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Por que o hidráulico???

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adrianocwb Ver Drop Down

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adrianocwb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jan 2013 as 20:00

Sim, não questiono a superioridade dos freios a disco hidraulicos, o que eu questiono é a falta de opções e a real necessidade de se ter freios a disco para uso recreativo ou amador. É uma imposição do mercado obrigando a todos a consumir algo mais caro e de dificil manutenção. 

 Se for seguir essa linha, daqui a pouco teremos câmbios eletrônicos automáticos, com sensores de inclinação do terreno, giro do pedal X velocidade,  suspensões eletrônicas que fazem a leitura do terreno e estabilizam a bicicleta, quadros feitos de uma liga especial desenvolvida pela NASA que deixa bicicleta com a metade do peso, tudo custando o triplo do valor e todas bicicletas vindo só com essas opções.  

Estava agora mesmo terminando de ajeitar minha GT, a pastilha de traz esta pegando, tentei regular, mas sem chance, vou ter que levar na bicicletaria...







Originalmente Postado por Gustavo Polo Gustavo Polo Escreveu:

Originalmente Postado por adrianocwb adrianocwb Escreveu:

Eu acho que acima de tudo, é muita imposição do mercado, que literalmente esta enfiando guela abaixo de todos os freios a disco, comprei uma 29er, é raro uma que venha com suportes para v-brake, veio com freios a disco hidraulicos, concordo, é uma maravilha, freia que é uma beleza, mas no meio da trilha, no meio do nada, se estragar, como arrumar? e se eu quiser uma 29er só para nadar na cidade e estradões, sou obrigado a usar freios a disco? cade as outras opções? Aaté para trocar as pastilhas, a chave é diferente (torx),já encomendei da China um jogo dessas chaves,  vou fazer o Vale Europeu agora no carnaval, e uma parte da Estrada REal que ainda não fiz em Setembro, e to cabreiro com isso. Sempre gostei de peças simples nas bikes que tive, que eu mesmo possa desmontar e montar tudo, consertar e trocar peças, e agora com freios hidraulicos me sinto "refem" das bicicletarias especializadas, só quero ver o furo no bolso quando tiver que trocar alguma coisa....


Pois é amigo, algumas pessoas diziam isso dos seus velhos opalas, chevettes etc, logo quando chegaram os primeiros veículos com injeção eletrônica (Gol GTI) eles falavam a mesmíssima coisa que vc falou: "quero veículos que eu possa mexer no carburador, regulá-lo e não ficar refém das oficinas especializadas em eletrônica veicular". É irreversível, cada vez mais bikes virão com freio hidráulico e cada vez mais vai ficar difícil de mexer nelas a não ser que vc faça parte da "Old School", e posso garantir, por experiência própria, os freios hidráulicos são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito superiores a qualquer outro tipo de freio.




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G4rF13ld Ver Drop Down
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formosa-go
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de G4rF13ld Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jan 2013 as 20:36
Originalmente Postado por adrianocwb adrianocwb Escreveu:

...mas no meio da trilha, no meio do nada, se estragar, como arrumar? ...



parece que não leu o post deste topico de um ciclista que usa hidraulicos. em 2 anos nunca deram problema. a unica manutençao é trocar as pastilhas.

hidraulico é outra historia.
Eterno aprendiz
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adrianocwb Ver Drop Down

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adrianocwb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Fev 2013 as 19:22
Originalmente Postado por G4rF13ld G4rF13ld Escreveu:

Originalmente Postado por adrianocwb adrianocwb Escreveu:

...mas no meio da trilha, no meio do nada, se estragar, como arrumar? ...



parece que não leu o post deste topico de um ciclista que usa hidraulicos. em 2 anos nunca deram problema. a unica manutençao é trocar as pastilhas.

hidraulico é outra historia.

Bem, isso não quer dizer muita coisa, a minha antiga bike andou mais de 5 anos com os mesmos v-brake sem dar problema algum...  mas se com os discos, é só trocar as pastilhas beleza, vi alguns videos no youtube e realmente não é um bicho de sete cabeças, dá para trocar sozinho de boa...

Acabei de fazer o Vale Europeu, e vou ter que concordar, hidráulicos fazem uma diferença absurda. 

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newbiciclista Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newbiciclista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2013 as 10:48
Pra falar a verdade, na minha opnião é muito mais facil trocar as pastilhas do freio a disco hidraulico do que dos V-Brakes, é só tirar uma e colocar outra e as vezes não precisa nem regular...
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
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JotaMarcelo Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JotaMarcelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2013 as 19:16
Bom, este foi o único UP significativo ($$$) que fiz na minha SPZ: freios a disco hidráulicos...
 
Como já possuo uma boa bagagem no meio automotivo, eu mesmo troquei as pastilhas e o fluído, sem grandes problemas.
 
Com as ferramentas certas e paciência é fácil de fazer manutenção. A minha fiz com 1500km rodados, por cuidado.
 
JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
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adrianocwb Ver Drop Down

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adrianocwb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2013 as 20:53

Essa é uma duvida que tenho, quando e porque trocar o fluido de freio?

e quando saberei que é hora de trocar as pastilhas, elas vão se degradando, e freiando menos, como as sapatas v-brake e afins ou param de funcionar de uma hora para outra?

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newbiciclista Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de newbiciclista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2013 as 19:26
Para a troca das pastilhas,
Elas vão se degradando sim e reduzindo seu tamanho, mas a frenagem não é muito afetada pois os pistões que pressionam as pastilhas vão se "adaptando" à redução do tamanho das pastilhas, por isso é bom ficar de olho no tamanho das pastilhas e sentir se a manopla não está "descendo" pois isso indica redução das pastilhas....
Abraço
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
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Fabiotmmm Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabiotmmm Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2013 as 21:41
A maior diferenca que senti passar de um mecanico para um hidraulico foi a força exercida para frear ... acredito que um freio mecanico manutenção seja mais simples e barata, porem o hidraulico é mto mais eficiente!
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gustavogfortes Ver Drop Down
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Li todos os comentários e não ví ninguém comparando V-brake com freio a disco mecanico. Por isso pergunto, há vantagem em se trocar o v-brake pelo freio a disco mecanico? (supondo que a pessoa não tenha grana para um hidraulico)


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dionei Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TVITTOR2012 TVITTOR2012 Escreveu:

O ÚNICO PROBLEMA QUE EU ACHO É A MANUTENÇÃO! CARO...

MAS TIRANDO ISSO, SUPERIOR EM TUDO!

Amigo, se fizer em casa, a manutenção não sai cara não..
basta comprar o fluído, comprar (ou fazer) um kit de sangria e pronto.

A troca de pastilhas mesmo, como o pessoal falou, é até mais fácil que trocar as sapatas de um v-brake!
O importante é o caminho :)
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yurininja Ver Drop Down


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Originalmente Postado por gustavogfortes gustavogfortes Escreveu:


Li todos os comentários e não ví ninguém comparando V-brake com freio a disco mecanico. Por isso pergunto, há vantagem em se trocar o v-brake pelo freio a disco mecanico? (supondo que a pessoa não tenha grana para um hidraulico)



Só se for o BB7!
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adrianocwb Ver Drop Down

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Se voce for pesquisar vai ver que é um consenso que freios a disco mecânicos não possuem uma grande vantagem em comparação com os V-brake. Só alguns modelos mais top, como esse Avid BB7 que o colega comentou, que são superiores. 

Originalmente Postado por yurininja yurininja Escreveu:

Originalmente Postado por gustavogfortes gustavogfortes Escreveu:


Li todos os comentários e não ví ninguém comparando V-brake com freio a disco mecanico. Por isso pergunto, há vantagem em se trocar o v-brake pelo freio a disco mecanico? (supondo que a pessoa não tenha grana para um hidraulico)



Só se for o BB7!
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gustavogfortes Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavogfortes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2013 as 21:55
Blz, valeu pelas dicas! Estava quase comprando um Shomano M375 pra substituir meu v-brake Alltus, que na semana passada me deixou numa fria! Então acho melhor gastar um pouco mais e comprar um hidráulico.
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Mafu Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Fabiotmmm Fabiotmmm Escreveu:



A maior diferenca que senti passar de um mecanico para um hidraulico foi a força exercida para frear ... acredito que um freio mecanico manutenção seja mais simples e barata, porem o hidraulico é mto mais eficiente!


A questão da manutenção mais simples é relativa porque o freio mecânico dá muito mais manutenção e requer ajustes constantes.

Já o freio hidráulico (de boa qualidade, é claro) dificilmente vai precisar de algum ajuste e, raramente, de manutenção.

Hoje um freio hidráulico razoável (Shimano Alívio) já tem um custo acessível (cerca de 500 reais incluindo os cubos e discos).

A diferença de modulação e potência de frenagem é muito grande em relação aos Vbrakes e discos mecânicos.
Espelhos e mulheres se completam:
um reflete sem falar
o outro fala sem refletir.
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Gen_Luiz Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gen_Luiz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2013 as 23:03
Bom, eu já usei os 3 tipos de freio, vou tentar esclarecer algumas coisas para quem não entendeu ou está confuso/indeciso.

Minha primeira bike, com meus 11 anos, tinha freios v-brake de uma marca pouco conhecida, eram de metal ou ferro, algo do tipo. Quando bem regulados, freiavam demais, eu andava na cidade, terra, trilhas, chuva e todo tipo de terreno que você possa imaginar e eles davam conta. Quando chovia, a frenagem ficava bem fraca e quando pegava barro, o barro se acumulava no freio e a roda não girava.

Uns 3 anos depois, com 14 anos coloquei freios a disco mecanicos winzip 160mm na bike, mais por moda mesmo.. e o resultado ?: Os freios eram uma bela porcaria, super fracos (bem mais fracos que os meus antigos v-brake), nas grandes descidas o freio fervia e parava completamente de freiar, sem contar que tinha que ficar regulando toda hora.

Eu fiquei uma epoca sem andar de bicicleta, e com 18 anos montei uma bike nova com freios alivio hidraulicos. Nossa, eu nunca tinha usado um freio tão bom até o momento. Eu instalei ele na bike, regulei a pinça/caliper pra pastilha não raspar no disco e depois disso usei por uns 7 meses sem precisar regular nem mexer em nada. Sem contar na "potencia" do freio, com 2 dedos você levantava a traseira da bike, coisa que nem com a mão toda você faz no mecanico.

Agora, 8 meses depois de montar a bike nova, comprei uma 29er, com freios Deore hidraulicos, 203mm na frente e 160mm atras e me surpreendi novamente, o que eu fazia com 2 dedos no alivio agora faço com 1 dedo no Deore, sem contar que pode deixar o manete lá em baixo.


Bom, resumindo:

Se você usa a bike só dentro da cidade, pra ir a padaria ou na casa do amigo, o V-brake está de bom tamanho.

Se você faz trilhas de qualquer tipo, vai pedalar pra longe, pega chuva e barro, o freio a disco hidraulico é a melhor opção.

Não recomendo em hipotese alguma freio a disco mecanico, pelo fato de quase todos serem fracos, precisam de ajuste na pastilha o tempo todo e perdem muito a frenagem quando freiam em relação aos mecanicos. Já que vai pagar 200,00 reais em um par de freios mecanicos, por que não paga 320,00 nos hidraulicos ?


Quanto a regulagem e manutenção, o v-brake e a disco mecanico tem que ficar ajustando as pastilhas quase o tempo todo, enquanto no hidraulico o proprio oleo ajusta o pistao que empurra a pastilha.
Enquanto nos mecanicos e v-brake tem que trocar o caninho e o cabo de aço por causa de desgaste e pó de uns 6 em 6 meses, no hidraulico voce troca o fluido de 1 em 1 ano ou até mais, e custa uns 30 reais.


Quanto a ter medo de ter um freio de sistema complexo e quebrar no meio da trilha e não achar quem arrume ou peças:

Se você vai fazer trilha num lugar longe e não leva peças de reposição ou não sabe arrumar a propria bike, me desculpe meu amigo, mas é melhor você ficar em casa assistindo futebol.

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pereiradf Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pereiradf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2013 as 23:18
[QUOTE=Gen_Luiz] Bom, eu já usei os 3 tipos de freio, vou tentar esclarecer algumas coisas para quem não entendeu ou está confuso/indeciso.

Minha primeira bike, com meus 11 anos, tinha freios v-brake de uma marca pouco conhecida, eram de metal ou ferro, algo do tipo. Quando bem regulados, freiavam demais, eu andava na cidade, terra, trilhas, chuva e todo tipo de terreno que você possa imaginar e eles davam conta. Quando chovia, a frenagem ficava bem fraca e quando pegava barro, o barro se acumulava no freio e a roda não girava.

Uns 3 anos depois, com 14 anos coloquei freios a disco mecanicos winzip 160mm na bike, mais por moda mesmo.. e o resultado ?: Os freios eram uma bela porcaria, super fracos (bem mais fracos que os meus antigos v-brake), nas grandes descidas o freio fervia e parava completamente de freiar, sem contar que tinha que ficar regulando toda hora.

Eu fiquei uma epoca sem andar de bicicleta, e com 18 anos montei uma bike nova com freios alivio hidraulicos. Nossa, eu nunca tinha usado um freio tão bom até o momento. Eu instalei ele na bike, regulei a pinça/caliper pra pastilha não raspar no disco e depois disso usei por uns 7 meses sem precisar regular nem mexer em nada. Sem contar na "potencia" do freio, com 2 dedos você levantava a traseira da bike, coisa que nem com a mão toda você faz no mecanico.

Agora, 8 meses depois de montar a bike nova, comprei uma 29er, com freios Deore hidraulicos, 203mm na frente e 160mm atras e me surpreendi novamente, o que eu fazia com 2 dedos no alivio agora faço com 1 dedo no Deore, sem contar que pode deixar o manete lá em baixo.


Bom, resumindo:

Se você usa a bike só dentro da cidade, pra ir a padaria ou na casa do amigo, o V-brake está de bom tamanho.

Se você faz trilhas de qualquer tipo, vai pedalar pra longe, pega chuva e barro, o freio a disco hidraulico é a melhor opção.

Não recomendo em hipotese alguma freio a disco mecanico, pelo fato de quase todos serem fracos, precisam de ajuste na pastilha o tempo todo e perdem muito a frenagem quando freiam em relação aos mecanicos. Já que vai pagar 200,00 reais em um par de freios mecanicos, por que não paga 320,00 nos hidraulicos ?


Quanto a regulagem e manutenção, o v-brake e a disco mecanico tem que ficar ajustando as pastilhas quase o tempo todo, enquanto no hidraulico o proprio oleo ajusta o pistao que empurra a pastilha.
Enquanto nos mecanicos e v-brake tem que trocar o caninho e o cabo de aço por causa de desgaste e pó de uns 6 em 6 meses, no hidraulico voce troca o fluido de 1 em 1 ano ou até mais, e custa uns 30 reais.


Quanto a ter medo de ter um freio de sistema complexo e quebrar no meio da trilha e não achar quem arrume ou peças:

Se você vai fazer trilha num lugar longe e não leva peças de reposição ou não sabe arrumar a propria bike, me desculpe meu amigo, mas é melhor você ficar em casa assistindo futebol.



Concordo com você sobre os freios a disco mecânicos, porem gostaria de acrescentar que os freios mesmo sendo hidráulicos, porem os básicos de entrada, que vem em bikes mais baratas, são tao ruins quanto os discos mecânicos. Senti isso em uma bike que tive aro 29 de entrada, foi uma Specialized Hockhopper. O freio era hidráulico, porem horrível.
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Gen_Luiz Ver Drop Down


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Sim, meu primo comprou uma 29er aguila, ela veio com freios hidraulicos bengal, que são bem fracos, então quando fui comprar a minha 29er aguila, na loja mesmo já mandei tirar esses bengal e colocar os deore.

Mas com uns 320,00 reais, você já compra um Shimano alivio hidraulico (m446) no mercado livre ou numa bicicletaria mesmo (eu paguei esse preço numa bicicletaria) e já é muito melhor que qualquer freio mecanico.
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adri_marcos Ver Drop Down

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Originalmente Postado por pereiradf pereiradf Escreveu:

[QUOTE=Gen_Luiz] Bom, eu já usei os 3 tipos de freio, vou tentar esclarecer algumas coisas para quem não entendeu ou está confuso/indeciso.

.......................................
Enquanto nos mecanicos e v-brake tem que trocar o caninho e o cabo de aço por causa de desgaste e pó de uns 6 em 6 meses, no hidraulico voce troca o fluido de 1 em 1 ano ou até mais, e custa uns 30 reais.


.................................................................


Concordo com tudo, menos essa parte: trocar caninhos? voce quer dizer os conduites? normalmente duram anos a fio, só estragam se pegar chuva direto e não lubrificar internamente, os cabos também duram um bom tempo, nunca tive que trocar em 6 meses! no maximo 1x ao ano, isso em bike que usava quase todos os dias e pegava chuva direto. 
Mas voltando a falar dos freios a disco, eu já desmontei o meu e já dei uma mexida no caliper, para aprender a regular, e realmente, não é um bicho de sete cabeças, e já encomendei umas pastilhas reservas para pedais mais longos. 
O unico problema que tive até agora foi superaquecimento em descidas longas (o disco chegou a ficar vermelho, hehehe) mas isso é contornável, tem que dar uma aliviada na descida as vezes, não ficar o tempo inteiro freiando, e dar uma parada para refrescar, e estou me acostumando ainda a freiar com só um dedo!

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Gen_Luiz Ver Drop Down


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é, conduites, rsrs. Bom, os meus sempre tive que trocar de 6 em 6 meses, só ando em trilhas e estradas de terra e não só os do freio, os do cambio também. Se eu coloco oleo pra lubrificar, empasta tudo. Já o hidraulico é um sistema fechado que não é afetado por fatores externos como pó.

Antes de fazer qualquer pedal longo, tem que ser feita uma "revisão" basica na bike e conferir as pastilhas, coisa que da pra fazer sem abrir o freio. 

Você usa discos de 160mm ?, os discos pequenos esquentam muito mais mesmo, na minha bike 26 com alivio hidraulico, uso 203mm e nunca abriram o bico.


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klunker Ver Drop Down
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Tenho uma boa noticia pra quem está decepcionado com freios a disco mecanicos: eu recomendo o m375 da shimano. Freia bem! Não é um AVID bb7, mas dá conta do recado.

É bom que se use com um par de manete que tenha boa alavanca.




Mas claro que não troco meu m446 hidraulico por freio mecanico né!
Prefiro um dia ruim de bike que um ótimo dia de carro!
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Gordontb4 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

é, conduites, rsrs. Bom, os meus sempre tive que trocar de 6 em 6 meses, só ando em trilhas e estradas de terra e não só os do freio, os do cambio também. Se eu coloco oleo pra lubrificar, empasta tudo. Já o hidraulico é um sistema fechado que não é afetado por fatores externos como pó.

Antes de fazer qualquer pedal longo, tem que ser feita uma "revisão" basica na bike e conferir as pastilhas, coisa que da pra fazer sem abrir o freio. 

Você usa discos de 160mm ?, os discos pequenos esquentam muito mais mesmo, na minha bike 26 com alivio hidraulico, uso 203mm e nunca abriram o bico.




Rapaz tu tem freio de sobra rsrs... com 160mm a bike ja para sem problemas..isso com um modelo de entrada.. imagina com 203mm ... a bike deve parar instantaneamente
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Gen_Luiz Ver Drop Down


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Ah, os m446 com 203mm na bike 26 ainda são fracos, os Deore com 203mm na frente e 160mm atras na minha 29er são mais fortes. Imagina os Deore numa bike 26 então
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lafon Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

Ah, os m446 com 203mm na bike 26 ainda são fracos, os Deore com 203mm na frente e 160mm atras na minha 29er são mais fortes. Imagina os Deore numa bike 26 então

Em princípio todos os freios Shimano são iguais, o que muda é a qualidade da pastilha e do disco. A modulação é mesma...
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adri_marcos Ver Drop Down

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Estranho, eu raramente troco os conduites, só quando acontece de pegar muitas chuvas e os cabos enferrujarem. Uma coisa acho que faz diferença, não só pelo pela estética, são aqueles "terminais" nas pontas, evitam de entrar pó, sujeira, etc. e fica melhor o funcionamento.  

Cabos para quem faz um uso mais intenso, e faz questão de uma resposta rápida e regulagem fina, tem sempre que estar de olho. Mas concordo, com os hidraulicos é uma coisa a menos para se preocupar. 

Os discos da minha são de 160mm, mas para mim está bom, o que eu mais faço são passeios, ciclocutur, estradões, asfalto e algumas trilhas leves. 



Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

é, conduites, rsrs. Bom, os meus sempre tive que trocar de 6 em 6 meses, só ando em trilhas e estradas de terra e não só os do freio, os do cambio também. Se eu coloco oleo pra lubrificar, empasta tudo. Já o hidraulico é um sistema fechado que não é afetado por fatores externos como pó.


Antes de fazer qualquer pedal longo, tem que ser feita uma "revisão" basica na bike e conferir as pastilhas, coisa que da pra fazer sem abrir o freio. 

Você usa discos de 160mm ?, os discos pequenos esquentam muito mais mesmo, na minha bike 26 com alivio hidraulico, uso 203mm e nunca abriram o bico.


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Tux Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tux Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Abr 2013 as 23:40
Uma coisa que ninguém falou, e não sei se é cisma minha, mas, e em relação ao cabo quebrar?
Não sei hoje, e ta certo que era por pura falta de manutenção, mas me lembro de muitos cabos de freio quebrando nas minhas bicicletas quando eu era "moleque". Tanto nos ferraduras, quanto nos cantilever e v-brakes.

Imagina, descendo em um local perigoso e arrebenta um cabo... coisa que não acontece no hidráulico.
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adri_marcos Ver Drop Down

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adri_marcos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2013 as 18:28

Pois é, já aconteceu comigo de ter que vir freando o cabo "na mão",  puxando o cabo diretamente, pois arrebentou bem no terminal do manete, e num freio hidraulico, o que fazer? , o conduite dos hidraulicos é bem reforçado, não vai arrebentar por qualquer coisa, mas se fazer o oleo? a pastilha de soltar? caliper quebrar? se pelo menos um dos freios funcionar, dá para se garantir, ou vai ter que frear com o tenis/sapatilha direto no pneu e rezar para não se machucar!Evil Smile


Originalmente Postado por Tux Tux Escreveu:

Uma coisa que ninguém falou, e não sei se é cisma minha, mas, e em relação ao cabo quebrar?

Não sei hoje, e ta certo que era por pura falta de manutenção, mas me lembro de muitos cabos de freio quebrando nas minhas bicicletas quando eu era "moleque". Tanto nos ferraduras, quanto nos cantilever e v-brakes.

Imagina, descendo em um local perigoso e arrebenta um cabo... coisa que não acontece no hidráulico.
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lafon Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lafon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2013 as 18:54
Acho mais fácil o caliper quebrar o quadro, do que ele próprio se quebrar.
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Sergio Guerini Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sergio Guerini Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2013 as 19:54
Eu tinha uma Caloi Supra com V-Brake e quando troquei por uma Trek 29" com freio a disco pensei que seria a grande troca da minha vida... mas nunca foi um freio tão eficiente quanto eu esperava. Daí o revendedor diz que eu deveria trocar por um hidráulico que é bem melhor... As bikes nunca estão realmente prontas, os caras te vendem completas, mas logo após pagar eles já começam a dizer o que vai precisar trocar... Não sei se estou a fim de literalmente "pagar" para ver...
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klunker Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de klunker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2013 as 20:20
Originalmente Postado por Sergio Guerini Sergio Guerini Escreveu:

Eu tinha uma Caloi Supra com V-Brake e quando troquei por uma Trek 29" com freio a disco pensei que seria a grande troca da minha vida... mas nunca foi um freio tão eficiente quanto eu esperava. Daí o revendedor diz que eu deveria trocar por um hidráulico que é bem melhor... As bikes nunca estão realmente prontas, os caras te vendem completas, mas logo após pagar eles já começam a dizer o que vai precisar trocar... Não sei se estou a fim de literalmente "pagar" para ver...


Olha cara, eu não sei qual é o freio da sua TREK, mas posso te afirmar de antemão que existem freios mecânicos que mais parecem aqueles ferraduras de bikes genéricas antigas que quando molhava o aro era a mesma coisa que se tivesse sem freio, assim como tem freios mecânicos muito bons, como os AVID BB5 e BB7, e os shimano também. Eu estive usando um m375 da linha Acera e não tenho do que reclamar.

Agora, o freio hidráulico é outra pegada. Atualmente uso um m505. Não é top de linha, ao contrário, é da linha Alívio, mas freia muuuuito bem. Pra você ter uma idéia, uso rotor de 160 nas duas rodas (29" hein!!) e a bike trava, mesmo nas descidonas.

Se realmente você estiver propenso a pegar um hidráulico será um bom investimento, e nem precisa ser top.
Prefiro um dia ruim de bike que um ótimo dia de carro!
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Holyfield Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Holyfield Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2013 as 22:03
Acho que o técnico ja foi bem explicado, so vou contar algumas das minhas experiências com freios. 

Sou da época da ferradura e quando saiu cantilever ja freiava muuuito!
Quando saiu o v-brake tinha gente que achava que freiava demais,  e era ruim, assim como era ruim suspensão dianteira (era pesada em comparação com um garfo, era um sistema fechado que precisava ir para o mecânico, tinha umas que eram de ar/óleo, e se explodissem no meio da trilha?como vou consertá-la no meio da mata ou em uma cidadezinha?) .
Quando sairam aquelas primeiras lefty que obrigatoriamente usavam discos todos ficaram paranóicos, a mesma coisa com bikes full suspension , o ciclo se repete.Wink 

Ainda tenho uma bike com v-brake XTR com sapatas coolstop , sempre achei que era o máximo que eu poderia precisar para parar uma bike.Tenho um avid juicy3 ( bem simples) e um elixir S , e a verdade é que um freio hidráulico de entrada freia muuuuuuito melhor do que um v-brake top,e  se compararmos assim, custa menos. Nunca tive problemas e carrego um par de pastilhas reservas para uma emergência.

Também me sinto muito mais seguro com o freio hidráulico, a mão não cansa tanto em descidas com muitos buracos e pedras e da pra ter muito mais controle. Para não esquentar deve-se freiar mais forte e soltar um pouco aonde for possível pois decer muito tempo freiando "de leve" esquenta muito mais o sistema .

bom pedal a todos.

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gladiator25 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gladiator25 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 16:43
Usando aqui os SLX M666 com discos XTR 160mm, freiam demais. 

Nunca tive v-brake top, mas o que posso dizer é que a modulação é muito melhor, mais controle, dói menos as mãos em descidas longas, manete de 1 dedo, a única reclamação que tenho é o preço das pastilhas, principalmente as ice tech, são difíceis de encontrar e quando encontra (as metálicas) custa mais de 60,00 dilmas.

 
As dificuldades não esmagam um homem, fazem-no. (Arthur Meighen)
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Gen_Luiz Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gen_Luiz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 20:28
Mas perai !

Medo de quebrar o caliper ?, medo de estourar o conduite ?

Então cadê o medo de furar o pneu ?, quebrar o aro ?, estourar um raio ?, estourar corrente ?, bater o cambio traseiro numa pedra ?, quebrar o guidão, mesa, suspensao....

Tudo pode quebrar, se quebrar, quebrou ué. 

A chance da mengueira de fluido de um freio hidraulico quebrar ou o proprio caliper, é muito remota, mas muito mesmo. E se quebrar, você ainda vai ter o outro freio, ou vai me dizer que quebrar um quebra o outro junto ?

Ja pensou se quebra o caliper do freio do seu carro descendo a serra ?
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AndreLimaBSB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreLimaBSB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 21:12
Originalmente Postado por lafon lafon Escreveu:


Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

Ah, os m446 com 203mm na bike 26 ainda são fracos, os Deore com 203mm na frente e 160mm atras na minha 29er são mais fortes. Imagina os Deore numa bike 26 então


Em princípio todos os freios Shimano são iguais, o que muda é a qualidade da pastilha e do disco. A modulação é mesma...




Há diferenças enormes entre as linhas dos freios hidraulicos da shimano, o XT/XTR tem uma regulagem "free stroke" que dá uma modulação absurda na frenagem.

Uso com rotores XTR 160 D + 140 T
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G4rF13ld Ver Drop Down
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formosa-go
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de G4rF13ld Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2013 as 22:46
Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

Mas perai !

Medo de quebrar o caliper ?, medo de estourar o conduite ?

Então cadê o medo de furar o pneu ?, quebrar o aro ?, estourar um raio ?, estourar corrente ?, bater o cambio traseiro numa pedra ?, quebrar o guidão, mesa, suspensao....

Tudo pode quebrar, se quebrar, quebrou ué. 

A chance da mengueira de fluido de um freio hidraulico quebrar ou o proprio caliper, é muito remota, mas muito mesmo. E se quebrar, você ainda vai ter o outro freio, ou vai me dizer que quebrar um quebra o outro junto ?

Ja pensou se quebra o caliper do freio do seu carro descendo a serra ?


medo típico de leigo que não entende nada de nada. falta de conhecimento técnico evocam medos e lendas que as vezes sao dificeis de combater.
Eterno aprendiz
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klunker Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de klunker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2013 as 07:03
Originalmente Postado por Gen_Luiz Gen_Luiz Escreveu:

Mas perai !

Medo de quebrar o caliper ?, medo de estourar o conduite ?

Então cadê o medo de furar o pneu ?, quebrar o aro ?, estourar um raio ?, estourar corrente ?, bater o cambio traseiro numa pedra ?, quebrar o guidão, mesa, suspensao....

Tudo pode quebrar, se quebrar, quebrou ué. 

A chance da mengueira de fluido de um freio hidraulico quebrar ou o proprio caliper, é muito remota, mas muito mesmo. E se quebrar, você ainda vai ter o outro freio, ou vai me dizer que quebrar um quebra o outro junto ?

Ja pensou se quebra o caliper do freio do seu carro descendo a serra ?


Buena!

Se for assim é melhor andar com tudo de aço balístico! rs
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2013 as 09:05
Já tive preconceito de disco hidráulico justamente por ser hidráulico e poder vazar. Mas aí comecei a pensar: Se for pensar assim, não ando mais de moto, se for pensar assim coloco pneu maciço, se for pensar em evitar problemas, ando a pé. Menos coisa para quebrar. 

Obs.: Embora ontem de noite minha geladeira cheia de botões ficou louca, parece que tem alguém apertando direto e ela fica mudando de função sozinha. Saudades das geladeiras mecânicas. Cry
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2013 as 09:06
Lembrando que ainda tem a opção de mangueira aeroquip. 
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Gen_Luiz Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gen_Luiz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2013 as 17:34
Pois é Fabio, seu tenis também pode rasgar, estourar o cadarço.. hahaha
rsrs
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Fabio Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 16:36
Se formos pensar assim, vamos andar todos pelados.
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AndreLimaBSB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreLimaBSB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2013 as 17:08
Sem neurose pessoal, esse tipo de falha só ocorre caso a manutenção da bicicleta não seja BEM feita ou não esteja em dia.
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