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Pneus de Treino x Competição - O 2º par de pneus

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cleberlecheta Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Fev 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberlecheta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pneus de Treino x Competição - O 2º par de pneus
    Postado: 20 Ago 2014 as 13:53
Pessoal,

    Comprei um par de pneus top de linha para competição, Continental Race King 2.2. Se eu usar estes pneus apenas para competição e deixar a maior parte do tempo guardado no armário, eles vão ressecar/estregar?

    Nestas condições o pneu vai durar mais ou menos do que rodando regularmente?

    Qual é a experiência de vocês com o 2º par de pneus, digo pneus de treino x competicação.

Obrigado desde já por compartilharem sua experiencia.
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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 19:41
Olá, Cleber, trabalhei por 16 anos nas áreas técnicas e comerciais de importantes indústrias de pneus (de bicicletas, inclusive), espero que possa ajudá-lo.

A durabilidade de um pneu (tempo de vida útil sem que apresente ressecamento e/ou rachaduras) é determinado pelo tipo de borracha anti-quebra empregado na composição do mesmo e, principalmente, do modo de armazenar e/ou empregar o pneu.  
Pneus de baixo valor tendem a possuir menos borracha anti-quebra em sua composição mas, em geral, um pneu é produzido para resistir por, pelo menos, 5 anos (montado ou armazenado) contados à partir da data de fabricação.
Uma vez que não temos como saber quanta borracha anti-quebra possui o Continental Race King 2.2 (o qual conheço e acho um excelente pneu) e, também, não temos como "acrescentar" mais deste componente ao pneu (isso é feito antes da vulcanização), podemos melhorar as condições de armazenagem.  À seguir alguma dicas úteis que os fabricantes recomendam:

- Armazene os pneus em local sem luz (ou com pouca luz) natural.  A luz do sol possui radiação ultra-violeta que interfere nas ligações moleculares dos principais componentes do pneu (carbono e enxofre).
- Jamais permita que gasolina, óleo, lubrificantes, solventes, querosene e quaisquer produtos derivados de petróleo entrem em contato com os pneus.  Esses produtos possuem hidrocarbonetos que modificam e danificam as ligações moleculares dos componentes do pneu.
- Solda elétrica e equipamentos que operam com arco voltaico também emitem radiação ultra-violeta, assim, os pneus devem ser mantidos longe deles.
- Mantenha seus pneus afastados do solo, sobre um suporte ou em lugar elevado.  Assim, se você acidentalmente derramar óleo, gasolina ou produtos similares em sua garagem os seus pneus estarão "à salvo".
- Nunca, jamais, de modo algum, aplique produtos tipo "limpa pneus" em seus pneus.  Em 90% dos casos esses produtos danificam os pneus.  Mesmo os "caseiros", feitos com açúcar e glicerina, danificam os pneus (além de fazer uma "meleca" nos mesmos).
- Não coloque peso sobre os pneus armazenados.  
- Pneus de talão rígido (chamados de "arame") não devem ser torcidos, dobrados ou deformados.
- Pneus de talão flexível (chamados de "kevlar") podem ser armazenados dobrados. 
- Pelos motivos anteriores, nunca deixe pneus sem ar (vazios) montados em uma bicicleta que esteja apoiada sobre o chão.  Isso deforma e estraga os pneus rapidamente.
- Se necessário, para limpar os pneus use apenas sabão neutro e uma esponja.  Evite lavar a parte interna dos pneus ou deixar água acumulada dentro deles. Nesta parte há uma camada fina, geralmente permeável, que pode permitir entrada de água para dentro da carcaça do pneu.  A água pode apodrecer a carcaça ou oxidar os talões (se forem de aço - caso pneu "de arame").  
- Dentro do pneu, em geral, há um "pó branco" que serve para evitar que a câmara de ar "cole" no pneu.  Com frequentes montagens e desmontagens (ou uma lavagem) esse pó irá ser removido. Caso necessário, aplique um pouco de talco de bebê sobre a parte interna do pneu, o que evitará que a câmara de ar "grude" no pneu.  Claro, que se o pneu for montado tubeless (sem câmara), isso não será necessário.

Enfim, sua segunda questão: O pneu armazenado (em condições boas) deve resistir melhor ao ressecamento que um outro idêntico rodando, exposto ao sol e intempéries.  Mas a diferença vai ser pequena.




 
 

 
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cleberlecheta Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberlecheta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 20:59
Olá Pepe,

    Eu não poderia ter recebido melhor resposta. Com as suas explicações pude inclusive decidir que vale a pena ter o pneu de competição guardado mesmo, no uso do dia-a-dia acabo lavando a bike com frequência e as vezes derramo mesmo produtos químicos no pneu, sem falar da água.

Muito obrigado
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cleberlecheta Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberlecheta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2014 as 08:28
Adicionalmente, você disse que conhece bem este pneu... Eu usava meu antigo pneu com 35psi e este diz que deve ser inflado de 50-65, não vai ficar muito duro? Não posso usar este pneu com baixa calibragem?

Alguns pneus dizem apenas a quantidade máxima de psi/bar que pode ser utilizada, mas este utiliza uma faixa. Devo considerar como máximo entre 50 a 65? ou é o valor em que o pneu deve estar sempre calibrado e não menos do que isso?

Obrigado
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MTB4LIFE Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB4LIFE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 14:03
Fala Cleber!

Então, o correto é você usar a calibragem que e recomendada no seu pneu, pois corre o risco de acontecer a "snake bite"(acho que é assim que escreve)/mordida de cobra, que acontece quando o pneu esta bem vazio e em certo impacto a camara, por nao estar justa por que esta "vazia" , acaba sendo "beliscada" pelo aro. Isto pode ocasionar num bom furo.Big smile

Exceto se voce tem 40kgLOL aí pode colocar menos
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jeanbb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanbb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 14:26
Originalmente postado por cleberlecheta cleberlecheta escreveu:

Pessoal,

    Comprei um par de pneus top de linha para competição, Continental Race King 2.2. Se eu usar estes pneus apenas para competição e deixar a maior parte do tempo guardado no armário, eles vão ressecar/estregar?

    Nestas condições o pneu vai durar mais ou menos do que rodando regularmente?

    Qual é a experiência de vocês com o 2º par de pneus, digo pneus de treino x competicação.

Obrigado desde já por compartilharem sua experiencia.

Eu tbm vou comprar um par de pneus top de linha ritchey wcs shield mas vou deixa-los guardados até que o cubo e os raios cheguem. Porém nem cheguei a pensar nessa hipótese do pneu ressecar rsrs

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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 16:13
Originalmente postado por cleberlecheta cleberlecheta escreveu:

Adicionalmente, você disse que conhece bem este pneu... Eu usava meu antigo pneu com 35psi e este diz que deve ser inflado de 50-65, não vai ficar muito duro? Não posso usar este pneu com baixa calibragem?

Alguns pneus dizem apenas a quantidade máxima de psi/bar que pode ser utilizada, mas este utiliza uma faixa. Devo considerar como máximo entre 50 a 65? ou é o valor em que o pneu deve estar sempre calibrado e não menos do que isso?

Obrigado

Olá, Cleber.  Os antigos Race King que usei indicavam apenas: "Pressão Máxima: 65 PSI".
Observando o catálogo técnico da Continental e o site da Continental, eles são bem enfáticos: o pneu deve usar pressão entre 50 e 65 PSI, variando conforme peso do piloto e condições do solo.
Veja os links:
Site:  http://www.conti-online.com/www/bicycle_de_en/themes/mtb/raceking_en. - http://www.conti-online.com/www/bicycle_de_en/themes/mtb/raceking_en.html
Catálogo 2014:  http://www.conti-fahrrad.de/index.php?auswahl=catalogueeng2014 - http://www.conti-fahrrad.de/index.php?auswahl=catalogueeng2014

Observe que estes pneus são bastante leves graças à um tipo de construção chamada Skinwall (chamada no site apenas de "skin") que permite que as paredes laterais do pneu sejam finas e bastante flexíveis, para maior absorção de choques, conforto, baixo peso e moldar-se às irregularidades do solo.  Penso que devido à esta construção leve e flexível os pneus exijam maior pressão para que não se deformem à ponto de "beliscarem" a câmara de ar e cortá-la, ou ainda serem danificados por uma flexão exagerada, como foi dito acima.
Coloque 55 PSI e sinta como os pneus se comportam.  
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Pepebike Ver Drop Down
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Ooooopss..... corrigindo à tempo Wink

Acabei de encontrar um material da Continental do Reino Unido que "joga uma outra luz" sobre a informação da pressão, veja o link:
http://www.conti-tyres.co.uk/conticycle/ti%20raceking.s - http://www.conti-tyres.co.uk/conticycle/ti%20raceking.shtml 

Nesta tabela fica claro que quando eles informam 50-65 PSI, o primeiro valor é a pressão recomendada e o segundo a pressão máxima Thumbs Up

Então, corrigindo:  Coloque 50 PSI e veja como eles se comportam. 

Depois ajuste seguindo as dicas daqui:
http://www.pedal.com.br/texto466. - http://www.pedal.com.br/texto466.html
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cleberlecheta Ver Drop Down
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Pepe,

    Contribuiu muito cara, valeu! Todas as minhas dúvidas foram sanadas e vou seguir feliz na vida. Smile

Arbraços.
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jeanbb Ver Drop Down
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PEssoal alguém saberia me dizer o que é snake skin ? 

Obrigado
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