Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela ou pé-de-vela?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela ou pé-de-vela?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Corsários Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Corsários Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela ou pé-de-vela?
    Postado: 25 Mai 2016 as 11:42
Vejo muitas pessoas usando o termo pé-de-vela quando, no meu entendimento, o correto seria o pedivela.
Se você gira com a mão: manivela; se gira com o pé: pedivela.

Segundo o Houaiss:
pedivela

substantivo feminino ( c1992)
barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal
Etimologia

lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)-

ps: não acho legal sair recriminando quem usa pé-de-vela, postei apenas para esclarecer o termo que entendo correto.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 15:26
Pedivela! Wink
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 15:43
Boa...
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 16:08
E é um substantivo masculino, macho!! Portanto é "O pedivela" e não "A pedivela" LOL
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 16:22
PEdivela - pois [e movido com o pé 
MAnivela - pois é movido com a mão
è bem simples: é O pedivela pois pé é masculino e é A manivela pois mão é feminino.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
Wferro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2014
Mauá
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wferro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2016 as 14:48
pedivela
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 16:35
Pé - de- vela pra mim tem 2 significados .. Primeiro é o pé do mastro onde fica a vela do barco.....  E o segundo é o pratinho que fica em baixo da vela de parafina.......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 17:39
Na minha opinião, Pé-de-Vela:
Em algumas igrejas, para agradecer a cura naquela parte do corpo, fiéis compram para colocar na Sala de Graças. 



Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 17:43
você fala MANIVELA ou MÃO-DE-VELA?

pronto, respondido.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Vinacowboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2015
Sorriso-MT
Offline
Mensagens:625
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 18:11
antes era nhéc nhéc nhéc, agora é integrado.

#SóOssabedoresSaberão
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 10:49
Originalmente postado por Vinacowboy Vinacowboy escreveu:

antes era nhéc nhéc nhéc, agora é integrado.

#SóOssabedoresSaberão

Alguns ainda continuam na era do nhéc nhéc nhéc, kkkkk.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 13:03
Originalmente postado por Vinacowboy Vinacowboy escreveu:

antes era nhéc nhéc nhéc, agora é integrado.

#SóOssabedoresSaberão


HAHAHAHAHAHA Eu uso parafina junto com óleo para fazer a lubrificação da corrente e faz um bom tempo que eu não escuto esse nhec-nhec-nhec............ Não vindo da minha bike...kkkkk
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X