Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Nêga 1.8 Urbana - Uma novela de bicicleta!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Nêga 1.8 Urbana - Uma novela de bicicleta!

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Nêga 1.8 Urbana - Uma novela de bicicleta!
    Postado: 29 Mai 2014 as 16:39
Pra quem que ainda não montou uma bicicleta com a sua cara ou imaginação;
Para aqueles que já montaram, sabem das agruras pelo caminho, mas gostam de dividir a experiência com os que amam as magrelas, não percam a

[IMG]http://imageshack.us/photo/my-images/842/ddtg.png/]

A novela que conta a estória de um cara comum sofrendo para tirar uma bike da cabeça e por pra rodar!

Promete mais emoções que a Copa!

Estréia amanhã, 30/05.
Voltar ao Topo
donaire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar donaire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 17:32
hahaha. parece interessante. ganhou um tópico-espectador
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 20:42
É novela mexicana?
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 23:31
de olho
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
haole Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2013
SG / CF -RJ
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar haole Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 00:11
Vou acompanhar neste horário...pra mim vai ser um "the noite" com nega 1.8
Abraço
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 12:32

INTRODUÇÃO

 

     A idéia surgiu depois que foi aberta ao público a ciclovia na margem direita do rio Pinheiros. Apesar de pedalar por São Paulo à um bom tempo, sempre que possível, indo pro trabalho, não via a hora de fugir do eixo J. Dias-Vereador J. Diniz-Ibirapuera.

                Mesmo sem acesso “oficial” junto à ponte João Dias, fazendo uma “gato” pela mureta, foi possível acessa-la. O caminho é tranquilo e por enquanto, pouco utilizado. E esse é justamente o problema: Por ser meio deserta e sem há segurança, o lugar poderia atrair a pilantragem, e logo ouve um caso de assalto: http://espn.uol.com.br/video/404045_ciclista-e-assaltada-na-nova-ciclovia-do-rio-pinheiros-bike-e-legal

                A solução foi formar pequenos “bondes” com a galera que segue, principalmente à tarde. Mas a insegurança sempre ta lá, como uma pulga atrás da orelha. Principalmente porque a minha companheira de trabalho é a mesma de viagem, na qual investi tempo, $$$, suor e meu modesto conhecimento pra poder deixar ela do jeito que tá hj:



            
Embora ela já tenha passado do 5000km, convenhamos que para-lamas, bagageiros e uma porrada de acessórios, não a deixam muito leve... (acho que até os adesivos jogam contra). O que também é relevante quando se faz quase 50km pra ir e vir do trabalho.

      Então tive a ideia de uma montar uma nova companheira, que fosse mais leve, rápida e sem precisar investir muita grana.

     A resposta ideal seria uma speed, ou mesmo uma fixa. Mas levando-se em consideração a distância e algumas subidas que encontro pelo caminho, resolvi unir o que cada bicicleta tem de melhor, como o conforto das bikes de passeio, a ergonomia das mtb/ciclocros, a velocidade e agilidade das speed/Road, a leveza e o estilo das fixas, e montar o que chamo de urbana!

     Assim, nos próximos capítulos conheceremos aos poucos a Nêga 1.8, que ainda está na cabeça, mas não vê a hora de ganhar as ruas!   

Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2014 as 11:54

O CORPO

 

Para ganhar agilidade e velocidade, nada melhor do que as speed. Então o corpo, ou o quadro, só poderia ser uma Road. Então começou a busca: Google, Mercadolivre, Ebay, bicicletarias top’s ou nas boca-de-porco da “quebrada”, onde houvesse uma luz acesa, lá estava eu procurando. De repente, numa busca despretensiosa no Olx, eis que aparece ele:


Leve e, ao mesmo tempo, robusto, lá estava ele! E o melhor: 150 dilmas! Contatos feitos, lá vai eu carregando o esqueleto branco no ombro, pelo Metrô da linha Azul. Vou fazer suspense pra ver se vc’s descobrem qual quadro é esse, mas pelo que vejo por aqui, logo logo o mistério acaba!

Porém, o que eu não sabia, é o quão difícil é conseguir os ajustadores de tensão dos cabos de downtube:



            Essa pecinha aparentemente insignificante me deu a maior dor de cabeça. Cheguei a pedir ajuda aqui no fórum, e o usuário Voodoo, uma das lendas daqui, até tentou ajudar, mas eu não podia receber MP, então o negócio era ir à luta: tome Google, Mercadolivre, etc...

Já estava considerando comprar no ebay da Inglaterra, já que aqui estava impossível, mas pagar mais de 40 Elizabeth’s, o que dá uns 150 dilmas por uma porcatia dessas!?!?!?

Mas, andando pelas rua do centro, tive uma ideia, peguei o telefone, chorei, implorei e...       

Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 15:20
Acabei ficando sem postar, mas vou retomar a história, caso haja algum interessado!

Eis que encontro a tal peça lá na http://rocomo.com.br/
Mas o Alexandre (acho que era esse o nome do atendente) teve que procurar lá na oficina da loja pra ver se achava.

Agora o problema era buscar. A loja fica em São Caetano do Sul. A solução foi acionar meu amigo Emerson Lacerda que mora próximo pra pegar pra mim.

Problema solucionado, fui atrás do garfo. À princípio, achei que seria fácil: ledo engano! Quando achava o garfo de alumínio, era over; quando era standard, era cromado; quando era pitado, era 28; quando era 700, era só pra disco; quando tinha tudo, era muito caro...

Foi realmente muito difícil achar, a ponto de me deixar desanimado. No dia que o Emerson foi até a Rocomo pra pegar os reguladores, ele me ligou de lá, pois não estavam encontrando a peça, que fora encaminhada da loja de Ribeirão Pires, para São Caetano. Mas logo alguém achou. Aproveitei para perguntar se havia na loja algum garfo disponível. E eles tinha essa belezinha aqui:


Do jeito que eu queria: Standard, alumínio, pintado, pra ferradura e usado. Essa última característica influenciou no preço: R$65 (!).

Aproveitei ainda pra pegar um par de Aros Vzan Speed 700, uma vez que o preço lá era de longe o melhor: R$ 25 cada!


Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 15:36
Acompanhando e me incentivando para tirar a minha do papel e da cabeça ... continue postando !
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 15:36

O BATISMO

 Com "O corpo" definido, comecei a pesquisa pelas demais peças. Mas antes, vou explicar sobre o "batismo”

Já tá óbvio que a cor vai ser preta, mas o complemento do nome se dá pelo tipo de bicicleta que esse Frankstain se tornará no final das contas. Como a distância a ser percorrida diariamente será grande, mas a altimetria nem tanto, optei por rua relação meio speed, meio MTB. A melhor solução que encontrei foi colocar um pedivela road de 52 dentes, com um cassete ff-road de 8 velocidades, com 11-34 dentes ( O famoso Megarange). Assim posso ter uma boa velocidade final na com o 52/11 e conseguir subir algumas ladeiras com o 52/34. Mas tudo isso ainda é teoria. Daí vem o 1.8!

O fato é que ao optar por essa relação, alivio o peso de uma coroa, do câmbio dianteiro e respectivo cabo e de um trocador. Este último, optei por usar de MTB. Pelas pesquisas que fiz, acho que a melhor opção...

Tem algo à acrescentar?

"
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 17:30
Que quadro é esse?
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 19:50
É um Caloi Strada 54 2004!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 10:49

QUEIXO-DURO

Sempre andei de MTB, tanto na cidade, quanto na estrada. Como cicloturista no Brasil não tem muitas opções de touring bikes, a maioria de nós acaba montando tudo que pode num quadro de 26”. Essa será a minha primeira experiência numa bike com “queixo-duro” pra uso diário. E uma questão me veio à tona: quem anda pelas ruas de São Paulo sabe o quão nosso asfalto é judiado. Não falo só dos buracos, mas também dos remendos mal feitos. Por essa razão, comecei a procurar entender melhor como os pneus poderiam me ajudar.

 A minha companheira atual está calçada com pneus 26x1.50. Antes deles usava 26x1.95. Notei uma grande diferença de um pro outro, sendo o último mais confortável. Nas speed os pneus mais usados na cidade são os 700x23, ou até os 700x25. Meu irmão tem uma Fanini com 700x23 e achei que bate muito seco nos buracos, mesmo nos menores. Mas testei uma Caloi 10 dessas novas e percebi que ela é bem mais confortável. Com pneus 700x28, ela parece mais firme e macia ao mesmo tempo.

Assim, estava decidido: 700x28 serão os “sapatos” da Nêga!

Voltar ao Topo
Rai7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2014
Trairi - CE
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rai7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 21:34
Estou acompanhando (e adorando!) o tópico. Fico na torcida para que a Nêga saia toda se exibindo logo. Big smile

Tenho também um projeto de "híbrida" (que descobri em um dos tópicos que não tem nada de híbrida e sim uma MTB urbanizada... Ermm) e espero que ela $aia logo da cabeça para o asfalto, hehehe.
Voltar ao Topo
marcell_mcr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcell_mcr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 00:04
Fala geonsp! Estou acompanhando e na expectativa de ver ela pronta.
Qual vai ser a cor dela? Ou vai deixar o quadro e o garfo nas cores que já estão?
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 13:59
Obrigado por acompanhar!
Se houver algo em que eu posso ajudar, é só falar!

Amanhã cedo teremos um novo capítulo!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 14:01
Originalmente postado por marcell_mcr marcell_mcr escreveu:

Fala geonsp! Estou acompanhando e na expectativa de ver ela pronta.
Qual vai ser a cor dela? Ou vai deixar o quadro e o garfo nas cores que já estão?

Fala Marcell!
Como já havia postado no capítulo - O Batismo - Ela será preta, fazendo jus ao nome de Nêga!
Mas sugestões são bem vindas!
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2014 as 17:28
Seguinte, dica e sugestão: arruma uma mesa 120 ou 130 pra botar nela se for botar um barra reta ou um riser leve. =) Pra bater mais próximo com os fits dado para speeds e tirar um pouco da pressão do pulso. Bar end deve ajudar um bucadinho também, e um guidão curto vai te dar mais agilidade (se for pelo caminho do flat) e tranquilidade pra andar no meio dos carros, mas pra você que vem do guidão mais largo pode ser dificil de acostumar. 

Se for usar mais curto do que 58 (eu uso isso hoje em dia), não vá pelo guidão 31.8, mas pelo 25.4, pra não correr riscos. O 31 é legal e tal, mas acabou me atrapalhando na hora de colocar os bar ends (essenciais pra se ter mais confortos e opções de pegada nesse caso), já que eu tou com um guidão da GIOS (que me surpreendeu por sinal com a qualidade) que o Over dele é bem progressivo, e acabou não deixando eu chegar os passadores mais pra dentro, e não vou ficar espremendo meus dedos. Bom, se não dá pra botar qualquer bar end, imagina cortar o gudão... LOL Vai ficar assim, já que descolei uma mesa Truvativ 120mm 31.8 por 35 conto. LOL O Venzo que uma amiga usa apesar de ser 31.8 a parte grossa é bem delimitada, enfim, tem de ficar esperto nisso.

Bom, possívelmente você já deve ter um plano, mas fica ai meus centavos. Ótimo achado o quadro, por sinal :)
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 08:55
Obrigado pela colaboração Bruno!

Realmente a dupla guidão+mesa é muito importante para o conforto, que por sua vez é primordial.
Mas também pondero praticidade e design...

Pretendo abordar o assunto mais pra frente, em capítulo dedicado ao tema!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 08:59
CADA ESCOLHA, UMA RENUNCIA

Quando optei pelos pneus 700x28, visando o conforto, mal sabia o que estava por vir. Pensando eu que pneus de speed é só um detalhe, não achei que houvesse qualquer problema. Mas ele estava lá.

Não fazia a menor ideia de que um pneu com 0,5 centímetros de diferença pudesse travar meu projeto. Isso por que o bendito não cabe no quadro. Só depois de pesquisar muito com os experts aqui do fórum, é que descobri que a maioria dos quadros disponíveis no Brasil, não comporta tal medida. Fui aconselhado a comprar um quadro de ciclocross, mas esse além de ser quase impossível de se achar, custa todo o orçamento que tenho disponível pra essa empreita!

Sem remédio. Teria mesmo que ir à caça de mais um quadro, com esse viés de aceitar pneus 700x28, uma vez que já os tinha encomendado.

E aí, tem uma sugestão de quadro “baratin” pra mim??

Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 09:13
Não dá pra montar com pneus 700x25 e depois trocar o quadro? Considerando que depois pode ser necessário trocar somente o câmbio dianteiro e canote, se a espessura do seat tube for diferente.
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 09:25
Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:

Não dá pra montar com pneus 700x25 e depois trocar o quadro? Considerando que depois pode ser necessário trocar somente o câmbio dianteiro e canote, se a espessura do seat tube for diferente.


O problema é que os pneus foram comprados no eBay e já estão à caminho!
Mas acredite: essa história ainda vai dar "pano-pra-manga"

Esse projeto não vai utilizar câmbio dianteiro, e o canote, nesse caso, é apenas  um detalhe...
 
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 09:58
Se for se desfazer do quadro me põe na fila :D
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 16:20
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Se for se desfazer do quadro me põe na fila :D


Vou me desfazer sim, mas por enquanto não posso publicar nos classificados, pois ainda não tenho um mínimo de postagens...
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2014 as 16:22
Originalmente postado por geonsp geonsp escreveu:

Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Se for se desfazer do quadro me põe na fila :D


Vou me desfazer sim, mas por enquanto não posso publicar nos classificados, pois ainda não tenho um mínimo de postagens...

Tá. Dependendo do preço tenho interesse :)
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 09:05

TREM DE FORÇA

Sempre dei muita importância ao conjunto movimento central, pedivela e pedais. Não sei se é um exagero da minha parte, mas acredito que um conjunto equilibrado, “redondo” e leve, pode garantir um bom “giro”. Como atualmente utilizo um Deore-M590 triplo, que adaptei pra 48/36/22, já saio ganhando e muito em peso, pois pretendo utilizar um single speed.

Mas tenho dois pequenos problemas. Um deles é a falta de experiência em pedivela de road. Não sei como é girar um volante grande. Já vi opções de até 56 dentes. A princípio, acho que os de 50 dentes seriam os ideais, visto que já estou acostumado ao de 48. Mas penso que talvez um de 52 também ajude no desempenho em parte do percurso, na ciclovia, onde se podem desenvolver maiores velocidades.

Mas o que realmente incomoda é a dificuldade para encontrar. Os pedivela com apenas uma coroa são mais indicados para as fixas. Por essa razão, são encontrados com facilidade com 38, 44 ou 46 dentes. Dificilmente passam disso. A solução seria conseguir um duplo, de 50 ou 52, remover a coroa menor e cortar os encaixes.

O movimento central vai depender do pedivela que encontrar: ponta quadrada ou octalink. Só uma certeza: tem que ser Shimano. Já utilizei outras marcas, mas em termos de durabilidade, o Shimano é imbatível, pelo menos na minha opinião.

Outro ponto importante são os pedais. Eu uso sapatilhas e clips apenas para viagens. Não acho seguro andar clipado pela cidade. Qualquer fechada ou tombo podem ser agravados se estiver usando clip. Mas isso é muito pessoal e gera muita controvérsia e não quero criar discussões à respeito. Por isso optei por pedais comuns, e tenho simpatia pelos Wellgo. Já utilizei e me atenderam bem.

O que acham?

Voltar ao Topo
RicardoMilk Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Nov 2013
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RicardoMilk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 11:34
Daí geon, eu tenho um deore m590 48-36-26, sabes se posso retirar a coroa menor e usar o pedivela como duplo normalmente?
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 11:48
Originalmente postado por RicardoMilk RicardoMilk escreveu:

Daí geon, eu tenho um deore m590 48-36-26, sabes se posso retirar a coroa menor e usar o pedivela como duplo normalmente?


O que fiz foi colocar uma coroa de 22 no lugar da de 26. Só precisei limar um pouco pra não pegar no movimento central Hollowtech!
Mas dá pra tirar e deixar sem nenhum também, sem problemas!
Talvez vc precise por uma arruela pra dar aperto, mas é só!

Espero ter ajudado!
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 11:58
Vai com 50 na frente e um 11-34 atrás.  Acho que é mais do que suficiente.

Sobre pedal, eu uso um Wellgo dupla face, tem cara de pedal comum. Acho que com a sapatilha a pedalada rende mais, cansa menos, mesmo que com a mola frouxa, que é como eu utilizo no transito. Como não vou pedalar em pé, nunca escapou, e já que é de plataforma, se eu não conseguir encaixar saindo de um sinal, tenho um bom apoio pro pé.
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 12:58
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Vai com 50 na frente e um 11-34 atrás.  Acho que é mais do que suficiente.

Sobre pedal, eu uso um Wellgo dupla face, tem cara de pedal comum. Acho que com a sapatilha a pedalada rende mais, cansa menos, mesmo que com a mola frouxa, que é como eu utilizo no transito. Como não vou pedalar em pé, nunca escapou, e já que é de plataforma, se eu não conseguir encaixar saindo de um sinal, tenho um bom apoio pro pé.


Estou mesmo entre o 50 e o 52. Vai ser o que eu encontrar mais fácil.
Quanto ao pedal, não vou mesmo usar clip. Como já disse, é pessoal! rsrs

Agradeço a contribuição!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 09:38

AO CUBO

Peças importantíssimas num projeto desses, os cubos me consumiram algum tempo de pesquisa. Primeiro a diferença de rolagem: esferados ou roletados. Pelo que pude entender os esferados, opção adotada pela Shimano, são um pouco mais lentos, mas são mais flexíveis e resistentes às torções que a roda sofre a cada imperfeição do piso que é absorvida pela roda. Estão mais presentes nas MTB’s. Já os roletados são mais propícios às Road. O que ocorre é que as esferas ficas seladas em um compartimento, como uma popular rolemã. Assim desenvolvem melhor a velocidade, mas são mais rígidas em relação à torção. Posso estar falando bobagens, mas foi o que sintetizei.

Além disso, há diferença de comprimento no cubo traseiro de speed pra MTB, sendo os últimos 0,5cm maiores. Mas antes mesmo de definir isso, teria que definir os freios, pois se optasse por freios à disco, precisaria de cubos específicos. Porém, de cara, excluí freios à discos  da minhas opções por não acreditar que combinaria com o projeto.

Tem ainda a opção de furação. 32 ou 36? Ou menos? Ufa!

Ah, e a cor? Preto, prata... até vermelho tem.

Como a Nêga vai rodar pelo asfalto “padrão-fifa” de São Paulo, optei mesmo pelos cubos esferados. Tive uma boa experiência com cubos Quando, que resistiram bem até ao Caminho da Fé. Mas não encontrei opções para aros 700. Minha escolha foi o Shimano Sora 2200, preto, com 32F. Então fui à caça. Mr. Google e telefone na mão. Achei todo tipo de preço, e acabei comprando por um bom custo/benefício o último par disponível na www.ciadopedal.com.br por 85 dilmas o par (!). Mas só tinha prata...

Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 10:22
Mantra do ciclista urbano commuteiro: Freio a disco e suspensão não, porque enche o olho do ladrão. LOL
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 10:24
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Mantra do ciclista urbano commuteiro: Freio a disco e suspensão não, porque enche o olho do ladrão. LOL


Boa essa Bruno!
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 10:33
Freio a disco é como um imã, por onde passa qualquer pessoa olha.
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 09:03

EM OUTRO CORPO

 

                Como o primeiro quadro que adquiri não suporta os pneus escolhidos, estava na hora de buscar novas curvas pra Nêga. E essa é, de longe, a busca mais difícil! Há realmente muitos quadros disponíveis, mas quando começo a listar as características e adequações necessárias ao projeto, 99% deles são descartados. Anos e anos de mercado praticamente monopolizado foram muito prejudiciais ao desenvolvimento das magrelas em terras tupiniquins. Os brasileiros necessitam urgentemente de um fabricante que realmente conheça o mercado. Precisamos de bicicletas feitas por ciclistas!

                Depois de muita pesquisa, por cerca de 10 dias, encontrei no Mercadolivre esse Alfameq:

                Por 300 dilmas, completo, com garfo, caixa de direção, canote e selin. Interpelei o vendedor sobre os pneus e ele me informou que não só cabia, como já havia rodado com os 700x28:

Assim, a Nêga ganhava um novo corpo, antes mesmo do nascimento. Espero que este realmente sirva...

Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 09:36
Você vai usar que tipo de guidon?
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 09:52
Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:

Você vai usar que tipo de guidon?


Essa eu respondo no próximo capítulo!

Abraço!
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2014 as 11:00

MARRENTA

            Conjunto importantíssimo, chegou a hora de pensar na dupla guidão e mesa. Há muito que se ponderar á respeito. Assim como há muitas opções no mercado. Variando em ângulos, alturas, comprimentos e materiais, as mesas são difíceis de escolher, e muitas vezes, acabam sendo trocadas depois de experimentadas na prática.

            À princípio, pensei em comprar direto uma standard uma vez que os quadros adquiridos assim a pediam. Mas com a possibilidade de adaptador para over ahead set, achei que teria mais opções.


            Depois, foi a hora de decidir o comprimento e ângulo. Quanto ao comprimento, já experiência com mesas longas, e não gostei. Acho que mesas mais curtas deixam a bike mais ágil, principalmente para o trânsito, onde pretendo usá-la. Já quanto ao ângulo, não tive dúvidas, vou de mesa ajustável



            Isso até que foi fácil. Difícil mesmo foi escolher o guidão...

São opções demais! Conforto, estilo, desempenho... Flat, Riser, Butterfly... já tava até virando craque em inglês! Convenhamos que guidão é muito pessoal, e é difícil chegar num bom senso. A principio, o fundamental era que fosse estreito, pois sofro pra passar entre os carros com meu guidão de 640mm, sem contar os bar-ends e o retrovisor. Para um guidão tão estreito, só poderia usar 25.4 como medida de centro, para facilitar a alocação dos manetes de freio, do trocador e de um farolzinho (talvez coloque uma buzina também).

Pensei em por um guidão compacto ou short de speed, mas acho meio desconfortável a posição, Então pensei no Riser, mas acho que deixa a bike muito MTB, assim como o Flat.

            Foi nessa hora que olhei com mais atenção às Fixas! Pesquisei varias fotos e cheguei à solução: Um guidão estreito, leve, com mais de uma pegada e, por último, mas não menos importante, estiloso.  A resposta aos meus problemas também veio em inglês, e se chama Bullhorn (chifre de boi/búfalo)

 

Não queria deixar a Nêga chifruda, logo de cara, mas a verdade é que guidãos Bullhorn deixam as magrelas com “cara de mal”, de marrenta!

“...tão dizendo lá no alto do morro que essa nêga é marrenta e brava...”

Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2014 as 15:04
Ótima escolha! Vô te falar que eu acho que eu vou pegar um desses ein?
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2014 as 15:17
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Ótima escolha! Vô te falar que eu acho que eu vou pegar um desses ein?


Legal!
Agora to na dúvida se coloco fita, espuma ou deixo pelado...
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X