Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - opinião especializada sobre fixa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


opinião especializada sobre fixa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: opinião especializada sobre fixa
    Postado: 03 Mai 2016 as 15:18
Olá!
Ando regularmente a trabalho e lazer com uma Groove Blues, que me atende suficientemente as necessidades.
Pretendo incentivar minha esposa a também pedalar, porém como não tenho certeza se ela vai aderir pra valer, ao invés de comprar uma bike feminina que eventualmente ficará encostada estou cogitando comprar uma fixa pra mim e - quando formos passear nos fins de semana - emprestar a groove pra ela.
Pois bem, tenho procurado algo como uma airwalk nova e estou vendo também anúncios de usadas (com os quais tenho que ter cautela por conhecer muito pouco sobre peças/marcas).
Enfim, hoje deparei com a seguinte descrição e imagens, sobre as quais gostaria de uma opinião mais experiente, vejam só:
Fixa 46x16, tamanho 56, guidão 3T Pista, cubos Roberto London, pinhão Dura Ace, pedivela Vuelta Pista, caixa de direção Dia Comp






Será que os R$ 1.000,00 pedidos correspondem de forma justa ao que se pode observar da descrição e componentes acima?
Agradeço e levarei muito em conta o que o pessoal mais técnico puder recomendar a respeito!

Abçs,


Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 04:05
Se estiver em bom estado, vale sim. Já vi esse cubo em bikes mais caras, o pedivela é mais confiável que os chineses, o pinhão nem se fala e guidão de pista não se acha todo dia, nem quadro de alumínio para fixa. Não gosto muito de quadro/garfo de alumínio, mas, por outro lado, ela deve ser bem leve. Se comprar, prepara as costas, ou compra um guidão riser, pois a posição nela é bem diferente da groove.


Editado por Libert - 04 Mai 2016 as 04:26
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 07:28
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Se estiver em bom estado, vale sim. Já vi esse cubo em bikes mais caras, o pedivela é mais confiável que os chineses, o pinhão nem se fala e guidão de pista não se acha todo dia, nem quadro de alumínio para fixa. Não gosto muito de quadro/garfo de alumínio, mas, por outro lado, ela deve ser bem leve. Se comprar, prepara as costas, ou compra um guidão riser, pois a posição nela é bem diferente da groove.


Muito obrigado! Ajudou demais sua opinião!
O guidão de início pensei em trocar até habituar à posição e dinâmica de pinhão fixo tb
Valeu, abs
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 13:30
Pelos componentes eu acho que o preço tá bom, pelo que já disse o Libert.

Pela foto só não consegui ver se a gancheira é vertical ou horizontal.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 13:53
Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

Pelos componentes eu acho que o preço tá bom, pelo que já disse o Libert.

Pela foto só não consegui ver se a gancheira é vertical ou horizontal.

Aparentemente na segunda foto, pela direção da barra inferior do quadro, parece que a gancheira está alinhada a ela, na horizontal.
Se for mesmo fechar vou dar uma olhada boa pessoalmente e pedalar ela antes.
Valeu
Thumbs Up
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 13:55
Aproveitando a conversa, a respeito de comprimento de pedivela e drop do MC: resumindo, o que seria realmente importante como limite nessa relação de medidas? Solicitei ao vendedor e estou aguardando ele passar os dados...
Wink
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 14:03
Verdade, pela segunda foto parece que tem uma gancheira horizontal bem curtinha.

Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 14:05
Originalmente postado por neimarito neimarito escreveu:

Aproveitando a conversa, a respeito de comprimento de pedivela e drop do MC: resumindo, o que
seria realmente importante como limite nessa relação de medidas?
Solicitei ao vendedor e estou aguardando ele passar os dados...
Wink


Quanto mais curto o pedivela, melhor. A medida mais procurada eu acho que é a de 165 mm, mas muitos fabricantes bons vão até 172.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 14:42
Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

Originalmente postado por neimarito neimarito escreveu:

Aproveitando a conversa, a respeito de comprimento de pedivela e drop do MC: resumindo, o que
seria realmente importante como limite nessa relação de medidas?
Solicitei ao vendedor e estou aguardando ele passar os dados...
Wink


Quanto mais curto o pedivela, melhor. A medida mais procurada eu acho que é a de 165 mm, mas muitos fabricantes bons vão até 172.


Legal Registro!
Hoje ele deve me passar as medidas, mas comentou que nunca teve problemas (claro que pode ser papo de vendedor, rs). Olha a conversa:
    • neimarito - 04/05/2016 14:03 Na realidade, como vc deve saber, são importantes para que o pedivela não fique tão próximo ao chão e cause problemas em curvas e obstáculos... Obrigado!

    • Fabricio - 04/05/2016 14:21 Cara, na verdade esqueci de medir

    • Fabricio - 04/05/2016 14:22 Mas quanto ao problema de bater o pedal no chão em curvas, isso nunca aconteceu comigo, também já dei umas voltas no velódromo com ela e não bateu, velódromo é onde o problema é maior..

    • Fabricio - 04/05/2016 14:23 Se for pra uso urbano, então nunca vai bater

    • Fabricio - 04/05/2016 14:23 Sem falta te passo a medida hoje

Como meu uso será de fato apenas urbano, na forma de uma 2ª bike só pra rolê de passeio, estou mesmo balançado a embarcar nessa.
Principalmente pois pelo que vi aqui em Curitiba, fixas novas prontas e com opção de quadro 56 passam fácil de R$ 1.500 (o caso de uma eight em bicicletaria perto de casa)
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 16:57
Pelos relatos a nova mais barata que vc não vai precisar trocar peças pra sair pedalando é a Eight, que deve tá por volta de 1700 reais. Ela tem componentes inferiores a esta do tópico e com certeza é mais pesada.

Pedivela eu uso 165 e ele nunca bateu no chão.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2016 as 10:18
Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

Pelos relatos a nova mais barata que vc não vai precisar trocar peças pra sair pedalando é a Eight, que deve tá por volta de 1700 reais. Ela tem componentes inferiores a esta do tópico e com certeza é mais pesada.

Pedivela eu uso 165 e ele nunca bateu no chão.


Recebi as medidas da fixa:
Pedivela - 170mm
Distâncias do pedal para o chão - 9 cm
Top Tube - 56
Seat Tube - 57
Tirei uma foto dela inclinada até onde o pedal pega no chão e medi a inclinação, deu 29 graus.
Para comparação, minha MTB tem 12 cm do pedal para o chão.

Fiquei meio assim com o pedivela de 170mm, será que dá pra ter uma base com essa distância do pedal ao chão de 9cm (tá certo que ela tá sem o pneu dianteiro) e inclinação lateral de 29°???

Sobre o pneu/câmara, para colocar pra rodar com qualidade intermediária - nem top nem vagabundo - quanto será que eu teria que desembolsar? Alguém sugeriria marca nesse sentido?

Valeu!




Ahh, e o cubo é flip flop

Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2016 as 10:29
Originalmente postado por neimarito neimarito escreveu:

Sobre o pneu/câmara, para colocar pra rodar com qualidade intermediária - nem top nem vagabundo - quanto será que eu teria que desembolsar? Alguém sugeriria marca nesse sentido?


Continental Ultra Sport
Vittoria Zaffiro

90 a 100 reais cada na Bike Ink Brasil e no Mercado Livre.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2016 as 10:33
Legal cara! Bom saber.
Mas acabei de confirmar que ele vai montar e entregar com o pneu.

Sobre a altura, vc tem ideia da distância, com teu pedivela 165, do pedal até o chão? Só pra eu ter uma noção.

Estou marcando com o cara de eu ver pessoalmente e andar na fixa, como último detalhe pra fechar esse negócio.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2016 as 10:37
Originalmente postado por neimarito neimarito escreveu:

Recebi as medidas da fixa:

Pedivela - 170mm
Distâncias do pedal para o chão - 9 cm
Top Tube - 56
Seat Tube - 57
Tirei uma foto dela inclinada até onde o pedal pega no chão e medi a inclinação, deu 29 graus.
Para comparação, minha MTB tem 12 cm do pedal para o chão.

Fiquei meio assim com o pedivela de 170mm, será que dá pra ter uma base com essa distância do pedal ao chão de 9cm (tá certo que ela tá sem o pneu dianteiro) e inclinação lateral de 29°???


Não tem problema essa medida do pedivela, segundo o Canna:

Tamanho do braço:

É o tamanho do “cano” que segura o pedal – normalmente é de 165mm ou 170mm. Não se iluda em comprar um pedivela “165” achando que seu pedal não baterá no chão, pois 5 MILÍMETROS É MUITO POUCO e só será importante no velódromo ou se você tiver as pernas curtas. De resto, não serve para nada esta diferença.


https://blogdaciclourbano.wordpress.com/2012/11/26/como-montar-sua-bicicleta-de-roda-fixa/
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2016 as 18:53
O cubo pelo jeito é flip flip (fixa dos dois lados).
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 06:13
Sobre a altura, o melhor é medir a partir do centro do eixo central até o chão. Se não me engano, a altura mínima do central ao chão em velódromo é de 28 cm. A minha fixa tem uns 29 cm, com pneus 23. MTB costuma ser mais alta mesmo.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 06:48
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Sobre a altura, o melhor é medir a partir do centro do eixo central até o chão. Se não me engano, a altura mínima do central ao chão em velódromo é de 28 cm. A minha fixa tem uns 29 cm, com pneus 23. MTB costuma ser mais alta mesmo.
Bom dia Libert,
Mais uma vez, obrigado!

Sobre o cubo, ele quem me disse ser flip flop e possível instalar um pinhão roda livre no outro lado, como faço pra identificar a diferença olhando?

Então, a medida do pedal ao chão ficou em 9cm, como o pedivela é 17cm o MC está a 26 do chão - entretanto isso considerando que a medida foi tirada sem pneu.
Creio que colocando o pneu deva ficar bem próximo dos 28cm.
Abs
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 07:25
A rosca da roda livre não tem desnível. No caso da fixa, além do desnível, os sentidos do aperto são ao contrário, pois uma é para o pinhão e outra para o lockring. É isso que faz o pinhão ficar fixo, mas os dois precisam estar bem apertados, caso contrário não tem cubo que aguente. A vantagem do flip flip é que dá para deixar a relação mais leve ou mais pesada só mudando o lado da roda. 
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 13:54
Caros Libert e Registro, foi muito bom contar com suas opiniões sobre o assunto! Tiraram muitas dúvidas e receios que eu tinha.
Escrevo pra dizer que decidi mesmo fechar negócio, e vou pegar hoje ao fim do dia a menina.
Sensacional poder trocar ideias assim com outros apaixonados por 2 rodas!
Assim que levar ela pro mecânico dar uma geral e eu tiver as primeiras impressões compartilho com vcs!

Abçs
Clap
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2016 as 20:53
     Galera, peguei a bike e hoje dei o primeiro rolê!
Pensem numa criança feliz, kkkkk
Era exatamente o que eu esperava, acho que me encontrei de vez.
Ainda com medo de descer rápido as rampas mais fortes, mas por outro lado testei o caminho para o trampo e a principal subida - que eu tinha dúvidas se venceria na 46x16 - foi superada!
É fantástica a dinâmica da de rodar com ela, como muitos descreveram: é outra vibe, de fato não tem muito a ver com pedalar roda livre.
Enfim, estou satisfeito e vocês ajudaram a trazer mais um pro mundo da fixa.
Abçs!
Wink
Voltar ao Topo
DanielFB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DanielFB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2016 as 00:28
Pessoal, estou precisando de uma ajuda com o pedivela/movimento central.

Eu estou pensando em montar uma single speed a partir de um quadro de alumínio que está sobrando aqui em casa (resultado de um upgrade de quadro na minha speed). Esse quadro utiliza movimento central com rolamentos externos (Hollowtech II) e pedivela integrado. 

A questão é que eu não encontrei nenhum pedivela integrado barato e o orçamento está curto para esse projeto... Alguém sabe de um pedivela integrado com um preço legal?

Outra dúvida que tenho é sobre a possibilidade de substituir o movimento central. Eu poderia por exemplo substituir o movimento central por um movimento central de eixo quadrado? Para movimento central quadrado tem bastante opções de pedivela na faixa de R$100.

 


Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 09:51
É só comprar um central ponta quadrada que tem diâmetro de rosca e comprimento adequados para o quadro. Provavelmente é rosca inglesa (34,7 mm) com 68 mm de comprimento, o mais comum. No caso do ponta quadrada, também tem que escolher o comprimento do eixo, que vai influenciar na linha da corrente.
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2016 as 09:03
Salve pessoal!
Aproveitando o tema posto pelo DanielFB acima, estou precisando de uma dica que pra vcs experientes deve ser simples: identificar que tipo de MC é esse?
...
...

Caso ajude, o quadro é adaptado de uma caloi strada 2009...
Pretendo começar a me virar com a manutenção dela em casa, e pra isso comprar o extrator certo. Thumbs Up

Obrigadão!
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2016 as 09:13
Na realidade é a mesma bike pra qual abri o tópico, porém levei um capote terrível em maio, com escoriações, múltiplas fraturas na face, cirurgia, etc...
Felizmente já estou bem e pedalando novamente, mas transformei ela em SS com algumas adaptações (guidão, freios, e catraca 18 livre no flip-flop).

Enfim, tenho notado uns 'estalos' quando pedalo com mais força, que aparentemente vem do MC (mas podem talvez ser do cubo traseiro), e também estalos na caixa de direção.
Andei lendo nesse fórum que era relativamente comum nas primeiras STRADA 2009/2010 - mesmo novas - esse tipo de incômodo.
Na direção é certeza porque subindo nela e transferindo mais peso pra frente ao movimentar o guidão estala...
Para a parte de trás, já troquei os pedais pra testar, e não é neles o problema. Também não é na catraca livre porque ela estalava também na fixa...
Bem, como nunca desmontei caixa de direção e MC estou precisando, pra começar, saber de que ferramentas precisarei... quero aos poucos me libertar da bicicletaria e fazer as coisas em casa, um pouco como hobby.
Alguém podem me indicar, ilustrativamente pra um iniciante, por favor?
Valeu! Abçs,
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X