Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Peso da Bike X Competitividade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Peso da Bike X Competitividade

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LeoHD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2011
Brasil
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoHD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Peso da Bike X Competitividade
    Postado: 11 Mar 2011 as 17:38
Boa tarde galera!

Faz algum tempo venho me perturbando com uma questão: o peso da bike! Sempre pedalei com um monstro de 15,5 kg, que acho excelente pois melhora o condicionamento e exige mais do corpo. Recentemente decidi competir e cheguei a fazer algumas provas com ela, mas não dá! Estou migrando para uma de uns 13 kg e um pouco mais confiável. Ainda assim é pesado, eu sei, mas é o que posso fazer no momento.

Daí minha reflexão: quanto mais leve a bike, melhor a performance do ciclista; quanto mais leve a bike, mais cara ela é... portanto, quanto maior o poder econômico do ciclista, melhor sua colocação nas provas.

Isso não me parece muito justo. Afinal, da mesma forma como não seria justo colocar no mesmo nível três ciclistas de 14, 20 e 40 anos, também não se deveria englobar todas as bikes numa única categoria.

Imaginei então uma divisão de acordo com o peso da bike: sub-10, sub-12, sub-15 e acima de 15, heheh... claro que ia ser mais difícil de viabilizar provas assim, mas seria mais justo e colocaria os ciclistas de um mesmo nível para competir de verdade. Pois hoje em dia o que faz a diferença, muitas vezes não é o ciclista mas sim, o peso da bike.

Será que o que eu estou dizendo tem fundamento? Alguém já viu algo assim em alguma competição?

Abraços!

Léo
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 17:47
Em termos práticos:

-Cada 5 Kg removidos da bike aumentam sua velocidade final em 1,5 Km/h
-Cada 5 Kg removidos da bike reduzem seu tempo em 30 segundos.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 18:04
O que move a bike são as pernas, não adianta ter bike e não ter perna... Claro que ter uma bike boa ajuda, mas não é tudo.

Divisão por peso das bikes:

Você mesmo diz que não seria justo ter um cara de 20 e um de 40 na mesma categoria... Da forma que você sugeriu isso poderia ocorrer.
Fora que ia começar a ter gente que pedalar a usar bike mais pesada e consequentemente ficar em uma categoria mais fraca (mais facil de ganhar) já que iniciantes normalmente tem bikes mais pesadas.
E outra, se fulano tem condições de ter uma bike de 8 kg, ele vai ter que competir com um Absalon da vida que também tem um bike rodando os 8 kg? (exemplo)

Também teriam peças que perderia mercado, pois pense ai, quem mais compraria uma suspa top (DT, Sid e etc.), que tem pesos otimos mas não tem um funcionamento tão ''confortavel'' como uma Reba, Fox e etc. Sendo que essas pessoas só fariam perder, pois teriam de certa forma menos conforto e ficariam e uma categoria mais forte.

Bom galera, é mais ou menos esse o meu pensamento.

Valeu!
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 18:24

Isso naum daria certo nunca! kkk Eu tenho a bike mais leve q eu posso ter, graças a Deus nunca encanei c essa de peso, a bike mais leve q tive pesava 11,3 kg, Scale 50! Hj tenho uma de 12,380 originais  e to feliz da minha vida, ela vai cair ainda uns 500g, pneus de kevlar e alguns ups bobos, guidão, canote... No Xterra Rota Imperial, Gramiscelli pedalou ao meu lado a grande parte da prova, meu tempo foi 3:30 h de prova e ela chegou 7 minutos na minha frente. Minha bike pesava 11,3, a dela mais de 13 kg segundo ela... e daí?? Acho q eu tava bem preparado!

Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 19:02
Como já disseram, tem que treinar forte para andar forte. Melhorar seu condicionamento como um todo e não pensar na bike. Ela mais leve vai melhorar ulguns segundos ou até minutos se vc fizer uma comparação. Mas para que essa diferença seja grande no seu condicionamento atual, acredito que a km pedalada vai ter que ser grande tb.
Tem uma subida que treino na minha cidade de 2300mt em asfalto...eu usava uma bike com 10.4kg subia na velocidade de 12 a 13km/h ou tempo de 11minutos em média. Hoje uso a mesma bike porém está mais pesada com 11.4kg devido downgrade que fiz. Mas após um ano de bastante treino, perdi um peso na barrigaThumbs Up tenho subido o mesmo local com 7 minutos e meio a 8 minutos, fazendo uma velocidade média de 16km/h
Isto mostrou pra mim que o peso somente da bike mais leve não influencia tanto, mas pricipalmente o condicionamento.
Voltar ao Topo
FCS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
bahia
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FCS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 19:04
concordo com o conterraneo da BA,  tem q ter preparo para andar, eu acho q nao adinata ter bike top e nao ter perna pra rodar
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 19:13
Cara... tenho diversos exemplos de ciclistas que andam em bikes que estão longe das tops e andam junto com a elite. 
Esse é um fato que fico feliz com o ciclismo: a democracia dos treinos.
Equipamentos tops está muito mais ligado à vaidade do dono do que no ganho da performance em si. 
Eu mesmo, percebi que investir uma graninha por mês em um treinador (com planilhas bem orientadas) me dá infinitamente mais resultado do que andar numa bike top de linha. Enquanto isso, tem concorrente meu aí vendendo até a mãe para comprar um par de CrossMax, mas vive gripado por não saber treinar/suplementar/descansar direito....
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 19:53
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Cara... tenho diversos exemplos de ciclistas que andam em bikes que estão longe das tops e andam junto com a elite. 
Esse é um fato que fico feliz com o ciclismo: a democracia dos treinos.
Equipamentos tops está muito mais ligado à vaidade do dono do que no ganho da performance em si. 
Eu mesmo, percebi que investir uma graninha por mês em um treinador (com planilhas bem orientadas) me dá infinitamente mais resultado do que andar numa bike top de linha. Enquanto isso, tem concorrente meu aí vendendo até a mãe para comprar um par de CrossMax, mas vive gripado por não saber treinar/suplementar/descansar direito....
Falou tudo. O peso tem sua participação, porém só vai fazer diferença entre ciclistas bem treinados e com o mesmo potencial. Ter perna e muito mais importante.
Já vi ciclista com Speciaaaaliiiizzzzeeeed toda de carbono comendo poeira de ciclista com uma Alfameq das antigas com garfo rígido. E o pior era que a cada volta que a bonitona passava atrás da alfamqe, levava uma puta vaia da galera.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 20:10
Vcs ja viram o filme/desenho animado chamado "Bicicletas de Beleville"?
Pois é, tem um momento em que a treinadora do ciclista põe ele para comer sentado numa balança, para assim o pobre não comer demais...
O que adianta bk de 9 Kg se quem senta em cima tem sobre peso?
Reflitam...
Ha, não deixem de ver o filme!!
Hug
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 21:29
O Psylo falou e eu me lembrei: Um amigo meu correu o No limite, prova com uns quase 80 Km, poucas pessoas completaram a prova e ele estava entre elas e segundo ele, quando tava subindo um serra ao lado dele estava um cara com uma bike bem simples, simples mesmo e andando do lado dele e na frente de muita gente com bike top. Ele emprestou a bike dele pro cara subir uns 200 metros e o cara botou no coroão e na quinta atras enquanto ele tava subindo de coroinha e 2 ou 3 atras.

EDIT: O cara virou pra ele e disse:

- É por isso que os cara vem aqui e sobe tudo.

Editado por pedronevesBA - 11 Mar 2011 as 21:31
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 21:46
ENTAO PIRA: QUEM É DO ES JA VIU O CARA Q VOU FALAR, ESQUECI O NOME, MAS SEMPRE O VEJO NAS PROVAS. ELE TEM UMA BIKE BEM SIMPLES MSM, CORRE XC/XCM, CORREU O XTERRA PEDRA AZUL Q MTOS DA ELITE BRASILEIRA DISSERAM TER SIDO DURISSIMA PROVA C SUBIDA PUNK D 2 KM DE AREIA NO KM 45, IMPOSSIVEL PEDALAR, AFUNDAVA ATE A CANELA, E O BROTHER SÓ TEM UMA PERNAAA!!! E DEIXOU MTA BIKE D CARBONO P TRAS, DIGNO D APLAUSOS D PÉ! Fora um cara c sapato de sair q botou mais de 30 min em mim, considerando q cheguei junto da Ericka Gramiscelli!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
LeoHD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2011
Brasil
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoHD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 22:58
Muito legal! Gostei das respostas de vocês! Agora sim, estou vendo que quem faz a diferença é o piloto, o motor, as pernas! Claro que é importante ter uma bike redonda e confiável, mas tem mesmo é que investir no preparo físico, treinar forte e melhorar a relação corporal peso/potência.

É mais fácil (e mais barato) eu mesmo perder um quilo do que minha bike, heheh...

Muito interessantes os comentários, valeu!


Voltar ao Topo
andrexcm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2008
colatina - ES
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrexcm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2011 as 23:42
Originalmente postado por fellipe vaqueiro fellipe vaqueiro escreveu:

ENTAO PIRA: QUEM É DO ES JA VIU O CARA Q VOU FALAR, ESQUECI O NOME, MAS SEMPRE O VEJO NAS PROVAS. ELE TEM UMA BIKE BEM SIMPLES MSM, CORRE XC/XCM, CORREU O XTERRA PEDRA AZUL Q MTOS DA ELITE BRASILEIRA DISSERAM TER SIDO DURISSIMA PROVA C SUBIDA PUNK D 2 KM DE AREIA NO KM 45, IMPOSSIVEL PEDALAR, AFUNDAVA ATE A CANELA, E O BROTHER SÓ TEM UMA PERNAAA!!! E DEIXOU MTA BIKE D CARBONO P TRAS, DIGNO D APLAUSOS D PÉ! Fora um cara c sapato de sair q botou mais de 30 min em mim, considerando q cheguei junto da Ericka Gramiscelli!


o nome do Atleta amputado e´ Welington cavalcante...o Cara e super gente fina e pedala forte msm...
"if it cannot stand out for the talent,expire for the efforts"
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 00:07
A bike é o de menos. Sendo todos os outros fatores iguais, dificilmente um ciclista mais forte vai perder para outro mais fraco por conta do peso da bike. A não ser que a diferença entre eles seja muito pequena ou a diferença entra as bikes muito grande.
Conta muito mais os quilos de churrasco na banha da barriga.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 00:47
-A importância do peso também tem a ver com o peso do biker. Por exemplo: eu, que sou um rato de 54kg, vou sofrer muito mais com uma bike de 15kg do que alguém com 80kg. Me refiro á proporcionalidade natural entre massa e força/potência. Ou seja: para mim uma bike 2kg mais leve faz muito mais diferença que para alguém que pese 20kg a mais do que eu (20kg "normais" e não de tecido adiposo...)

-Se peso não tivesse importância os profissionais do mundial não andariam com as bikes mais leves, no limite do regulamento da UCI. Big smile




Voltar ao Topo
Dosso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2011
Gravataí/RS
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dosso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 01:17
brincadeiras a parte: num outro tópico eu disse, quer que a bike fique mais leve? enche os pneus de gas helio... vai flutuar dependo do quanto couber de gás.
Voltar ao Topo
chapim Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Set 2009
Volta Redonda
Offline
Mensagens:337
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chapim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 01:17
todo mundo tem razão...
junta peso da bike, peso do biker, preparo, sorte e muita perna...virou campeão!!!!
quem dera eu ter uma perna xtr, hehehehe
to com uma bike sub10 e minha perna é shimano acera...
Vi numa prova da região um cara com uma bike de ferro, calça jeans, sapato e uma camiseta...ele começou ultrapassar todo mundo...lá pro final as marchas dele não entravam e ele ficou com umas 2 ou 3 só...resumindo, chegou a frente de muita gente e tirou onda...
ainda bem que não fui correr nesta prova, hahahahaha

Abraços
JR
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 01:29
Sou zuado porque minha bike tem quadro nacional e muitos componentes simples. Investi apenas nos componentes da transmissão. Ela é meio pesadinha também.
Mas com ela deixo muito nego de bike top para trás e alguns de speed também.
Voltar ao Topo
rafaqs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Vitória - ES
Offline
Mensagens:924
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaqs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 01:41
Originalmente postado por chapim chapim escreveu:

todo mundo tem razão...
junta peso da bike, peso do biker, preparo, sorte e muita perna...virou campeão!!!!
quem dera eu ter uma perna xtr, hehehehe
to com uma bike sub10 e minha perna é shimano acera...
Vi numa prova da região um cara com uma bike de ferro, calça jeans, sapato e uma camiseta...ele começou ultrapassar todo mundo...lá pro final as marchas dele não entravam e ele ficou com umas 2 ou 3 só...resumindo, chegou a frente de muita gente e tirou onda...
ainda bem que não fui correr nesta prova, hahahahaha

Abraços
JR

Isso me lembra de um tiozão numa Barra Forte que me passou numa subida!
Não fiquei feliz não viu!
Ok estava começando a pedalar a pouco tempo! Mas vai ficar na memória! rsrs 
Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 02:01
Originalmente postado por rafaqs rafaqs escreveu:

Isso me lembra de um tiozão numa Barra Forte que me passou numa subida!
Não fiquei feliz não viu!
Ok estava começando a pedalar a pouco tempo! Mas vai ficar na memória! rsrs 


Outro dia estava numa subidade de 1200m quando ultrapassei um rapaz da farmácia numa Barra Circular e até brinquei com ele: "Cê tá bem, heim." E não é que o cara conseguiu me acompanhar (estava na relação 22-23). E só parou quando a subida virou um paredão.
Voltar ao Topo
philipi yuri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Jul 2009
Santa Catarina
Offline
Mensagens:710
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipi yuri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 10:55
A minha Jamis pesa 11,8kg e ta acima do esperado, mais na pratica, quando eu pedala minha sundown mt3 (mais leve) eu pedalava na casa de 32km/h fazendo força, e com a Jamis eu gira a 35km/h sem forçar. A Bike é totalmente diferente da minha ex sundown e por pesar mais, nao impediu de eu ter um melhor resultado na pratica.
OBS: mais ainda queiro deixa na casa dos 10kg, quando sobrar $$$$$$$$$
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 11:17
Não adianta de nada ter uma bike de carbono pesando uns 8kg ou 9kg e o cara não ter perna.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 11:27
Os caras gastam fortunas em componentes porque tem coisas que não tem como comprar: perna, determinação, dedicação.
Acho que essa questão de peso é mais uma questão de satisfação pessoal do cara, para o ego, e deixa a bike de enfeite.
Pelo menos eu não vejo a menor graça e to cagando e andando para peso.

Editado por Matheus Riguetti - 12 Mar 2011 as 11:29
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
hajoduk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2010
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hajoduk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 12:00
Eu tambem concordo que reduzir peso de bike funciona somente para quem realmente é profisional o que aqui no forum 95% não são. Muitos gastam um monte de grana apenas por ego, tirar uma foto colocar no forum, chegar no grupo de pedalada e o pessal ficar babando nas peças tops. Mas tambem respeito quem faça, pois tem gente que se diverte mais em reduzir peso e ter peças tops do que pedalar, cada um cada um.
Eu como não sou competidor e apenas quero me divertir, fico com minha elite 2.7 original que ja faz muito bem o papel dela.

Voltar ao Topo
lobinhoms Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
campo grande ms
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lobinhoms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 12:46
e ai galera, olha penso assim, peso da bike ajuda sim, mas ter perna e essencial,mas vamos falar serio, quem nao quer uma bike leve e bonita?essa historia de que nao liga para peso e pra boi dormi.tenho uma bike vision e aos poucos to dndo uns tratos nela,nao e top o quadro,mas as peças estou fazendo uns ups , e ela ficou bem melhor no rendimento do que quando tava mais "simplezinha", achoo que e isso ai, profissa ou nao andar com uma bike leve e bonita ajuda sim.
valeu
Voltar ao Topo
ROGENER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
Sumaré/SP
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ROGENER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 12:56
Não é a bike que faz o ciclista!
Podemos fazer algo pelo nosso planeta? Sure we can!
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 13:10
Quem tem que aumentar o rendimento é o ciclista e não a bike.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
philipi yuri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Jul 2009
Santa Catarina
Offline
Mensagens:710
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipi yuri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 13:56
Bela colocação
Voltar ao Topo
philipi yuri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Jul 2009
Santa Catarina
Offline
Mensagens:710
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipi yuri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 13:58
Aqui em SC temos um exemplo de força, o cara tem uma bike que nao vale nem 500 pratas, e anda junto com a Elite pau a pau, O dito Peixeiro, é so ver nas classificações das etapas que participou.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 14:38
Outra coisa já citada em outro tópico:

-Quanto mais leve a bike, mais difícil é manter a velocidade e mais fácil ela desacelera, pela falta de inércia. Você pega velocidade na mesma rapidez que a perde. Logo, uma bike leve demais vai ser mais difícil de conduzir, uma vez que você tem que lutar com a bicicleta pra manter sua velocidade.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 14:41
Originalmente postado por philipi yuri philipi yuri escreveu:

Aqui em SC temos um exemplo de força, o cara tem uma bike que nao vale nem 500 pratas, e anda junto com a Elite pau a pau, O dito Peixeiro, é so ver nas classificações das etapas que participou.
Resumindo todas as respostas! Realmente todos queriam uma top bike, mas poucos podem ter! Quem pode, deve msm ter, eu queria uma 0-9! Mas é um sonho q naum posso realizar agora, então, naum me agarro a isso! Reduzo o peso c corerência, e tem feito mto bem ao corpo e bolso! profissionais recebem, tem acesso, nem sempre custo é problema p eles, e acho q Hermida seria campeão mundial msm c 1 kg a mais na bike! SATISFAZER O EGO É VÁLIDO DESDE Q NAUM SACRIFIQUE OUTROS PONTOS, E ISSO NAUM TEM PREÇO! E FINALMENTE, SOBRE OS DEFICIENTES E DONOS DE BIKES MAIS HUMILDES, SE HÁ PREPARO E AMOR AO Q SE FAZ, O EQUIPAMENTO SÓ FAZ DIFERENÇA NO MOMENTO EM Q FALHA, NAUM SENDO ISSO, NAUM HÁ IMPEDIMENTO! Mas q neguinho dono de bike top fica bolado quando toma pau de bike "simples", isso fica!!! E no meu íntimo, morro de rir, talvez pq eu naum tenho uma bike de dezenas de mil real tbm!!! kkkk
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 15:12
O interessante é que pessoas que não são atletas se sentem na necessidade de usar argumentos de atletas pra justificar a diminuição de peso.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
CFPARANHOS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Jan 2010
BRASIL
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CFPARANHOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 15:43
A verdade eh o seguinte, todo mundo quer uma bike mais leve!
Uns casos são especificos e outros sao por puro prazer.
Quantas vezes ja passei por um iniciante numa bike absurdamente top...e quantas vezes ja vi pessoas que pedalam mto numa bike mediana ou basica que se tivessem grana pra pegar uma top essa pessoa ia ficar carne de pescoço pra acompanhar!
Infelizmente Deus nao deu asas as cobras....eu sou um desses que sempre quando posso diminuir o peso em alguma nova peça eu troco! Levando em consideraçao que cada 1 grama retirado da bike equivalem a USD 10,00 torna esses brinquedinhos bem caros quando chegamos num certo nivel de equipamento. Vou dar exemplo de um amigo que so as rodas da bike do cara são mais caras que a minha bike toda!!! E ai, vai falar o que? Primeira opção sempre é tirar peso do ciclista (mais barato e mais saudavel) mas chega uma hora que vamos investir na magrela...cada um com suas prioridades e cada um sabe o pulmao ($$$$) que tem!
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 16:55
A bike só tem uma coisa importantissima que tem que ser levada a serio, BIKEFIT fora isso o resto é luxo, eu gosto de coisas top quem não gosta?
Mas 1kg a menos na bike com certeza não é melhor que 1kg a menos no biker, o nosso corpo com 1kg a menos de massa tem muito mais precisão nos movimentos tem mais força pois carrega menos massa..
Bike top só é boa mesmo pra biker top, tipo rubens donizete.. ai sim, o cara ja esta perto da perfeição fisica dele, e mesmo assim o cara tem muito a treinar ainda pra chegar na bota de absalon... ele melhora a cada ano mas ainda não foi o suficiente...

Na minha opnião é valido um Up na bike, desde que voce não tenha que enforcar seu orçamento, pois como foi dito nenhum meio kilo na bike é mais importante que o seu proprio pedalar...
Façam os ups sem preça, sem se matar financeiramente... priorizem o prazer em pedalar a saude, o seu rendimento fisico...
Eu mesmo sei disso, pois na epoca que eu andava forte eu pegava uma subidona aqui perto de casa que deve ter uns 3km e subia ela inteira no coroão e cassete no meio, sem parar pedalando em pé, se eu for fazer isso hoje não saio nem dos primeiros 200m... porque parei, e sei que peso não é tão importante assim porque eu estou com a mesma bike e nao mexi nada nela... ou seja quem ficou ruim foi eu e nao a bike... se eu for fazer isso com uma bike de 8kg vai ser a mesma coisa... posso sentir mais facil a pedalada, mas não vai mudar o resultado final....

Então pedalem por prazer de pedalar priorizando o seu bem estar e condicionamento, se puder fazer up na bike faça sim... mas sem priorizar peças da bike, a não ser que esteja ruim... ai nao tem jeito, como é minha situação... sem $$$ e transmissão no fim, ai fica tenso....
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 18:01
Amigão, o problema é o condicionamento físico e técnica, não a bike. É como no futebol, não é porque o cara usa uma chuteira nike que ele vai fazer mais gols que outro.
Tem um cara, já nos 40 que trabalha comigo e é este exemplo claro: Usa chuteira sem marca e é matador! Tem muito rapaz na empresa de 20 e poucos anos que parecem atletas pró e o cara põe todos no bolso.
Pedale e veja onde estão seus pontos fracos e vai trabalhando em cima deles para ter um equilíbrio no desempenho, mantenha seu corpo no peso ideal, musculatura fortalecida, tudo isto vem antes da bike. Infelizmente, ou melhor, felizmente não é como nos esportes a motor, onde o melhor equipamento vence.

Boa sorte aí nas provas! Thumbs Up


Editado por marcoaleite - 12 Mar 2011 as 18:03
Voltar ao Topo
Adailto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:734
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adailto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 18:56
A bike leve ajuda.

Se você tem uma bike leve e outra pesada (muitos alegam ser psicológico) você nota a diferença no ato ao pedalar.
Quem alega ser psicológico é porque não tem sensibilidade para diferenciar emocional do físico.
Tenho uma bike de treino com 13 ou 14kg ela é mais lenta sim, apesar de mais confortável.
A outra bike pesa 8kg não tem como ser psicológico, placebo, o nome q quiser dar a facilidade de pedalar, retomadas rápidas,  facilidade de manobrar, médias mais altas, tempos mais baixos que a bike tem em relação a bike de 13kg. 
Se for psicológico estou seriamente afetado Ouch

Num treino em circuito o tempo das duas bikes sobre as mesmas condiçoes chega a diminuir 2 min por volta ( isso da pra tomar um café), e olha que se for psicológico tem que ser ao contrário porque vou de pontinha de pé com a bike de prova, isso porque é leve e sempre rola uma frescura com medo de quebrar a bike $$$

Já a bike de treino solta o bambu porque não tem erro se quebrar é tudo SRAM X5, e Alívio mesmo rsrs.

Claro que você não vai dar uma bike de 15kg a um "slim biker pró" digamos assim de 60kg / 1.75 de altura com um aeróbico e força ( com treino acompanhado até Frequencimetro, potência etc ...), abilidade, regeneração ( via alimentação e suplementação acompanhada).

Depois  pegar  um pangaré como eu  80kg  /  1.75mtrs,  que corre 4 a 6 vezes por ano treinando na base de livrim de Lance Armstrong, e matérias da net quando da´,  e me dar uma bike de 7kg funcional , não vai adiantar  não vou acompanhar o cara nem por 1km.

Se você tem uma bike de 14kg e nunca andou em uma abaixo de 9kg não da para saber ao certo o que é.

Mas tem que frisar né ...  " Bike leve ajuda"  .... não faz o trabalho por nós. Big smile






" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 19:07
Assino em baixo do que muita gente diz: Bike leve ajuda, claro que ajuda, mas não é só bike, tem que ter PERNA!
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 19:35
o Adailto falou tudo...assino por baixo....eu tb tenho 2 bikes,uma com 4 kg menos que outra...eu até posso fazer percursos a praticamente o mesmo tempo com as duas,mas a bike mais leve demora muito mais pra esgotar o cara,não é psicológico nem placebo,é fato e acabou...
Se aquele neguinho que anda mais que todo mundo com uma barraforte,talvez com uma bike leve ele ia andar mais ainda....
O que não pode é substituir treinamento por tirar gramas na bike,achando que vai compensar,bike leve é melhor sim mas claro que perna não se compra,se treina,isso não há a menor dúvida...
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 20:18
Originalmente postado por Adailto Adailto escreveu:

A bike leve ajuda.

Se você tem uma bike leve e outra pesada (muitos alegam ser psicológico) você nota a diferença no ato ao pedalar.
Quem alega ser psicológico é porque não tem sensibilidade para diferenciar emocional do físico.

Se você tem uma bike de 14kg e nunca andou em uma abaixo de 9kg não da para saber ao certo o que é.


O problema Adailto é que o número de participantes do fórum que fugiu das aulas de física (ou que não pedalou uma bike de 9kg)  não é pequeno não. 

Já falei e repito: tanto o peso não tem importância, ou como frisam alguns "até ajuda", que as bikes dos profissionais de XC são todas de aço e pesam uns 15kg. LOL

Concordo que perna é tão ou mais importante que o peso da bike. Mas carregar alguns kilos a mais faz muita diferença. Se for morro acima então...
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2011 as 20:58
Mauro, bike leve ajuda sim, claro que ajuda², eu bem sei disso, sai de uma Caloi SK pesando uns 20 Kg e peguei uma Scale 50 de 11,3 Kg e agora com os ups está a volta de 10.8 a 10.9, sem contar o funcionamento que não tem nem comparação. E outra, eu sou MUITO a favor dos Weight Weenies, tanto que fiz ups na bike para tirar peso, um exemplo disso foi a troca do canote que só fez baixar peso da bike. Fiz isso porque me dar prazer fazer e ter uma bike o mais leve possivel. Tanto gosto disso, que frequento o forum WW e fico sonhando com os ups e bikes da galera.
O que não concordo é a divisão de categorias por peso das bikes. Também não acho que o peso da bike é mais importante que ter perna. Claro que os grandes competidores Absalon, Nino, Hermida e companhia essa diferença de peso fará uma diferença muito maior do que entre nos, como dizem, meros mortais. rsrsrsrsrs

Abraços e respeito a opinião de todos.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X