou usando um lubrificante para britadeira que trabalha embaixo dágua. Um amigo que trabalha com maquinas pesadas que me deu. O negocio é incrivel, repele a água com força. Lubrifiquei os cubos com ele, ja tem uns 3 meses, ate hj estão como novos. E eu passo dentro dagua com a bike constantemente.
vlw

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Lucas Palhares


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 14:10
Originalmente postado por Jamanta Jamanta escreveu:

Gostaria de perguntar aos que ja usaram power link, se cada corrente tem algum modelo especifico??? Uso uma corrente HG73...

Opa, jamanta, é o PL para 9V. Compre que é dinheiro muito bem gasto!


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Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812


Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 15:40
Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?


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Até os macacos caem das árvores


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 18:24
Eu uso querosene. Filtro com filtro de café e uso de novo. O filtro coloco num saco plástico e descarto no lixo de um posto de gasolina. Daí não sei o destino não.
Estou pensando em comprar desengraxante a base de limoleno, mas ainda não me organizei.
Mas isso não é ser chato não,  Allmondega. É uma pergunta pertinente, já que muita gente joga no ralo ou na rua, e a gente sabe o prejuízo ambiental que isso pode causar.


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Postado Por: dudu666
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 18:44
Uso o desengordurante de cozinha CIF, limpa que é uma beleza.

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http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R


Postado Por: bppuga
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 18:50
Galera, de preferência utilizem desengraxantes a base de limonemo, como este  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155580000-removedor-de-cola-base-citrica-d-limonemo-_JM" rel="nofollow - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155580000-removedor-de-cola-base-citrica-d-limonemo-_JM
Querosene faz mal pra nós e muito mais pro meio ambiente.

Aqui vai um post de um usuário que não poderia ter escrito de melhor forma
Citar Originalmente Postado por Franciscok
Um dia tenho esperança de entrar num tópico sobre limpeza e ninguem falar de querosene. Quem sabe esse dia psosa chegar.
Querosene é uma coisa que devia ficar longe da bicicleta, numa prateleira bem escondida e fora do alcance que qualquer um que possa fazer cagada com ele.
Primeiro, polui demais. Segundo, não é necessário. Terceiro, agride plasticos e borrachas. Quarto, faz mal pra pele e fede pra caramba.


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Freak!


Postado Por: Jamanta
Data de Publicação: 05 Out 2010 as 19:40
Continuando o topico....
Achei bem em conta o preço desse kit...

http://www.faccinbicicletas.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1775

Mas nem se comprara com os R$20,00 do PL, e sua versatilidade.


Postado Por: matpalhares
Data de Publicação: 08 Out 2010 as 00:11
Eu retiro minha corrente com extrator de corrente e lavo tanto ela, quanto o resto da relação com querosene, tomando cuidado para não sujar quadro e partes de borracha pois o querosene danifica. Bem eu diluo o querosene em um pouco de água tentando minimizar um pouco a poluição que ele causa. Sei que não adianta muito, mas na falta de outro produto continuo usando o querosene,  concordo com todos que não deveria ser usado por poluir muito as águas e rios e tbm prejudicar a pele.


Postado Por: LTSUPRA
Data de Publicação: 08 Out 2010 as 17:45
Galera, sempre usei e uso óleo finish line verde(cross country)para corrente.
E para suspensão a mola, movimento central e câmbios???Será que tem algum problema? Será que prejudica esses componentes?Alguém o usa para esta finalidade??Fica bom?


Postado Por: 6thiago6
Data de Publicação: 09 Out 2010 as 20:29
Joquei "Veja" e realmente tira a graxa. Onde eu passei a graxa saiu rapidamente.

Recomendo usar veja no lugar do querosene, galera.


Postado Por: jeanleite
Data de Publicação: 09 Out 2010 as 21:26
Volto ao topico para dizer nao aos derivados de petroleo p/ limpeza, limpei hj a relaçao com desengordurante, da certinho sem cheiro ruim dos outros produtos, ja usei querosene , oleo diesel, gasolina...

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Postado Por: joseibio
Data de Publicação: 10 Out 2010 as 17:04
Bom limpei ontem a minha com desengurdurante veja com sabor de limão, o cheiro é bom! hauhuahuah
mais é dificil demais rancar a graxa q veio na corrente xtr ouaaaaaaaaaaaaaa o sabão em pó foi um pai pra mim!LOL
comprei o kit da park tool só espera chegar!


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Vendo Specialized S works Deore XT com 8,960g


Postado Por: SSampaio
Data de Publicação: 11 Out 2010 as 14:21
Joseibio, quando minha corrente está muuuuiiiito suja eu costumo deixar ela de molho no desengordurante de um dia para o outro, ou pelo menos umas horas. Sai tudo com muita facilidade.

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Postado Por: joseibio
Data de Publicação: 12 Out 2010 as 14:58
Po Galera comprei o kit da park tool para limpar corrente e relação, será que é bom? funciona certinho? agora é so esperar chegar!
Clap


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Vendo Specialized S works Deore XT com 8,960g


Postado Por: Jamanta
Data de Publicação: 13 Out 2010 as 12:31
Originalmente postado por joseibio joseibio escreveu:

Po Galera comprei o kit da park tool para limpar corrente e relação, será que é bom? funciona certinho? agora é so esperar chegar!
Clap


Como disse no post la em cima... no inicio me arrependi... mas na terceira vez que fui limpar a relação... deu tudo certo, mudei a fixação da bike, deixei a roda traseira mais alta que a dianteira, não sei se teve alguma relação com eu não esta conseguindo anteriormente, mas agora esta funcionando.

Estou limpando com desengordurante de cozinha, um Veja de R$5,00 sabor limonada, limpa que uma beleza minha HG73 fica cromada.... depois só um finish line teflon e esta tudo ok!!!


Postado Por: joseibio
Data de Publicação: 13 Out 2010 as 14:39
O Jamanta.... eu comprei tudo igual o seu até o veja limão! LOL
tomare que funcione certinho!


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Postado Por: dupedal
Data de Publicação: 13 Out 2010 as 15:06
aqui na minha região começa agora a temporada de chuvas,então a bike volta das trilhas com aquele barro!,comprei uma lavadora de alta pressão(wap) por R$199,00,lavo a bike rapidinho,com economia de agua e a corrente fica limpinha tb,tem que cuidar pra não direcionar o jato para rolamentos,cx de direção etc.
quanto ao oléo uso o de 2t para uso nautico;muito barato e muiiito parecido com FL!recomendo.


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toninho du pedal

manaus-amazonas!


Postado Por: amauryguti
Data de Publicação: 28 Mar 2011 as 04:42
Só para contribuir com o tópico tbem, segue minha sugestão atual:
Lavo a bike inteira sempre de cima para baixo com água e uma esponja com sabão neutro para retirar a sujeira mais grossa (quadro, pneus e etc). Em seguida esguicho na corrente, cassete e coroa sem muita pressão para a sujeira não acumular nos rolamentos dos mesmos. Após remover a sujeira mais grossa, pego minha escova e a mistura de agua mais querosene (faço essa mistura para render mais o querosene e tbem não agredir tanto o meio ambiente e redução do cheiro no local) e vou esfregando na corrente e cacete até o ponto de eu considerar estar bem limpo. Em seguida, água de novo para retirar os residuos que estarão mais soltos e em outros pontos da bike. Feito isso, seco um pouco a bike e depois de alguns minutos coloco em cada elo da corrente o óleo FINISH LINE VERMELHO que é para situações de tempo seco (o VERDE é para casos de tempo com muita umidade, chuva ou barro). 

Feito isso, bom pedalo! 

Obs: Preço atual pago Óleo: R$ 26,00 (60ml)


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Amaury
Caloi Elite 2.7
Vá além do que você acha que era o seu limite máximo. O tanque de reserva é maior que o original.


Postado Por: hajoduk
Data de Publicação: 28 Mar 2011 as 12:58
Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.


Postado Por: schade
Data de Publicação: 29 Mar 2011 as 20:04
Segundo os especialistas de manutenção, não podemos utilizar lavadora de pressão, pois ela tira em demasia a lubricação dos demais componentes. O ideal seria somente a mangueira normal, agua e sabao....
 
valeu!!!


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A hora é agora!!!

Soul SL 300


Postado Por: rodrigodf
Data de Publicação: 29 Mar 2011 as 21:52
ultimamente limpo a bike com lm (oupra quem conhece por outro nome, intercap, limpa aluminio entre outros) limpa a bike toda, fica parecendo zero. Tenho dó não.

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felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt


Postado Por: Nve
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 13:38
Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.


Você lava somente a corrente? Tem que limpar bem todos os dentes das coroas, cassete e das polias do câmbio traseiro (não só as laterais, mas as "covinhas" também). Em relação à limpeza da corrente, mesmo que você consiga deixa ela brilhando por fora, sempre vai existir alguma sujeirinha por dentro. Na minha opinião, o único método de deixar a corrente 100% limpa é este do http://www.sheldonbrown.com/chainclean.html - Sheldon Brown. É isso mesmo: desmontar a corrente inteira e limpar elo por elo!


Té+


Postado Por: hajoduk
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 14:16
Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.


Você lava somente a corrente? Tem que limpar bem todos os dentes das coroas, cassete e das polias do câmbio traseiro (não só as laterais, mas as "covinhas" também). Em relação à limpeza da corrente, mesmo que você consiga deixa ela brilhando por fora, sempre vai existir alguma sujeirinha por dentro. Na minha opinião, o único método de deixar a corrente 100% limpa é este do http://www.sheldonbrown.com/chainclean.html - Sheldon Brown. É isso mesmo: desmontar a corrente inteira e limpar elo por elo!


Té+


Eu lavo tudo, k7, corrente, pe de vela, fica tudo limpo, engraçado que na bike do meu amigo aconteceu exatamente a mesma coisa, comprei uns powerlinks e vou usar para limpar a corrente por completo.

Cheguei até a pensar que SP realmente a poluição faz um estrago grande.


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 15:40
Tenho uma rotina simples para lavar, tiro a corrente e deixo de molho na agua q a maquina de lavar roupa solta, como temos o costume de aproveitar essa agua para lavar o quintal de casa, sempre tem armazenada. quanto isso vou lavando cassete corroas e cambios, (com a mesma agua da maquina) com ajuda de uma escova comum de roupas e uma de dentes para roldanas do cambio. Depois de estar limpo vou na corrente de molho, que nesta hora ja esta com a lubrificação antiga se soltando....vou movimentando elo por elo até ter certeza q esta todo solto, se a agua sujar muito troco por "agua nova" da maquina de lavar. importante os elos estar todos livres de quais quer atrito semelhante com areia e outros detritos...Feito isso passo agua corrente para tirar o sabão de todo o conjunto e deixo a agua da corrente, depois é montar e lubrificar....1 ou 2 Gotas de lubrificante para cada elo da corrente...nao precisa lubrificar cassete ou corroas, tem gente q ainda faz isso....a cada 15 dias de pedal tenho essa rotina.


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Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: ZNbiker
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 15:42
Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.


Você lava somente a corrente? Tem que limpar bem todos os dentes das coroas, cassete e das polias do câmbio traseiro (não só as laterais, mas as "covinhas" também). Em relação à limpeza da corrente, mesmo que você consiga deixa ela brilhando por fora, sempre vai existir alguma sujeirinha por dentro. Na minha opinião, o único método de deixar a corrente 100% limpa é este do http://www.sheldonbrown.com/chainclean.html - Sheldon Brown. É isso mesmo: desmontar a corrente inteira e limpar elo por elo!


Té+


Eu lavo tudo, k7, corrente, pe de vela, fica tudo limpo, engraçado que na bike do meu amigo aconteceu exatamente a mesma coisa, comprei uns powerlinks e vou usar para limpar a corrente por completo.

Cheguei até a pensar que SP realmente a poluição faz um estrago grande.
 
Por mais que vc lave a corrente e limpe o restante da relação (cassete, polias do cambio traseiro, coroas), é completamente normal a corrente ficar "preta", afinal mesmo usando lubrificante o atrito entre os elos ainda existe, ainda q mínimo, fazendo com que a corrente desgaste e "suje" o óleo. Isso acontece com qualquer parte mecânica móvel (lembra-se de como sai o óleo do motor de um carro quando vc faz a troca?!?!?), então não se desespere.
 
O importante é você cuidar bem da corrente e de todo o restante da relação, limpando-as regularmente.
 
Abs


Postado Por: ChamberLaw´s
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 16:15
Boa tarde 

Estou usando DET MOL pra limpeza da relação ( e da bike toda ) gostei muito do resultado. e é bio, pode cair nos disco e pastilhas sem problemas. 
Pra lubrificar uso finishi line vermelho 


Postado Por: ChamberLaw´s
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 16:19
Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.

Boa Tarde

Entao, (IMHO), acho que isso é do finishi line verde. Varios amigos ja me falaram isso e passamos a usar o vermelho e a corrente nao tem ficado escura na volta do pedal.


Postado Por: no_fear__
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 16:40
Eu comprei no Brasil esse kit da Park Tool, sem dúvida um dos melhores investimentos que fiz! Outro bom investimento é o Kit de escovas para limpeza da Park Tool ou Finish Line. O citrus da Park Tool é muito bom também, já testei outros desengraxante como o da Wurth e da Finisk Line, mas o da Park Tool ganha de longe.

Oléo seco bom é o finish line WAX Ceramic. O verde é muito bom tbém, principalmente em cambio e suspensão.


Postado Por: hajoduk
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 17:30
Originalmente postado por ZNbiker ZNbiker escreveu:

Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Engraçado que estou tendo um problema com minha corrente, eu lavo ela com sabao deixo ela brilhando e passo finish line verde, mas vou dar um role de 20 km e a corrente volta preta, parece que passei graxa preta na corrente, sera que a corrente mesmo lavando ainda fica toda essa sujeira na parte interna da corrente?? Ou tem algo de errado??
Detalhe ja é a segunda vez que acontece a mesma coisa lavo e suja na primeira pedalada.


Você lava somente a corrente? Tem que limpar bem todos os dentes das coroas, cassete e das polias do câmbio traseiro (não só as laterais, mas as "covinhas" também). Em relação à limpeza da corrente, mesmo que você consiga deixa ela brilhando por fora, sempre vai existir alguma sujeirinha por dentro. Na minha opinião, o único método de deixar a corrente 100% limpa é este do http://www.sheldonbrown.com/chainclean.html - Sheldon Brown. É isso mesmo: desmontar a corrente inteira e limpar elo por elo!


Té+



Eu lavo tudo, k7, corrente, pe de vela, fica tudo limpo, engraçado que na bike do meu amigo aconteceu exatamente a mesma coisa, comprei uns powerlinks e vou usar para limpar a corrente por completo.

Cheguei até a pensar que SP realmente a poluição faz um estrago grande.
 
Por mais que vc lave a corrente e limpe o restante da relação (cassete, polias do cambio traseiro, coroas), é completamente normal a corrente ficar "preta", afinal mesmo usando lubrificante o atrito entre os elos ainda existe, ainda q mínimo, fazendo com que a corrente desgaste e "suje" o óleo. Isso acontece com qualquer parte mecânica móvel (lembra-se de como sai o óleo do motor de um carro quando vc faz a troca?!?!?), então não se desespere.
 
O importante é você cuidar bem da corrente e de todo o restante da relação, limpando-as regularmente.
 
Abs


Aqui no forum mesmo ja li que o atrito faz soltar microparticulas das peças da bike fazendo ela ficar escura com o tempo, mas achei 20 km muito pouco para sujar tão rapido ou minha corrente esta derrendo.
Um dos amigos acima citou agora que pode ser caracteristica do finish line verde, como é a primeira vez que uso não posso confirmar.



Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 30 Mar 2011 as 22:46
Eu costumo limpar a corrente com WD-40 sem retirar da bicicleta. Após limpa com WD-40, retiro toda a sujeira com água e espero secar.

Assim que a corrente estiver seca, lubrifico com óleo grafitado da Chemiker VT50 http://www.baston.com.br/linhas.php?linha=utility&produto=127 - http://www.baston.com.br/linhas.php?linha=utility&produto=127

Esse óleo é barato, bem viscoso e tem um fixador lubrificante que evita aderencia a poeira/areia e repele água.

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http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: DONALDY
Data de Publicação: 31 Mar 2011 as 00:53
Quanto a lavar a relação com querosene???
Alguns dizem que não preata
Outros dizem que tem que lavar bem com agua e sabão e depois lubrificar bem que não da nada
O que vocês acham???
Na verdade eu não lavo minha bike, so jogo uma água pra tirar o excesso de barro e areia que fica na relação e depois seco com o compressor de ar mas de vez em quando tenho que da uma geral pelomenos na relação


Postado Por: lcgv
Data de Publicação: 31 Mar 2011 as 02:58
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?

Eu uso querosene, tiro a corrente(power link) coloco numa pet com o querosene e deixo de molho algumas horas, depois tiro a da pet escovo e passo uma água com detergente, este mesmo querosene sujo volta pra embalagem dele e de vez em quando uso um pouco dele para lavar cassete e coroas. Estou com o mesmo litro de querosene há uns dois anos e ando com a relação bem limpinha (quase) sempre, então acho que o meu impacto ambiental com isso não é dos maiores.
Já usei aqueles citros biodegradáveis ( da park tool) o produto é um tesão pena que custa muito caro.


Postado Por: mats
Data de Publicação: 31 Mar 2011 as 12:12
E os cambios traseiro e dianteiro?
Como vcs fazem para tirar aquelas poeirinhas que grudam nas articulações, batem água direto ou limpam tudo com uma escovinha?

Eu limpo com uma escovinha mas dá trabalho

Abraço.

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"Brain before beauty, wear your helmet"


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 31 Mar 2011 as 12:53
Cambios?
Água pra tirar lama, WD-40 pra tirar o restante de sujeira e depois lubrificação normal.

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http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: vervloet
Data de Publicação: 20 Abr 2012 as 14:16
Posso usar goof off na corrente e cassete ?



Postado Por: BALOG
Data de Publicação: 20 Abr 2012 as 14:38


http://www.proparts.esp.br/squirt-lube" rel="nofollow - http://www.proparts.esp.br/squirt-lube


Postado Por: Edu Bicicaos
Data de Publicação: 20 Abr 2012 as 14:52

Depois de pegar umas trilhas mais sujas ou com muito pó, passo um desengraxante nos cambios e na corrente, 5 minutos tira toda sujeira grossa, passa uma agua em tudo, deixa secar. depois lubrifica com o oleo de preferencia, fica limpinho e lubrificado 3, 4 semanas, ou até a proxima estrada de terra.



Postado Por: carlosopiovet
Data de Publicação: 21 Abr 2012 as 22:21
Olha, já tentei muitas formas, mas para mim o meu padrão de boa limpeza atual é:

Desengraxante cítrico (qualquer marca)
Limpador de corrente da Park Tool (fica tinindo a menina! =D)
E depois lavo a bike toda com água + limpador Bike Cleaner da Muc-off + jogo de 5 escovas específicas pra Bike da Muc-Off. Coisa mais linda!
Não fede, não degrada o ambiente, deixa tinindo e é muito prático.

Sem crises! =D

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TREK 3900 (2006)
Grupo ALIVIO 2011


Postado Por: pinarello81
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 17:36
Eu estou com uma dúvida e não consegui encontrar resposta. Sempre lavei a corrente com diesel ( sinto muito meio ambiente, me desculpe ) e agora eu comprei um lubrificante biodegradável da muc-off , e ele não sai com óleo diesel Cry... procurei na net para saber qual a composição dele ( mineral, vegetal, ou qualquer outra...faltou citar animal rss) mas não encontrei. lembrando da velha química....... semelhante dissolve semelhante... deduzi não ser mineral, pois não saiu como diesel. nesta onda de biodegradável arrisquei usar produtos alcalinos ( bases ) tipo NaOH ... a corrente ficou hiper limpa. Antes disso o aspecto da corrente parecia que estava lubrificada com óleo de cozinha... o muc off tem cheiro de goiaba rssss. agora não sei qual será o melhor procedimento pois aquisição de produtos especifico são caros e não estão na minha lista ( bolso $$). Como li em uma mensagem a cima , o famoso VEJA poderia dar certo pois aquilo não passa de uma solução fraca de NaOH. e aí. o que vocês recomendam?


Postado Por: DONALDY
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 21:34
eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo


Postado Por: ElVerdugo
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 22:17
Moderadores, por favor, fixem o tópico!!

Obrigado!! Big smile


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"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste



Postado Por: madamowicz
Data de Publicação: 06 Out 2012 as 23:04
Irei explicar como realizo a minha limpeza, e os motivos para alguns dos passos.

1 - Tempo entre uma limpeza ou outra: a cada 100km, ou antes, quando começa acumular sujeira, ou pego chuva ou vou para a terra.

2 - Material que utilizo: Pincel de parede (cortei e deixei as cerdas mais curtas para ele ficar mais "firme"), querosene, detergente cítrico, Cif desengordurante, panos e flanelas (que não sejam felpudas).


Limpeza

Faço uma primeira lavagem na corrente com o pincel e querosene. esfrego bem com o pincel para retirar o máximo de sujeira nessa primeira etapa. Com o mínimo de querosene possível no pincel, apenas para soltar a sujeira do cassete, dou uma passadinha de pincel nele. Com tudo úmido, começo limpando com um pano a corrente, para ir secando e retirando a sujeira. 

Sempre me preocupo com os elos que são internos, ali e na parte de dentro de todos os elos costuma acumular sujeira. por isso esfrego bem o pano nessa parte lateral. 

Após limpar a corrente, vou para o cassete. Com um pano, coloco entre as engrenagens, e vou esfregando e retirando a sujeira. Lembrar de trocar as marchas, para poder limpar todos os vãos entre as engrenagens.

Faço a mesma coisa nas coroas, também trocando as marchas.


Câmbios: Com um pano úmido de querosene, faço a primeira limpeza básica, mas sem excesso de solvente, apenas para retirar a sujeira mesmo da parte interna, e das roldanas. Costumo passar pelo interior dos braços e roldanas. 

Porque não lavar c os câmbios com o pincel: Vale lembrar, que o câmbio traseiro possui molas de tensão, e as quais são lubrificadas com uma graxa especial. Não jogo solvente direto para não retirar essa "proteção".

Segunda lavagem: repito o processo de limpeza,da corrente, cassete, coroa e câmbios, nessa segunda etapa com uma mistura de água, detergente cítrico e Cif desengordurante. Secagem também igual com um pano que não seja felpudo.

Porque fazer isso? O querosene tem o papel de retirar qualquer lubrificante, e mesmo se fazendo uma secagem com pano, ainda sobra resquícios dentro das anilhas, diminuindo o papel do lubrificante. Nesta segunda limpeza, ela tem a função de retirar esse "resto" de solvente.

Após isto, deixo ela secar por uma meia hora....

Depois passo o lubrificante Finish Line úmido, elo por elo, uma gotinha básica, uma rodada de leve na corrente, para ele adentrar bem nas anilhas, e ta pronta pra outra.


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Postado Por: Gugax
Data de Publicação: 07 Out 2012 as 00:09
Eu faço assim:
dou um banho com pressão pra tirar o excesso de sujeira.
depois besunto sabão em barra no cassete e "pedalo"no sentido inverso 10/15*,e com uma escova de dentes velha faço pressão na região.
depois dou outro jato de água e a desmonto,coloco  num saco plástico e cubro se suco de limão e deixo agir.Após aplico detergente líquido e da-lhe escova de dentes ai enxáguo,e deixo morenando no sol.
Depois é montar e lubrificar.
Nos cambios o jeito é uma escova maior e mais macia.Já no pé de vela e no cassete é escova de dentes e sabão em barra.


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"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer


Postado Por: DONALDY
Data de Publicação: 07 Out 2012 as 00:39
cara não é muito indicado usar aguá com muita pressão pois pode danificar os cubos e outras partes
o querosene eu usava mas fazia muita bagunça e dava muito trabalho
até hoje a melhor coisa que achei foi esse pratice e a maquina de corrente que deixa tudo tinindo  
acho que so o desengordurante que o madamowicz usa ja da conta do recado 
a minha bike eu limpo ela na sacada do "apertamento" não faz muita bagunça e fica tudo muito limpo


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 07 Out 2012 as 02:01
Querosene, diesel e afins, não!
Um pouquinho de consciência ecológica faz bem.
O ciclismo está associado ao respeito ao meio ambiente. Vamos tentar manter esta boa fama.
Quando vai para a rede de esgotos, polui os rios.


Postado Por: pinarello81
Data de Publicação: 07 Out 2012 as 12:27
Eu estou vendo muitas pessoas falarem do pratice da bombril. Será que a composição dele é igual ao veja...?  Quimicamente falando , para retirar gorduras , basta usar algum produto que seja tensoativo ( quebre a tensão superficial........ que tenha uma parte polar e outra apolar....traduzindo mais ainda que se ligue a água que é polar e a gorduras que é apolar) isso ocorre quando tomamos banho usando sabonete, aliás, esta é a função do sabão. Acontece que apenas com uso de sabão, tem-se muito trabalho para poder remover a sujeira. Estes produtos são mais específicos , e em sua maioria para detonar literalmente com as gorduras utilizam substâncias alcalinas ( hidróxido de ...... ) A mais utilizada é o NaOH qué é o hidróxido de Sódio, a famosa soda cáustica que é obtida em uma de suas formas através da eletrólise do sal de cozinha NaCl. Em uma pergunta alterior eu gostaria de saber sobre o lubrificante muc-off , pois não encontrei nenhuma informação sobre sua composição e ele não sai com diesel ( desculpe meio ambiente Cry) e com NaOH sai perfeitamente . Desta forma fiquei inclinado a utilizar os limpadores domésticos. Alguém aqui utiliza o lubrificante muc-off ? porque o finish line eu que que é mineral , mas e o muc-off ?http://www.bcciclismo.com.br/ecommerce_site/arquivos7140/arquivos/1321559638_1.jpg


Postado Por: Negoveio
Data de Publicação: 19 Out 2012 as 19:25
Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:



http://www.proparts.esp.br/squirt-lube - http://www.proparts.esp.br/squirt-lube



Já usei de tudo. O Squirt Lube é disparado o melhor que eu já vi. Com uma gigantesca vantagem: depois do primeiro uso, vc não precisa mais desengraxar, basta reaplicar o produto na corrente. A minha esta sempre limpinha e brilhando, parece que acabou de ser limpa.


Postado Por: blakc2011
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 12:50
Aproveitando o topico sobre limpeza da transmição gostaria de tirar uma duvida com a galera atualmente limpo minha corrente com óleo diesel gostaria de saber se tem alguma restrição ou se danifica a corrente.

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Daniel


Postado Por: pinarello81
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 14:12
danificar não. todo óleo tem uma aderência a metais. o legal é depois de limpa com diesel ou querosene que seje limpa também com sabão para retirar os resíduos de diesel. o problema do diesel outros derivados de petróleo é que polui o meio ambiente. ah...lembrando de não deixar cair estes derivados em selos de vedação ou borrachas , pois alem de dissolver graxas eles ressecam ( retiram o enxofre da vulcanização da borracha), que com o tempo levam a deterioração destes materiais. Quanto ao contato com metais nada ocorre de grave. 


Postado Por: vladbarra
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 21:09
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?

Eu jogo no canteiro de plantas da minha vizinha do meu prédio que tem mania de implicar com tudo. O problema vai ser quando ela se mudar...LOL


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O mundo é bão Sebastião


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 21:54
Originalmente postado por vladbarra vladbarra escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Sem querer ser chato, mais considero isso importante.
Para o pessoal que usa solventes a base de petróleo (querosene, diesel, gasolina, faísca, agua ráz e etc.) Como vocês jogam fora, descartam, o líquido que sobra da limpeza?

Eu jogo no canteiro de plantas da minha vizinha do meu prédio que tem mania de implicar com tudo. O problema vai ser quando ela se mudar...LOL
Thumbs Down


Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 22:12
Originalmente postado por DONALDY DONALDY escreveu:

eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo


Sabe dizer se este produto dissolve a graxa/óleo  melhor do que o detergenteLimpol?


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Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: DONALDY
Data de Publicação: 20 Out 2012 as 22:47
Originalmente postado por kiorugui kiorugui escreveu:

Originalmente postado por DONALDY DONALDY escreveu:

eu uso um multi uso da bombril pratice e ele é muito bom, é so agitar e borrifar na bike
1º eu borrifo ele na coroa, k7, corrente e cambios e escovo 
2º coloco um poco do pratice na maquina de lavar a corrente e limpo bem a corrente e depois ainda da pra reutilizar o que sobra dele pra limpar o resto da bike
3º limpo a maquina e coloco agua limpa pra retira o produto da corrente
4º seco bem a corrente e lubrifico tudo


Sabe dizer se este produto dissolve a graxa/óleo  melhor do que o detergenteLimpol?
ontem fui da uma geral na bike e não tinha mais o pratice e acabei usando detergente de cozinha mesmo
funciona quase igual so que tipo o pratice eu apenas borrifo ele na corrente e coroas e do uma escovada ora tira o mais groso e depois bato uma aguá por cima 
o detergente eu paço ele na escova prra escova estas peças 
ambos funcionam muito bem mas acho o pratice mais pratico 


Postado Por: vladbarra
Data de Publicação: 21 Out 2012 as 11:31
Poxa esse tópico valeu pra minha vida! Hoje dei uma geral na bike e usei veja multiuso pra limpar a corrente e o cassete.  Não existe coisa melhor para desengraxar. A planta da minha vizinha vai me agradecer. 

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O mundo é bão Sebastião


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 21 Out 2012 as 19:35
Originalmente postado por vladbarra vladbarra escreveu:

Poxa esse tópico valeu pra minha vida! Hoje dei uma geral na bike e usei veja multiuso pra limpar a corrente e o cassete.  Não existe coisa melhor para desengraxar. A planta da minha vizinha vai me agradecer. 
Clap


Postado Por: carmaso
Data de Publicação: 22 Out 2012 as 16:50
Boa tarde!

Eu limpo meu kit de transmissão(corrente, cassete, coroa e cambio) com óleo diesel, antes eu usava querosene só que resseca muito, já com o óleo diesel da pra retirar toda a sujeira e não resseca as peças, o óleo diesel comprei no posto de combustível mesmo. É bom limpar o kit a cada 80km rodado. Eu uso como lubrificante o finish line verde, pois ele é humido e pra mim lubrifica melhor, so que agara mais poeira e conseguentemente suja mais o kit e ele deve ser aplicado novamente a cada 80km, ta ai pq disse q deve limpar o kit a cada 80km.
Faço da seguinte maneira:
Retiro a roda traseira, e com o pinsel dou passando o óleo diesel no cassete, mas inclino a roda um pouco de forma que o óleo diesel não entre no cubo pra naum ter o risco de tirar a graxa do cubo.
Despois limpo a corrente com o óleo diesel usando uma escova de dente, e as vezes passo um pouco de água com sabão em pó.
As coroas limpo da mesma forma que o cassete.
O cambio traseiro eu limpo com o óleo utilizando a escova de dente e retiro as roudanas e coloco um pouco de graxa branca nos rolamentos.

Espero ter ajudado.....


Postado Por: MarcioLima
Data de Publicação: 24 Out 2012 as 16:29
Vou testar o Veja. kkkkkkkkkkk
Também já usei Diesel e realmente tem um ótimo resultado.


Postado Por: hornet
Data de Publicação: 24 Out 2012 as 18:24
Sempre fui adepto do uso do Diesel/Querosene/Removedor para qualquer limpeza envolvendo graxa ou óleo.

Depois de ler este tópico, descobri a segunda aplicação desses desengordurantes para cozinha.
Usei o Veja Cozinha (Desengordurante)

No quesito de cheiro, realmente excelente. Você limpa a bike inteira e ainda perfuma a casa.
As mãos ficam limpas também, como se tivesse usado qualquer outro produto de limpeza pesada.

Mas não me agradou a quantidade que tive de usar. 
Borrifei a peça que estava limpando, e deixei agir.
Depois de alguns vários minutos comecei a esfregar. E tem que esfregar muito. A sujeira vai toda para onde você está esfregando. No meu caso um pincel e uma escova de dentes que ficaram inutilizadas.

No final, e depois de muita esfregação, joguei água, esfreguei mais um pouco, e realmente, ficou bem limpo.

MAS....
não tão limpo quanto as minhas limpezas anteriores com querosene. (Re)uso alguns ml de querosene por séculos.
Faço toda a limpeza, e depois recolho em um pote de vidro. Toda a sujeira vai para o fundo e na próxima vez dá pra utilizar novamente. (Com isso nunca precisei descartar.) A sujeira não fica na escova/pincel. E não é necessário esfregar muito.

Mas também, é necessário um banho depois para tirar o cheiro, as mãos ficam atacadas pelo produto, e o cheiro na casa é digno de apanhar com o pau de macarrão da mulher.

Sinceramente, gostei da descoberta. E recomendo a todos!

Mas para algumas peças ainda vou continuar (re)utilizando meu velho querosene.
 

ABS


Postado Por: ALTBIKE
Data de Publicação: 25 Out 2012 as 09:09
Como sugestão de minha utilização, faço a limpeza com um desengordurante desse tipo e depois limpo as escovas com querosene.
 
Realmente o desengordurante não limpa tão profndamente quanto o querosene mesmo.
 
Uso luvas de borracha ou de tecido (de pedreiro mesmo) para não precisar desinfetar a mão depois.
 
Abraço.


Postado Por: Doslouco
Data de Publicação: 18 Nov 2012 as 21:19
Pra limpar a relação eu usava querosene com um pouco de sabão e água, agora estou usando óleo diesel um pouco de sabão e em pó e água passando um pincel na na corrente/ catraca e só não deixar muito tempo e não dissolve a tinta da bike, não sou nenhum Expert Wink no assunto mais essa solução deixa minha relação zerada!!!
Depois lubrifico a corrente com óleo singer depois de seca é claro , todos esses produtos saim muito em conta!
também lavo a mola do v-break com uma escova de dente usada e lubrifico depois com óleo singer

Bem eu faço isso um vez no mês ou duas dependendo do lugar q eu vou. Conserva um pouco a relação já que eu sou um mero bicicleteiro e busco a solução mais econômica da minha real situação!

Agora eu também acho o WD40, UMA BOA OPÇÃO mas uma lata custa em média 15 reais Big smileBig smileBig smile:) 



Postado Por: madamowicz
Data de Publicação: 26 Nov 2012 as 02:11
Sobre a questão ecológica, com o uso de diesel, querosene, e demais compostos derivados do petróleo, vou dar uma opinião e que muita gente irá torcer o nariz.

Não é com o gasto de 1 litro de combustível, que se irá salvar o planeta. Ou usando detergente ou sabão ao invés do combustível na sua limpeza da corrente.

Lógico, temos que ter uma consciência ecológica, não me entendam mal, mas compreendam meu ponto de vista. Temos que ter um uso responsável destes compostos, não jogando ou dispensando o mesmo na terra, no "vaso da vizinha chata" como foi citado LOLLOLLOLLOLLOL, no boeiro, ou na pia.
Isso sim eu vejo como literalmente "foder com o meio ambiente".

Mas você ir no posto, e pegar 1 litro de diesel, e reutilizar este mesmo diesel para várias limpezas, não vejo como um grande problema não. Quando pego o meu, sempre peço para colocar naqueles potes de óleo de carros e tals....

E para a limpeza, separa um pote de margarina velho e um pincel somente para isso, e depois da limpeza retorna o diesel para o litro, até a outra limpeza, toda a sujeira foi para o fundo do pote, e este mesmo diesel dura várias e várias limpezas. Em geral compro 1 litro de diesel a cada 4 meses, limpando a bike 1 vez por semana ou a cada 100km....

E quando o combustível estiver completamente impróprio para a limpeza, leva no posto de gasolina o resto dele, que eles possuem uma forma correta para tratar e dispensar ele sem poluir.


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Postado Por: madamowicz
Data de Publicação: 26 Nov 2012 as 02:22
Agora o que não podemos confundir é o seguinte.

A bicicleta não é um veículo limpo em sua totalidade, sem extração de matéria bruta do meio ambiente e tudo mais..... Ela é limpa no seu uso cotidiano por nós ciclistas quando ela encontra-se pronta, por não ser poluente como os veículos movidos a motores, ou contribuindo na questão da colaboração para o trânsito diário, etc etc.

Mas não podemos esquecer da fabricação de todos os componentes existentes em uma bicicleta. O que vai de borracha, plástico e tinta(para ficar somente nos pontos de maior visibilidade), para se produzir uma bike. Sem contar no excesso de plástico existente nas embalagens dos componentes e tudo mais. Se você pega qualquer avanço de guidão, ou quadro zero na caixa, o que vem de plástico ali dentro para não riscar a peça, não está escrito

Ela seria sim, totalmente limpa, integralmente, se ela fosse algo totalmente biodegradável, o que infelizmente, ela não é.

Outro ponto a ser levantado, e que ninguém pensa, aonde vai parar todo os pneus velhos da moçada? Canso de ver pneus de bike, dentro de lixeiras indo parar em lixões comuns, inclusive grandes lojas fazendo este tipo de descarte, sem o mínimo de preocupação.



Desculpe a moderação por desvirtuar o tópico, mas apenas uns pontos para refletirmos.
E "segue o baile" hahaha


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Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 05 Abr 2013 as 00:19
Ressuscitando o tópico:
O que usar para lubrificar as molas dos câmbios?
Posso aplicar o lubrificante Squirt nos cabos?

Grato,


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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: DONALDY
Data de Publicação: 05 Abr 2013 as 03:01
o certo é não passar nada nos cabos e nas molas também acho que não precisa passar nada, no máximo um desengripante na mola ou o próprio óleo de corrente 
os cabos apenas se pegar muita chuva eu passo o óleo da corrente em um pano e do uma passada neles pois o teflon dos conduítes já deixa o cabo correr bem


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 05 Abr 2013 as 09:32
Obrigado Donaldy. Menos uma coisa para me preocupar. :)

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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: SSampaio
Data de Publicação: 05 Abr 2013 as 09:38
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Cambios?
Água pra tirar lama, WD-40 pra tirar o restante de sujeira e depois lubrificação normal.


Concordo em parte.

Depois do wd-40 lavo com água e bastante sabão, enxágue novamentepara retirar o excesso do wd40 e depois faço a lubrificação normal.



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Negociação 100%: nickves,danik,zxr250,RICARDAO DA MAZZEI,jack_live,clarcker,Poncioh,Yurininja,EricPontes,Massau,Vrossi,ediavelar,crmendesme,gladiator25,rafa0800,fdalmeida


Postado Por: Spyke
Data de Publicação: 19 Jun 2013 as 11:13
Senhroes:

Uso querosene para a limpeza dos componentes de transmissão, pois faço isto desde sempre em minhas motos, tendo inclusive uma recomendação a respeito no manual, pois elas usam correntes retentorizadas, e o querosene, alem de limpar muito bem, não agride os retentores!

Então pergunto, estes desengordurantes possuem o mesmo poder? Quanto é preciso usar para limpar bem a transmissão (coisa que uns 30 ml de querosene resolve com sobra)? Eu acho uma alternativa viável fazer a reutilização do querosene ou diesel, acredito que a agressão ao meio ambiente existe, mas podemos minimizar se for feito da forma correta!


Postado Por: crrmt
Data de Publicação: 20 Jun 2013 as 11:25
WD 40 agora específico para bikes:


http://www.wd40bike.com/products/" rel="nofollow - http://www.wd40bike.com/products/


Postado Por: Furieri
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 15:23
Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


Postado Por: synx13
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 17:51
Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!


Postado Por: rafaelpiui
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 18:31
Então, pra tirar a sujeira da corrente e k7 eu misturo num copinho sabão em pó e água e esfrego com uma escova de dentes velha... é uma ótima maneira de limpar bem sem deixar vestígios de óleo. Essa fórmula é muito eficiente, inclusive pra limpar as mãos sujas de graxa... experimentem pra ver! Depois de seco é só lubrificar novamente...


Postado Por: Furieri
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 18:41
Originalmente postado por synx13 synx13 escreveu:


Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!

mas pra retirar os pontos de ferrugem vou só com a esponja de aço e água então?
Pra não ter tantos problemas com a maresia o que vc recomenda, lavar a bike com água todo pedal pra tirar a maresia?


Postado Por: synx13
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 19:12
Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Originalmente postado por synx13 synx13 escreveu:


Originalmente postado por Furieri Furieri escreveu:

Fala galera, sou novo no pedal e to com uma duvida aqui:
Vou fazer a primeira limpeza no conjunto e peguei a dica do veja que parece ser muito boa, tanto na corrente como nos câmbios. Agora a dúvida é na lubrificação, dos câmbios e k7, eu posso usar aquele superlub da loctite? Eu tenho uns 3 sprays aqui em casa que uso em alguns automodelos, e queria saber se posso usar ele? Passo um pouco e seco o excesso..Será que fica bom? Aproveitando a deixa, vi que os discos de freio estão começando a aparecer pontos de ferrugem, posso passar um esponja de aço com detergente neutro e água pra retirar isso?
Abraços!!!


O superlub é a mesma coisa que o WD40, serve só pra tirar a graxa antiga, se usar para lubrificar vai detonar sua corrente.

Use óleos específicos como Finishline dry, Zefal pro, Squirt, etc... na lubrificação, lubrificam bem e não grudam sujeira.

Não passe nada de detergente ou lubrificante de nenhum tipo no disco de freio, no máximo água!

mas pra retirar os pontos de ferrugem vou só com a esponja de aço e água então?
Pra não ter tantos problemas com a maresia o que vc recomenda, lavar a bike com água todo pedal pra tirar a maresia?


Usa palha de aço bem fina e água ou álcool isopropílico, se for onde o rotor entra em contato com a pastilha,  melhor não mexer, com o uso a própria pastilha remove a ferrugem.

Moro em Caxias do Sul e aqui não tem maresia, não sei te responder a frequência de lavada na praia.


Postado Por: Furieri
Data de Publicação: 06 Jul 2013 as 19:16
É justamente onde a pastilha não pega, ou seja na parte de fora...vou passar uma palha de aço fininha pra fazer um teste...vlw


Postado Por: GuiMiranda
Data de Publicação: 08 Ago 2013 as 21:23
Acho q esse video pode ajudar mta gente.

https://www.youtube.com/watch?v=wadJMR4PvMA - https://www.youtube.com/watch?v=wadJMR4PvMA





Postado Por: lucianolll
Data de Publicação: 29 Jul 2017 as 05:06
algumas dicas pessoais :: Pano de Estopa de veiculos que é feito especialmente para absorver pos e sugeiras das engrenagens justo exatamente o que necessitamos para limpar a corrente :: um outro elemento que justamente é feito para absorver particulas de po sao os cuadores-reciclaveis de cafe , que nao se rompem facil e sao otimos para passar naqueles espaços finos no Cassete e nos trocadores de marcha ...alem de baratos sao praticos e ^^feitos para abosorver paritculas de poh ... para se ... remover Cera especial para Correntes o Alcool embebido em Pano de Estopa tem afinidade especial com a Cera de forma quimica, alem de evaporar rapidamente o Alcool facilita a remoçao das particulas de sugeira da Corrente da Bike .... em especial no caso da Cera Lubrificante.... seca rapido é barato, ecologico e pratico. d/


Postado Por: lucianolll
Data de Publicação: 29 Jul 2017 as 05:07
aqui um interessante video sobre  Limpeza da Bike no  Pedaleria.

(177) LIVE #007 - Tirando dúvidas sobre limpeza da bike. PEDALERIA. - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=Mmm-xewB6UI" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=Mmm-xewB6UI


d/


Postado Por: buscator
Data de Publicação: 12 Ago 2017 as 16:59
Galera,
  Li todo o tópico e só vi posts de quem faz a limpeza por conta própria, e pra quem mora em condômínio onde é absolutamente proibido limpar bike e precisa 'terceirizar' essa limpeza? Tem algum conjunto básico de orientações que posso passar para aquele tiozinho que cuida das bikes da galera aqui no bairro? Tem como eu só entregar a bike pra ele dar trato geral (limpeza com orientações) e depois eu mesmo fazer a lubrificação com meus produtos, tipo finish line? Só pra esclarecer, não faço trilha, meu uso é apenas urbano então a sujeira da minha bike é mais leve.


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 12 Ago 2017 as 18:51
Mtb ou speed?
Não,há espaço em casa? Bicicleta não precisa limpar a todo pedal. Limpe quando houver barro.
Eu comprei um pulverizador de 5l e levo no carro quando faço trilhas. Lá eu já tiro um pouco do barro.
Em casa passo um pano úmido e tiro o resto.
Quando pedalo na cidade nem limpo.
A relação limpo com Cif desengordurante e com água. Uso um kit de limpeza daqueles fechados, azuis.
Uso o pulverizador para jogar água.
Espaço? Cerca de 80cmx2m. É o espaço da área de serviço que tenho.
Sento em um banco baixinho e limpo a relação.
Coloco jornal e pano para a água não se espalhar no chão.
Quanto ao senhorzinho, duvido que ele vá limpar sua bike do jeito que você recomendar. A menos que signifique menos trabalho.

Pulverizador:

http://m.lojadomecanico.com.br/produto/84378/33/349/153" rel="nofollow - http://m.lojadomecanico.com.br/produto/84378/33/349/153

Kit limpeza:
http://r.ebay.com/FHXJcH" rel="nofollow - http://r.ebay.com/FHXJcH




Originalmente postado por buscator buscator escreveu:

Galera,
  Li todo o tópico e só vi posts de quem faz a limpeza por conta própria, e pra quem mora em condômínio onde é absolutamente proibido limpar bike e precisa 'terceirizar' essa limpeza? Tem algum conjunto básico de orientações que posso passar para aquele tiozinho que cuida das bikes da galera aqui no bairro? Tem como eu só entregar a bike pra ele dar trato geral (limpeza com orientações) e depois eu mesmo fazer a lubrificação com meus produtos, tipo finish line? Só pra esclarecer, não faço trilha, meu uso é apenas urbano então a sujeira da minha bike é mais leve.


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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.



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