Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Porque usar ciclocomputador ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Porque usar ciclocomputador ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
converge Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2009
SC
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar converge Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Porque usar ciclocomputador ?
    Postado: 11 Fev 2016 as 14:18
Sempre treinei com ciclocomputador, quando não havia Strava, ciclocomputador era uso obrigatório. Depois dos treinos passava as informações p/ o computador e mantinha uma planilha.

Meu ciclocomputador (cateye velo 9) está bem ruim, falhando, etc, então já fiz 2 treinos sem ele, levando apenas o Strava no bolso. Percebi algumas coisas sem o ciclocomputador:

  1. não fico olhando a velocidade toda hora
  2. presto mais atenção no trânsito
  3. me concentro mais no físico (respiração, força, pernas)
  4. perdi a noção de velocidade/esforço, então presto mais atenção nos sinais do corpo
  5. não da p/ fazer tiros (sem cronometro)
  6. perde noção do tempo (sem cronometro)
Fiz uma breve pesquisa p/ encontrar algo do tipo "porque não usar ciclocomputador" e não encontrei nada (port/ing). Os itens que realmente fazem falta são o 5 e 6, que posso conseguir com um relógio simples.

Estou ao mesmo tempo entusiasmado com as coisas positivas de não se usar ciclocomputador e preocupado com a mudança. 

Gostaria de saber a opinião dos amigos.


Editado por converge - 11 Fev 2016 as 14:20
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 14:29
eu  nem uso esses baguiu....kkkkkk

eu quero e pedalar, olhar a paisagem, parar tomar um suco embaixo de um pé de umbuzeiro..kkkkkk

eu la vou pedalar e ficar olhando ciclocomputador... to fugindo de computador no meu pedal..kkkkkkkkk

Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 14:48
Ao meu ver o ciclocomputador é muito importante para que possamos melhorar nosso desempenho em determinadas situações e ter uma visão mais clara em que ponto precisamos melhorar. Assim como o DOSTO eu gosto de curtir a paisagem e não me prender a resultados e performance, mas as vezes sinto que preciso melhorar meu desempenho em alguns pontos e com o auxilio de dados é mais fácil visualizar onde devo melhorar.
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 15:28
Hj em dia eu não vejo por que.
Só uso strava pra ver a kilometragem e saber quanto ta durando determinada catraca corrente etc e ver o melhor custo beneficio.
Voltar ao Topo
Vinacowboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2015
Sorriso-MT
Offline
Mensagens:625
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 15:56
eu nunca usei, alguns amigos usam e gostam pra acompanhar a performance on line, uma subida que os bons sobem a 30km/h dae vai medindo como tá o tiro... mas pra mim seria um baguio a mais pra ficar balançando no Guidão, pq minha performance é de um senhor de 80 anos... kkkk
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
Voltar ao Topo
Empurra Bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
DF
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Empurra Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 16:09
Acho importante o uso,com ele  podemos pontuar a trilha e com isso dosar o pedal. Permite fazer um controle de agua, esforço físico e ritmar o pedal com amigos. Saber a onde está em determinada trilha permite um melhor desempenho .
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 16:19
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

eu  nem uso esses baguiu....kkkkkk

eu quero e pedalar, olhar a paisagem, parar tomar um suco embaixo de um pé de umbuzeiro..kkkkkk

eu la vou pedalar e ficar olhando ciclocomputador... to fugindo de computador no meu pedal..kkkkkkkkk



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa.

Eu uso o strava
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 16:22
Pra mim o uso do ciclocomputador (ou GPS [Strava, etc.]) é importante também para acompanhar usa evolução. Acho muito motivador ver que aquela subida perto de casa acaba cada vez mais rápido, que aquela imensa reta está ficando mais curta... coisas que você só consegue tendo um dispositivo capaz de guardar dados para posterior análise.
Voltar ao Topo
converge Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2009
SC
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar converge Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 16:27
O DOSTO é muito engraçado! Sempre metendo piada no forum kkk

Strava sempre uso. Em relação ao tempo de comer, o ciclocomputador ajuda muito por causa do cronômetro, ter que puxar o telefone p/ ver se está na hora deve ser muito chato.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 17:08
Eu só passei a usar mais porque pra treinar você precisa acompanhar os batimentos cardíacos ou outra variável como RPM. Tenho na speed que é onde treino mais e não tenho na MTB, eventualmente coloco na de MTB, mas normalmente saio com a última mais pra divertir mesmo e aí só vejo depois no Strava.

Pra quem não treina mesmo, dá pra ver no Strava tudo depois, mas sabendo que o Strava erra MUITO! Não dá pra levar a sério segmentos curtos.

Entendo a discussão "curtir paisagem VS curtir dados", mas tudo é questão de equilibrio... 

Imagina a seguinte situação... seus amigos te chamam pra um rolé de 30 km...  ninguém conhece a trilha e um outro amigo que ninguém sabe o ritmo vai guiar... quanto de comida e água você leva ? Aí que vem a diferença... pode ser 30 km de estrada de terra plana, dando 1 hora de rolé ou pode ser um loop que temos por aqui que dá 4 horas.... então, vendo a altitude acumulada do percurso e comparando com o que costumo fazer nos meus treinos, já sei qual vai ser o nível de exigência PRA MIM.

Claro que vc pode pesquisar, perguntar pra outros amigos, etc. Mas existem situações e situações... já aconteceu de sair pra fazer um percurso longo e descobrir pelo horário + quilometragem que não daria pra chegar antes de escurecer... e ninguém tava de lanterna... 

Eu acho que quanto mais dados melhor... vc que tem que saber transformar dado em informação útil pra vc. Quem só usa a bicicleta pra ir ao trabalho ou andar em ciclovia no final de semana, não precisa... 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 20:06
Pra mim acho importante pra marcar a km percorrida e monitorar a manutencao da bike.
nunca fico olhando pra ele a nao ser numa descida nervosa pra controlar a velocidade e nao abusar.
tbm util qdo ja sabe que tal percurso eh de uns 50km pra ter ideia de qto falta ainda.
Passei a usar o strava e soh olho pra ele qdo chego em casa.
util tbm para controlar a km rodada na bike mas como tenho 2 dai o controle faco pelo Velo mesmo.
bom pra uns ruim para outros.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 21:21
nao gosto, pq ficar se programando nao e cumigo nao, o barato aqui e louco..kkkkkkkk


zuando.. logico que e bom, pra se programar etc, como falei, para pessoas que curtem cicloturismo, nao tem pq usar.. pq ninguem vai fazer cicloturismo sem saber como e a trilha, ou ter alguem que ja sabe....e sempre que saio pela tarde, eu levo os farois na bike, custa nada.. pq se anoitecer, ja to de boa...

bike e simples, e levar o kit de ferramentas,  e agua.. pra andar ate 50 km e so isso..no maximo umas frutas, etc.. e sempre que faço cicloturismo, passo por povoados, pequenas cidades, locais habitados, entao, sempre que da um aperto de agua, ou frutas, tem casas, e povoados para socorrer...levo sempre mel.. aqueles mel em sache... e bom...

eu quero pedalar para descontrair, relaxar, nao ficar olhando ritmos, quanto melhorei em tal percurso, etc.. oxi, pra mim isso nao cola...

PRA MIMMMMMMMMMMM...

essas tecnologias sao uteis para quem e profissional, ta treinando, precisa melhorar performace, etc... mas pra mim que so quero saber de pedalar, e curtir a paisagem, tirar o stress.. etc... eu vou ficar me monitorando nada..kkkkkkkkk


ABAIXO O CICLOCOMPUTADOR.. kkkkkkkkkkkk.....

daqui a pouco, vou querer brigar com ele, e me dopar pra melhorar meu desempenho e dar 1x0 no ciclocomputador..kkkkkkkkkkkk

tomar um red bull que dá asas..kkkkkk
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2016 as 21:26
outra coisa, e questao de filosofia, pedalo por prazer, para esquecer do mundo.. nao levo celular, e pior ainda algo pra monitorar percurso, velocidade, calorias, etc.. nao quero me preocupar com nada quando pedalo.. e so eu e a bicicleta.. e nada mais... celular, computador, monitoramentos, etc.. fica pro meu dia a dia comum.. pedalar e auto conhecimento, nao preciso de um aparelho pra medir se to cnsado ou nao, se o percurso e longo ou nao... e auto conhecimento....

vou pedalar nao levo nada de tecnologia, ai o povo aqui que faz pedal comigo fala.. "rapaz, ate pra segurança e bom ter celular, etc!"... onde eu ando, nao pega nem GPS da NASA..kkkkkkkk

sabe o que eu levo? kit de ferramentas, agua, frutas as vezes, e um  canivete...SOOOOOOOMENTE...

A ideia é so eu e a natureza, nada entre nos, entendeu? kkkkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 00:02
meu ciclo é um velo 9 tbm,mas ta novo e só uso ele pra saber quanto km andei no final do pedal e qual a média de km que deu kkkk
Rober
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X