Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pintura eletrostática - preparação da peça.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pintura eletrostática - preparação da peça.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JimmY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2007
Brasília - DF
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JimmY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pintura eletrostática - preparação da peça.
    Postado: 10 Mar 2011 as 01:45
Galera, vou fazer uma pintura nova num quadro/garfo meu.
Optei pela pintura eletrostática e já achei a empresa aonde vou fazer.
É um quadro do CrMo.

Não tenho certeza se eles fazem jateamento na peça.
Vou descobrir amanhã. Mas se não fizerem, pretendo eu mesmo reitar a tinta, e levar lá só para a pintura.

O negócio é o seguinte, depois de terminar de tirar a tinta, devo passar algo no quadro?
Desengordurante? O que?

E na hora de levar para pintar, com o que protejo as roscas e as partes que não podem ser pintadas?
Fita crepe resolve ou preciso de algo mais forte?

Abraços!

PS: Já vi outros tópicos sobre pintura eletrostática, mas nenhum esclarecendo sobre a preparação do quadro.
Voltar ao Topo
JimmY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2007
Brasília - DF
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JimmY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 02:42
Ninguém galera?

Falei com o pessoal empresa que pinta e eles disseram que é com fita crepe mesmo.

Mas e as rosca menores?
Como protejo as roscas dos porta caramanhola, dos encaixes de bagageiro e paralama?
É só colocar um pedaço de fira crepe dentro dessas roscas?
Voltar ao Topo
Barbosa - 1.975 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2010
Guarulhos-SP
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barbosa - 1.975 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 03:48
Originalmente postado por JimmY JimmY escreveu:

Ninguém galera?

Falei com o pessoal empresa que pinta e eles disseram que é com fita crepe mesmo.

Mas e as rosca menores?
Como protejo as roscas dos porta caramanhola, dos encaixes de bagageiro e paralama?
É só colocar um pedaço de fira crepe dentro dessas roscas?


Tudo bom Jimmy?

Acho que se você colocar uns parafusos usados (sem rosquear completamente) acho que resolve... depois tira com cuidado e coloca parafuros novos...

Um abraço!
Voltar ao Topo
vdrezende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Salvador - BA
Offline
Mensagens:829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 12:01
JimmY,
você disse que pretende remover a tinta original. Como está planejando fazer isso?
Minha pergunta é pelo seguinte motivo: também tenho um quadro de cromo e também pretendo fazer uma pintura eletrostática. Entrei em contato com a empresa que faz as pinturas para os quadros da Canadian e o proprietário me disse que só toparia pintá-lo se eu levasse o quadro jateado previamente.
O argumento dele é que remover a tinta original apenas com lixa, ou mesmo com removedor, pode deixar resíduos da tinta antiga e isso pode estragar a nova pintura na hora de levar para o forno (escorrer ou manchar). Haveria ainda o risco de óleo e graxa dentro do quadro.
Ele afirmou que já teve esse tipo de problema outras vezes e que por isso só aceita quadros jateados. Recomendou que após o jateamento o quadro fosse embrulhado para não haver qualquer risco de suor ou gordura da mãos.

Acabei adiando a reforma desse quadro, mas até o fim do ano pretendo retomar o projeto.

Boa sorte.
Voltar ao Topo
lflopes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2009
Recreio - RJ
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lflopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 04:09
para a tinta em pó da pintura eletrostática aderir é preciso que o metal esteja isento de graxas, corrosão ou qq outro agente que dificulte a aderencia da mesma, pois como o pó vai se depositando na peça a continuidade da pintura garante a coesão da mesma... geralmente um ataque químico na tinta antiga e um bom desengraxante dão conta do serviço, acho o jateamento muito agressivo. talvez um pintoff e o desengraxante resolvam o problema, mas é meio porquisse da oficina de pintura não ter uma cuba para dar um banho nas peças antes da pintura...
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 11:19
Ô Jimmy, fiz a mesma coisa que vc pretende fazer, pintura eletrostática em quadro e garfo de cromoly.

Não encana com o jateamento, não é agressivo não. Aliás, eu te recomendo fortemente procurar uma usinagem, alguma oficina, enfim, algum lugar por aí que faça o jateamento. Você vai pagar bem barato (se bobear mais barato do que vai pagar nos produtos para fazer o processo manual), o cara vai jatear o quadro rapidinho para você e ainda por cima você não vai ter contato com essa porcariada de solventes, removedores, não vai ficar respinrando isso, ter contto com a pele, fazendo sujeira pela casa, enfim... acho a opção caseira muito mais agressiva que levar pra jatear, porque é agressiva contra você!

Quanto à proteção, fita crepe dá conta tranquilo, cobre as roscar com fita tb (faz um rolinho) que tá mais do que suficiente!
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 15:23

A pintura eletrostática pode ser em pó ou liquida.

 

Na pintura eletrostática o objeto a ser pintado está aterrado e a tinta carrega partículas com carga positiva sendo assim é atraída pelo objeto.

Liquida mais barata já que nem precisa ir no forno, em pó obrigatoriamente deve ir ao forno.

 

Agora se a duvida quanto o jateamento é quanto a danificar a peça não se preocupe pois não danifica uma vez que o cromoly é bem resistente.

 

No meu caso eu usaria um removedor, uma escova de aço e 2 lixa sendo 800 e 1200.

A rosca protegeria com fita crepe e passaria um thinner sobre a peça apenas para garantir que não tem oleosidade.

 

Se você pegar na peça e pintar por cima a chance dessa área evaporar e se transformar em bolha é muito grande devido à alta temperatura do forno por isso devemos tomar tanto cuidado na hora de pintar.

Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 16:42
da uma olhada no topico q eu fiz no subforum de peças leves, "tirar tinta para tirar peso" algo assim, ta na primeira pagina. Postei no topico toda a experiencia q eu tive na retirada da tinta, com os materias, fotos e um video até.

o quadro demorou mais de 1 mes pra aparecer o primeiro ponto de ferrugem, é um quadro de cromo, acho q se o seu for de boa qualidade deve ser por ai tbm, recomendo fazer a retirada e logo em seguida já mandar pintar.

o jateamento acho muito agressivo, nao faria em peças onde qualquer variaçao de espessura no tubo faz diferença.


Editado por danielbns - 12 Mar 2011 as 16:45
Voltar ao Topo
JimmY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2007
Brasília - DF
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JimmY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 18:58
Fala galera, não achei lugar nenhum que fizesse o tal jateamento em Brasília.
Se alguém puder me indicar ficaria muitíssimo feliz.

Então, levei o quadro numa funilaria para eles tirarem toda a pintura.
Ficou meia boca, a pintura saiu praticamente toda, mas em alguns pontos ficaram pequenos focos do primer ainda. Estou passando lixa nele agora. Estou usando lixa dágua, tá certo?

À medida que vou lixando já começa a oxidar logo em seguida, acredito que seja devido à água. Mas como faço pra isso não acontecer?

Tô pensando em ir lixando, e deixa oxidar. No final dou uma banho de WD40 e passo um BomBril. Será que dá certo?

Outra coisa galera, vou levar pra pintura eletrostática somente na segunda, será que se amanhã aparecer algum ponto de oxidação, isso vai danificar a pintura eletrostática?
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 19:38
Use uma lix fina, de granulação 200 a 400 e não use com agua não. Lixe e passe um pano para tirar o pó. Outra alternativa é usar roda PG presa no mandril da furadeira, é bem facil e rápido, ela se molda nos cantinhos.

Estranho o pessoal da pintura não preparar o quadro. Normalmente eles preferem preparar para garantir o serviço final. Bom, evite espirrar o WD40, pois vai ficar resíduo e não é bom haver para a pintura.

Para proteger as roscas menores pode usar graxa também. O pessoal onde trabalho costuma usar dependendo do que eles vão pintar. Mas conversa com o seu pintor antes. Evite colocar parafusos, pois depois de pintado quando for soltar vai rachar a tinta no local.
Voltar ao Topo
JimmY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2007
Brasília - DF
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JimmY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 22:19
Valeu pelas dicas galera!

Então, decidi não jatear mesmo.
Fiz uma pesquisa no Bikeforums.net e vi várias críticas ao jateamento em bicicletas, mesmo nas de cromoly.

Vou adiar um pouca a pintura, e vou procurar essa semana uma roda PG, como o colega Marco indicou.
Daí no fim de semana levo o quadro e garfo na chácara e faço o serviço lá.
Dei uma lixada no garfo sem água, e fica bem mais lixado e não oxidou.

Então vou lixar no seco com a roda PG no Domingo que vem. Vou embalar com um saco grande a vácuo para não oxidar quase nada, e na segunda protejo as roscas e encaixes e levo pra pintura.

Puts, tá me dando mais trabalho do que imaginei, hehe.
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 23:38
ja tentou utilizar o termo "pintura eletrostatica brasilia" no google?.. usei aqui e apareceu algumas empresas!


Voltar ao Topo
JimmY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2007
Brasília - DF
Offline
Mensagens:1818
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JimmY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 23:49
Já tentei sim cara, e liguei em todas.
Somente uma aceitou pintar a bicicleta, mas disse que preciso levar o quadro e garfo no aço, já pronto para pintar.

Falta só terminar de preparar o quadro e garfo, pq a empresa que vai pintar eu já sei qual é.
Voltar ao Topo
Paulo Politte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2009
Offline
Mensagens:303
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Politte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2011 as 23:49
Saudações galera...

Tenho uma caloi 12 que ja foi pintada com tinta a pó, porem estou pensando em mudar a cor do quadro e estou na duvida se mesmo sendo a pintura eletrostatica há  necessidade de remover a tinta antiga ?

abraços.
A dor é passageira...o orgulho dura para sempre!
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 16:19
Originalmente postado por Paulo Politte Paulo Politte escreveu:

Saudações galera...

Tenho uma caloi 12 que ja foi pintada com tinta a pó, porem estou pensando em mudar a cor do quadro e estou na duvida se mesmo sendo a pintura eletrostatica há  necessidade de remover a tinta antiga ?

abraços.

A pintura é de fábrica? Se foi pintada a pó, também é eletrostática. Mas eletrostática ou não, vc deve tirar tinta e deixar o quadro só no metal.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X