Assim como a maioria eu também comecei com MTB e passei para speed, minha primeira mtb foi uma caloi sem suspa, depois montei uma mtb full suspa com pneus 26x2.35. Um dia entrei em competição de cross country e depois fui pedalar com um pessoal que tinha bicis híbridas e senti a falta de performance da full. Hoje entendo que bike full suspa é para descer montanha pulando pedra, não é para cross country muito menos para asfalto. Para resolver o meu problema de performance em peso, arrasto, aerodinâmica, atrito e ergonomia passei direto para uma speed. Agora com a speed estou sempre puxando o grupo. Pedalo em geral passeios de 30 ou 40 Km em 2 hora e meia. Outro dia teve um circuito de 80 Km em 8 horas e fui com a minha primeira mtb sem suspensão e com pneus 26x1,5 slick, mas mesmo assim posso dizer que foi muito mais difícil do que se tivesse ido com a speed. Pois a speed roda muito melhor. Sendo que a minha speed tem algumas personalizações: - mesa de direção ajustável que uso em 45 graus. - manetes de freio de cyclocross na parte superior do guidom. Com estas adaptações eu tenho a opção de pilotar em uma posição mais confortável e em segurança freiar na parte superior do guidom tipo drop (de speed). Minha bici também tem um diferencial de ser com coroa tripla. Veio com relação 30-39-50 que eu troquei para 30-42-52. Alongando mais a marcha e deixando mais rápida e pesada nas marchas altas. A questão das marchas altas é relacionada com a velocidade, se você estiver a mais de 30Km por hora deve usar uma coroa grande para manter uma cadência adequada, não quer dizer que a pedalada fique mais dura, mas tem que regular a pressão nos pedais, com a cadência correta da pedalada e a inércia da velocidade. O ajuste destes parâmetros é a técnica de cada ciclista: a adequação da performance física do organismo com o equipamento e a característica da rota. A relação alta serve para transformar força em velocidade, se você quer tração ou aceleração rápida pode somente subir no pedal e escalar em pé. Por outro lado, se alguém está com dificuldade de ajustar marchas mais baixa em uma speed, é mais difícil colocar coroa tripla no pedivela, tem que ver se o passador do câmbio aceita, mais fácil é colocar uma dupla compacta. Ou outra alternativa é usar um cassete de mtb como por exemplo um pinhão de relação 11-32, com um câmbio traseiro de haste longa, de mtb, como um deore para 9 velocidades ou alivio para 8 velocidades. Pois os STI shimano de speed funcionam com câmbio traseiro de mtb e pinhões de relação mtb, inclusive os mega range. Para escalar tracionando em pé nas marchas mais altas você usa grupos musculares um pouco diferentes da pedalada sentado, coisa que é boa de fazer em circuito mais longo, para variar a resistência dos músculos. Assim se você vem pedalando a longo tempo sentado e chegar em uma subida pode ser melhor somente passar para pedalar em pé mesmo em marcha alta em vez de passar para marcha baixa e seguir sentado na mesmo posição de pedal. É um princípio relacionado com a técnica de pedal das bicicletas fixas, que não têm marchas e obrigam o ciclista e pedalar em diferentes cadências, posições e forças, de acordo com cada momento do circuito, fazendo com que o exercício seja mais completo e variado. Abraço. Aires
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