Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Peony 1993 - "Up"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Peony 1993 - "Up"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ALVES_ETN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
Paraty - RJ
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALVES_ETN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Peony 1993 - "Up"
    Postado: 24 Abr 2015 as 22:31
Caros colegas, preciso muito da ajuda de vcs.
Tenho esta Peony de 1993 ao qual já fiz um post para mostrá-la.
http://www.pedal.com.br/forum/peony-alguem-conheceainda-existe_topic16508.html
Qdo comprei a bike tinha apenas 17 anos, magro e com muita disposição. Agora com 38 anos, fiquei barrigudo e com disposição mediana. Enfim, não estou conseguindo pedalar a bike, pois passado 15 minutos minhas mãos começam a "formigar" e meu ombros queimam. A medida do top tube efetivo + mesa está dando 71 cm. No bike fit virtual que eu fiz no site "NOGRAU", pede 64,5 cm.
_ Para tentar resolver este problema estou pensando colocar um adaptador para Ahead Set Stander e mesa de 60 mm. Com isso, consigo chegar aos 64,5 cm. A dúvida é, com isso realmente consigo um bom resultado, está correto o raciocínio? Não entendo nada de bike e o que sei foi pesquisando muito aqui, mas ainda persistem algumas dúvidas.
_ O pedivela é novo 48/38/28 e estou pensando em colocar o câmbio traseiro/dianteiro, passadores e cassete 9V do modelo Shimano Alívio SL-M4000. Será que pode ocorrer incompatibilidade com o pedivela?
_ Qual a corrente recomendada?
_ O cassete 9V é compatível com os cubos mais antigos?
_ Vou trocar também os atuais cantilever pelo V-Brake, mas uma dúvida, no caso do V-Brake há diferença entre Alívio, Deore, Altus, vale a pena investir no Deore?
_ Aros serão os Vzan Escape 260 Aero.
Bem, acho que é isso (tudo). Toda ajuda será bem vinda. Grande pedalada a todos, valeu.

https://onedrive.live.com/redir?resid=AFEC9C85E503E8D1!245&authkey=!ALtcP3tVZYtUmcg&v=3&ithint=photo%2cjpg

Não consegui inserir link, nem fotos. Usei os recursos do fórum mas não deu certo.






Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2015 as 01:47
Exato. Você está certo no quesito geometria. Porém desconfio que tem coisa errada aí, precisamente no seus 64,5 cm de top tube efetivo+mesa a julgar pela altura do selim... Acho que você tem muito mais que esses 64,5... Por acaso fez o bike fit no site no grau? Mesmo que tenha feito, refaça e coloque todos seus dados e também o resultado para eu analisar:

http://www.nograu.com.br/bikefit/bikefit.php

Ontem ajudei um amigo comprando um novo guidão, mesa curta e adaptador para guidão antigo. O resultado ficou interessante porque consegui transforma uma bike de quadro grande em quadro médio hehe... comprei tudo na Deacthlon por R$ 140,00.


Voltar ao Topo
ALVES_ETN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
Paraty - RJ
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALVES_ETN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2015 as 15:22
Isso mesmo, fiz o bike fit "NOGRAU".

1º resultado (27/03) cavalo 81; esterno 144; tronco 63; braço 58; altura selim 71.52; top tube + mesa 64.5 e quadro MTB 17.43

2º resultado (25/04) cavalo 80.5; esterno 147; tronco 66.5; braço 57; altura selim 71.08; top tube + mesa 65.75 e quadro MTB 17.3

A diferença foi em 10 mm na mesa, então seria uma mesa de 70 mm.

E quanto as peças, vc acha que daria certo, ficaria legal e funcionando bem?
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2015 as 20:04
Olhei a foto da bike... parece que seu cubo traseiro é de catraca! Pra colocar K7 de 9 velocidades, tu vai ter que comprar um cubo moderno, de freehub p/ 9 velocidades!
Beer Handshake
 
 
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2015 as 16:05
O motivo para o formigamento nas mãos é a combinação de frente baixa demais e longe demais do seu bike fit ideal.

Considere 66 cm, compre o adaptador, uma mesa bem inclinada para cima e um guidão bem elevado. tem uns modelos de Downhill com 40 a 50mm de rise que seriam ideais. Daí é só serrar as laterais porque naturalmente são gigantescos (740mm...) e conseguirá chegar na geometria desejada Wink
Voltar ao Topo
ALVES_ETN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
Paraty - RJ
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALVES_ETN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2015 as 18:18
Entendi, um mecânico comentou a respeito do guidão de Downhill, acho que vai ficar bom mesmo. Pesquisando achei uma mesa Shimano com 17º de elevação, mas se tiver um outro modelo de menor $$ aceito sugestão.
Outra dúvida é sobre a relação altura do guidão e selim, o ideal seria eles ficarem na mesma altura? pergunto pq não quero a bike race, mas também não quero estilo "caiçara". Quero que fique confortável mas sem perder o estilo mtb. Por isso estou tentando corrigir a geometria.
Desde já agradeço as dicas, está ajudando muito, pois não quero gastar $$$ e não deixar a bike funcional e perder o tesão por ela.
Voltar ao Topo
ALVES_ETN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
Paraty - RJ
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALVES_ETN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2015 as 18:25
na verdade nem pensava em mudar o cassete e consequentemente o câmbio, só pensei em fazer isso pq não estava encontrando um passador de 7V. Quero manter a bike o mais original possível. Então pesquisando melhor, encontrei os passadores integrados modelo Altus EF51 para 7V, o meu modelo é integrado também. Mas será que estes passadores serão compatíveis com meu câmbio Shimano Exage 300 com meros 22 anos?
Valeu
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2015 as 23:23
Originalmente postado por ALVES_ETN ALVES_ETN escreveu:

Entendi, um mecânico comentou a respeito do guidão de Downhill, acho que vai ficar bom mesmo. Pesquisando achei uma mesa Shimano com 17º de elevação, mas se tiver um outro modelo de menor $$ aceito sugestão.
Outra dúvida é sobre a relação altura do guidão e selim, o ideal seria eles ficarem na mesma altura? pergunto pq não quero a bike race, mas também não quero estilo "caiçara". Quero que fique confortável mas sem perder o estilo mtb. Por isso estou tentando corrigir a geometria.
Desde já agradeço as dicas, está ajudando muito, pois não quero gastar $$$ e não deixar a bike funcional e perder o tesão por ela.


Não economize em quadro, mesa, guidão, canote, selim, suspensão e rodas. Qualquer defeito nessas peças enquanto estiver pedalando pode levar a morte... e na menor das hipóteses, quebrar alguns ossos Ouch E quando se economiza em guidão e mesa, o resultado costuma ser macabro. É estou assustando mesmo porque com essas peças não se brinca!!!!!!!!!!!!!!

Sobre marcas de qualidade, pode ser Shimano, Truvativ, Easton, KHS, ALL Terra, Thomson, Ritchey, Giant, Crank Brothers, FSA, Race Face, FIZIK, ControlTech, 3T, DEDA, Synchros, ITM, PZ Racing, Specialized...

OBS: marcas como FSA. 3T, Ritchey possuem mais falsificação no mercadolivre do que as reais. Aqui algumas sugestões que achei sem saber corretamente qual o comprimento que precisa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634587637-avanco-mesa-profile-design-90mm-25-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637379913-mesa-specialized-90-mm-_JM

Já sobre a relação altura do selim vs altura do guidão é só uma referência. Não precisa ser assim, mas lembre-se que quanto mais alta a frente menos controle direcional terá sobre a bike. Porém uma frente excessivamente baixa destruirá seu conforto e é mais voltada para competições. E ninguém fica competindo toda hora, né?... tem de encontrar um equilíbrio conforto/desempenho e cada pessoa de cada bicicleta, de cada utilização sabe o que é melhor para si. No seu caso eu já percebi que a frente está baixa demais! Como de uma bike de competição e agora que informou da frente esta uns 6cm além do ideal... Putz! Destrói qualquer controle e prazer sobre a bike. Só da frente ficar da altura do selim tanta, mas tanta coisa vai mudar que você vai perceber diferenças que nem tinha notado antes como o funcionamento da bike na subida e descida, inclinação e posicionamento do selim sobre canote, pressão dos pneus (é. Até isso)...
Voltar ao Topo
ALVES_ETN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2015
Paraty - RJ
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALVES_ETN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2015 as 11:41
Bol Gola, muito obrigado. Clareou muito meu projeto. O certo agora é levar a bike para o mecânico para colocar o adaptador e ir experimentando mesa x guidão. Mas já dá pra ter uma ideia tipo, mesa com  elevação entre 17 a 25º e guidão downhill com rise 30mm.
Obrigado pelas dicas de marcas e pelo mercado livre. Valeu
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X