Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O Mito do uso de capacete.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoO Mito do uso de capacete.

 Responder Página  123 13>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Tópico: O Mito do uso de capacete.
    Postado: 16 Abr 2009 as 20:18

Saudações,

Vi no outro post alguém criticando o Elton40 por não estar usando capacete e vez por outra eu vejo alguém fazendo esse tipo de comentário. Quando eu voltei à andar de bike eu comprei todo o equipamento recomendado, e assim vou andando.

Mas como de costume, quando eu gosto de alguma coisa, eu pesquiso a respeito, e entre as minhas pesquisas uma delas foi a respeito do uso de capacete. Durante a pesquisa uma coisa me intrigou, haviam pessoas que eram contra o uso. Como sempre é bom olhar os dois lados, procurei por mais artigos que se opusessem ao uso ou à obrigação do uso.

Dai eu comecei a pensar bem. Essa m**** é de isopor, às vezes eu fico com vontade de apertar ele entre as mãos para ver se eu quebro ele. Lendo as discussões, pelo menos para mim, ficou claro que não há evidência ciêntifica nenhuma de que o capacete realmente pode evitar dano ou morte.

Neste artigo o cara faz um bom resumo do que eu vi ao pesquisar a respeito.

Eu continuo à usar o capacete, mas eu não me fio nele, dado que ele não interfere em nada(pelo menos não há prova disso) eu uso só para não ouvir encheção de saco, para o motorista ter menos o que falar quando for me xingar por estar na rua e para o caso de um acidente ninguém falar algo como: A culpa deve ser dele, olha como ele é irresponsável, não usa capacete.

Enfim, eu uso e recomendo o capacete mais por razões sociais do que por uma questão de segurança, mas acho um tanto exagerada a posição de sempre esculachar quem não usa.

[]´s
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:28
Ótimo tópico. E vai gerar muita discussão!
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:30
Eu não uso e concordo com o cara do artigo, podem falar o que quiserem!
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:35
Tenho posição bem simples a respeito: se alguém do grupo de pedal estiver sem capacete, eu vou pedalar sozinho pro outro lado.

Já sofri acidente de moto (1) e de bike (2). Se não fosse o capacete nas três ocasiões, tenho certeza de que teria sido bem pior. Rachei o capacete ao meio duas vezes (de moto e de bike), mas não tive nenhum dano na cabeça - o que foi comprovado pelos exames nas duas vezes. Certamente, minha cabeça teria rachado, ao invés da proteção.

Meus filhos também andam de capacete, sempre. Inclusive no condomínio onde moro a criançada já está começando a usar, também.
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
Ricardo Borba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:99
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:41

Eu sei de pelo menos 3 casos que, isso dito por médicos, caso as pessoas não estivessem de capacete, entrariam em óbito.

 
Um homem em uma estrada de terra(adulto, entre 35 e 40 anos) caiu de cabeça no chão seu capacete rachou, ele apenas desmaiou.
 
Outro caso na cidade, atropelamento e o capacete rachou quando imapactado no meio fio, a pessoa tambem desmaiou.
 
Ultimo caso que eu sei, o cara tinha capacete mas não estava usando, caiu e esta em observação no hospital e a bicicleta ja consertada na bicicletaria, esperando a ordem de venda caso o médico diga que o rapaz não possa voltar a andar de bike.
 
Tem gente que acha "feio" usar capacete, tem vergonha, não gosta. Feio pra mim é entender do assunto ou andar em uma bike de ponta sem fazer o uso do capacete.
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:44
Prefiro bater o capacete no chão do que a minha cabeça...
Voltar ao Topo
dsloureiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2009
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:406
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:47
sou ciclista, motociclista e escalador... e nas 3 modalidades, tem quem é contra e quem é a favor... eu uso nas 3... por enquanto só não uso pra andar a pé!!!  mas respeito quem não usa!!!
Voltar ao Topo
Beto Marcicano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Ibiúna - SP
Offline
Mensagens:1430
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:48
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Prefiro bater o capacete no chão do que a minha cabeça...


Simples assim! Não poderia ter sido mais feliz na sua frase!
Ibiúna, paraíso do MTB!



--==Japonese MTB by Miyata==--



http://superacaoblog.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:49
Notívago, certinho?
 
Não li o artigo, mas quanto ao capacete ser de isopor ou outro material quebradiço, é onde está todo o mérito.
Quando o biker cai e bate a cabeça, é gerada uma energia que será dissipada de alguma forma, e sendo o capa de isopor e ele quebrando, essa energia se dissipará na quebra do isopor, e se não tivesse o capa imagina só onde essa energia se dissiparia?
 
Quanto ao uso, eu defendo mesmo! pois se o meu cunhado q pedala comigo não estivesse usando em uma queda q ele teve, não estaria mais pedalando comigo ( foi feio o estrago no capacete ).
 
Então ao pessoal q não usa, pode ser que até agora voces tenham tido sorte, mas não deem sorte ao azar blza?
 
Abração!
 
Edson
 
 
 
The secret of success? Be happy! By Edson
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:53
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Saudações,

Vi no outro post alguém criticando o Elton40 por não estar usando capacete e vez por outra eu vejo alguém fazendo esse tipo de comentário. Quando eu voltei à andar de bike eu comprei todo o equipamento recomendado, e assim vou andando.

Mas como de costume, quando eu gosto de alguma coisa, eu pesquiso a respeito, e entre as minhas pesquisas uma delas foi a respeito do uso de capacete. Durante a pesquisa uma coisa me intrigou, haviam pessoas que eram contra o uso. Como sempre é bom olhar os dois lados, procurei por mais artigos que se opusessem ao uso ou à obrigação do uso.

Dai eu comecei a pensar bem. Essa m**** é de isopor, às vezes eu fico com vontade de apertar ele entre as mãos para ver se eu quebro ele. Lendo as discussões, pelo menos para mim, ficou claro que não há evidência ciêntifica nenhuma de que o capacete realmente pode evitar dano ou morte.

Neste artigo o cara faz um bom resumo do que eu vi ao pesquisar a respeito.

Eu continuo à usar o capacete, mas eu não me fio nele, dado que ele não interfere em nada(pelo menos não há prova disso) eu uso só para não ouvir encheção de saco, para o motorista ter menos o que falar quando for me xingar por estar na rua e para o caso de um acidente ninguém falar algo como: A culpa deve ser dele, olha como ele é irresponsável, não usa capacete.

Enfim, eu uso e recomendo o capacete mais por razões sociais do que por uma questão de segurança, mas acho um tanto exagerada a posição de sempre esculachar quem não usa.

[]´s


Colocando de uma maneira simples, pra todo mundo entender: Quem tem CÚ tem MEDO.
Vc usa o capacete pq confia nele, caso contrário não usaria. Esse negócio de "só uso para nao ouvir encheção" é papo furado.
Se não confia, não use e pronto. E outra, se cair e não estiver usando, espero que bata a cabeça e morra de vez. Serve pro restante que não usa tb.





Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:53
Teste simples:
Pegue um pedaço de pau e bata (com força) na cabeça de uma amigo usando capacete. Depois, repita o teste sem o equipamento.
Sério, um cara que fala que não existem testes que provem que um capacete protege deve ter batido a cabeça com força.


Editado por Cebo - 16 Abr 2009 as 20:55
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:54

Tem muita gente que também é contra a obrigatoriedade do cinto de segurança!...

Cada cabeça (rachada ou não) uma sentença.
Voltar ao Topo
JosimarFreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2006
Fortaleza - Ceará
Offline
Mensagens:2375
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:55
Eu uso e recomendo, tenho em casa um capacete branco, que ficou com uma raladura preta de asfalto de um lado e com um furo da ponta do guidon de outro.
Este capacete tem a "casca" bem resistente, mas, como o tombo foi com velocidade e na época eu usava as manoplas sem tampa no guidon, quando a bike caiu em cima de mim o guidon bateu tão forte na minha cabeça que perfurou o capacete.
Com certeza se fosse direto na cabeça, no mínimo eu teria uma "pu%a" cicatriz de um lado e uma "brecha" sem cabelos do outro lado onde "arrastou" no asfalto......
Enfim: CAPACETE É BOM E EU RECOMENDO !!! Clap
É só pular e rezar pra não quebrar os dentes...FREERIDE...!!!
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:55
Por todos os motivos já citados pelos que usam e  por ser um peso tão insignificante em minha cabeça que tb uso e aconselho.
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:57
Como voce pode garantir isso eu não sei, como você sabe, por exemplo, que se você não tivesse de capacete a batida nem atingiria sua cabeça? Existem argumentos, por exemplo, entre os estudos que afirmam que o aumento do tamanho da cabeça aumenta a chance de voce bater ela num acidente, além disso esse estudo afirma que o a maior parte dos danos sérios ao cérebro são causados pelo movimento de torção da cabeça e não pelo impacto, e contra torção o capacete não ajuda em nada, muito pelo contrário, ele aumenta o volume da cabeça aumentando a chance da torção ser causada, assim como ele aumenta o peso da cabeça, aumentando a gravidade da torção.

Além disso tem o efeito da compesação de risco, usando o capacete a pessoa se sente mais segura e arrisca mais do que sem.

Mais dois artigos a respeito: aqui e aqui
Voltar ao Topo
Osvaldo de Souza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:356
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 20:58
Totalmente a favor do capacete, não acredito nem tão pouco vou pesquisar algum artigo ou pesquisa referente ao não uso do capacete trazer benefícios, até acredito que tais existam porém sem bases concretas apenas suposições ou simplesmente polêmica
 
Cara é um componente de segurança utilizado em quase todos os esportes principalmente, motociclismo, automobilismo, ciclismo, aviação, etc.., etc...
 
Também já levei rola de moto e apenas alguns arranhões no braço, colegas meus não tiveram a mesma sorte, alguns morreram, outros ficaram sem orelha, tiveram que fazer raspagem para remover detritos de asfalto.
 
Não usar componente de segurança como o capacete pode e causa dados a si e aos outros, ao municipio ao estado, etc...etc...
 
Encarece a vida dos que pagam impostos em função dos impossibilitados dependentes do INSS. ( Se bem que neste caso é mais uma desculpa para tal) mas é real.
 
Galera vamos usar o capacete!!!!!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
Viva intensamente cada segundo de sua vida!
Voltar ao Topo
Samuelrdv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:258
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:03

Podem existir milhares de vezes em que o capacete não vai proteger em nada...mas se houver uma em que ele protege já vale...eu uso! 

                                                    Samuel

PS: como todo biker se de histórias de acidentes em que se o cara estivesse sem talvez não pudesse contar depois...
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:05
É óbvio que numa situação extrema o capaceta dificilmente salvará sua vida. Mas ele irá evitar que uma situação que poderia ser de nível médio ou até baixo de risco se torne extrema.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:05
É muito fácil encontrar pessoas que realmente atestam (sem trocadilho) a eficacia dos capacete numa queda.

Aqui mesmo no tópico em poucas mensagens já tem várias pessoas.

Agora, tente encontrar pessoas que sofreram quedas graves e estavam sem capacete para contestar o uso e dizer que a queda seria pior se estivessem com capacete.

Um artigo de um cara que nunca caiu, numa dessas nunca nem andou a mais de 30 km/h numa bike não vale para mim.

Voltar ao Topo
Beto Marcicano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Ibiúna - SP
Offline
Mensagens:1430
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:06
Tópico aqui do pedal mesmo, vale uma olhada:

Imagina se ele estivesse sem...

http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=5351&KW=capacete



Ibiúna, paraíso do MTB!



--==Japonese MTB by Miyata==--



http://superacaoblog.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Rafael Take Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2008
Vitória da Conq
Offline
Mensagens:250
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:06
Tem um bom exemplo neste video
 
 
Já ouvi falar que se a cabeça do ser humano tivesse a consistência de um coco não teriamos problema com acidentes, acontece a consistência da cabeça é igual a uma melância, joga uma no chão para ver o que acontece.
Fuji SST 1.0
Giant Innova Disc
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:08
Achar é uma coisa, provar é outra.

Tem varias entidades que testam capacetes a redor do mundo, não conheço nenhuma que afirmou que o capacete não ajuda, isso ajuda resolver não dá.

Os melhores exemplos estão nos para choques dos carros, meu pai tinha uma f-1000 78 e ela tinha para choque de aço que não absorvia nenhum impacto. Hoje o civic é considerado uns dos carros mais seguros, dos fabricados no brasil, pelo simples motivo de absorver o impacto na colisão, a coisa é tão importante que as chapas de aço utilizadas na dianteira do civic são mais finas que as de outros carros.

O ultimo pedal que teve acidente da galera que ando, se o cara não estivesse de capacete teria fodido toda a cara, com o capacete só teve uns arranhões.

O teste caseiro com o pedaço de pau é uma boa maneira pra comprovar a eficacia do capacete.

Pra mim a segurança vem primeiro o resto depois.

Mas pode andar sem capacete, a cabeça é sua.


Editado por andrefub - 16 Abr 2009 as 21:10
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:12
Ontem estava assistindo um dos vários programas de "amazing videos" daqueles da Discovery, Home and Health, etc.
 
Basta assistir uns 10 acidentes de bike ou skate resultando em faces quebradas, cabeças rachadas, etc, para logo perceber que em todos os casos o herói não usava capacete.  E, também que, caso estivesse usando, os danos seriam MUITO menores.
 
Mas, da mesma forma que contra fatos não há argumentos,  cada um cuida do seu como acha melhor.
 
Analisando rapidamente todos os artigos citados pelo Notivago me parece que se trata mais de um movimento pelas liberdades individuais, ou seja pelo direito de não usar o capacete quando a lei assim o obriga, do que propriamente uma defesa cabal, fundamentada, de que usar o capacete é "perigoso".
Voltar ao Topo
Ricardo Borba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:99
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:12
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Como voce pode garantir isso eu não sei, como você sabe, por exemplo, que se você não tivesse de capacete a batida nem atingiria sua cabeça? Existem argumentos, por exemplo, entre os estudos que afirmam que o aumento do tamanho da cabeça aumenta a chance de voce bater ela num acidente, além disso esse estudo afirma que o a maior parte dos danos sérios ao cérebro são causados pelo movimento de torção da cabeça e não pelo impacto, e contra torção o capacete não ajuda em nada, muito pelo contrário, ele aumenta o volume da cabeça aumentando a chance da torção ser causada, assim como ele aumenta o peso da cabeça, aumentando a gravidade da torção.

Além disso tem o efeito da compesação de risco, usando o capacete a pessoa se sente mais segura e arrisca mais do que sem.

Mais dois artigos a respeito: aqui e aqui
É cara, realmente o capacete é muito PERIGOSO, olha quantos males ele nos traz, aumenta nossa cabeça aumentando a chance de riscos, realmente o capacete é uma arma!
 
 
Confused
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:17
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Colocando de uma maneira simples, pra todo mundo entender: Quem tem CÚ tem MEDO. Vc usa o capacete pq confia nele, caso contrário não usaria. Esse negócio de "só uso para nao ouvir encheção" é papo furado.Se não confia, não use e pronto. E outra, se cair e não estiver usando, espero que bata a cabeça e morra de vez. Serve pro restante que não usa tb.


Afirmação infeliz, às vezes eu não uso. Das vezes que eu não usei, não teve uma vez que alguém não me tenha enchido o saco por causa disso. Sempre tem um ciclista para te parar e falar: Precisa usar capacete! Olha o capacete! etc.

Como não enche o saco, eu não uso.

Quanto às afirmações de o médico disse isso ou aquilo, se o médico disse isso, disse sem base nenhuma falou isso baseado no achometro dele, duvido que ele saiba quanto que o capacete diminuiu do impacto, quanto da força foi distribuida ou mesmo ele não tem ferramenta nenhuma para garantir que a cabeça sequer teria sido alcançada sem o capacete.

E bater com um pau numa melancia não é nenhum estudo ciêntifico. Aliás, você já fez isso?

Quanto ao raivoso me desejando a morte, ao invés de ficar repetindo a opinião de outros feito um papagaio, por que você não aproveita a proposta da discussão para pesquisar um pouco e oferecer ao menos um argumento embasado?

[]´s
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:26
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:


Teste simples:Pegue um pedaço de pau e bata (com força) na cabeça de uma amigo usando capacete. Depois, repita o teste sem o equipamento. Sério, um cara que fala que não existem testes que provem que um capacete protege deve ter batido a cabeça com força.


Você acha mesmo? Segundo as estatisticas australianas, a proporção de danos à cabeça/acidente com ciclistas manteve-se constante se comparado com o periodo pré-lei obrigando o capacete e pós lei, apesar do uso de capacete ter subido para 80%. Agora não me lembro o pais, mas teve um em que depois da lei obrigando o uso, os acidentes com ciclistas aumentaram em 10%.

Além disso um capacete mal lavado pode causar doeças..

Resumindo alguns pontos, inclusive o meu capacete salvou minha vida.

Voltar ao Topo
Beto Marcicano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Ibiúna - SP
Offline
Mensagens:1430
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:28
Eu não falo mais pra ninguém usar capacete, se o cara não quer usar, beleza não ando junto com ele. Depois o infeliz arrebenta a jaca na trilha ou na rua, e os outros que estão protegidos vão ter que socorrer o cabeçudo? Não, muito obrigado...
Ibiúna, paraíso do MTB!



--==Japonese MTB by Miyata==--



http://superacaoblog.blogspot.com/
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:28
P.S.: Para aqueles que gostam do argumento, estava de capacete, sofri um acidente e fui salvo por ele.

A márcia estava de capacete e teve a cabeça amassada pela roda do onibus.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:32
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

É muito fácil encontrar pessoas que realmente atestam (sem trocadilho) a eficacia dos capacete numa queda.Aqui mesmo no tópico em poucas mensagens já tem várias pessoas.Agora, tente encontrar pessoas que sofreram quedas graves e estavam sem capacete para contestar o uso e dizer que a queda seria pior se estivessem com capacete.Um artigo de um cara que nunca caiu, numa dessas nunca nem andou a mais de 30 km/h numa bike não vale para mim.


Cara, o artigo dele eu usei para não ficar colocando todos os links, o propósito era começar um debate, não despejar a internet no post. Dá uma procurada por pesquisas ciêntificas a favor e contra o uso. O artigo desse cara resume bem o cenário da discussão do assunto e tem links para recursos defendendo e repudiando o capacete, não é um mané dizendo eu acho por que eu acho.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:34
Originalmente postado por Ricardo Borba Ricardo Borba escreveu:

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Como voce pode garantir isso eu não sei, como você sabe, por exemplo, que se você não tivesse de capacete a batida nem atingiria sua cabeça? Existem argumentos, por exemplo, entre os estudos que afirmam que o aumento do tamanho da cabeça aumenta a chance de voce bater ela num acidente, além disso esse estudo afirma que o a maior parte dos danos sérios ao cérebro são causados pelo movimento de torção da cabeça e não pelo impacto, e contra torção o capacete não ajuda em nada, muito pelo contrário, ele aumenta o volume da cabeça aumentando a chance da torção ser causada, assim como ele aumenta o peso da cabeça, aumentando a gravidade da torção. Além disso tem o efeito da compesação de risco, usando o capacete a pessoa se sente mais segura e arrisca mais do que sem. Mais dois artigos a respeito: aqui e aqui
É cara, realmente o capacete é muito PERIGOSO, olha quantos males ele nos traz, aumenta nossa cabeça aumentando a chance de riscos, realmente o capacete é uma arma!
 

 

Confused


Esse é o melhor argumento que você consegue pensar? Ao menos você se deu ao trabalho de ler alguma coisa? Ou você acha que sabe tudo então não precisa pensar?
Voltar ao Topo
Kazu Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2003
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:288
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:37
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

P.S.: Para aqueles que gostam do argumento, estava de capacete, sofri um acidente e fui salvo por ele.

A márcia estava de capacete e teve a cabeça amassada pela roda do onibus.


Ué?! Pela sua lógica se ela estivesse sem capacete não teria sofrido nada? Nesse caso possivelmente nem um capacete de F1, que é muito mais resistente do que um capacete de bike, evitaria o ocorrido.

Além disso, há uma grande diferença entre bater a cabeça numa queda e ter um ônibus em cima da sua cabeça.
Voltar ao Topo
Ricardo Borba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:99
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:37
Não vou mais discutir com um cara que usa uma tragedia(caso da Marcia) pra defender a idéia de não usar capacete.
 
Voce não deve precisar mesmo, ja que é cabeça-dura.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:38
Originalmente postado por Beto Marcicano Beto Marcicano escreveu:

Eu não falo mais pra ninguém usar capacete, se o cara não quer usar, beleza não ando junto com ele. Depois o infeliz arrebenta a jaca na trilha ou na rua, e os outros que estão protegidos vão ter que socorrer o cabeçudo? Não, muito obrigado...


In August 1999, Philip Dunham, then 15, was riding his mountain bike in the Great Smoky Mountains National Park in North Carolina and went over a jump on a trail. As he did, his back tire kicked up, the bike flipped over and he landed on his head. The helmet he was wearing did not protect his neck; he was paralyzed from the neck down.

Two years later, Philip has regained enough movement and strength in his arms to use a manual wheelchair. He has also gained some perspective. With the helmet he felt protected enough to ride off-road on a challenging trail, in hindsight perhaps too safe.

"It didn't cross my mind that this could happen," said Philip, now 17. "I definitely felt safe. I wouldn't do something like that without a helmet."
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:39
 
Esse tipo de tópico, ''Com ou sem capacete?'', "GTS", "Vicini", "Sram ou Shimano", "Torquímetro X olhos", acho meio desnecessário... Já tem muitos tópicos sobre isso...
 
Se não quer não use! Eu não ligo de andar com gente sem, mas uso quase sempre...
 
Ah! E me dá o Ovomaltine!



Editado por mike - 16 Abr 2009 as 21:40
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:40
Antes eu não usava capacete, mas decidi comprar e usar, e qdo usei pude perceber que sinto uma segurança maior ao pedalar. Sendo que já pedalava há uns 20 anos sem capacete.
Já tive duas quedas de bike e em nenhuma estava usando capacete, pra minha sorte não bati a cabeça em nenhuma das duas, na primeira a bike deu pt, qdo atrepelei um carro. hehe, já na segunda só tomei um capote pois tinha atropelado um cachorro.
Tenho dois capacetes um todo fechado ou full face e outro aberto.
Geralmente só costumo usar o capacete qdo vou para algum passeio, ou um rolê pra um lugar longe.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:42
Originalmente postado por Ricardo Borba Ricardo Borba escreveu:

Não vou mais discutir com um cara que usa uma tragedia(caso da Marcia) pra defender a idéia de não usar capacete.
 

Voce não deve precisar mesmo, ja que é cabeça-dura.


A tragédia da Márcia é um fato. Agora me diz por que o argumento: "Estava usando capacete, sofri um acidente e não morri é bom." e "Estava usando capacete, sofri uma acidente e morri." não é bom?

O capacete não salvou ela de morrer por dano na cabeça. Isso é um fato mais concreto do que casos em que "talvez se não tivesse usando capacete eu teria me machucado se realmente naquele caso eu chegasse a bater a cabeça e a batida realmente tivesse sido forte o suficiente para me machucar, apesar do osso ser muito mais resistente que isopor."
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:45
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Antes eu não usava capacete, mas decidi comprar e usar, e qdo usei pude perceber que sinto uma segurança maior ao pedalar.


E justamente isso pode ser um dos problemas. Você se sente mais seguro. Mas será que você está mais seguro? E será que você ao se sentir mais seguro não arrisca mais do que arriscaria sem o capacete?
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:46
Originalmente postado por Ricardo Borba Ricardo Borba escreveu:

Não vou mais discutir com um cara que usa uma tragedia(caso da Marcia) pra defender a idéia de não usar capacete.
 
Voce não deve precisar mesmo, ja que é cabeça-dura.
 
KKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Me desculpem, sem ofensa mas essa foi a melhor do tópicoLOL
The secret of success? Be happy! By Edson
Voltar ao Topo
Osvaldo de Souza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:356
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:51
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Originalmente postado por Ricardo Borba Ricardo Borba escreveu:

Não vou mais discutir com um cara que usa uma tragedia(caso da Marcia) pra defender a idéia de não usar capacete.
 
Voce não deve precisar mesmo, ja que é cabeça-dura.
 
KKKKKKKKKKKKKKK!!!!! Me desculpem, sem ofensa mas essa foi a melhor do tópicoLOL
 
Caracas M eu Este rapaz do tópico esta inspirado em falar coisas desnecessárias Concordo com Com Vc EDbike, o cara é cabeça dura Achamos a resposta para a duvida no tópico
Viva intensamente cada segundo de sua vida!
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 21:52
Quer utilizar um capacete que, aparentemente, realmente proteje! Então arranje um daqueles utilizados pelos soldados alemães durante a 2ª guerra mundial!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 13>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X