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Diferença catraca - cassete

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Tópico: Diferença catraca - cassete
Postado Por: brunoFTL
Assunto: Diferença catraca - cassete
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 13:59
Saudações galera.
Mais uma vez estou eu aqui pedindo ajuda de vcs ciclistas mais experientes. Dessa vez eu gostaria de saber qual a diferença entre cassete e catraca. Eu achei alguns sites explicando a diferença mas eles usaram termos que um cara que não é acostumado à mecânica de bikes como eu não conseguiu entender muito. Então por favor expliquem de forma sucinta e simples...hehehehehe

Abraços!!



Respostas:
Postado Por: rsr010
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 14:03
Basicamente, a catraca possui a roda livre integrada, e o cassete não. O cassete encaixa nas estrias da roda livre.

O cassete te permite trocar facilmente as engrenagens da relação. A catraca equipa bicicletas de mais baixo custo, enquanto o cassete é usado quando temos 7 ou mais velocidades.

Foto da catraca:


Foto do Cassete:


Roda livre (peça cilíndrica do lado direito):


Abração


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Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 19:10
Na verdade catraca é o nome de cada engrenagem. O cassete de 9 velocidades tem 9 catracas.
Popularmente chama-se de catraca aquela que a roda-livre faz parte do conjunto e cassete a que tem as engrenagens em conjunto separado da roda-livre.
A desvantagem da primeira é que quando se tem um problema na roda livre, mesmo com as engrenagens novas o conjunto precisa ser trocado e assim com as engrenagens gastas e roda-livre em bom estado.


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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: Cando
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 19:36
Bruno, quer um conselho?
Fuja das popularmente chamadas "catracas" (engrenagem rosqueada diretamente no cubo traseiro).
Além de muito pesadas, não compensa o custo/beneficio.

Se estiver montando as rodas, leve em consideração os cubos com freehub (peça que encaixa o cassete) e os cassetes. Hoje no mercado existem modelos simples e marcas com bom custo beneficio.
Além de suas rodas ficarem mais leves, estarão mais atualizadas e facilitarão as limpezas e manutenções de todo sistema de engrenagem da bike



Postado Por: daniel alfameq
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 20:45
amigo, vou dar minha opinião como usuário, se tiver condições vá diretamente de cubo e cassete. Alguns argumentos, "catraca" e cubos de rosca são bem baratos, vc não gastaria com um par de cubos com rolamentos e uma catraca megarange mais que uns 70 reais, isso por alto, mas terá limitações nas marchas, apenas 21, e apenas 14 dentes na engrenagem mais pesada. Agora se vc pode investir em cubos e num cassete descente, pode conseguir de 11-28, 11-30, 11-32 e até 34 dentes, que propiciam ótimas velocidades, desde os cassetes mais simples de 7, além disso se comprar um cubo para cassete de oito ou nove velocidades vc pode conseguir 24 ou 27 marchas e dar ups na bike, é claro que não gastara menos que uns 100 no cassete + cubo. Se for comprar, coloca de uma vez pelo menos 24 marchas, com um cubo quando, são um ótimo custo baneficio e o cassete de sua preferencia, os altus de 8 vel são os de melhor custo também, no mais vai do seu bom senso, espero ter ajudado, abraço


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 22:13
Muito obrigado pelos conselhos mas não tem como eu fugir da catraca...hehehe
A bike que eu comprei veio com catraca, e eu estava pensando justamente em como eu faria para trocar a relação. Pelo visto tenho que comprar cubos novos com freehub + cassete não é isso? (será até bom porque os cubos que vieram na bike são vagabundos também...hehehe).
Minha bike veio com peças muito vagabundas e eu tô tentando melhorar na medida do possível. Já vi muitos aqui dizendo que não compensa comprar componentes caros para bikes não muito boas, mas também n é por isso q vou andar com freios vagabundos e coisas do tipo né.

Obrigado pela ajuda galera!
(em breve estarei pedindo conselhos sobre componentes com bom custo-benefício)


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 22:15
Ah...e muito obrigado pelas imagens rsr010.
Deu pra ver direitinho a diferença!
Abs


Postado Por: fubá
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 22:36
oi,
rsr010, vc colocou dois cassetes. A diferença do primeiro pro segundo é apenas a tampa. Se reparar bem, da pra ver as estrias no primeiro tbm.
BrunoFTL e todos, os dois sistemas tem catracas, só que no cassete ela fica no cubo e no sistema de rosca ela fica junto aos pinhões. O correto é chamar de sistema cassete e sistema de rosca.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 23:07
Colocaram definições erradas aí. Só pra esclarecer...

CATRACA é o mecanismo de roda-livre (freewheel), que permite à roda girar livremente num sentido (coasting ou freewheeling em inglês, quando não pedalamos ex. uma descida) e trava no outro, permitindo a tração da roda quando pedalamos. É igualzinho à catraca do estádio, por exemplo: gira para um lado (que entra) e trava pro outro (que sai, ou vice-versa).

CASSETE é o conjunto de pinhões traseiros. O nome deriva de uma corruptela de cogset, que em inglês define exatamente o conjunto (set) de pinhões (cog).

A confusão vêm da época em que os dois eram integrados, antes da Shimano lançar o Freehub (combinação da roda-livre com o cubo traseiro) no Dura Ace e no 600, em 1978. A Shimano não inventou o freehub, mas como fez com vários outros conceitos (V-Brake, SPD, etc.) ela aperfeiçoou e popularizou a idéia e tornou padrão de mercado. Até então então eles eram separados.

O cassete veio depois, em 89, quando a Shimano criou o cogset fixo com as combinações pré-definidas. Daí surgiu o nome cassete.


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Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 23:29
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Colocaram definições erradas aí. Só pra esclarecer...CATRACA é o mecanismo de roda-livre (freewheel), que permite à roda girar livremente num sentido (coasting ou freewheeling em inglês, quando não pedalamos ex. uma descida) e trava no outro, permitindo a tração da roda quando pedalamos. É igualzinho à catraca do estádio, por exemplo: gira para um lado (que entra) e trava pro outro (que sai, ou vice-versa).CASSETE é o conjunto de pinhões traseiros. O nome deriva de uma corruptela de cogset, que em inglês define exatamente o conjunto (set) de pinhões (cog). A confusão vêm da época em que os dois eram integrados, antes da Shimano lançar o Freehub (combinação da roda-livre com o cubo traseiro) no Dura Ace e no 600, em 1978. A Shimano não inventou o freehub, mas como fez com vários outros conceitos (V-Brake, SPD, etc.) ela aperfeiçoou e popularizou a idéia e tornou padrão de mercado. Até então então eles eram separados.O cassete veio depois, em 89, quando a Shimano criou o cogset fixo com as combinações pré-definidas. Daí surgiu o nome cassete.


Entendi. É bem interessante a visão histórica da coisa.
Bem, deixe-me ver...1978...vai um...soma aqu...subtrai ali......é......só estou 31 anos atrasado com meu sistema de rosca....kkkkkkkk

Na verdade eu já tinha lido que a diferença é que o k7 se encaixa na roda-livre presa ao cubo; o problema é que se eu batesse o olho em um e no outro eu não saberia dizer qual era qual. As fotos lá de cima ajudaram bastante principalmente a que mostra a parte circular presa ao cubo, que é a roda-livre (bem, eu acho que é).


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 26 Out 2009 as 23:35
Aproveitando esse tópico e a paciência de vocês com este leigo que vos tecla, me tirem mais uma dúvida por favor.

Existem freehubs com comprimentos de roda-livre diferentes? Isso me veio à cabeça agora olhando novamente para a imagem lá em cima. Digo, eu imagino que como existem 7,8,etc catracas a roda-livre não pode ter o mesmo tamanho sempre.
Me perdoem se eu estiver falando besteira, sou iniciante.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 27 Out 2009 as 00:11
Sua pergunta na verdade é pertinente, Bruno. Realmente, há diferença no tamanho dos freehubs. O aumento das marchas na traseira aconteceu em função do aperfeiçoamento das correntes, que foram ficando cada vez mais finas (em 1890 elas tinha 6mm e 2 velocidades; em 1910 5mm e 2, 3 ou 4 velocidades; em 1936 criaram uma corrente de 3/32", que permitiu 5 e 6 marchas na traseira).

Na era "moderna" a SUnTour criou a corrente Narrow Ultra em 77, com 6 pinhões num cubo de 120mm. Em 79 o Ultra virou Ultra-7 (igual ao herói japonês LOL), e o cubo passou a ter 126mm. O espaço do corpo da roda-livre chegou ao limite, 36mm. Mais do que isso é praticamente impossível, tanto é que essa ainda é a medida uada atualmente.

Daí pra frente, foram afinando os pinhões e as correntes. Em 89 a Shimano conseguiu colocar 8 pinhões e precisou reduzir ainda mais a corrente. O pinhão de 9 surgiu em 97, a Campagnolo lançou o Record 10 em 2000 e a Shimano embarcou na onda em 2004.

Concluindo, os cubos que aceitam 6 e 7 são compatíveis entre sí. Para 8, 9 e 10 o corpo da roda-livre é diferente, mas são compatíveis entre si tb.


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Postado Por: fubá
Data de Publicação: 27 Out 2009 as 00:22
alex,
então estou certo ao dizer que tanto o cassete qto os pinhões de rosca tem catraca.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 27 Out 2009 as 00:28
Não, pq o cassete não tem catraca. Não tem roda livre. O cassete é uma peça independente. No cassete, a catraca fica no corpo do cubo (freehub), no qual ele (cassete) vai encaixado. Os pinhões de rosca sim, tem a catraca embutida, e são independentes do cubo da roda. O conjunto todo é rosqueado no cubo da roda. São coisas totalmente diferentes.

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Postado Por: fubá
Data de Publicação: 27 Out 2009 as 00:44
hummm,
é uma questão de nomenclatura. eu chamava de cassete o sistema e não apenas os pinhões.
valeu.


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 27 Out 2009 as 01:58
Muito obrigado pela ajuda galera. Dúvida sanada!


Postado Por: alamvilalves
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 20:26
Existem cubos desse tipo que vc mostrou na foto(com roda livre) roletado? tipo... posso ter um cassete alívio(que não possui roda livre como o megarange) com um cubo roletado de outra marca? li por aí que a shimano não tem cubos roletados.

Acho que ficou meio confuso né? mas se alguém entendeu pode me responder? rsss


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 20:38
Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

Existem cubos desse tipo que vc mostrou na foto(com roda livre) roletado? tipo... posso ter um cassete alívio(que não possui roda livre como o megarange) com um cubo roletado de outra marca? li por aí que a shimano não tem cubos roletados.

Acho que ficou meio confuso né? mas se alguém entendeu pode me responder? rsss


Não ficou confuso. Dá sim, desde que, obviamente, o cubo seja para cassete.

Mas cubos roletados não significam melhor qualidade que os de bilhas soltas.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: alamvilalves
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 20:46
não quero jugir do assunto mas é que uma coisa levou a outra. Me disseram que cubo de rolamento tem maior desempenho em velocidade e demoram mais tempo funcionando bem sem manutenção.


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 20:52
Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

não quero jugir do assunto mas é que uma coisa levou a outra. Me disseram que cubo de rolamento tem maior desempenho em velocidade e demoram mais tempo funcionando bem sem manutenção.


É muito relativo. Cubos vagabundos vão durar menos, pouco importando se são de bilhas soltas ou rolamentos. Um cubo 105, Ultegra, Dura Ace, XT, XTR de bilhas soltas vai durar mais que um rolamentado Rodan.

Eu tenho ambos os sistemas e não tive problemas com nenhum deles. Tenho um cubo Dura Ace de bilhas com 10 anos e uns 30 mil km que ainda está em excelente estado. Obviamente realizei a manuntenção adequada do mesmo. Meus Deore LX recebem manutenção a cada 3 meses, idem para os 105 das rodas de bater no dia-a-dia. Tive rodas Futura com rolamentos que viraram 10 mil km sem problemas.

Se for escolher cubos Shimano opte pelas linhas intermediárias para cima, os mais simples caíram de qualidade visivelmente.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 20:52
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

Existem cubos desse tipo que vc mostrou na foto(com roda livre) roletado? tipo... posso ter um cassete alívio(que não possui roda livre como o megarange) com um cubo roletado de outra marca? li por aí que a shimano não tem cubos roletados.

Acho que ficou meio confuso né? mas se alguém entendeu pode me responder? rsss


Não ficou confuso. Dá sim, desde que, obviamente, o cubo seja para cassete.

Mas cubos roletados não significam melhor qualidade que os de bilhas soltas.


Essa discussão de roletados vs. bilhas soltas pode ir longe......


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Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: alamvilalves
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 21:09
valeu Voodoo, vc e todos os outros são ótimos! 


Postado Por: Daniel San
Data de Publicação: 19 Ago 2010 as 21:45
Boa tarde.
De forma bem simples:
Catraca é de rosca, vai rosqueada no cubo, que tb deve ser de rosca.
Cassete é de encaixe, vai encaixado no núcleo do cubo.
Ou seja, um não serve no outro.
O sistema cassete é melhor que catraca.
Se quer uma coisa boa, coloque cubo e sistema cassete.
Abraço


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DanieL


Postado Por: marcos_netto
Data de Publicação: 22 Ago 2010 as 11:50
Vou pegar carona no tópico e fazer uma pergunta:
 
Estou pensando em trocar os cubos das rodas da minha MTB. Atualmente ela está com cubos Shimano Deore 475 com preparação para freio a disco. Estou pensando em trocar para cubos XT. Minha intenção é ter rodas que sejam mais confiáveis e com menor necessidade de manutenção frequente. O perfil de uso dessa bike é cicloturismo em estradas de chão ou ruins. A pergunta é: vale o investimento e vou obter o que espero?
 
 
 
 


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Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto


Postado Por: shs
Data de Publicação: 23 Ago 2010 as 00:30

Eu já tive os cubos alivio e deore, cada um rodou pelo menos 4 anos sem apresentar qualquer tipo de problema. Se eu tivesse o costume de dar a manutenção correta nos cubos conforme citado pelo voodoo, eu acho que eles estariam vivos até hoje, (nunca mandei abrir os cubos para engraxar). Atualmente tenho os cubos xt, e na ocasião da compra tive a chance de testar os cubos deore comum, lx e xt, todos com suporte para disco. A sensação minha é que os cubos lx e xt são mais soltos que o deore comum, os cubos dianteiros lx e xt são idênticos, e o cubo traseiro xt é muito mais solto que o cubo traseiro lx. Quanto a durabilidade só sei que o meus cubos xt estão com mais de 3000km e continuam rodando solto igual ao dia que os comprei (obs. Ainda não mandei abrir para engraxar)   



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shs


Postado Por: dudu666
Data de Publicação: 23 Ago 2010 as 12:42
Sempre é bom ter essas perguntas, eu tb. não sabia a diferença.


Postado Por: babukappel
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:21
Click to close image, click and drag to move. Use arrow keys for next and previous.


Postado Por: babukappel
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:25

bom, ainda não aprendi como inserir uma imagem, mas vai da pra entender minha dúvida>

Esse sistema com rosca é o que, e o de encaixe é o que, o sistema que vai nesse de rosca não é cassete???
E qual o melhor entre esses dois, com rosca ou com encaixe??
Desculpe a ignorância no assunto, mas to reformando minha bike e me disseram que esse de encaixe era cassete e era ultrapassado, e que hj em dia se usa esse sistema com rosca que se chama roda livre, foi assim que me disseram na loja, se puderem me tirar todas essas duvidadas eu e minha rain drop ficariamos contentes


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:30
Originalmente postado por babukappel babukappel escreveu:

Desculpe a ignorância no assunto, mas to reformando minha bike e me disseram que esse de encaixe era cassete e era ultrapassado, e que hj em dia se usa esse sistema com rosca que se chama roda livre, foi assim que me disseram na loja, se puderem me tirar todas essas duvidadas eu e minha rain drop ficariamos contentes


LOL

O de rosca é catraca e o de encaixe é cassete. O de rosca (roda-livre) só é usado em bicicletas antigas e de baixo custo, esse sim é um sistema obsoleto. O padrão hoje em dia é o de cassete.

Você não inverteu as bolas aí? Porque se o mecânico falou isso é uma besta quadrada.




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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: babukappel
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:46
pois é, antes de eu ir na loja, pesquisei na internet, e só encontrei assuntos falando de cassete, e la me disseram que esse sistema era ultrapassado, na hora fiquei sem palavras, e daí sim que eu fiquei sem entender mais nada, mas infelismente eu não troquei as bolas


Postado Por: babukappel
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:48
então tu me sujeres usar cassete, correto? E mais uma dúvida, estava querendo colocar cubos Rodan, mas estes cubos são apenas para o sistema rosqueado, ou existe para o cassete tambem?


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 15:55
Originalmente postado por babukappel babukappel escreveu:

então tu me sujeres usar cassete, correto? E mais uma dúvida, estava querendo colocar cubos Rodan, mas estes cubos são apenas para o sistema rosqueado, ou existe para o cassete tambem?


Com cubo de rosca você tem limitadíssimas opções de relação e as peças são de categoria inferior, além de você ficar limitado a 7 velocidades (catracas de 8v são raríssimas).

Rodan só sistema de rosca mesmo, não tem de cassete.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: babukappel
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 16:07
ha então fecha pois queriam me vender uma roda livre de 7v, mas que se eu quisesse de 8v eles encomendariam, e chegaria facil facil, bom to vendo que tenho que trocar de bicicletaria, as vezes o barato sai caro, hahah, muito obrigado pelas dicas Voodoo!!


Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 17:03
Como saber quais cubos  são compatíveis com cassete de 10 velocidades?

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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 17:04
Originalmente postado por babukappel babukappel escreveu:

...me disseram que esse de encaixe era cassete e era ultrapassado, e que hj em dia se usa esse sistema com rosca que se chama roda livre, foi assim que me disseram na loja, se puderem me tirar todas essas duvidadas eu e minha rain drop ficariamos contentes


O jeito é LOL desse vendedor, mas nãoa cho estranho, encontrei um semana passada achando que os cubos Paralax ainda são a sensação do momento...

Sinceramente você passará muita raiva com sistema de rosca, como muitos disseram, peças de qualidade com esse sistema praticamente não existem, em muitas lojas ainda se encontra catraca Shimano de 7V, mas te adianto que a qualidade não compensa, material que é usado na construção é altamente sensível, basta passar na previão que vai chover já aparecem marcas de ferrugem LOL.

Os cubos: Não raras as vezes que a rosca espana e você perde o cubo, sem contar que peças de reposição como bacias, cônicos e eixos estragam rápido, mesmo os cubos Rodan que são os menos piores nesse sistema que tive acesso e usei, pois não se encontram peças de reposição para eles, as bacias tem um batente externo, bacias de outros cubos não servem, a água faz a festa neles, folgas fazem parte do cotidiano desses cubos assim bem como o rebolado grotesco (literalmente rebolam), eu ficava furioso com isso.

Existem mil e um motivos para você não usar esse sistema, se quiser, depois posto mais da experiência que tive em 3 bikes com sistema de rosca, se você for chato como eu vá de cassete.

   


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 14 Fev 2011 as 17:08
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Como saber quais cubos  são compatíveis com cassete de 10 velocidades?


8, 9 e 10v servem no mesmo cubo.


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: cordeiro
Data de Publicação: 28 Abr 2011 as 20:45
Reativando o tópico,

sobre a discussão cassete x catraca...

é que no meu cassete de 9v sempre o pinhão de 11 dentes moe e fica inviável a utilização do mesmo, necessitando com isso, a troca do cassete inteiro, pelo menos é o que diz o vendedor.
Será que existe a possibilidade de eu trocar apenas o pinhão de 11 dentes, ou eu sempre terei que trocar o cassete inteiro? Será que existe loja que vende apenas o pinhão de 11 dentes?

no aguardo da ajuda de vcs...

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att.

Cordeiro


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 28 Abr 2011 as 21:05
Dá pra trocar só o pinhão sim. Thumbs Up

Cuspa na cara de quem quiser te vender um cassete inteiro! Clown

Agora me diga o que você faz que moe seu pinhão de 11 dentes que eu fiquei curioso!


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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: cordeiro
Data de Publicação: 28 Abr 2011 as 22:53
lgalicki,

é que eu gosto de andar muito em estradão sem muita subida (as que tem são bem leves e muda pouco a relação de coroa x pinhão) é por isso eu uso muito a relação 44x11. É um desgaste natural mesmo. O cassete dura bastante mas é sempre por causa do pinhão de 11 dentes que eu "precisava" trocar o cassete. Não caio mais nessa!!!
Agora eu vou pesquisar onde eu acho apenas o pinhão de 11 dentes. Se tiver sugestão de onde comprar pela internet, pode mandar.

vlw a dica lgalicki, e já estou acumulando saliva pra hora que eu for conversar com o vendedor , mas antes eu quero ter um pinhão em mãos antes só pra ver a cara dele...

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att.

Cordeiro


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 28 Abr 2011 as 23:34
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Dá pra trocar só o pinhão sim. Thumbs Up

Cuspa na cara de quem quiser te vender um cassete inteiro! Clown

Agora me diga o que você faz que moe seu pinhão de 11 dentes que eu fiquei curioso!


Pô Luciano, mas onde o rapaz vai comprar um pinhão avulso de 11 dentes???

Até sei que existem pinhões "custom-size" para speed, mas são caríssimos, só pra quem quer montar uma relação totalmente personalizada. Então pelo custo x benefício nem considero essa hipótese...

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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 28 Abr 2011 as 23:56
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Pô Luciano, mas onde o rapaz vai comprar um pinhão avulso de 11 dentes???

Até sei que existem pinhões "custom-size" para speed, mas são caríssimos, só pra quem quer montar uma relação totalmente personalizada. Então pelo custo x benefício nem considero essa hipótese...

Há em diversas lojas internacionais. A cáca é se nenhuma mandar para cá. Veja o resultado de uma rápida busca http://www.google.com/search?q=11+tooth+cog&hl=en&tbs=shop%3A1&aq=f - aqui .

Tem XT por U$ 5,00 e XTR por menos de U$ 17,00.

Olha só, para facilitar. Tem o XT no Amazon, site bastante confiável, por pouco mais de 10 dólares. Acho que não chega a custar 30 reais com frete. Falando em Amazon, hoje mesmo chegou um CD que havia comprado lá há pouco menos de um mês.


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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: cordeiro
Data de Publicação: 29 Abr 2011 as 01:42
lgalicki,

muito obrigado pela atenção...
eu não sabia como pesquisar na CRC, por isso eu estava gastando + ou - R$ 115,00 (ou 36,66 libras) na compra de um Shimano XT Cassette 9 Speed M770 na CRC, mas se eu comprar 3 pinhões de 11dentes de U$5,50 na Jenson + 10,85 de frete dá um total de U$ 27,30 (R$ 45,00) dá + ou menos R$ 15,00 cada (isso se eu não for tarifado...)

muito obrigado pela objetividade em responder o que eu precisava saber

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att.

Cordeiro


Postado Por: cordeiro
Data de Publicação: 29 Abr 2011 as 01:44
Originalmente postado por cordeiro cordeiro escreveu:

lgalicki,

muito obrigado pela atenção...
eu não sabia como pesquisar na CRC, por isso eu estava gastando + ou - R$ 115,00 (ou 36,66 libras) na compra de um Shimano XT Cassette 9 Speed M770 na CRC, mas se eu comprar 3 pinhões de 11dentes de U$5,50 na Jenson + 10,85 de frete dá um total de U$ 27,30 (R$ 45,00) dá + ou menos R$ 15,00 cada (isso se eu não for tarifado...)

dá uma bela economia de R$100,00 acho que não é pouca coisa, pelo menos pra mim...

muito obrigado pela objetividade em responder o que eu precisava saber


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att.

Cordeiro


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 29 Abr 2011 as 01:51
Disponha, meu nobre cordeiro. Boa sorte com os Correios e não esqueça de cuspir na cara de quem merece! LOL

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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 29 Abr 2011 as 01:56
uma bicletaria tem vários cassetes usados, só pedir que eles vão dar ou cobrar uma taxa simbólica. O pinhão 11 normalmente não é muito usado, então é bem capaz de achar um inteiro.

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Postado Por: cordeiro
Data de Publicação: 29 Abr 2011 as 02:06
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Disponha, meu nobre cordeiro. Boa sorte com os Correios e não esqueça de cuspir na cara de quem merece! LOL


realmente os correios estão F$#(a)... estou com uma encomenda da CRC parada desde 02/03. o pior é uma compra feita em 07/03 já chegou faz tempo...mas compra no exterior é assim mesmo, tem que comprar e esquecer...

pode deixar porque estou acumulando muita saliva

vlw

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att.

Cordeiro


Postado Por: alamvilalves
Data de Publicação: 20 Mai 2011 as 22:55
estou para colocar trasmissão alívio porém não queria os cubos de esfera e sim roletados, onde encontro roletados com freehub? não encontrei.


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 20 Mai 2011 as 23:10
Desculpe a ignorância, mas roletados e rolamentados são a mesma coisa?

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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: alamvilalves
Data de Publicação: 20 Mai 2011 as 23:14
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Desculpe a ignorância, mas roletados e rolamentados são a mesma coisa?


boa pergunta. rss.


Postado Por: raulbw
Data de Publicação: 29 Jul 2011 as 01:57
O pessoal, eu não entendi um negocio, quando na catraca vc para de pedalar, "ela gira ao contrario de boa", e no cassete, tem esse mesmo esquema ?

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Todo erro é uma obortunidade de se aprender algo novo

Existem coisas que a vida te ensina e coisas que a Google te ensina


Postado Por: juniorsala
Data de Publicação: 03 Mar 2012 as 20:54
Existe algum adaptador para usar cassetes do modelo novo em cubos com rosca?


Postado Por: walmar
Data de Publicação: 27 Ago 2012 as 07:58
pessoal, sou novo no forum e encontrei este post que acho que esta relacionado com minha duvida, que é a seguinte:

tenho um bike com quadro monaco, sempre usei uma catraca com 7 velocidades, mas na ultima vez que andei ela apresentou defeitos e quebrou, por isso vou ter que trocar algumas as peças (catraca, cubo). Optei por comprar o grupo shimano alivo (cassete de 9 velocidades). Minha duvida: dá pra colocar no quadro sem problemas? cabe tranquilo?


Postado Por: ErikoBezerra
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 09:48
Olá a todos.
Comprei um bike a 1 més e a mesma tem 21 machas com catraca, passador, etc Shimano e queria aproveitar este tópico para tirar uma duvida sobre sistema cassete.
Gostaria de trocar  a catraca para cassete e minha duvida é o seguinte:
- Alem do cubo e o cassete, preciso comprar mais alguma coisa?
- Preciso trocar os passadores e coroas?

Eu fui em uma loja e o mesmo informou que tenho que gastar em torno de R$ 800,00 e queria aproveitar a experiencia da galera para saber se tudo isso é verdade.

Desde já, grato a atenção de todos.


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 26 Abr 2013 as 21:31
Pessoal me ajudem por favor, sou novo no fórum, eu li o post e ainda não consigo olhar pra minha bike e identificar se ela é de cassete ou de catraca.

Eu tenho um cubo de rolamento e me parece que a roda-livre é fixa nele, mas o cassete tem uma peça que envolve a roda-livre e dá a impressão desse cassete ser catraca, ainda mais por ter apenas 7 engrenagens (14-28).

Se for um cassete mesmo eu queria trocar pra ter um pinhão de 11 dentes, meu pedivela é compacto (42-34-24) e eu quero ganhar velocidade. Eu posso trocar por um pedivela maior (48-38-28), mas fazendo as contas eu ganho mais em questão de velocidade trocando o pinhão pra ter uma relação 42-11 do que com uma coroa 48 e ter 48-14 (o ideal mesmo seria trocar os dois - 48-11 - aí ficaria xique, mas to com a grana curtíssima).

Será q eu vou ter q desmontar a bike pra saber? Ou existe um meio simples, se eu postar uma foto aki vcs conseguem identificar?


Postado Por: xandaumgv
Data de Publicação: 26 Abr 2013 as 22:22
a bicicleta é nova? qual foi o valor aproximado que pagou? tem marca e modelo?
Ou fotos?

Grandes chances de ser de rosca mesmo...
Abraços


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Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus


Postado Por: jmpedroso
Data de Publicação: 27 Abr 2013 as 09:05
Esse é um cassete de 7v




esse é uma catraca vista frontal


é só você ver que a catraca vai ter aqueles arifícios (dois buracos) para abrir ela, já o cassete não tem é preciso uma chave especial para retirá-la



Postado Por: jmpedroso
Data de Publicação: 27 Abr 2013 as 09:33
Originalmente postado por RafaelMozart RafaelMozart escreveu:

Pessoal me ajudem por favor, sou novo no fórum, eu li o post e ainda não consigo olhar pra minha bike e identificar se ela é de cassete ou de catraca.

Eu tenho um cubo de rolamento e me parece que a roda-livre é fixa nele, mas o cassete tem uma peça que envolve a roda-livre e dá a impressão desse cassete ser catraca, ainda mais por ter apenas 7 engrenagens (14-28).

Se for um cassete mesmo eu queria trocar pra ter um pinhão de 11 dentes, meu pedivela é compacto (42-34-24) e eu quero ganhar velocidade. Eu posso trocar por um pedivela maior (48-38-28), mas fazendo as contas eu ganho mais em questão de velocidade trocando o pinhão pra ter uma relação 42-11 do que com uma coroa 48 e ter 48-14 (o ideal mesmo seria trocar os dois - 48-11 - aí ficaria xique, mas to com a grana curtíssima).

Será q eu vou ter q desmontar a bike pra saber? Ou existe um meio simples, se eu postar uma foto aki vcs conseguem identificar?

certamente é catraca mesmo pesquisei e não achei nenhum cassete de 7v com 14-28 geralmente são 11-28, 12-28, 11-32, etc menos 14-28 neste caso vc teria que trocar o cubo para um de cassete e comprar um cassete o problema que geralmente voce tem que trocar a transmissão inteira por que certamente a corrente e pedivela já estão gastos ai pode ficar pulando só se a bike for nova e não gastou ainda.


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 08:29
Minha bike é nova.... num tem 1000Km rodados... e agora q eu vi as fotos eu pude identificar... é catraca mesmo... é justamente esse Shimano MF-TZ21 da foto... 

Trocar o cubo significa o quê? é só a roda-livre ou envolve todo o eixo traseiro, onde vai a raiação etc... senão vai ficar caro a brincadeira, compensa mais comprar o pedivela primeiro e no futuro quando sobrar uma grana trocar o resto pq ainda nem tá gasto, to até com dó de trocar.

Na verdade, acho q nem compensa ficar gastando muito com minha bike, pq ela é uma bike simples, o certo seria esperar entrar uma grana pra pegar uma do jeito que eu quero, meu sonho é uma speed, mas são todas caras, vai demora pra eu consegui pegar uma... mas valew pessoal vcs me ajudaram bastante...


Postado Por: vlafermatos
Data de Publicação: 10 Ago 2013 as 10:45
bom dia !talvez este não seja o lugar certo ,estou vendendo esta bike toda modificada de 7v para 8v com tudo shimano cambio dianteiro altus trazeiro altus cassete acera 8v cubos shimano rodas vzan action aro 26


Postado Por: vlafermatos
Data de Publicação: 10 Ago 2013 as 10:48


Postado Por: vlafermatos
Data de Publicação: 10 Ago 2013 as 10:53


Postado Por: brunoftlima
Data de Publicação: 10 Ago 2013 as 21:10
Caraio, esse tópico é velho viu! Eu criei ele com minha conta antiga, que perdi login e senha e fui obrigado a criar essa daqui, huahauahauhuaha!!!

EDIT: Anúncio fora da sessão de classificados gera bloqueio vlafermatos.


Postado Por: oDouglas
Data de Publicação: 15 Dez 2013 as 20:33
Galera, sei que mereço a pá de ouro por desenterrar o tópico, mas me surgiu uma dúvida (que pode ser idiota para alguns, mas que para mim não deixa de ser uma dúvida) e não vou abrir um tópico pra perguntar isso . Bem, tenho uma roda de Caloi 10 antiga com cubo de rosca aqui, o k7 é novo, mas a catraca ta estourada... Queria aproveitar a catraca de um outro cubo de uma Monark velha, só não sei se vai casar com o k7 de 5v da C10 (visto que o da Monark é de 7v). E aí, será que dá certo?

Obrigado desde já!

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oDouglas™


Postado Por: Andersonfigura
Data de Publicação: 24 Abr 2014 as 15:42
Minha duvida é a seguinte:

Tenho uma GTs com cubos rolamentados da Vzan porém a catraca é de rosca 21, segundo o pessoal da bicicletaria diz que não tem como aumentar a catraca para 8 ou mais, ou seja, teria que trocar os cubos inteiros.

O K7 pode ser trocado individualmente e a de rosca troca inteira?

Todo cubo de rosca tem este problema de ter apenas opção de catraca de rosca???


Postado Por: ircalf
Data de Publicação: 24 Abr 2014 as 16:01
Originalmente postado por Andersonfigura Andersonfigura escreveu:

Minha duvida é a seguinte:

Tenho uma GTs com cubos rolamentados da Vzan porém a catraca é de rosca 21, segundo o pessoal da bicicletaria diz que não tem como aumentar a catraca para 8 ou mais, ou seja, teria que trocar os cubos inteiros.

O K7 pode ser trocado individualmente e a de rosca troca inteira?

Todo cubo de rosca tem este problema de ter apenas opção de catraca de rosca???

EDIT: Tinha escrito dois parágrafos explicando tudo, mas eles se perderam na lentidão da internet
Então vou resumir: O pessoal da bicicletaria tá certo, tem que trocar o cubo


Postado Por: pini94
Data de Publicação: 09 Mai 2014 as 10:42
Ow Voodoo, voce sabe me dizer qual cubo de roda serve em k7 de 7v e freio a disco???


Postado Por: Pulsus
Data de Publicação: 09 Mai 2014 as 11:03
Não sou o Voodoo mas vou tentar te ajudar. 

Vc pode usar o seu K7 de 7 velocidades em um cubo novo para K7 até 9 velocidades, basta colocar um espaçador que você compra por uma mereça (ou pega de um K7 antigo) que funciona direitinho.

Não vale a pena hoje comprar um cubo para K7 de 7 velocidades, a maioria é de péssima qualidade e ainda limita futuros upgrades.

Bom pedal,

Pulsus


Postado Por: Guitrade
Data de Publicação: 09 Mai 2014 as 20:37
Pesquisando encontrei uma duvida de 2011 nesse fórum exatamente igual a que tenho agora. Possuo um cassete deore 11-34 e o 11 está gasto, fazendo a corrente pular. Não consigo encontrar pela internet somente o pinhão. Alguém já trocou pinhões individuais? Onde compraram ou arrumaram? Se souberem de algum lugar no RJ...
Obrigado


Postado Por: sergio_moraes
Data de Publicação: 14 Mai 2014 as 16:23
olá pessoal!
sou novo por aqui, porém velho de pedal, dos meus 40 anos de idade, há pelo menos 33 eu ando de bicicleta, sou do tempo da caloicross extra light, gostaria de saber qual será o ganho efetivo que terei em colocar cubo com cassete na minha bicicleta(caloi 100), sendo que só a uso em ciclovia para rolezinhos de manhã após fazer caminhada, coisa pouca + ou - 20~30km por dia sem pressa nenhuma, saliento que para o meu uso, ela me serve espetacularmente, apenas se compensar o investimento, gostaria de dar um up nela, ou se tal equipamento é para uso em condições esportivas onde exige-se muito do equipamento, aliás tenho uma jóia do tempo que bicicleta era caloi ou monark, uma caloi Sprint 1o dourada de oitenta e nada, aquelas com cubos, mesa e tesouras de alumínio, com os cubos originais e catraca de 5 velocidades original também, com câmbios e alavancas sun tour em perfeito estado de funcionamento ou seja trinta anos e tralalá, e ainda roda muito bem, vejo o povo falando que essas peças não prestam ou são inferiores, não discuto a superioridade nem a modernidade das peças de hoje, mas será que essas peças de hoje durarão mais de trinta anos?   


Postado Por: Pulsus
Data de Publicação: 14 Mai 2014 as 16:46
Sergio_moraes,

Na minha opinião vc somente vai ganhar algo na troca se o cubo da sua Caloi for muito ruim, caso contrário o investimento não vale a pena.

Assim vc pode continuar com seu passeio numa boa, e troca as suas rodas quando elas apresentarem defeito, ai sim vale a pena partir direto para algo melhor e mais moderno.

Bom pedal,

Pulsus


Postado Por: zex
Data de Publicação: 14 Mai 2014 as 22:31
Sergio_moraes,

Só para complementar o que o colega disse, a troca de uma catraca de rosca para uma catraca cassete envolve várias coisas como: o custo da compra de um cubo novo( ou o par para ficar bonito na bike +- uns R$80,00 o par), montagem dos cubos na roda(+- R$15,00 cada roda ), + o valor da catraca cassete( R$30 ~ R$50,00 ) e uma corrente boa( R$20 ~ R$ 50,00) ...Isso sem contar o que precisa de um espaçador caso compre um cubo para 8/9v e queira usar uma catraca cassete 7v ... 

Evite os cubos para cassete 7v pois eles tiram a margem de upgrade caso queira mudar para 8 ou 9v...  

O cassete não é necessariamente um equipamento esportivo, ele na verdade é um substituto "moderno" da catraca de rosca...   E pode ser muito bem utilizado bikes urbanas de passeios visto que não existe uma diferença muito grande de R$ entre um cassete mais simples e um catraca de rosca de simples  boa qualidade (exemplo linha de entrada da shimano)..


Postado Por: Angelus
Data de Publicação: 14 Out 2014 as 01:25
E aí, galera?

Eu tenho uma roda com cubo "xi, mano" 2300 (cassete). Queria saber se tem como eu usar uma catraca (rosca) nele. Eu acho que não tem. Mas queria tirar essa dúvida de uma vez por todas. Abs!


Postado Por: waldirmor
Data de Publicação: 18 Nov 2014 as 16:39
Meu cubo esta rebolando como você disse. Gostaria que me explicasse melhor porque acontece isso.


Postado Por: hdtesser
Data de Publicação: 30 Set 2016 as 12:11
Galera, seguinte, tenho uma bike oceano, dupla suspensão, uma porcaria diga-se. Porém os cambios dianteiro e traseiro assim como a roda livre são shimano, não tenho orçamento para investir em outra bike no momento, mas meu cubo traseiro é de fabrica e esta pifado, alguém me indica um link de um cubo shimano pra catraca??? obrigado


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 30 Set 2016 as 14:22
A shimano não produz cubos de rosca, mas tem modelos bons e baratos que devem te atender. Os da Rodan e da Viper já usei por bastante tempo, aguentam muito bem. Se vc tiver problema, ainda dá pra comprar rolamentos melhores em casas de rolamento por um preço atraente, ai eles ficam top:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787190025-cubo-de-rolamento-36-f-rodan-grid-cromado-aluminio-bike-mtb-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729108512-cubo-rolamento-36f-aluminio-preto-viper-_JM


Postado Por: hdtesser
Data de Publicação: 02 Out 2016 as 13:21
Obrigado amigão!


Postado Por: ...PEDALERIA...
Data de Publicação: 02 Out 2016 as 17:32
cubo de catraca e cacete, a diferença é a forma do encaixe no cubo.. um é de rosca e outro encaixe, e  o cacete tem a opçao de trocar a coroa que quiser, ja o cubo de catraca, se uma der pau tem que trocar a catraca toda..



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..Mecânica de bike...


Postado Por: hdtesser
Data de Publicação: 02 Out 2016 as 22:02
Originalmente postado por ...PEDALERIA... ...PEDALERIA... escreveu:

cubo de catraca e cacete, a diferença é a forma do encaixe no cubo.. um é de rosca e outro encaixe, e  o cacete tem a opçao de trocar a coroa que quiser, ja o cubo de catraca, se uma der pau tem que trocar a catraca toda..

Obrigado cara, nada como aprender aos poucos quando não se sabe nada. No momento não vale a pena colocar um k7, já que a minha bicicleta e uma oceano hehe, mas quando eu comprar meu quadro novo, vou investir!


Postado Por: dinho.p
Data de Publicação: 12 Jun 2017 as 11:42
Olhando para o conjunto da minha bike, como descubro se é cassete ou catraca? Preciso trocar e não sie qual comprar.

Sei que alguns usuários esclareceram, com foto, aqui nesse post mesmo; mas não estão mais disponíveis para visualizaçãoConfused

Obrigado.


Postado Por: dinho.p
Data de Publicação: 12 Jun 2017 as 11:44
em tempo... 

atualmente minha bike tem um SRAM 40nm, 7 speed, 12-32 dentes. Mas, como disse, não sei se é catraca ou cassete.



Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 12 Jun 2017 as 12:09
Ele é parecido com um desses 2:





Se for esse é cassete. Dá pra saber se é catraca ou cassete olhando pela tampa que vai no final. Se a parte interna da tampa tiver aqueles ressaltos quadrados que vc ve na foto acima, é cassete. Se ela for redondinha igual da foto abaixo, é catraca:




Postado Por: Dorfo
Data de Publicação: 12 Jun 2017 as 14:45
Originalmente postado por dinho.p dinho.p escreveu:

em tempo... 

atualmente minha bike tem um SRAM 40nm, 7 speed, 12-32 dentes. Mas, como disse, não sei se é catraca ou cassete.



O seu é K7!! Não existe catraca com cog menor de 12 dentes. Sram é a marca, agora o 40 nm é a força usada para fechar a tampa do K7. Essa tampa é rosqueada no núcleo e o correto é usar um torquímetro para fecha-lá, por isso vem essa anotação na tampa de 40 nm. No torquímetro (se for de estalo) coloca em 40nm e aperta até escutar o clique. Em tempo, não sei se já tem esse conhecimento, a catraca tem todos os cog's (ou pinhões, como preferir) em uma peça única e já vem com núcleo, núcleo este que tem rosca para fixar em cubos específicos para catraca. Já sistema K7, o núcleo já vem no cubo, esse núcleo dispõe de estrias para encaixar o K7, e o K7 sempre tem no mínimo o último cog (o menor) solto do restante dos outros. Existem cubos K7 de 7V (o seu pode ser um), que acredito que nem fabrique mais. Esses só servem K7's de 7V. Os mais comuns atualmente são pra 8/9/10V, e pra colocar K7 de 7V precisa utilizar um calço e também existem os cubos com núcleo Xd, tecnologia mais recente e que são pra utilizar com os modernos K7's que dispõem do menor cog de dez dentes.


Postado Por: dinho.p
Data de Publicação: 13 Jun 2017 as 16:47
Obrigado pela aula.Clap

bom saber que o 40Nm refere-se ao torque.
eu vi que os k7 tem coroas separadas... me perguntava se é possível trocar apenas algumas.




Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 14 Jun 2017 as 11:21
Dá pra trocar sim só alguns cogs, mas é pouco usual. Geralmente o desgaste é parecido, se vc trocar alguns vai ter marchas bem reguladas e outras mal reguladas, e nos cassetes mais simples muitas vezes o preço de 2 ou 3 cogs já é maior que um novo completo, ai geralmente a gente troca tudo mesmo. Porem, sabendo fazer rotação de corrente dá pra estender muito a vida útil do cassete.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 14 Jun 2017 as 13:35
Um problema muito comum de manutenção industrial que duas peças que trabalham casadas, o desgaste de uma implica no desgaste da outra e o desgaste da outra influencia no desgaste da uma.

Em equipamentos industriais se usam duas técnicas para evitar o problema: peças de sacrifício e rodízio.

Peça de sacrifício é peça barata trocada cedo para preservar uma peça cara.
Exemplo de típica peça de sacrifício (e ninguém usa como tal) são as bronzinas do motor do carro. Digamos que um motor dure normalmente 100.000 km. Se ao invés de fazer como todo mundo que usa o motor até moer aos 100.000 km, você parar o carro no mecânico aos 85.000 km e mandar trocar as bronzinas, vai ter uma antecipação de custo e jogar fora 15.000 km de vida das bronzinas velhas. Só que as bronzinas são baratas e o virabrequim do motor é peça cara. Trocando as bronzinas prematuramente em cerca de 75 a 85 mil km, o virabrequim que antes durava 100.000 km passa a durar 250 ou 300 mil km.

O que o newhouse fala das correntes é a técnica de rodízio. Coroa, cassete e primeira corrente são montados novos e vão se desgastando com o uso. Mas o desgaste das três peças é casado. Aí troca a primeira corrente pela segunda, nova. Com o uso, a corrente nova é forçada por um conjunto com um desgate e tem seu desgaste inicial acelerado. Por outro lado, coroa e cassete, ao invés de continuar progredindo seu desgate no mesmo sentido, são forçados a se desgastar de volta para a geometria original, menos desgastante, e o desgaste geral se reduz quando o novo conjunto se amolda. Vem a terceira corrente, a mesma coisa. Quando a primeira corrente retorna os conjuntos são obrigados a novo casamento. Tem desgaste acelerado no começo, mas na média o conjunto trabalha dentro da geometria nominal por mais tempo.
É por isso que essa técnica funciona.



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