Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1 34567 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2013 as 10:37
Ola,

fico grato a todos que tornaram este tópico um sucesso.

Começou apenas como uma necessidade minha para melhorar meu pedivela Deore. Com esta iniciativa, quebrei o medo de mexer na bike, revirei toda a transmissão e a brincadeira ficou muito divertida e com resultados muito bons.

Hoje minha transmissão esta assim:






Para realmente melhorar o câmbio dianteiro com pedivela duplo, o uso do Shimano XT M785 é perfeito. Apesar de ser projetado para Dyna-sys (10v), funciona perfeitamente bem com 9v. Fica a dica.

Abraços.

Editado por furukawa - 04 Jun 2014 as 21:13
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2014 as 22:51
Opa blz a todos , recentemente sai de uma bike 26'' 
E para não ficar sem bike comprei uma 29'' meia boca 
Ela é 24 v e aos poucos estou ajeitando ela , estou com uma cassete de 11 x 32 , não vou mudar para 34 pois teria que migrar para 27 v e não quero fazer isso agora 
Pois recentemente troquei as alavancas ( trocadores ) 
Estou garimpando um pedivela já com coroas mais acertadas para meu uso , não ligo se é dyna , se é para 27 ou 30 v , sei que o desgaste será mais precoce usando em 24 v 
Bom o négocio é o seguinte pensei no pedivela deore integrado m590 48/36/26 , e tirar as maior de 48 , ou comprar um alivio octalink na mesma configuração de coroas 
Qual seria mais macio para pedalar o integrado creio eu ? 
O negócio é que não quero gastar muito nela por se tratar de uma bike meia boca , e tambem não quero perder muita velocidade final 
O Adil do P29 br me indicou o novo deore 40/30/20 modelo 2014 , mais naum encontrei em lugar nenhum 
Mais tambem se achar vai ser uma paulada creio eu , pensei de usar 36/26 e se ver que não rola a 26 trocar por uma 24 ? e 36 seria suficiente para velocidade final significativa em estradão ? 
Ou uso 42/32/24 ? será que rola ? já sobre o câmbio outro impasse sem gastar muito , usar câmbio de 2x de speed , como minha bike é 31,8 mm o quadro e puxa por baixo dá na veia ? 
Oque me dizem ? preciso pesar todas informações para eu decidir oque fazer , lembrando não compro fora do país , não tenho cartão e ninguem que possa me auxiliar nessa aventura , então tenho que me aventurar a comprar aqui mesmo 
Se alguem souber algum pedivela integrado shimano usado ou novo com preço convidativo aqui no brasil me avisem ,  obg a todos ... e bons pedals ...

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 01:31
bicicletada,

sempre vale a pena investir num pedivela integrado pois é mais rígido e de manutenção fácil. Recomendo o pedivela Deore M590.

Como seu cassete é 11-32, usar pedivela duplo vai depender de seu preparo físico. Creio que a combinação de coroas 36-22 será mais indicado com o seu cassete.

Uma coroa menor de 24 ou 26 combinado com cassete 11-32 vai ficar pesado para encarar trilhas com subidas fortes e longas.

Sobre o câmbio dianteiro, todos os Shimanos podem funcionar com puxada por cima ou por baixo. Eu recomendo o Shimano M785.

Vou por os links dos sites fora do Brasil somente como ilustração e detalhes técnicos

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-XT-M785-Oe-Front-Derailleur

Para ser montado no tubo do selim de 31,8 mm, creio que uma boa oficina tenha um par de bucha redutora de 34,9 para 31,8 mm.

Este já vem a bucha redutora:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-top-swing-2x9-front-mech/rp-prod28028
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2014 as 01:34

Na KHS Tucson, a transmissão ficou assim:



Editado por furukawa - 04 Jun 2014 as 21:05
Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 11:41
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Na KHS Tucson, a transmissão ficou assim:

Furukawa,
Revivendo o tópico é o seguinte, meu pedivela é exatamente esse Deore LX, que engrenagens você usou? Não consegui achar, li todo o tópico, quero usar 24-38, meu cassete é 12-36, como minha região é bem montanhosa e poucas retas, acho que não vai faltar nas descidas e baixadas, pois mesmo tendo descidas fortes, são bem sinuosas, o que permite velocidades muito altas, dificilmente passo de 45-48 de máxima. Que adaptação preciso nesse pedivela, sei que terei que trocar os parafusos ou limá-los, preciso só trocar as coroas ou tenho que mexer nos espaçadores? Meu quadro é um Soul SL900 e a concha do central é 68 mm, uso dois espaçadores do lado do pedivela e um no lado esquerdo. 
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 11:42
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Na KHS Tucson, a transmissão ficou assim:

Furukawa,
Revivendo o tópico é o seguinte, meu pedivela é exatamente esse Deore LX, que engrenagens você usou? Não consegui achar, li todo o tópico, quero usar 24-38, meu cassete é 12-36, como minha região é bem montanhosa e poucas retas, acho que não vai faltar nas descidas e baixadas, pois mesmo tendo descidas fortes, são bem sinuosas, o que permite velocidades muito altas, dificilmente passo de 45-48 de máxima. Que adaptação preciso nesse pedivela, sei que terei que trocar os parafusos ou limá-los, preciso só trocar as coroas ou tenho que mexer nos espaçadores? Meu quadro é um Soul SL900 e a concha do central é 68 mm, uso dois espaçadores do lado do pedivela e um no lado esquerdo. 
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 13:58
Guendor,

eu uso coroas 36-22 sendo que a de 36 é uma coroa Shimano M532 na KHS (pedivela Deore LX M582) e uma coroa Shimano M665 na SPZ Carve (pedivela Shimano SLX M660).

A coroa 22 é a original do pedivela LX M582 e da M590 que pus no pedivela M660 (originalmente veio com 24).

A coroa de 38 é difícil de encontrar e comprei para testar uma da FSA de downhill de 38 mas ainda não chegou pois os Correios andam muito devagar na entrega.

Na montagem para coroas duplas é necessário somente usar parafusos mais curtos de 6,5 mm (com coroas triplas, o comprimento do parafuso é 8,5 mm). Você pode comprar novos ou limar os que tem (a redução de comprimento é na porca onde fica a fenda, só para esclarecer).

Para soltar os parafusos é preciso uma chave de fenda próprio.

Eu usei os seguintes componentes:

1) coroa de 36:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-deore-m532-middle-chainring/rp-prod38192
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-middle-chainring/rp-prod38189

2) parafusos de 6,5 mm:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/blackspire-chainring-bolts-outer/rp-prod35866
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/brand-x-outer-ring-bolts-narrow-7075-alloy/rp-prod19227

3) chave para soltar os parafusos:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/park-tool-chainring-nut-wrench-cnw2/rp-prod14305

Na questão dos espaçadores, creio que não precise modificar. Nos meus quadros SPZ e KHS uso somente um espaçador mas em posições diferentes.

Na SPZ uso o espaçador na lado esquerdo e na KHS no lado direito, o mesmo das coroas. Esta escolha depende do chainline do quadro.

Gostaria de sugerir a mudança do câmbio dianteiro pois é melhor usar um próprio para pedivela duplo. Vale a pena mudar pois o câmbio dianteiro não é caro. Na SPZ uso um Shimano XT M785 e na KHS um M667.

Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 17:23
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Guendor,

eu uso coroas 36-22 sendo que a de 36 é uma coroa Shimano M532 na KHS (pedivela Deore LX M582) e uma coroa Shimano M665 na SPZ Carve (pedivela Shimano SLX M660).

A coroa 22 é a original do pedivela LX M582 e da M590 que pus no pedivela M660 (originalmente veio com 24).

A coroa de 38 é difícil de encontrar e comprei para testar uma da FSA de downhill de 38 mas ainda não chegou pois os Correios andam muito devagar na entrega.

Na montagem para coroas duplas é necessário somente usar parafusos mais curtos de 6,5 mm (com coroas triplas, o comprimento do parafuso é 8,5 mm). Você pode comprar novos ou limar os que tem (a redução de comprimento é na porca onde fica a fenda, só para esclarecer).

Para soltar os parafusos é preciso uma chave de fenda próprio.

Eu usei os seguintes componentes:

1) coroa de 36:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-deore-m532-middle-chainring/rp-prod38192
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-middle-chainring/rp-prod38189

2) parafusos de 6,5 mm:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/blackspire-chainring-bolts-outer/rp-prod35866
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/brand-x-outer-ring-bolts-narrow-7075-alloy/rp-prod19227

3) chave para soltar os parafusos:
http://www.chainreactioncycles.com/br/en/park-tool-chainring-nut-wrench-cnw2/rp-prod14305

Na questão dos espaçadores, creio que não precise modificar. Nos meus quadros SPZ e KHS uso somente um espaçador mas em posições diferentes.

Na SPZ uso o espaçador na lado esquerdo e na KHS no lado direito, o mesmo das coroas. Esta escolha depende do chainline do quadro.

Gostaria de sugerir a mudança do câmbio dianteiro pois é melhor usar um próprio para pedivela duplo. Vale a pena mudar pois o câmbio dianteiro não é caro. Na SPZ uso um Shimano XT M785 e na KHS um M667.

Abraços,
Furukawa.

Valeu pelas informações. Essa coroa 38 dentes, as que vem nos próprios pedivelas duplos não daria? Como  XT M785, FC-M980, FC-M675. Fico com medo de 36 ficar muito leve, ainda mais com cassete 12-36, onde não tenho o pinhão 11. A coroa 24 daria para colocar a do SLX M660-10, não daria?
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 18:56
Guendor,

as coroas para pedivela XT M785 e M675 possuem a parte interna diferente da coroa M590, creio que não se encaixem no pedivela M590.

Eu uso a coroa 36 e me atende muito bem, nos treinos urbanos ou nas trilhas mais pesadas (subida forte e técnica).

Para não arriscar muito, compre primeiro somente a coroa de 36 do modelo Shimano M532 que é bem barato e vai ser útil como teste ou num pedal muito pesado.

Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 20:56
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Guendor,

as coroas para pedivela XT M785 e M675 possuem a parte interna diferente da coroa M590, creio que não se encaixem no pedivela M590.

Eu uso a coroa 36 e me atende muito bem, nos treinos urbanos ou nas trilhas mais pesadas (subida forte e técnica).

Para não arriscar muito, compre primeiro somente a coroa de 36 do modelo Shimano M532 que é bem barato e vai ser útil como teste ou num pedal muito pesado.


Achei um kit de duas coroas da session (francesas) relação 24-38, o Adil já comentou sobre esse kit em um artigo dele sobre a Elite 30. O que acha?
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 22:55
Como o BCD é de 104 mm, é o mesmo das coroas Shimano, é possível montar no pedivela Shimano M590 mas não se tem como prever o funcionamento, só usando mesmo.

Esta de 38 é DH de downhill, coroa única.

http://www.sessionbrasil.com.br/site/session-parts/coroas-session-dh/

Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2014 as 22:37
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Como o BCD é de 104 mm, é o mesmo das coroas Shimano, é possível montar no pedivela Shimano M590 mas não se tem como prever o funcionamento, só usando mesmo.

Esta de 38 é DH de downhill, coroa única.

http://www.sessionbrasil.com.br/site/session-parts/coroas-session-dh/


Não, já tem a 38 indexada, sem ser de DH, acabei de montar.

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us


"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2014 as 23:12
Legal, bom saber que existe esta opção!

Qual o preço e o peso desta coroa de 38 dentes? Se possível, informe a loja onde foi comprada.

Parabéns pela aventura em buscar modificações fora do padrão, isto abre novos horizontes para desfrutar pedais com configurações próprias e a seu gosto.

Abraços,
Furukawa
Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2014 as 11:44
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Legal, bom saber que existe esta opção!

Qual o preço e o peso desta coroa de 38 dentes? Se possível, informe a loja onde foi comprada.

Parabéns pela aventura em buscar modificações fora do padrão, isto abre novos horizontes para desfrutar pedais com configurações próprias e a seu gosto.

Abraços,
Furukawa

60 gramas a de 38 dentes. Comprei em uma loja física de Leopoldina (procura no face, eles tem atendimento online via face), MD Bike, eles importam e passam para a gente. Paguei 300 reais kit com as coroas e os parafusos mais curtos, e eles montaram e fizeram a regulagem. Ficou 100% a passagem das marchas. Claro que trazendo de fora vai se conseguir preços bem melhores, mais eu não estava querendo esperar. Estou com 24-38 e cassete 11-36.
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
epic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2014
Flpa
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 13:13
Para passar um pedivela deore 590 para duas coroas, preciso mudar os parafusos?
Voltar ao Topo
Guendor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Guendor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 18:01
Você tem um leque de opções, vou ordenar na ordem de maior custo para menor:
1º Trocar os parafusos completos;
2º Trocar apenas a rosca, parte onde se enrosca o parafuso (na minha fiz isso, o cara da loja me vendeu apenas a parte interna, "rosca", da speed é mais curta, dá certinho);
3º Colocar uma arruela que vai funcionar como um calço;
4º Cortar uma coroa velha na parte onde entra os parafusos e usar como calço (demorado e complicado sem ferramentas adequadas);
5º Limar as porcas, "roscas", para ficarem mais curtas (funciona, só é mais demorado e delicado o serviço, se limar demais estraga).
Acho que são essas as opções.




Editado por Guendor - 10 Mar 2014 as 18:02
"Seu caráter é aquilo que você é quando pensa que ninguém está te olhando."
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 22:43
Pedivela Non series , igual deore m 590 com coroa shimano xt 38





nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
epic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2014
Flpa
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 22:56
Originalmente postado por bicicletada bicicletada escreveu:

Pedivela Non series , igual deore m 590 com coroa shimano xt 38

http://s851.photobucket.com/user/bicicletada/media/IMG_2642.jpg.html -




Ficou massa Bicicletada!
Voltar ao Topo
Txaco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2008
Conchal-SP
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Txaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2014 as 13:01
Originalmente postado por Guendor Guendor escreveu:

Você tem um leque de opções, vou ordenar na ordem de maior custo para menor:
1º Trocar os parafusos completos;
2º Trocar apenas a rosca, parte onde se enrosca o parafuso (na minha fiz isso, o cara da loja me vendeu apenas a parte interna, "rosca", da speed é mais curta, dá certinho);
3º Colocar uma arruela que vai funcionar como um calço;
4º Cortar uma coroa velha na parte onde entra os parafusos e usar como calço (demorado e complicado sem ferramentas adequadas);
5º Limar as porcas, "roscas", para ficarem mais curtas (funciona, só é mais demorado e delicado o serviço, se limar demais estraga).
Acho que são essas as opções.



Complementando, outra opção, que usei pra conversão em pedivela triplo para duplo, e tbém na minha single speed e coroa WolfTooth, podem ser usados parafuso de gancheira, da certinho, e se tiver parafusos tipo KCNC, etc, usa só a parte da rosca como o Guendor disse, e mantem o parafuso KCNC pela estetica!

Abraço
Rafael Bordignon
Equipe Ximano
http://www.ximano.com.br
Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2014 as 22:35
Comprei uma coroa 36t e vou tentar converter minha 27v em 18v com coroas 36/22 e cassete 11-34, já converti as rodas numa Giant xtc 2012 26 coloquei roda 27,5 tubeless convertido (silvertape e fita isolante =)) ) com pneu 2.0 e canote reverb.

[IMG] http://shack.us/photo/my-s/843/cme0.jpg/ - Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us[/IMG]
Voltar ao Topo
igorcerqsouza Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2014
Nova Odessa
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorcerqsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 12:54
Uma pergunta, eu li por cima o tópico, tá meio extenso já rs... tenho que trocar o shifter e o cambio dianteiro? Pq o meu é de 3....
Voltar ao Topo
lucasfvasco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2012
Barretos
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasfvasco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 14:14
Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Comprei uma coroa 36t e vou tentar converter minha 27v em 18v com coroas 36/22 e cassete 11-34, já converti as rodas numa Giant xtc 2012 26 coloquei roda 27,5 tubeless convertido (silvertape e fita isolante =)) ) com pneu 2.0 e canote reverb.

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us" />


Rapaz... que bike! PARABÉNS|
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2014 as 17:00
Originalmente postado por igorcerqsouza igorcerqsouza escreveu:

Uma pergunta, eu li por cima o tópico, tá meio extenso já rs... tenho que trocar o shifter e o cambio dianteiro? Pq o meu é de 3....


O passador/trocador/shifter de marchas dianteiro NÃO precisa ser trocado pois o limitador de curso do câmbio dianteiro não vai deixar engatar a terceira coroa quando for usado pedivela duplo.

Quanto ao câmbio dianteiro, regulando com cuidado dá para usar razoavelmente o mesmo câmbio de 3 coroas. O problema é que nas mudanças em alto giro pode escapar a corrente da coroa maior.

Eu mesmo insisti nesta adaptação do câmbio dianteiro de 3 coroas (Shimano M591) mas desisti pois um câmbio próprio para 2 coroas é relativamente barato. Recomendo os da Shimano modelos XT M785 e SLX 665 ou 667.
Voltar ao Topo
igorcerqsouza Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2014
Nova Odessa
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorcerqsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2014 as 09:39
Obrigado pela ajuda, tá difícil pedalar com essa relação, não sei se é só eu, mais a 3ª coroa é pesada demais, as vezes eu forço muito para manter ou aumentar velocidade em retas, e tbm o fato de cruzar demais as marchas sem perceber, acaba com o cambio, que não é barato... enfim, não to tirando todo o proveito da minha 29er... 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2014 as 10:20
Originalmente postado por igorcerqsouza igorcerqsouza escreveu:

Obrigado pela ajuda, tá difícil pedalar com essa relação, não sei se é só eu, mais a 3ª coroa é pesada demais, as vezes eu forço muito para manter ou aumentar velocidade em retas, e tbm o fato de cruzar demais as marchas sem perceber, acaba com o cambio, que não é barato... enfim, não to tirando todo o proveito da minha 29er... 


Isto é um fato comum, nas 29er é preciso pedalar com marchas mais leves e com mais giro no pedivela. Use as coroas menores, afinal de contas elas existem para isto.

Não sei qual o cassete de sua bike mas, geralmente, um cassete 12-36 (9v ou 11-36 se for 10v) facilita o pedalar numa 29er pois permite marchas mais leves.

Para pedalar com mais giro (cadência), use mais o câmbio traseiro, de preferência, pois as mudanças de marcha no cassete são muito mais rápidas do que nas coroas.

Isto justifica o uso de 2 coroas para este tipo de pedalar. Entretanto, conforme o preparo físico e a bike em si, em cada caso vai haver uma combinação ideal de cassete e coroas que melhor se encaixe. Por exemplo: na minha KHS uso coroas 36-22 com cassete 11-36 de 9v modificado; na SPZ Carve uso coroas 38-22 com cassete 11-34 também de 9v.


Editado por furukawa - 28 Abr 2014 as 10:35
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2014 as 22:32
Pedi uma coroa 36 e uma 24 e vou testar na minha 29 q montei com a relação q usava na 26 com exceto o k7 q era 11-32 e troquei por um 12-36. O problema é q 22x36 fica muito leve e 32x12 fica curto, vou testar a 36x12 p ver se dá final e 24x36 p paredões.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2014 as 01:19
Originalmente postado por caioagri caioagri escreveu:

Pedi uma coroa 36 e uma 24 e vou testar na minha 29 q montei com a relação q usava na 26 com exceto o k7 q era 11-32 e troquei por um 12-36. O problema é q 22x36 fica muito leve e 32x12 fica curto, vou testar a 36x12 p ver se dá final e 24x36 p paredões.


Legal, é isso aí tem que tentar para descobrir!

Posso adiantar que a marcha mais pesada, 36 com 12, não vai ser tão pesada assim. Marcha 36 com 11 fica mais ou menos e 38 com 11 fica bom.

Na SPZ Carve uso coroas 38-22 com cassete 11-34 9v normal.

Na KHS Tucson uso coroas 36-22 com cassete 11-36 9v adaptado. Este cassete adaptado foi feito usando os 6 pinhões menores de um cassete 11-34 e os 3 maiores de um cassete 12-36, todos eles Shimanho HG61 (já testei os menores de um HG30 e funciona igual).

O cassete 11-36 9v adaptado tem a seguinte ordem de pinhões:

11, 13, 15, 17, 20, 23, 28, 32 e 36.

Apesar da diferença do 6º pinhão com o 7º ser de 5 dentes, a mudança ocorre muito bem, eu não esperava isto mas ficou muito bom.

Fica a sugestão para testes.
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2014 as 08:24
Vou aguardar a chegada das coroas, achei na jenson e são para 9v, acredito q irá funcionar bem mas só testando p saber, não sei se vou conseguir ajustar o cambio dianteiro p q funcione perfeitamente mas acredito q para meu uso essa combinação vai ficar legal. A dica do enxerto do cassete é interessante, tenho um k7 parado 11-32 e depois de testar as coroas vou dar um teste no k7 tbm, valeu pelas dicas.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
igorcerqsouza Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2014
Nova Odessa
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorcerqsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2014 as 10:16
Gente, qual a média de preço que vocês estão pagando nas coroas e no cambio dianteiro?
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2014 as 10:23
Paguei 8 dolares na coroinha 24 na jenson
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2014 as 20:02
Coroa de 36 Shimano, US$ 31,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-middle-chainring/rp-prod38189



Câmbio dianteiro Shimano SLX M667, US$ 27,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m667-conventional-2x9-front-mech/rp-prod27692
Voltar ao Topo
igorcerqsouza Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jan 2014
Nova Odessa
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorcerqsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2014 as 06:59
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Coroa de 36 Shimano, US$ 31,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-middle-chainring/rp-prod38189



Câmbio dianteiro Shimano SLX M667, US$ 27,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m667-conventional-2x9-front-mech/rp-prod27692

muito obrigado, fui em 3 bicicletarias aqui da região e nenhuma tem essa coroa avulsa e nem pedivelas com a mesma rs apesar que ultimamente, nem câmara 29 eu to achando... e aproveitando, nesas lojas precisa de cartão de crédito para comprar né?
Voltar ao Topo
mtbbike Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mai 2014
MG
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtbbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2014 as 07:49
Originalmente postado por igorcerqsouza igorcerqsouza escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Coroa de 36 Shimano, US$ 31,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m665-middle-chainring/rp-prod38189



Câmbio dianteiro Shimano SLX M667, US$ 27,49 + frete e talvez impostos:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m667-conventional-2x9-front-mech/rp-prod27692

muito obrigado, fui em 3 bicicletarias aqui da região e nenhuma tem essa coroa avulsa e nem pedivelas com a mesma rs apesar que ultimamente, nem câmara 29 eu to achando... e aproveitando, nesas lojas precisa de cartão de crédito para comprar né?

Vc tem que ter cartão de crédito internacional...
Pode comprar tambem usando Paypal. mas tmbm precisará do cartão internacional

Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 15:51
Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

Originalmente postado por paulosav paulosav escreveu:


Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

 

Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....


Tb achei interessante este novo cassete, passa a relação que ficou montado... Tenho ambos os cassetes, o 11-34 e o 12-36... de repente testo esta configuração!


Uma Foto do K7 montado...


Uploaded with ImageShack.us

A relação ficou a seguinte: 11-13-15-17-20-24-28-32-36.
Reparem que da 11 a 20 é preta e pertencia ao 11-34 e de 24 a 36 é cromada e pertencia ao 12-36....

Eu fui meio que obrigado a fazer essa experiência, pois o K7 12-36 que usava gastou os piões abaixo do 24, não queria gastas R$200,00 pra comprar outro e nem queria perder meu peão de 36.... daí fiz a experiência e deu certo... funcionamento 100%....


só pra dar um up no tópico (um dos melhores daqui, diga-se de pasagem):

essa modificação feita com um cassete desmontado e juntado com outro dá certo também usando-se cassetes de 7 e 8v, basta tomar o cuidado de se medir os dois primeiros pínhoes de 9v com paquímetro e ajustá-los (porque o step de 9 é menor que 7/8v) e usar o espaçador do 3o.
o cassete ficaria 11-13-15-18-21-24-28-32-36.

pra quem usa duplo ou simples é uma boa, eu continuo no PDV triplo mesmo e num abro, hehehe...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 16:20
Aqui está com pedivela SLX 38x24 e câmbio dianteiro X9 2x10, o resto da transmissão de 9v e as trocas estão perfeitas. Só senti falta de velocidade final em descidas que é possível pedalar. 
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
rafafgn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2009
londrina
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafafgn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 13:47
E sobre trocas de coroa no novo deore ....aquele que vem com dynasys. Gostaria de trocar pelas coroas do alívio...44, 32 e 22. O deore 610 é 42. 32 e 24. Será que encaixam? Alguém já testou?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 14:35
Originalmente postado por rafafgn rafafgn escreveu:

E sobre trocas de coroa no novo deore ....aquele que vem com dynasys. Gostaria de trocar pelas coroas do alívio...44, 32 e 22. O deore 610 é 42. 32 e 24. Será que encaixam? Alguém já testou?


Tenho um pedivela Shimano SLX 660 10v originalmente triplo 42-32-24 e troquei todas para 36-22.

Como a furação tem circunferência 104/64 é possível trocar as coroas de mesma circunferência mas é preciso tomar cuidado com a parte interna para não ter problema de encaixe.

Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 15:05
furukawa,

vc chegou a tentar usar 22/38?

sei que é um pulão (16 dentes), mas ainda assim é  mesma coisa que um PDV compacto de speed... se funcionasse seria interessante, eu gosto bem da coroa 22 com pinhão 36 pra subir paredes depois de rodar muito, hehehe...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 15:23
Samuel,

atualmente estou usando coroas 38-22 nesta configuração:






A coroa de 38 é uma FSA de downhill (não tem rampa) mas engata bem para subida ou descida da corrente. Antes de comprar não acreditava que funcionaria bem mas na prática funciona legal.

O problema é que não dá para usar todas as marchas. Com a coroa menor de 22, os 3 pinhões menores raspam muito no guia de corrente do câmbio dianteiro Shimano XT M785 (o guia é pequeno mesmo, o do SLX M667 é maior). Isto não chega a atrapalhar pois não uso estas marchas mesmo.

Optei pela coroa menor de 22 porque o cassete que uso é um Shimano XT M770 11-34 de 9v. Na KHS fiz adaptação para tornar o cassete 9v em 11-36 misturando dois cassete.

Com a coroa de 38, uso todas as marchas no cassete 11-34 9v sem problemas. Fica muito bom a marcha mais pesada 38-11 nas descidas.

Abraços.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 14:03
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2014 as 20:43
legal furukawa!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 34567 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X